Seguindo com os clássicos giallo, vos trago mais uma obra de Dario Argento que marcou assim como várias outras de seu enorme repertório.
Desta vez nós temos um assassino em série que ataca exclusivamente jovens estudantes de um internato de garotas na Suíça e a nossa heroína da vez é uma americana recém chegada que tem como diferencial o dom de se comunicar com insetos.
Com isso, ela se aventura tentando desvendar quem é o assassino do colégio, onde ele está se escondendo e sua motivação...
Tudo começa com uma jovem perdendo o ônibus que a levaria até uma pequena comunidade suíça. Desconsolada, a jovem caminha até encontrar uma casa onde ninguém a responde o que a faz entrar.
Dentro da residência ouve-se ruídos de correntes aparentando prender alguém sobre a parede de um quarto e estas são rompidas pela força bruta do prisioneiro.
A corrente prende a jovem incauta pelo pescoço, mas ela consegue se livrar sendo acertada na mão por uma tesoura na fuga. Mais uma vez ela consegue se livrar e corre tentando se esconder em um túnel que dá acesso a uma cachoeira, mas ela acaba sendo assassinada com um golpe de tesoura e tem sua cabeça arrancada e jogada contra a correnteza.
Passado a intro, conhecemos o professor John McGregor, entomólogo e cadeirante junto ao inspetor Rudolf Geiger e seu parceiro Kurt discutindo o mais recente caso de assassinato de uma jovem recentemente descoberto pelas autoridades.
O professor estuda uma espécie rara de insetos que se canibalizam e resolve ajudar nas investigações dos assassinatos com seu conhecimento.
Paralelamente, conhecemos a recém chegada da América, a jovem Jennifer Corvino que ama e tem uma forte ligação com insetos e ela acaba de ser transferida para um internato de senhoritas na Suíça sendo introduzida por sua tutora Frau Bruckner e passando a dividir o quarto com uma garota chamada Sophie.
Depois de instalada, Jennifer faz amizade com Sophie e confidencia que em sua infância ela fora criada pelo pai depois que sua mãe os abandonou para viver com um amante.
Sophie por sua vez, compartilha rumores sobre um sequestrador e assassino em série de jovens garotas que oculta seus cadáveres.
Mais tarde, uma jovem estudante do internato chamada Gisela Sulzer dá uma escapada para fumar e acaba sendo perseguida por uma pessoa misteriosa enquanto que em paralelo, Jennifer que é sonâmbula caminha pelo telhado do colégio.
Ao parar em frente a uma das janelas, Jennifer se depara com Gisela correndo em sua direção com o rosto ensanguentado até ser empalado da nuca até a boca por um dardo olímpico.
Jennifer acaba pisando sobre uma telha podre, cai e caminha por alguns metros até cair na entrada da rodovia onde quase é atropelada por dois rapazes que tentam abduzi-la, mas ela se joga do veículo e rola um barranco.
Ao se recompor totalmente acordada, Jennifer se vê envolta à joaninhas e minhocas e ainda encontra a chimpanzé de estimação do professor John que a leva até o instituto do mesmo que a examina.
Os dois se apresentam e o professor fala sobre uma jovem estudante de entomologia a quem ele esperava e que nunca chegou ao seu destino e Jennifer deduz que ela foi vítima do serial killer local.
Na manhã seguinte, Jennifer volta para o colégio onde é examinada pelo médico local que testa suas ondas cerebrais que faz com que a jovem tenha um flash de memória do encontro relâmpago que ela teve com Gisela, a aluna assassinada na noite anterior.
Horas depois, Jennifer fala com Sophie sobre o assassino em série e seu temor de ser pega por ele o que a faz pedir á amiga que a acorde caso ela a veja caminhar dormindo.
À noite, enquanto a televisão do colégio sintoniza o noticiário onde fala sobre o assassinato de Gisela, Sophie se encontra com seu namorado para quem fala sobre o hábito de Jennifer de andar enquanto dorme.
Enquanto isso, Jennifer tem um pesadelo com outra jovem sendo perseguida e tenta voltar a consciência depois de andar dormindo por alguns metros. Em paralelo, a jovem perseguida é morta com o mesmo dardo olímpico.
Jennifer deixa o colégio e caminha pelo bosque onde ela encontra uma nuvem de vaga-lumes com quem ela se sente sintonizada e os insetos a levam até uma árvore, onde ao se esgueirar ela encontra uma luva de lã retornando logo depois para dentro do internato.
Ao analisar a luva, Jennifer encontra larvas sobre a mesma e a leva para que o professor John a analise suspeitando pertencer ao assassino.
A jovem conta sobre a influência dos insetos que a levaram até a luva e John fala sobre o dom da telepatia que alguns insetos tem e que podem exercer sobre pessoas dotadas como Jennifer e que este é o segredo de sua ligação e de seu amor aos mesmos.
De volta ao colégio, Jennifer é bolinada pelas colegas por conta de seu fascínio pelos insetos, mas não se deixa abater e reforça seu amor pelos invertebrados que magicamente infestam o exterior do local.
Isso faz com que a jovem desmaie e seja isolada na enfermaria pela diretora que acredita que Jennifer é louca e que tem algo de diabólica nela espalhando sua opinião para uma enfermeira.
Jennifer é vigiada por uma outra enfermeira que cai no sono e ela aproveita para se escafeder se escondendo no instituto do professor John.
John mostra para Jennifer uma das larvas presentes na luva do assassino e a classifica como uma espécie que se alimenta exclusivamente de cadáveres humanos.
O professor sugere á Jennifer que use seu dom da telepatia para fazer com que uma mosca que estava junto à cabeça da primeira vítima do assassino a leva até a casa do mesmo.
Jennifer então toma o ônibus da mesma linha que fez o percurso até chegar na rodovia onde a mosca sinaliza o ponto de desembarque. A jovem então salta e caminha por alguns metros até encontrar a casa com sinais de abandono.
Lá, ela também encontra algumas bonecas escondidas e depois é guiada pela mosca até uma estante onde tem três rolos grandes de papel suspeitos e ela quase cai de um assoalho podre.
Repentinamente, o zelador do local a encontra e a repreende, mas Jennifer foge sem pestanejar.
Enquanto isso, temos o vislumbre de uma mão apodrecida no piso inferior da casa sendo sondada pela mosca.
No mesmo instante, o inspetor Geiger se apresenta ao zelador que diz ter vindo em nome de uma imobiliária para fazer alguns reparos na casa.
À noite, John acorda com sua chimpanzé agitada estourando uma janela para entrar no instituto e ao tentar descer as escadas, o cadeirante percebe que sua esteira não funciona.
Ao se virar, John dá de cara com o assassino controlando a esteira e este o atrai para a morte o empalando com o dardo olímpico.
A chimpanzé segue o assassino em fuga agarrada ao seu carro mas é jogada na pista.
Não muito depois, Jennifer prestes a chegar ao colégio percebe que o inspetor de um hospício está por perto e temendo que ele irá leva-la ela foge e faz uma ligação para sua casa em Los Angeles para um tal Morris Chapiro para pedir dinheiro para voltar para a América temendo ser assassinada.
Depois, ela vai até o banco para chegar a chegada do depósito do dinheiro em sua conta e acaba dormindo no local enquanto espera inutilmente pelo dinheiro que não cai. Ela acaba sendo acordado por sua tutora Frau que diz que o pai da jovem já providenciou um voo de volta para a manhã seguinte.
Enquanto isso, Jennifer ficará na casa de Frau que diz viver com um filho pequeno. Ao chegar na casa da tutora, a jovem percebe que os espelhos estão todos vendados e Frau justifica dizendo que seu filho tem problemas com o reflexo e que por isso também não permite que ninguém o veja além dela.
Jennifer no entanto, acaba subindo e encontra o quarto do menino o acertando acidentalmente com um trenzinho de brinquedo, porém para sua sorte quem ela atingiu na verdade é um boneco em tamanho no real de uma criança.
Frau obriga sua protegida a tomar alguns comprimidos por ordem do pai dela e mesmo suspeitando que tem coisa errada ela vai até o banheiro para tomar o medicamento. Lá, ela encontra larvas da mesma espécie que estavam na luva do assassino e ao realizar que caiu numa armadilha, ela tenta forçar um vômito para expelir o comprimido.
Neste momento, Frau bate à porta incessantemente e ao entrar perde Jennifer por um segundo e esta quase faz um telefonema para pedir ajuda. A tutora a impede no mesmo instante e as duas entram num embate onde Frau é jogada contra o chão mas contra ataca e corta o telefone.
Jennifer vê alguém chegando na frente da casa e tenta gritar por socorro mas Frau a nocauteia.
Quem aparece é Kurt, o parceiro do inspetor Geiger que se revela um velho e íntimo amigo de Frau para quem ela exibe uma cicatriz de corte em seu peito.
Jennifer volta a si e tenta procurar uma saída, mas Frau lacrou todas as janelas por dentro sobrando arrombar a grade de uma das portas. Depois, ela usa uma bengala para alcançar o fio do único telefone que funciona e que está do outro lado, porém um piso podre se rompe e o aparelho cai no piso inferior.
Em paralelo, Morris desembarca na Suíça.
Jennifer consegue chegar no porão adjacente ao piso onde está o telefone e que dá no fosso apertado onde ela alcança o aparelho e inicia uma chamada para o inspetor Geiger que é interrompida. No mesmo instante, ela encontra Kurt acorrentado na parede e espancado.
Kurt consegue se livrar das correntes e agarra Jennifer fazendo-a cair numa vala cheia de água podre de fluído cadavérico onde há vários corpos em decomposição boiando.
Frau aparece gargalhando e Kurt a esgana enquanto Jennifer aproveita para fugir da vala.
Enquanto Geiger segue para a casa de Frau, Jennifer volta para o piso principal da residência e encontra o filho de Frau (creditado como Patua) que é terrivelmente deformado e tem o rosto coberto de larvas.
A jovem corre em pânico até o cais onde encontra um barco à motor por onde tenta escapar, mas Patua a alcança e a ataca fazendo-a furar acidentalmente o galão de gasolina. Jennifer grita atraindo uma nuvem de abelhas que cobrem todo o deformado fazendo-o cair na água.
Jennifer tenta dar partida no barco mas o motor pega fogo fazendo a jovem pular na água evitando uma explosão. Lá, ela é pega por Patua mas ela se solta e nada para longe voltando à margem onde encontra Morris que é decapitado por Frau que revela ser a serial killer de senhoritas.
A chimpanzé do professor John aparece de surpresa e mata Frau com golpes de navalha.
Depois de toda a confusão, Jennifer abraça a pequena símia e a acaricia ganhando um beijo de consolo...
Definitivamente, uma das obras mais emblemáticas de Dario Argento dos anos 1980 com uma trama criativa, cheia de mistério, os típicos efeitos práticos extremos de um bom giallo que são de encher os olhos, além da trilha sonora maravilhosa composta pela banda Goblin, a mesma que compôs a trilha de Beyond the darkness (aka Buio ômega).
Apesar do filme ser italiano ele contou com grandes nomes de Hollywood como Donald Pleasance, o eterno doutor Sam Loomis da saga Halloween aqui interpretando o culto professor John e Jennifer Connelly no papel da protagonista.
Também tivemos Daria Nicolodi, mulher de Argento na época no papel da vilã Frau além de uma ponta de Fiore Argento, filha de Dario com sua ex-esposa Marisa Casale, e também a participação do diretor Michele Soave (de Deliria, Catedral e uma participação em Demons: os filhos das trevas) no papel de Kurt.
O filme é um pacote completo para quem curte as obras de Argento em seu esplendor total. Apesar de passar das duas horas de duração a trama não é nada maçante e nos brinda com mortes extremas e efeitos práticos nojentos de tão realistas.
No mais, a obra continua muito boa apesar de levemente datada e apresenta uma protagonista carismática e fofa que faz valer a pena torcer a favor do início ao fim. Vai por mim, você vai gostar dela também.
Trailer: