Improvável é a palavra que define a possibilidade de uma sequencia de um filme de terror que é o puro suco do trash dos anos 1980 e que é nada mais que uma alegoria cômica do que uma tentativa de um terror com ficção científica.
Depois do súbito êxito do filme de 1991, levou apenas três anos para chegar uma continuação, mas este não herda quase nada do original e parte de um momento qualquer onde uma caçadora de bebês superdotados se dedica a exterminar as crias que ainda restaram do projeto do cientista louco do filme anterior.
Nisso, temos uma jovem mãe fugitiva com seu bebê inicialmente misterioso que se instala em uma vizinhança completamente normal tentando viver uma vida tranquila.
Quando o caminho de mãe e caçadora se cruzam começa uma luta pela liberdade e pelo fim da dominação mundial pelas mãos dos bebês deformados.
Tudo começa em um playground de um parquinho, onde a estranha Linda Holt procura por uma criança chamada Robby Brown. Ao encontra-la, Linda desfere dois disparos de um revólver e entra a tela de título do filme.
Depois da introdução conhecemos Catherine Moore que acaba de se mudar com seu bebê de nome Joey para uma vizinhança pacata onde conhece seus vizinhos Artie e Marjorie Phillips que são verdadeiros curiosos da vida alheia da recém chegada.
Enquanto isso, a polícia toma conhecimento da assassina de crianças misteriosa ao investigar o histórico da vítima mais recente, o tal Robby Brown que era super dotado, porém encrenqueiro já tendo sido expulso de cinco escolas.
Horas mais tarde, Catherine recebe uma visita dos Phillips que já chegam abrindo suas vidas como se fosse um livro até que Artie fere seu dedo com um brinquedo estranho de bebê.
Instantes depois, Catherine conhece seu outro vizinho John Edson enquanto passeia com Joey que causa uma má impressão em uma transeunte aleatória que passa na rua.
Na cena seguinte, Catherine conhece Sally Anne, filha adolescente dos Phillips com quem divide um cigarro fazendo amizade rapidamente.
Enquanto Sally toma conta de Joey, Linda Holt vai até o berçário de uma maternidade para analisar os bebês. Sem a menor cerimônia, ela atira em um dos bebês fazendo com que uma enfermeira acione a segurança dando início a uma troca de tiros que termina com a fuga de Linda que é acertada na perna.
A polícia chega horas depois fazendo uma coleta minuciosa de evidências no local do crime.
Em paralelo, Sally Anne conta para a mãe que não pode ter acesso direto ao bebê Joey e que tomava conta dele do lado de fora do quarto da criança uma vez que a porta permanece trancada.
Enquanto isso, Catherine toma conhecimento pela televisão do ataque da assassina de crianças e ao ir até o quarto de Joey não o encontra até chegar na sala que está completamente revirada.
Do outro lado, Linda rouba um carro para seguir em busca do próximo alvo.
Tendo encontrado Joey, Catherine tenta dar-lhe a mamadeira mas o menino chora provocando a ira da mãe.
Neste momento, o roubo do carro chega aos ouvidos do detetive Briggs enquanto Linda se dirige à procura de Joey que é a próxima criança de uma lista que ela segue.
Catherine dá carne para Joey que finalmente nos é revelado como sendo um bebê mutante deformado até que dois assistentes sociais atendendo à uma denúncia de maus tratos deixando Catherine de sobreaviso saindo ao mesmo tempo que chega John com um jornal onde está estampado uma foto de Linda.
Não muito depois, Catherine vai até uma agência de locação de trailers enquanto Linda localiza o carro da mãe de Joey que foge assim que é vista pela serial killer.
Inicia-se uma perseguição enquanto Sally Anne se pega com seu namorado Rick enquanto toma conta de Joey e só para quando ouve o choro do bebê. Sally Anne vai até o quarto de Joey com Rick e o vê pela primeira vez levando a anomalia facial do pequeno com naturalidade.
Repentinamente, Joey ataca Sally Anne a matando enquanto Rick fica paralisado sendo atacado logo depois fora de tela.
Linda chega primeiro que Catherine em sua casa e a invade encontrando o casal de adolescentes brutalmente mortos.
Catherine chega logo depois e Linda ao encontra-la tenta faze-la realizar que Joey é um monstro e que ela só está sendo usada por ele.
Ao anoitecer, a polícia e a ambulância aparecem levando os corpos dos jovens enquanto Catherine é interrogada pelos representantes de Briggs e revela à eles que Joey é um bebê de proveta criado pelo doutor Meyerling (o cientista do primeiro filme) e pede que seu filho seja encontrado.
Catherine é confortada por John que cuida dela indo buscar água e no caminho sente uma presença o vigiando, mas logo volta para a vizinha para se despedir e se colocar à sua inteira disposição.
Na manhã seguinte enquanto limpa a bagunça, Catherine percebe que Joey voltou para casa e o coloca para dormir.
Enquanto isso, Linda passa o dia se escondendo da polícia no lixo.
Ao amanhecer do dia seguinte, os representantes do juizado encontram Catherine completamente dopada de remédios para dormir dentro de seu carro e invadem a casa. A dupla descobre que Joey está sendo alimentado com carne além de sentirem um forte odor pela casa e ao procurar pelo bebê em seu quarto não o encontram.
A dupla ouve um ruído vindo do piso inferior e correm até o hall encontrando Joey dentro do armário de casacos junto à escadaria.
Um deles é atacado brutalmente enquanto o outro tenta em vão retirar o bebê de cima do amigo.
Linda encontra Catherine e a acorda ao mesmo tempo que chega John tentando calar a agente do juizado que está em pânico e assim que ela consegue dizer que viu o bebê, o gentil vizinho estranhamente lhe quebra o pescoço.
Do lado de fora, Linda conduz Catherine para dentro de sua casa onde elas encontram o corpo da agente e a serial que na verdade é uma caçadora, diz à Catherine que seu bebê só precisa dela por conta de seu leite e que ele tem que ser detido o quanto antes.
Nisso, chegam Briggs e sua parceira para tomar um novo depoimento de Catherine, porém eles acabam sendo enrolados até irem embora.
Linda revela para Catherine ter tido uma bebê de proveta chamada Grace que assim como Joey destruiu sua vida e por isso ela se dedica a caçar e eliminar as crianças criadas pelo doutor Meyerling.
Catherine é obrigada a chamar pelo filho e ao chegar no quarto do mesmo, Linda vê John com Joey no colo e ele a baleia fazendo-a cair do corrimão e despencar até cair no chão do piso inferior.
John revela ter agido pelas costas da vizinha para protege-la e dá de mamar para Joey enquanto faz outra revelação ainda maior: ele era assistente de Meyerling e acreditando na doutrina do chefe seu plano é salvar os bebês para que usem seus super dotes para dominar o mundo.
Sem pestanejar, John baleia o braço de Catherine que cai das escadas, mas consegue se recompor pegando o revólver de Linda. Os dois trocam tiros pela casa. Catherine se esconde e prepara uma emboscada para John o alvejando até ele cair.
Logo depois, Catherine percebe que Joey sumiu e o procura o encontrando no quarto dela onde ele se tranca, mas abre a porta convencido pela mãe. Ela o procura debaixo da cama e é surpreendida quando ele voa para cima dela a estapeando e depois corre para fora do cômodo.
Catherine procura por Joey no quarto dele onde ele volta a ataca-la desta vez com uma mordida na perna e corre para se esconder novamente. Logo depois, Catherine procura pelo bebê no sótão e ao encontra-lo, ele fala "mamãe" pela primeira vez enquanto ela se aproxima dele, mas o piso acaba cedendo e ela cai no forro do piso sobressalente ao mesmo tempo que Joey se joga sobre ela iniciando um embate.
Os dois rolam as escadas e Catherine o joga contra a parede sendo perseguida até a cozinha onde ela abre o gás, liga o micro-ondas e ativa um tubo de inseticida. Joey a ataca com mordidas e ela se desfaz dele, se arma com uma faca e o ataca.
Joey usa seu poder mental para controlar Catherine e faze-la se perfurar com a faca, mas o timer do micro-ondas dispara e ela se joga pela janela escapando por um triz da explosão iminente.
Em questão de horas, a polícia e o resgate chegam tirando Catherine ferida dos escombros. Briggs tem a penosa missão de dizer à Catherine que seu filho Joey morreu na explosão e satisfeita, ela também morre levando consigo o segredo de Meyerling e seus bebês malditos...
O filme se sai ligeiramente bem como uma produção isolada e não é nem necessário ter visto o primeiro filme para um entendimento. O único elemento que une os dois capítulos é o cientista que criou os bebês malditos e que na sequência é apenas mencionado para deixar clareado que tudo ocorre dentro do mesmo universo e que ao meu entendimento, a sequencia se passa depois do primeiro filme já que fica subentendido que o mentor dos bebês já estava morto e que por isso deixou um assistente para vingá-lo.
A trama é bem genérica e linear mas também é atraente, não desgosto do filme, muito pelo contrário eu achei até que mediano para cima.
O bebê é o prato principal, muito bem construído, asqueroso e muito bem articulado pelos bonequeiros tornando seus movimentos aceitáveis apesar de levemente travados, não tem como comparar com um Chucky da vida, orçamento para tal seria inimaginável para uma produção B.
Como um trash o filme é notável apesar de não ser sanguinolento, mas por outro lado tem tiroteio para todo lado e mortes o suficiente, apesar de quase nenhuma delas ter sido ocasionada diretamente pelo bebê em questão e é compreensível.
No mais, o filme ainda é assistível, divertido e mostra mais do bebê do que no primeiro, o que é um baita ponto a favor, mas poderia ter tido mais cenas de mortes ocasionadas diretamente pelo pequeno monstrinho.
Trailer: