Quando o subgênero slasher mostrou suas primeiras figurinhas em Hollywood nos anos 1970 com O massacre da serra elétrica e Halloween, a fórmula já estava consolidada e todo diretor que se preze deu seus corres para garantir sua fatia do bolo de sangue.
Foi então que no início dos anos 1980 junto a outros estreantes como Jason Voorhees nasceu o assassino do baile de formatura herdando os mesmos conceitos dos principais serial killers dos filmes: o silêncio, a furtividade e a sede vingança movida por algum trauma ou entidade.
Neste caso, temos um assassino em série que persegue um grupo de amigos que na infância provocaram a morte de uma amiga e guardaram o segredo sem jamais pagar pelo delito. Com a chegada do baile de formatura da escola anos depois da morte da menina, o assassino mascarado faz ligações ameaçadoras para cada um dos envolvidos e no dia do evento, a vingança começa a ser consumada. Quem será o assassino?
Tudo começa por trás das paredes de uma escola abandonada em Seatle onde cinco crianças se juntam para brincar de esconde-esconde tendo a pedante Wendy Richards como a bate-cara enquanto Kelly Lynch, Jude Cunninghan, Nick McBride e Robin Henry-Anne procuram seus respectivos esconderijos.
Robin acaba fiando sem quase nenhuma alternativa de esconderijo atrapalhando involuntariamente aos amiguinhos que já haviam escolhido todas as suas alternativas. Como represália, o grupo cerca Robin a fazendo recuar de costas até chegar no alto de uma janela do andar superior onde fica sem escapatória caindo para a morte.
Depois da tragédia, Wendy obriga os amigos a omitirem qualquer informação / conhecimento sobre a causa da morte de Robin para que eles não acabem sendo presos e logo evadem do local.
Com o anoitecer, o corpo de Robin é descoberto pelas autoridades do tenente McBride que é pai de Nick, os pais da menina, o diretor Hammond da escola primaria e seus filhos Alex e Kim que visivelmente se mostram abalados com a precoce partida da amiguinha.
O ocorrido acaba ficando sem qualquer resolução, apenas com a vaga possibilidade de que Robin tenha sofrido uma tentativa de estupro antes de morrer e a dor de geral pela perda da menina perdura pelos próximos seis anos e a data da morte da menina coincide com a chegada do baile de formatura da escola preparatória agora que as crianças de ontem são adolescentes prontos para conhecer o mundo.
Jude recebe uma ligação misteriosa de uma pessoa que usa um modulador de voz e tem consigo um anuário escolar e uma lista manuscrita com os nomes dos envolvidos na morte de Robin. A jovem é convidada pelo maníaco anônimo para brincar.
Em seguida, quem recebe uma ligação é Kelly que recebe uma ameaça de morte o que faz a garota entrar em pânico precisando ser amparada por seu namorado Drew.
O próximo da lista é Nick, mas pela pressa para sair com o pai ele sequer atende ao telefonema.
A polícia de McBride recebe uma notícia de que um maluco homicida chamado Leonard escapou do manicômio em que estava internado e reforçam a segurança da cidade.
Por fim, Wendy é a próxima a receber a ligação, porém a patricinha ignora acreditando ser uma pegadinha de seu namorado bad boy Lou.
Mais tarde, os preparativos do baile empolgam as amigas de infância enquanto os homens de McBride encontram um corpo na escola abandonada onde Robin fora assassinada atribuindo o ocorrido ao tal Leonard ainda que não hajam provas sólidas para incrimina-lo diretamente.
Horas depois, o ensaio de dança de Kim é interrompido por Wendy que reacende uma antiga rivalidade pelo coração de Nick que atualmente é namorado de Kim.
Pouco depois, Kim é atacada por um mascarado misterioso e Alex a defende desmascarando o safado que era apenas Lou pregando uma peça costumeira.
Depois das aulas, Kim sai para caminhar com Nick relembrando o aniversário de morte de Robin culminando com uma troca de juras de amor seguido pela despedida do casal.
Um tempo depois, Wendy termina um treinamento de tênis e é vítima de uma pegadinha de alguém que colocou uma foto rasgada ao meio de Jude em seu armário.
Logo em seguida, ouve-se um ruído de vidro de rompendo e Kim e Kelly encontram o espelho do vestiário quebrado.
Com tudo calmo, os preparativos para o baile ocorrem e Kim e Nick ensaiam para a coroação de rei e rainha.
Depois do ensaio, Kim vai até seu armário para pegar alguns livros mas ela se sente observada e corre em pânico.
Do outro lado, Jude encontra uma foto sua rasgada ao meio dentro de seu armário.
A noite do baile chega e todos se preparam para o evento que sofrerá uma sabotagem à mando de Wendy e executado por Lou e seus capangas.
Kim dança na pista com Nick abrindo o baile provocando Wendy que acabara de chegar com Lou e depois disso todos os outros jovens se unem na pista para dançar.
Um tempo depois, Kelly se esconde com Drew no armário de equipamento do ginásio para iniciar uma transa mas a garota recua insegura e perde o crush que vai procurar sexo com outra.
A pessoa das ligações misteriosas aparece de surpresa e degola Kelly com uma lasca de vidro.
Do lado de fora, Jude tem uma rápida transa com seu namorado Sayer dentro de sua Van e ao terminar, o rapaz desce do veículo para urinar.
Os pombinhos se empolgam indo para o bosque adjacente para um segundo round sem se darem conta que o assassino misterioso os espreita.
Jude e Sayer acabam voltando para dentro da Van para acender um baseado e o assassino invade pela porta traseira do veículo, degola a garota e Sayer consegue repeli-lo o chutando e tenta dar a partida.
Sayer no entanto perde o controle do veículo quando o maníaco invade o banco do carona e faz o rapaz rolar num barranco em chamas. O maníaco consegue pular da Van instantes antes de ocorrer uma explosão que mata Sayer na hora.
De volta ao baile, Wendy vai até o banheiro feminino retocar a maquiagem sozinha e as luzes se apagam revelando o assassino que a ataca com um machado, mas a garota consegue correr dele até a sala de aula de ciências se escondendo.
O assassino acaba a encontrando dando início a uma segunda fuga até o estacionamento dos professores que está trancado forçando Wendy a invadir um dos carros e se esconder dentro.
Novamente, ela é encontrada e o assassino estoura os vidros do carro mas Wendy o golpeia e corre se escondendo na sala do zelador onde encontra o corpo de Kelly destroçado. Seu grito a denuncia e o assassino por fim a executa.
Chegando no momento da coroação do rei e da rainha do baile, Lou e seus dois capangas nocauteiam Nick e o amarram enquanto o líder do trio toma a coroa a segue para a pista.
O assassino espreita Lou o decapita fazendo sua cabeça rolar até o centro do palco e em contrapartida acaba levando um choque que resulta em um curto circuito e o susto faz alunos e professores correrem.
Kim é a única que fica e encontra Nick no backstage o desamarrando mas na fuga acabam sendo interceptado pelo assassino. Nick luta contra o mascarado e entre um soco e outro o rapaz consegue desarmar o maníaco com a ajuda da namorada.
O assassino não se intimida e tenta esmagar Nick, mas Kim agarra o machado e acerta o assassino que foge cambaleando tendo sua fuga frustrada pela chegada de McBride e seus homens que o cercam. O mascarado delira com a perseguição sofrida por Robin pouco antes de morrer.
McBride acerta um tiro certeiro no assassino e Kim tira sua máscara revelando Alex que agonizando revela ter visto escondido tudo o que aconteceu há seis anos atrás e que queria se vingar por Robin pois ele a amava...
Em absoluto, o filme se tornou um sucesso instantâneo e com os anos ganhou status de cult sendo referenciado em outras obras como um dos pais do teen slasher mais expressivos da década.
O filme pegou a melhor época para se produzir um slasher e ainda teve como brinde a atuação da eterna scream queen Jamie Lee Curtis que no mesmo ano ainda fez parte do também slasher O trem do terror.
Ainda contamos com a breve participação do rei da comédia Leslie Nielsen numa época em que ele ainda arriscava a carreira em pequenos filmes de terror e outros gêneros antes de despontar definitivamente dentro do nicho que o consagrou.
Os efeitos práticos estão quase perfeitos para a época contando com uma ou outra pequena exceção que pode ser relevada pela época e pelo orçamento notoriamente médio que a produção recebeu.
Apesar de poucas, as cenas de mortes são emblemáticas e a identidade do assassino mascarado foi muito bem escondida durante a trama e a reviravolta final realmente pegou muito bem.
Mesmo sem qualquer ponta para uma sequência, esta chegou em 1987 e ainda alcançou incríveis duas horrorosas partes completando quatro filmes na franquia e ainda em 2008 tivemos um remake do original de 1980 que por aqui recebeu o título alternativo que o original teve nos VHS: A morte convida para dançar e este conseguiu pegar uma nova geração de fãs, mas acabou por aí e até o fechamento desta matéria não há nenhuma notícia sobre novos capítulos da franquia, e cá entre nós nem precisa, assim está perfeito.
Trailer:

Nenhum comentário:
Postar um comentário