sábado, 5 de julho de 2025

Faça Ela Voltar / Bring Her Back (2025)

 


Chegando agora com um lançamento tão quentinho que ainda tá no forno dos cinemas brasileiros, mas que quem conhece as manhas já deu seus pulos para assistir antecipadamente já que desta vez é uma grande promessa.

Entrando para o currículo da A24, a nova produção é assinada pelos irmãos Danny e Michael Philippou do aclamado Fale comigo e trás uma narrativa baseada no velho argumento da "dor do luto" como plano de fundo trazendo elementos sobrenaturais à uma história cheia de mistério envolto em um estratagema maquiavélico por parte da antagonista afim de cumprir um ritual macabro com fins sentimentais.

A coisa se desenrola através de uma dupla de meios-irmãos que ficam órfãos com a perda do pai e precisam se readaptar em um lar adotivo temporário aos cuidados de uma senhora afável que abriga um outro menino órfão deveras estranho que esconde um grande segredo. Com o tempo e a convivência as coisas começam a ficar estranhas e pequenas pistas apontam a tutora dos jovens como sendo realizadora de um ritual que trás pessoas mortas de volta à vida...

O filme abre com uma cena inusitada, um casal sem roupa nos fundos de um quintal fazendo um circulo branco no chão de viés ritualístico.

Na cena seguinte, vemos um grupo de pessoas sendo cobaias deste ritual e tudo sendo gravado em fitas caseiras.

Chegando nos dias atuais, conhecemos os irmãos Piper, uma adolescente nipo-americana parcialmente cega e seu irmão mais velho Andy se encontrando depois de um dia de aula prontos para voltar para casa.

Ao chegarem, os irmãos encontram seu pai morto no chuveiro, o que faz com que eles precisem passar por uma readaptação nas mãos da assistente social chamada Wendy que diz para Andy que como ele ainda não completou dezoito anos não poderá ficar com a custódia de Piper e que por isso ela terá que ser redirecionada para um lar adotivo.

Protetor, Andy intercede em favor da irmã condicionando sua permanência no mesmo lar adotivo até o seu aniversário para ele poder então dar entrada na papelada da custódia e Wendy aceita.

Com tudo resolvido, Andy e Piper se mudam para a casa da agradável Laura que fica estranhamente rodeada por um círculo branco no meio de uma floresta. Laura explica aos recém chegados que ela também está sofrendo pelo luto pois perdeu sua filha chamada Cathy afogada na piscina e desde então ela vive com um gato e um outro menino órfão deveras estranho, de cabelo raspado e uma marca roxa no rosto chamado Oliver que não fala por conta de um trauma.

Os irmãos se instalam e Andy deixa claro para Laura que dentro de três meses ele fará dezoito anos e quando esse dia chegar ele entrará com um processo de pedido de custódia de Piper que fica com o quarto que era de Cathy sendo observada com uma alegria suspeita pela nova tutora.

Na primeira noite, temos um vislumbre de Laura e Oliver assistindo à um VHS caseiro contendo a gravação do círculo do ritual com o casal nu da introdução do filme.

Andy acaba acordando de seu sono e vê a dupla caminhando até os fundos do quintal entrando num cômodo externo adjacente à casa mas não dá importância.

Na manhã seguinte, Andy acorda pensando na morte do pai enquanto espera suas roupas se lavarem.

Mais tarde, Andy e Piper vão ao funeral do pai onde Laura na surdina corta uma mexa de cabelo do defunto.

Enquanto isso, Oliver fica sozinho em casa trancado e num acesso de raiva acaba quebrando a porta de vidro com as próprias mãos e caminha até o galinheiro onde observa as aves com um semblante de fúria.

De volta ao funeral, Laura tenta obrigar Andy a beijar o pai alegando que se trata de uma tradição e as coisas ficam tensas.

Ao anoitecer, geral se distrai com um jogo de números seguido com uma bebedeira de Vodca e muita música alta até geral dormir de bêbado.

Depois que Piper é posta para dormir, Laura se abre com Andy sobre a perda de sua filha da qual ela ainda não conseguiu superar e o garoto se abre dizendo que ele tinha uma relação conturbada com o pai tendo sofrido abusos físicos e psicológicos enquanto a irmã era a princesa da casa, o que o fez ter raiva da situação apesar de amar a menina de verdade, mas que num certo dia ele se encheu tanto que deliberadamente deu um murro em Piper quando ela era muito pequena.

Mais tarde, Laura colhe um copo de medida com sua própria urina e a despeja sobre a calça de Andy e depois tira fotos dos olhos do garoto com o celular. Na sequência, a mulher vê Oliver vagando feio uma alma penada e o leva para dar um banho e o faz reagir ao seu comando.

Do nada, o menino emite um grunhido semelhante ao de um gato a lá Toshio que faz com que o espelho do banheiro se quebre.

Na manhã seguinte, Andy acorda e percebe estar molhado acreditando ter mijado na cama. O garoto fica responsável por tomar conta de Oliver enquanto Laura leva Piper para um instituto para crianças cegas mantendo Oliver trancado em seu quarto.

Andy estranha que o menino esteja trancado e arromba a porta. Depois, ele tenta se comunicar Oliver que nem se quer escrever consegue.

Na sequência, percebendo que Oliver tem fome, Andy oferece um pedaço de fruta para ele que aceita diretamente na faca. Enquanto se vira para pegar um prato, Andy deixa o menino desprotegido e este não só come a fruta como a faca inteira rasgando sua boca e rompendo os dentes do meio numa cena agonizante.

Ao perceber, Andy o arrasta para fora numa tentativa de leva-lo ao médico, mas ao chegar na marcação da linha do círculo que envolve a casa, o menino surta e engasga conseguindo esboçar um abafado "me ajude".

Laura chega no mesmo instante com Piper e arrasta Oliver de volta para dentro de casa completamente surtada.

A sós, Laura revisa a fita do ritual onde vemos que Oliver passou por uma cerimônia de possessão de algum tipo de entidade e este começa a falar como se estivesse em seu juízo perfeito porém confuso e a tutora segue um procedimento de selamento prendendo a alma de Oliver novamente no limbo e para finalizar ela ainda o faz engolir a mexa de cabelo do pai de Andy.

Mais tarde, enquanto Piper sai para procurar o gato desaparecido de Laura, Andy tenta tomar um banho de chuveiro na tentativa de superar seu trauma pela morte do pai e ouve um barulho suspeito. Ao sair do box, ele vê uma personificação morta-viva de seu pai e acaba escorregando e batendo a cabeça voltando a si horas depois em choque no hospital.

A tarde segue chuvosa e Laura toma conta de Piper enquanto vê uma fita caseira contendo uma festa de aniversário de sua filha Cathy.

Na manhã seguinte, Laura visita Andy no hospital e o garoto afirma ter visto seu pai no banheiro e a tutora tenta faze-lo crer que ele enxergou uma personificação de seu trauma e medo, pois como seu pai estava no banheiro quando foi encontrado morto, o garoto associou uma coisa à outra e imaginou tudo.

Num momento seguinte, Laura faz Piper se banhar na chuva enquanto pensa em Cathy e tenta convencer a menina a ficar com ela em definitivo. Em seguida, Laura leva sua protegida até o freezer na casinha da piscina e a faz tatear o que tem dentro dizendo ser apenas carne, mas quando a câmera abre vemos que é nada menos que o cadáver congelado de Cathy!

Andy recebe alta, volta para a casa de Laura e começa a malhar escondido pensando na irmã.

Em um outro momento, Laura e Oliver veem a fita do ritual em um ponto em que uma pessoa possuída devora um corpo morto e depois o regurgita sobre um cadáver fresco trazendo de volta a vida a alma e o corpo da pessoa morta agora tomando o corpo que serviu de receptáculo que ao reviver é abraçado por um homem emocionado.

No meio da noite, Laura espalha o desodorante de Andy por todo seu corpo e vai até o quarto de Piper acertando  um soco no olho da menina que acorda gritando.

Na manhã seguinte, Laura arma para cima de Andy convencendo Piper de que foi o irmão que a socou na noite seguinte e ela não descarta pois ela sentiu o cheiro do desodorante dele no momento do ocorrido. A tutora usa como álibi, os abusos que o garoto sofreu dos pais e o episódio do soco que ele deu na irmã por ciúme quebrando qualquer tipo de argumento que Andy venha a usar para se defender.

No mesmo segundo, Andy vê Oliver do lado de fora da casa no meio de um toró e tenta filma-lo no celular para denunciar Laura por maus tratos, mas ela toma o aparelho e o quebra entrando num embate. Fulo, Andy sai de casa e vai até a delegacia para falar com Wendy e acaba encontrando um cartaz de um menino desaparecido chamado Connor Bird que nada mais é que Oliver!

Sem perda de tempo, Andy denuncia Laura para Wendy e ainda incrementa o sequestro do menino, porém a assistente social fica em dúvida sobre a veracidade dos fatos.

Enquanto isso, Oliver se descontrola quebrando toda a louça e depois abocanha o braço de Laura o torcendo e a desmaiando no processo.

Wendy resolve dar o benefício da dúvida para Andy e parte com ele enquanto Oliver começa a devorar a mesa e depois o próprio braço.

Laura volta a si e ao ver Oliver do lado de fora na chuva, faz um círculo de sangue sobre a janela mantendo o menino sob seu controle. Depois, ela o leva até a casa da piscina e o deixa trancado lá dentro.

Enquanto Laura volta para casa, Andy deixa uma mensagem de voz no celular de voz que é ouvida pela tutora enquanto a menina está no instituto treinando um tipo de queimada sensorial.

Sabendo que Wendy está chegando, Laura arruma a bagunça da casa às pressas e termina bem a tempo da chegada da assistente social que desce do carro sozinha.

Andy salta logo depois e vai até a casa da piscina para tentar tirar Oliver de lá arrombando a porta e encontrando o menino devorando o cadáver de Cathy.

Enquanto isso, Wendy mostra para Laura o cartaz de procurado de Oliver e percebe que a mão da amiga está sangrando. Laura acaba entrando em surto e revela à assistente social que pode trazer Cathy de volta á vida sacrificando Piper.

Incrédula, Wendy se desfaz de Laura e corre para fora onde encontra Andy que a leva até a casa da piscina revelando o corpo de Cathy. Ao saírem do local às pressas para tomarem medidas, a dupla acaba sendo atropelada pelo carro de Laura.

A tutora louca desce do veículo e termina de matar Andy afogado numa poça. Logo depois, Laura vai ao instituto para buscar Piper e a leva de volta para casa como se nada tivesse acontecido. Chegando lá, Piper ouve o irmão chamando por ela enquanto Laura se livra do corpo de Wendy.

Depois, Piper encontra Oliver e o tateia pela primeira vez. A menina pergunta quem era aquele e a tutora diz ser Oliver, mas a menina estranha pois ela recebeu uma descrição completamente diferente do menino onde Laura disse inicialmente que ele tinha lindas madeixas cacheadas, mas quando ela o o tocou sentiu sua cabeça careca e deformada. Instintivamente, Piper corre e se esconde no banheiro onde encontra o corpo de Andy.

Laura abre a porta do banheiro e tenta convencer a protegida que Andy sofreu um acidente e depois revela que ela inseriu um anjo dentro de Oliver e que depois ela irá colocar a alma da menina no corpo de Cathy. As duas entram num embate até que Piper é desmaiada e arrastada pelo quintal onde Oliver aparece com uma barriga enorme de tanto ter comido.

Os três entram na piscina para o início do ritual onde fica subentendido que para a transferência de alma acontecer, Piper precisa morrer afogada assim como Cathy morreu e é o que Laura tenta fazer. Aliás, fica também subentendido que assim como ocorreu a ressurreição da morta do VHS do ritual, era preciso de uma pessoa possuída pela entidade que controla a vida e a morte para fazer o processo e para isso, foi escolhido Oliver que fora sequestrado e aprisionado sobre o círculo onde a entidade tem poderes sobre ele.

Piper volta a si e se debate tentando se soltar até que ela usa seu único trunfo, gritar "mãe" para confundir e emocionar Laura que reage lembrando do acidente de Cathy. Ela abraça a menina que consegue se soltar e corre sendo interceptada por Oliver que tenta ataca-la, mas ao conseguir pisar no limite do círculo, começa a vomitar sangue depois de joga-la para longe.

A menina consegue correr pela entrada da floresta encontrando um casal vindo de dentro de uma caminhonete que a acolhe enquanto Oliver encontra o cartaz com sua foto de desaparecido fazendo-o ter uma crise de identidade.

Laura por sua vez, vai até o cadáver de Cathy e a arrasta para fora do freezer enquanto Oliver tem um surto enquanto se arrasta completamente para fora do círculo.

Longe dali, no meio da cidade, Piper descansa ouvindo a vós de Andy em seu pensamento e do nada, ela vê uma luz clara se alojar no céu noturno.

Enquanto isso, a polícia encontra Oliver do outro lado do círculo agora fora do domínio da entidade se identificando como Connor.

Do outro lado, Laura morre abraçada à sua filha boiando na piscina...

O filme foi uma grande surpresa e já pode ser considerado o filme do ano até o presente momento pelo menos.

O terror se destaca pela atmosfera tensa, sombria, com suas sequenciais tomadas escurecidas e chuvosas dando um tom mais sombrio e triste ao cenário da casa de Laura e seu principal ocupante que entra em decadência gradativa conforme a anfitriã usa de suas armas para destruí-lo psicologicamente.

Existe uma parcela grandiosa de terror corporal muito bem produzida pelo talento dos maquiadores que simplesmente capricharam no personagem Oliver não só em sua pessoa inicial que por si só já mete medo apenas com o olhar, mas sua involução onde ele se torna um ser deformado com olhos vermelhos, além da cena em que ele devora a faca que além de visceral é muito bem produzida praticamente.

Falando no talento visual, a atuação silenciosa do ator mirim Jonah Wren Phillips que dá vida à Oliver é um dos pratos principais da trama, ele entrega um personagem muito bem orientado e convincente em todas as suas camadas.

Aliás todo o elenco está de parabéns, Billy Barratt que interpretou Andy entregou uma performance espetacular conseguindo ganhar a empatia do público assim como Sara Wong que deu vida à Piper que na vida real também é deficiente visual e que foi justamente isso que garantiu à ela o papel de co-protagonista, além de seu talento nato e sua fofura, é claro.

Também temos o talento da veterana Sally Walkins de A forma da água dando um show como Laura conseguindo ser empolgada e surtada num piscar de olhos.

Em suma, o filme é um prato cheio para quem procura um bom filme com todos os requintes: um conteúdo visceral grotesco, atuações descentes, uma trama envolvente, personagens carismáticos e muito conflito psicológico. 

Apesar da trama ser auto explicativa e não esconder o que de fato está acontecendo, destrinchando toda a batota do ritual e de como ele é feito, o filme não faz feio e ainda sim consegue prender a atenção, mesmo que o plot principal já seja bem recorrente e que beba da fonte de filmes como Cemitério maldito e o mais recente The surrender (que brevemente eu trago para cá).

Sem mais, assistam sem medo (ou com medo, vocês escolhem) que vocês não irão se arrepender e que venham mais filmes dos irmãos Philippou, que com certeza nasceram para fazer terror sem frescura.  


 Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário