quarta-feira, 9 de julho de 2025

A Meia-irmã Feia / The Ugly Stepsister (2025)

 


Depois de muito empurrar para a fila do escanteio, eis que eu finalmente trago uma das mais recentes produções com o selo Shudder de qualidade, uma produção dinamarquesa dirigida pela pouco conhecida Emilie Blichfeldt que remonta o conto clássico dos irmãos Grimm, Cinderela mas desta vez focando na meia-irmã feia e insegura de uma forma mais aproximada ao conto original.

A trama vai aprofundar a personagem esquecida e sua luta para alcançar o padrão de beleza estabelecido pela sociedade da era em que o filme se passa afim de conseguir conquistar um lugar cativo no baile do príncipe encantado que pretende no dia marcado encontrar sua futura esposa.

Contado de uma forma mais visceral e deveras asquerosa, a história vai remontar o conto original mesclando terror corporal, humor negro e muita safadeza oculta sem poupar o espectador de absolutamente nada.

Tudo começa com a protagonista, a insegura e nada atrativa Elvira lendo um livro de poesias focado no príncipe Julian, seu amor secreto como personagem principal, nobre este por quem ela é apaixonada desde que se deu por gente.

Sua leitura mesclada com devaneios oriundos de sua mente apaixonada são cessados por sua mãe Rebekka que requisita que ela se apresse para partir numa viagem junto à sua irmã Alma até a Suécia para conhecer o novo pretendente da mãe, um homem viúvo de sobrenome importante chamado Otto, pai da jovem e belíssima Agnes.

As novas hóspedes se instalam no enorme casarão onde passarão a viver e compartilham um delicioso bolo em meio à risadas até que Otto sufoca como se estivesse sendo envenenado e simplesmente morre.

Depois da introdução, o lar das quatro donzelas remanescentes entra num período de luto dividido entre o desdém e a dor de Agnes que é a única afetada pela partida abrupta do pai e a única que demonstra um pouco de empatia é Elvira que numa breve conversação descobre que Otto estava falido, ao contrário do que Rebekka acreditava deixando claro que a megera pretendia dar o golpe uma vez que ela também estava na sarjeta, porém estava se passando por rica para não perder a mamata.

Elvira conta a descoberta para a mãe e tenta confortá-la dizendo que ela poderá se casar com um bom homem que irá tira-las da miséria, mas Rebekka sem papas na língua manda a letra para a jovem dizendo que ela não tem nenhum atributo que vá fazer algum jovem se interessar por ela.

Em um certo momento, Elvira descobre que o rei dará um baile em honra ao seu filho para que ele encontre em meio à dezenas de belas jovens aquela que será sem dúvida alguma sua futura esposa. Agnes é a primeira a conseguir um convite para o baile e intercede para que Elvira consiga um também às custas da humilhação da encostada não ter um sobrenome quilométrico como o dela ficando à sua sombra.

Empolgada com a novidade, Rebekka leva Elvira para se consultar com o doutor Esthetique que como o nome sugere é um médico que foca suas cirurgias em correções estéticas e que para isso, irá trabalhar nas imperfeições de Elvira para que ela se torne uma bela e atraente jovem.

Para começar, Elvira faz uma remoção de aparelho ortodôntico e uma dolorosa e arcaica rinoplastia que fará com que seu nariz fique perfeito até a chegada do baile a forçando a ficar com um horrível aparelho corretor atado à sua face.

Dando prosseguimento, Rebekka matricula Elvira na escola de boas maneiras da madame Vanja e sua parceira para que além da refinação, a jovem aprenda a dançar perfeitamente bem para se destacar entre a roda principal das donzelas do baile, mas o que consegue de início é ser enxotada para a última roda, junto às moças com menos atrativos por conta de sua aparência.

Na hora do jantar, Agnes discute com Rebekka sobre a escolha da data para o funeral de seu pai cujo corpo está começando a apodrecer cercado de moscas em um quartinho abafado e a madrasta deixa claro que elas terão dinheiro para pagar a cerimônia quando o príncipe Julian se casar com Elvira, uma vez que ele é quem bancará a jovem.

No dia seguinte, segue mais uma aula e Elvira descobre ter se destacado entre as melhores dançarinas, o que a deixa a um passo mais próxima do príncipe.

A jovem descobre porém que o seu destaque não foi fruto de seu talento e esforço mas sim por que sua mãe prometeu à madame Vanja uma boa quantia de dinheiro de suborno, pois de outra forma Elvira se quer seria bem vinda em sua escola.

Isso deixa Elvira cabisbaixa o dia todo desolada pela sua inaptidão e falta de beleza. Inesperadamente, a parceira da madame Vanja que é a única com um pingo de empatia pela garota a estimula a valorizar sua beleza interior e a presenteia com um ovo de lombriga do qual ela deverá consumir e assim que o inseto eclodir ele irá consumir toda a comida que ela mandar para dentro evitando que ela engorde e ainda mantenha um corpo esbelto.

Elvira acaba compartilhando de seu presente com Alma que reprova a forma com que a irmã está se degradando para conseguir o que deseja e ameaça contar tudo para a mãe.

Descobrimos que mesmo interessada em se comprometer com o príncipe Julian, Agnes tem uma relação proibida com Isak, o cocheiro da família e ela não esconde dele seu possível destino como membro da realeza.

Em paralelo a isso, Elvira engole o ovo de lombriga todo de uma vez. Instantes depois, ela anda pelo bosque e acaba encontrando de longe o príncipe Julian urinando com dois vassalos que o acompanham em uma caça com arco e flecha. Os jovens descobrem a bisbilhoteira e a humilham a ofertando como fonte de sexo fácil ao jovem nobre que a despreza por ser feia, porém isso não a tira das nuvens e tão pouco sessa seus devaneios e suspiros pelo amado.

À noite, Elvira caminha até chegar no estábulo e encontra Agnes e Isak transando deixando-a ruborizada.

Na manhã seguinte, Rebekka espanca Agnes ao descobrir seus atos libidinosos com a criadagem e expulsa Isak na base da pedrada.

Três meses depois, Elvira retira o aparelho corretor ostentando um nariz pequeno e empinado.

Neste meio tempo, Agnes acabou se tornando a criada maltrapilha de Rebekka se sujeitando à tarefas domésticas como ordenhar a vaca.

Enquanto isso, Elvira passa por um procedimento de implante de cílios postiços de dar agonia a cada agulhada certeira por entre a pele das pálpebras da jovem.

À noite, Elvira passa muito mal do estômago precisando urinar e resolve procurar pela casinha quase cega por conta do resultado da cirurgia de implante. No caminho, Elvira se encontra com Agnes que compadecida pela dieta lascada que a meia-irmã está passando lhe dá uma fatia de bolo.

Na manhã seguinte, as alunas de madame Vanja são avaliadas para definir quem fará parte da roda principal de dança no balé e Elvira por fim é agraciada pelo seu esforço e pela beleza que conseguiu cultivar com o tempo.

À noite, enquanto se deleita com um prato nojento de macarronada, Elvira ouve Agnes ler poesias indecentes sobre a serpente que é representada metaforicamente como o pênis humano. 

No meio do sono, Elvira é acordada pela mãe para ser presenteada com um lindo vestido de gala importado do qual ela irá usar no baile do príncipe Julian além de uma luxuosa peruca de madeixas louras cacheadas.

Ainda mais tarde, Agnes vislumbra o lindo vestido que ela irá usar no baile e Elvira a flagra e a denuncia para a mãe que rasga o mesmo e a tranca no quartinho com o cadáver enfestado de larvas do pai.

Ao acordar de um sonho, Agnes vê o fantasma de sua mãe que comanda as larvas para costurar o vestido rasgado para que ela vá ao baile do príncipe e ainda a presenteia com um par de sapatos brancos. A mãe diz que ao soar da meia-noite, a abóbora que uma vez se tornar uma bela carruagem, tornará a se tornar abóbora e que neste momento, ela deverá deixar o baile correndo para evirar que descubram sua real identidade.

É chegado o dia do baile e as jovens são apresentadas à realeza enquanto Elvira é encorajada pela mãe. Em seguida, é a vez de Elvira ser apresentada e aos cochichos, a realeza desdém da falta de beleza da moça que sonha acordada com o momento de seu triunfo com o príncipe Julian em um sublime número de dança onde ela é o centro das atenções.

Finalmente chega a hora do príncipe escolher sua prometida e Elvira é tirada pelo mesmo para dançar a valsa até que no auge da festa chega Agnes usando um véu cobrindo seu rosto em meio ao luxuoso vestido que chama a atenção do jovem nobre que deixa Elvira a ver navios e tira a recém chegada para dançar.

Humilhada, Elvira passa mal do estômago e corre para longe onde vomita vários ovos de lombriga que acabaram se multiplicaram em seu corpo numa cena agoniante. Rebekka a faz se recompor com uma bofetada e a encoraja em tentar investir em qualquer outro jovem que tenha dinheiro e é o que acaba acontecendo.

Elvira acaba sendo tirada para dançar, porém acaba alucinando com os convidados comendo lombrigas até que o sino soa à meia-noite e Agnes deixa o baile às pressas deixando um de seus sapatos cair e Julian que encontra o calçado, ordena aos seus vassalos que encontre a dona do mesmo pois ela será sua esposa.

Em casa, Elvira surta e tenta matar Agnes com uma faca mas acaba descobrindo o sapato que restou a desmascarando e a roubando como último ato desesperado para se dar bem.

Dando indícios claros de enlouquecimento, Elvira tenta fazer a mãe realizar que com o sapato de Agnes ela ainda tem uma chance com o príncipe Julian, mas a megera a desengana.

Sozinha e desesperada, Elvira tenta calçar o sapato porém seu pé é maior que o calçado e num momento de loucura ela tenta cortar seus dedos fora na medida com um cutelo, mas só rasga uma camada de pele. Depois, ela usa uma viga como peso para o utensílio e o bate com uma marreta conseguindo finalmente amputar seus dedos.

Rebekka e Alma ouvem os gritos de agonia da jovem e ao chegar ao seu auxílio, a mãe faz a filha enxergar que ela cortou o pé errado e termina o trabalho por si enquanto Elvira desmaia de dor e sonha com o príncipe a fazendo calçar o sapato pedindo ela enfim em casamento.

Elvira acorda na manhã seguinte com a chegada da guarda real anunciando que o príncipe veio calçar o sapato nas jovens locais. Com suas poucas forças, Elvira se arrasta até a porta principal da casa, por onde vê Agnes lindamente trajada passar por ela sem socorre-la e ela passa pelo teste do sapato sendo declarada a noiva de Julian partindo com ele.

Destruída e completamente desolada, Elvira recebe de Alma um antídoto para ela expelir todas as lombrigas que ela ainda tem no estômago e ao faze-lo, ela vomita uma lombriga quase infinita junto à outras menores.

Alarmada, Alma vai até a mãe pedir socorro, mas encontra a velha ocupada demais praticando sexo oral com o cadáver podre de Otto a ignorando por completo para seguir com o ato.

Sem nada mais a fazer naquela casa, Alma veste a irmã completamente fora de si e notoriamente destruída e sela um cavalo levando Elvira para longe daquele hospício enquanto alguns corvos devoram as lombrigas que restaram no chão...

Uma das grandes surpresas do ano que não esconde a crueza do terror corporal esboçando tudo o que pode e não pode em cenas nojentas e de dar agonia de tão bem coreografadas com uma direção de câmeras e efeitos práticos muito bem elaborados.

A atuação de Lea Myren no papel de Elvira é simplesmente marcante, ela consegue entregar facetas distintas do início ao fim com muita competência sem nunca perder o compasso.

O filme acerta muito focando o terror em momentos precisos de agonia, nojeira e sobretudo em cenas safadinhas sem o menor pudor. Além disso, a trama consegue nos trazer de forma crua e bem conduzida um lado das personagens que a gente jamais iria imaginar, nos fazendo ver que ninguém é o que realmente aparenta e que geral agiu desde o início por conveniência.

Por exemplo a própria Agnes que a princípio viu o convite para o baile como uma forma de se livrar da tirania de sua madrasta e poder viver seu caso proibido, mas depois que Elvira acabou com seu sonho ela resolveu se vingar tirando dela o seu grande amor, que no final das contas era um nobre mimadinho e superficial que mereceu terminar com uma nada donzela que muito provavelmente iria botar-lhe um belo par de chifres.

Mas enfim, ainda temos a bela montagem da obra com paisagens belíssimas, figurinos bem feitos, uma ambientação muito bem aproveitada e a já mencionada direção de Blichfeldt que é majestosa e única. Espero de verdade futuramente ver mais obras sob a batuta dela e que sejam tão viscerais e poéticas quanto esta que acabamos de desbravar. 


Trailer:



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