quarta-feira, 3 de setembro de 2025

A Freira / The Nun (2018)

 

Fazendo um esquenta para Invocação do mal 4: O último ritual, eu trago o que eu já estava devendo desde 2023, a primeira produção de A freira, a malfadada irmã feia do invocaverso de James Wan.

Este capítulo se passa numa abadia romena onde duas freiras são perseguidas por uma entidade malignas que busca possuir uma delas e só quando resta uma delas que é a mais jovem, esta acaba tirando sua própria vida.

Um padre atormentado por um trauma do passado e uma jovem noviça ainda não fez os votos acabam sendo solicitados pelo Vaticano para investigar o que aconteceu de fato na abadia dando início a muitos eventos sobrenaturais com direito à assombrações, possessões e todo tipo de tortura psicológica até que a chave para selar o mal seja descoberta...

Tudo começa com uma visão de Lorraine Warren que diz ao marido Ed ter tido uma premonição da morte dele enquanto vemos cenas soltas entre um empalamento de Ed e um quadro com a personificação da entidade maligna Valak em uma freira.

Somos transportados para as entranhas da abadia de Santa Carta na Romênia onde uma dupla de freiras caminham pelos corredores sombrios do local até chegar à porta de uma antessala que está selada.

A freira mais velha adentra ao local com uma chave especial e desaparece no breu deixando a religiosa mais jovem em pânico. Depois de poucos instantes, a freira mais velha retorna completamente espancada e deixa com sua parceira uma chave envolvida por um rosário à qual é a única esperança de controlar o mal sendo tragada novamente para a escuridão por alguma entidade obsessora. 

Em desespero, a jovem freira corre até o alto de sua sela, sobe na janela com uma corda no pescoço e ao perceber que a entidade maligna se aproxima ela se joga para a morte.

Na manhã seguinte, um jovem entregador de mantimentos da abadia aparece frente a porta de acesso da mesma e encontra o corpo da jovem freira pendurado e sendo devorado por corvos.

Depois da intro, somos levados à grande basílica do Vaticano onde somos apresentados ao padre Anthony Burke e o bispo Pasquale que se reúnem com outros cardeais que dissertam à respeito de uma jovem freira romena que se suicidou.

Ao padre Burke é dado uma passagem de avião para a Romênia para que ele investigue melhor o ocorrido já que abadia de Santa Carta é de clausura total, ou seja, o acesso é restrito e as informações são carentes de veracidade.

Em um internato na Inglaterra, conhecemos a jovem noviça Irene que ainda não fez os votos oficialmente e ela recebe uma passagem aérea para ir para a abadia na Romênia ajudar o padre Burke nas investigações sobre o suicídio da freira.

Com tudo acertado, a dupla de religiosos se encontram, se conhecem e vão até uma aldeia próximo ao bosque que leva à abadia e lá conhecem o jovem entregador de mantimentos Therrialt também conhecido como Frenchie que diz como encontrou a falecida e que a escondeu num compartimento onde ele sempre deixa os mantimentos para preservar o corpo até alguém encontrá-lo explicando que ele nunca teve contato direto com nenhuma freira e sim que ele sempre deixava os mantimentos no compartimento seguindo um trato que as religiosas tinham com o fornecedor.

Depois de um mal em tendido com o meio de transporte que levará o trio até a abadia, eles seguem numa carroça até chegarem as entranhas de um bosque cercado de cruzes, que segundo Frenchie serve para manter o mal que vem da abadia preso e ainda diz que o local é amaldiçoado e que por isso os aldeões preferem ignorar sua existência.

Seguindo o resto do caminho a pé, já que os cavalos se recusam a prosseguir, o trio em um bom tempo de caminhada chegam à abadia e adentram ao compartimento de mantimentos onde encontram o corpo da freira congelado segurando a chave com o rosário envolvido considerando-o algo importante.

Logo em seguida, o padre Burke celebra um funeral seguido do enterro pelo descanso da jovem. Posteriormente, Frenchie leva os religiosos até o local onde ele encontrou os restos da freira onde é encontrado o sangue ainda fresco mesmo tendo se passado dias depois da morte.

Finalmente entrando pela frente da abadia, o trio examina o interior do local até encontrarem na capela uma velha coberta de preto dos pés à cabeça que se identifica como a abadessa do local sentada em um trono e esta questiona a presença dos recém chegados e sua decisão de enterrar a jovem freira considerada uma pecadora por ter atentado contra a própria vida.

A abadessa recomenda aos viajantes que se recolham em selas para descansar e que voltem na manhã seguinte para retomar o assunto já que naquele momento as irmãs entrarão num período de silêncio para rezar.

Como não há mais o que fazer, Frenchie volta para a aldeia e ao voltar seu caminho para o bosque é agraciado pela aparição da alma penada da jovem freira morta que cai de sua forca sobre o rapaz desaparecendo logo em seguida. Assustado, Frenchie toma uma das cruzes para se proteger e sai vazado.

Enquanto janta com Irene, Burke revela ser perseguido por um trauma oriundo de uma tentativa mal sucedida de um exorcismo que ele fez em um menino chamado Daniel há vários anos. O menino acabou falecendo dias depois do ritual e desde então o padre é assombrado pelo seu fracasso.

Irene por sua vez, revela ter visões desde que era criança sendo considerado um dom divino e por isso ela se dedicou a viver servindo à Deus prometendo se ordenar.

Horas depois, Burke faz uma caminhada pela cripta da abadia e acaba vendo um vulto correr pelo breu que se revela uma manifestação fantasmagórica do menino Daniel. Ao se encontrar com o menino, Burke é atacado por uma cobra que o mesmo solta pela boca e ao se livrar, o sacerdote cai para trás sendo aprisionado dentro de um caixão cuja lápide tem seu nome talhado.

Irene acorda inquieta e sai para caminhar chegando na capela onde vislumbra a sombra de uma freira caminhar por entre as paredes até desaparecer ao entrar por uma porta escura.

A figura demoníaca de uma freira possuída se manifesta atrás de um espelho e toca Irene estilhaçando-se por completo o que faz com que uma enorme cruz caia e a jovem noviça saia correndo.

Do lado de fora da abadia, Irene ouve os gritos do padre Burke vindo do túmulo somado ao tocar do sino do mesmo, uma última e desesperada medida do sacerdote para não morrer sendo por fim encontrado.

Sem tempo a perder, Irene desenterra a vala e depois usa a pá para arrombar o caixão tirando Burke de dentro dele o salvando por muito pouco de ser tragado por mãos cadavéricas.

Na manhã seguinte, a dupla volta a investigar o interior da abadia e se separam para buscar por respostas e a localização da abadessa.

Ao chegar à capela, Irene encontra uma jovem freira rezando fervorosamente e uma outra que se identifica como irmã Oana a conduz pelo local.

Na taberna da aldeia, Frenchie fica a par do suicídio de uma jovem camponesa e de um homem que perdeu a visão ao se aproximar da abadia amaldiçoada de Santa Carta.

Enquanto isso, Burke está na biblioteca examinando um livro antigo que fala sobre uma entidade demoníaca representada por uma cobra negra chamada Valak e de repente ouve-se um ruído estranho.

Paralelamente, a irmã Oana diz para Irene que a colega que se suicidou se chamava irmã Victoria e menciona que a abadia outrora foi um castelo séculos atrás e que guardava o portal para uma dimensão que guardava uma entidade maligna oriunda do inferno (Valak obviamente). Os antigos guardiões do local, enviados pela igreja só conseguiram manter o selo do portal ativo e a entidade neutralizada com a ajuda de um talismã na forma de um coração de vidro contendo o sangue legítimo de Cristo.

Depois da história, Oana conduz Irene até uma sela onde elas poderão continuar conversando a vontade e a jovem noviça mostra à colega a chave que encontrou com o cadáver da irmã Victoria e Oana que deixa aparente saber algo muito importante se retira para ir rezar.

Enquanto isso, Burke encontra a abadessa  que diz à ele que Irene perdeu sua fé e ao se aproximar da velha, o sacerdote descobre que na verdade a mesma estava morta à muito tempo e que ela estava sendo possuída, muito provavelmente por Valak.

Em paralelo, Irene tem uma visão perturbadora e ao acordar encontra uma freira próxima à sua cama e é a fantasma da irmã Victória que lhe deixa uma mensagem e depois se joga da janela.

Irene caminha pela abadia logo depois até dar de cara com a personificação de Valak em freira possuída e esta produz uma forte ventania que tenta tragar a noviça mas é em vão. A noviça volta a correr por entre batidas estranhas até que seu grito é abafado pela irmã Oana que pede que a colega pegue suas coisas e a encontre na capela.

Feito isso, Irene encontra uma freira rezando com muito medo e junto dela um corpo oculto por um manto branco que revela ser o da irmã Oana com lágrimas de sangue nos olhos.

Enquanto isso, Burke segue atormentado pelo fantasma de Daniel que o culpa por não tê-lo salvo.

Um grupo de freiras aparece em volta de Irene e uma delas pede para a noviça que as acompanhe nas orações e que não pare por nada. Do nada, uma força demoníaca joga as freiras exceto Irene para trás e a jovem segue rezando.

Burke segue até a sala de mantimentos onde presencia o levantar de uma versão morta viva da irmã Victória de seu caixão, mas Frenchie aparece bem na hora e a explode com um tiro.

As forças demoníacas tentam tirar a concentração de Irene a cortando formando um pentagrama em suas costas. Burke e Frenchie chegam na mesma hora na capela e Irene explica o que ocorreu e inesperadamente, a irmã Oana desperta na forma de morta viva e ataca o padre que executa um ritual de exorcismo às presas fazendo o corpo da freira pegar fogo.

Depois que tudo se acalma, Irene diz aos rapazes que descobriu o que de fato aconteceu dentro da abadia dias atrás: a irmã Victória e a freira mais velha foram as últimas que restaram vivas entre as outras que guardavam o selo de Valak que havia ficado descontrolada. Segundo se sabe, Valak possui apenas freiras por serem puras e estarem ordenadas à servir à Deus. Como Victória foi a última a ficar viva, ela temeu que Valak conseguisse possuí-la para assim conseguir quebrar o selo completamente e assim fugir da abadia. Então, seu suicídio na verdade foi um sacrifício pois atentando contra sua vida e sua fé ela estaria corrompida e portanto inapta à uma possessão.

Nisso, Irene pede ao padre Burke que a ordene freira para que ela possa aprisionar Valak, uma vez que só uma alma pura e ordenada pode manter o selo e conduzir o sangue de Cristo.

A ordenação ocorre rapidamente e sem perda de tempo, Irene leva a chave até o compartimento secreto onde se esconde o frasco com o sangue de Cristo e este é incumbido por Burke à responsabilidade da agora freira.

Por fim, o trio de heróis vai até as entranhas da abadia e se separam para procurar o portal do mal.

Irene é encontrada e atacada por uma freira fantasma sem rosto que desaparece pouco depois e tudo fica calmo até que cinco velas se acendem em volta da jovem irmã revelando um pentagrama, que é o selo do portal.

Do outro lado, uma horda de freiras sem rosto perseguem Burke que as afasta provocando fogo com sua lamparina.

Frenchie por sua vez, encontra um grupo de noviças com a cabeça coberta por um pano cheio de sangue e uma delas levita sobre o pentagrama se revelando Irene que fora possuída por Valak e esta joga o rapaz para longe. Ele ainda consegue repelir Valak que deixa o corpo de Irene jogando-a num tanque cheio de água enquanto Frenchie é esganado.

Burke é interceptado pelo fantasma de Daniel e uma cobra que o ataca mas é repelida.

Valak emerge da água e tenta afogar Irene, mas Burke tenta exorcizar a entidade enquanto a jovem tenta usar o sangue de Cristo. A entidade agarra o frasco mas percebe que ele está quebrado e vazio. Nisso, Irene a surpreende cuspindo o sangue de Cristo que ela havia armazenado na boca e isso provoca o derretimento de Valak que é tragada pelo portal junto com toda a água trancando o selo.

Frenchie encontra Irene inconsciente e ao perceber que ela está sufocada ele faz um boca a boca conseguindo que ela reaja. A irmã pergunta qual é o primeiro nome do rapaz que a salvou e ele diz que é Maurice recebendo a gratidão de Irene.

Com a abadia finalmente segura, o trio parte na manhã seguinte. Frenchie diz que voltará para a casa dos pais pois não quer mais saber da aldeia e nisso, percebemos que o rapaz ganhou uma cicatriz em forma de cruz na nuca.

UM salto de vinte anos nos leva a uma universidade em Massachusetts onde Ed e Lorraine Warren mostram ao público um vídeo revelando Frenchie que após os eventos na Romênia acabou contraindo uma possessão que foi assistida diretamente pelo casal e que Ed tentou exorciza-lo... 

Não tem muito o que se falar que vocês já não saibam. O filme foi um fracasso de crítica, talvez o maior de todo o invocaverso apesar da colossal bilheteria de mais de trezentos e sessenta e cinco milhões de dólares adquiridos após a injeção de vinte e dois milhões de orçamento.

Justamente o orçamento modesto é que acabou dando um ar de mal acabado aos efeitos de CGI visto que para a época tinha coisa muito melhor já produzida e que acabou deixando James Wan desacreditado depois de ter emendado um sucesso atrás de outro.

O filme também tem muito jumpscare broxante que chega a ser forçado e a única coisa que realmente prestou foi a maquiagem de Bonnie Arrons e sua atuação intimidadora como Valak fazendo desta sua personagem imortal e a mais memorável de sua carreira.

Em 2023 foi produzido uma sequencia para A feira contando novamente com Taissa Farmiga no papel de irmã Irene, Jonas  Bloquet como Frenchie e claro Bonnie Arrons como Valak, mas este não se saiu melhor nem pior que o primeiro, tendo ficado num meio termo e hoje já está esquecido.

 

Trailer: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário