sábado, 23 de agosto de 2025

O Bebê Maldito 2 / The Unborn II (1994)

 

Improvável é a palavra que define a possibilidade de uma sequencia de um filme de terror que é o puro suco do trash dos anos 1980 e que é nada mais que uma alegoria cômica do que uma tentativa de um terror com ficção científica.

Depois do súbito êxito do filme de 1991, levou apenas três anos para chegar uma continuação, mas este não herda quase nada do original e parte de um momento qualquer onde uma caçadora de bebês superdotados se dedica a exterminar as crias que ainda restaram do projeto do cientista louco do filme anterior.

Nisso, temos uma jovem mãe fugitiva com seu bebê inicialmente misterioso que se instala em uma vizinhança completamente normal tentando viver uma vida tranquila.

Quando o caminho de mãe e caçadora se cruzam começa uma luta pela liberdade e pelo fim da dominação mundial pelas mãos dos bebês deformados.

Tudo começa em um playground de um parquinho, onde a estranha Linda Holt procura por uma criança chamada Robby Brown. Ao encontra-la, Linda desfere dois disparos de um revólver e entra a tela de título do filme.

Depois da introdução conhecemos Catherine Moore que acaba de se mudar com seu bebê de nome Joey para uma vizinhança pacata onde conhece seus vizinhos Artie e Marjorie Phillips que são verdadeiros curiosos da vida alheia da recém chegada.

Enquanto isso, a polícia toma conhecimento da assassina de crianças misteriosa ao investigar o histórico da vítima mais recente, o tal Robby Brown que era super dotado, porém encrenqueiro já tendo sido expulso de cinco escolas.

Horas mais tarde, Catherine recebe uma visita dos Phillips que já chegam abrindo suas vidas como se fosse um livro até que Artie fere seu dedo com um brinquedo estranho de bebê.

Instantes depois, Catherine conhece seu outro vizinho John Edson enquanto passeia com Joey que causa uma má impressão em uma transeunte aleatória que passa na rua.

Na cena seguinte, Catherine conhece Sally Anne, filha adolescente dos Phillips com quem divide um cigarro fazendo amizade rapidamente.

Enquanto Sally toma conta de Joey, Linda Holt vai até o berçário de uma maternidade para analisar os bebês. Sem a menor cerimônia, ela atira em um dos bebês fazendo com que uma enfermeira acione a segurança dando início a uma troca de tiros que termina com a fuga de Linda que é acertada na perna.

A polícia chega horas depois fazendo uma coleta minuciosa de evidências no local do crime.

Em paralelo, Sally Anne conta para a mãe que não pode ter acesso direto ao bebê Joey e que tomava conta dele do lado de fora do quarto da criança uma vez que a porta permanece trancada.

Enquanto isso, Catherine toma conhecimento pela televisão do ataque da assassina de crianças e ao ir até o quarto de Joey não o encontra até chegar na sala que está completamente revirada.

Do outro lado, Linda rouba um carro para seguir em busca do próximo alvo.

Tendo encontrado Joey, Catherine tenta dar-lhe a mamadeira mas o menino chora provocando a ira da mãe.

Neste momento, o roubo do carro chega aos ouvidos do detetive Briggs enquanto Linda se dirige à procura de Joey que é a próxima criança de uma lista que ela segue.

Catherine dá carne para Joey que finalmente nos é revelado como sendo um bebê mutante deformado até que dois assistentes sociais atendendo à uma denúncia de maus tratos deixando Catherine de sobreaviso saindo ao mesmo tempo que chega John com um jornal onde está estampado uma foto de Linda.

Não muito depois, Catherine vai até uma agência de locação de trailers enquanto Linda localiza o carro da mãe de Joey que foge assim que é vista pela serial killer.

Inicia-se uma perseguição enquanto Sally Anne se pega com seu namorado Rick enquanto toma conta de Joey e só para quando ouve o choro do bebê. Sally Anne vai até o quarto de Joey com Rick e o vê pela primeira vez levando a anomalia facial do pequeno com naturalidade.

Repentinamente, Joey ataca Sally Anne a matando enquanto Rick fica paralisado sendo atacado logo depois fora de tela.

Linda chega primeiro que Catherine em sua casa e a invade encontrando o casal de adolescentes brutalmente mortos.

Catherine chega logo depois e Linda ao encontra-la tenta faze-la realizar que Joey é um monstro e que ela só está sendo usada por ele.

Ao anoitecer, a polícia e a ambulância aparecem levando os corpos dos jovens enquanto Catherine é interrogada pelos representantes de Briggs e revela à eles que Joey é um bebê de proveta criado pelo doutor Meyerling (o cientista do primeiro filme) e pede que seu filho seja encontrado.

Catherine é confortada por John que cuida dela indo buscar água e no caminho sente uma presença o vigiando, mas logo volta para a vizinha para se despedir e se colocar à sua inteira disposição.

Na manhã seguinte enquanto limpa a bagunça, Catherine percebe que Joey voltou para casa e o coloca para dormir.

Enquanto isso, Linda passa o dia se escondendo da polícia no lixo.

Ao amanhecer do dia seguinte, os representantes do juizado encontram Catherine completamente dopada de remédios para dormir dentro de seu carro e invadem a casa. A dupla descobre que Joey está sendo alimentado com carne além de sentirem um forte odor pela casa e ao procurar pelo bebê em seu quarto não o encontram.

A dupla ouve um ruído vindo do piso inferior e correm até o hall encontrando Joey dentro do armário de casacos junto à escadaria.

Um deles é atacado brutalmente enquanto o outro tenta em vão retirar o bebê de cima do amigo.

Linda encontra Catherine e a acorda ao mesmo tempo que chega John tentando calar a agente do juizado que está em pânico e assim que ela consegue dizer que viu o bebê, o gentil vizinho estranhamente lhe quebra o pescoço.

Do lado de fora, Linda conduz Catherine para dentro de sua casa onde elas encontram o corpo da agente e a serial que na verdade é uma caçadora, diz à Catherine que seu bebê só precisa dela por conta de seu leite e que ele tem que ser detido o quanto antes.

Nisso, chegam Briggs e sua parceira para tomar um novo depoimento de Catherine, porém eles acabam sendo enrolados até irem embora.

Linda revela para Catherine ter tido uma bebê de proveta chamada Grace que assim como Joey destruiu sua vida e por isso ela se dedica a caçar e eliminar as crianças criadas pelo doutor Meyerling.

Catherine é obrigada a chamar pelo filho e ao chegar no quarto do mesmo, Linda vê John com Joey no colo e ele a baleia fazendo-a cair do corrimão e despencar até cair no chão do piso inferior.

John revela ter agido pelas costas da vizinha para protege-la e dá de mamar para Joey enquanto faz outra revelação ainda maior: ele era assistente de Meyerling e acreditando na doutrina do chefe seu plano é salvar os bebês para que usem seus super dotes para dominar o mundo.

Sem pestanejar, John baleia o braço de Catherine que cai das escadas, mas consegue se recompor pegando o revólver de Linda. Os dois trocam tiros pela casa. Catherine se esconde e prepara uma emboscada para John o alvejando até ele cair.

Logo depois, Catherine percebe que Joey sumiu e o procura o encontrando no quarto dela onde ele se tranca, mas abre a porta convencido pela mãe. Ela o procura debaixo da cama e é surpreendida quando ele voa para cima dela a estapeando e depois corre para fora do cômodo.

Catherine procura por Joey no quarto dele onde ele volta a ataca-la desta vez com uma mordida na perna e corre para se esconder novamente. Logo depois, Catherine procura pelo bebê no sótão e ao encontra-lo, ele fala "mamãe" pela primeira vez enquanto ela se aproxima dele, mas o piso acaba cedendo e ela cai no forro do piso sobressalente ao mesmo tempo que Joey se joga sobre ela iniciando um embate.

Os dois rolam as escadas e Catherine o joga contra a parede sendo perseguida até a cozinha onde ela abre o gás, liga o micro-ondas e ativa um tubo de inseticida. Joey a ataca com mordidas e ela se desfaz dele, se arma com uma faca e o ataca.

Joey usa seu poder mental para controlar Catherine e faze-la se perfurar com a faca, mas o timer do micro-ondas dispara e ela se joga pela janela escapando por um triz da explosão iminente.

Em questão de horas, a polícia e o resgate chegam tirando Catherine ferida dos escombros. Briggs tem a penosa missão de dizer à Catherine que seu filho Joey morreu na explosão e satisfeita, ela também morre levando consigo o segredo de Meyerling e seus bebês malditos...

O filme se sai ligeiramente bem como uma produção isolada e não é nem necessário ter visto o primeiro filme para um entendimento. O único elemento que une os dois capítulos é o cientista que criou os bebês malditos e que na sequência é apenas mencionado para deixar clareado que tudo ocorre dentro do mesmo universo e que ao meu entendimento, a sequencia se passa depois do primeiro filme já que fica subentendido que o mentor dos bebês já estava morto e que por isso deixou um assistente para vingá-lo.

A trama é bem genérica e linear mas também é atraente, não desgosto do filme, muito pelo contrário eu achei até que mediano para cima.

O bebê é o prato principal, muito bem construído, asqueroso e muito bem articulado pelos bonequeiros tornando seus movimentos aceitáveis apesar de levemente travados, não tem como comparar com um Chucky da vida, orçamento para tal seria inimaginável para uma produção B.

Como um trash o filme é notável apesar de não ser sanguinolento, mas por outro lado tem tiroteio para todo lado e mortes o suficiente, apesar de quase nenhuma delas ter sido ocasionada diretamente pelo bebê em questão e é compreensível.

No mais, o filme ainda é assistível, divertido e mostra mais do bebê do que no primeiro, o que é um baita ponto a favor, mas poderia ter tido mais cenas de mortes ocasionadas diretamente pelo pequeno monstrinho.

 

Trailer: 


 

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Não, não Olhe / Nope (2022)

 

Depois de emplacar um sucesso atrás do outro com Corra! e Nós, Jordan Peele não descansa (embora devesse) e resolve arriscar em mais um filme que desta vez mescla terror com ficção científica e pitadas generosas de comédia.

Esta mistureba foi só a ponta do iceberg para o primeiro fracasso da carreira do diretor e narra as desventuras de um casal de irmãos que herda o rancho de cavalos do pai e são vítimas de uma invasão alienígena.

Basicamente é isso durante mais de duas horas de filme, então vamos ser breves...

O filme abre com uma passagem do livro de Naun e depois vemos um chipanzé adestrado coberto de sangue andando sobre o palco de um talk show onde geral está morto.

A cena corta e somos levados a um rancho de cria de cavalos onde vive e trabalha O.J Haywood e seu pai Otis com o resto da família. O tempo está silencioso e repentinamente, começa a chover coisas do céu como moedas e uma dessas atinge Otis em cheio que cai do cavalo que montava tendo que ser levado às pressas para o hospital.

Depois da intro, o filme finalmente começa em um estúdio de tevê onde O.J conduzirá um de seus cavalos treinados em uma entrevista no programa de Bonnie Clayton.

O.J é totalmente tímido diante das câmeras ao contrário de sua irmã Emerald que o ajuda com o trabalho desde que o pai sofreu aquele acidente e esta chega atrasada.

Durante o início de um ensaio, o cavalo de O.J se agita com um refletor e quase acerta um membro do staff com um coice.

Um tempo depois, O.J e Emerald levam o cavalo para um parque temático de velho oeste onde eles tem seus serviços contratados por um ex-astro mirim de uma série de tevê chamado Ricky "Jupe" Park que quer comprar alguns cavalos.

Mais interessada na carreira de Ricky, Emerald é levada até um mini museu do programa onde Ricky diz que seu programa chamado "A casa de Gordy" declinou quando durante uma gravação, um dos chipanzés que fazia parte da série se descontrolou e causou várias mortes do set (a cena de abertura do filme).

Depois de um longo dia de trabalho, os irmãos Haywood se lembram do duro que seu finado pai (sim, ele morreu) deu emprestando seus cavalos para a gravação de filmes e programas de televisão. Os dois percebem que um dos cavalos batizado de Fantasma está solto na arena e este repentinamente dispara para fora da propriedade.

Quando sai para averiguar, O.J vê um carro de som ao longe e em questão de instantes a eletricidade oscila. De volta para dentro de casa, O.J checa as imagens das câmeras de vigilância mas não capta nada fora do normal.

De volta ao lado de fora, O.J conta para Emerald que o que matou o pai foi um acidente de avião questionável de onde caíram coisas.

No dia seguinte, os irmãos vão até uma loja de departamento para comprar novas câmeras e recebem o suporte do caixa e instalador Angel Torres com o equipamento.

Horas depois, enquanto faz a instalação, Angel fala sobre sua crença em extraterrestres e seu temor que a raça humana seja escravizada como consequência de uma invasão e o domínio alienígena sobre a Terra.

Neste momento, chega Ricky que faz um breve convite para um show ao vivo em seu parque temático.

Chegando a noite, O.J e Emerald acampam do lado de fora da fazenda em um trailer para vigiar a arena.

Ao verificar o estábulo, O.J ouve um ruído estranho vindo de bem próximo e usa seu celular para filmar quem se aproximava, mas no final eram apenas crianças de trollagem.

Enquanto isso na loja de departamento, Angel e sua colega Nessie fazem um turno solitário. Angel liga para Emerald para dizer que uma de suas câmeras de vigilância apagou e um animal bloqueia a imagem de uma outra câmera.

O.J faz uma ronda no breu da arena e Emerald avista algo estranho em uma nuvem gritando para o irmão correr.

Neste momento, a energia cai e Emerald sobe no telhado para ampliar seu campo de visão até que algo circular é visto voando no céu. Assustada, Emerald vai até O.J e pede para que eles vão embora, mas o jovem reluta em ficar.

Na manhã seguinte, Emerald liga para Antler's Host, um famoso cineasta para pedir ajuda para captar um provável OVNI, mas ele se recusa.

Angel chega um tempo depois para fazer a analise de uma misteriosa nuvem onde os Ovnis podem estar camuflados.

Na cena seguinte, vemos uma fração da cena fatídica de A casa de Gordy onde um dos chimpanzés ataca mortalmente o elenco. Depois, vemos através de um enquadramento no cenário onde vemos o pequeno Ricky escondido de baixo de uma mesa assistindo à retomada da carnificina.

Quando o símio para, ele visualiza Ricky no esconderijo agora mais tranquilo tentando fazer seu cumprimento exclusivo, mas o animal acaba sendo mortalmente abatido.

O Ricky do presente relembra o ocorrido com muita dor sendo conformado por sua mulher Amber.

Dias depois, O.J, Emerald e Angel seguem monitorando os Ovnis enquanto Ricky dá início à um apresentação em seu show ao vivo confirmando o avistamento de um disco voador.

Do nada, ouve-se o ruído do Ovni e sua aparição sobre as nuvens ocasionando a parada da energia elétrica.

Os espectadores são abduzidos para dentro de uma espécie de estômago do Ovni enquanto O.J caminha pelo parque deserto onde sobrou apenas seu cavalo apelidado de sortudo. O.J tenta chamar pelo animal, mas o Ovni aterrissa bem diante de seus olhos fazendo-o cair e perder os sentidos.

Com a chegada da noite, O.J volta a si assim que Angel termina de fazer o monitoramento das câmeras.

Emerald recebe uma ligação de O.J dizendo ter visto o Ovni e alega que ele na verdade é algum tipo de animal gigante que acha que está em seu território.

Neste momento, Emerald e Angel sentem a presença da criatura alienígena por perto ocasionando uma chuva de metais e sangue.

O.J se esconde dentro do carro até que um dos cavalos de madeira usados como isca cai do céu perfurando a lataria do veículo. Depois de muito pensar, O.J sai do carro e vai até a Van de Angel chamando a atenção dele e de sua irmã para que corram enquanto o Ovni se aproxima dando início a uma fuga.

A notícia da criatura do espaço se espalha pela mídia e Antlers Host toma conhecimento.

O.J diz à irmã que eles não podem ficar de braços cruzados e de manhã eles voltam  para o rancho onde Antlers os aguardam ansioso pela caçada do Ovni.

O grupo traça um plano para atrair a coisa do espaço durante os dias que se seguem para poder conseguir imagens. Com tudo certo, Angel e Antlers preparam um arsenal de câmeras especiais de cinema, espalham bonecos infláveis de posto de gasolina pela arena enquanto O.J cavalga por todo perímetro mantendo Emerald informada dentro de casa.

Um repórter chega de moto e faz perguntas à Emerald sobre o ocorrido no parque de Ricky e invade o rancho sofrendo uma queda ao entrar no campo elétrico do Ovni. O.J vai até o repórter para tentar ajudar o cara, mas com a aproximação do Ovni, o rapaz dá meia volta enquanto o ferido é abduzido.

O.J acaba ficando no capo de visão da criatura mas não a olha diretamente e segue à cavalo pela estrada de acesso à casa sendo seguido pelo Ovni que dá um rasante. Por muito pouco o rapaz não é pego se ele não entrasse no estábulo a tempo.

Antlers deixa o acampamento e vai atrás do Ovni que o traga para dentro de si.

Angel fica no campo de visão da criatura, mas se salva ao ficar enroscado em um dos bonecos infláveis.

O Ovni sobrevoa sobre a casa grande do rancho fazendo Emerald ser arremessada para o alto e depois eleva Angel mas o solta.

O.J vê Emerald passar por ele e grita para ela pegar a moto do repórter e fugir.

O Ovni muda de forma se tornando maior e distorcido enquanto Emerald tenta fazer a moto ligar.

O.J cavalga lentamente até a coisa do espaço que abre uma espécie de boca verde quadrada enquanto Emerald inicia uma fuga até o parque de Ricky. Lá, ela solta um enorme balão na forma de um cowboy e o Ovni o persegue no céu. A coisa abduz o balão e volta a sua forma oval explodindo no ar.

A eletricidade volta a fluir no parque com o pôr do sol e as imagens da coisa são obtidas ao mesmo tempo que O.J aparece são e salvo...

Agora sim, vamos aos finalmente e desta vez não tem um único ponto que me faça defender o filme, então vamos lá aos tópicos.

Primeiramente é o tempo do filme que é extenso para abordar uma trama fechada com poucos personagens que fica parada 99% do tempo. Não tem terror nenhum, apenas sustos mal coordenados, uma subtrama jogada a esmo e sem qualquer relação direta com a trama principal (eu falo da história do ataque do chimpanzé) e no fim não agrega em nada, não trás qualquer reviravolta e rapidamente é esquecida no churrasco.

O elenco apesar de contar com Daniel Kaluuya de Corra! e Keke Palmer da série True Jackson além da participação especial do veterano Keith David de Eles vivem e O enigma de outro mundo, ainda sim não foi o suficiente para criar um vínculo legal com o espectador, eu pelo menos não consegui ter um pingo de empatia por nenhum deles, aliás, a Emerald de Palmer, me irrita profundamente por ser muito forçada, por ter q ser o exato contra ponto de O.J enquanto o personagem de Kaluuya é apagado na maioria das vezes.

Os efeitos especiais são bem mé, a criatura do espaço é broxante fazendo toda a expectativa para a revelação da tal entidade acaba sendo um baita tempo perdido, não dá medo e não faz nada além de sugar pessoas para dentro de si, um total desperdício.

Uma trama vazia, enrolada, um antagonista sem graça e um elenco sem brilho; é nisso que se resume o filme, então veja por conta e risco e se você for muito fã das obras de Jordan Peele mesmo, por que de resto você não vai tirar nenhum proveito da obra, vai por mim. 

 

Trailer: 


 

sábado, 16 de agosto de 2025

Demência 13 / Dementia 13 (1963)

 

Hoje vamos voltar mais de meio século no tempo e nos infiltrar num clássico absoluto que sem dúvida colaborou muito para moldar aquilo que futuramente viria a se tornar o slasher (ou eu pelo menos vejo assim).

Um thriller cheio de tensão e mistério que nos leva à um castelo nos cafundó da Irlanda onde todo ano ocorre um ritual fúnebre em memória da filha caçula de uma família nobre que morreu tragicamente ainda muito pequena.

O clima no entanto pesa com o aparecimento de um assassino misterioso que guarda um segredo à sete chaves e trás consigo uma onde de dúvidas, mistérios e carnificina.

Tudo começa com o casal Louise e John Haloran pegando um barco a remo no meio da noite para trafegar pelo lago. No meio do caminho, o casal tem uma discussão que cessa quando John tem um enfarto que o leva à morte em questão de instantes.

Desesperada e sozinha, Louise se desfaz do corpo o atirando no lago e abandona a cena do crime indo direto para casa onde datilografa um telegrama assinado em nome do marido endereçado à família que vive em um luxuoso castelo na Irlanda anunciando uma viagem para Nova York.

Por fim, ela se livra dos pertences do finado jogando tudo no lago e num outro momento se encontra com Richard, irmão mais velho de John que anuncia que haverá um ritual fúnebre no castelo dos Haloran em memória da irmã caçula, Kathleen que morreu afogada no lago particular da família quando era apenas uma criança.

Na cena seguinte, conhecemos Billy, irmão mais novo depois da finada Kathleen no aeroporto esperando sua cunhada Kane, noiva de Richard desembarcar, pois ela estará no ritual da família.

Ao chegar ao castelo, Kane é recebida por Richard com um beijo apaixonado ao contrário de sua sogra, Lady Haloran que não a vê com bons olhos e deixa claro que o ritual da família é restrito aos familiares diretos de Kathleen, além de descobrirmos que ela ainda carrega uma dor imensurável pelo luto.

Não muito depois, chega ao castelo Louise, mantendo o teatro da mulher abnegada e esta toma ciência da discussão da matriarca dos Haloran com Richard, além de descobrir que a velha não está mais receptiva aos casamentos de seus filhos depois que John se casou.

Paralelamente, Billy tem uma lembrança de sua infância onde ela e Kathleen tem uma briga acalorada junto ao lago, até que Kane chega.

Horas depois, a Lady Haloran e seus filhos visitam o túmulo de Kathleen no mais absoluto silêncio, até que a matriarca desmaia pela comoção.

Louise que via tudo de longe, socorre a sogra e alega ter ouvido a voz do espírito de Kathleen e afirma que falará com ela em nome da mãe.

Horas depois, Louise perambula pelo castelo e invade através de uma janela o quarto enclausurado de Kathleen onde há estranhos brinquedos eletrônicos que se ativam sozinhos.

Ao sair do quarto, Louise esbarra em Richard que desconfia da presença da cunhada naquele cômodo mal frequentado.

Pouco tempo depois, Louise vai até o lago e faz um estranho ritual amarrando algumas bonecas umas à outras e as embebeda com o conteúdo de uma garrafa. Depois, ela mergulha e ao penetrar no ponto mais fundo, ela encontra o corpo preservado de Kathleen sob uma espécie de altar.

Ao sair do lago em pânico, Louise dá de cara com uma pessoa misteriosa que a mata com golpes de machado e depois arrasta seu corpo pela penumbra.

Na manhã seguinte, a Lady Haloran é examinada pelo doutor Justin Caleb e descobre que Louise está desaparecida dando a entender que ela foi embora do país.

Já restabelecida, a Lady Haloran vai até o jardim tomar café da manhã com a família e ao se virar descobre as bonecas de Kathleen boiando no lago.

Richard resolve reaver os pertences da irmã e acaba tendo uma lembrança de infância, onde ele bem pequeno demonstra ter medo do lago dando o maior pinote.

Mais tarde, um caçador persegue o rastro de uma presa até o bosque adjacente ao castelo dos Haloran e ao se esgueirar por entre os arbustos, encontra o cadáver de Kathleen repousando estrategicamente escondida e ao dar meia volta, o homem é decapitado pelo assassino misterioso.

Horas depois, o doutor Caleb suborna o jardineiro Arthur para que ele abra a válvula de drenagem do lago e assim é feito pelas costas dos patrões.

Anoitecendo, a Lady Haloran vai até a casa de bonecas que pertencia à Kathleen e encontra o cadáver da menina escondido lá para quem ela entrega uma tiara.

O assassino misterioso aparece e tenta atacar a matriarca que consegue por sorte fugir porém suas forças se esgotam próximo do castelo onde ela desmaia.

Com tudo calmo e a Lady Haloran atendida devidamente, todos voltam para dentro do castelo e Kane encontra Billy deprimido. Este conta que seu quarto fica num cômodo isolado há décadas onde seus ancestrais que viviam lá tiveram mortes trágicas, o que faz dele um amaldiçoado.

O jovem ainda menciona um estranho trauma de infância, onde ele viu um homem misterioso invadir seu quarto pela janela e que quando ele correu apavorado para contar para a mãe ela desdenhou, riu dele e o atirou no lago. Billy termina seu relato suspeitando que o homem misterioso pode ser seu irmão Richard.

Na manhã seguinte, Arthur chama o doutor Caleb para uma particular e mostra algo inimaginável para ele no lado externo do castelo. Richard, Billy e Kane seguem o médico e juntos descobrem uma lápide na frente da casa escrito "Deixem Kathleen em paz".

Na cena seguinte, um tempo depois, Richard caminha pelos corredores de uma área abandonada do castelo que funciona como um ateliê e onde tem algumas esculturas e ferramentas. Kane o segue até o local mas acaba sendo descoberta. Longe do olhar do casal, o cadáver de Kathleen está escondido no mesmo local.

Paralelamente, o doutor Caleb leva Billy para beber e diz saber que foi ele quem afogou Kathleen.

Na cena seguinte, está acontecendo a festa do casamento de Kane e Richard que deixam o castelo para ter um momento de intimidade no celeiro.

Do outro lado, o doutor Caleb sai para caminhar e ao entrar no matadouro do castelo encontra o corpo de Louise e o cadáver de Kathleen escondido levando-a consigo. Em questão de poucos instantes, o médico deixa a menina junto à uma fonte e todos acabam a descobrindo.

Quando Kane se aproxima do cadáver, o assassino misterioso sai da escuridão se revelando Billy que tenta matar a cunhada com um golpe de machado, mas o doutor Caleb que estava de tocaia o acerta com um tiro.

Billy agoniza no lago e temos um flashback da discussão que ele teve com Kathleen quando eram crianças e que culmina com ele a arremessando no lago para a morte. Desfalecendo aos poucos, Billy pede perdão à irmã caçula.

O doutor Caleb revela para todos que Billy protegia os restos de Kathleen a escondendo e a preservando movido pelo remorso, se tornando seu guardião fiel que jamais permitia que a pequena fosse vista ou se quer tocada por ninguém. Por fim, o médico desfere um golpe de machado na face de Kathleen como se estivesse quebrando a maldição que recaíra aos Haloran...

Uma das obras mais emblemáticas da década e o primeiro trabalho de Francis Ford Coppola que além de dirigir também escreveu parcialmente a história dando um toque sublime sem poupar na sanguinolência.

O clima sombrio entrelaçado aos mistérios é simplesmente perfeito e imersivo. A produção em preto e branco ajudou muito a tornar a experiência ainda mais abrasiva e memorável.

Apesar das poucas mortes, as cenas de violência gráficas são competentes para a época e super diretas dando um realismo sem par somado ao trabalho impecável da equipe de efeitos práticos.

A narrativa pode parecer arrastada e enfadonha em alguns momentos mas isso é compensado pela curta duração que o filme tem o que torna a experiência muito menos cansativa.

No mais, o filme vale muito pelo status de cult, a atmosfera muito bem montada e as cenas bem dirigidas, além do elenco cirurgicamente bem escalado nos proporcionando atuações teatrais cheias de camadas e de tensão do início ao fim.

 

Trailer: 


 

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

O Farol / The Lighthouse (2019)

 

Chegando com mais uma obra que eu deixei passar batido nos últimos anos, agora é a vez de mais uma produção da A24, indicada ao Oscar de melhor fotografia e orçamentada em onze milhões de dólares.

O filme é dirigido e co-escrito por Robert Eggers de A bruxa, O homem do norte e Nosferatu de 2024, o que já garante a curiosidade para quem conhece o currículo do cara e narra as desventuras de uma dupla de faroleiros que chegam à uma ilha isolada para tomar conta do farol local por um mês.

O tempo ruim e a solidão no entanto, começa a mexer com a cabeça dos protagonistas dando margem para um suspense memorável e muito bem montado com um elenco de estrelas de primeira... 

Tudo começa em 1890 numa ilha da Nova Inglaterra onde desembarcam uma dupla de faroleiros chamados Thomas Wake e Ephraim Winslow para tomarem conta do farol local pelo período de quatro semanas.

Devidamente instalados em seu alojamento adjacente à área de trabalho, a dupla inicia imediatamente sua árdua jornada de trabalho puxado parando apenas para comer e revezar o sono durante o período de vigia.

Os dias se passam lentamente e percebemos que Wake já dá sinais de fadiga mental enquanto Winslow dá uma escapada para caminhar pela praia até entrar num estranho transe oriundo do canto estridente de uma sereia.

Na manhã seguinte, a rotina segue puxada para Winslow que se desdobra entre a manutenção da cisterna, o reparo no telhado do alojamento e o carregamento de um barril de querosene até o alto da torre, onde Wake o proíbe de seguir pois ele é o único que tem acesso às chaves da comporta que divide a escadaria e a torre da luz.

Depois do primeiro turno, Winslow almoça com Wake que tenta iniciar um diálogo com o assistente dizendo que o antigo faroleiro local que era seu assistente também, abandonou a ilha depois de ter enlouquecido por conta do isolamento.

Com a chegada da noite, os rapazes revezam a vigia do farol tranquilamente.

Na manhã seguinte, Winslow tem uma discussão com Wake por conta da limpeza do alojamento.

Dias depois, o tempo fecha dificultando as tarefas matinais de Winslow até a manhã seguinte quando tudo se acalma e os faroleiros retomam o trabalho atrasado, como Winslow que pinta a fachada do alojamento e acaba caindo do andaime. 

Depois de voltar a si e de descansar, Winslow se abre com Wake dizendo que largou um trabalho de lenhador em uma madeireira para se tornar faroleiro por conta do ganho mais avantajado que daria a ele uma vida melhor, enquanto o veterano revela ter deixando a mulher e seus filhos por ter ficado obcecado com o farol.

O dia seguinte segue com muito trabalho para Winslow que limpa o tanque de lagostas até se deparar com uma centopeia gigante passando por trás dele. Um delírio?

Enquanto Wake segue exausto mentalmente, Winslow acaba surtando com uma gaivota e a mata a batendo contra o reservatório de água.

Uma tempestade é anunciada pela mudança do vento e a dupla de faroleiros se previnem pregando tábuas nas janelas do alojamento.

Horas mais tarde, Wake oferece um jantar e uma bebedeira de despedida para Winslow que partirá da ilha na manhã seguinte com a chegada do bote que o trouxe.

Depois de acordar da ressaca, Winslow vai até a praia esvaziar os penicos horas antes de começar uma tempestade.

Winslow acaba encontrando uma sereia desacordada no meio das algas rente ao mar e esta acaba acordando e o atinge com gritos estridentes o fazendo correr.

A noite trás uma tempestade obrigando Winslow a ficar mais tempo na ilha já que o mar está muito perigoso de se navegar e isso ocasiona o estrago dos peixes do estoque dando início a um período de racionamento.

Wake diz ao assistente que a tempestade poderá deixa-los ilhados por muito tempo.

No meio da chuva, Wake faz Winslow o ajudar a desenterrar um baú cheio de garrafas de bebida que eles bebem pelo resto da noite junto á uma prosa desconexa sobre comer capim sem os dentes que culmina com uma discussão.

No dia seguinte, Winslow segue trabalhando sem a menor paciência e resolve aproveitar o descanso de Wake para roubar o molho de chaves do farol, mas o veterano acaba acordando antes que o plano fosse bem sucedido.

Uma nova tempestade nasce com um novo dia de trabalho duro e Winslow delira com a sereia e anseia poder transar com ela em sua mente exausta enquanto na realidade ele se masturbava num depósito até alcançar o êxtase. 

Os dias passam sem que a chuva cesse e a sanidade de Winslow se esvai se refugiando na bebida junto com Wake com quem dança e a dupla acaba se espancando.

Ainda bêbado, Winslow começa a delirar dizendo se chamar Thomas Howard e depois de se recompor menciona um acidente com um amigo na madeireira do qual custou a vida do mesmo e que ele não moveu um dedo para ajudar.

Os dias tempestuosos se passam e Winslow começa a perder a noção da realidade e num surto ele tenta fugir da ilha num bote, mas Wake destrói a embarcação com um machado e persegue o assistente até o alojamento.

Aos gritos, Winslow revela saber que Wake matou seu antigo assistente e que encontrou a cabeça dele no tanque das lagostas.

Wake joga psicologicamente com Winslow o fazendo acreditar que ele está delirando e que ele é fruto da imaginação do jovem faroleiro.

A dupla passa o dia bebendo e praticamente destroem toda a sala do alojamento até amanhecer.

Depois de se levantar, Winslow encontra o diário de Wake e o acusa de ter mentido em seu relatório sobre o rendimento dele durante o período que trabalhou na ilha para prejudica-lo.

Wake chama o assistente de Tom (se referindo à Tom Howard) e o acusa de ter matado o verdadeiro Ephraim Winslow, seu colega que morreu na madeireira e fora negligenciado e isso faz com que os dois comecem uma briga.

Winslow alucina vendo a figura da sereia em Wake e o espanca até voltar a si e humilhar seu chefe fazendo dele seu cachorrinho.

Com o tempo calmo, Winslow arrasta Wake até um buraco e começa a enterrar o chefe vivo, mas não sem antes surrupiar as chaves da torre do farol.

Sem perda de tempo, Winslow vai até o alojamento onde Wake ainda vivo tenta impedi-lo dizendo que a luz do farol é dele e acaba sendo executado com um golpe de machado na cabeça.

Coberto de sangue e exausto, Winslow se arrasta pelas escadas da torre até chegar na comporta que guarda a luz que é enorme, brilhante e atrai o faroleiro que abre a portinhola onde fica a lâmpada e ao agarra-la, acaba sendo eletrocutando sentindo um grande prazer que o faz gritar.

Winslow acaba rolando as escadas até cair do lado de fora amanhecendo sendo devorado brutalmente pelas gaivotas...

O farol é um baita conjunto completinho para quem gosta de um bom suspense e capricho na montagem.

O filme acertou em cheio em manter o formato reto e branco que contrasta muito bem com a fotografia belíssima da praia, somado ao trabalho competente da maquiagem e dos efeitos práticos.

Ele consegue ser visceral no momento certo e segura todo o terror corporal para jogar em momentos específicos de forma eficiente e convincente; eu mesmo adorei a violência que o filme emprega e sobretudo as tripas voando no final.

As atuações de Willem Dafoe e Robert Pattinson estão à flor da pele e a química entre eles é perfeita gerando altos diálogos memoráveis e uma pitadinha de bom humor no meio de tanto caos.

Meu único ponto fraco é que eu esperava que o farol em si fosse algo verdadeiramente sobrenatural e não uma simples alegoria de uma obra de terror de isolamento como tantas outras. Mas é claro que isso não tira o brilho do filme e com o isolamento e a paranoia como vilãs principais o filme ainda consegue se sustentar, mesmo dando essa tapeada no espectador mais incauto.    

 

Trailer: 


 

sábado, 9 de agosto de 2025

Terror em Amityville / A cidade do Horror / The Amityville Horror (1979)

 

Depois de tantos anos adiando finalmente eu começo a saga gigantesca de filmes inspirados nos eventos sobrenaturais ocorridos nos anos 1970 na malfada residência da cidade interiorana de Amityville.

O primeiro filme da franquia segue os eventos ocorridos depois do assassinato da família DeFeo na sangrenta noite de 1974 pelas mãos do filho mais velho do casal DeFeo, Ronald Jr. de forma brutal e repentina. O caso aliás, foi retratado na sequência Amityville 2 de 1982 que também ganhou uma refilmagem em 2005.

Mas voltando, o filme de 1979 retrata a degradação da família Lutz que um ano depois do ocorrido com os DeFeo acabam indo morar na casa onde o crime ocorreu sem saber de nada.

Com o passar do tempo, eventos e incidentes ocorrem com os Lutz e um padre próximo que se envolve com as forças do mal que possuem o local. 

Tudo começa na comunidade de Amityville, mais precisamente na residência da família DeFeo, numa noite cuja calmaria fora tomada pelo assassinato brutal dos moradores executados à tiros em suas próprias camas.

Após o crime, a polícia e os paramédicos tomam conta do local perplexos sem conseguir uma resposta para o ocorrido.

Um ano depois, o casal George e Kathy Lutz fazem uma avaliação da antiga casa dos Defeu com a ajuda de uma corretora visando morar no local com seus três filhos pequenos.

A cada cômodo visitado, temos um vislumbre de cada vítima dos DeFeo sendo assassinado na noite trágica dando indícios de que aquela casa será palco para uma nova noite de terror.

Um mês depois, os Lutz e seus três filhos: Amy, Matt e Greg já estão instalados na casa vivendo tranquilamente e se divertindo no quintal até a chegada do padre Delany que veio abençoar a casa e adentra sem ser anunciado procurando por Kathy e George.

O velho sobe até um dos quartos onde prepara seus instrumentos sagrados para iniciar a bênção apreensivo, afinal ele conhece o passado da casa e inesperadamente, uma nuvem de moscas começa a se acumular na janela, o que Delany passar mal.

Os insetos começam a cercar o corpo e o rosto do padre que deixa a casa ao ouvir vozes do além mandando ele ir embora. Ao chegar ao seu carro, o sacerdote se recompõe e vai embora sem ser visto.

Chegando a noite, George e Kathy procuram por Amy pela casa para comer e a encontram dormindo na escadaria. Enquanto George coloca a menina na cama, Kathy recebe uma ligação do padre Delany (que está debilitado pelo evento sobrenatural que sofrera e com feridas de picada pelo corpo) que não consegue completar pois há uma interferência seguido de uma queda na linha.

Mais tarde, Kathy menciona para George que há um problema com o aquecedor e ele desce até o porão para verificar o mecanismo. Matt desce um pouco depois para ir ver o pai e sofre uma descarga elétrica ao tocar o corrimão, o que faz George interromper os serviços.

Depois de por os filhos todos para dormir, George vai para o seu quarto onde encontra Kathy quase nua ensaiando passos de balé e depois de um momento de ternura o casal acaba transando. 

Um tempo se passa depois do ato e inesperadamente a porta do quarto se abre cortando o silêncio e é Amy chorosa dizendo querer voltar para casa. Kathy a consola dizendo que agora aquela é a casa delas e a coloca de volta na cama.

Com tudo calmo, George sai do quarto para fumar e aproveita para ir ver Harry, o cachorro da família na varanda. Ao voltar para dentro, George leva um baita susto com a aparição de um gato preto na janela da sala de estar.

Na manhã seguinte, Kathy e George tem um breve desentendimento pela falta de cavalheirismo do marido que se recusa a deixar o corte de lenha para ajudar a esposa com as comprar que se espatifaram no chão.

Logo depois, Amy pede á mãe para deixa-la brincar com sua amiga Jodie em seu quarto, amiga esta que ela não conhece.

Na sequência, Kathy telefona para a igreja perguntando o por que do padre Delany não ter vindo abençoar a casa como combinado, mas o jovem padre Bolen que atende diz que o velho sacerdote esteve na residência no dia anterior e que o mesmo se encontra doente no momento.

Instantes depois, a casa enfrenta um problema estranho com o encanamento da casa cujo reservatório de água expele uma substância preta viscosa pelas torneiras e pela descarga.

Na mesma hora, chega a freira Helena que é tia de Kathy para uma visita beneficente, mas a sentir a atmosfera sombria da casa, a religiosa começa a se sentir nauseada e vai embora vomitando ao chegar no carro.

Dias depois, o casal Lutz está improdutivo na cama além e inquieto e horas depois de conseguir pegar no sono, Kathy acorda de um pesadelo aos gritos.

No dia seguinte, os padres Delany e Bolem se dirigem para a residência dos Lutz, mas no caminho, o jovem padre perde o controle do carro e bate quando a tampa do capô se levanta lhe obstruindo a visão da pista.

Os dias se passam e Jimmy, irmão de Kathy está de casamento marcado e nervoso com a contabilidade do dinheiro do bife e neste mesmo dia George e Amy andam adoentados.

Por conta disso, o casal deixa a menina em casa com Jackie, uma jovem babá baranga. A babá entra no armário do quarto de Amy e acaba ficando presa por dentro gritando desesperado para a menina que fica imóvel sem piscar e sem responder.

Na festa do casamento de Jimmy, George tem uma discussão com o representante do bife por conta o dinheiro que Jimmy perdeu e que ele pretende ressarcir através de um cheque.

Horas depois, os Lutz voltam para casa e encontram Jackie presa no armário aos prantos e esta acusa Amy de negligência. A menina por sua vez diz que não abriu o armário por que sua amiga Jodie não deixou e balbucia que a mesma não gosta de George.

Um dia depois, os padres Delany e Bolen tem uma assembleia com os padres Ryan e Nuncio e o velho sacerdote alega ter ouvido vozes atribuídas ao demônio na casa dos Lutz, porém o padre Ryan desacredita e diz ao colega que ele deve estar exausto de suas obrigações e deveria fazer um retiro para acalmar os nervos.

Dias depois, Jeff e sua mulher, amigos de George para quem ele deve um dinheiro da hipoteca da casa aparecem para uma visita. A mulher de Jeff sente uma atmosfera pesada e se nega a deixar o carro.

Jeff então entra sozinho e cobra o dinheiro de George alegando ter ligado várias vezes para ele sem sucesso algum e o patriarca dos Lutz está tão avoado que já perdeu a noção do tempo.

Em paralelo, Greg e Matt brincam de assustar Amy com uma aranha de brinquedo no alto de seu quarto e inesperadamente a janela se solta prendendo a mão de Matt. George e Jeff tentam desesperadamente levantar a janela mas mesmo a força de dois homens é inútil e com muito trabalho o menino consegue se soltar tendo que ser levado ao médico saindo de lá apenas com um susto.

Anoitecendo, Kathy tenta falar com George mas ele é indiferente e vai dormir de cara virada. Horas depois, George sai da cama para esticar as pernas e depois de caminhar alguns poucos metros acaba ouvindo zumbidos de moscas vindo de um dos quartos. Ao chegar ao quarto com a janela emperrada encontra diversas moscas reunidas na parede e no vidro da janela.

Um forte vento abre a porta de entrada da casa e acorda Kathy e Amy.

Desconfiado que alguém invadiu, George liga para a polícia que manda o sargento Gionfriddo e este menciona a família que viveu na casa anteriormente aos Lutz e reforça sua atenção nas investigações uma vez que nada nem ninguém fora do comum fora encontrado dentro da residência.

No dia seguinte, Kathy conversa com Amy sobre sua amiga Jodie e a menina revela que a tal (que obviamente é imaginária para ela) viveu naquela casa e que morreu gente lá.

Inquieta com a revelação, Kathy telefona para o padre Delany que pede á fiel que ela escute com atenção o que ele tem para dizer, mas no mesmo momento o sacerdote tem um ataque e a ligação cai.

No mesmo instante, Kathy recebe a visita de um homem misterioso que lhe dá as boas vindas. O telefone volta a tocar e a ligação cai novamente coincidindo com a desaparição do homem misterioso.

Enquanto isso, George vai até o bar para beber completamente abatido e o bartender o confunde com um homem que morava na casa onde os Lutz moram agora e alega que o mesmo foi preso.

Lá, George ainda encontra Jeff que nota a má aparência do amigo e volta a lhe cobrar o dinheiro atrasado levando um soco totalmente involuntário. Quando George percebe a besteira que fez se desculpa com Jeff.

Na casa, Kathy vê Amy em sua cadeira de balanço cantando para sua amiga imaginária e diz que a mesma pulou pela janela. Quando Kathy se esgueira para averiguar á janela, ela flagra um par de olhos brilhantes e sobrenaturais a encarando do lado de fora.

De volta ao bar, George conhece Carolyn, uma amiga médium de Jeff que conhece o verdadeiro passado da residência dos Lutz e alega que o local é possuído por espíritos ancestrais malignos da época de Salem.

Mais tarde, George volta para casa com os amigos e enquanto tenta convencer Kathy que há algo errado com o lugar, Carolyn examina o porão e alega ter pessoas enterradas lá. Ela pega uma marreta e tenta arrombar uma parede dizendo que atrás da estrutura está a fonte do mal.

George que chegou no mesmo minuto toma a marreta e termina o trabalho e os três dão de cara com o rosto flutuante de um espírito do mal. Carolyn é possuída pelo mesmo que através dela diz que aquela é a passagem para o inferno.

Em paralelo, o padre Delany recebe uma ligação que cai na mesma hora.

Ao voltar para o seu quarto com Kathy, George encontra a cruz da parede invertida e a toma dando início a uma oração de bênção na tentativa de afastar os maus espíritos.

Dias depois, o padre Bolen procura pelo padre Delany na igreja  e juntos rezam pela proteção dos Lutz até que as imagens sacras começam a rachar e um pedaço de rosto de uma delas cai na cabeça do velho sacerdote que alega ter perdido a visão.

Na noite seguinte, George sai da cama inquieto e ao descer as escadas acaba rolando e suspeitando ser obra dos espíritos do mal grita perguntando o que eles querem.

Kathy tem um pesadelo com George matando um dos filhos na cama com um machado e acorda aos gritos encontrando o marido dormindo ao seu lado placidamente.

Dois dias depois, George tem um surto momentâneo acordando Kathy que encontra ferimentos nas pernas do marido e pede que eles se mudem. George se nega alegando que ela pediu para se mudar para Amityville e portanto eles vão ficar. Os dois acabam se agredindo logo na sequência.

Na manhã seguinte, Kathy liga para o padre Bolen que diz que o padre Delany não poderá mais ajuda-la e ele idem.

Em paralelo, o sargento Gianfriddo segue suas investigações e segue também ao padre Bolen que vai até um retiro encontrar o padre Delany que perdeu também a fala se comunicando através dos olhos, para ler cartas ao velho padre.

O sargento aborda Bolen alegando ser um velho amigo do padre Delany mas o jovem sacerdote não dá qualquer informação.

Kathy vai até a biblioteca da cidade para pesquisar os jornais antigos de Amityville e descobre o assassinato massivo que ocorreu em sua residência um ano atrás e que o assassino se parece com George!

Anoitece e cai uma tempestade densa ao mesmo tempo que Kathy chega em casa aos gritos procurando por George que após afiar seu machado procura por Amy que não responde, uma vez que ela e os meninos, amedrontados se escondem em um dos quartos aos prantos.

Repentinamente, as escadas e as paredes da casa começam a verter sangue.

George encontra as crianças e começa a arrebentar a porta com o machado até que Kathy aparece e o impede fazendo-o voltar a si.

O casal resgata as crianças de seu esconderijo e iniciam uma fuga enquanto a casa começa a se partir. A família corre até o carro no meio do toró e antes de partir, Amy pede ao pai que volte para buscar Harry, o cachorro da família.

George assim o faz e ao subir as escadas, cai do andar superior até o porão onde o cachorro está indo parar na fossa que se abriu no chão que espalha a mesma substância que saiu das torneiras e da descarga anteriormente.

Harry confuso ataca George que está todo melado, mas é resgatado assim mesmo e juntos os dois saem da casa por uma abertura em uma janela voltando enfim para o carro.

Com a fuga da família, sobe uma narração dizendo que os Lutz nunca reivindicaram sua residência e que foram embora de Amityville para sempre... 

Orçamentado em aproximadamente cinco milhões de dólares, a obra arrecadou incríveis mais de oitenta e seis milhões se tornando o filme de terror mais aguardado e mais medonho daquele 1979 quando o ocorrido em Amytiville ainda permeava a memória de quem viveu.

Baseado no livro The Amityville horror de Jay Anson, o filme é um prato cheio quando o assunto é terror sobrenatural conseguindo trazer uma atmosfera tensa com ótimas cenas de susto, efeitos práticos competentes para a época e uma trilha sonora de dar calafrios.

O único problema de verdade do filme é a duração que torna a experiência um pouco cansativa já que o enredo as vezes é meio lento apesar dos diálogos não serem longos. Ainda sim uma boa redução teria tornado a obra perfeita.

No mais, o filme continua funcionando muito bem, envelheceu pouquíssimo e ainda continua prendendo a atenção com seus momentos assustadores, executados de forma simples e prática mas ainda sim de forma competente. 

 

Trailer: 

 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

O Palhaço no Milharal / Clown in a Cornfield (2025)

 

Voltando aos lançamentos do ano, eu vos trago um filme inspirado no romance de mesmo nome de Adan Cesare e com direção de Craig que tem em seu catálogo filmes bem bucha como o pavoroso A maldição de Carrie, Zombieland e Cowboys do espaço.

A trama aparentemente se trata de um slasher que tenta homenagear os clássicos filmes de serial killers dos anos 1980, mas com um viés mais para frente com uma história bem indecisa e mal escrita.

A coisa toda gira em torno de uma cidade rural onde jovens andam desaparecendo pelo milharal adjacente á uma velha fábrica de xarope de milho que anos atrás fora incendiada. O que acontece na verdade é uma série de assassinatos executadas pelo palhaço Frendo que é o mascote local.

Recém chegados à cidade, uma jovem revoltada e seu pai, um médico viúvo e conservador acabam envolvidos nas tramas mirabolantes por trás dos assassinatos misteriosos dos jovens...

Tudo começa na comunidade rural de Kettle Springs, numa rave á céu aberto junto uma fábrica de xarope de milho, a Baypen que agora serve de refúgio para as festinhas noturnas regadas a muito som alto e álcool.

Entre os jovens está uma garota chamada Jessica que se embrenha no milharal após tirar sua camisa atraindo seu namorado que logo mais a frente a encontra com um corte profundo na cabeça que lhe custara a vida.

O rapaz ouve passos vindo das fileiras e corre para se salva até dar de cara com um espantalho e acaba sendo assassinado empalado por uma figura misteriosa.

Tudo o que se passou ocorreu até agora foi durante um passado nebuloso e somos transportados aos dias atuais na mesma Kettle Springs onde conhecemos o doutor Gleen Maybroock e sua filha adolescente revoltada Quinn que acabam de chegar à cidade onde o médico fará estágio.

Ao chegarem na casa onde irão viver, pai e filha encontram uma fuinha morta e apodrecida entalada na chaminé da lareira que é prontamente retirada e removida pelos serviços gerais da cidade.

Na manhã seguinte, quase que totalmente instalados, os Maybroock se preparam para começar o primeiro dia na cidade nova e Quinn que se dirigia para sua nova escola conhece seu novo vizinho e colega de classe Rust Vance que é meio esquisito e retraído, mas de bom coração que a acompanha até a escola.

Ao chegar na escola, Quinn conhece o antipático professor Vern que é constantemente vítima das pegadinhas de Matt e Tucker Lee, os engraçadinhos que postam suas peças na internet e fazem parte da turma que acolhe a novata e são eles: Cole Hill, Ronnie Queen que é namorada de Matt e a insuportável Janet Murray.

A galera apresenta á novata seu passatempo compartilhando um vídeo de pegadinha onde Tucker simula ter sido atacado por um palhaço chamado Frendo no depósito da fábrica de xarope de milho.

Mais tarde, Quinn e seu pai vão almoçar no restaurante de beira de estrada local onde conhecem o xerife Dunne que menciona um incêndio ocorrido anos atrás na fábrica Baypen e recomenda á garota que não ande com baderneiros.

Depois do almoço, Quinn se encontra com a turma na escola e logo mais tarde eles armam um plano para roubar bebida na mercearia de um tiozinho oriental e depois se encontram para beber no depósito da Baypen.

Quinn acaba se interessando pelo incêndio da fábrica mas não descobre muita coisa já que o caso foi abafado pelas autoridades, e o que se suspeita é que o acidente teria sido provocado.

Matt se afasta da turma alegando precisa sair para mijar e em poucos instantes volta correndo para dentro do depósito sendo perseguido por um palhaço igual ao do vídeo, mas este se revela Tucker que só estava pregando uma peça de boas vindas na novata para a internet.

Depois da zoeira, Quinn e Cole ficam à sós e se aproximam ao compartilharem as mortes da mãe da garota e a morte acidental da irmã menor do rapaz que lhe deixou um trauma profundo. Logo na sequencia, Cole leva Quinn para casa e os dois acabam se beijando dentro do carro até serem flagrados por Glenn que bota o jovem de baixa reputação para correr e dá um esporro na filha.

Pai e filha começam uma discussão e Quinn expõe a falta de interesse do pai em seus sentimentos e sua falta de interesse na mudança de cidade.

Mais tarde, Quinn recebe o vídeo da pegadinha no depósito pelo celular e ao pausar um frame específico e dar um zoom, ela descobre outra pessoa fantasiada de Frendo escondida observando seus amigos. Ela tira um print e redireciona para Tucker que ao mesmo tempo que recebe o arquivo ouve alguém batendo à porta de entrada de sua casa.

Acreditando ser Matt que quer pregar-lhe uma pegadinha, Tucker se arma com uma arma de brinquedo e vai até o hall onde encontra rastros no chão que ele segue até voltar para o seu quarto onde encontra uma caixa de palhaço de corda de brinquedo.

Tucker dá a corda e quando o palhacinho sai da caixa dando uma gargalhada estridente, um palhaço Frendo aparece, o degola e depois ensaca sua cabeça o matando asfixiado.

Na manhã seguinte, a comunidade comemora o dia do fundador que era avô de Arthur Hill, pai de Cole que comanda o festejo com direito a parada e tudo.

Exceto Matt, Quinn e seus amigos se reúnem e metem o foda-se na falta de notícias de Tucker acreditando que ele está se fazendo de desaparecido para pregar uma peça em geral e Cole aproveita para convidar Quinn para sair com ele mais tarde, o que ela aceita de pronto.

Repentinamente, um monte de palha de um caro alegórico pega fogo e uma estrutura esculpida é destruída.

O xerife Dunne responsabiliza Cole pelo ocorrido acreditando ser parte de alguma peça dos amigos que ele faz parte e o apreende junto de Quinn e as meninas.

Na prisão da cidade, um velho bêbado alerta os jovens para terem cuidado com Frendo e logo depois eles são liberados.

Glenn culpa Cole por ser uma má influência para a fila e a coloca de castigo.

Não muito mais tarde, Matt recebe uma caixa de palhaço de corda enquanto malha na garagem e ao acioná-lo, Frendo aparece munido de uma serra com a qual decapita o rapaz fazendo com que sua cabeça caia na lata do lixo.

À noite, Quinn recebe uma mensagem de Cole a convidando para sair e a garota aproveita a soneca do pai para fugir.

Cole a pega na porta de casa e no caminho para o programa que ambos irão fazer, o rapaz mostra uma caixa de palhaço de corda que ele recebeu e ao aciona-la ele quase atropela o esquisito Rust Vance que estava no meio de um breu levando um animal que ele caçou para a família que é pobre se alimentar.

Logo depois, o casal chega até a fábrica Baypen onde está rolando uma rave nos fundos em comemoração ao feriado.

Depois de uma breve dança, Quinn leva Cole até o depósito de fertilizante onde eles iniciam uma transa que não sai das preliminares já que o rapaz está completamente inseguro.

Quando sai para esfriar a cabeça, Quinn arranja uma discussão com Janet que diz que Cole sempre dispensa suas conquistas depois de faze-las de trouxa.

A briga cessa quando uma garota chamada Ginger sai das entranhas do milharal ferida mortalmente, mas Janet e Ronnie acreditam que ela faz parte de alguma pegadinha de Matt e Tucker que continuam supostamente desaparecidos.

Depois, uma cabeça decapitada usando marcara de Frendo aparece rolando e Janet mesmo descobrindo ser a de Matt acredita ser uma peça falsa com efeito prático de sangue falso, mas quando Quinn descobre que Ginger não tem pulso,  as meninas entram em pânico acreditando que aquela cabeça é verdadeiramente de Matt.

Frendo aparece dando um head shot com uma flecha de besta em um adolescente aleatório fazendo Quinn e as amigas correrem e tentarem entrar na fábrica, porém o barulho do interior do local barra os gritos das meninas que correm em direção à porta dos fundos.

Nisso, aparece Rust que mata o palhaço com um tiro de rifle na cabeça e diz que alguém tirou todas as baterias dos carros e furaram os pneus para evitar uma fuga.

De dentro do milharal saem outros Frendos armados e Rust atira na mão de um deles. Cole aparece no mesmo instante e nocauteia outro palhaço e geral corre finalmente para os fundos da fábrica se escondendo no depósito.

Paralelamente, Glenn acorda e descobre que Quinn fugiu de casa.

De volta à fábrica, os palhaços iniciam um arrombamento á porta do depósito enquanto Rust e Cole se estranham dando a entender que eles tem um assunto mal resolvido. Sem tempo para divergência, os jovens resolvem fugir pelo esgoto da fábrica.

Enquanto isso, Glenn se dirige até a fábrica, mas no meio do caminho ele entra numa casa com a porta aberta onde é pego por um Frendo que o obriga a operar o amigo que foi ferido na mão ameaçando matar a filha do médico.

Rust enquanto isso, dá cobertura para geral descer pelo duto e aproveita para tocar fogo em tudo ocasionando uma explosão.

Do lado de fora, Quinn e os outros se embrenham no milharal enquanto Glenn começa uma operação conturbada.

Quinn e os outros são abordados pelo xerife Dunne no meio do breu que apreende Cole e ignora o alerta de ataque de Frendos acreditando ser outra pegadinha dos garotos.

As garotas são abandonadas e resolvem voltar para a cidade cortando caminho pela plantação até que um Frendo de posse de uma motosserra as persegue as fazendo se esconder ajoelhadas no milharal, mas mesmo assim são encontradas e Quinn é pega por trás pelo palhaço que é repelido.

Ronnie no entanto, não tem a mesma sorte e é assassinada com golpes de motosserra quando ela e as outras se separam para tentar despistar o inimigo.

Depois da fuga, Quinn e Janet chegam numa casa onde encontram um Frendo morto numa poltrona e depois ouvem um telefone tocar porém a ligação cai.

Ao chegar ao aparelho, as garotas tentam ligar para a polícia, porém pelo fato do aparelho ter um arcaico teclado de rosca elas simplesmente não sabem como usá-lo.

No mesmo lugar, as meninas encontram um mural com recortes de jornal sobre outros jovens desaparecidos e com o Frendo ilustrando a manchete dando a entender que os ataques dos palhaços assassinos ocorrem há vários anos.

Ainda no local, elas encontram uma caixinha de palhaço de corda e ao prever encrencas elas correm. Ao chegar no piso principal no entanto, as garotas encontram um Frendo armado com um rastelo de palha e este ataca Janet na barriga. Quinn o ataca e depois o empala com sua própria arma o matando ao mesmo tempo que a amiga morre.

Enquanto isso, Glenn aproveita a parada cardíaca do Frendo paciente para pedir ao outro palhaço que o ajude com o desfibrilador tudo para o desarmar e atacá-lo na jugular com sua própria faca. Burro, o ferido tira a faca tendo uma hemorragia letal.

Paralelo a fuga de Glenn, Quinn encontra uma caminhonete, mas por sua falta de experiência com marcha manual ela não consegue dar a partida. Nisso, três Frendos aparecem de dentro do milharal e cercam o veículo sendo que um deles invade por trás, a abduz e a arrasta até o depósito da fábrica.

Lá, os raptores se revelam como: o xerife Dunne, o professor Vern, Trudy a garçonete do restaurante e o tiozinho oriental da mercearia e eles são liderados por Arthur que mantém Cole amarrado pelo pescoço.

Arthur revela que sua ceita mantém uma tradição de assassinar os adolescentes regionais que não se adequam ao perfil conservador da comunidade e que eles fazem isso desde os anos 1970 quando um grupo de hippies vagabundos chegaram à cidade e corromperam jovens bons.

Cole é mantido prisioneiro por que Arthur o considera como uma falha para a continuidade de sua linhagem nutrindo por ele um ódio pela morte de sua filha menor e por ele ter incendiado a fábrica anos antes e que por isso ele será eliminado.

O rapaz confronta a seita num discurso sobre aceitação ao progresso moral e civil dos jovens da cidade e total anti conservador. 

Do nada, Glenn aparece arrombando a porta do depósito com seu carro fazendo com que uma viga se solte e estoure a cabeça do tiozinho da mercearia além de soltar um cano que empala Trudy matando ambos.

Vern se arma com uma motosserra enquanto Glenn tenta confrontá-lo, mas é acertado e derrubado enquanto o docente foge. Quinn aproveita e pega um bastão eletrificado se desfazendo do xerife.

Quinn é perseguida por Dunne até uma sala cheia de fantasias de Frendo enquanto Arthur tenta tirar de baixo de Cole o carro que evita seu enforcamento.

O xerife arromba a sala de fantasias e é pega de surpresa por Quinn que está usando uma das fantasias e esta enfia o bastão na boca de Dunne descarregando toda a voltagem nele o matando na hora.

Cole por sua vez confronta o pai revelando saber que foi ele quem verdadeiramente incendiou a fábrica para usar o dinheiro do seguro para poder pagar uma dívida que o ameaçava de falência na época.

Arthur percebe que há alguém invadindo o depósito e é executado com um tiro dando por Rust que está vivo, liberta Cole e o beija revelando que ambos estavam inseguros de sua sexualidade, mas que agora eles resolveram mandar tudo para o inferno se reconciliando. 

Quinn volta para o depósito e encontra o crush queimando a rosca com Rust e sem tempo para divergências, geral sai do local e vão até a caminhonete que a garota encontrou anteriormente e Glenn a ensina a usar a marcha manual até que Vern reaparece usando uma motosserra.

Incentivada pelo pai, Quinn acelera e mata o professor atropelado e finalmente a turma pega a estrada para longe daquele inferno.

Dias depois, Glenn se lança como candidato á prefeito da cidade enquanto Quinn se prepara para sair da cidade e viver sua vida sozinha ganhando um bastão retrátil de presente para se proteger dos baderneiros.

A jovem se despede de Rust e Cole e os aconselha a ficaram longe de confusão pegando finalmente a estrada. Ela encontra uma caixinha de palhaço de corda dentro do carro e a atira pela estrada fazendo com que o brinquedo se ative sozinho e o palhacinho saia de dentro dando uma gargalhada e entram os créditos finais...

Apesar da crítica favorável e da bilheteria avantajada de mais de dez milhões de dólares comparado ao orçamento de um mísero milhão, que o filme adquiriu desde seu lançamento não tem como eu dar um parecer positivo sobre o que eu desgraçadamente assisti durante as quase uma hora e quarenta, pois só o que eu consegui ver foi um discurso lacrador disfarçado de slasher engana trouxa.

A trama hora joga no time do assassino mortal com motivações obvias, hora tenta fazer o povo acreditar que existe uma narrativa sobrenatural para cima do palhaço do título e no final das contas tudo não passava de uma seita safada com a intenção de purificar a cidade.

O fechamento do arco definitivo da história foi um discurso chato e forçado sobre o abandono das tradições e dos valores conservadores e a aceitação do progresso de uma cidade que não quer se adequar as festinhas jovens e suas putarias e bebedeiras, porém o lado dos jovens é posto na trama como sendo a parte racional e injustiçada e os vilões são caracterizados como burros e irresponsáveis quando nós sabemos que é tudo o contrário.

Do lado violento da história pelo menos temos bons efeitos práticos, pouco CGI e muita referência aos slasher clássicos dos anos 1980 como por exemplo o louco da prisão que aqui faz uma versão anos 2020 do louco Ralph de Sexta-feira 13.

As mortes são bacanas apesar de muito rápidas e a fotografia do milharal á noite dá um ar de Colheita maldita misturado com A noite do espantalho (aka A vingança do espantalho) de 1981, o que valoriza a atmosfera de tensão e incerteza nas cenas de perseguição pela plantação.

O elenco é bem médio e o filme em momentos bem pontuais tenta forçar uma comédia que não convence, então o aconselhável é ter paciência e não esperar muito desta produção que nem fede nem cheira, mas se você não tem cabeça para filmes com viés militante nem perca seu tempo, o meu eu me arrependo amargamente de tê-lo perdido.

 

Trailer: 



sábado, 2 de agosto de 2025

Creepers / Phenomena (1985)

 

Seguindo com os clássicos giallo, vos trago mais uma obra de Dario Argento que marcou assim como várias outras de seu enorme repertório.

Desta vez nós temos um assassino em série que ataca exclusivamente jovens estudantes de um internato de garotas na Suíça e a nossa heroína da vez é uma americana recém chegada que tem como diferencial o dom de se comunicar com insetos.

Com isso, ela se aventura tentando desvendar quem é o assassino do colégio, onde ele está se escondendo e sua motivação...

Tudo começa com uma jovem perdendo o ônibus que a levaria até uma pequena comunidade suíça. Desconsolada, a jovem caminha até encontrar uma casa onde ninguém a responde o que a faz entrar.

Dentro da residência ouve-se ruídos de correntes aparentando prender alguém sobre a parede de um quarto e estas são rompidas pela força bruta do prisioneiro.

A corrente prende a jovem incauta pelo pescoço, mas ela consegue se livrar sendo acertada na mão por uma tesoura na fuga. Mais uma vez ela consegue se livrar e corre tentando se esconder em um túnel que dá acesso a uma cachoeira, mas ela acaba sendo assassinada com um golpe de tesoura e tem sua cabeça arrancada e jogada contra a correnteza.

Passado a intro, conhecemos o professor John McGregor, entomólogo e cadeirante junto ao inspetor Rudolf Geiger e seu parceiro Kurt discutindo o mais recente caso de assassinato de uma jovem recentemente descoberto pelas autoridades.

O professor estuda uma espécie rara de insetos que se canibalizam e resolve ajudar nas investigações dos assassinatos com seu conhecimento.

Paralelamente, conhecemos a recém chegada da América, a jovem Jennifer Corvino que ama e tem uma forte ligação com insetos e ela acaba de ser transferida para um internato de senhoritas na Suíça sendo introduzida por sua tutora Frau Bruckner e passando a dividir o quarto com uma garota chamada Sophie.

Depois de instalada, Jennifer faz amizade com Sophie e confidencia que em sua infância ela fora criada pelo pai depois que sua mãe os abandonou para viver com um amante.

Sophie por sua vez, compartilha rumores sobre um sequestrador e assassino em série de jovens garotas que oculta seus cadáveres.

Mais tarde, uma jovem estudante do internato chamada Gisela Sulzer dá uma escapada para fumar e acaba sendo perseguida por uma pessoa misteriosa enquanto que em paralelo, Jennifer que é sonâmbula caminha pelo telhado do colégio.

Ao parar em frente a uma das janelas, Jennifer se depara com Gisela correndo em sua direção com o rosto ensanguentado até ser empalado da nuca até a boca por um dardo olímpico.

Jennifer acaba pisando sobre uma telha podre, cai e caminha por alguns metros até cair na entrada da rodovia onde quase é atropelada por dois rapazes que tentam abduzi-la, mas ela se joga do veículo e rola um barranco.

Ao se recompor totalmente acordada, Jennifer se vê envolta à joaninhas e minhocas e ainda encontra a chimpanzé de estimação do professor John que a leva até o instituto do mesmo que a examina.

Os dois se apresentam e o professor fala sobre uma jovem estudante de entomologia a quem ele esperava e que nunca chegou ao seu destino e Jennifer deduz que ela foi vítima do serial killer local.

Na manhã seguinte, Jennifer volta para o colégio onde é examinada pelo médico local que testa suas ondas cerebrais que faz com que a jovem tenha um flash de memória do encontro relâmpago que ela teve com Gisela, a aluna assassinada na noite anterior.

Horas depois, Jennifer fala com Sophie sobre o assassino em série e seu temor de ser pega por ele o que a faz pedir á amiga que a acorde caso ela a veja caminhar dormindo.

À noite, enquanto a televisão do colégio sintoniza o noticiário onde fala sobre o assassinato de Gisela, Sophie se encontra com seu namorado para quem fala sobre o hábito de Jennifer de andar enquanto dorme.

Enquanto isso, Jennifer tem um pesadelo com outra jovem sendo perseguida e tenta voltar a consciência depois de andar dormindo por alguns metros. Em paralelo, a jovem perseguida é morta com o mesmo dardo olímpico.

Jennifer deixa o colégio e caminha pelo bosque onde ela encontra uma nuvem de vaga-lumes com quem ela se sente sintonizada e os insetos a levam até uma árvore, onde ao se esgueirar ela encontra uma luva de lã retornando logo depois para dentro do internato.

Ao analisar a luva, Jennifer encontra larvas sobre a mesma e a leva para que o professor John a analise suspeitando pertencer ao assassino.

A jovem conta sobre a influência dos insetos que a levaram até a luva e John fala sobre o dom da telepatia que alguns insetos tem e que podem exercer sobre pessoas dotadas como Jennifer e que este é o segredo de sua ligação e de seu amor aos mesmos.

De volta ao colégio, Jennifer é bolinada pelas colegas por conta de seu fascínio pelos insetos, mas não se deixa abater e reforça seu amor pelos invertebrados que magicamente infestam o exterior do local.

Isso faz com que a jovem desmaie e seja isolada na enfermaria pela diretora que acredita que Jennifer é louca e que tem algo de diabólica nela espalhando sua opinião para uma enfermeira.

Jennifer é vigiada por uma outra enfermeira que cai no sono e ela aproveita para se escafeder se escondendo no instituto do professor John.

John mostra para Jennifer uma das larvas presentes na luva do assassino e a classifica como uma espécie que se alimenta exclusivamente de cadáveres humanos.

O professor sugere á Jennifer que use seu dom da telepatia para fazer com que uma mosca que estava junto à cabeça da primeira vítima do assassino a leva até a casa do mesmo.

Jennifer então toma o ônibus da mesma linha que fez o percurso até chegar na rodovia onde a mosca sinaliza o ponto de desembarque. A jovem então salta e caminha por alguns metros até encontrar a casa com sinais de abandono.

Lá, ela também encontra algumas bonecas escondidas e depois é guiada pela mosca até uma estante onde tem três rolos grandes de papel suspeitos e ela quase cai de um assoalho podre.

Repentinamente, o zelador do local a encontra e a repreende, mas Jennifer foge sem pestanejar.

Enquanto isso, temos o vislumbre de uma mão apodrecida no piso inferior da casa sendo sondada pela mosca.

No mesmo instante, o inspetor Geiger se apresenta ao zelador que diz ter vindo em nome de uma imobiliária para fazer alguns reparos na casa.

À noite, John acorda com sua chimpanzé agitada estourando uma janela para entrar no instituto e ao tentar descer as escadas, o cadeirante percebe que sua esteira não funciona.

Ao se virar, John dá de cara com o assassino controlando a esteira e este o atrai para a morte o empalando com o dardo olímpico.

A chimpanzé segue o assassino em fuga agarrada ao seu carro mas é jogada na pista.

Não muito depois, Jennifer prestes a chegar ao colégio percebe que o inspetor de um hospício está por perto e temendo que ele irá leva-la ela foge e faz uma ligação para sua casa em Los Angeles para um tal Morris Chapiro para pedir dinheiro para voltar para a América temendo ser assassinada.

Depois, ela vai até o banco para chegar a chegada do depósito do dinheiro em sua conta e acaba dormindo no local enquanto espera inutilmente pelo dinheiro que não cai. Ela acaba sendo acordado por sua tutora Frau que diz que o pai da jovem já providenciou um voo de volta para a manhã seguinte.

Enquanto isso, Jennifer ficará na casa de Frau que diz viver com um filho pequeno. Ao chegar na casa da tutora, a jovem percebe que os espelhos estão todos vendados e Frau justifica dizendo que seu filho tem problemas com o reflexo e que por isso também não permite que ninguém o veja além dela.

Jennifer no entanto, acaba subindo e encontra o quarto do menino o acertando acidentalmente com um trenzinho de brinquedo, porém para sua sorte quem ela atingiu na verdade é um boneco em tamanho no real de uma criança.

Frau obriga sua protegida a tomar alguns comprimidos por ordem do pai dela e mesmo suspeitando que tem coisa errada ela vai até o banheiro para tomar o medicamento. Lá, ela encontra larvas da mesma espécie que estavam na luva do assassino e ao realizar que caiu numa armadilha, ela tenta forçar um vômito para expelir o comprimido.

Neste momento, Frau bate à porta incessantemente e ao entrar perde Jennifer por um segundo e esta quase faz um telefonema para pedir ajuda. A tutora a impede no mesmo instante e as duas entram num embate onde Frau é jogada contra o chão mas contra ataca e corta o telefone.

Jennifer vê alguém chegando na frente da casa e tenta gritar por socorro mas Frau a nocauteia.

Quem aparece é Kurt, o parceiro do inspetor Geiger que se revela um velho e íntimo amigo de Frau para quem ela exibe uma cicatriz de corte em seu peito.

Jennifer volta a si e tenta procurar uma saída, mas Frau lacrou todas as janelas por dentro sobrando arrombar a grade de uma das portas. Depois, ela usa uma bengala para alcançar o fio do único telefone que funciona e que está do outro lado, porém um piso podre se rompe e o aparelho cai no piso inferior.

Em paralelo, Morris desembarca na Suíça.

Jennifer consegue chegar no porão adjacente ao piso onde está o telefone e que dá no fosso apertado onde ela alcança o aparelho e inicia uma chamada para o inspetor Geiger que é interrompida. No mesmo instante, ela encontra Kurt acorrentado na parede e espancado.

Kurt consegue se livrar das correntes e agarra Jennifer fazendo-a cair numa vala cheia de água podre de fluído cadavérico onde há vários corpos em decomposição boiando.

Frau aparece gargalhando e Kurt a esgana enquanto Jennifer aproveita para fugir da vala.

Enquanto Geiger segue para a casa de Frau, Jennifer volta para o piso principal da residência e encontra o filho de Frau (creditado como Patua) que é terrivelmente deformado e tem o rosto coberto de larvas.

A jovem corre em pânico até o cais onde encontra um barco à motor por onde tenta escapar, mas Patua a alcança e a ataca fazendo-a furar acidentalmente o galão de gasolina. Jennifer grita atraindo uma nuvem de abelhas que cobrem todo o deformado fazendo-o cair na água.

Jennifer tenta dar partida no barco mas o motor pega fogo fazendo a jovem pular na água evitando uma explosão. Lá, ela é pega por Patua mas ela se solta e nada para longe voltando à margem onde encontra Morris que é decapitado por Frau que revela ser a serial killer de senhoritas.

A chimpanzé do professor John aparece de surpresa e mata Frau com golpes de navalha.

Depois de toda a confusão, Jennifer abraça a pequena símia e a acaricia ganhando um beijo de consolo...

Definitivamente, uma das obras mais emblemáticas de Dario Argento dos anos 1980 com uma trama criativa, cheia de mistério, os típicos efeitos práticos extremos de um bom giallo que são de encher os olhos, além da trilha sonora maravilhosa composta pela banda Goblin, a mesma que compôs a trilha de Beyond the darkness (aka Buio ômega).

Apesar do filme ser italiano ele contou com grandes nomes de Hollywood como Donald Pleasance, o eterno doutor Sam Loomis da saga Halloween aqui interpretando o culto professor John e Jennifer Connelly no papel da protagonista.

Também tivemos Daria Nicolodi, mulher de Argento na época no papel da vilã Frau além de uma ponta de Fiore Argento, filha de Dario com sua ex-esposa Marisa Casale, e também a participação do diretor Michele Soave (de Deliria, Catedral e uma participação em Demons: os filhos das trevas) no papel de Kurt.

O filme é um pacote completo para quem curte as obras de Argento em seu esplendor total. Apesar de passar das duas horas de duração a trama não é nada maçante e nos brinda com mortes extremas e efeitos práticos nojentos de tão realistas.

No mais, a obra continua muito boa apesar de levemente datada e apresenta uma protagonista carismática e fofa que faz valer a pena torcer a favor do início ao fim. Vai por mim, você vai gostar dela também. 

 

Trailer: 


 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

O Padrasto / The Stepfather (2009)

 

Depois da finalização da trilogia clássica de o Padrasto no início dos anos 1990, um total de zero pessoas acreditava haver uma mínima possibilidade do serial killer de famílias voltar a aterrorizar afinal, quem viu a parte final sabe que o protagonista não teria como seguir em uma continuação.

Então aproveitando a onda crescente de remakes e reboots de filmes de terror, foi a deixa perfeita para trazer o padrasto assassino de volta em um novo filme ignorando totalmente qualquer continuação sem comprometer as narrativas anteriores e sem precisar recontar o primeiro filme em uma readaptação.

Neste novo filme que pode ser considerado um reboot, um universo alternativo, temos o assassino de famílias fugindo depois de eliminar mulher e enteados na época de natal e assumindo uma nova identidade para conseguir uma próxima vítima que acaba sendo uma divorciada com um filho mais velho problemático e desconfiado.

Com o tempo, as suspeitas sobre o padrasto afável que só quer uma família perfeita vão crescendo e sua paciência se esgotando o que significa dar fim na atual família para seguir em sua busca incessante.

Tudo começa com o notório padrasto assassino fazendo a barba e trocando de lentes de contato para assumir uma nova identidade assim que deixar seu atual lar.

Logo depois, ele liga o rádio e toma um café com torrada calmamente enquanto passeia pela casa se deleitando com os corpos sem vida de sua mais recente esposa e enteados ao lado de uma vistosa árvore de natal.

Por fim, ele vai embora e a cena corta para horas depois quando as autoridades de Salt Lake City investiga os assassinatos e focam suas suspeitas no padrasto foragido que há essas horas já chegou à Portland no Oregon.

Agora sob a alcunha de David Harris, o psicopata escolhe sua nova vítima, a divorciada Harding que tem três filhos que mais a frente serão apresentados. Mordendo a isca, Susan toma a iniciativa aos galanteios de David e não dá nem seis meses e o agora casal já está de casamento marcado.

Um certo dia, Michael, o filho mais velho de Susan volta para casa depois de um bom tempo internado num academia militar sendo recebido com festa e o rapaz conhece finalmente seu novo padrasto.

No meio da festa, Jackie, ex-cunhada de Susan descola um emprego de corretor de imóveis para David que finge gostar da proposta e no instante seguinte, chama Michael para ter uma conversa em seu porão impenetrável.

David tenta criar laços com seu enteado rebelde mas ele é evasivo por conta das marcas deixadas pelo divórcio.

Com o cair da noite, a festa se acaba e Susan tenta se explicar sobre sua relação repentina com David para Michael mas o rapaz é evasivo e pouco receptivo à novidade.

Na manhã seguinte, Michael treina natação enquanto David começa seu novo emprego além de conseguir uma vaga para o enteado mais velho voltar à sua antiga escola depois do tempo que ele foi expulso por andar com más companhias.

Em um certo momento, Sean, o filho caçula de Susan está jogando vídeo game com o som da tevê muito alto e como ele ignora os pedidos da mãe para abaixar, David vai até ele e chama a atenção do menino com tanta rigidez que o deixa paralisado de medo. 

Mais tarde, durante o jantar em família, Kelly Portter a namorada de Michael menciona um caso criminal recente de um padrasto que é suspeito de ter assassinado a família toda e isso chama a atenção de David que se faz de incomodado com a morbidez do tema, mas nós sabemos que o que ele quer é evitar que seu passado sujo seja exposto.

Neste exato momento, chega Jay, ex-marido de Susan para pegar Sean e sua filha do meio Beth para saírem juntos.

Na manhã seguinte, Susan recebe uma breve visita de sua vizinha de idade, a senhora Cutter que vive com dezena de gatos, dizendo ter visto um retrato falado de um assassino no noticiário que segundo ela se parece muito com David.

Mais tarde, David convida Michael para comer fora com a desculpa de pedi-lo como padrinho de seu casamento. No meio da conversa, ao falar sobre sua suposta família que morreu tragicamente, David acaba entrando em contradição com o nome de sua suposta filha confundindo Michael.

De volta a casa, David vê pela internet seu retrato falado no site de procurados com seu antigo nome falso divulgado: Grady Edwards.

Pouco depois, a senhora Cutter é surpreendida por David que a ataca e a joga pelas escadas do porão. Na sequencia, ele asfixia a velha até mata-la sem que ela possa resistir.

Em outro momento, Michael conversa com Kelly sobre o pedido de David feito à ele e eles acabam iniciando as preliminares, mas são interrompidos pelo padrasto que acaba com a festa.

Durante o almoço, Jay aparece ameaçando David por ter estrangulado Sean durante o episódio do som alto e sai de lá possesso impedido por Michael de cometer uma desgraça.

Pai e filho tem uma conversa acalorada sobre abandono que termina com um abraço e os rapazes fazendo as pazes enquanto David os observa coberto de inveja.

Horas depois de um longo sono, Michael acorda com um SMS de Jay e sai para caminhar ouvindo David falar sozinho de forma psicótica.

Na manhã seguinte, David começa a se sentir sobrecarregado com o trabalho e resolve que irá se demitir e voltar a trabalhar viajando como supostamente fazia antes.

Mais tarde, Jay aparece para se desculpar com David sobre o ocorrido no dia anterior e para se despedir por que ele voltará para sua cidade. Jay coloca David contra a parede ao revelar que investigou sobre ele e seu passado acadêmico. Ele diz que David mentiu sobre sua formação pois de todos os David Harris que ele investigou nenhum bate com o perfil descrito pelo padrasto, o que se supõe que seu nome é falso assim como todo o resto.

David sem perda de tempo, o golpeia na cabeça com um vaso de cristal o nocauteando e o esconde na garagem com suas malas. Depois, ele o amarra, o amordaça e o asfixia com um saco.

Em paralelo, Michael liga para o celular de Jay e quase descobre o crime ao se aproximar do porão onde o corpo agora jazia.

Enquanto isso, Susan come fora com Jackie que julga a ex-cunhada por não saber nada sobre o passado de David.

Com o tempo passando, Susan estranha que Jay não tenha vindo buscar Michael para viajar com ele como planejado e aproveita para pintar David como a figura paterna mais adequada e perfeita para o filho mais velho.

David usa o celular de Jay para passar uma mensagem se passando pelo morto para dizer à Michael que ele precisou viajar sozinho as pressas e redime o padrasto das suspeitas que ambos tinham.

Na manhã seguinte, a morte da senhora Cutter vem á tona e é considerado um triste acidente doméstico.

Em seguida, Jackie liga para David cobrando alguns formulários da imobiliária que ficaram pendentes enquanto ele ainda trabalhava mas ele tira o corpo fora.

Kelly aparece na casa dos Harding e Michael menciona as discrepâncias de tudo que David falou com ele sobre a sua falecida família e ainda fala sobre o relato do carteiro que encontrou a senhora Cutter morta, fora aquela conversa que a namorada disse sobre a família assassinada pelo padrasto e tudo isso só faz crescer as suspeitas que o rapaz tem sobre David.

O casal acaba se beijando na piscina mas são interrompidos por David que aparece dizendo estar de saída para buscar Sean e Beth no dentista.

Michael aproveita para vasculhar as coisas de David que recebe uma ligação de Susan no caminho dizendo que como ela terminou mais cedo o que ela tinha que fazer, ela mesma vai pegar as crianças aproveitando que o dentista é caminho de volta, então ele faz o retorno imediatamente.

Ao chegar em casa, David vê as pegadas molhadas no piso e ao detectar o padrasto, Michael e Kelly se escondem e dão um jeito de fazer o caminho de volta para a piscina longe dos olhares de David e eles chegam lá voltando a simular que estão se divertindo para que o padrasto não suspeite de nada.

Mais tarde, depois do almoço, David tem uma conversa com Michael dizendo que as coisas irão mudar entre ele e a família a não ser que o rapaz queira voltar para a escola militar.

À noite, Michael pesquisa na internet o site dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos e encontra o retrato falado de Grady Edwards / David e o rapaz mostra para Kelly tentando convence-la de que aquele é David, mas ela diverge achando que o namorado está obcecado.

O casal acaba criando uma certa distância e antes de ir embora, Kelly vai até a cozinha sendo flagrada por David que a interroga sobre o comportamento de Michael.

Em outro momento, David passa uma mensagem falsa para Michael pelo celular de Jay e ao mesmo tempo recebe uma mensagem de Jackie que diz suspeitar do noivo de Susan. Michael liga de volta para o celular do pai e ouve o toque vindo do porão. 

Encucado, Michael pede as chaves do porão para David que o enrola com uma história fiada de que perdeu as mesmas.

Mais tarde, Susan leva as crianças para passear enquanto David fica á sós com Michael e aproveita para o ameaçar com uma indireta.

Michael descobre que David mexeu em seu celular e deletou a única foto que ele tinha de "Grady Edwards".

Enquanto isso, Jackie se prepara para ir até a casa de Susan para falar sobra a mensagem não respondida de Jay e seu sumiço e ainda manda um e-mail para a ex-cunhada falando sobre algumas discrepâncias no antigo trabalho de David na imobiliária, mas é o próprio quem recebe a mensagem a apagando prontamente.

Não muito depois, Jackie vai até o quintal de sua casa no meio de um princípio de um toró para pegar uma sombrinha que caiu na piscina e ao tentar pega-la, é atacada por David que aparece de surpresa a afogando.

Susan volta para casa minutos depois e cruza com David que justifica estar molhado por estar correndo para arejar a cabeça. Depois, ele dá um comprimido para a mulher dormir.

Enquanto isso, Michael volta de um encontro com Kelly e resolve investigar os armários secretos de David no porão invadindo o local através de uma janela. Michael arromba um dos armários enquanto Kelly vigia do carro até perceber que a bateria de seu celular está fraca e no desespero ela procura por um carregador.

Michael acaba encontrando o celular de Jay e desconfia que ele esteja no freezer. O rapaz procura sem perda de tempo e seu celular acaba caindo e se desmonta enquanto vibrava ao receber uma chamada de Kelly para avisar que David está se aproximando do porão.

No mesmo instante, Michael encontra o corpo do pai ensacado e congelado caindo para trás com o impacto enquanto que paralelamente, Kelly é surpreendida por David que a nocauteia e a arrasta para dentro de casa.

Susan acaba acordando e David surta tendo uma crise de identidade mandando o icônico "quem sou eu agora?". O assassino tira a máscara e saca uma faca e corre atrás de Susan enquanto Michael foge do porão e encontra e reanima Kelly.

Enquanto isso, Susan se tranca no banheiro mas David arromba a porta na bicuda e tenta atacar a mulher que revida com um pedaço de vidro do espelho fazendo o assassino cair na banheira.

Michael e Kelly encontram Susan e o rapaz dá cobertura para que elas fujam enquanto ele segura David iniciando uma luta corpo a corpo que é interrompida quando o rapaz se distancia para abrir a escada do sótão.

David corta a corda de acesso à escada dobrável encurralando Michael enquanto Susan e Kelly aparecem lutando contra o assassino até que o jovem acaba ficando pendurado entre as tábuas podres do chão do sótão. Kelly ameaça David com uma serra circular mas o chão acaba cedendo e tanto ela quanto Susan despencam caindo no piso principal.

Michael aproveita e parte para cima de David caindo sobre ele para fora no telhado. O rapaz empurra David que se pendura e empurra Michael fazendo com que os dois caiam de costas para o chão da varanda desmaiados no meio da chuva.

No meio da confusão, Michael é levado semi inconsciente para o hospital e acorda meses depois de um coma perguntando por David que sumiu antes da polícia chegar.

Enquanto isso, longe de Portland, David agora assumindo a identidade de Chris Heinz investe numa jovem viúva com dois filhos pequenos...

E esta foi a última vez que vimos de fato o padrasto assassino tentando encontrar a família perfeita. Claramente o final aberto foi pensado para uma possível sequência, porém o filme acabou não fazendo o sucesso esperado apesar de ser derivado de uma trilogia clássica.

O filme segue (pelo menos para mim) fielmente a essência dos filmes oitentistas sem precisar ser um remake propriamente dito, o que dá uma sobrevida e o fator da imprevisibilidade à trama, então é ponto para o filme.

A violência está num nível bem médio e muito provavelmente teve que ser suavizado do que eu acredito que originalmente seria para se adequar a um público mais jovem coisa que sempre foi feito nestes filmes menos maduros, o que é uma pena, pois muito se esperava para ver um padrasto assassino mais visceral.

No mais, o filme é uma boa distração e serviu para matar a saudade que a trilogia original deixou desde que ficou na geladeira com seu fechamento abrupto.

 

Trailer: