sábado, 6 de dezembro de 2025

O Maníaco / Maniac (1980)

 

Os primórdios do cinema de slasher esconde um bocado de clássicos esquecidos com o tempo e revisitando a galeria eu redescobri um filme do início da década de 1980, época de ouro do subgênero, uma obra deveras polêmica por conta de sua violência exagerada proveniente de seus ótimos efeitos práticos.

O maníaco é uma obra bem simples porém direta que nos leva ao ponto de vista de um maníaco que persegue jovens indefesas que em algumas ocasiões estão perto de fazer o coito para mata-las, porém diferente do clichê de sempre o protagonista arranca o escalpo das vítimas e as prega na cabeças de manequins que ele tem espalhado pelo seu quarto.

Nada mais do que isso. Depois de estabelecida a trama, o que se segue é matança seguindo o modus operandi do maníaco que dá título ao filme e sua escolha à dedo das vítimas que na grande maioria se quer tem nomes creditados no final tamanha a sua irrelevância.

Tudo começa na orla de uma praia à noite com um jovem casal aproveitando o momento para um romance sem se darem conta de que alguém os vigia das sombras.

O jovem namorado se distancia para pegar alguns gravetos para uma fogueira e nisso, o stalker misterioso degola a namorada incauta com uma navalha à sangue frio.

Quando retorna, o namorado é esganado com um fio e então o assassino se revela e na manhã seguinte ele acorda aos gritos como se tivesse saído de um pesadelo.

O maníaco em questão se chama Frank Zito e é um homem aparentando ter por volta de uns quarenta anos, vive em apartamento decadente cujo quarto é rodeado de manequins femininos, velas negras acesas e um altar com a foto de uma mulher que provavelmente era a mãe do sujeito.

Além disso, um dos manequins se encontra na cama de Frank com a cabeça ensanguentada.

Depois de se trocar, Frank sai pelas ruas noturnas de Nova York onde um par de prostitutas aguardam seus clientes enquanto discutem sobre suas dificuldades financeiras.

O cliente de uma delas acaba sendo justamente Frank que a leva até um motel de quinta categoria sem interagir muito e ao chegar no quarto onde ficarão por poucas horas, o maníaco pede para a vagabunda fazer poses sensuais de modelo para excitá-lo.

O casal inicia as preliminares, mas Frank broxa antes de começar e tenta uma nova abordagem até por fim consumar o ato até que Frank surta bem no auge e enforca a prostituta até a morte.

Depois do ato, Frank tem ânsia e uma crise de choro. Quando se acalma, começa a arrancar o escalpo da vítima completamente.

Um tempo depois, Frank volta para casa com um novo manequim num saco preto e começa a ter um ataque de esquizofrenia.

Frank veste a manequim e coloca sobre ela escalpo da prostituta ainda com sangue fresco como se fosse uma peruca.

Depois, o maníaco vê pelo jornal uma manchete sobre os corpos de um casal de jovens encontrados na praia pela polícia recentemente.

Na sequencia, Frank esconde algumas ferramentas dentro de um estojo de violino e sai novamente de casa.

Em poucos minutos, Frank chega até uma esquina junto à uma boate onde se esconde para stalkear um casal de amantes que deixam o estabelecimento para ficar mais a vontade na praia. Frank os segue sem chamar a atenção.

Chegando à praia, os amantes começam a se amassar no banco de trás do carro sem se dar conta que Frank os vigia pela janela do carona. A mulher acaba notando e desesperada pede ao amante para eles irem embora.

Frank surge na janela frontal armado com um rifle e com um disparo explode a cabeça do amante em pedaços fazendo a namorada gritar e tentar se esconder. No entanto, Frank a cerca e a executa.

No dia seguinte, o crime é descoberto pelo noticiário e Frank ouve tudo calmamente tendo outro momento esquizofrênico com uma das manequins.

Longe de lá, numa manhã agradável no parque, duas mães conversam enquanto os filhos de ambas andam de bicicleta ao mesmo tempo que Frank faz uma caminhada.

Caçando sua próxima vítima, Frank encontra uma bolsa pertencente a uma tal de Anna D'Antoni e depois vai até a vitrine de uma loja de roupas femininas onde vislumbra uma manequim.

Horas depois, conhecemos uma dupla de amigas que trabalham como enfermeiras e elas se despedem após o expediente. Uma delas segue seu caminho solitário e a pé até chegar na estação de metrô sem se dar conta que Frank a segue.

Ao detectar o stalker, a enfermeira tenta adentrar em um doa metrôs mas o veículo parte sem abrir as portas.

Frank então, surge pela escadaria fazendo a enfermeira correr desesperada até o banheiro onde se esconde. Depois de esperar por um instante, a enfermeira sai do esconderijo para lavar seu rosto aliviada, mas ao se levantar é surpreendida por Frank que crava uma adaga em seu peito a matando.

Poucas horas depois já em casa, Frank pega o escalpo da nova vítima e a prega na cabeça de uma manequim.

Em outro momento, Frank vai até o estúdio fotográfico onde trabalha a tal Anna D'Antoni para pegar uma foto sua que ela havia tirado no parque pela manhã e os dois acabam conversando sobre formas de preservar uma pessoa para sempre.

Frank convida Anna para jantar fora e o maníaco fala brevemente sobre sua finada mãe.

Instantes depois, Anna cobre o ensaio fotográfico de algumas modelos chamadas Rita e Terri na presença de Frank que presenteia a nova amiga com uma pelúcia.

Depois do ensaio, Rita vai para sua casa onde toma banho até que a campainha toca e é Frank que devolve á ela uma corrente de ouro que anteriormente ele havia surrupiado só para ter um pretexto para se aproximar da jovem.

Com a saída de Frank, Rita volta para o banho relaxando na banheira sem suspeitar que Frank está na casa. Quando sai do banho, Rita é atacada por Frank que a nocauteia e depois a amarra e a amordaça na cama.

Frank alucina falando com a jovem como se fosse a sua mãe a quem ele questiona seu abandono para ficar com outros homens. Repentinamente, Frank perfura o peito da modelo com um canivete e depois de mata-la a escalpela presenteando outra manequim.

Depois, Frank carrega um revólver com diversas balas e testa sua mira enquanto uma caixinha toca música relaxante.

Dias depois, logo pela manhã, Frank liga para Anna a convidando para comer fora e a busca logo depois.

No caminho para um encontro, Frank convida Anna para acompanha-lo até o cemitério para visitar o túmulo de sua mãe que se chamava Carmen e ao chegar na lápide da velha, o maníaco tem uma crise de choro enquanto ataca a amiga e grita "a Rita sabia" fazendo a fotógrafa realizar que a morte da amiga teve a assinatura de Frank.

Inicia-se uma perseguição no meio da noite e Anna se esconde mas ataca Frank ferindo seu braço profundamente.

Frank tem um ataque de esquizofrenia mencionando uma punição que sua mãe aplicou à ele quando era criança o trancando dentro do armário apesar de suas súplicas.

O maníaco se debruça sobre o túmulo da mãe que se ergue como uma morta viva a agarrando pelo pescoço, mas tudo se revela uma alucinação.

Frank volta para casa aos prantos onde vislumbra suas manequins o observando como se elas o julgassem e acaba ouvindo uma risada feminina. As manequins se convertem cada uma na fantasma da vítima cujo escalpo fora pregado em cima da cabeça. As mesmas atacam Frank com suas armas e arrancam-lhes seu braço e sua cabeça por fim.

Na manhã seguinte, a polícia se dirige até o apartamento de Frank e a dupla de policiais encontram o maníaco morto na cama com um ferimento de punhal na barriga. Sem ter mais o que fazer, os policiais abandonam o recinto e nisso, a câmera foca lentamente em Frank que abre os olhos e sobem os créditos.

O maníaco foi filme deveras transgressor para a época em que foi produzida com seus míseros meio milhão de dólares de orçamento e muito disso se deve pelo capricho nos efeitos práticos e na maquiagem que leva a assinatura de Tom Savini, o mestre dos efeitos especiais de obras como Sexta-feira 13 (o original de 1980), Confissões de um necrófilo, Zombie de 1978, o remake noventista o clássico A noite dos mortos-vivos e muito mais.

Aliás, Savini também participou do filme brevemente no papel do amante da boate, aquele que tem sua cabeça explodida com um tiro, uma das cenas mais icônicas da obra.

Outro grande motivo para o filme ter se tornado objeto de cult com o tempo foi sua violência crua e deveras sanguinolenta para a época e a atuação ímpar de Joe Spinell no papel de Frank. Aliás, Spinell foi quem escreveu o roteiro do filme e não poderia ter escolhido ninguém melhor para o papel do protagonista, ele simplesmente manda muito bem com seus trejeitos e seus ataques.

Por conta de seu conteúdo gráfico intenso a obra sofreu altas retaliações na mão da censura, ficou por um bom tempo esquecido mas depois voltou com tudo e hoje com a chegada da era dos torrentes é fácil encontrar o filme completo e até mesmo com a dublagem clássica da época que a obra passou por aqui na tevê aberta, acreditem se quiser.

O filme se sobressai com sua simplicidade, a trama é bem rasa e vai direto ao assunto quando o assunto é matança sem limite. Aliás, diferente dos slasher clássicos que permeavam a década de 1980, O maníaco diferencia pelo fato de que desde sempre a gente sabe quem é o serial killer e não tem grandes reviravoltas ou uma subtrama muito elaborada. A gente sabe o básico do passado e do presente do personagem que brevemente menciona que ganha a vida como pintor de quadros e basta. O resto é carnificina desmedida e muito grito de mulheres incautas.

Só a título de curiosidade, em 2012 o filme recebeu um remake com Elijah Wood no elenco, mas este acabou indo parar no limbo do esquecimento e não seria mencionado aqui se eu não tivesse feito uma boa pesquisa ]á respeito do filme.

No mais, é isso tudo que eu mencionei; o filme é direto, tem ótimos efeitos, uma trilha sonora sóbria e amedrontadora, um protagonista muito bom que infelizmente foi ofuscado com o tempo por outros personagens de grande porte como Jason Voorhees e Michael Meyers.



 Trailer:


 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Chernobyl - Sinta a Radiação / Chernobyl Diaries (2012)

 

Tirado das catacumbas do caótico ano de 2012, um raro e esquecido filme no churrasco me chamou a atenção há alguns anos quando eu o conheci e depois de muito adiar eu finalmente trago uma resenha mais completa possível de uma raspa de tacho do subgênero found footage, apesar deste ter mais elementos e terror de sobrevivência e um pingo de terror de zumbi.

O filme em questão nos leva até as entranhas da cidade fantasma (ou não tão fantasma assim) de Pripyat na Ucrânia onde em 1986 aconteceu o lendário incidente com o reator nuclear da usina de Chernobyl e que aqui, nos dias atuais se torna palco de uma excursão irresponsável de um grupo de jovens de férias.

Ao adentrar aos restos mortais da cidade abandonada, o grupo que até então só queria uma aventura inesquecível antes de partir para a próxima parada, a experiência da exploração se torna uma questão de sobrevivência quando uma série de infortúnios começam a acontecer, como o desaparecimento do guia turístico, os cabos do motor da Van que os personagens fretam são encontrados mastigados depois de uma rápida volta e como se não bastasse, ataques misteriosos deixando feridos e desaparecidos conforme a trama se alonga. 

Tudo começa com dois jovens casais formados pelos irmãos Paul e Chris e suas respectivas namoradas Amanda e Natalie no aeroporto prontos para embarcarem numa viagem ao redor do mundo durante as férias.

A parada mais recente é Kiev, capital da Ucrânia onde o grupo resolve ficar e aproveitar a noite para dar uma volta pela cidade antes de seguir para Moscou na Rússia em breve.

Na manhã seguinte, o grupo toma café e Paul menciona a cidade abandonada de Pripyat de onde décadas atrás o reator nuclear de Chernobyl saiu de controle causando o maior acidente com radiação da história e o rapaz resolve que quer fazer um passeio turístico radical próximo ao reator com a ajuda de um conhecido que é guia chamado Uri.

Com o apoio da maioria, Paul se dirige com os outros até a agência de Uri e lá o grupo conhece o casal Michael e Zoe que se juntará à eles na excursão que começa rapidamente através de uma Van.

Chegando ao controle da fronteira que é protegido por dois soldados, o grupo encontra sua primeira barreira com a proibição do segmento da excursão por conta de uma manutenção que será realizada justamente naquele dia.

Nada disposto a devolver a grana paga antecipadamente pela viagem, Uri sugere pegar um caminho alternativo que não é vigiado, mas por conta disso a excursão terá que ser rápida e cuidadosa pois se der merda eles não vão ter ninguém em um raio de dois quilômetros aproximadamente para pedir ajuda.

Depois de seguir estrada, Uri para junto à um lago contaminado pela radiação onde depois de dar um susto no grupo para descontrair, ele mostra um peixe deformado pela contaminação.

De volta à Van, o grupo finalmente chega na entrada de Pripyat e vislumbram aquilo que um dia foi uma cidade cheia de habitantes felizes e prósperos. O grupo para junto à um parque de diversões onde Uri usa um contador Geiger para medir os índices de radiação do local que são muito altos, o que significa que geral deve manter distância.

O grupo adentra logo em seguida em uma base militar soviética abandonada saindo pelos fundos e seguindo até um condomínio onde na entrada, geral é pego de surpresa pelos restos mortais de um cachorro.

No alto de um dos apartamentos, Uri mostra onde fica o que restou do reator de Chernobyl e alerta que para se poder
caminhar lá é necessário o uso de um traje anti radiação, pois chegar perto da usina sem preparo é o mesmo que pedir para morrer.

Uri pressente que há algo de errado e os jovens ouvem rapidamente um ruído estranho vindo de longe.

Passando pelos corredores que dividem os apartamentos, geral leva o maior susto quando veem um urso pardo passar correndo mas felizmente ninguém se fere eles voltam para o lado de fora.

O grupo volta para a Van para encerrar a excursão, porém ao dar partida o veículo não funciona e se descobre que a fiação do motor foram mastigadas.

Uri tenta pedir ajuda pelo rádio mas não consegue retorno durante o resto do dia até que escurece e fica muito frio.

Geral se divide entre ficar na Van e passar a noite e caminhar vários quilômetros até o controle da fronteira no meio do frio, da escuridão e com um urso a solta para pedir ajuda. A discussão acaba cessando quando se ouve um suposto choro de bebê ao longe.

Uri se arma e sai da Van para ver o que está acontecendo do lado de fora sendo seguido logo depois por Chris que joga no irmão a culpa pela presepada em que o grupo se encontra.

Depois de um instante de silêncio, ouvem-se tiros e os que ficaram na Van entram em pânico. Chris volta correndo com um ferimento na perna e gritando de pânico para entrar no veículo e quando consegue ele revela que Uri foi pego.

Repentinamente, uma matilha de cães furiosos atacam a Van fazendo geral se desesperar e depois vão embora.

A bateria do veículo começa a enfraquecer e o grupo resolve desligar tudo sendo iluminados apenas pela lanterna de um celular.

O grupo toma conta do ferimento de Chris até o amanhecer e Paul encontra no meio das coisas de Uri um walk tal que ele usa para tentar se comunicar com Uri mas não obtém respostas.

Paul, Michael e Amanda deixam a Van para procurar Uri e teorizam se o que atacou Chris foi o urso ou os cachorros.

No meio do caminho, o trio encontra o walk talk de Uri jogado junto à escadaria de uma boate e eles adentram ao local para seguir procurando.

Chegando o fundo do local, o trio encontra o corpo destroçado de Uri e no mesmo instante ouve-se um ruído vindo da entrada.

Geral acaba se separando para se esconder e Amanda tenta se arrastar por um balcão até visualizar um par de pernas o que a faz correr e se encontrar com os rapazes num local seguro.

Chegando à saída dos fundos, Michael tenta arrebentar uma porta de vidro blindada e depois de muito esforço consegue arromba-la e todos voltam para a Van em questão de minutos.

Paul resolve que o grupo precisa voltar para a fronteira andando, mas Chris descarta seguir com os amigos, pois ele teria que ser carregado e isso faria com que geral se cansasse mais rápido. Natalie então, resolve ficar com o namorado enquanto Zoe segue com o namorado dela e os outros.

Depois de um tempo andando, os casais chegam em um pátio repleto de veículos abandonados e aproveitam para procurar por algum que esteja pegando e alguma arma.

Nas ruínas de um ônibus, Paul e Amanda encontram armas quebradas e uma lanterna funcionando.

Michael por sua vez, encontra alguns cabos compatíveis com os da fiação do motor da Van. Os cachorros furiosos voltam a perseguir o grupo que corre até chegarem à uma ponte que corta o lago.

Zoe e Michael acabam caindo na água e algo fere a perna do rapaz mas ele consegue seguir fuga com os demais até o cair da noite.

No caminho de volta, Michael conta sobre uma lenda que diz que Pripyat não está totalmente abandonada.

O grupo finalmente chega onde a Van deveria estar e a encontram logo mais a frente capotada e vazia.

Amanda encontra a câmera de Chris com um vídeo do rapaz pedindo Natalie em casamento, plano este que ele ia seguir quando o grupo chegasse à Moscou, mas sabendo que seu fim se aproxima ele acabou abreviando o pedido. Logo, algo aparece ao fundo no meio do breu e ataca o casal que se desespera e então o vídeo acaba.

Desconsolado, o grupo corre pelo breu até chegarem à um dos apartamentos próximos. Dentro da construção, eles ouvem um barulho forte bem próximo dando início a uma correria até o bosque que dá caminho até onde a Van entrou quando eles chegaram.

Paul acaba se divergindo dos demais querendo voltar para procurar por Chris mas Amanda o convence a seguir o mapa deixado por Uri para encontrarem a fronteira e pedir ajuda.

Repentinamente, o grupo encontra uma menininha parada de costas e na outra extremidade Natalie que está vida, porém ela é abduzida ao mesmo tempo que a criança some.

Geral segue os gritos de Natalie até o reator de Chernobyl e encontram um corpo sem vida içado. Ao longe, o grupo vê algumas pessoas chegando e se aproximando deles dando início a uma fuga.

Chegando até um abrigo o grupo começa a entrar até a porta começar a se fechar e Michael acaba ficando de fora e é abduzido antes de conseguir alcançar Zoe.

Agora reduzido à três, Amanda e os rapazes correm até chegarem à um túnel cheio de equipamentos e aparelhos de hospital. Mais à frente, geral chega a uma câmara onde Paul encontra o anel de noivado de Natalie e são postos para correr por um bando de pessoas deformadas e Zoe acaba sendo pega.

Paul e Amanda seguem sozinhos até um centro de operações militares e seguem até uma área cujo contador Geiger aponta um grau altíssimo de radiação, o que faz o casal ser exposto e começar a sentir coceira pelo rosto devido a uma queimadura.

Dando meia volta, o casal encontra Zoe morta e uma saída, porém são cercados pelos deformados dando início a uma luta corpo a corpo.

Ao conseguirem sair do complexo, o casal acaba sendo rendido por soldados ucranianos que não entendem o pedido de socorro de Paul que é executado com um tiro enquanto Amanda apaga depois de levar um golpe.

Quando volta a si num quarto de hospital, Amanda consegue contato com um médico que fala o seu idioma e aproveita para avisar que seus amigos foram mortos dando rápidos detalhes sobre os deformados. O médico em questão diz que os deformados são pacientes que fugiram do hospital.

Os médicos a conduzem à uma câmara de isolamento para que ela inicie a quarentena, porém a jovem sente que há alguém lá junto com ela e são os deformados que a agarram a fazendo gritar.

No final alternativo, depois de ser resgatada pelos médicos, Amanda acorda em um leito de hospital completamente careca pela radiação e entra em pânico devido a dor...

Apesar da receita astronômica de mais de trinta e sete milhões de dólares adquirida de uma injeção de um único milhão de dólares de orçamento, o filme que foi rodado na Hungria e na Servia virou alvo de severas críticas que apontam a ideia da trama como desumana, insensível e sensacionalista além de deveras desrespeitosa com as vítimas do desastre real.

Com isso, o filme acabou caindo no esquecimento apesar de ter tido sua época áurea quando era material de locação ou quando era encontrado nas barraquinhas de feira. Hoje, o filme é cultuado por quem curte um terror de sobrevivência com um certo viés de filme de zumbis, apesar de que os "monstros" do longa metragem não serem propriamente zumbis.

O clima tenso de isolamento, o frio, a noite e o perigo da contaminação valorizam muito a experiência do filme o transformando numa trama imprevisível e assustadora.

Apesar do filme não apresentar uma violência gráfica grandiosa, uma vez que mal se tem sangue, dá para se tirar algum proveito com os momentos de tensão que são simplesmente frenéticos, o que faz com que a história esteja sempre caminhando fluída e rápida, sem arrastar o enredo.

A sacada final dos médicos serem os verdadeiros vilões do filme é uma boa e ajuda a dividir o espectador entre a proposta dos mesmos estarem isolando os turistas irresponsáveis expostos à radiação e que sabem demais e dos mesmos apenas estarem mantendo Pripyat segura para que ninguém de fora entre e que quem consegue entrar nunca saia, já que não tem como deixar os intrusos irem embora contaminados, seria o início de uma pandemia nuclear.

No mais, o filme é interessante e atmosférico, dá uma boa primeira experiência e na minha humilde opinião, se o orçamento fosse um pouco maior para que se pudesse investir em efeitos práticos, a violência gráfica poderia ter sido mais explícita, teríamos uma dose bacana de gore, apesar do filme bater mais com o terror de sobrevivência junto com pitada generosa de found footage, que cá entre nós já estava saturando na época.

 

Trailer: 


sábado, 29 de novembro de 2025

Zumbi Branco / White Zombie (1932)

 

Voltando à era de ouro do cinema, um nicho que eu tenho deixado de lado há um bom tempo, eu trago um cult esquecido dos anos 1930 que trás a primeira obra a abordar o tema de zumbi abertamente até George Romero popularizar o subgênero quase quarenta anos depois com a sua A noite dos mortos-vivos.

Este filme no entanto trás zumbis mais ao pé da letra, revividos através do vodu e na trama nós conhecemos um feiticeiro maligno que faz uso da arte antiga de ressuscitar os mortos para trazer uma jovem noiva de volta à vida para um milionário que é secretamente apaixonado.

A trama frenética vai trazer com uma riqueza de detalhes como funciona a arte de reviver os mortos e suas consequências além de retratar a ganância desmedida do antagonista, o feiticeiro já mencionado que tem seus próprios propósitos por trás desta história de amor não correspondido.

Tudo começa no Haiti no período da escravidão durante uma cerimônia típica de um funeral no meio da estrada por onde passam de carruagem o casal de noivos Neil Parker e Madeline Short além de seu cocheiro .

Depois de se afastarem do local e de serem comunicados pelo cocheiro sobre o que está acontecendo, o casal cruza com um homem misterioso de cavanhaque duplo e um vistoso par de sobrancelhas que toca Madeline sem dizer uma só palavra.

O cocheiro pasmo, informa aos amos que aquele grupo que celebra o funeral são zumbis, uma prática oriunda do vodu muito comum no país e logo iniciam uma evasão rápida até chegarem à mansão de um homem chamado Charles Beaumont onde são recebidos por um médico chamado Bruner.

A longa viagem de Neil e Madeline tem como finalidade a realização do casamento de ambos e o início de um emprego do jovem graças ao tal Beaumont que além e tudo forneceu sua residência para a cerimônia matrimonial.

Depois de informado pelo mordomo sobre a chegada dos hóspedes, Beaumont recebe o cocheiro de uma pessoa misteriosa que é um zumbi e este o conduz até um engenho onde outros zumbis trabalham arduamente para um homem poderoso chamado Legendre que ironicamente é o mesmo estranho que tocou Madeline na chegada.

Legendre confia à Beaumont uma pequena ampola com um líquido misterioso do qual deverá ser dado à Madeline para que o milionário possa tê-la em seu poder.

Neste momento, é iniciada a cerimônia de casamento de Neil e Madeline e Beaumont que já está em sua residência dá á jovem uma rosa embebecida com o líquido.

Do lado de fora, Legendre aguarda enquanto talha em uma vela uma boneca de vodu e a envolvendo em um lenço que ele tomou de Madeline sem que ela percebesse.

Durante o brinde dos noivos, Madeline vê a face de Legendre dentro da tigela de ponche e se põe em um estado de transe enquanto o malfeitor a desmaia através de sua boneca.

Madeline acaba morrendo e é sepultada sem perda de tempo enquanto Neil se embebeda em uma taberna de quinta.

Nesta mesma noite, próximo ao cemitério, Legendre mostra para Beaumont seus servos zumbis que em vida foram seus maiores inimigos na arte da magia negra e também seu próprio mestre que lhe ensinou tudo o que ele sabe sobre vodu.

O grupo retira o caixão de Madeline de seu sepulcro ao mesmo tempo que Neil vaga bêbado gritando o nome da amada pelo cemitério.

Ao se dar conta do roubo do corpo de Madeline, Neil vai até o doutor Bruner que diz que há a possibilidade da jovem estar viva e que está nas mãos de nativos.

Enquanto isso, Madeline desperta e fica sobre o comando de Legendre tocando piano angelicalmente para Beaumont que não se sente satisfeito com a jovem que secretamente é seu grande amor e que por isso ele recorreu à magia negra, para tê-la.

Beaumont diz à Legendre que falta o néctar da vida à Madeline e ele pede ao feiticeiro que a traga de volta ao seu estado normal, mas ao invés de acatar, Legendre oferece um brinde ao sócio que acaba caindo na armadilha se tornando vítima do líquido de controle zumbi.

Caindo em desgraça, Beaumont roga pela ajuda de seu mordomo Silver, mas o exercito de zumbis o agarram e o atiram às águas pútridas do esgoto do castelo de Legendre.

Na manhã seguinte, Neil e Bruner vão até uma aldeia à procura de um feiticeiro vodu chamado Pierre e o mesmo ao ser encontrado menciona a existência de um homem mau conhecido como "Murder" que é poderoso e pode controlar os mortos.

Um tempo depois, a dupla alcança um monte muito alto onde há um castelo que segundo o feiticeiro é o covil do misterioso Murder que é nada menos que Legendre.

Mesmo com Madeline em transe e Neil começando a perder a sanidade, o casal ainda consegue manter um elo forte que os une e os fazem sentir a proximidade um do outro.

Em paralelo, Beaumont está quase totalmente sob o controle de Legendre sem se quer conseguir falar.

Poucos instantes depois, Neil chega ao covil de Legendre se separando de Bruner e acaba desmaiando ao chegar na porta principal. Ao detectá-lo, Legendre comanda Madeline para que caminhe até Neil para mata-lo com um punhal que ele entregou anteriormente para ela.

A jovem no entanto recua e resiste ao feitiço correndo até o lado de fora do castelo enquanto Neil acorda e a encontra à beira do penhasco.

Legendre segue os dois e invoca seu exercito de mortos-vivos e Neil os alveja com tiros de um revólver sem causar qualquer dano e acaba encurralado na ponta do penhasco.

Bruner aparece de surpresa por trás e desfere uma paulada na cabeça de Legendre o nocauteando e Neil aproveita para se esquivar dos zumbis que caminham até o penhasco se jogando na sequencia.

Neil tenta fazer Madeline reagir enquanto Legendre acorda e tenta repelir os inimigos usando uma bomba de fumaça e ainda invoca Beaumont que em suas últimas forças o joga pelo penhasco para a morte.

Finalmente à salvo, Neil abraça Madeline que recobra a consciência totalmente esboçando um sorriso e reconhecendo o amado...

O filme é um clássico deveras esquecido da era de ouro do cinema trazendo Béla Lugosi, o eterno conde Drácula da Universal para mais um papel de vilão icônico imortalizando seu olhar penetrante e seus trejeitos intimidadores, o cara nasceu para o terror, não adianta.

Lugosi ainda retornou em 1936 na sequência A revolta dos zumbis por motivos mais do que óbvios.

As atuações são canastronas no maior estilo teatral da época cheio de exageros e caras e bocas, então se você não está acostumado com o terror dos anos 1930 até meados de 1950 é melhor dispensar por que muita coisa nesse período tem essa "qualidade" de atuação, bem pouca coisa mesmo se salva.

Agora deixando de lado a parte chata vamos falar sobre os prós como a cenografia e os figurinos que são bacana mesmo para uma época com poucos recursos e os míseros cinquenta mil dólares de orçamento. A produção conseguiu fazer um verdadeiro milagre.

Outra coisa que o filme acerta é na fluidez e no tempo de duração que mal chega à uma hora e dez minutos, fazendo com que a obra seja facilmente degustável além de rapidamente. É isso, não tem muito mais o que dizer, fica a recomendação para quem quiser algo diferente de quase um século atrás.   

 

Trailer: 


 

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

A Hora do Mal / Weapons (2025)

 

Depois de alguns meses de atraso eu finalmente trago minhas primeiras impressões deste que já é considerado o melhor filme do ano de 2025 rivalizando pau a pau com Faça ela voltar e que tem a direção assinada por Zach Cregger de Noites brutais e A acompanhante perfeita.

O filme trás muito mistério acerca de um estranho desaparecimento de um grupo de crianças todas da mesma sala de aula de uma escola do primário no meio de uma madrugada onde todas deixaram suas camas e saíram correndo de suas casas e as acusações acabam caindo nas costas da professora que passa a ser vista como uma ameaça pelos moradores enquanto aguarda julgamento.

A trama vai girando em torno de atos que contam as histórias de personagens que tem algum envolvimento com o crime misterioso e seus caminhos se entrelaçam até o final que promete revelar um esquema macabro relacionado à bruxaria. 

Tudo começa com uma história contada por uma menina não identificada em sua cidade natal há dois anos atrás na escola primária Maybrook onde alunos de uma mesma sala desapareceram no meio da madrugada, mais precisamente às duas horas e dezessete minutos e a principal acusada dos raptos foi a professora dos mesmos, a jovem e afável Justine Gandy.

Todos com exceção do menino Alex que na manhã seguinte foi o único aluno de Justine a comparecer à aula, se levantaram de suas camas na hora mencionada e correram em debandada para uma única direção até não mais serem vistos.

Segundo a narração, devido ao fracasso das investigações que não chegaram a lugar nenhum, o caso foi abafado pelas autoridades.

A história começa a ser explicada a partir do primeiro ato depois do menino Alex ser interrogado pela polícia e uma assembleia no Maybrook é iniciada e os ânimos se exaltam entre os pais e docentes que ouvem um breve discurso de Justine que tenta conter a fúria de geral, mas é inútil e ela acaba precisando ser escoltada depois de ser escorraçada o que só faz seu humor decair e a jovem professora acaba se refugiando nas bebidas indo ao supermercado para compra-las.

Na sequencia, Justine recebe uma ligação anônima a ameaçando e ela deixa o estabelecimento para se refugiar em sua casa para preparar um drink. Depois, ela tranca as portas com receio e dá uma olhada na rua através da janela quando de repente, alguém bate sua porta com força. Ao sair para verificar, Justine encontra seu carro pichado em represália pelo que ela supostamente fez.

Na manhã seguinte, Justine tenta voltar ao trabalho, mas seu diretor, Marcus a afasta de suas obrigações alegando que Alex foi transferido para outra turma como medida cautelar e que ela não pode se aproximar do menino.

Arrasada, Justine volta para o seu carro em prantos e vai até o pátio da delegacia para fazer uma denuncia pelo vandalismo de seu veículo.

Mais tarde, para tentar espairecer, Justine vai até um bar onde encontra Paul, um velho amigo a quem ela desabafa sobre as acusações que estão acabando com sua vida. Os dois acabam passando a noite juntos.

Na manhã seguinte, depois de deixar Paul, Justine encontra Alex pelo caminho e o segue até sua casa cujas janelas estranhamente estão forradas com jornais, com exceção de uma que deixou um a fresta por onde ela observa o interior da sala e vê duas pessoas imóveis sentadas de frente par a televisão que está desligada e isso a faz se assustar esbarrando em uma lata de lixo que cai fazendo o maior barulho, porém a dupla no interior da casa permanece imóvel.

Justine telefona para Marcus para falar sobre o que acabou de ver e leva o maior esporro sendo acusada de importunação e por quebra de acordo, pois ela estava proibida de chegar perto de Alex.

Acabada pela falta de suporte, Justine vai novamente ao supermercado onde encontra Donna Morgan, mulher de Paul que acusa a docente de ter transado com o homem e quase quebra uma garrafa na cabeça da jovem professora se não fosse a intervenção do caixa.

À noite, Justine sonha que está caminhando pelos corredores da Maybrook no meio do breu e ao entrar em sua sala de aula, a jovem observa que seus alunos estão com as cabeças apoiadas sobre as carteiras como se estivessem hipnotizados até que um deles levanta sua cabeça revelando uma face empalidecida, um olhar esbugalhado e um sorriso maquiavélico como se fosse o Coringa.

Acordando assustada, Justine toma um fôlego para digerir o pesadelo até que ao olhar para o alto, percebe uma estranha mulher pendurada no lustre e esta some da mesma forma que apareceu.

Na manhã seguinte, Justine procura por Alex no caminho para a escola, mas ele é evasivo e grosso pedindo que a professora pare de ficar seguindo-o e corre dela.

Não disposta a se dar por vencida, Justine vai até a casa do aluno e bate a porta sem conseguir nenhum retorno. Ela então, passa o resto do dia acampada na frente da residência. No meio da noite, enquanto Justine dorme, uma mulher estranha passa correndo na frente do carro com uma faca na mão e esta consegue se infiltrar no veículo cortando uma mecha de cabelo da professora.

No segundo ato, conhecemos Archer Graff que é pai de uma das crianças desaparecidas. Archer tem dedicado seus dias a analisar as imagens das câmeras de segurança de sua residência referente à noite que seu filho Matthew saiu de sua cama e assim como aos demais, saiu correndo desembestado e nunca mais voltou.

Archer é arquiteto e divide seu tempo em dirigir uma obra semi pronta e depois vai até a delegacia do comandante Ed onde se revolta pela falta de progresso e de provas contra Justine que é impedimento para que ela seja presa.

Mais tarde, Archer volta para casa para continuar analisando as imagens de segurança e se lembra da noite em que ele estava inquieto para dormir e acabou flagrando uma criança correr para fora de sua casa sem destino revelado.

Ao se virar para a frente de sua casa, ele vê uma projeção no telhado com a hora 2:17. Desesperadamente, ele entra de volta em sua residência até o quarto de Matthew e o encontra enroladinho em sua cama completamente mudo. Uma luz ilumina o rosto do menino que se torna uma figura de sorriso maligno como a da criança do pesadelo de Justine e ele se transfigura em uma velha mal maquiada e com madeixas ruivas e óculos de grau.

Na manhã seguinte, Archer analisa o mapa do bairro traçando uma rota que liga todas as casas cujas crianças desapareceram e vai até sua vizinha Erica, mãe de uma criança desaparecida para pedir emprestado as imagens de segurança de suas câmeras da noite do desaparecimento mas a mulher se nega.

Um tempo depois, Archer se encontra com outro vizinho chamado Gary e este sim empresta suas gravações. Os dois analisam juntos e na sequencia, Archer vai até um posto de gasolina onde Justine abastece o carro e a hostiliza.

Do nada, Marcus, o diretor da Maybrook aparece correndo como as crianças desaparecidas e possuído por alguma força sobrenatural agredindo Justine que é protegida por Archer dando tempo da docente se esconder numa lojinha de conveniência enquanto o arquiteto é derrubado pelo demônio Marcus.

Começa então o terceiro ato onde conheceremos melhor Paul que agora sabemos que é um policial e este atende a uma ligação de Donna enquanto termina de colocar a farda.

Dando início ao seu turno, Paul vê Justine de longe no pátio da delegacia durante sua denúncia de vandalismo que o seu veículo sofreu. Depois, ele parte de viatura para as ruas da cidade onde encontra em um beco, um moleque suspeito creditado como James Anthony e o persegue até a periferia onde o apreende.

Ao revistar o bolso de James, Paul acaba furando o dedo numa seringa de heroína e ao descobrir que o moleque é um drogado, ele o desmaia e vai até a viatura para desinfeccionar seu ferimento antes que seja tarde. Depois, Paul acorda James e o libera por falta de provas de um roubo.

De volta a delegacia, Paul leva um esporro de Ed que é seu superior por agredir um menor sem provas de um crime e diz que isso pode lhe custar um processo por agressão e abuso de autoridade pois as imagens da câmera da viatura tem o flagrante completo.

Depois, Paul encontra Justine no bar, os dois vão par a casa da docente, transam e dormem juntos até a manhã seguinte quando o policial volta para casa e leva um esporro de Donna que confirma o adultério sem se quer o marido dizer uma única palavra para se defender das acusações.

De volta ao trabalho, Paul flagra James novamente e o persegue.

O quarto ato se abre no meio de um toró no mato tendo o jovem James acampando para poder se drogar. Depois, ele volta para a zona urbana da cidade onde ele arromba carros enquanto retorna uma ligação para sua casa.

Depois de conseguir juntar alguns objetos de valor fruto do saque, James leva até uma loja de penhores mas não consegue uma única moeda se quer.

De volta à rua, James vai até um beco onde Paul o flagra e o persegue. A cena corta para o momento da liberação e com o fim do dia, James volta a tentar roubar no meio de um toró e escolhe justamente a casa de Alex. O moleque escala uma grade junto a uma parede que dá em um dos quartos do piso superior da residência onde ele pega uma fronha para juntar os frutos do roubo.

Ao chegar à sala, James leva um baita susto ao ver os pais de Alex sentados e imóveis de frente para tevê e percebendo que eles não esboçam qualquer reação, o ladrãozinho vai até a cozinha para roubar o faqueiro da família e depois vai até o porão onde encontra várias crianças inquietas aprisionadas.

Assustado, James corre de volta para o piso principal até que os pais de Alex se levantam mas ele consegue fugir indo até a loja de penhores onde vê um cartaz com as fotos das crianças desaparecidas com uma recompensa em dinheiro oferecida para quem souber alguma informação.

Reconhecendo um por um como as crianças do porão da casa de Alex, James liga anonimamente para a polícia dizendo saber onde as crianças estão e marca um encontro na frente da delegacia por medo de ser reconhecido. Ao chegar no local combinado, James é recebido ironicamente por Paul que o persegue até a floresta.

James vê ao longe uma velhinha ruiva e estranha de óculos acenando para ele e o susto o faz correr para dentro de sua barraca onde ele fecha o zíper da entrada. Em pânico, o moleque se arma com algumas seringas até que alguém puxa o zíper da barraca e sem pensar duas vezes, James ataca descobrindo que o invasor é Paul que se fere no rosto.

Acuado, James diz ter visto as crianças desaparecidas presas no porão de uma casa e Paul dá o beneficio da dúvida o colocando na viatura para que o guie. Ao chegar na frente da casa, Paul deixa James trancado na viatura e assim o ladrãozinho fica até a noite, quando o policial sai correndo de dentro da residência possuído, abre a porta da viatura e arrasta James para dentro da casa pelos pés.

Começa então o quinto ato, agora tendo como personagem principal o diretor Marcus recebendo aquela ligação de Justine relatando ter visto as janelas da casa de Alex completamente forrada de jornal seguido do esporro pela quebra do acordo entre eles, mas para tranquilizar a docente ele diz que irá marcar uma reunião com os pais de Alex.

A reunião ocorre na escola e ele recebe uma velhinha chamada Gladys Lilly que se identifica como tia avó de Alex e ela nada mais é que a velhinha ruiva estranha de óculos que anda assombrando geral durante o filme. A velha diz estar representando a sobrinha e o marido pois os pais de Alex contraíram tuberculose e Marcus limita a reunião à pouquíssimas informações uma vez que ele não pode dizer a tia do menino o que ele pretende conversar com os pais.

Mais tarde, Gladys aflita procura Marcus em sua casa onde ele vive com seu parceiro Terri e diz que o marido de sua sobrinha apresentou uma melhora da tuberculose e poderá se apresentar futuramente para a reunião.

A velha se auto convida para entrar na casa do casal e do nada, ela saca uma espécie de varinha feita com uma raiz e Marcus percebe que o cordão de seu crachá está enrolado sobre o aparato. Marcus questiona Gladys sobre de onde ela tirou seu pertence e a velha repentinamente faz um rasgo em sua mão com a varinha e corta uma mecha do cabelo de Terri a enrolando na varinha. Depois, Gladys retira um sino de seu bolso e o toca colocando Marcus em seu controle.

Marcus possuído derruba Terri no chão, vomita litros de uma gosma preta na cara do parceiro e depois o mata com várias cabeçadas.

Gladys enrola uma mecha do cabelo de Justine em sua varinha, quebra um pedaço da ponta e isso faz com que Marcus corra desembestado até o posto de gasolina bem na cena do final do ato de Archer onde o diretor ataca ele e Justine.

Como Justine conseguiu tempo para fugir, Marcus a persegue depois de inutilizar Archer até a lojinha de conveniência e se choca contra uma geladeira de bebidas. Aproveitando novamente a brecha, a professora volta para o seu carro e se fecha, mas Marcus a alcança e arrebenta o vidro da porta no murro ao mesmo tempo que Justine dá a partida.

Perto dali, Archer volta a si e tenta seguir Justine até flagrar ela conseguindo frear bruscamente jogando Marcus para fora do veículo e ela parte para cima dele estourando sua cabeça. Archer chega logo depois e vê o estrago bem de perto.

Mais tarde, Archer encontra Justine na saída de um hospital após curar seus ferimentos e se itera que ela está bem apesar do susto. Depois, Archer leva a docente até sua casa onde mostra o mapa do bairro com todas as informações das rotas de cada casa de onde as crianças desaparecidas saíram traçando um ponto onde todas se encontraram e dispersaram no meio da madrugada fatídica.

Justine menciona Alex e assim entramos no sexto ato que é todo direcionado ao menino começando alguns dias antes do desaparecimento das crianças quando tudo corria normalmente em mais um dia de aula.

Depois da aula, Alex vai para casa com o pai que menciona que sua tia avó Gladys que é uma membro distante há vários anos da família virá morar um tempo com eles pois ela está muito doente e não tem quem cuide dela.

A velha chega na mesma noite e na manhã seguinte, Alex acorda com uma discussão dos pais sobre a tia Gladys e a possibilidade de interna-la num asilo.

Depois de dar uma bisbilhotada no quarto da tia avó, Alex vai para a escola passando mais um dia normal como os outros que passa voando e estranhamente, o pai do menino não aparece para busca-lo o obrigando a voltar para casa sozinho e a pé.

Ao chegar em casa, Alex encontra os pais juntos e estranhos e finalmente conhece Gladys pessoalmente. Assustado, Alex joga água no rosto do pai para tentar faze-lo reagir e Gladys ordena que ele vá para o seu quarto e fique de castigo até a manhã seguinte.

Quando reencontra-se com o sobrinho, Gladys pede ao menino que não diga a ninguém da escola que seus pais estão estranhos e que ela está morando com sua família. A velha quebra um pedaço de sua varinha e imediatamente os pais de Alex começam a perfurar seus rostos com um garfo e logo, a velha anula o feitiço.

Com tudo calmo, Gladys ameaça Alex de fazer seus pais se matarem se ele não fizer o que ela mandar e o dispensa para que ele vá para a escola.

De volta para casa, Alex encontra Gladys meditando e ela o instrui a alimentar seus pais.

Os dias vão se passando e o menino usa o orçamento dos pais para comprar enlatados, os cozinha sozinho e dá de comer para os mesmos que se encontram em estado catatônico.

Depois, Alex encontra a velha deveras debilitada, sem sua peruca ruiva e Gladys diz que somente o sobrinho poderá faze-la ficar boa e o induz a trazer pertences de seus colegas da escola para ela dizendo que se ela melhorar irá embora para sempre de sua casa.

Alex passa o dia seguinte colhendo as etiquetas de identificação das caixas de materiais de seus colegas até ser abordado por Justine que tenta faze-lo se abrir percebendo que ele mudou da água para o vinho mas o menino se cala.

De volta para sua casa, Alex dá as etiquetas para Gladys no meio da madrugada e a velha as pica dentro de uma bacia com uma substância mágica e exatamente ás 2:17, a velha toca seu sino fazendo com que as crianças entrem em seu controle, se levantem de suas camas e corram desembestadas pelas ruas chegando até sua casa.

Na manhã seguinte, Alex é o único a ir à aula como mencionado no início e Gladys controlando o pai do menino segue o teatro com a polícia que o interroga sobre os desaparecimentos e ao ser perguntada sobre a mãe de Alex, a velha diz que a sobrinha não pode prestar depoimento pois sofreu um AVC recentemente.

Com a ajuda de Alex, Gladys faz um encantamento para induzir as crianças a saírem do porão e se esconderem para que na manhã seguinte, os detetives da policia façam uma busca pela casa.

Longe de suspeitas, Alex segue alimentando os pais no porão e agora também todas as crianças noite e dia.

Um certo dia, ao voltar para casa, Alex encontra Paul na sala de estar hipnotizado e Gladys diz para o menino fazer as malas pois eles terão que ir embora.

À noite, Justine e Archer vão até a casa de Alex e encontram a viatura de Paul estacionada e o policial imóvel dentro da residência. Ao adentrarem à casa, a dupla é atacada por Paul que está possuído e James, o ladrãozinho que também está possuído segue o ataque.

Enquanto Archer soca e inicia um corpo a corpo com Alex, Paul persegue Justine até a cozinha onde ela saca um descascador de legumes que a docente usa para rasgar um pedaço da pele do policial.

Archer joga James contra os móveis e o garoto levanta a todo o momento agressivo enquanto Alex é perseguido por sua mãe possuída até o seu quarto onde ele se tranca no armário.

James é jogado contra a porta do porão que se abre enquanto Justine pega o revólver que Paul deixou cair, o derruba com um tiro e executa James logo em seguida.

Paralelamente, Alex consegue correr até o quarto de Gladys e pega sua varinha.

De dentro do porão, procurando por Matthew, Archer é pego de surpresa por Gladys que aparece no meio do breu.

Alex fura seu dedo com a varinha a banhando com seu sangue tomando-a em seu poder.

Archer sai do porão possuído com Gladys e agarra Justine até que Alex quebra um pedaço da varinha iniciando um contra feitiço que põe as crianças em seu poder e estas correm atrás de Gladys que foge desesperada. 

A velha invade uma casa que é derrubada pelas crianças que estão mais selvagens do que nunca; depois, Gladys invade um quintal de uma casa vizinha dando continuidade a perseguição e ela acaba sendo derrubada por uma menina que a segura dando tempo para as outras crianças a alcançarem e pularem em cima da velha.

Alex é encurralado pela mãe e Justine é imobilizada por Archer, as crianças estraçalham Gladys a fazendo em pedaços até mata-la completamente e assim Archer, os pais do menino e as crianças voltam ao normal.

Archer procura pelo filho o encontrando catatônico como as outras crianças e os pais de Alex que é encontrado por Justine são e salvo.

A pequena narradora anônima do início do filme diz que Alex foi embora com os pais para morar na casa de outra tia e desta vez sim uma tia boa e que o menino seguiu cuidando dos pais até que eles se recuperem completamente.

Quanto as crianças, algumas conseguiram voltar a falar e ficaram completamente bem como esta que lhes contou até o momento o relato mais traumático de sua vida...

Não há como contestar desta vez o título de um dos melhores filmes de terror de 2025, o longa trás uma atmosfera que se enche cada vez mais de mistério conforme os atos vão se passando e consegue unir cada um dos protagonistas até o grande final de uma forma excelente.

O início pode ser um pouco devagar, mas depois de um certo tempo quando a dinâmica da trama é estabelecida e os personagens iniciais são apresentados, a história amarra até o fim e você fica na expectativa de como a coisa vai acabar e o que está acontecendo de fato, por que a aparição de Gladys como vilã, a revelação de que ela é uma bruxa e que está raptando crianças através de um feitiço para se manter viva demora para ser esclarecido.

Aliás, a figura de Gladys já se tornou icônica e se equipara às grande figuras dos filmes de terror mais famosos.

O clima pesado de incerteza, os elementos de suspense e os pequenos jumpscare seguram bem a carga de terror do filme até o famoso "vamos" ver e proporciona cenas memoráveis e deveras violentos como os ataques do Marcus possuído que são sanguinolência pura.

Claro que a direção de Zach Cregger também ajuda muito mostrando sua evolução ente os filmes de sua carreira que são bons mas não chegam nem perto de A hora do mal.

As atuações também estão muito boas a começar com Julia Garner que já tem um currículo de respeito no quesito terror com filmes como O lobisomem, a versão mais recente do monstro icônico da Universal e Apartamento 7A além da série Ozark da Netflix, aqui no papel desafiador de Justine que tem um progresso na trama bem lento mas satisfatório.

No mais, o filme tem toda a estrutura para um filme de sucesso, me agradou quase que totalmente depois de alguns meses aguardando a vez para assistir o filme mais comentado dos últimos meses e a espera valeu a pena, podem ver sem medo, esta recomendação é obrigatória.


Trailer:


 

sábado, 22 de novembro de 2025

A Maldição de Carrie / The Rage: Carrie 2 (1999)

 

O que parecia improvável em meados do final do milênio passado acabou acontecendo cerca de vinte e três anos depois da adaptação cinematográfica de uma das obras mais arrepiantes de Stephen King: Carrie, a estranha, uma sequencia que ninguém pediu, basicamente geral odiou e hoje é mais esquecido que o Chaves na vila quando todo mundo vai para Acapulco.

Numa tentativa pífia de conquistar um novo público e de trazer de volta às telas de uma forma renovada o clássico de Brian de Palma de 1976, uma sequencia adaptada aos dias atuais foi lançada uma continuação de Carrie desta vez focando todo o protagonismo em outra jovem que desde de muito pequena despertara poderes psíquicos muito poderosos.

Mostrando que a adolescência é um problema longe de se erradicar, o filme nos apresenta a um grupo de rapazes que tem um esquema de conquistas visando o maior número de transas com as garotas da escola e acabam incluindo em seu jogo de prazeres, a protagonista sem saber que ela esconde poderes além da compreensão.

O que se segue então é um jogo de conquistas e mentiras enquanto a protagonista tenta controlar suas habilidades e o seu coração apaixonado, antes que um novo e sangrento massacre possa acontecer.

O filme abre com uma mulher pintando uma parede de vermelho cercada de velas e imagens sacras enquanto implora para que alguém fique longe da filha dela, a pequena Rachel Lang.

A mulher é Bárbara que acaba sendo denunciada por vizinhos sendo dada como louca e levada por uma junta de enfermeiros de um sanatório enquanto um assistente social oferta à Rachel sua ajuda e sua realocação em uma instituição de acolhimento até que ela possa ser redirecionada à um lar adotivo seguro.

A menina se recusa e seu ódio e medo despertam seus poderes ocultos que faz com que objetos de sua casa se movam sozinhos fazendo com que ela se tranque no armário para se acalmar consciente de que ela provocou aquilo.

Os anos se passam e agora Rachel é uma adolescente vivendo sob os cuidados de Boyd e sua mulher que vivem uma relação tóxica e distante.

Depois de mais um café da manhã caótico, Rachel vai para a escola onde ela é a garota esquisita e com amigos contados nos dedos e assim como qualquer outra instituição do ensino médio, abriga uma série de adolescentes retardados que só querem saber de sexo e tudo que não presta.

Lisa, uma das poucas amigas de Rachel caminha completamente anestesiada até o terraço de uma das instalações da escola e simplesmente se joga para a morte, o que faz com que os poderes de Rachel voltem a se manifestar fazend0 com que as portas dos armários batam sozinhos.

No refeitório, os jovens Mark Bing e Erik Stark discutem o ocorrido com muito bem humor e revisam um caderninho com anotações de quantas vezes cada um do grupo já transou e com quantas garotas da escola cada qual recebendo uma pontuação medida pela facilidade pela qual cada uma se deixa levar e se elas eram ou não virgens e Lisa era justamente uma dessas coitadas que caíram na conversa de um deles.

Um tempo depois, na diretoria da senhora Sue Smell, Rachel é interrogada pelo xerife Kelton e ela confirma que Erik e a falecida tinha um caso recente antes desta ter se matado além de dizer que a menina tinha perdido a virgindade com ele.

Jesse Ryan, um dos rapazes do grupo de Mark está saindo recentemente com Tracy Campbell, porém diferente dos amigos o rapaz está visivelmente afetado com o que aconteceu com Lisa.

À noite, os poderes de Rachel fazendo com que uma colher se mexa mas a jovem consegue controlar.

Boyd aparece no quarto da filha e diz que Walter, o cachorro de estimação da jovem fugiu fazendo com que ela corra até a varanda em pânico. Ao encontrar o animal, ele é atropelado por uma caminhonete de carga de porcos. Rachel grita por ajuda e seus poderes fazem com que o carro de Jesse que passava por perto simplesmente pare e depois de um breve papo, o rapaz tocado pelo ocorrido resolve ajudar a colega com o cachorro levando-o até o veterinário.

Depois que o cachorro estabiliza e fica na clínica para observação, Jesse convida Rachel para ir até uma lanchonete e lá, os dois começam a se abrir e o rapaz sabendo que Lisa era uma amiga da garota ele se solidariza e a leva de volta para casa.

Na manhã seguinte, Rachel sonha com a morte de Lisa enquanto fala com Sue que compartilha um trauma de adolescência: o massacre ocorrido no colégio de sua cidade natal pelos poderes descontrolados de sua amiga Carrie White do qual ela sobreviveu por muita sorte.

Sue tenta convencer a aluna à se abrir sobre o que verdadeiramente a aflige desconfiando que ela esconde algo e os poderes de Rachel despertam fazendo uma caneca se mexer.

Na saída da diretoria, Rachel culpa Erik pela morte de Lisa dizendo saber o que ele fez e posteriormente, durante um treino de futebol americano, o xerife Kelton interroga o rapaz que não consegue negar seu envolvimento com Lisa e isso lhe custa uma suspensão na próxima partida que será decisivo para o time da cidade, além de uma audiência obrigatória com um promotor de justiça pelo crime de abuso sexual.

Erik se reúne logo depois com Mark e menciona sua suspeita de que Rachel entregou sua cabeça e resolve se vingar por ter ficado de fora do jogo.

À noite em casa, Rachel ouve a porta principal bater e a tensão faz seus poderes baterem as janelas até por fim receber uma ligação indecente de Mark que a ameaça.

Depois, Mark, Erik e um amigo chamado Chuckie Portter voltam a bater à porta de Rachel. Erik tenta invadir por uma janela mas ao levantá-la, Rachel faz com que a mesma se feche com força prendendo os dedos do rapaz que foge com os outros enquanto a garota chama a polícia.

Com tudo calma, Boyd e a mulher chegam e Rachel recebe outra ligação de Mark a ameaçando se continuar expondo os podres de Erik.

Na manhã seguinte, Rachel confronta Jesse sobre sua possível participação no susto da noite anterior mas ele se isenta e a convence a saírem juntos.

Jesse por sua vez confronta Mark que confirma as ameaças à Rachel e os dois tem uma breve briga.

Enquanto isso, Sue faz uma sessão terapêutica com Rachel tentando faze-la confirmar que ela tem poderes psíquicos e a garota acaba se descontrolando ao fazer um vazo se quebrar. Sozinha e pasma, a diretora relembra o massacre de Carrie.

À noite, Rachel sai com Jesse como combinado e os dois acabam tendo um momento afetuoso que culmina com a chegada de uma chuva. Dentro do carro, os jovens trocam algumas palavras e se beijam iniciando as preliminares. Rachel no entanto, se contém e diz que é virgem.

Em paralelo, Sue vai até o sanatório onde está internada Bárbara, mãe biológica de Rachel e ela tenta descobrir quem é o pai da garota. Quando Sue pergunta sobre os poderes de Rachel, Bárbara fica agitada mas acaba revelando que seu ex-marido era Ralph White, pai de Carrie e que ela sempre escondeu os poderes da filha pois já sabia do passado da meia-irmã da menina e temia represálias.

Sue convida Rachel para visitar os escombros de sua antiga escola e revela que aquele foi o palco do maior massacre já ocorrido em sua cidade natal e tudo foi graças os poderes mentais de Carrie, o que faz a aluna se agitar.

Como último recurso, Sue revela para Rachel que ela é irmã por parte de pai de Carrie White e que ela assim como a própria Carrie herdaram os poderes de seu pai, Ralph. Em pânico, Rachel sustenta a verdade que sua mãe contara a vida toda se pondo em estágio de negação.

Durante a audiência com o juiz e o promotor, Erik entrega seus amigos, mas devido ao fato de seu pai ser um advogado muito importante e que está disputando um cargo político naquele mesmo ano, cujas eleições ocorrerão nos próximos meses, sua denuncia é varrida para debaixo do tapete e as acusações dadas como contraproducentes.

Mais tarde, Rachel vai até uma perfumaria agora mais calma e encontra Deborah, uma colega que simpatiza com ela e é inimiga de Tracy Campbell e ela incentiva a jovem a investir em Jesse o pintando como incorruptível.

Em paralelo, Mark se faz de arrependido pelas merdas do passado e empresta para Jesse as chaves da casa de férias de sua família para que o amigo tenha uma noite romântica com Rachel no fim de semana que se avizinha.

Chegado o dia, Jesse apanha Rachel totalmente caprichada no visual. Os jovens vão até a casa de férias de Mark onde começam um lance e depois de um breve recuo eles finalmente transam.

Na manhã seguinte, Rachel volta para casa na ponta dos pés entrando pela janela do quarto, mas Boyd que a esperava a estapeia e a castiga com uma semana sem sair de casa.

Sue volta ao sanatório e pede para Bárbara que confirme à filha que ela é filha de Ralph White e que a autorize a leva-la consigo até uma clínica especializada para que ela seja ajudada enquanto ainda é tempo.

Enquanto ocorre a esperada partida pelo campeonato da escola, Sue dá o seu jeito para tirar Bárbara escondida do sanatório.

Ao saber através da rádio local que transmite o jogo que Jesse foi ferido durante uma jogada, Rachel foge pela janela e chega na partida bem no momento em que o time da escola é sagrado campeão graças ao touch down decisivo de Jesse.

Depois da partida, Rachel é convidada por Deborah e sua amiga Monica para ir até a casa de férias de Mark para festejar a vitória do time enquanto Jesse acaba tendo que pegar uma carona com Tracy ao encontrar seu carro todo vandalizado.

Sue chega ao estádio logo em seguida descobrindo que Rachel foi para a festa.

Enquanto isso, Tracy faz uma incursão em sua casa para trocar de roupa e tudo como desculpa para enrolar Jesse e deixar Rachel desprotegida.

Na festa, geral trata Rachel muito bem e a convidam a beber e dançar. No meio da festividade, o caderninho de transas é exposto e Rachel descobre que Jesse fazia parte do esquema e a fazem acreditar que ela era mais uma trouxa e detentora das maiores notas já que ninguém queria nada com ela.

Os rapazes ridicularizam a memória de Lisa e terminam de humilhar Rachel exibindo no telão uma gravação da primeira vez da garota com Jesse para confundi-la ainda mais.

Rachel perde a noção da realidade devido o despertar de seus poderes e estes causam um terremoto na casa seguido por estilhaços das paredes de vidro que causam a morte de vários jovens fazendo os que sobram correr de pânico.

Completamente inconsciente, Rachel usa seus poderes para mover uma espada de decoração se mover sozinha empalando um dos rapazes contra uma porta e sem perceber também acaba empalando Sue do outro lado assim que esta chega.

Em seguida, Rachel faz vários cd's soltos se mexerem e como shurikens, eles cortam mortalmente uma horda de jovens.

Tudo começa a pegar fogo e alguns jovens ainda em pé são atingidos pelas chamas enquanto Mark, Erik e Deborah que o tempo todo estava mancomunada com os rapazes fogem até um salão de armas para se protegerem.

Os rapazes voltam a correr chegando no salão da piscina onde tenta atirar em Rachel que usa seus poderes para ofuscar os olhos de Deborah além de usar o arpão da garota para perfurar o saco de Erik o matando.

Rachel desarma Mark até que Bárbara chega a fazendo reagir e nisso, o rapaz acerta um tiro na jovem a fazendo cair na piscina. Ela usa seus poderes para fazer a lona cobrir a piscina completamente e faz Mark cair na água saindo logo em seguida enquanto ele morre afogado.

Bárbara abraça Rachel exausta e totalmente consciente, mas acaba enlouquecendo e desconhece a filha dizendo que o diabo está nela a abandonando em prantos e pedindo à Deus para ela morrer.

Jesse aparece fazendo Rachel reagir mas ela usa seus poderes para derrubar uma pilastra sobre Monica que morre. O rapaz convida a amada para fugir com ele, mas Rachel expõe o caderninho das transas dizendo não acreditar nele, porém o amor fala mais alto e ela perdoa o namorado.

No entanto, quando o casal ia se abraçar a escadaria para o andar superior se rompe e cai sobre Rachel que empurra Jesse ficando completamente presa.

Rachel pede para que Jesse vá embora e diz ama-lo sendo coberta pelas chamas. Em seu último ato de amor, a jovem usa o resto de seus poderes para impulsionar Jesse até a lona da piscina para que ele escape de ser eletrocutado.

Um ano depois na universidade, Jesse agora cria Walter, o cachorro de Rachel que se recuperou e do nada, ouve uma janela bater. Ao se sentar sobre uma penteadeira para estudar, Jesse vê o reflexo de Rachel no espelho e ele a beija apaixonadamente até que ela se despedaça como se fosse vidro num momento CGI muito pobre até mesmo para a época.

No final alternativo, neste último momento, Rachel cospe uma cobra de CGI na boca de Jesse que sufoca, se contorce e por fim é jogado contra o espelho.

Esta última cena também carrega o uso de um CGI muito ruim, então por certo a produção acabou optando pelo menos pior, ainda que para mim o corte rejeitado seja mais interessante para um final mais medonho.

Não vou ser completamente negativo, apesar das falhas e do roteiro mal concluído e até mesmo chupinhado do primeiro Carrie, o filme até que tem um desenvolvimento legal e uma protagonista minimamente interessante.

O núcleo escolar está muito bem representado para os padrões da época trazendo todos os estereótipos de adolescentes irritantes e irresponsáveis em um bom filme de terror jovem.

A forçada de barra veio mesmo com a continuidade sanguínea desnecessária de Carrie como se somente seu pai pudesse espalhar os poderes psíquicos adiante. Eu até achei bacana como ligaram a trama ao clássico de 1976 trazendo de volta a veterana Amy Irving no papel de Sue, além das constantes cenas em flashback de Carrie a estranha que nos trazem um rápido vislumbre de Sissy Spacek no papel de sua vida.

Contudo o final da personagem é muito preguiçoso e fez com que o legado de Carrie acabasse sendo enterrado para sempre junto com a última testemunha (lúcida).

O arco final nem precisa falar nada, foi um total copia e cola do original até mesmo referenciando o vestido longo e vermelho que Rachel usa na festa, o que faz este filme ficar parecendo um remake noventista bem antes mesmo da primeira readaptação da obra de Stephen King ganhar as telas da tevê em 2002.

No mais, o filme é bem mediano no quesito história e cenas de terror, mais passando para um drama jovem com alguma pitada de suspense e ficção científica. Já no conteúdo técnico como eu já falei lá em cima, o uso de CGI está deveras primário, muito longe do que já era possível de se produzir na época. Orçamento curto? Talvez.

Trailer:



quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Doutor Sono / Doctor Sleep (2019)

 

Depois de quase três décadas, fomos pegos de surpresa com a adaptação cinematográfica da sequência de um dos maiores clássicos do terror oriundo de uma das mais celebres obras de Stephen King.

O filme se passa em três fases sendo a primeira uma resolução de como Danny Torrance sobreviveu à insanidade de seu pai consumido pelo hotel Overlook, seguindo de um time skip onde Danny agora um homem solitário vive dias amargos sob efeito do álcool tentando superar seus traumas e finalmente oito anos depois quando ele dá uma guinada em sua vida e descobre o dom da iluminação florescendo em uma garotinha que mal chegou à adolescência.

Coma a crescente perseguição aos iluminados por um grupo de caçadores de energia, Danny resolve sair de sua zona de conforto e proteger a nova iluminada juntando forças com ela para sobreviver às investidas do mal e evitar que antigos demônios voltem a atormentar o mundo dos vivos.

Tudo começa em 1980 durante um passeio em família no parque onde conhecemos a pequena Violet Hansel.

Repentinamente, a menina se afasta dos pais que montam acampamento ao ouvir uma mulher de cartola cantarolando perto do lago e esta se apresenta como Rose Cartola, uma mágica de rua que faz um truque para a pequena curiosa enquanto um grupo suspeito a stalkeia e se aproxima sorrateiramente para pegá-la.

Depois da intro, somos levados aos corredores do luxuoso hotel Overlook onde o pequeno Danny Torrance pedala sobre o seu triciclo até parar bem na frente da porta do temido quarto 237 que se abre.

O menino que estava tendo um pesadelo acorda no meio da noite para ir ao banheiro e vê o fantasma da velha com as costas carcomidas na banheira que o faz correr de medo o que o faz se mijar até sua mãe Wendy aparecer para salva-lo.

Wendy tenta descobrir o que assustou Danny mas o menino está no meio de uma crise de pânico completamente estático e com o dedo na boca.

Na manhã seguinte, Danny fala com o fantasma de Dick Hallorann, seu grande amigo da época do Overlook que descobriu seu dom da iluminação e este diz que um dia no futuro o menino vai passar o dom adiante e o lembra que o hotel onde ele passou o maior pesadelo agora jaz em ruínas e por fim o alerta que no mundo há criaturas más que se alimentam da luz dos iluminados para se perpetuarem.

Dick ainda mostra ao menino uma caixa antiga dizendo que o menino fará uma igual com o poder de sua iluminação para aprisionar todos os seus demônios interiores e eles ficarão em seu subconsciente.

Nisso, Wendy aparece preocupada com Danny acreditando que ele tinha desaparecido e descobrimos que a motivação para tanto é que a menina Violet Hansel está num cartaz de desaparecida.

Em casa, Danny resolve se encher de coragem e usa o poder da caixa misteriosa para aprisionar o fantasma da velha do banheiro.

Passam-se vários anos e Danny se tornou um homem alcoólatra vivendo de forma desregrada em Nova Jersey sempre procurando por mulheres, bebida, drogas e muita briga em bares decadentes.

Numa dessas aventuras, Danny acaba acordando na casa de uma de suas amantes que é uma jovem mãe de um bebê de meses que está acordado e com fome enquanto a mãe dorme na maior carraspana. Danny atordoado tenta roubar alguma grana da mulher e deixar a casa na maciota mas o fantasma de Dick o impede de sair de bolsos cheios.

Enquanto isso em um cinema, Rose Cartola e seu cúmplice apelidado de Papai Corvo stalkeiam uma jovem chamada Andi que tem um dom o usando para hipnotizar um acompanhante vários anos mais velha que ela para roubá-lo.

Na saída, Rose e Corvo seguem Andi interessados em seus poderes e sobretudo em sua falta de escrúpulos e frieza.

Enquanto isso em New Hampshire, acompanhamos um show de mágica numa festa infantil cuja pequena aniversariante se revela dotada de um poder que a possibilita prender diversas colheres no teto.

Danny sente de outro estado o nascimento deste poder que é uma iluminação e Rose também o sente e vai até o quarto de seu trailer para despertar Andi que estava dopada. Rose diz para Andi que o conceito básico para manter seus poderes plenos é comer bem e viver muito.

Em questão de horas, Danny desembarca numa cidade próxima de onde ele sentiu o novo poder despertar e vislumbra no parque maquetes de construções civis e de um trem elétrico onde conhece Billy Freeman que o leva até uma pensão para que o recém chegado de aloje.

À noite na praia, Rose leva Andy até seu grupo chamado O último nó liderado pelo ancião Vovô Flick que declama o lema de iniciação da jovem para o movimento.

Rose tira um frasco de metal contendo uma fumaça branca que nada mais é o que sobrou da iluminação da menina Violet Hansen e compartilha do conteúdo com Andi e os outros que absorvem a energia.

Danny acorda no meio da noite se sentindo abraçado por uma fantasma que é a de sua ex-amante e esta mostra o seu bebê na forma de um pequeno zumbi.

Depois do susto, Danny sai para conversar com Billy e na manhã seguinte o amigo o leva até uma reunião do A.A onde conhece o doutor John Dalton para quem dá uma amostra de seu dom ao ajuda-lo a encontrar um relógio perdido.

O médico chama Danny para conversar em particular e o entrevista para uma vaga de emprego em sua clínica.

Horas depois, na praia, Andi acorda ainda confusa mas agora é uma do Último nó.

Danny acaba conseguindo o tal emprego que é o de auxiliar de limpeza do tal hospital onde tem um gato com a fama de prever a morte dos pacientes ao entrar no quarto dos mesmos e é justamente o que acontece. O bichano entra no quarto de um velho no fim de seus minutos e Danny o segue e depois de uma breve conversa com o senhorzinho, este acaba indo embora e vemos uma fumaça branca tal como a energia iluminada saindo do idoso até desaparecer.

Horas depois, Danny vai para casa para descansar e descobre uma mensagem de recepção escrita à giz na parede de seu quarto que é uma lousa e descobrimos que se trata da menina de New Hampshire que através de sua iluminação ela conseguiu estabelecer um elo com Danny se tornando sua nova amiga.

Passam-se oito anos e Danny discursa no A.A sobre o vício que herdou do pai e do qual ele já superou neste tempo.

Horas depois, Danny atende a um idoso no hospital agora na condição de médico para confortar o paciente que recebe a visita do gato vidente até a chegada do momento final de sua vida.

Danny tem se comunicado esse tempo todo através da lousa com a iluminada de New Hampshire que agora sabemos se chamar Abra Stone que se tornou uma adolescente.

Em paralelo, o Último nó tem sondado novas vítimas detentoras de iluminação para suprir não só a si próprios mas também ao Vovô Flick que está deveras debilitado pela fraqueza.

Numa cidade pacata de Idaho, Corvo sonda um menino chamado Bradley Trevor durante um jogo de beisebol.

Depois da partida, Bradley segue a pé e sozinho para casa com a vitória nas mãos até descobrir que está sendo seguido por Andi que o hipnotiza, o rapta e o leva até o Último nó que se banqueteia com a iluminação do menino e seu sofrimento é sentido há quilômetros por Abra enquanto ela dorme.

A menina estabelece uma ligação mental com Bradley sentindo sua dor e ao mesmo tempo, Danny também tem a mesma sensação e acorda vendo a palavra "Murder" talhada na parede com muita força.

Abra se comunica com Danny dizendo ter visto um garoto que joga beisebol sendo assassinado.

Depois da barbárie, Rose e Corvo se livram do corpo de Bradley o enterrando e a mulher diz ter sentido uma energia muito forte de alguém que está há muitos quilômetros se referindo à Abra.

Abra por sua vez, conta para a mãe ter um amigo novo chamado "Dan" se referindo à Danny e na escola, ela lê a mente de outras crianças que a veem como uma estranha.

A menina pesquisa na internet um site de crianças desaparecidas e descobre uma página toda dedicada à Bradley. Quando chega em casa, Abra tem uma visão com o rapto e a morte do menino.

Abra usa seu poder mental para rastrear o Último nó e descobre que eles estão à caminho de uma fábrica de Etanol que está interditada.

A menina se concentra ao máximo e se projeta dentro de um supermercado onde Rose faz compras. Através de Rose, Abra tenta tirar alguma informação do subconsciente da vilã, mas ela é detectada e sugada, porém Abra usa sua força para repelir Rose a empurrando para trás contra um expositor de vidro.

Danny que sentiu o impacto desmaia e é reanimado por Billy que menciona que o amigo balbuciava o nome Tonny enquanto estava apagado.

Enquanto isso na fábrica, Rose e os outros levantam acampamento e Rose conta para Corvo sobre a energia que ela sentiu no supermercado e que era maior do que qualquer outra que ela já havia sentido antes.

Na manhã seguinte, Abra foge da escola e vai até a parte da cidade onde Danny vive o encontrando na praça através de telepatia. A menina se apresenta oficialmente e diz ser portadora da mesma magia que o agora seu tio adotivo Dan, mas ele explica a verdadeira natureza de seu dom.

Abra mostra uma página impressa no site de desaparecidos que retrata Bradley propondo que os dois vão até Idaho para procurar os assassinos mas Danny a proíbe e a instrui a reprimir seus poderes para dificultar o rastreamento e assim evitar que ela se torne uma vítima.

Mais tarde, enquanto cuida do hospital, Danny vê o gato vidente ir até um quarto vazio e lá encontra o fantasma de Dick que o alerta sobre os caçadores de iluminados dizendo que eles sabem onde Abra está e o aconselha à dar para ela o que ela pediu. Dick ainda diz que aquela será a última vez que eles irão se ver desaparecendo.

Neste momento, Rose medita e se projeta astralmente sobre o mundo rastreando a energia de Abra até chegar em sua cidade e por fim dentro do quarto da menina. Rose a encontra em seu subconsciente onde ela dorme junto à várias gavetas contendo memórias. 

Rose no entanto é pega pela projeção de Abra de peruca e sem olhos que prende a mão da vilã em uma das gavetas e depois a expulsa de sua mente a fazendo voltar para o seu corpo natural.

Acordada, Rose se dá conta de que Abra leu sua mente e a menina contata Danny durante o sono e ele resolve seguir o conselho de Dick ouvindo a sobrinha postiça.

Neste momento, o Vovô Flick está morrendo e ele diz estar com medo. Depois de muito sofrimento, o ancião se desintegra e Rose e os outros absorvem toda a sua enorme energia.

Danny procura por Billy e pede para que ele o acompanhe em uma viagem e que ele acredite do que ele tem para dizer.

Na manhã seguinte, Abra contata Danny telepaticamente e vê na mente dele as caixas com os demônios do Overlook aprisionados.

Abra guia Danny e Billy até a fábrica de Etanol onde o Último nó já não está mais e eles aproveitam para cavar a cova onde está enterrado Bradley. Depois de um tempo cavando, os rapazes finalmente encontram os restos do menino e passam mal com o estado do pequeno.

Voltando para a estrada, Danny contata Abra e a aconselha a revelar sua iluminação para seus pais.

Pouco tempo depois, Danny chega à casa de Abra e é espancado pelo pai dela, Dave que acha que ele é algum tipo de predador infantil, mas a menina o faz ter uma visão com a morte de Bradley revelando seu dom.

Com tudo calmo, Danny alerta Dave sobre o Último nó e que eles estão atrás de Abra. A menina por sua vez, se projeta dentro de um dos trailers do grupo maligno onde vê três membros e reporta tudo para Danny ao voltar.  

Danny e Billy voltam para a estrada junto com Abra até os limites de um parque para atrair Rose e os outros que chegam próximo ao local um tempo depois.

Abra é deixada sozinha estrategicamente no parque e finge entrar no transe de Andi, porém aquilo o tempo todo era um truque de projeção pois a menina na verdade nunca saiu de casa.

Danny e Billy de posse de armas de fogo pesadas iniciam um tiroteio contra o Último nó conseguindo matar alguns deles enquanto outros revidam e Rose escondida sente as dores de seus companheiros.

Depois que tudo se acalma, Danny segue Andi até seu trailer e ela usa seus poderes para faze-lo dormir e o desarma mas Billy a acerta por trás enquanto Abra acorda Danny.

Andi usa suas últimas forças para fazer Billy se matar com um tiro e depois se desintegra.

Abra diz para Danny não ter conseguido localizar o Corvo e o mesmo aparece por trás a sedando e a sequestrando.

A menina acorda no carro do malfeitor que insinua que Dave foi morto para compensar as perdas de seu grupo.

Danny chega na casa de Abra no mesmo instante e encontra Dave morto com uma faca cravada no peito. Horas depois, ele vai até sua casa onde tenta contatar Abra e pede ajuda para Tonny ambos sem sucesso.

Desesperado, Danny se concentra ao máximo e consegue ouvir um pedido de socorro bem fraco de Abra fazendo-a acordar de outro sedativo e pede para ela ter cuidado.

Danny se manifesta através de Abra e fala diretamente com Corvo o desafiando a tirar o cinto de segurança do carro alegando que ele não precisa daquilo já que ele acredita que vai viver para sempre.

Quando Corvo sede ao desafio, Danny usa seus poderes para provocar uma batida e com o impacto, o malfeitor é lançado para fora do veículo morrendo quase que instantaneamente.

Abra acorda e faz o caminho de volta para casa onde encontra Rose projetada em sua frente. A menina no entanto não se deixa intimidar e passa por ela sem medo.

Sentindo a afronta, Rose pega todo o estoque de frascos com fumaças de energia iluminada e absorve um por um se preparando para o confronto final.

Com o amanhecer, Abra acorda dentro do carro de Danny que diz que eles irão até o Colorado para um lugar perigoso para acabar de uma vez com a perseguição do Último nó.

Abra recebe uma ligação da mãe pelo celular e se livra do aparelho depois de dizer que ela está bem. Depois, ela pede para Danny ligar para a mãe dela quando tudo acabar.

Chegando nas montanhas geladas do Colorado horas depois de muito dirigir e com o cair da noite, Danny e Abra chegam ai abandonado Overlook.

Danny pede para que Abra fique no carro e entra sozinho no hotel religando o gerador de energia. Depois, ele anda pelos corredores dos quartos até chegar naquele onde ele e seus pais ficaram quando ele era criança tendo péssimas lembranças como o momento em que o seu pai, Jack enlouquecido quebrou parte da porta principal e gritou a icônica frase "Here's Johnny".

Na sequência, Danny vai até o salão de festas onde encontra o bartender que diz se chamar Lloyd, mas que na verdade é o fantasma de Jack que serve uma dose de uísque e joga conversa fora.

Jack diz que a bebida é um remédio contra os demônios internos pois o efeito do alcoolismo camufla a energia iluminada e afasta o mal, o que explica como Danny nunca foi rastreado pelo Último nó até então. Danny se nega a voltar a beber e é contatado por Abra que diz que Rose os encontrou e os dois se agrupam dentro do hotel. 

Rose adentra o Overlook logo depois e tem uma alucinação com a enxurrada de sangue vindo de dentro das cabines de elevador, mas sabendo ser apenas uma armadilha mental ela ignora.

Depois de caminhar por alguns metros, Rose finalmente encontra Danny que juntando forças com Abra aprisionam a malfeitora no labirinto do jardim.

Rose anda em círculos por influência de Abra e segue as pegadas de uma projeção da menina que a faz seguir até um ponto onde ela diz que será o túmulo da mulher da cartola e a esfaqueia na perna várias vezes.

No entanto, Rose consegue detectar Abra e a agarra pelo pescoço. Rose descobre tarde demais que a menina era só uma isca oriunda de um plano de Danny para aprisionar sua mente dentro de uma das caixas do subconsciente dele, mas ela se livra da menina e acorda.

Rose tenta barganhar com Danny para que ele se converta em um caçador alegando que o Último nó ainda não acabou mas ele a acerta com um machado, porém é desarmado, ferido e jogado longe. Não satisfeita, a caçadora agarra Danny e o faz sentir dor para absorver sua iluminação o que o faz ter uma alucinação da perseguição de Wendy pelas mãos de Jack no passado.

Adentrando ao subconsciente de Danny, Rose é pega de surpresa quando as caixas são destrancadas liberando a velha do banheiro, o fantasma do zelador Grady, as fantasmas das gêmeas Grady entre outros que agarram a caçadora e absorvem toda a sua energia a fazendo se desintegrar.

Depois de se fartarem com a energia de Rose, os fantasmas agarram Danny e começam a absorve-lo.

Enquanto isso, procurando uma saída pelos corredores dos quartos, Abra encontra as gêmeas Grady e Danny possuído pelo hotel de posse do machado dando início à uma perseguição.

Abra se esconde no quarto 237 onde encontra a velha do banheiro e Danny que chega logo depois. A menina confronta a possessão que tenta ataca-la mas Danny se contém restabelecendo o controle e pede à sobrinha postiça que fuja.

Danny volta a ser possuído mas luta contra o hotel para desligar o gerador que entra em combustão.

O fantasma de Wendy toca Danny que se transfigura em sua versão infantil enquanto Abra espera do lado de fora mas é em vão, pois Danny perece nas chamas.

Dias depois, de volta à casa, Abra conversa com o fantasma de Danny que a aconselha a ser iluminada abertamente e desaparece.

Abra resolve revelar o seu dom para a mãe agora sem medo de ser o que ela é e como última provação, ela usa o banheiro convivendo normalmente com o fantasma da velha carcomida que antes assombrava Danny...

Não vou mentir, o filme cumpriu o que prometeu ou seja, nada. O terror foi escanteado para dar lugar à uma aventura sobrenatural bem meia boca.

A ideia da sequencia de O iluminado veio da curiosidade de um fã da obra impressa original que queria saber o que aconteceu com Danny e sua mãe depois que o Overlook virou cinzas (lembrando que este final é exclusivo do livro e por conta disso, o final do livro Doutor sono também é diferente, pois ao ser adaptado para os cinemas teve que se alinhar cronologicamente com o filme de 1980 de Stanley Kubrick).

Falando em alinhamento, Doutor sono acertou em cheio em uma coisa: o cuidado para recrear cenas adaptadas de O iluminado desde os figurinos até mesmo a disposição e a localização de cada quarto do Overlook seguindo uma maquete original da época que sobreviveu ao tempo.

Agora falando do resto, o filme deu uma boa canseira com mais de duas horas e meia de duração, muitas idas e vindas, muitas incursões e a inserção de muito personagem inútil estragaram a adaptação que poderia ter sido mais enxuta e direta.

O elenco pelo menos tem um ou outro nome que fizeram a diferença como Rebecca Ferguson que interpretou Rose de maneira ímpar, mas o mesmo não se pode dizer de Ewan McGregor no papel de Danny; ele é simplesmente apagado, sem expressão e não faz o espectador torcer de forma alguma ao seu favor.

A atuação de Emily Alyn Lind no papel de Andi também é muito boa, me fez lembrar fortemente da Belatrix da saga Harry Potter, um talento bem esquecido infelizmente depois do tanto que ela colaborou tanto na atuação quanto cantando.

Temos também uma breve participação de Jacob Tremblay de Sono da morte, Extraordinário e Refém do medo no papel de Bradley dando um show como sempre na atuação ainda que tenha sido bem pouco.

Danny Lloyd que deu vida à Danny Torrance no clássico O iluminado tem uma participação como figurante em Doutor sono, tão breve que é creditado apenas com seu nome e mais nada, mas já é alguma coisa.

No mais, o filme é totalmente dispensável se você é muito fã mesmo de O iluminado e espera uma continuação digna, eu pelo menos me decepcionei com a fraqueza da trama, a lentidão de como as coisas se desenrolam e a falta do bom e velho terror a lá Stephen King, por que como eu disse, Doutor sono é uma aventura, tem nada a ver com terror.

 

Trailer: 


 

sábado, 15 de novembro de 2025

Vampiros de John Carpenter / John Carpenter's Vampires (1998)

 

Raridade por aqui os filmes de vampiros só entram para o catálogo se chamarem mesmo a atenção, já que o subgênero é pouco explorado pela minha pessoa, mas esta obra noventista de John Carpenter não tinha como não ganhar espaço nas resenhas semanais.

Mesclando terror com faroeste, o filme trás um caçador de vampiros em busca do líder dos sugadores de sangue que está atrás de um artefato capaz de lhe conceder imunidade à luz do sol para assim perpetuar seu reinado de terror e conseguir converter muito mais pessoas.

Para esta terrível missão se juntam o braço direito bem afeiçoado, um jovem padre e uma prostituta em fase de conversão para vampira, um verdadeiro grupo improvável na luta contra a numerosa horda de sugadores de sangue no meio do deserto novo México.

Tudo começa no meio do deserto com uma dupla liderando um grupo de caçadores de vampiros muito bem equipados e pronto para invadir uma grande cabana que se acredita estar repleto de sugadores de sangue mexicanos.

Liderados por Jack Crow, o grupo invade o local na surdina e encontram primeiramente um cadáver completamente seco.

Mais a frente, o grupo é surpreendido com o ataque de uma vampira que é alvejada mas sobrevive até outro vampiro aparecer dando início a uma confusão generalizada.

Tudo acaba com a dupla de vampiros sendo executados e queimados pela luz do sol.

Com o final do trabalho é contabilizado nove vampiros eliminados e geral vai embora para comemorar em um motel. Enquanto todos se divertem Jan Valek, líder dos vampiros invade o local e morde uma das primas chamada Katrina sucedendo com uma verdadeira carnificina chamando a atenção de Jack que atira no arqui-inimigo mas sem sucesso.

Jack acaba batendo em retirada com Katrina e seu braço direito Anthony Montoya sendo perseguidos por Valek que fica para trás depois de levar um tiro não letal.

Com o nascer de um novo dia, o grupo chega à estrada e quase colide com outro veículo.

Jack planeja ficar temporariamente com Katrina até ela se tornar vampira totalmente e assim criar um elo telepático com Valek que conseguirá então ler os pensamentos de sua futura serva e localizá-la mentalmente.

Quando geral chega à um posto, Montoya rouba um carro para seguir viagem até um hotel de beira de estrada, onde Jack deixa o parceiro tomando conta de Katrina enquanto ele procura por Valek sozinho.

Pouco depois, Jack volta ao motel para coletar as cabeças de seus antigos parceiros mortos durante a chacina de Valek e taca fogo no local. Depois de enterrar as cabeças, Jack segue seu caminho enquanto Montoya faz o check-in no hotel.

Em paralelo, Valek sai da escuridão e segue fazendo o que de melhor ele faz: destruir.

De manhã, Jack segue até a residência paroquial onde cresceu sob os cuidados do cardeal Alba e lá conhece o padre Adan Giteau para quem fala sobre a força descomunal de Valek e descobre o histórico de centenas de anos de maldade do líder dos vampiros.

Alba recomenda à Jack que monte outra equipe e volte à caçada quando estiver melhor preparado. O cardeal ainda ordena ao padre Adan que vá com Jack que não vai muito com a cara do religioso.

Enquanto isso, Montoya mantém Katrina amarrada na cama e a deixa a par de sua situação como uma convertida e que a usará como isca para chegar à Valek.

No meio do caminho para a cidade, Jack se estressa com Adan e quase o mata. Depois, ele deixa o padre ciente que os pontos fracos mais famosos dos vampiros como alho e água benta não funcionam.

Chega a noite e os primeiros sinais de ligação telepática de Valek despertam em Katrina que fica confusa. Montoya a deixa ciente de que a transformação em vampiro pode ser evitada ainda no estágio inicial se eles encontrarem e matarem o "vampiro original", ou seja, aquele que transformou sua vítima, no caso Valek.

Katrina começa a ver os ataques de Valek e tenta fugir pelo parapeito do hotel, mas Montoya a impede e acaba sendo mordido no processo.

Jack e Adan chegam logo em seguida e Montoya esconde que foi mordido para não criar alarde.

Enquanto isso, Valek sequestra o padre Giovanni, apoio religioso do grupo de caçadores de Jack e Katrina tem uma visão com o momento que o sacerdote é assassinado.

Jack ordena à Adan que ligue para todas as igrejas que ele conhece para identificar o padre assassinado nas últimas horas e na manhã seguinte, ele encontra o corpo de um outro padre chamado Molina junto à polícia na paroquia local.

Com o por do sol, Valek e sua nova horda de vampiros emergem de baixo da terra e caminham rumo a uma abadia cujos monges se põe em alerta.

Suspeitando que Adan sabe que Valek está atrás de algo em específico, Jack tortura o jovem padre até ele revelar a verdade: Valek está procurando pela lendária Cruz de Bezier, um artefato antigo de poderes imensuráveis. Ele ainda diz que em tempos remotos, Valek era uma pessoa que foi possuída pelo mal e foi exorcizado. Sua alma acabou sobrevivendo por séculos o que faz dele um vampiro original.

Enquanto isso, Valek e suas crias matam os monges que protegem a cruz lendária e acaba encontrando a relíquia.

Katrina vê e narra tudo para Jack que parte pela manhã chegando à tal abadia onde sobraram apenas os cadáveres.

Jack e Montoya discutem por Katrina e Adan aparta a briga dizendo que Valek quer os poderes da Cruz de Bezier para se tornar imune à luz do sol.

A equipe se dirige até o vilarejo mais próximo que aparenta abandono total e fica claro que Valek passou por lá antes.

Os rapazes se armam para invadir uma prisão trancada enquanto Katrina é deixada no carro amarrada. Ao adentrar no local, os rapazes são atacados por vampiros e Adan mata seu primeiro vampiro sem pestanejar.

Jack arma um plano para atrair Valek e usa Adan como isca enquanto Montoya volta para o carro para monitorar Katrina.

Separado dos demais, Adan desce por um elevador até o porão enquanto Jack o monitora pelo circuito interno. O religioso acaba sendo perseguido por um vampiro e entra num embate com a criatura.

Jack vai atrás do vampiro e o amarra a um cabo ligado ao Jipe de Montoya que o puxa para ser queimado pelo sol.

Uma vampira surge do elevador e Montoya a pega de surpresa a alvejando e tenta repetir com ela o processo de puxa-la, mas o cabo estoura. Montoya volta para o Jipe e amarra a ponta no para-choque e puxa a vampira com a ajuda de Jack para fora da prisão.

O sol se põe e geral vai embora enquanto Valek deixa o esconderijo com prisioneiros transformados em vampiros se fazendo presente frente à Jack.

Jack e Valek lutam enquanto Adan corre para dentro de um restaurante onde se esconde.

Katrina completa sua transformação e morde Montoya no pescoço durante a fuga até nocauteá-lo.

Jack acaba sendo amarrado e do nada aparece o cardeal Alba se revelando mancomunado com Valek.

Enquanto Adan prepara um ataque surpresa, Montoya volta a si com sangue nos olhos enquanto os vampiros iniciam uma cerimônia na qual Jack será a oferenda.

Adan se posiciona no telhado do restaurante e executa Alba ameaçando se matar em seguida para que não haja nenhum religioso vivo para conduzir a cerimônia.

Montoya atira um gancho na cruz onde Jack está amarrado e o puxa enquanto Adan ajuda o amigo a se soltar.

O sol começa a nascer e os vampiros correm de volta para a prisão deixando Valek para trás. O líder dos vampiros se esconde dentro de uma garagem e Jack o ataca com a Cruz de Belzier dando início a um embate.

O teto do local acaba caindo e Valek explode em chamas pela luz do sol que entra.

Com a confusão terminada, Montoya deixa Katrina descansando e anuncia sua aposentadoria como caçador agora que ele vai se tornar um vampiro uma vez que ele não poderá matar Katrina que o transformou, já que ele a ama. Adan tenta impedi-lo de ir embora, mas Jack consente e deixa claro que a partir de agora os dois serão inimigos dando um abraço de despedida no parceiro.

Depois, Jack convida Adan para ser seu novo parceiro na caçada aos vampiros remanescentes dando início a uma grande amizade.

Indiscutivelmente, uma das obras de John Carpenter mesclando o melhor do terror vampiresco com faroeste. Muito bem ambientado com a fotografia amarelada do deserto, o filme só tem pontos fortes no conjunto da obra.

O elenco é carismático e facilmente ganha a torcida dos espectadores apesar de não haver uma exploração muito aprofundada de cada um, mas o desenvolvimento por outro lado é bem feito e desenrolado, tornando os personagens ainda mais agradáveis.

A trama é desenfreada e tem muito tiro, porrada e bomba a cada metro quadrado, sempre com muito sangue falso e uma boa maquiagem por parte dos vampiros.

Com a audiência positiva dos espectadores, logo em 2002 veio a primeira sequencia intitulada Vampiros - Os mortos e em 2005 fechando a trilogia com Vampiros - A conversão lançados diretamente para o mercado de Home vídeo, tendo se tornado com o tempo peças esquecidas e até mesmo ignoradas pelos fãs do clássico de 1998.

No mais, o filme segue bem a cartilha de um clássico noventista que marcou a época, tendo tido inúmeras reprises pela Rede Record e ainda é relembrado com carinho. Mesmo hoje quase trinta anos depois o filme ainda é forte, tem efeitos bacanas e continua agradando sendo uma das principais referências em filmes de vampiros.

Trailer: