sábado, 15 de novembro de 2025

Vampiros de John Carpenter / John Carpenter's Vampires (1998)

 

Raridade por aqui os filmes de vampiros só entram para o catálogo se chamarem mesmo a atenção, já que o subgênero é pouco explorado pela minha pessoa, mas esta obra noventista de John Carpenter não tinha como não ganhar espaço nas resenhas semanais.

Mesclando terror com faroeste, o filme trás um caçador de vampiros em busca do líder dos sugadores de sangue que está atrás de um artefato capaz de lhe conceder imunidade à luz do sol para assim perpetuar seu reinado de terror e conseguir converter muito mais pessoas.

Para esta terrível missão se juntam o braço direito bem afeiçoado, um jovem padre e uma prostituta em fase de conversão para vampira, um verdadeiro grupo improvável na luta contra a numerosa horda de sugadores de sangue no meio do deserto novo México.

Tudo começa no meio do deserto com uma dupla liderando um grupo de caçadores de vampiros muito bem equipados e pronto para invadir uma grande cabana que se acredita estar repleto de sugadores de sangue mexicanos.

Liderados por Jack Crow, o grupo invade o local na surdina e encontram primeiramente um cadáver completamente seco.

Mais a frente, o grupo é surpreendido com o ataque de uma vampira que é alvejada mas sobrevive até outro vampiro aparecer dando início a uma confusão generalizada.

Tudo acaba com a dupla de vampiros sendo executados e queimados pela luz do sol.

Com o final do trabalho é contabilizado nove vampiros eliminados e geral vai embora para comemorar em um motel. Enquanto todos se divertem Jan Valek, líder dos vampiros invade o local e morde uma das primas chamada Katrina sucedendo com uma verdadeira carnificina chamando a atenção de Jack que atira no arqui-inimigo mas sem sucesso.

Jack acaba batendo em retirada com Katrina e seu braço direito Anthony Montoya sendo perseguidos por Valek que fica para trás depois de levar um tiro não letal.

Com o nascer de um novo dia, o grupo chega à estrada e quase colide com outro veículo.

Jack planeja ficar temporariamente com Katrina até ela se tornar vampira totalmente e assim criar um elo telepático com Valek que conseguirá então ler os pensamentos de sua futura serva e localizá-la mentalmente.

Quando geral chega à um posto, Montoya rouba um carro para seguir viagem até um hotel de beira de estrada, onde Jack deixa o parceiro tomando conta de Katrina enquanto ele procura por Valek sozinho.

Pouco depois, Jack volta ao motel para coletar as cabeças de seus antigos parceiros mortos durante a chacina de Valek e taca fogo no local. Depois de enterrar as cabeças, Jack segue seu caminho enquanto Montoya faz o check-in no hotel.

Em paralelo, Valek sai da escuridão e segue fazendo o que de melhor ele faz: destruir.

De manhã, Jack segue até a residência paroquial onde cresceu sob os cuidados do cardeal Alba e lá conhece o padre Adan Giteau para quem fala sobre a força descomunal de Valek e descobre o histórico de centenas de anos de maldade do líder dos vampiros.

Alba recomenda à Jack que monte outra equipe e volte à caçada quando estiver melhor preparado. O cardeal ainda ordena ao padre Adan que vá com Jack que não vai muito com a cara do religioso.

Enquanto isso, Montoya mantém Katrina amarrada na cama e a deixa a par de sua situação como uma convertida e que a usará como isca para chegar à Valek.

No meio do caminho para a cidade, Jack se estressa com Adan e quase o mata. Depois, ele deixa o padre ciente que os pontos fracos mais famosos dos vampiros como alho e água benta não funcionam.

Chega a noite e os primeiros sinais de ligação telepática de Valek despertam em Katrina que fica confusa. Montoya a deixa ciente de que a transformação em vampiro pode ser evitada ainda no estágio inicial se eles encontrarem e matarem o "vampiro original", ou seja, aquele que transformou sua vítima, no caso Valek.

Katrina começa a ver os ataques de Valek e tenta fugir pelo parapeito do hotel, mas Montoya a impede e acaba sendo mordido no processo.

Jack e Adan chegam logo em seguida e Montoya esconde que foi mordido para não criar alarde.

Enquanto isso, Valek sequestra o padre Giovanni, apoio religioso do grupo de caçadores de Jack e Katrina tem uma visão com o momento que o sacerdote é assassinado.

Jack ordena à Adan que ligue para todas as igrejas que ele conhece para identificar o padre assassinado nas últimas horas e na manhã seguinte, ele encontra o corpo de um outro padre chamado Molina junto à polícia na paroquia local.

Com o por do sol, Valek e sua nova horda de vampiros emergem de baixo da terra e caminham rumo a uma abadia cujos monges se põe em alerta.

Suspeitando que Adan sabe que Valek está atrás de algo em específico, Jack tortura o jovem padre até ele revelar a verdade: Valek está procurando pela lendária Cruz de Bezier, um artefato antigo de poderes imensuráveis. Ele ainda diz que em tempos remotos, Valek era uma pessoa que foi possuída pelo mal e foi exorcizado. Sua alma acabou sobrevivendo por séculos o que faz dele um vampiro original.

Enquanto isso, Valek e suas crias matam os monges que protegem a cruz lendária e acaba encontrando a relíquia.

Katrina vê e narra tudo para Jack que parte pela manhã chegando à tal abadia onde sobraram apenas os cadáveres.

Jack e Montoya discutem por Katrina e Adan aparta a briga dizendo que Valek quer os poderes da Cruz de Bezier para se tornar imune à luz do sol.

A equipe se dirige até o vilarejo mais próximo que aparenta abandono total e fica claro que Valek passou por lá antes.

Os rapazes se armam para invadir uma prisão trancada enquanto Katrina é deixada no carro amarrada. Ao adentrar no local, os rapazes são atacados por vampiros e Adan mata seu primeiro vampiro sem pestanejar.

Jack arma um plano para atrair Valek e usa Adan como isca enquanto Montoya volta para o carro para monitorar Katrina.

Separado dos demais, Adan desce por um elevador até o porão enquanto Jack o monitora pelo circuito interno. O religioso acaba sendo perseguido por um vampiro e entra num embate com a criatura.

Jack vai atrás do vampiro e o amarra a um cabo ligado ao Jipe de Montoya que o puxa para ser queimado pelo sol.

Uma vampira surge do elevador e Montoya a pega de surpresa a alvejando e tenta repetir com ela o processo de puxa-la, mas o cabo estoura. Montoya volta para o Jipe e amarra a ponta no para-choque e puxa a vampira com a ajuda de Jack para fora da prisão.

O sol se põe e geral vai embora enquanto Valek deixa o esconderijo com prisioneiros transformados em vampiros se fazendo presente frente à Jack.

Jack e Valek lutam enquanto Adan corre para dentro de um restaurante onde se esconde.

Katrina completa sua transformação e morde Montoya no pescoço durante a fuga até nocauteá-lo.

Jack acaba sendo amarrado e do nada aparece o cardeal Alba se revelando mancomunado com Valek.

Enquanto Adan prepara um ataque surpresa, Montoya volta a si com sangue nos olhos enquanto os vampiros iniciam uma cerimônia na qual Jack será a oferenda.

Adan se posiciona no telhado do restaurante e executa Alba ameaçando se matar em seguida para que não haja nenhum religioso vivo para conduzir a cerimônia.

Montoya atira um gancho na cruz onde Jack está amarrado e o puxa enquanto Adan ajuda o amigo a se soltar.

O sol começa a nascer e os vampiros correm de volta para a prisão deixando Valek para trás. O líder dos vampiros se esconde dentro de uma garagem e Jack o ataca com a Cruz de Belzier dando início a um embate.

O teto do local acaba caindo e Valek explode em chamas pela luz do sol que entra.

Com a confusão terminada, Montoya deixa Katrina descansando e anuncia sua aposentadoria como caçador agora que ele vai se tornar um vampiro uma vez que ele não poderá matar Katrina que o transformou, já que ele a ama. Adan tenta impedi-lo de ir embora, mas Jack consente e deixa claro que a partir de agora os dois serão inimigos dando um abraço de despedida no parceiro.

Depois, Jack convida Adan para ser seu novo parceiro na caçada aos vampiros remanescentes dando início a uma grande amizade.

Indiscutivelmente, uma das obras de John Carpenter mesclando o melhor do terror vampiresco com faroeste. Muito bem ambientado com a fotografia amarelada do deserto, o filme só tem pontos fortes no conjunto da obra.

O elenco é carismático e facilmente ganha a torcida dos espectadores apesar de não haver uma exploração muito aprofundada de cada um, mas o desenvolvimento por outro lado é bem feito e desenrolado, tornando os personagens ainda mais agradáveis.

A trama é desenfreada e tem muito tiro, porrada e bomba a cada metro quadrado, sempre com muito sangue falso e uma boa maquiagem por parte dos vampiros.

Com a audiência positiva dos espectadores, logo em 2002 veio a primeira sequencia intitulada Vampiros - Os mortos e em 2005 fechando a trilogia com Vampiros - A conversão lançados diretamente para o mercado de Home vídeo, tendo se tornado com o tempo peças esquecidas e até mesmo ignoradas pelos fãs do clássico de 1998.

No mais, o filme segue bem a cartilha de um clássico noventista que marcou a época, tendo tido inúmeras reprises pela Rede Record e ainda é relembrado com carinho. Mesmo hoje quase trinta anos depois o filme ainda é forte, tem efeitos bacanas e continua agradando sendo uma das principais referências em filmes de vampiros.

Trailer:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário