quarta-feira, 23 de julho de 2025

Fragmentado / Split (2016)

 

Desta vez eu resolvi trazer um filme com uma trama mais complexa para fugir do arroz e feijão de sempre, algo mais psicológico saindo da mente criativa de M. Night Shyamalan em parceria com a Blumhouse prometendo mais um clássico inesquecível.

Com um elenco de peso da nova safra de atores, a trama a um sequestro de três jovens garotas que parecia ser como todos os outros até as prisioneiras de depararem com um fato inusitado: seu sequestrador tem vinte e três personalidades distintas, uma mais perigosa e imprevisível que a outra.

O que se segue em quase duas horas de filme é uma corrida para driblar cada personalidade e tentar fugir do cativeiro com vida.

Tudo começa tempos depois de uma festa onde a jovem Casey Cooker foi convidada por pena e como ninguém pôde busca-la na saída, o pai da aniversariante, Claire Benoit se dispõe a levar a garota.

Quando estão quase todos no estacionamento, um estranho mascarado nocauteia as meninas com um spray ao invadir o veículo em que se encontram.

Ao acordarem, Casey e Claire se veem em uma prisão com paredes de pedra similar a uma masmorra até que seu raptor aparece e as encara sentado sobre uma cadeira e diz escolher uma terceira garota que está com as outras duas chamada Marcia a levando para outro lugar momentaneamente sem dizer mais nada.

A jovem consegue voltar depois de morder o estranho e ela alega que ele queria que ela dançasse para o malfeitor e que além disso, ela conseguiu descobrir uma porta de acesso aberta.

Vemos um flashback do passado de Casey ainda muito nova em que ela está com seu pai e um tio que se chama John que compartilha um trauma de caça.

Neste momento, o rapto das meninas ganha a mídia local e a atenção de uma profissional da área psiquiátrica chamada doutora Karen Fletcher.

Enquanto isso no cativeiro, Casey e Claire divergem sobre qual abordagem elas devem abordar para fugir do maluco.

Em outro flashback, a menina Casey aprende com o pai sobre o hábito de sobrevivência dos animais na floresta.

Descobrimos no presente que o raptor se chama Kevin Wendell Crumb e que ele é paciente da doutora Fletcher que diz à ele que sairá brevemente de viagem para dar algumas palestras.

Depois da visita, a doutora Fletcher vai até a casa da mãe de Kevin que é sua amiga e é viciada em programas de perguntas e respostas.

Kevin faz uma rápida visita ao cativeiro somente para convencer as prisioneiras que ele está no controle e que elas não tem escapatória.

Em paralelo, a doutora Fletcher encontra um amigo em quem ela deposita sua confiança na capacidade de recuperação de seus pacientes.

No cativeiro, Kevin reaparece e dá permissão às meninas para que usem o banheiro, porém ele as vigia.

Depois de algumas horas descansando, as meninas percebem que Kevin está as observando e para a surpresa geral, ele diz se chamar Hedwig e se identifica como um menino de nove anos, e este alega que uma fera irá pega-las.

Percebendo que o psique do rapaz é instável, as meninas tentam manipular seu alter ego para que ele as ajude a fugir, mas ele se nega. Elas então tentam ganha-lo pelo emocional mas ele foge depois de dizer que o cativeiro é seguro.

As meninas começam a bater nas paredes e no teto para procurar um elo oco e encontram uma fresta por onde veem um cômodo adjacente e Kevin dentro dele.

Um tempo depois, Kevin retorna ao cativeiro agora com a alcunha de Edwig e Marcia e Casey seguram a porta enquanto Claire consegue abrir uma grade no teto que a leva até o duto de encanamento por onde ela corre até chegar em um jogo de armários de ferro onde ela se esconde mas é rapidamente encontrada por Edwig que exige que ela tire sua blusa.

Depois que ela o faz, o louco a tranca numa sala apertada e volta ao cativeiro reforçando as saídas.

A doutora Fletcher neste momento, dá uma palestra via Skype sobre transtorno dissociativo de personalidade e sua crença em que um afetado pela condição pode levar uma vida normal coexistindo com suas personalidades alternativas.

Horas depois, Kevin passa por uma sessão com a doutora Fletcher que pede para falar com uma das outras personalidades e ele se identifica como Barry desta vez.

Um tempo depois, a doutora com a ajuda do seu assistente de monitoramento Jai fazem um pente fino em seu sistema de vigilância onde flagra uma das personalidades de Kevin, chamado Dennis chutando sua lata de lixo.

Enquanto isso, Casey sonha com o abatimento de um cervo na infância durante uma caçada com o pai e o tio e acaba acordando com a presença de Kevin agora sobre a personalidade de uma mulher chamada Patrícia servindo comida para Marcia e depois ele penteia os cabelos de Casey. Ele aproveita para convidar as meninas para fazer uma refeição decente em uma cozinha completamente isolada.

Aproveitando que Kevin / Patrícia gasta saliva distraidamente, as meninas percebem que a porta de acesso está fechada e Marcia aproveita para acertar uma cadeirada no maluco e corre em seguida.

Patrícia no entanto, se recompõe rapidamente e ordena que Casey volte para o seu quarto enquanto Marcia vaga pelo local labiríntico. Marcia acaba sendo encontrada e é ameaçada com uma faca e é isolada de Casey.

Em outro flashback, Casey admira seu tio John que faz uma armadilha para e fica de tocaia esperando uma presa.

Ao acordar no presente, Casey se vê abraçada ao raptor que agora é Dennis e este menciona sua outra personalidade Barry. Na sequencia, ele pede um beijo para a prisioneira apesar de não ter nenhuma experiencia amorosa.

Depois, Casey fala um pouco sobre sua dinâmica na escola revelando que ela arranja confusão para ser advertida e poder ficar sozinha.

Mais tarde, Kevin passa por uma sessão com a doutora Fletcher desta vez como Hedwig e a profissional menciona um abuso sofrido pelo rapaz na infância e pergunta se a tal fera que ele menciona é uma de suas personalidades ocultas.

Fora isso, a doutora descobre que Patrícia e Dennis se tornaram aliados e que nenhum deles viram a tal fera desclassificando-a como a vigésima das vinte e três personalidades de Kevin.

Ainda como Dennis, tira Casey de sua prisão e a leva até uma sala isolada onde dança. Casey tenta apelar para a chantagem emocional para que o louco a ajude a fugir e ele mostra um walk talk que ele roubou e o aparelho acaba ligando. Casey tenta pedir socorro e entra num embate com Dennis, mas a pessoa que atende pena que ela é uma das personalidades de Kevin que recupera o walk talk e o desliga.

A jovem é levada novamente até o cativeiro e no caminho percebe um parafuso jogado no chão o recolhendo discretamente.

De volta ao cativeiro, Dennis diz que o jogo de gato e rato está prestes a acabar.

Em outro flashback, Casey de uma ocasião em que seu tio John a chamou para brincar atrás de uma árvore com a clara intenção de abusa-la. Depois de um corte de cena, após o ato consumado, Casey mira uma espingarda em John que a desarma facilmente.

Enquanto isso, a doutora Fletcher recebe um monte de e-mails de Barry dizendo precisar dela. Sem perda de tempo, a psiquiatra corre até a casa do paciente que ainda é Dennis e ele a convida para entrar e eles falam sobre a existência da fera. O rapaz revela que ela acabou de emergir e é muito forte.

Temendo que o paciente está perdendo o controle de suas personalidades, a doutora cria uma distração pedindo para ir até o banheiro e acaba encontrando Claire que pede socorro. Dennis no entanto a encontra e a entorpece.

Claire grita para Marcia alertando a amiga que está no quartinho ao lado sobre a presença de uma mulher e elas se mobilizam para encontrar uma forma de fugir.

Enquanto Dennis sai para comprar flores, Casey consegue destrancar a prisão e chega a uma sala onde tem um computador e tenta pedir ajuda, mas o aparelho não tem rede.

Enquanto isso, Marcia tenta abrir o ferrolho da porta de sua prisão com um cabide de arame.

Paralelamente, Casey vê vídeos separadamente de cada personalidade de Kevin que neste instante liberta a fera, seu novo alter ego num túnel de metrô. A fera corre descalça pelas ruas enquanto a doutora Fletcher volta a si ainda meio atordoada e tenta se recompor para escrever um bilhete. Depois, ela cambaleia até achar uma faca que ela empunha até que neste mesmo momento a fera aparece por trás a apertando.

A doutora tenta esfaqueá-lo porém é esmagada até quebrar seus ossos desfalecendo.

Do outro lado, Casey encontra um molho de chaves e vaga pelo labirinto atrás das amigas e encontra Marcia morta com um rombo na barriga. Depois, ela encontra Claire jogada no chão e a chama para ir embora, mas a fera abduz a garota e a mata.

Casey corre até chegar à sala onde está o corpo da doutora Fletcher e encontra o bilhete que ela deixou que diz para quem encontrar que chame Kevin pelo seu verdadeiro nome.

A fera aparece andando pelas paredes e Casey o chama de Kevin fazendo o rapaz cambalear até ter um flashback com sua mãe ameaçando bater nele com um cabide de arame por ele ter se comportado mal.

Kevin volta ao seu eu sem entender nada e pensa ser 2014, ano em que ele perdeu a consciência. O rapaz diz ter uma espingarda escondida e pede à Casey que a use para mata-lo. Inesperadamente, Kevin tem uma recaída assumindo uma identidade atrás da outra em questão de segundos.

Casey aproveita, pega a espingarda e chama por Kevin, porém desta vez ele não responde e ela foge pela calefação até chegar a um armário onde encontra munição. Ao fazer o caminho de volta, ela é agarrada pelas pernas e ferida numa delas.

Depois, Casey corre até chegar num beco sem saída onde tem um flashback com o falecimento de seu pai que teve como consequência, sua guarda cedida à John que a intimida.

De volta ao presente, a fera encurrala Casey e diz que os impuros não tem serventia nenhuma no mundo e que ela precisa ser eliminada. Ele sai da penumbra e leva dois tiros pelas costas, mas ele resiste e rompe com suas forças fora do comum as barras de uma cela onde a jovem se encontra. A fera percebe cicatrizes de auto mutilação no braço de Casey descobrindo que ela é pura e recua.

Um tempo depois, um funcionário de um zoológico encontra Casey presa numa cela depois de sair de um galpão e descobrimos que o local era o esconderijo de Kevin o tempo todo.

Depois de ser tratada, Casey é entregue ao seu tio por uma policial.

Enquanto isso, em outro esconderijo, as personalidades de Kevin discutem entre si e resolvem por unanimidade confiar em Casey para que ela mostra ao mundo do que o seu poder é capaz de fazer.

Longe dali, numa lanchonete, vemos pela televisão o noticiário anunciando que o sequestro de Casey terminou e nisso, vemos David Dun, personagem de Bruce Willys em Corpo fechado interagindo com uma cliente do local a respeito do caso do sequestrador, criando assim uma ponte entre as obras que viriam em 2019 convergir na sequencia Vidro trazendo um embate entre David e Kevin...

Sim meus amigos, este é um grande plot twist e o prólogo para uma nova obra onde veremos um possível desfecho para a jornada de Kevin, brilhantemente interpretado por James McAvoy em um de seus maiores personagens.

Eu confesso que ainda não vi Vidro e pasmem, nunca assisti Corpo fechado, mas depois desta surpresa eu verei ambos o mais rápido possível, pois este irmão do meio da trilogia já me animou muito, as quase duas horas de duração valeram muito a pena. O suspense paira o tempo todo pela trama deixando o espectador tão aflito quanto as prisioneiras e a troca constante de personalidades do antagonista deixa a história imprevisível e angustiante.

Outro grande nome nesta obra é Anya Taylor-Joy de A bruxa e Noite passada em Soho, além de retornar em Vidro no papel de Casey devido a sua ótima atuação e a profundidade que a personalidade demonstrou durante Fragmentado.

Para quem espera ver algo diferente do terror de sempre, ou que goste de psicologia e vilões com transtornos essa é a pedida, o filme é claustrofóbico, frenético, muito bem desenvolvido e deixa um gostinho de quero mais. Então fica aqui a recomendação, este sem dúvida merece. 

Trailer:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário