quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Pulse (2006)

 

 

Hollywood simplesmente não parou no início dos anos 2000 de tentar alavancar novas adaptações de obras cinematográficas nipônicas e ao invés de fortalecer as obras originais, trouxe uma nova roupagem das mesmas visando ainda mais sucesso do que foi O grito e O chamado.

A adaptação escolhida foi a de Pulse, no original Kairo de 2001, obra consagrada de Kiyoshi Kurosawa que conta em formato de critica social as consequências da super exposição à internet usando-a como vilã direta.

Contextualizando rapidamente, o filme nos apresenta a um grupo de universitários que são afetados por uma corrente de e-mail que os redireciona até um site que supostamente mostraria um fantasma mas o que faz na verdade é amaldiçoar a pessoa condenando-a a uma morte por suicídio.

Nisso, a corrente se espalha de tal forma de que toda a cidade começa a tirar a própria vida e diante de um cenário apocalíptico os protagonistas lutam para neutralizar a ameaça ao descobrir toda a verdade antes que a maldição os alcance.

Tudo começa com o estudante Josh Ockmann seguindo perturbado pela metrópole escrava da conexão sem fio de aparelhos de celular e laptops até chegar na biblioteca da universidade onde estuda à procura de um tal de Ziegler que não está.

Lá, as luzes começam a oscilar e uma figura sombria salta de uma prateleira, agarra a cabeça de Josh e suga sua energia vital.

Depois, somos apresentados à jovem Mattie num café onde tem um encontro descontraído com seus amigos e colegas da universidade Tim, Isabelle Fuentes também conhecida como Izzie e Stone.

Horas após o encontro entre amigos, Mattie volta para o apartamento que ela divide com Izzie e checa as mensagens da secretária eletrônica até cair em uma deixada por Josh que é namorado dela.

Mattie retorna a ligação mas não recebe resposta e nisso, vemos a sala de Josh com seu computador ligado e conectado na internet sozinho.

Na manhã seguinte, Mattie pula da cama logo cedo para mais um dia agitado na universidade ao lado dos amigos.

Depois das aulas, Mattie vai até o apartamento de Josh cujas janelas estranhamente estão lacradas com fita adesiva vermelha. Ao entrar, Mattie encontra o local absolutamente imundo, a comida podre na geladeira, o computador ainda ligado e o próprio Josh aparece da escuridão completamente pálido, apático e com uma mancha negra na nuca.

O rapaz pede para namorada que o espere um instante e quando Mattie se vira depois de andar pelo apartamento todo, ela encontra Matt enforcado.

Depois de horas tentando digerir o ocorrido, Mattie tem um pesadelo com lembranças soltas de seus momentos íntimos com Josh até um momento em que o rapaz muda completamente e diz à ela que não se sente mais o mesmo.

Mattie passa pelo acompanhamento psicológico do doutor Watterson acreditando que Josh estava com depressão e que planejava dar um fim à sua vida há muito tempo.

Inesperadamente, Mattie e seus amigos começam a receber um e-mail corrente em nome de Josh que os redireciona até um site onde a página inicial expressa um texto perguntando ao visitante se ele(a) quer ver um fantasma.

Na manhã seguinte, a galera se reúne na saída da universidade e discutem sobre a corrente que receberam mas minimizam o ocorrido acreditando ter sido um vírus gerado automaticamente do computador de Josh que ainda está ligado já que Mattie não conseguiu desliga-lo.

Stone se prontifica a ir até o apartamento do amigo desligar o aparelho e sem demora ele vai até lá e entra pela fresta acima da porta de acesso. Ao conseguir entrar finalmente, ele descobre que o computador sumiu da mesa e depois examina o local que está cada vez mais decadente. Ao se direcionar até a sala, Stone acaba dando de cara com uma assombração e tenta se esconder debaixo da
cama mas é encontrado e grita de pânico.

Horas depois, Stone já está em casa, completamente apático como Josh depois que teve o contato com o sobrenatural e ele acaba recebendo uma ligação de Mattie para quem ele diz que deixou a internet totalmente de lado e que sente mal e além de tudo percebemos que ele ganhou uma mancha negra da maldição que se espalha pelo seu braço.

Mattie ai até o apartamento de Josh para terminar o que Stone se quer começou e encontra a senhoria do local muito da mal humorada que inicialmente diz não saber nada sobre o paradeiro do computador do inquilino, mas depois diz que um rapaz chamado Dexter passou mais cedo para desmontar e levar o dispositivo consigo.

Seguindo o indicado pela senhoria, Mattie chega até a casa do tal Dexter que mostra para a garota o tal site que supostamente mostraria um fantasma mas o que exibe de fato é o vídeo de uma pessoa se preparando para tirar a própria vida, o que faz com que Mattie acredite que isso foi o gatilho que levou o namorado ao suicídio.

Mattie se reúne mais tarde com Izzie e Tim e descobre através de um noticiário na tevê que a cidade está passando por um surto de suicídio coletivo.

Logo depois, Dexter procura Mattie para mostrar-lhe um vídeo contendo uma série de suicídio de jovens proveniente do disco rígido do computador de Josh. Aos prantos, Mattie deixa a casa de Dexter pedindo que ele delete todo o disco rígido mas o rapaz diz já ter tentado fazer isso mas que não conseguiu.

Na volta para casa, Mattie toma um ônibus e quase presencia o suicídio de um tiozinho que se coloca na frente mas o coletivo consegue desviar à tempo.

Mais tarde, Mattie toma um banho de banheira para relaxar e ao apagar acaba tendo uma visão sombria com Josh e ao voltar a si vê uma assombração numa poça d'água.

Perturbada, Mattie procura pelo doutor Watterson e diz que tem algo a perseguindo, mas o homem da ciência a aconselha a encarar a realidade para ver que ela só está alucinada.

Em paralelo, Tim acessa o site fantasma e vê um vídeo de Stone perturbado.

Depois da consulta, Mattie vai até o banheiro da clínica e continua se sentindo perseguida até ver finalmente uma assombração.

Tim chega correndo na casa de Stone e presencia o amigo se desintegrar numa nuvem negra sobrando apenas uma mancha da mesma cor na parede junto onde ele estava, significando que ele morreu.

Em pânico, Tim lacra as janelas de seu apartamento com fitas adesivas vermelhas e se prende por lá.

Enquanto isso, o doutor Watterson começa a ver uma assombração no monitor de seu computador.

De volta à sua residência, o computador de Mattie acessa o site fantasma sozinho e em pânico ela tira o dispositivo da tomada, porém sua impressora imprime imagens sombrias que juntando tudo revela a face de um fantasma.

Logo depois, Mattie vai até a casa de Dexter que mostra uma série de vídeos de vlog de Josh onde ele narra que descobriu e está investigando um site fantasma que o amaldiçoou só dele ter acessado e que por isso ele começou a trabalhar num antivírus para frear a ameaça.

Mattie por sua vez, mostra a impressão que ela tirou do fantasma oriundo do mesmo site.

Neste momento, é noticiado pela mídia que um vírus de computador proveniente de um site misterioso é a fonte do surto de coletivos que já se espalhou pela cidade toda e repassam as devidas precauções que devem ser tomadas por aqueles que ainda estão vivos que é basicamente evitar a conexão com a internet.

Na lavanderia do apartamento, Izzie começa a presenciar eventos sobrenaturais como as luzes do local piscarem e uma das máquinas começar a cuspir roupas para fora sozinha até que do nada, de dentro da escotilha de uma das lavadoras sai um fantasma que suga a energia vital da garota.

Dexter acaba conseguindo o endereço de um rapaz chamado Douglas Ziegler que é amigo de Josh e que o estava ajudando com a criação do antivírus até o mesmo desaparecer.

Mattie volta para casa e acaba recebendo um vídeo de Tim que interage com ela dizendo poder vê-la. Assustada, ela liga para Izzie mas encontra o celular dela tocando por lá mesmo e em seguida a própria Izzie marcada pela mancha da maldição totalmente em choque.

Izzie balbucia que "já não existe mais vida para Eles e é por isso que Eles buscam pela vida humana".

Em pânico, Mattie tenta ligar para pedir ajuda e nisso, Izzie se desintegra virando uma mancha negra na parede.

Mattie liga para Dexter avisando que Izzie sumiu e eles se encontram e planejam ir até a casa de Ziegler e o rapaz avia que conseguiu terminar o antivírus de Josh.

Durante a viagem, o carro do rapaz acaba colidindo com o outro mas ninguém se fere. Mattie sai do carro para ver o outro veículo e descobre uma mancha negra no banco do motorista concluindo que quem bateu contra o carro de Dexter desapareceu pois foi vítima da corrente fantasma.

A cidade se encontra num breu total como se um apocalipse tivesse se abatido e no meio do caminho, Mattie e Dexter encontram um casal de meia idade que está fugindo da cidade por medo da morte. Depois que o casal parte, Matiie e Dexter chegam à casa de Ziegler que está completamente cercada com fita adesiva vermelha e o rapaz está lá isolado e completamente perturbado.

Ziegler revela ter trabalhado com Josh em um vírus até que repentinamente eles encontraram uma frequência na internet que abriu um portal para o submundo de onde saíram os fantasmas que de forma consciente tomaram um domínio de um site para amaldiçoar seus visitantes os sentenciando à morte, o que ocorreu com ele e o amigo, mas ele se salvou por que não passou a corrente e está isolado.

Dexter sugere destruir o sistema da rede mundial com o antivírus e vai com Mattie até o porão do condomínio onde Ziegler vive à procura da sala de computação que é o único local logado na rede. A dupla é cercada por assombrações no caminho e acabam tendo que se dividir.

Mattie toma um elevador e corre pelo subsolo chegando até a sala de computação onde encontra um dos monitores ligados com uma câmera oculta a filmando e transmitindo em tempo real. A garota fica face a face com uma assombração e se conecta mentalmente com ela tendo uma visão de Josh e sendo agarrada por várias mãos de fantasmas até Dexter aparecer para faze-la acordar.

Compreendendo tudo, Mattie diz que não há como destruir o sistema por que os fantasmas são o próprio sistema e mesmo assim, Dexter aplica o antivírus num dos computadores e nisso, uma assombração aparece e tudo fica escuro e calmo momentaneamente.

Apesar do revés, o antivírus funciona e Dexter pega Mattie iniciando uma fuga. Ao voltarem para a cidade deserta, a dupla presenciam um avião enorme colidindo com um prédio explodindo. Logo depois, Mattie e Dexter invadem um carro e deixam a cidade.

Depois de horas dirigindo, a dupla estaciona para descansar até que o rádio do carro anuncia que o exercito está resgatando quem deixou a cidade em busca de abrigo para a crise.

Do nada, fantasmas cercam o carro e Dexter acorda dando a partida enquanto Mattie luta contra as assombrações as repelindo na base do chute e assim que a dupla entra numa zona sem conectividade com a internet do celular da garota os fantasmas desaparecem.

Percebendo isso, Mattie e livra de seu celular e segue com Dexter para algum lugar seguro longe da internet e num último vislumbre vemos o fantasma de Josh na janela de seu quarto observando o mundo caótico lá fora...

Pulse chegou na onda dos remakes Hollywoodianos de filmes de terror japonês surfando na onda de O grito e O chamado e ainda deu uma flertada com o horror adolescente para moldar uma trama semi nova ignorando quase que totalmente o original Kairo de 2001.

Por esse motivo mesmo eu fiz duas resenhas separadas, um para o original que foi postada ano passado e agora um para o remake por que um contraponto entre as duas versões seria difícil pois são muitas as diferenças apesar da adaptação da terra do Tio Sam seguir a mesma espinha dorsal e ainda seguir uma ou duas cenas parecidas como a da queda do avião em chamas que é a mesma coisa em ambos os filmes.

A produção tentou trazer alguns rostos carimbados do cinema como Octavia Spencer que fez uma ponta como a senhoria de Josh e uma ainda mais breve aparição de Brad Douriff, a eterna voz do boneco assassino Chucky dando vida à um louco numa lanchonete que alerta os protagonistas para o surto de suicídio atrelando-o a exposição exagerada à internet, uma sábia critica social que estampava a realidade do início da década de 2006 quando a rede engatinhava para alguns mas já era um item de extrema necessidade para os poucos que podiam pagar por uma conexão.

Além desses, ainda tivemos no co-protagonismo a participação do astro da época Ian Somerhalder das séries The Vamipres diaries, Lost e Smalville e da protagonista Kristen Bell de Gossip Girl, Veronica Mars, House of lies e The good place além de outras séries e filmes.

No geral, o filme usou e abusou do CGI que hoje já está deveras datado, até conseguiu uma atmosfera de mistério e tensão bem legal, a edição de cenas que contou com uma paleta de cores azul escurecido colaborou para o universo decadente e pós apocalíptico da obra, mas mesmo com todo este esmero convenhamos foi fraco.

A bilheteria superou levemente o orçamento de vinte milhões e meio de dólares graças ao marketing da época e ainda surpreendentemente conseguiu gerar duas sequencias diretamente para DVD que são tão obscuras quanto a primeira parte, então se você gosta da obra original de 2001 e quer conhecer o remake norte americano fique a vontade, mas esteja avisado, o filme é uma bomba.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário