sábado, 1 de novembro de 2025

Tenebre / Tenebrae (1982)

 

Trazendo mais um clássico italiano dos anos oitenta, e claro, mais uma obra de Dario Argento que acerta como sempre na violência e no mistério sem poupar o público de um banho de sangue desenfreado.

Desta vez, temos um escritor norte americano que viaja até a Itália para divulgar sua mais recente obra: um livro de mistério e suspense cujo conteúdo inspira um assassino local a ceifar as vidas de jovens inocentes.

Decidido a descobrir quem está trazendo o caos à Roma, o protagonista vai usar de todo seu conhecimento e sua astúcia nesta busca frenética pela verdade.

Tudo começa com uma passagem narrada do livro Tenebre de Peter O'Neal que logo após é jogado em uma lareira.

Depois da intro, somos apresentados ao próprio escritor pedalando até chegar ao aeroporto onde se troca para pegar um voo para Roma.

Enquanto faz uma ligação, Peter perde momentaneamente sua bagagem de vista sem se dar conta que uma jovem bonita e misteriosa a trocou com a sua de forma suspeita a recuperando logo depois.

Do outro lado, em uma loja de presentes, conhecemos a jovem misteriosa que se chama Elsa Manni folheando o livro Tenebre até ser abordada por um investigador da polícia que a interroga depois de revistar sua bolsa não encontrando nada suspeito e então a liberando da abordagem.

Na saída, Elsa é atacada por um mendigo mas consegue se desvencilhar e foge para a segurança de sua casa. 

Depois de ficar a vontade, ela tenta fazer uma ligação porém, uma pessoa misteriosa a rede com uma navalha e a faz se entupir com as páginas do livro Tenebre para finalizá-la com um corte mortal.

A cena corta e Peter que por fim desembarcou em Roma é entrevistado devido ao sucesso de venda e crítica de seu livro mais recente e logo depois se encontra com seu amigo de longa data Bulmer com quem vai um instante depois ao encontro de sua secretária e antigo rolo Anne e seu assistente Gianni.

Ao abrir sua maleta de viagem, Peter percebe que aquela não é a sua bagagem e ao chegar ao hotel onde irá ficar, o escritor encontra o capitão Germani da divisão de homicídios e sua parceira a detetive Altieri para saber se Peter tem alguma relação com Elsa Manni revelando que a jovem em questão fora assassinada.

Germani apresenta uma mensagem deixada pelo assassino com uma passagem de Tenebre que se assemelha à forma como Elsa foi morta.

No mesmo momento, o assassino liga para Peter e os detetives saem do hotel para tentar rastrear o autor da ligação mas não obtém sucesso algum.

Na cena seguinte, somos levados à uma praia numa espécie de sonho onde vemos uma jovem bonita seduzindo quatro rapazes bem afeiçoados até que um deles é espancado pelo grupo e posteriormente é pisado em suas partes íntimas pela jovem que se mostra sádica.

Depois deste sonho, conhecemos um casal lésbico formado pelas jovens Tilde e Marion que vivem juntas em um apartamento e têm uma relação deveras conturbada.

O assassino misterioso invade o local e se aproveita do som alto gerado pelas caixas de Marion para assassinar Tilde à golpes de navalha. Marion pressente que há algo de errado acontecendo no outro cômodo e ao sair para averiguar é pega de surpresa por um apagão causado pelo assassino que a golpeia na jugular mortalmente deixando seu corpo estirado sobre as escadas aproveitando para fotografá-la e a Tilde também.

Num corte, vemos os filmes da câmera sendo revelados e a navalha coberta de sangue sendo lavada em um close.

Poucas horas depois, uma carta anônima chega ao quarto de Peter que a recebe de imediato e desconfiado de ser uma mensagem do assassino corre com Anne até a varanda na esperança de alcançá-lo mas é inútil.

Sobrando ler a mensagem, Peter o faz e descobre estar escrito em latim deduzindo que o assassino recebeu uma educação superior, o que significa que ele é culto.

Mais tarde, Peter vai até um estúdio de televisão para prestar a uma entrevista com Bulmer.

Não muito depois, o escritor fica a par do duplo assassinato ao casal lésbico que mais uma vez tiveram uma morte inspirada nas páginas de Tenebre. 

Depois de uma breve discussão com Peter, Anne toma o seu carro enquanto o assassino folheia a ficha de sua próxima vítima que é uma prostituta.

À noite, enquanto as vadias batem ponto na esquina, Maria Alboretto, a jovem filha do gerente do hotel onde Peter está hospedado acaba sendo abandonada no meio do nada pelo mototaxista e tenta fazer o caminho de volta passando pelo jardim de uma mansão que ela entra sem menores problemas até que o cão que vigia o local a ataca.

Perdida, a menina grita por ajuda até que o cachorro a ataca novamente mas ela por sorte consegue fugir pela entrada externa de um porão que serve como estúdio e é nada menos que o covil do assassino.

Lá, Maria encontra recortes de jornal sobre os assassinatos recentes e as fichas das vítimas. Ela esconde uma prova e tenta fazer o caminho de volta até a saída e ao chegar no interior da sala de estar tenta fazer uma ligação, mas o assassino aparece e a persegue até o jardim.

Maria tenta fugir por uma cerca que se quebra e acaba sendo morta à golpes de machado.

Na manhã seguinte, o assassino liga um cortador de grama com a clara intenção de fazer Maria e suas provas do crime em pedacinhos.

Na mesma manhã, Peter fica sabendo sobre o destino trágico de Maria e se põe a analisar seu livro atentamente para tentar traçar o perfil do assassino.

Ao anoitecer, Anne vê pelo noticiário que o assassino deixou uma mensagem para a polícia dizendo que irá matar um corruptor.

Neste mesma noite, Peter e Gianni invadem o jardim da mansão de Christian Berti, o apresentador do programa de tevê onde o escritor foi entrevistado e que ele suspeita ser o assassino pelo fato dele ser um fã muito radical de sua obra.

Gianni vai na frente se aproximando da residência onde presencia o dono ser assassinado com um golpe de machado e volta correndo atordoado até o patrão que é encontrado zonzo por conta de uma pedrada na nuca.

Depois da fuga, tudo se acalma e pinta um clima entre Peter e Anne.

Enquanto isso, vemos pela ótica do assassino uma jovem ser assassinada com uma facada na barriga.

Na manhã seguinte, Bulmer recebe sua amante Jane McKerrow, amiga de Anne em seu escritório e os dois trocam algumas palavras suspeitas.

Enquanto isso, à caminho de outro compromisso, Peter ouve Gianni narrar atordoado o assassinato de Christiano e quase bate o carro em que estão.

Depois, o escritor se encontra com o capitão Germani com quem discute sobre o perfil do assassino.

Paralelamente, Bulmer vai até o centro para se encontrar com Jane que demora a aparecer até que ele repentinamente é assassinado com golpes de faca.

Perto de anoitecer, Peter resolve voltar para a América, mas Gianno o encontra no caminho e o convence a voltar a invadir a mansão de Christiano.

Ao voltar sozinho para o carro, Gianni é atacado pelo assassino que o mata enforcado com um cabo de ferro.

Pouco tempo depois, Jane liga para Anne transtornada, porém a ligação e a luz são cortadas a forçando a se armar no meio do breu. Do nada, uma janela bate deixando Jane em alerta e o assassino aparece amputando a mão da jovem com um machado e depois tira sua vida.

Temos outro vislumbre de um sonho onde a jovem sádica da praia é morta à facadas e tem seus saltos vermelhos roubados.

A cena volta e vemos as pernas do assassino que após golpear sua vítima se revela Peter!

Bem neste momento, chegam Germani e Anne que já tendo o assassino como desmascarado e definitivamente é Peter, o classificam como louco ao confronta-lo, mas o escritor nega ser o serial de jovens, pois segundo ele o assassino da navalha está morto.

Quando finalmente ia se entregar, Peter saca uma navalha e corta seu próprio pescoço desfalecendo.

Germani e Anne deixam a mansão e o capitão revela depois de um relatório que Peter ficou transtornado depois de ter cometido um crime numa praia quando era mais jovem.

Ao voltar para dentro, Germani não encontra o corpo de Peter deduzindo que ele simulou seu suicídio com uma navalha cenográfica.

O escritor aparece por trás e acerta um golpe de machado no capitão que faz Anne saltar do carro.

Peter se prepara para matar sua amante, mas quando ela força a porta da frente para entrar, acaba fazendo com que uma escultura cheia de estacas de aço caia sobre o assassino o empalando pelo peito o matando. A jovem descobre por fim o ocorrido e grita de pânico até que a tela fica preta e entram os créditos finais...

Não é dos melhores filmes de Argento mas definitivamente é um dos títulos obrigatórios de seu currículo se valendo pelo seu conteúdo gráfico considerado na época um vídeo nasty, o que colaborou para que a obra alcançasse o hall dos banidos e censurados por vários anos.

O roteiro apesar de frenético é muito jogado e quase deixa a história de lado para nos proporcionar apenas cenas de assassinatos cheios de efeitos e closes dignos das obras giallo oitentistas. O desenvolvimento é meio fraco já
que nunca temos pistas concretas e uma motivação específica e o plot twist é bem genérico e desanimador.

O que ainda salva um pouco a obra é a participação sempre pontual de Daria Nicolodi, diva dos giallo de Argento e sua esposa na época. E se eu digo que as participações dela são pontuais é por que ela praticamente é uma versão italiana da Milla Jovovich já que vira e mexe ela sempre estava no elenco dos filmes do maridão como: Suspiria, Phenomena, Mansão do inferno, Prelúdio para matar, Terror na ópera dentre outros clássicos do terror italiano.

Outro rosto bastante conhecido para o público americano foi John Saxon da franquia A hora do pesadelo (como o xerife Donald Thompson, pai da protagonista Nancy) no papel de Bulmer.

No mais, o filme ainda diverte apesar de tudo e mesmo decepcionando, proporciona uma atmosfera de mistério bacana tal qual um bom filme de suspense detetivesco e nos instiga a descobrir quem é o assassino.

 

Trailer: 


 

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