sábado, 25 de outubro de 2025

Jovem Obsessão / The Paperboy (1994)

 

Seguindo a costumeira garimpagem de filmes obscuros para o conteúdo de final e semana, eu encontrei um thriller dos anos 1990 deveras obscuro não com uma criança psicopata, mas pior, um adolescente revoltado com um passado traumático.

Diferente de qualquer Anjo mal, Caso 39 ou A órfã, desta vez o filme em questão que no original se chama The Paperboy (numa tradução mais aproximada, O jornaleiro ou O entregador de jornal) nos apresenta à um antagonista que simplesmente cria uma obsessão pela filha divorciada de uma velha vizinha que ele mesmo assassina.

Mas não é uma obsessão amorosa e sim, um desejo doentio de formar uma família feliz com a recém chegada tendo ela como sua nova mãe a filha pequena dela como sua irmãzinha e de início ele até consegue criar laços com ambas, mas o decorrer da história é onde tudo se perde.

Conforme o tempo passa e os personagens são estabelecidos, o jovem entregador de jornal vê aqui e ali inimigos em potencial que podem atrapalhar seus planos e separa-los de sua família afetiva. Mas o garoto está disposto a levar tudo até as últimas consequências e não poupará métodos dolorosos para eliminar quem ameace destruir seus sonhos.

Tudo começa numa vizinhança pacata em Ohio na casa da senhora Thorpe, uma velhinha que mora só e tem uma filha e neta que vivem em Boston e enviaram uma fita de VHS onde Cammie, neta da senhora e filha de Melissa agradece à avó pelo vestido que ela ganhou de presente recentemente.

Sem se dar conta, a velha está sendo vigiado por um stalker que a surpreende por trás a asfixiando até a morte com uma sacola na cabeça.

Ao sair, o assassino misterioso se revela Johnny McFarley, um jovem de apenas doze anos que ganha a vida desde cedo com o entregador de jornais no bairro em que mora e é conhecido por todos.

Não demora muito e Melissa que ganha a vida com o professora do ensino fundamental e que está entrando neste exato momento em férias, descobre o falecimento repentino da mãe e toma o primeiro voo para Ohio com Cammie chegando em pouco tempo na cidade.

Lá, ela conhece Johnny que se empolga com sua chegada e através de Diana, uma vizinha próxima da mãe descobre que a velha morreu do coração.

Johnny se aproxima de Melissa por intermédio de Cammie e usa o apego instantâneo da pequena para ganhar pontos à seu favor.

Depois que Melissa vai à funerária para levar roupas para a mãe, Johnny invade a casa da falecida e esconde o transmissor de uma babá eletrônica para vigiar as Thorpe.

Na manhã seguinte, no momento do funeral, Johnny se auto convida para acompanhar Melissa e Cammie e durante o trajeto revela que seu pai passa muito tempo viajando à trabalho e que sua mãe morreu quando ele era muito pequeno.

Durante a cerimônia, Melissa encontra Brian, um namorado da juventude enquanto Johnny leva Cammie para conhecer o salão dos caixões da funerária e a menina se sente incomodada com o lugar. Johnny a tira do salão e a faz prometer que irá guardar segredo sobre o ocorrido.

Horas depois do funeral, chega a noite e Johnny é o único convidado que sobra e surpreende Melissa com sua louça toda lavada e como recompensa ele recebe um convite para um churrasco com direito à cachorro quente com ela e Cammie no final e semana.

Um tempo depois, Brian liga para Melissa a convidando para um programa que acontece justamente no churrasco do dia seguinte onde Johnny toma conta da grelha.

Ao saber que Melissa irá sair com Brian, Johnny tem um ataque de raiva e vai direto para sua casa tendo um conflito de personalidade em seu quarto.

Enquanto Melissa e Brian tem um encontro romântico, Johnny redige uma carta de desculpas para a amada no computador e quando vai até a residência das Thorpe, pega Brenda, a babá adolescente de Cammie se amassando com o namorado acabando com a festinha da ruiva irritante.

Horas depois, Johnny vigia a chegada de Melissa e ouve Brenda dizendo para a patroa na babá eletrônica que ele estava stalkeando a casa mais cedo.

Na manhã seguinte, Johnny se direciona até a casa de Melissa para lhe dar flores, mas Brenda se vinga da noite anterior molhando o presente e a carta de desculpas e como se não bastasse ainda interroga o garoto que nega ser um stalker.

À noite, Johnny vigia Brenda chegar de um encontro e a garota escala um cano embutido à calha que dá acesso à janela do quarto mas na metade do caminho, a estrutura se rompe a garota cai.

Na manhã seguinte, enquanto Melissa se prepara para sair com Diana e suas respectivas filhas, ela ouve de Johnny que Brenda quebrou o pescoço no acidente e que por isso irá ficar paraplégica.

Horas depois da saída de Melissa, Johnny invade o quarto da vizinha e rouba um lenço com o perfume dela até ouvir alguém estacionar dando o vazante.

Na manhã seguinte, Melissa acorda bem cedo com o barulho do cortador de gramas e é Johnny fazendo um agrado sem ter sido mandado e desta vez, a mãe de Cammie dá uma bronca no garoto que vai para a sua casa ter outro surto.

Mais tarde, Johnny se diverte com fotos de Melissa tiradas por ele e faz uma montagem recortando Melissa e a colando numa foto junto com ele.

Cammie aparece de surpresa e flagra o garoto o interrogando mas acaba sendo enrolada com um rolê de bicicleta pelo bairro com o amigo.

Johnny vai até a casa de uma velhinha chamada senhora Rosemont para quem cobra pelos jornais que ele entrega e a velha aproveita uma brecha para sussurrar para Cammie se afastar do garoto alegando que ele tem a marca de Caim.

Melissa chega em casa no final da tarde e encontra Johnny brincando com Cammie o pondo para correr.

Em casa, Johnny compra uma boneca para Cammie e um colar para Melissa pela internet com o cartão do pai e os presentes chegam dias depois. Johnny leva os presentes como forma de pedir desculpas por ter sido inoportuno com Cammie e nisso, vê Brian saindo da casa de Melissa.

Brian aconselha Melissa a pôr Johnny em seu devido lugar pois ele está sendo bastante inconveniente e leva ela e Cammie para comer pizza fora. Johnny se oferece para acompanhar mas é excluído.

Assim mesmo, Johnny segue a família feliz e fica o tempo todo stalkeando Melissa até a hora do trio ir embora se consumindo de ódio.

Já em casa, Melissa põe Cammie na cama e a menina menciona que a senhora Rosemont falou eu Johnny é mal e que ele tem a marca de Caim.

Na manhã seguinte, Cammie fala com Johnny sobre ela e a mãe formarem uma família feliz com Brian, mas o garoto reprova inventando mentiras sobre o namorado de Melissa.

Não muito depois, Melissa leva Cammie para o mercado e acaba encontrando a senhora Rosemont que reforça seu desafeto com Johnny deixando implícito que a mãe de Johnny morreu por culpa dele.

Na volta para casa, Melissa encontra Johnny em sua cozinha descascando maçãs para fazer uma torta e ao descobrir que ele entrou na residência com um jogo de chaves clonadas ela o faz surtar e o expulsa.

Anoitece e Melissa procura o pai de Johnny para falar sobre suas responsabilidades como tal e a obsessão do menino por sua família e exige na presença do garoto que ele não volte mais a pisar os pés em sua casa.

Johnny passa um tempo deprimido stalkeando as Thorpe em silêncio.

Horas depois, o senhor McFarley tenta falar com Johnny e anuncia uma viagem de mudança para a California para eles recomeçarem uma nova vida e se reconectarem, mas o garoto acaba executando o pai com um golpe de taco de golfe na cabeça.

Depois, o garoto rouba as chaves do carro do pai e guarda o veículo na garagem. Na manhã seguinte, Johnny liga para o chefe do pai para informar que eles não irão mais para a Califórnia enquanto o corpo do homem é escondido na bolsa de tacos de golfe.

À noite, Johnny cava um buraco no chão da garagem enquanto o corpo do pai jaz no freezer. Depois, ele ouve uma conversa entre Melissa e Brian pela babá eletrônica e o casal logo parte para uma transa enquanto Cammie dorme na casa de Diana.

Johnny ouve o coito do casal e tem um doa maiores ataques de sua vida.

Um tempo depois, Melissa tem um pesadelo com os avisos da senhora Rosemont sobre a índole duvidosa de Johnny e ainda dentro do senho, ela vê o garoto deitado com ela na cama até finalmente acordar.

Na manhã seguinte, Melissa procura a senhora Rosemont para perguntar sobre a tal marca de Caim. A velha diz que a mãe de Johnny era devota à bíblia e criava o filho com rigor seguindo os ensinamentos do livro sagrado. Ela tinha que lidar com a desobediência constante do garoto que sempre acabava apanhando.

Em um certo momento, o mal da marca aflorou no garoto e o jogo virou até que certo da, a senhora McFarley foi encontrada morta debaixo da escadaria com o pescoço quebrado.

Depois de ir embora, Melissa encontra um rolo de jornal em cima de seu carro e ao entrar em casa, encontra Johnny que diz que a senhora Rosemont mentiu sobre ele e pede que a vizinha não acredite na velha e a intimida.

Mais tarde, enquanto volta a cavar, Johnny ouve pela babá eletrônica que Melissa contatou uma assistente social amiga dela de Boston para que ajude o garoto a encontrar um lar adotivo se ficar provado que o pai dele é negligente e para isso, contará com a declaração da senhora Rosemont.

O garoto surta e se apressa para preparar uma tocaia para a senhora Rosemont se escondendo na casa dela. Johnny abduz Peaches, o cachorro de estimação da velha e a surpreende em seu quarto a fazendo ter uma crise de asma.

Depois, ele enrola Peaches entro de uma fronha, o leva para fora do quarto e depois retorna para macetar o bichinho com golpes de taco de baseball fazendo com que a senhora Rosemont tenha um infarto fulminante.

Johnny revela ter trocado as fronhas e que naquela que ele desferiu vários golpes tinha uma peça de carne, ou seja, Peaches está vivo.

Anoitecendo, Johnny vai até a oficina de barcos onde Brian trabalha, o ameaça e o nocauteia com o taco. Depois, o garoto cerca o local com gasolina e acende nada menos que uma banana de dinamite iniciando um incêndio.

Brian acorda no meio do fogo enquanto Johnny foge e dá início a uma evasão usando uma carriola que o catapulta até a água do porto.

Enquanto isso, Melissa vai até a casa da senhora Rosemont e encontra o corpo da velha no mesmo momento em que o telefone toca e é Johnny deixando claro que foi ele quem matou a velha e ao fundo pode-se ouvir um grito de Cammie.

Melissa liga para Diana para se certificar que a filha ainda está com a vizinha e acaba descobrindo que a menina foi para casa para pegar uma boneca.

Sem perda de tempo, Melissa volta voando para casa e encontra Johnny que a confunde com os gritos de Cammie oriundo de uma gravação numa fita de VHS e chama a jovem de mãe revelando sua obsessão em ter uma família perfeita com ela.

Melissa encontra também um altar dedicado á ela e ao confrontar Johnny sobre sua vinda à Ohio, fica claro que ele matou a avó de Cammie com o puro pretexto de que Melissa viesse ao enterro da velha e acabasse ficando na cidade com ele para que ele pudesse conquistá-la.

Encurralada, Melissa ouve a voz de Cammie novamente e descobre o transmissor da babá eletrônica escondida enlouquecendo.

Johnny diz que ama Melissa e Cammie e a jovem retruca que elas não o amam. Nisso, o garoto surta, a nocauteia e a joga no buraco da garagem onde está o corpo do senhor MacFarden.

Cammie que está no jardim, ouve os gritos de pânico da mãe enquanto Johnny tenta enterra-la viva. A menina encontra a mãe através de uma janela, o que dá brecha para Melissa acertar seu algoz cm a ponta da pá.

Melissa inicia uma fuga pela portinhola da parede mas Johnny tranca a grade da portinhola com o pé da jovem preso. No entanto, Melissa consegue sair dando início a uma perseguição.

Johnny corre atrás de mãe e filha com uma picareta na mão, mas Melissa é mais ágil e o desarma, só que ao tentar atacá-lo uma viatura da polícia aparece e o garoto arma um teatro dizendo que a vizinha é louca, que pensa ser sua mãe e que ela matou seu pai e está tentando matá-lo.

Quando tudo parecia perdido para Melissa, Brian sai da viatura são e salvo abraçando a namorada e a enteada enquanto Johnny é algemado pela polícia e implora aos gritos que a amada diga para as autoridades que ele é bom e os créditos vão descendo enquanto o garoto segue suplicando...

Eu confesso que este filme eu só fui tomar conhecimento recentemente e eu achei muito bom levando em conta o baixo orçamento que notoriamente a obra teve e sua obscuridade só fortaleceu minha curiosidade em procurar pela obra e eu creio que vai aguçar a curiosidade de quem ainda não conhece o conteúdo.

E segundo as minhas pesquisas eu descobri que o filme tem uma dublagem, o que significa que ou tivemos um lançamento em mídia física em algum momento ou a obra chegou a passar na tevê seja aberta ou paga, isso eu realmente não consegui encontrar informações. 

Agora partindo para a resenha, eu digo que o filme me surpreendeu, quem me conhece sabe que o subgênero de filmes de crianças malvadas é um dos meus preferidos e eu fico feliz em saber que ainda há muita coisa que eu não conheço.

O filme chega a ser um thriller perturbador que me lembrou muito Mikey de 1992, só que com um adolescente desta vez e querendo uma mãe e não a irmã adolescente gostosa do melhor amigo, o que torna as coisas ainda mais imprevisíveis.

O grande final tinha tudo para ser um desfecho onde a mocinha se fode no final e ficaria aquele gancho para uma sequencia com a impunidade do antagonista, mas acabou que o roteirismo optou por uma reviravolta pendendo contra o vilão, mas ok, dá para relevar.

As mortes são poucas mas são simplesmente insanas, sendo a primeira com segundos de iniciado o filme, mostrando que o negócio é mais embaixo. O antagonismo de Johnny é forte e a atuação de Marc Marut que na época tinha apenas 14 anos é de tirar o fôlego, ele convence muito com seus ataques, seu modo frio de conduzir uma cena de assassinato e suas frases de efeito entre uma morte e outra que mais uma vez me fizeram lembrar Mikey.

No mais, o filme tem uma boa atmosfera e um ritmo legal, com um elenco carismático e bem diversificado, eu só acho mesmo é que poderia ter tido mais uma ou duas vítimas fatais no decorrer para rechear bem a obra, mas beleza, o que importa é que temos cenas memoráveis e de certa forma até hilárias. 



Trailer:   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário