Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 2 de agosto de 2025

Creepers / Phenomena (1985)

 

Seguindo com os clássicos giallo, vos trago mais uma obra de Dario Argento que marcou assim como várias outras de seu enorme repertório.

Desta vez nós temos um assassino em série que ataca exclusivamente jovens estudantes de um internato de garotas na Suíça e a nossa heroína da vez é uma americana recém chegada que tem como diferencial o dom de se comunicar com insetos.

Com isso, ela se aventura tentando desvendar quem é o assassino do colégio, onde ele está se escondendo e sua motivação...

Tudo começa com uma jovem perdendo o ônibus que a levaria até uma pequena comunidade suíça. Desconsolada, a jovem caminha até encontrar uma casa onde ninguém a responde o que a faz entrar.

Dentro da residência ouve-se ruídos de correntes aparentando prender alguém sobre a parede de um quarto e estas são rompidas pela força bruta do prisioneiro.

A corrente prende a jovem incauta pelo pescoço, mas ela consegue se livrar sendo acertada na mão por uma tesoura na fuga. Mais uma vez ela consegue se livrar e corre tentando se esconder em um túnel que dá acesso a uma cachoeira, mas ela acaba sendo assassinada com um golpe de tesoura e tem sua cabeça arrancada e jogada contra a correnteza.

Passado a intro, conhecemos o professor John McGregor, entomólogo e cadeirante junto ao inspetor Rudolf Geiger e seu parceiro Kurt discutindo o mais recente caso de assassinato de uma jovem recentemente descoberto pelas autoridades.

O professor estuda uma espécie rara de insetos que se canibalizam e resolve ajudar nas investigações dos assassinatos com seu conhecimento.

Paralelamente, conhecemos a recém chegada da América, a jovem Jennifer Corvino que ama e tem uma forte ligação com insetos e ela acaba de ser transferida para um internato de senhoritas na Suíça sendo introduzida por sua tutora Frau Bruckner e passando a dividir o quarto com uma garota chamada Sophie.

Depois de instalada, Jennifer faz amizade com Sophie e confidencia que em sua infância ela fora criada pelo pai depois que sua mãe os abandonou para viver com um amante.

Sophie por sua vez, compartilha rumores sobre um sequestrador e assassino em série de jovens garotas que oculta seus cadáveres.

Mais tarde, uma jovem estudante do internato chamada Gisela Sulzer dá uma escapada para fumar e acaba sendo perseguida por uma pessoa misteriosa enquanto que em paralelo, Jennifer que é sonâmbula caminha pelo telhado do colégio.

Ao parar em frente a uma das janelas, Jennifer se depara com Gisela correndo em sua direção com o rosto ensanguentado até ser empalado da nuca até a boca por um dardo olímpico.

Jennifer acaba pisando sobre uma telha podre, cai e caminha por alguns metros até cair na entrada da rodovia onde quase é atropelada por dois rapazes que tentam abduzi-la, mas ela se joga do veículo e rola um barranco.

Ao se recompor totalmente acordada, Jennifer se vê envolta à joaninhas e minhocas e ainda encontra a chimpanzé de estimação do professor John que a leva até o instituto do mesmo que a examina.

Os dois se apresentam e o professor fala sobre uma jovem estudante de entomologia a quem ele esperava e que nunca chegou ao seu destino e Jennifer deduz que ela foi vítima do serial killer local.

Na manhã seguinte, Jennifer volta para o colégio onde é examinada pelo médico local que testa suas ondas cerebrais que faz com que a jovem tenha um flash de memória do encontro relâmpago que ela teve com Gisela, a aluna assassinada na noite anterior.

Horas depois, Jennifer fala com Sophie sobre o assassino em série e seu temor de ser pega por ele o que a faz pedir á amiga que a acorde caso ela a veja caminhar dormindo.

À noite, enquanto a televisão do colégio sintoniza o noticiário onde fala sobre o assassinato de Gisela, Sophie se encontra com seu namorado para quem fala sobre o hábito de Jennifer de andar enquanto dorme.

Enquanto isso, Jennifer tem um pesadelo com outra jovem sendo perseguida e tenta voltar a consciência depois de andar dormindo por alguns metros. Em paralelo, a jovem perseguida é morta com o mesmo dardo olímpico.

Jennifer deixa o colégio e caminha pelo bosque onde ela encontra uma nuvem de vaga-lumes com quem ela se sente sintonizada e os insetos a levam até uma árvore, onde ao se esgueirar ela encontra uma luva de lã retornando logo depois para dentro do internato.

Ao analisar a luva, Jennifer encontra larvas sobre a mesma e a leva para que o professor John a analise suspeitando pertencer ao assassino.

A jovem conta sobre a influência dos insetos que a levaram até a luva e John fala sobre o dom da telepatia que alguns insetos tem e que podem exercer sobre pessoas dotadas como Jennifer e que este é o segredo de sua ligação e de seu amor aos mesmos.

De volta ao colégio, Jennifer é bolinada pelas colegas por conta de seu fascínio pelos insetos, mas não se deixa abater e reforça seu amor pelos invertebrados que magicamente infestam o exterior do local.

Isso faz com que a jovem desmaie e seja isolada na enfermaria pela diretora que acredita que Jennifer é louca e que tem algo de diabólica nela espalhando sua opinião para uma enfermeira.

Jennifer é vigiada por uma outra enfermeira que cai no sono e ela aproveita para se escafeder se escondendo no instituto do professor John.

John mostra para Jennifer uma das larvas presentes na luva do assassino e a classifica como uma espécie que se alimenta exclusivamente de cadáveres humanos.

O professor sugere á Jennifer que use seu dom da telepatia para fazer com que uma mosca que estava junto à cabeça da primeira vítima do assassino a leva até a casa do mesmo.

Jennifer então toma o ônibus da mesma linha que fez o percurso até chegar na rodovia onde a mosca sinaliza o ponto de desembarque. A jovem então salta e caminha por alguns metros até encontrar a casa com sinais de abandono.

Lá, ela também encontra algumas bonecas escondidas e depois é guiada pela mosca até uma estante onde tem três rolos grandes de papel suspeitos e ela quase cai de um assoalho podre.

Repentinamente, o zelador do local a encontra e a repreende, mas Jennifer foge sem pestanejar.

Enquanto isso, temos o vislumbre de uma mão apodrecida no piso inferior da casa sendo sondada pela mosca.

No mesmo instante, o inspetor Geiger se apresenta ao zelador que diz ter vindo em nome de uma imobiliária para fazer alguns reparos na casa.

À noite, John acorda com sua chimpanzé agitada estourando uma janela para entrar no instituto e ao tentar descer as escadas, o cadeirante percebe que sua esteira não funciona.

Ao se virar, John dá de cara com o assassino controlando a esteira e este o atrai para a morte o empalando com o dardo olímpico.

A chimpanzé segue o assassino em fuga agarrada ao seu carro mas é jogada na pista.

Não muito depois, Jennifer prestes a chegar ao colégio percebe que o inspetor de um hospício está por perto e temendo que ele irá leva-la ela foge e faz uma ligação para sua casa em Los Angeles para um tal Morris Chapiro para pedir dinheiro para voltar para a América temendo ser assassinada.

Depois, ela vai até o banco para chegar a chegada do depósito do dinheiro em sua conta e acaba dormindo no local enquanto espera inutilmente pelo dinheiro que não cai. Ela acaba sendo acordado por sua tutora Frau que diz que o pai da jovem já providenciou um voo de volta para a manhã seguinte.

Enquanto isso, Jennifer ficará na casa de Frau que diz viver com um filho pequeno. Ao chegar na casa da tutora, a jovem percebe que os espelhos estão todos vendados e Frau justifica dizendo que seu filho tem problemas com o reflexo e que por isso também não permite que ninguém o veja além dela.

Jennifer no entanto, acaba subindo e encontra o quarto do menino o acertando acidentalmente com um trenzinho de brinquedo, porém para sua sorte quem ela atingiu na verdade é um boneco em tamanho no real de uma criança.

Frau obriga sua protegida a tomar alguns comprimidos por ordem do pai dela e mesmo suspeitando que tem coisa errada ela vai até o banheiro para tomar o medicamento. Lá, ela encontra larvas da mesma espécie que estavam na luva do assassino e ao realizar que caiu numa armadilha, ela tenta forçar um vômito para expelir o comprimido.

Neste momento, Frau bate à porta incessantemente e ao entrar perde Jennifer por um segundo e esta quase faz um telefonema para pedir ajuda. A tutora a impede no mesmo instante e as duas entram num embate onde Frau é jogada contra o chão mas contra ataca e corta o telefone.

Jennifer vê alguém chegando na frente da casa e tenta gritar por socorro mas Frau a nocauteia.

Quem aparece é Kurt, o parceiro do inspetor Geiger que se revela um velho e íntimo amigo de Frau para quem ela exibe uma cicatriz de corte em seu peito.

Jennifer volta a si e tenta procurar uma saída, mas Frau lacrou todas as janelas por dentro sobrando arrombar a grade de uma das portas. Depois, ela usa uma bengala para alcançar o fio do único telefone que funciona e que está do outro lado, porém um piso podre se rompe e o aparelho cai no piso inferior.

Em paralelo, Morris desembarca na Suíça.

Jennifer consegue chegar no porão adjacente ao piso onde está o telefone e que dá no fosso apertado onde ela alcança o aparelho e inicia uma chamada para o inspetor Geiger que é interrompida. No mesmo instante, ela encontra Kurt acorrentado na parede e espancado.

Kurt consegue se livrar das correntes e agarra Jennifer fazendo-a cair numa vala cheia de água podre de fluído cadavérico onde há vários corpos em decomposição boiando.

Frau aparece gargalhando e Kurt a esgana enquanto Jennifer aproveita para fugir da vala.

Enquanto Geiger segue para a casa de Frau, Jennifer volta para o piso principal da residência e encontra o filho de Frau (creditado como Patua) que é terrivelmente deformado e tem o rosto coberto de larvas.

A jovem corre em pânico até o cais onde encontra um barco à motor por onde tenta escapar, mas Patua a alcança e a ataca fazendo-a furar acidentalmente o galão de gasolina. Jennifer grita atraindo uma nuvem de abelhas que cobrem todo o deformado fazendo-o cair na água.

Jennifer tenta dar partida no barco mas o motor pega fogo fazendo a jovem pular na água evitando uma explosão. Lá, ela é pega por Patua mas ela se solta e nada para longe voltando à margem onde encontra Morris que é decapitado por Frau que revela ser a serial killer de senhoritas.

A chimpanzé do professor John aparece de surpresa e mata Frau com golpes de navalha.

Depois de toda a confusão, Jennifer abraça a pequena símia e a acaricia ganhando um beijo de consolo...

Definitivamente, uma das obras mais emblemáticas de Dario Argento dos anos 1980 com uma trama criativa, cheia de mistério, os típicos efeitos práticos extremos de um bom giallo que são de encher os olhos, além da trilha sonora maravilhosa composta pela banda Goblin, a mesma que compôs a trilha de Beyond the darkness (aka Buio ômega).

Apesar do filme ser italiano ele contou com grandes nomes de Hollywood como Donald Pleasance, o eterno doutor Sam Loomis da saga Halloween aqui interpretando o culto professor John e Jennifer Connelly no papel da protagonista.

Também tivemos Daria Nicolodi, mulher de Argento na época no papel da vilã Frau além de uma ponta de Fiore Argento, filha de Dario com sua ex-esposa Marisa Casale, e também a participação do diretor Michele Soave (de Deliria, Catedral e uma participação em Demons: os filhos das trevas) no papel de Kurt.

O filme é um pacote completo para quem curte as obras de Argento em seu esplendor total. Apesar de passar das duas horas de duração a trama não é nada maçante e nos brinda com mortes extremas e efeitos práticos nojentos de tão realistas.

No mais, a obra continua muito boa apesar de levemente datada e apresenta uma protagonista carismática e fofa que faz valer a pena torcer a favor do início ao fim. Vai por mim, você vai gostar dela também. 

 

Trailer: 


 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

O Padrasto / The Stepfather (2009)

 

Depois da finalização da trilogia clássica de o Padrasto no início dos anos 1990, um total de zero pessoas acreditava haver uma mínima possibilidade do serial killer de famílias voltar a aterrorizar afinal, quem viu a parte final sabe que o protagonista não teria como seguir em uma continuação.

Então aproveitando a onda crescente de remakes e reboots de filmes de terror, foi a deixa perfeita para trazer o padrasto assassino de volta em um novo filme ignorando totalmente qualquer continuação sem comprometer as narrativas anteriores e sem precisar recontar o primeiro filme em uma readaptação.

Neste novo filme que pode ser considerado um reboot, um universo alternativo, temos o assassino de famílias fugindo depois de eliminar mulher e enteados na época de natal e assumindo uma nova identidade para conseguir uma próxima vítima que acaba sendo uma divorciada com um filho mais velho problemático e desconfiado.

Com o tempo, as suspeitas sobre o padrasto afável que só quer uma família perfeita vão crescendo e sua paciência se esgotando o que significa dar fim na atual família para seguir em sua busca incessante.

Tudo começa com o notório padrasto assassino fazendo a barba e trocando de lentes de contato para assumir uma nova identidade assim que deixar seu atual lar.

Logo depois, ele liga o rádio e toma um café com torrada calmamente enquanto passeia pela casa se deleitando com os corpos sem vida de sua mais recente esposa e enteados ao lado de uma vistosa árvore de natal.

Por fim, ele vai embora e a cena corta para horas depois quando as autoridades de Salt Lake City investiga os assassinatos e focam suas suspeitas no padrasto foragido que há essas horas já chegou à Portland no Oregon.

Agora sob a alcunha de David Harris, o psicopata escolhe sua nova vítima, a divorciada Harding que tem três filhos que mais a frente serão apresentados. Mordendo a isca, Susan toma a iniciativa aos galanteios de David e não dá nem seis meses e o agora casal já está de casamento marcado.

Um certo dia, Michael, o filho mais velho de Susan volta para casa depois de um bom tempo internado num academia militar sendo recebido com festa e o rapaz conhece finalmente seu novo padrasto.

No meio da festa, Jackie, ex-cunhada de Susan descola um emprego de corretor de imóveis para David que finge gostar da proposta e no instante seguinte, chama Michael para ter uma conversa em seu porão impenetrável.

David tenta criar laços com seu enteado rebelde mas ele é evasivo por conta das marcas deixadas pelo divórcio.

Com o cair da noite, a festa se acaba e Susan tenta se explicar sobre sua relação repentina com David para Michael mas o rapaz é evasivo e pouco receptivo à novidade.

Na manhã seguinte, Michael treina natação enquanto David começa seu novo emprego além de conseguir uma vaga para o enteado mais velho voltar à sua antiga escola depois do tempo que ele foi expulso por andar com más companhias.

Em um certo momento, Sean, o filho caçula de Susan está jogando vídeo game com o som da tevê muito alto e como ele ignora os pedidos da mãe para abaixar, David vai até ele e chama a atenção do menino com tanta rigidez que o deixa paralisado de medo. 

Mais tarde, durante o jantar em família, Kelly Portter a namorada de Michael menciona um caso criminal recente de um padrasto que é suspeito de ter assassinado a família toda e isso chama a atenção de David que se faz de incomodado com a morbidez do tema, mas nós sabemos que o que ele quer é evitar que seu passado sujo seja exposto.

Neste exato momento, chega Jay, ex-marido de Susan para pegar Sean e sua filha do meio Beth para saírem juntos.

Na manhã seguinte, Susan recebe uma breve visita de sua vizinha de idade, a senhora Cutter que vive com dezena de gatos, dizendo ter visto um retrato falado de um assassino no noticiário que segundo ela se parece muito com David.

Mais tarde, David convida Michael para comer fora com a desculpa de pedi-lo como padrinho de seu casamento. No meio da conversa, ao falar sobre sua suposta família que morreu tragicamente, David acaba entrando em contradição com o nome de sua suposta filha confundindo Michael.

De volta a casa, David vê pela internet seu retrato falado no site de procurados com seu antigo nome falso divulgado: Grady Edwards.

Pouco depois, a senhora Cutter é surpreendida por David que a ataca e a joga pelas escadas do porão. Na sequencia, ele asfixia a velha até mata-la sem que ela possa resistir.

Em outro momento, Michael conversa com Kelly sobre o pedido de David feito à ele e eles acabam iniciando as preliminares, mas são interrompidos pelo padrasto que acaba com a festa.

Durante o almoço, Jay aparece ameaçando David por ter estrangulado Sean durante o episódio do som alto e sai de lá possesso impedido por Michael de cometer uma desgraça.

Pai e filho tem uma conversa acalorada sobre abandono que termina com um abraço e os rapazes fazendo as pazes enquanto David os observa coberto de inveja.

Horas depois de um longo sono, Michael acorda com um SMS de Jay e sai para caminhar ouvindo David falar sozinho de forma psicótica.

Na manhã seguinte, David começa a se sentir sobrecarregado com o trabalho e resolve que irá se demitir e voltar a trabalhar viajando como supostamente fazia antes.

Mais tarde, Jay aparece para se desculpar com David sobre o ocorrido no dia anterior e para se despedir por que ele voltará para sua cidade. Jay coloca David contra a parede ao revelar que investigou sobre ele e seu passado acadêmico. Ele diz que David mentiu sobre sua formação pois de todos os David Harris que ele investigou nenhum bate com o perfil descrito pelo padrasto, o que se supõe que seu nome é falso assim como todo o resto.

David sem perda de tempo, o golpeia na cabeça com um vaso de cristal o nocauteando e o esconde na garagem com suas malas. Depois, ele o amarra, o amordaça e o asfixia com um saco.

Em paralelo, Michael liga para o celular de Jay e quase descobre o crime ao se aproximar do porão onde o corpo agora jazia.

Enquanto isso, Susan come fora com Jackie que julga a ex-cunhada por não saber nada sobre o passado de David.

Com o tempo passando, Susan estranha que Jay não tenha vindo buscar Michael para viajar com ele como planejado e aproveita para pintar David como a figura paterna mais adequada e perfeita para o filho mais velho.

David usa o celular de Jay para passar uma mensagem se passando pelo morto para dizer à Michael que ele precisou viajar sozinho as pressas e redime o padrasto das suspeitas que ambos tinham.

Na manhã seguinte, a morte da senhora Cutter vem á tona e é considerado um triste acidente doméstico.

Em seguida, Jackie liga para David cobrando alguns formulários da imobiliária que ficaram pendentes enquanto ele ainda trabalhava mas ele tira o corpo fora.

Kelly aparece na casa dos Harding e Michael menciona as discrepâncias de tudo que David falou com ele sobre a sua falecida família e ainda fala sobre o relato do carteiro que encontrou a senhora Cutter morta, fora aquela conversa que a namorada disse sobre a família assassinada pelo padrasto e tudo isso só faz crescer as suspeitas que o rapaz tem sobre David.

O casal acaba se beijando na piscina mas são interrompidos por David que aparece dizendo estar de saída para buscar Sean e Beth no dentista.

Michael aproveita para vasculhar as coisas de David que recebe uma ligação de Susan no caminho dizendo que como ela terminou mais cedo o que ela tinha que fazer, ela mesma vai pegar as crianças aproveitando que o dentista é caminho de volta, então ele faz o retorno imediatamente.

Ao chegar em casa, David vê as pegadas molhadas no piso e ao detectar o padrasto, Michael e Kelly se escondem e dão um jeito de fazer o caminho de volta para a piscina longe dos olhares de David e eles chegam lá voltando a simular que estão se divertindo para que o padrasto não suspeite de nada.

Mais tarde, depois do almoço, David tem uma conversa com Michael dizendo que as coisas irão mudar entre ele e a família a não ser que o rapaz queira voltar para a escola militar.

À noite, Michael pesquisa na internet o site dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos e encontra o retrato falado de Grady Edwards / David e o rapaz mostra para Kelly tentando convence-la de que aquele é David, mas ela diverge achando que o namorado está obcecado.

O casal acaba criando uma certa distância e antes de ir embora, Kelly vai até a cozinha sendo flagrada por David que a interroga sobre o comportamento de Michael.

Em outro momento, David passa uma mensagem falsa para Michael pelo celular de Jay e ao mesmo tempo recebe uma mensagem de Jackie que diz suspeitar do noivo de Susan. Michael liga de volta para o celular do pai e ouve o toque vindo do porão. 

Encucado, Michael pede as chaves do porão para David que o enrola com uma história fiada de que perdeu as mesmas.

Mais tarde, Susan leva as crianças para passear enquanto David fica á sós com Michael e aproveita para o ameaçar com uma indireta.

Michael descobre que David mexeu em seu celular e deletou a única foto que ele tinha de "Grady Edwards".

Enquanto isso, Jackie se prepara para ir até a casa de Susan para falar sobra a mensagem não respondida de Jay e seu sumiço e ainda manda um e-mail para a ex-cunhada falando sobre algumas discrepâncias no antigo trabalho de David na imobiliária, mas é o próprio quem recebe a mensagem a apagando prontamente.

Não muito depois, Jackie vai até o quintal de sua casa no meio de um princípio de um toró para pegar uma sombrinha que caiu na piscina e ao tentar pega-la, é atacada por David que aparece de surpresa a afogando.

Susan volta para casa minutos depois e cruza com David que justifica estar molhado por estar correndo para arejar a cabeça. Depois, ele dá um comprimido para a mulher dormir.

Enquanto isso, Michael volta de um encontro com Kelly e resolve investigar os armários secretos de David no porão invadindo o local através de uma janela. Michael arromba um dos armários enquanto Kelly vigia do carro até perceber que a bateria de seu celular está fraca e no desespero ela procura por um carregador.

Michael acaba encontrando o celular de Jay e desconfia que ele esteja no freezer. O rapaz procura sem perda de tempo e seu celular acaba caindo e se desmonta enquanto vibrava ao receber uma chamada de Kelly para avisar que David está se aproximando do porão.

No mesmo instante, Michael encontra o corpo do pai ensacado e congelado caindo para trás com o impacto enquanto que paralelamente, Kelly é surpreendida por David que a nocauteia e a arrasta para dentro de casa.

Susan acaba acordando e David surta tendo uma crise de identidade mandando o icônico "quem sou eu agora?". O assassino tira a máscara e saca uma faca e corre atrás de Susan enquanto Michael foge do porão e encontra e reanima Kelly.

Enquanto isso, Susan se tranca no banheiro mas David arromba a porta na bicuda e tenta atacar a mulher que revida com um pedaço de vidro do espelho fazendo o assassino cair na banheira.

Michael e Kelly encontram Susan e o rapaz dá cobertura para que elas fujam enquanto ele segura David iniciando uma luta corpo a corpo que é interrompida quando o rapaz se distancia para abrir a escada do sótão.

David corta a corda de acesso à escada dobrável encurralando Michael enquanto Susan e Kelly aparecem lutando contra o assassino até que o jovem acaba ficando pendurado entre as tábuas podres do chão do sótão. Kelly ameaça David com uma serra circular mas o chão acaba cedendo e tanto ela quanto Susan despencam caindo no piso principal.

Michael aproveita e parte para cima de David caindo sobre ele para fora no telhado. O rapaz empurra David que se pendura e empurra Michael fazendo com que os dois caiam de costas para o chão da varanda desmaiados no meio da chuva.

No meio da confusão, Michael é levado semi inconsciente para o hospital e acorda meses depois de um coma perguntando por David que sumiu antes da polícia chegar.

Enquanto isso, longe de Portland, David agora assumindo a identidade de Chris Heinz investe numa jovem viúva com dois filhos pequenos...

E esta foi a última vez que vimos de fato o padrasto assassino tentando encontrar a família perfeita. Claramente o final aberto foi pensado para uma possível sequência, porém o filme acabou não fazendo o sucesso esperado apesar de ser derivado de uma trilogia clássica.

O filme segue (pelo menos para mim) fielmente a essência dos filmes oitentistas sem precisar ser um remake propriamente dito, o que dá uma sobrevida e o fator da imprevisibilidade à trama, então é ponto para o filme.

A violência está num nível bem médio e muito provavelmente teve que ser suavizado do que eu acredito que originalmente seria para se adequar a um público mais jovem coisa que sempre foi feito nestes filmes menos maduros, o que é uma pena, pois muito se esperava para ver um padrasto assassino mais visceral.

No mais, o filme é uma boa distração e serviu para matar a saudade que a trilogia original deixou desde que ficou na geladeira com seu fechamento abrupto.

 

Trailer: 


 

sábado, 26 de julho de 2025

Os Olhos da cidade são Meus / Anguish (1987)

 

Uma das peças mais obscuras dos anos 1980 ganha finalmente as cores da nossa resenha costumeira.

Produzida por uma cooperativa entre Espanha e Itália, dirigido pelo vencedor do Festival de Veneza Bigas Luna, nós temos desta vez um suspense psicológico acerca de um homem de meia idade que vive com a mãe num ambiente inóspito e trabalha numa clínica especializada em estudos e cirurgias oculares.

Mas por traz desta fachada de homem dedicado ao trabalho e à mãe que tem certa idade se esconde um serial killer que não satisfeito em matar ele ainda retira os olhos das vítimas para a coleção particular da genitora.

E as surpresas não param neste universo cheio de violência e loucura garantindo segurar o espectador até o final...

Tudo começa em um dia normal entre John Pressman e sua mãe com quem vive em uma casa cheia de pombos e caracóis que a dupla cria como se fossem seus filhos.

Uma das pombas chamada de Tommy escapa da gaiola dando um tremendo trabalho aos donos ao ficar presa atrás de um móvel até ser resgatada.

John trabalha como optometrista num centro especializado em lentes de contato e cirurgias oculares corretivas. O homem faz mal seu trabalho ao pingar um colírio em uma cliente que se queixa de ardência. Escondido, John ouve seus superiores explicando à tal cliente que o optometrista que cuidou dela está hiper sensível por conta do avanço de sua diabetes que o deixou propenso a perder a visão.

Estranhamente, a mãe de John consegue ouvir tudo que ele ouve através de uma concha e ela consegue manipula-lo através de hipnose e isso a mantém sincronizada à mente dele.

À noite, John vai até a residência da paciente de mais cedo para fazer a troca de suas lentes e ao faze-lo na surdina (já que o marido da madame ouve ópera em pleno som alto) o optometrista a perfura com seu bisturi até matá-la.

Assim que o marido dá por falta, ele sobe até o quarto e flagra John que o ataca fazendo-o cair das escadas e depois dá o golpe final acertando seu coração em cheio.

Enquanto isso, a mãe de John recebe uma ligação da clínica onde ele trabalha sendo informada que o filho está por um fio de perder seu emprego pela má execução de suas funções.

Furiosa, a mulher promete se vingar e usa sua influência mental para fazer com que John colete os olhos de suas vítimas e nisso descobrimos duas jovens chamadas Patty e Linda no cinema assistindo à um filme chamado "A mãe" que é nada menos que Os olhos da cidade são meus...sim, estávamos vendo um filme dentro de um filme o tempo todo. 

Voltando à "A mãe", John volta para casa se queixando de dor de cabeça e dentro de sua casa vemos sua mãe cercada de vários olhos humanos preservados e a velha diz que em breve os olhos da cidade serão dela e do filho.

Enquanto isso, Patty, Linda e o resto dos espectadores do cinema sofrem os efeitos da hipnose da mãe passando a ouvir sua vós ecoando pelas suas mentes onde a velha repete diversas vezes "siga para a luz" e aqui eu não consigo pensar em outra coisa senão uma referência direta e bem criativa à Poltergeist - O fenômeno, uma vez que a frase foi dita originalmente pela personagem de Zelda Rubinstein, a médium Tangina.

Ao final da hipnose torturante, John está disposto a se vingar com a ajuda da mãe e resolve ir até o cinema para conseguir novas vítimas e entra no meio da sessão do filme O mundo perdido de 1925 (sim um filme real deveras inovador para a época sobre o mundo pré-histórico com dinossauros movidos por animação em stop motion).

Sem perda de tempo, John assassina um dos espectadores silenciosamente e retira seus olhos sem chamar a atenção dos demais e tudo orientado mentalmente pela mãe.

Na vida real, Patty que está impressionada com a violência crua do filme vai até o banheiro para espairecer e começa a ouvir a voz da mãe de John em sua mente mesmo desconectada do filme enquanto o maluco faz outra vítima. A jovem sente que há alguém a observando no banheiro feminino e vê alguém de fato o que a faz correr de volta para a sessão onde conta para Linda que viu o homem do filme no toalete coletivo.

Enquanto Linda sai para averiguar o banheiro, John é orientado pela mãe a voltar para casa com os olhos que ele coletou e apesar da relutância em continuar ele acata ao comando da mãe.

Paralelamente na vida real, uma pessoa misteriosa chega na lanchonete do cinema e mata uma garçonete com um tiro na cabeça e a arrasta até o banheiro feminino onde Linda vê o ocorrido às escondidas.

Paralelamente no filme, John invade o banheiro feminino e mata uma senhorinha estrangulada enquanto a mãe implora que ele volte para casa. Depois, ele mata outra mulher que de fato usava o toalete e depois sai para comprar pipoca.

Um espectador do cinema percebe que Patty está em pânico por conta do filme e tenta ajuda-la a se acalmar e ela conta que sua amiga está no banheiro faz um bom tempo e o rapaz se dispõe a ir atrás de Linda, porém ao chegar no toalete leva um tiro mortal na cabeça de um rapaz misterioso que age como se fosse John e como se a mãe fosse mãe dele e que ele a ouve o guiando em sua mente.

O atirador sai do banheiro e Linda consegue deixar o cinema partindo em busca de ajuda até encontrar um homem para quem ela conta que há um assassino no estabelecimento mas de primeira ele não acredita por pensar que ela está imaginando coisas por algo que ela viu em algum filme.

No filme, John é flagrado pelo segurança do cinema que chama a polícia impossibilitando o serial killer a sair do estabelecimento.

O atirador do cinema entra dentro da sessão de "A mãe" e rende Patty e a silencia ameaçando mata-la e aos outros espectadores.

Os clientes do cinema do filme se dão conta dos mortos dando início a um empurra-empurra generalizado.

Na real, Linda consegue que o homem que ela abordou entre no cinema e o mesmo encontra rastros de sangue.

No filme, John consegue fugir do cinema mas é atingido pela voz da mãe que pede que ele volte para casa entrando em surto. Em seguida, a multidão que fugira da sessão do cinema encontra John com a arma do crime em mãos e ele mata um homem e abduz uma mulher enquanto a mãe se prepara para sair de casa para buscar o filho.

O atirador real do cinema inicia uma chacina quando é interrompido ao tentar falar com a mãe do filme e outra correria agora na vida real acontece.

Neste momento, a polícia e os paramédicos chegam ao cinema da vida real enquanto Patty é feita refém.

Uma força-tarefa é designada para inovador o cinema por um duto até que eles conseguem se infiltrar dentro da sessão onde rendem o atirador que diz estar esperando a mãe vir busca-lo.

O louco atira no telão mirando em John e isso dá brecha para Patty se soltar, mas ela surta acreditando que seu olho foi perfurado quando na real não foi e em paralelo o atirador é executado.

Patty é retirada em choque do cinema pelos paramédicos e se encontra com Linda.

A última cena do filme é mostrado que tanto John quanto a mãe morreram no final.

Depois de toda a confusão, Patty é internada no hospital e ela pede à amiga que fique com ela, mas a equipe médica proíbe forçando a jovem a ir embora por hora.

Linda deixa o hospital, mas é assassinada por alguém que invade o local e adentra ao quarto de Patty levando seus remédios e este não é nada menos que John que diz para a jovem que ele só existe na mente dela e inicia um exame de vista em Patty que grita de pânico.

Os créditos sobem no telão de um cinema enquanto os espectadores vão embora aos poucos revelando que no fim das contas estávamos vendo um filme dentro do filme dentro de outro filme...

Realmente, o filme é uma grande surpresa podendo ter sido só mais um slasher oitentista só que desta vez com mais crueza na violência, mas acabou mudando toda a fórmula se revelando um verdadeiro teste de resistência com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e com as constantes hipnoses da mãe que com certeza ficou impregnada na mente de quem assistiu o filme na época.

Como eu já disse, a violência está bem fora da medida para um filme Hollywoodiano mesmo para a época, quase chegando perto de um bom giallo a la Joe D'Amato, o que sinceramente eu gostei muito e não me preocuparia se o filme fosse todo focado no universo ficcional de John e a mãe e que tivéssemos um desenrolar satisfatório tipo um enfrentamento final de vida ou morte entre mãe e filho.

O que tivemos no entanto foi mais uma crítica social à influência que os filmes de terror podem ter sobre as pessoas e como psicopatas podem criar outros psicopatas na vida real, fazendo as pessoas se tornarem fanáticos obcecados pela obra a ponto de replica-la na vida real, o que infelizmente é uma constante ainda nos dias de hoje; então o argumento do roteiro é válido.

Mas voltando ao ficcional, as atuações de Michael Lerner como John e claro, a imortal Zelda Rubinstein na época áurea da trilogia Poltergeist estão um primor, além da química entre os dois ser perfeita, trazendo um dueto de assassinos ímpar.

No mais, a obra ainda é muito boa, mas é do tipo que só funciona da primeira vez que se assiste, por que depois o plot twist foi revelado o filme perde o charme. Então se o filme é inédito para você e você pulou todo o resumo para pegar a crítica direta, ainda dá tempo de não tomar spoiler, se não, só lamento. Mas mesmo assim, assista, o filme é todo caprichado nos mínimos detalhes e não deixa lacunas e nem furos, não que eu tenha notado, mas... 

Trailer:

 


quarta-feira, 23 de julho de 2025

Fragmentado / Split (2016)

 

Desta vez eu resolvi trazer um filme com uma trama mais complexa para fugir do arroz e feijão de sempre, algo mais psicológico saindo da mente criativa de M. Night Shyamalan em parceria com a Blumhouse prometendo mais um clássico inesquecível.

Com um elenco de peso da nova safra de atores, a trama a um sequestro de três jovens garotas que parecia ser como todos os outros até as prisioneiras de depararem com um fato inusitado: seu sequestrador tem vinte e três personalidades distintas, uma mais perigosa e imprevisível que a outra.

O que se segue em quase duas horas de filme é uma corrida para driblar cada personalidade e tentar fugir do cativeiro com vida.

Tudo começa tempos depois de uma festa onde a jovem Casey Cooker foi convidada por pena e como ninguém pôde busca-la na saída, o pai da aniversariante, Claire Benoit se dispõe a levar a garota.

Quando estão quase todos no estacionamento, um estranho mascarado nocauteia as meninas com um spray ao invadir o veículo em que se encontram.

Ao acordarem, Casey e Claire se veem em uma prisão com paredes de pedra similar a uma masmorra até que seu raptor aparece e as encara sentado sobre uma cadeira e diz escolher uma terceira garota que está com as outras duas chamada Marcia a levando para outro lugar momentaneamente sem dizer mais nada.

A jovem consegue voltar depois de morder o estranho e ela alega que ele queria que ela dançasse para o malfeitor e que além disso, ela conseguiu descobrir uma porta de acesso aberta.

Vemos um flashback do passado de Casey ainda muito nova em que ela está com seu pai e um tio que se chama John que compartilha um trauma de caça.

Neste momento, o rapto das meninas ganha a mídia local e a atenção de uma profissional da área psiquiátrica chamada doutora Karen Fletcher.

Enquanto isso no cativeiro, Casey e Claire divergem sobre qual abordagem elas devem abordar para fugir do maluco.

Em outro flashback, a menina Casey aprende com o pai sobre o hábito de sobrevivência dos animais na floresta.

Descobrimos no presente que o raptor se chama Kevin Wendell Crumb e que ele é paciente da doutora Fletcher que diz à ele que sairá brevemente de viagem para dar algumas palestras.

Depois da visita, a doutora Fletcher vai até a casa da mãe de Kevin que é sua amiga e é viciada em programas de perguntas e respostas.

Kevin faz uma rápida visita ao cativeiro somente para convencer as prisioneiras que ele está no controle e que elas não tem escapatória.

Em paralelo, a doutora Fletcher encontra um amigo em quem ela deposita sua confiança na capacidade de recuperação de seus pacientes.

No cativeiro, Kevin reaparece e dá permissão às meninas para que usem o banheiro, porém ele as vigia.

Depois de algumas horas descansando, as meninas percebem que Kevin está as observando e para a surpresa geral, ele diz se chamar Hedwig e se identifica como um menino de nove anos, e este alega que uma fera irá pega-las.

Percebendo que o psique do rapaz é instável, as meninas tentam manipular seu alter ego para que ele as ajude a fugir, mas ele se nega. Elas então tentam ganha-lo pelo emocional mas ele foge depois de dizer que o cativeiro é seguro.

As meninas começam a bater nas paredes e no teto para procurar um elo oco e encontram uma fresta por onde veem um cômodo adjacente e Kevin dentro dele.

Um tempo depois, Kevin retorna ao cativeiro agora com a alcunha de Edwig e Marcia e Casey seguram a porta enquanto Claire consegue abrir uma grade no teto que a leva até o duto de encanamento por onde ela corre até chegar em um jogo de armários de ferro onde ela se esconde mas é rapidamente encontrada por Edwig que exige que ela tire sua blusa.

Depois que ela o faz, o louco a tranca numa sala apertada e volta ao cativeiro reforçando as saídas.

A doutora Fletcher neste momento, dá uma palestra via Skype sobre transtorno dissociativo de personalidade e sua crença em que um afetado pela condição pode levar uma vida normal coexistindo com suas personalidades alternativas.

Horas depois, Kevin passa por uma sessão com a doutora Fletcher que pede para falar com uma das outras personalidades e ele se identifica como Barry desta vez.

Um tempo depois, a doutora com a ajuda do seu assistente de monitoramento Jai fazem um pente fino em seu sistema de vigilância onde flagra uma das personalidades de Kevin, chamado Dennis chutando sua lata de lixo.

Enquanto isso, Casey sonha com o abatimento de um cervo na infância durante uma caçada com o pai e o tio e acaba acordando com a presença de Kevin agora sobre a personalidade de uma mulher chamada Patrícia servindo comida para Marcia e depois ele penteia os cabelos de Casey. Ele aproveita para convidar as meninas para fazer uma refeição decente em uma cozinha completamente isolada.

Aproveitando que Kevin / Patrícia gasta saliva distraidamente, as meninas percebem que a porta de acesso está fechada e Marcia aproveita para acertar uma cadeirada no maluco e corre em seguida.

Patrícia no entanto, se recompõe rapidamente e ordena que Casey volte para o seu quarto enquanto Marcia vaga pelo local labiríntico. Marcia acaba sendo encontrada e é ameaçada com uma faca e é isolada de Casey.

Em outro flashback, Casey admira seu tio John que faz uma armadilha para e fica de tocaia esperando uma presa.

Ao acordar no presente, Casey se vê abraçada ao raptor que agora é Dennis e este menciona sua outra personalidade Barry. Na sequencia, ele pede um beijo para a prisioneira apesar de não ter nenhuma experiencia amorosa.

Depois, Casey fala um pouco sobre sua dinâmica na escola revelando que ela arranja confusão para ser advertida e poder ficar sozinha.

Mais tarde, Kevin passa por uma sessão com a doutora Fletcher desta vez como Hedwig e a profissional menciona um abuso sofrido pelo rapaz na infância e pergunta se a tal fera que ele menciona é uma de suas personalidades ocultas.

Fora isso, a doutora descobre que Patrícia e Dennis se tornaram aliados e que nenhum deles viram a tal fera desclassificando-a como a vigésima das vinte e três personalidades de Kevin.

Ainda como Dennis, tira Casey de sua prisão e a leva até uma sala isolada onde dança. Casey tenta apelar para a chantagem emocional para que o louco a ajude a fugir e ele mostra um walk talk que ele roubou e o aparelho acaba ligando. Casey tenta pedir socorro e entra num embate com Dennis, mas a pessoa que atende pena que ela é uma das personalidades de Kevin que recupera o walk talk e o desliga.

A jovem é levada novamente até o cativeiro e no caminho percebe um parafuso jogado no chão o recolhendo discretamente.

De volta ao cativeiro, Dennis diz que o jogo de gato e rato está prestes a acabar.

Em outro flashback, Casey de uma ocasião em que seu tio John a chamou para brincar atrás de uma árvore com a clara intenção de abusa-la. Depois de um corte de cena, após o ato consumado, Casey mira uma espingarda em John que a desarma facilmente.

Enquanto isso, a doutora Fletcher recebe um monte de e-mails de Barry dizendo precisar dela. Sem perda de tempo, a psiquiatra corre até a casa do paciente que ainda é Dennis e ele a convida para entrar e eles falam sobre a existência da fera. O rapaz revela que ela acabou de emergir e é muito forte.

Temendo que o paciente está perdendo o controle de suas personalidades, a doutora cria uma distração pedindo para ir até o banheiro e acaba encontrando Claire que pede socorro. Dennis no entanto a encontra e a entorpece.

Claire grita para Marcia alertando a amiga que está no quartinho ao lado sobre a presença de uma mulher e elas se mobilizam para encontrar uma forma de fugir.

Enquanto Dennis sai para comprar flores, Casey consegue destrancar a prisão e chega a uma sala onde tem um computador e tenta pedir ajuda, mas o aparelho não tem rede.

Enquanto isso, Marcia tenta abrir o ferrolho da porta de sua prisão com um cabide de arame.

Paralelamente, Casey vê vídeos separadamente de cada personalidade de Kevin que neste instante liberta a fera, seu novo alter ego num túnel de metrô. A fera corre descalça pelas ruas enquanto a doutora Fletcher volta a si ainda meio atordoada e tenta se recompor para escrever um bilhete. Depois, ela cambaleia até achar uma faca que ela empunha até que neste mesmo momento a fera aparece por trás a apertando.

A doutora tenta esfaqueá-lo porém é esmagada até quebrar seus ossos desfalecendo.

Do outro lado, Casey encontra um molho de chaves e vaga pelo labirinto atrás das amigas e encontra Marcia morta com um rombo na barriga. Depois, ela encontra Claire jogada no chão e a chama para ir embora, mas a fera abduz a garota e a mata.

Casey corre até chegar à sala onde está o corpo da doutora Fletcher e encontra o bilhete que ela deixou que diz para quem encontrar que chame Kevin pelo seu verdadeiro nome.

A fera aparece andando pelas paredes e Casey o chama de Kevin fazendo o rapaz cambalear até ter um flashback com sua mãe ameaçando bater nele com um cabide de arame por ele ter se comportado mal.

Kevin volta ao seu eu sem entender nada e pensa ser 2014, ano em que ele perdeu a consciência. O rapaz diz ter uma espingarda escondida e pede à Casey que a use para mata-lo. Inesperadamente, Kevin tem uma recaída assumindo uma identidade atrás da outra em questão de segundos.

Casey aproveita, pega a espingarda e chama por Kevin, porém desta vez ele não responde e ela foge pela calefação até chegar a um armário onde encontra munição. Ao fazer o caminho de volta, ela é agarrada pelas pernas e ferida numa delas.

Depois, Casey corre até chegar num beco sem saída onde tem um flashback com o falecimento de seu pai que teve como consequência, sua guarda cedida à John que a intimida.

De volta ao presente, a fera encurrala Casey e diz que os impuros não tem serventia nenhuma no mundo e que ela precisa ser eliminada. Ele sai da penumbra e leva dois tiros pelas costas, mas ele resiste e rompe com suas forças fora do comum as barras de uma cela onde a jovem se encontra. A fera percebe cicatrizes de auto mutilação no braço de Casey descobrindo que ela é pura e recua.

Um tempo depois, um funcionário de um zoológico encontra Casey presa numa cela depois de sair de um galpão e descobrimos que o local era o esconderijo de Kevin o tempo todo.

Depois de ser tratada, Casey é entregue ao seu tio por uma policial.

Enquanto isso, em outro esconderijo, as personalidades de Kevin discutem entre si e resolvem por unanimidade confiar em Casey para que ela mostra ao mundo do que o seu poder é capaz de fazer.

Longe dali, numa lanchonete, vemos pela televisão o noticiário anunciando que o sequestro de Casey terminou e nisso, vemos David Dun, personagem de Bruce Willys em Corpo fechado interagindo com uma cliente do local a respeito do caso do sequestrador, criando assim uma ponte entre as obras que viriam em 2019 convergir na sequencia Vidro trazendo um embate entre David e Kevin...

Sim meus amigos, este é um grande plot twist e o prólogo para uma nova obra onde veremos um possível desfecho para a jornada de Kevin, brilhantemente interpretado por James McAvoy em um de seus maiores personagens.

Eu confesso que ainda não vi Vidro e pasmem, nunca assisti Corpo fechado, mas depois desta surpresa eu verei ambos o mais rápido possível, pois este irmão do meio da trilogia já me animou muito, as quase duas horas de duração valeram muito a pena. O suspense paira o tempo todo pela trama deixando o espectador tão aflito quanto as prisioneiras e a troca constante de personalidades do antagonista deixa a história imprevisível e angustiante.

Outro grande nome nesta obra é Anya Taylor-Joy de A bruxa e Noite passada em Soho, além de retornar em Vidro no papel de Casey devido a sua ótima atuação e a profundidade que a personalidade demonstrou durante Fragmentado.

Para quem espera ver algo diferente do terror de sempre, ou que goste de psicologia e vilões com transtornos essa é a pedida, o filme é claustrofóbico, frenético, muito bem desenvolvido e deixa um gostinho de quero mais. Então fica aqui a recomendação, este sem dúvida merece. 

Trailer:

 


domingo, 20 de julho de 2025

Uma Noite Alucinante 2 / Evil Dead II (1987)

 

Depois de anos colhendo os louros de seu filme experimental de baixíssimo orçamento, Sam Raimi não perdeu tempo em agradar aos fãs de sua obra mais memorável e já correu atrás de uma continuação com toda a tranquilidade do mundo.

O tempo no entanto não foi suficiente para elaborar uma trama 100% inédita e o jeito foi dar o famoso copia e cola no original e usar o mesmo argumento para continuar a história de Ash desta vez satirizando com muita comédia tudo o que era terror no início da franquia.

E na história, Ash vai com sua namorada até a cabana do filme anterior para passar um fim de semana, mas ao encontrar uma fita antiga, esta acaba conjurando uma magia de liberação dos espíritos do livro dos mortos trazendo uma nova noite de pesadelos com possessões, torturas e muito sangue...

Tudo começa com uma narração sobre o Necronomicom, o livro dos mortos e seu desaparecimento em 1300.

Depois da intro, Ash Williams e sua namorada Linda se dirigem até a mesma cabana que serviu de palco para o maior pesadelo do jovem anos atrás e que pelo visto ele não aprendeu a lição.

Ao finalmente chegar, Ash encontra um gravador de fita K-7 com uma mídia dentro que ao ser executada revela o relato de um antropólogo chamado doutor Knowby sobre a descoberta do Necronomicom ao qual ele lê uma das magias que ao conjurada desperta o mal que ataca Linda que está em outro cômodo.

Saindo para procurar pela namorada, Ash a encontra próximo ao brejo e ao constatar que ela está endemoniada ele a decapita com uma pá e a enterra de pronto.

As forças do mal no entanto atacam Ash o arrastando por alguns metros até joga-lo de cara no pântano o possuindo até que o sol nasce e ele volta a ser humano desmaiando.

Ash acorda um tempo depois com tudo na mais absoluta calma, o que o fz acreditar que o mal se foi e por precaução ele resolve ir embora da floresta. Ele assim o faz mas ao chegar na ponte ela está completamente destruída o impossibilitando de cruzar a floresta.

O mal persegue Ash que dá meia volta e de repente escurece. Ash salta do carro e corre até a cabana buscando abrigo.

Perto de lá, somos apresentados ao casal de pesquisadores Anne e Ed que tem o Necronomicom em mãos e agora buscam uma forma de decifrar sua escrita.

Enquanto isso, Ash se tranca na cabana que é assombrada e repentinamente o bloqueio da porta se rompe e ele vê o tronco podre que ele usou como cruz na vala de Linda ganhar vida se tornando um corpo. A cruz resgata a cabeça de Linda e a coloca em seu tronco assustando Ash.

A cabeça se lança até o colo de Ash e crava os dentes na mão dele que tenta solta-la e corre até o exterior da cabana indo para o depósito de ferramentas onde prende a cabeça da mulher numa morsa.

Do nada, o corpo de madeira aparece e ataca Ash de posse e uma motoserra, mas ele usa a arma contra ela mesmo a parando. Com a arma recuperada, Ash corta a cabeça de Linda em pedaços e volta para dentro da cabana.

Lá, Ash percebe a cadeira de balanço se mexer sozinha mas ao toca-la ela para.

O reflexo de Ash no espelho toma vida própria e o tortura psicologicamente até desaparecer. Posteriormente, a mão direita de Ash é possuída e ele se desespera.

Neste momento, Anne e Ed se dirigem para a cabana mas são abordados pelo casal de caipiras Jake e Bobby Joe que dizem que a ponte foi destruída mas que há um caminho alternativo para eles chegarem até seu destino e que eles os guiarão.

Enquanto isso, Ash tem um embate contra sua mão até desmaiar. A mão no entanto, tenta alcançar um cutelo mas Ash acorda rapidamente e prende o membro com uma faca e a remove com a moto-serra.

Anne e os outros seguem a pé enquanto Ash pressente que sua mão fujona está por perto e o ve-la dispara vários tiros de espingarda até finalmente acerta-la. O intento no entanto resulta em um vazamento colossal de sangue através de buracos na parede por alguns breves segundos.

Os móveis e a decoração da casa são possuídos e começam a rir fazendo Ash ter uma crise de riso até que tudo se acalma.

Do nada, surge Jake que entra num embate com Ash o nocauteando.

Acreditando que Ash fez algo com os antigos moradores da cabana, Jake e Anne chutam Ash até o porão o trancando.

Anne se revela filha do doutor Knowby e sua mulher Henrietta e ela ouve a gravação deixada pelo pai que diz ter enterrado a mulher no porão, mas a velha ainda está lá dentro só que possuída pelos espíritos do Necronomicom por que por certo o doutor liberou a mágia do livro.

A velha desperta e começa a aterrorizar Ash que acaba sendo inocentado das acusações e Jake o solta, porém Henrietta o agarra dando início a uma malhação coletiva à velha que é trancada de volta no porão.

Depois que tudo se acalma, Henrietta volta à sua forma humana e tenta chantagear Anne. Ao mesmo tempo, Ed é possuído e ataca Bobby Joe e Jake.

Ash ataca Ed com um machado antes que ele pudesse libertar Henrietta e tudo se acalma de novo.

Instantes depois, os móveis ficam possuídos e começam a se bater conforme o mal avança. Geral ouve um barulho vindo do quarto ao lado e vão lá para verificar encontrando o fantasma do doutor Knowby que os orienta a ressitar algumas páginas do necronomicom que ele arrancou para salvarem
suas almas.

A mão possuída de Ash ataca Bobby Joe que surta e corre pela floresta onde ela é agarrada por cipós que a arrastam por vários metros.

Enquanto isso, Anne foleia as páginas que o pai deixou e que conta sobre a profecia de um herói que caiu do céu e salvou o mundo em 1300.

Jake rende Ash e Anne com uma arma e os obriga a procurarem por Bobby Joe ignorando a missão principal. O caipira chama pela mulher e acaba atraindo o mal que torna a possuir Ash que espanca Jake.

Anne volta para dentro da cabana e se tranca enquanto Ash busca um outro meio para entrar na residência.

Ao ouvir as batidas da porta, Anne ataca com uma adaga, mas é Jake que ela acaba ferindo mortalmente. Ash a surpreende logo em seguida, mas a jovem arrasta Jake para dentro da cabana e se tranca novamente.

Anne acaba deixando Jake perto do alçapão do porão e Henrietta o traga e o mata dando um banho de sangue.

Ash reaparece e arremessa Anne a nocauteando, mas ao tocar seu medalhão volta a ser humano bem a tempo de evitar um ataque.

Como a única alternativa para que tudo volte ao normal é recuperar as páginas arrancadas do Necronomicom, Ash se arma e funde a serra-elétrica ao toco de sua mão decepada e resolve descer até o porão para dar um fim à Henrietta.

Ash parte sozinho e encontra as páginas depois de se livrar do esqueleto de Jake e as entrega para Anne organiza-las.

Enquanto Ash luta contra Henrietta, Anne inicia a conjuração, mas a velha nocauteia seu inimigo e ataca a filha. Ash recobra os sentidos e volta a lutar contra a velha possuída até que ela sofre uma metamorfose. Anne distrai a velha com uma canção de ninar e Ash aproveita para faze-la em pedaços e explodir sua cabeça com o rifle de Jake.

As árvores fazem a cabana balançar e começam a quebrar tudo por dentro. Ash pede para Anne terminar de conjurar a magia de banimento mas na tentativa
a jovem é apunhalada.

Ash é agarrado por uma árvore demoníaca, mas Anne termina a conjuração que abre um portal com suas últimas forças. O portal suga Ash e ele é transportado até o ano de 1300, numa época medieval onde é cercado por cavaleiros que tentam leva-los até que uma fera alada aparece, mas é destruída com um tiro.

Impressionados, os cavaleiros saúdam Ash como o herói que caiu do céu segundo a profecia do livro dos mortos, mas ele grita renegando seu destino...

O sucesso imediato do primeiro filme abriu caminho para Raimi produzir uma sequencia, mas esta teve um tempo maior de planejamento / produção, mas igualmente ao anterior teve um orçamento baixo (mesmo sendo maior que o primeiro filme), algo por volta de quase quatro milhões e não arrecadou mais que cinco milhões e novecentos mil dólares.

Apesar disso, o filme foi bem na crítica o que felizmente garantiu mais uma sequencia que veio em 1992 fechando o ciclo de Ash que só voltou à ativa décadas depois na série antes exclusiva da Netflix Ash vs Evil dead, trazendo Bruce Campbell de volta ao papel que lhe trouxe a fama.

Deixando os dados financeiros de lado vamos para o que realmente interessa e eu tenho que dizer que apesar do filme ser bom ele copiou muito do anterior mas desta vez se entregando à comédia galhofa, o que acabou dando certo e acabou se tornando a marca da franquia que antes era apenas terror puro e visceral.

Algumas cenas salta-se a vista que são reciclagens do filme anterior como por exemplo a cena do surto de riso de Ash que conta inclusive com a mesma cabeça de alce empalhada possuída juntamente ao close icônico de Ash rindo para a câmera loucamente.

O elenco como sempre bem reduzido, a história é bem básica e sem inovações, mas em contrapartida a maquiagem e os efeitos deram uma pequena evoluída, porém já dataram infelizmente, vide as cenas em stop motion.

No mais, o filme mesmo com seus defeitos e preguiça de produção ainda agrada, é uma sequencia bacana que representa bem a franquia Evil dead e merece ser revista.

Trailer:


 

sábado, 12 de julho de 2025

A Cidade que temia o pôr do Sol / Pânico ao Anoitecer / Assassino Invisível / The Town that dreaded Sundown (1976)

 


Desta vez eu trago um clássico dos anos setenta com trocentos títulos diferentes e que é baseado num caso que assombrou uma cidade adjacente ao Texas por um período de poucos, porém inesquecíveis meses: um assassino em série nunca identificado e tão pouco capturado.

O filme não tem apenas um foco apesar de nos apresentar como protagonistas a força policial local em busca do assassino. Mas a dinâmica em si é em alguns ataques ocorridos durante o tempo em que o Fantasma, como foi apelidado esteve em atividade.

Por isso que a história não é fixa, ela vai variar de ataque em ataque mas não deixa de ser um terrível slasher clássico só que ocorrido de verdade na segunda metade dos anos 1940.

Tudo começa com uma narração sobre a rotina de reconstrução pós guerra no condado de Texarkana, cidade que fica na divisa entre Texas e Arkansas e um novo trauma que se instalou na pacata comunidade.

Exatamente em 1946, a sensação de calmaria de Texarkana foi interrompida com a aparição de um assassino em série apelidado pelos populares de o Fantasma e que se tornou uma lenda local pelos próximos anos que viriam e é lembrado até os dias de hoje.

Agora sim começando a dramatização do filme real, somos levados ao jovem casal Sammy P. Fuller e Linda Mae Jenkins em um típico namorico ao luar no alto de uma colina vistosa onde se podia ter um vislumbre de toda a cidade e das estrelas, mas que o que interessava aos jovens era partir para o amasso nos fundos do carro do rapaz já apresentado.

A aproximação sorrateira do Fantasma, um homem misterioso usando luvas de couro e uma fronha como máscara chama a atenção de Linda Mae e o mesmo se faz presente frente aos namorados arrombando o veículo facilmente e atacando Sammy.

Logo depois de tirar o rapaz de ação, o maníaco ataca Linda Mae que não consegue reagir à altura e é encontrada na manhã seguinte rastejando na lama por alguém que passava casualmente no local.

As autoridades locais logo caem de cara nas investigações que parece não levar a canto algum.

Semanas depois, agora somos apresentados ao casal Emma Lou Cook e Howard Turner (que por suposto serão as próximas vítimas do fantasma).

Num final de tarde chuvoso, David Norman Ramsey da polícia local de Texarkana faz uma ronda pelos limites da cidade até ouvir um par de disparos distantes. Ao se aproximar, David encontra uma outra viatura como a dele porém vazia e segue pistas em outra direção.

Depois de visar à base da polícia, David segue a pé e encontra um jovem morto à bala que nada menos é que Howard Turner e mais afrente Emma Lou amarrada abraçada a uma árvore.

Com o pânico, os moradores de Texarkana esvaziam a loja de armas local para se protegerem, reforçaram suas janelas todas as noites e passaram a evitar sair depois do pôr do sol, pois é o período onde o Fantasma ataca.

O xerife local J.R Sullivan requisita a ajuda do capitão Morales, um ranger gabaritado para liderar uma caçada mais efetiva ao assassino em série e este dita suas regras para poder trabalhar sem falhas. David é designado como parceiro de Morales e eles ainda contam com a escolta do esquentado policial e atendente de ocorrências Trumman também conhecido como Sparkplug.

Os locais dos primeiros crimes voltam a ser investigados desta vez por Morales e sua primeira investida é uma emboscada que consiste em disfarçar seus homens como jovens moças para ficarem de vigia em um baile de formatura dos jovens da escola preparatória que vem a acontecer em uma noite tranquila.

Depois de horas de comemoração pacata, o baile se encerra e somos apresentados aos jovens Roy e Peggy Loomis que ficaram por último e resolvem fazer o caminho de volta juntos (pura desculpa para namorar) enquanto que perto dali, Morales e David fazem uma ronda.

No meio do mesmo parque junto ao barranco onde ocorreu o primeiro ataque, Roy e Peggy começam a namorar e rapidamente, o Fantasma espreita o casal até se agarrar ao capô do carro que dispara e nisso, Roy acaba caindo para fora do veículo e Peggy perde o controle do volante e bate, porém escapa ilesa.

Roy é facilmente abatido e Peggy que vê tudo horrorizada foge pela floresta até dar de cara com o Fantasma que a agarra e a arrasta a amarrando à árvore tal qual fez com Emma Lou anteriormente. Em contrapartida, Roy volta a si e corre mas é alcançado e executado com dois tiros.

Depois, o Fantasma saca uma faca e se dirige até Peggy e a tortura com seu trombone até desmaia-la.

Na manhã seguinte, a polícia cerca o local do crime e Morales exige que o parque todo passe por uma varredura atrás de evidências.

Com isso, a recompensa pela cabeça do Fantasma que já era enorme acaba aumentando e é requisitada a ajuda do doutor Kress, um psiquiatra muito influente para traçar o perfil do assassino local.

Cuja analise de Kress, o assassino é instável porém não louco e sim muito inteligente e pode se misturar sem ser detectado. Fora isso, ele se sacia sexualmente de forma muito fora do usual, o que explica a tortura com o trombone que mais parecia um prazer sexual do que qualquer coisa.

Mais tarde, Morales, David e Sparkplug perseguem um carro suspeito e eles não só são os últimos a chegaram ao ponto final como ainda caem com a viatura e tudo no brejo numa cena muito filme de comédia noventista da Sessão da tarde, o que não me fez sentido nenhum.

No fim das contas, o suspeito do outro veículo quando abordado revela-se apenas como Eddie Mendel, um cidadão comum que fugia da polícia com medo como qualquer outro faria e ele acaba sendo reconhecido por um sujeito chamado Johnsom que é seu credor. Eddie do nada diz ser o Fantasma mas seu relato simples e vazio não convence Morales que o vê apenas como um atraso nas investigações.

Passa-se um tempo e com a chegada do verão, os cidadãos de Texarkana tentam viver tranquilamente já que os ataques deram uma esfriada.

Numa noite tranquila qualquer, somos levados à casa do casal Lloyd e Hellen Reed onde o Fantasma aparece do lado de fora da janela e executa o marido com um tiro e depois invade a casa atirando na mulher a impedindo de ligar para a polícia.

A jovem no entanto, consegue se arrastar e sair de casa mas o Fantasma segue o rastro de sangue dela até o milharal. Aos trancos e barrancos, Hellen consegue chegar a casa de um vizinho mas ao chamar por socorro ninguém atende a principio, até que de dentro da propriedade sai um senhorzinho armado que ao ver a jovem debilitada pede à mulher que chame uma ambulância.

Seguindo a narração, é dito que Hellen chegou a sobreviver e que os ataques do Fantasma seguiram a nível alarmante causando um verdadeiro pânico e foi instaurado então um toque de recolher ao pôr do sol como medida desesperada.

O Fantasma então, dá uma sumida e David ao contrário de Morales está sem esperanças de encontrar o assassino.

Em um certo dia, Morales e David seguem uma pista do Fantasma que leva até uma mina onde eles encontram o assassino dando início à uma perseguição que se estende à linha do trem por onde o Fantasma se joga quando uma locomotiva passa dando um atraso aos policiais. O Fantasma acaba sendo baleado mas consegue fugir sendo perdido de vista pelos rapazes.

Cães farejadores são postos à procura do Fantasma que cruza o pântano não sendo mais visto. Seu paradeiro então se torna um mistério e alvo de controvérsias sobre suas supostas aparições aqui e ali e sua possível morte num dado momento da vida. Na cena final é deduzido que o assassino pode ter passado a viver misturado aos populares sem despertar suspeitas e em um vislumbre, vemos as pernas do Fantasma agora em traje civil socializando tranquilamente.

Segue a narração com o epílogo dizendo que o capitão Morales dedicou o resto da sua vida a caçar o Fantasma até se aposentar e viver seus últimos dias em sua casa no Dallas com tranquilidade.

O xerife Sullivan permaneceu por vários anos atuando no cargo sendo re-eleito por várias vezes.

Hellen Reed se recuperou do trauma e seguiu vivendo sua vida normalmente em Texarkana.

Sammy e Linda que sobreviveram ao ataque se mudaram de Texarkana e seu paradeiro se tornou um mistério.

David Ramsey serviu à polícia por boa parte de sua vida vindo a morrer em 1973.

Obviamente só para esclarecer, todos os nomes apresentados no filme foram alterados por segurança e / ou questões legais de direitos, afinal estamos falando de um crime internacionalmente conhecido que na época em que o longa metragem fora produzido se completavam trinta anos dos ataques, ou seja, mesmo após três décadas as feridas ainda estavam frescas na memória dos cidadãos de Texarkana.

O filme se tornou um clássico com o tempo e apesar de não ser explicitamente violento, é sim perturbador e imortalizou de forma competente o assassino real tal qual os relatos de sobreviventes foram descritos.

A atmosfera de tensão é muito bem montada seguindo a trilha sonora que casa bem com os momentos de terror e perseguição, isso não tem como negar.

Ao contrário de várias adaptações de casos reais para as películas esta não parece ter sido muito mexida, não tem tanto sensacionalismo quanto Hollywood está acostumado a fazer. O filme foca bem no suspense e no drama não deixando o terror de lado, por isso que a dinâmica da trama é bem devagar e chega a ser cômica às vezes, como a cena da viatura caindo no brejo.

A narração constante dá um caráter documental bacana ao filme, eu gostei muito desta alegoria pois contextualizou bem tudo o que se seguiria sem precisar mostrar com ação e simplificou a narrativa e o entendimento que em algumas ocasiões é complexo já que vira e mexe os personagens pipocam e a gente não sabe quem é quem.

No mais, o filme continua muito bom, não está tão datado apesar da época e ainda serve como um bom slasher para passar o tempo e é muito legal se aprofundar no caso real que tem muita informação para passar para quem tiver interessado em saber os maiores detalhes, eu recomendo.


Trailer:



quarta-feira, 9 de julho de 2025

A Meia-irmã Feia / The Ugly Stepsister (2025)

 


Depois de muito empurrar para a fila do escanteio, eis que eu finalmente trago uma das mais recentes produções com o selo Shudder de qualidade, uma produção dinamarquesa dirigida pela pouco conhecida Emilie Blichfeldt que remonta o conto clássico dos irmãos Grimm, Cinderela mas desta vez focando na meia-irmã feia e insegura de uma forma mais aproximada ao conto original.

A trama vai aprofundar a personagem esquecida e sua luta para alcançar o padrão de beleza estabelecido pela sociedade da era em que o filme se passa afim de conseguir conquistar um lugar cativo no baile do príncipe encantado que pretende no dia marcado encontrar sua futura esposa.

Contado de uma forma mais visceral e deveras asquerosa, a história vai remontar o conto original mesclando terror corporal, humor negro e muita safadeza oculta sem poupar o espectador de absolutamente nada.

Tudo começa com a protagonista, a insegura e nada atrativa Elvira lendo um livro de poesias focado no príncipe Julian, seu amor secreto como personagem principal, nobre este por quem ela é apaixonada desde que se deu por gente.

Sua leitura mesclada com devaneios oriundos de sua mente apaixonada são cessados por sua mãe Rebekka que requisita que ela se apresse para partir numa viagem junto à sua irmã Alma até a Suécia para conhecer o novo pretendente da mãe, um homem viúvo de sobrenome importante chamado Otto, pai da jovem e belíssima Agnes.

As novas hóspedes se instalam no enorme casarão onde passarão a viver e compartilham um delicioso bolo em meio à risadas até que Otto sufoca como se estivesse sendo envenenado e simplesmente morre.

Depois da introdução, o lar das quatro donzelas remanescentes entra num período de luto dividido entre o desdém e a dor de Agnes que é a única afetada pela partida abrupta do pai e a única que demonstra um pouco de empatia é Elvira que numa breve conversação descobre que Otto estava falido, ao contrário do que Rebekka acreditava deixando claro que a megera pretendia dar o golpe uma vez que ela também estava na sarjeta, porém estava se passando por rica para não perder a mamata.

Elvira conta a descoberta para a mãe e tenta confortá-la dizendo que ela poderá se casar com um bom homem que irá tira-las da miséria, mas Rebekka sem papas na língua manda a letra para a jovem dizendo que ela não tem nenhum atributo que vá fazer algum jovem se interessar por ela.

Em um certo momento, Elvira descobre que o rei dará um baile em honra ao seu filho para que ele encontre em meio à dezenas de belas jovens aquela que será sem dúvida alguma sua futura esposa. Agnes é a primeira a conseguir um convite para o baile e intercede para que Elvira consiga um também às custas da humilhação da encostada não ter um sobrenome quilométrico como o dela ficando à sua sombra.

Empolgada com a novidade, Rebekka leva Elvira para se consultar com o doutor Esthetique que como o nome sugere é um médico que foca suas cirurgias em correções estéticas e que para isso, irá trabalhar nas imperfeições de Elvira para que ela se torne uma bela e atraente jovem.

Para começar, Elvira faz uma remoção de aparelho ortodôntico e uma dolorosa e arcaica rinoplastia que fará com que seu nariz fique perfeito até a chegada do baile a forçando a ficar com um horrível aparelho corretor atado à sua face.

Dando prosseguimento, Rebekka matricula Elvira na escola de boas maneiras da madame Vanja e sua parceira para que além da refinação, a jovem aprenda a dançar perfeitamente bem para se destacar entre a roda principal das donzelas do baile, mas o que consegue de início é ser enxotada para a última roda, junto às moças com menos atrativos por conta de sua aparência.

Na hora do jantar, Agnes discute com Rebekka sobre a escolha da data para o funeral de seu pai cujo corpo está começando a apodrecer cercado de moscas em um quartinho abafado e a madrasta deixa claro que elas terão dinheiro para pagar a cerimônia quando o príncipe Julian se casar com Elvira, uma vez que ele é quem bancará a jovem.

No dia seguinte, segue mais uma aula e Elvira descobre ter se destacado entre as melhores dançarinas, o que a deixa a um passo mais próxima do príncipe.

A jovem descobre porém que o seu destaque não foi fruto de seu talento e esforço mas sim por que sua mãe prometeu à madame Vanja uma boa quantia de dinheiro de suborno, pois de outra forma Elvira se quer seria bem vinda em sua escola.

Isso deixa Elvira cabisbaixa o dia todo desolada pela sua inaptidão e falta de beleza. Inesperadamente, a parceira da madame Vanja que é a única com um pingo de empatia pela garota a estimula a valorizar sua beleza interior e a presenteia com um ovo de lombriga do qual ela deverá consumir e assim que o inseto eclodir ele irá consumir toda a comida que ela mandar para dentro evitando que ela engorde e ainda mantenha um corpo esbelto.

Elvira acaba compartilhando de seu presente com Alma que reprova a forma com que a irmã está se degradando para conseguir o que deseja e ameaça contar tudo para a mãe.

Descobrimos que mesmo interessada em se comprometer com o príncipe Julian, Agnes tem uma relação proibida com Isak, o cocheiro da família e ela não esconde dele seu possível destino como membro da realeza.

Em paralelo a isso, Elvira engole o ovo de lombriga todo de uma vez. Instantes depois, ela anda pelo bosque e acaba encontrando de longe o príncipe Julian urinando com dois vassalos que o acompanham em uma caça com arco e flecha. Os jovens descobrem a bisbilhoteira e a humilham a ofertando como fonte de sexo fácil ao jovem nobre que a despreza por ser feia, porém isso não a tira das nuvens e tão pouco sessa seus devaneios e suspiros pelo amado.

À noite, Elvira caminha até chegar no estábulo e encontra Agnes e Isak transando deixando-a ruborizada.

Na manhã seguinte, Rebekka espanca Agnes ao descobrir seus atos libidinosos com a criadagem e expulsa Isak na base da pedrada.

Três meses depois, Elvira retira o aparelho corretor ostentando um nariz pequeno e empinado.

Neste meio tempo, Agnes acabou se tornando a criada maltrapilha de Rebekka se sujeitando à tarefas domésticas como ordenhar a vaca.

Enquanto isso, Elvira passa por um procedimento de implante de cílios postiços de dar agonia a cada agulhada certeira por entre a pele das pálpebras da jovem.

À noite, Elvira passa muito mal do estômago precisando urinar e resolve procurar pela casinha quase cega por conta do resultado da cirurgia de implante. No caminho, Elvira se encontra com Agnes que compadecida pela dieta lascada que a meia-irmã está passando lhe dá uma fatia de bolo.

Na manhã seguinte, as alunas de madame Vanja são avaliadas para definir quem fará parte da roda principal de dança no balé e Elvira por fim é agraciada pelo seu esforço e pela beleza que conseguiu cultivar com o tempo.

À noite, enquanto se deleita com um prato nojento de macarronada, Elvira ouve Agnes ler poesias indecentes sobre a serpente que é representada metaforicamente como o pênis humano. 

No meio do sono, Elvira é acordada pela mãe para ser presenteada com um lindo vestido de gala importado do qual ela irá usar no baile do príncipe Julian além de uma luxuosa peruca de madeixas louras cacheadas.

Ainda mais tarde, Agnes vislumbra o lindo vestido que ela irá usar no baile e Elvira a flagra e a denuncia para a mãe que rasga o mesmo e a tranca no quartinho com o cadáver enfestado de larvas do pai.

Ao acordar de um sonho, Agnes vê o fantasma de sua mãe que comanda as larvas para costurar o vestido rasgado para que ela vá ao baile do príncipe e ainda a presenteia com um par de sapatos brancos. A mãe diz que ao soar da meia-noite, a abóbora que uma vez se tornar uma bela carruagem, tornará a se tornar abóbora e que neste momento, ela deverá deixar o baile correndo para evirar que descubram sua real identidade.

É chegado o dia do baile e as jovens são apresentadas à realeza enquanto Elvira é encorajada pela mãe. Em seguida, é a vez de Elvira ser apresentada e aos cochichos, a realeza desdém da falta de beleza da moça que sonha acordada com o momento de seu triunfo com o príncipe Julian em um sublime número de dança onde ela é o centro das atenções.

Finalmente chega a hora do príncipe escolher sua prometida e Elvira é tirada pelo mesmo para dançar a valsa até que no auge da festa chega Agnes usando um véu cobrindo seu rosto em meio ao luxuoso vestido que chama a atenção do jovem nobre que deixa Elvira a ver navios e tira a recém chegada para dançar.

Humilhada, Elvira passa mal do estômago e corre para longe onde vomita vários ovos de lombriga que acabaram se multiplicaram em seu corpo numa cena agoniante. Rebekka a faz se recompor com uma bofetada e a encoraja em tentar investir em qualquer outro jovem que tenha dinheiro e é o que acaba acontecendo.

Elvira acaba sendo tirada para dançar, porém acaba alucinando com os convidados comendo lombrigas até que o sino soa à meia-noite e Agnes deixa o baile às pressas deixando um de seus sapatos cair e Julian que encontra o calçado, ordena aos seus vassalos que encontre a dona do mesmo pois ela será sua esposa.

Em casa, Elvira surta e tenta matar Agnes com uma faca mas acaba descobrindo o sapato que restou a desmascarando e a roubando como último ato desesperado para se dar bem.

Dando indícios claros de enlouquecimento, Elvira tenta fazer a mãe realizar que com o sapato de Agnes ela ainda tem uma chance com o príncipe Julian, mas a megera a desengana.

Sozinha e desesperada, Elvira tenta calçar o sapato porém seu pé é maior que o calçado e num momento de loucura ela tenta cortar seus dedos fora na medida com um cutelo, mas só rasga uma camada de pele. Depois, ela usa uma viga como peso para o utensílio e o bate com uma marreta conseguindo finalmente amputar seus dedos.

Rebekka e Alma ouvem os gritos de agonia da jovem e ao chegar ao seu auxílio, a mãe faz a filha enxergar que ela cortou o pé errado e termina o trabalho por si enquanto Elvira desmaia de dor e sonha com o príncipe a fazendo calçar o sapato pedindo ela enfim em casamento.

Elvira acorda na manhã seguinte com a chegada da guarda real anunciando que o príncipe veio calçar o sapato nas jovens locais. Com suas poucas forças, Elvira se arrasta até a porta principal da casa, por onde vê Agnes lindamente trajada passar por ela sem socorre-la e ela passa pelo teste do sapato sendo declarada a noiva de Julian partindo com ele.

Destruída e completamente desolada, Elvira recebe de Alma um antídoto para ela expelir todas as lombrigas que ela ainda tem no estômago e ao faze-lo, ela vomita uma lombriga quase infinita junto à outras menores.

Alarmada, Alma vai até a mãe pedir socorro, mas encontra a velha ocupada demais praticando sexo oral com o cadáver podre de Otto a ignorando por completo para seguir com o ato.

Sem nada mais a fazer naquela casa, Alma veste a irmã completamente fora de si e notoriamente destruída e sela um cavalo levando Elvira para longe daquele hospício enquanto alguns corvos devoram as lombrigas que restaram no chão...

Uma das grandes surpresas do ano que não esconde a crueza do terror corporal esboçando tudo o que pode e não pode em cenas nojentas e de dar agonia de tão bem coreografadas com uma direção de câmeras e efeitos práticos muito bem elaborados.

A atuação de Lea Myren no papel de Elvira é simplesmente marcante, ela consegue entregar facetas distintas do início ao fim com muita competência sem nunca perder o compasso.

O filme acerta muito focando o terror em momentos precisos de agonia, nojeira e sobretudo em cenas safadinhas sem o menor pudor. Além disso, a trama consegue nos trazer de forma crua e bem conduzida um lado das personagens que a gente jamais iria imaginar, nos fazendo ver que ninguém é o que realmente aparenta e que geral agiu desde o início por conveniência.

Por exemplo a própria Agnes que a princípio viu o convite para o baile como uma forma de se livrar da tirania de sua madrasta e poder viver seu caso proibido, mas depois que Elvira acabou com seu sonho ela resolveu se vingar tirando dela o seu grande amor, que no final das contas era um nobre mimadinho e superficial que mereceu terminar com uma nada donzela que muito provavelmente iria botar-lhe um belo par de chifres.

Mas enfim, ainda temos a bela montagem da obra com paisagens belíssimas, figurinos bem feitos, uma ambientação muito bem aproveitada e a já mencionada direção de Blichfeldt que é majestosa e única. Espero de verdade futuramente ver mais obras sob a batuta dela e que sejam tão viscerais e poéticas quanto esta que acabamos de desbravar. 


Trailer:



sábado, 5 de julho de 2025

Faça Ela Voltar / Bring Her Back (2025)

 


Chegando agora com um lançamento tão quentinho que ainda tá no forno dos cinemas brasileiros, mas que quem conhece as manhas já deu seus pulos para assistir antecipadamente já que desta vez é uma grande promessa.

Entrando para o currículo da A24, a nova produção é assinada pelos irmãos Danny e Michael Philippou do aclamado Fale comigo e trás uma narrativa baseada no velho argumento da "dor do luto" como plano de fundo trazendo elementos sobrenaturais à uma história cheia de mistério envolto em um estratagema maquiavélico por parte da antagonista afim de cumprir um ritual macabro com fins sentimentais.

A coisa se desenrola através de uma dupla de meios-irmãos que ficam órfãos com a perda do pai e precisam se readaptar em um lar adotivo temporário aos cuidados de uma senhora afável que abriga um outro menino órfão deveras estranho que esconde um grande segredo. Com o tempo e a convivência as coisas começam a ficar estranhas e pequenas pistas apontam a tutora dos jovens como sendo realizadora de um ritual que trás pessoas mortas de volta à vida...

O filme abre com uma cena inusitada, um casal sem roupa nos fundos de um quintal fazendo um circulo branco no chão de viés ritualístico.

Na cena seguinte, vemos um grupo de pessoas sendo cobaias deste ritual e tudo sendo gravado em fitas caseiras.

Chegando nos dias atuais, conhecemos os irmãos Piper, uma adolescente nipo-americana parcialmente cega e seu irmão mais velho Andy se encontrando depois de um dia de aula prontos para voltar para casa.

Ao chegarem, os irmãos encontram seu pai morto no chuveiro, o que faz com que eles precisem passar por uma readaptação nas mãos da assistente social chamada Wendy que diz para Andy que como ele ainda não completou dezoito anos não poderá ficar com a custódia de Piper e que por isso ela terá que ser redirecionada para um lar adotivo.

Protetor, Andy intercede em favor da irmã condicionando sua permanência no mesmo lar adotivo até o seu aniversário para ele poder então dar entrada na papelada da custódia e Wendy aceita.

Com tudo resolvido, Andy e Piper se mudam para a casa da agradável Laura que fica estranhamente rodeada por um círculo branco no meio de uma floresta. Laura explica aos recém chegados que ela também está sofrendo pelo luto pois perdeu sua filha chamada Cathy afogada na piscina e desde então ela vive com um gato e um outro menino órfão deveras estranho, de cabelo raspado e uma marca roxa no rosto chamado Oliver que não fala por conta de um trauma.

Os irmãos se instalam e Andy deixa claro para Laura que dentro de três meses ele fará dezoito anos e quando esse dia chegar ele entrará com um processo de pedido de custódia de Piper que fica com o quarto que era de Cathy sendo observada com uma alegria suspeita pela nova tutora.

Na primeira noite, temos um vislumbre de Laura e Oliver assistindo à um VHS caseiro contendo a gravação do círculo do ritual com o casal nu da introdução do filme.

Andy acaba acordando de seu sono e vê a dupla caminhando até os fundos do quintal entrando num cômodo externo adjacente à casa mas não dá importância.

Na manhã seguinte, Andy acorda pensando na morte do pai enquanto espera suas roupas se lavarem.

Mais tarde, Andy e Piper vão ao funeral do pai onde Laura na surdina corta uma mexa de cabelo do defunto.

Enquanto isso, Oliver fica sozinho em casa trancado e num acesso de raiva acaba quebrando a porta de vidro com as próprias mãos e caminha até o galinheiro onde observa as aves com um semblante de fúria.

De volta ao funeral, Laura tenta obrigar Andy a beijar o pai alegando que se trata de uma tradição e as coisas ficam tensas.

Ao anoitecer, geral se distrai com um jogo de números seguido com uma bebedeira de Vodca e muita música alta até geral dormir de bêbado.

Depois que Piper é posta para dormir, Laura se abre com Andy sobre a perda de sua filha da qual ela ainda não conseguiu superar e o garoto se abre dizendo que ele tinha uma relação conturbada com o pai tendo sofrido abusos físicos e psicológicos enquanto a irmã era a princesa da casa, o que o fez ter raiva da situação apesar de amar a menina de verdade, mas que num certo dia ele se encheu tanto que deliberadamente deu um murro em Piper quando ela era muito pequena.

Mais tarde, Laura colhe um copo de medida com sua própria urina e a despeja sobre a calça de Andy e depois tira fotos dos olhos do garoto com o celular. Na sequência, a mulher vê Oliver vagando feio uma alma penada e o leva para dar um banho e o faz reagir ao seu comando.

Do nada, o menino emite um grunhido semelhante ao de um gato a lá Toshio que faz com que o espelho do banheiro se quebre.

Na manhã seguinte, Andy acorda e percebe estar molhado acreditando ter mijado na cama. O garoto fica responsável por tomar conta de Oliver enquanto Laura leva Piper para um instituto para crianças cegas mantendo Oliver trancado em seu quarto.

Andy estranha que o menino esteja trancado e arromba a porta. Depois, ele tenta se comunicar Oliver que nem se quer escrever consegue.

Na sequência, percebendo que Oliver tem fome, Andy oferece um pedaço de fruta para ele que aceita diretamente na faca. Enquanto se vira para pegar um prato, Andy deixa o menino desprotegido e este não só come a fruta como a faca inteira rasgando sua boca e rompendo os dentes do meio numa cena agonizante.

Ao perceber, Andy o arrasta para fora numa tentativa de leva-lo ao médico, mas ao chegar na marcação da linha do círculo que envolve a casa, o menino surta e engasga conseguindo esboçar um abafado "me ajude".

Laura chega no mesmo instante com Piper e arrasta Oliver de volta para dentro de casa completamente surtada.

A sós, Laura revisa a fita do ritual onde vemos que Oliver passou por uma cerimônia de possessão de algum tipo de entidade e este começa a falar como se estivesse em seu juízo perfeito porém confuso e a tutora segue um procedimento de selamento prendendo a alma de Oliver novamente no limbo e para finalizar ela ainda o faz engolir a mexa de cabelo do pai de Andy.

Mais tarde, enquanto Piper sai para procurar o gato desaparecido de Laura, Andy tenta tomar um banho de chuveiro na tentativa de superar seu trauma pela morte do pai e ouve um barulho suspeito. Ao sair do box, ele vê uma personificação morta-viva de seu pai e acaba escorregando e batendo a cabeça voltando a si horas depois em choque no hospital.

A tarde segue chuvosa e Laura toma conta de Piper enquanto vê uma fita caseira contendo uma festa de aniversário de sua filha Cathy.

Na manhã seguinte, Laura visita Andy no hospital e o garoto afirma ter visto seu pai no banheiro e a tutora tenta faze-lo crer que ele enxergou uma personificação de seu trauma e medo, pois como seu pai estava no banheiro quando foi encontrado morto, o garoto associou uma coisa à outra e imaginou tudo.

Num momento seguinte, Laura faz Piper se banhar na chuva enquanto pensa em Cathy e tenta convencer a menina a ficar com ela em definitivo. Em seguida, Laura leva sua protegida até o freezer na casinha da piscina e a faz tatear o que tem dentro dizendo ser apenas carne, mas quando a câmera abre vemos que é nada menos que o cadáver congelado de Cathy!

Andy recebe alta, volta para a casa de Laura e começa a malhar escondido pensando na irmã.

Em um outro momento, Laura e Oliver veem a fita do ritual em um ponto em que uma pessoa possuída devora um corpo morto e depois o regurgita sobre um cadáver fresco trazendo de volta a vida a alma e o corpo da pessoa morta agora tomando o corpo que serviu de receptáculo que ao reviver é abraçado por um homem emocionado.

No meio da noite, Laura espalha o desodorante de Andy por todo seu corpo e vai até o quarto de Piper acertando  um soco no olho da menina que acorda gritando.

Na manhã seguinte, Laura arma para cima de Andy convencendo Piper de que foi o irmão que a socou na noite seguinte e ela não descarta pois ela sentiu o cheiro do desodorante dele no momento do ocorrido. A tutora usa como álibi, os abusos que o garoto sofreu dos pais e o episódio do soco que ele deu na irmã por ciúme quebrando qualquer tipo de argumento que Andy venha a usar para se defender.

No mesmo segundo, Andy vê Oliver do lado de fora da casa no meio de um toró e tenta filma-lo no celular para denunciar Laura por maus tratos, mas ela toma o aparelho e o quebra entrando num embate. Fulo, Andy sai de casa e vai até a delegacia para falar com Wendy e acaba encontrando um cartaz de um menino desaparecido chamado Connor Bird que nada mais é que Oliver!

Sem perda de tempo, Andy denuncia Laura para Wendy e ainda incrementa o sequestro do menino, porém a assistente social fica em dúvida sobre a veracidade dos fatos.

Enquanto isso, Oliver se descontrola quebrando toda a louça e depois abocanha o braço de Laura o torcendo e a desmaiando no processo.

Wendy resolve dar o benefício da dúvida para Andy e parte com ele enquanto Oliver começa a devorar a mesa e depois o próprio braço.

Laura volta a si e ao ver Oliver do lado de fora na chuva, faz um círculo de sangue sobre a janela mantendo o menino sob seu controle. Depois, ela o leva até a casa da piscina e o deixa trancado lá dentro.

Enquanto Laura volta para casa, Andy deixa uma mensagem de voz no celular de voz que é ouvida pela tutora enquanto a menina está no instituto treinando um tipo de queimada sensorial.

Sabendo que Wendy está chegando, Laura arruma a bagunça da casa às pressas e termina bem a tempo da chegada da assistente social que desce do carro sozinha.

Andy salta logo depois e vai até a casa da piscina para tentar tirar Oliver de lá arrombando a porta e encontrando o menino devorando o cadáver de Cathy.

Enquanto isso, Wendy mostra para Laura o cartaz de procurado de Oliver e percebe que a mão da amiga está sangrando. Laura acaba entrando em surto e revela à assistente social que pode trazer Cathy de volta á vida sacrificando Piper.

Incrédula, Wendy se desfaz de Laura e corre para fora onde encontra Andy que a leva até a casa da piscina revelando o corpo de Cathy. Ao saírem do local às pressas para tomarem medidas, a dupla acaba sendo atropelada pelo carro de Laura.

A tutora louca desce do veículo e termina de matar Andy afogado numa poça. Logo depois, Laura vai ao instituto para buscar Piper e a leva de volta para casa como se nada tivesse acontecido. Chegando lá, Piper ouve o irmão chamando por ela enquanto Laura se livra do corpo de Wendy.

Depois, Piper encontra Oliver e o tateia pela primeira vez. A menina pergunta quem era aquele e a tutora diz ser Oliver, mas a menina estranha pois ela recebeu uma descrição completamente diferente do menino onde Laura disse inicialmente que ele tinha lindas madeixas cacheadas, mas quando ela o o tocou sentiu sua cabeça careca e deformada. Instintivamente, Piper corre e se esconde no banheiro onde encontra o corpo de Andy.

Laura abre a porta do banheiro e tenta convencer a protegida que Andy sofreu um acidente e depois revela que ela inseriu um anjo dentro de Oliver e que depois ela irá colocar a alma da menina no corpo de Cathy. As duas entram num embate até que Piper é desmaiada e arrastada pelo quintal onde Oliver aparece com uma barriga enorme de tanto ter comido.

Os três entram na piscina para o início do ritual onde fica subentendido que para a transferência de alma acontecer, Piper precisa morrer afogada assim como Cathy morreu e é o que Laura tenta fazer. Aliás, fica também subentendido que assim como ocorreu a ressurreição da morta do VHS do ritual, era preciso de uma pessoa possuída pela entidade que controla a vida e a morte para fazer o processo e para isso, foi escolhido Oliver que fora sequestrado e aprisionado sobre o círculo onde a entidade tem poderes sobre ele.

Piper volta a si e se debate tentando se soltar até que ela usa seu único trunfo, gritar "mãe" para confundir e emocionar Laura que reage lembrando do acidente de Cathy. Ela abraça a menina que consegue se soltar e corre sendo interceptada por Oliver que tenta ataca-la, mas ao conseguir pisar no limite do círculo, começa a vomitar sangue depois de joga-la para longe.

A menina consegue correr pela entrada da floresta encontrando um casal vindo de dentro de uma caminhonete que a acolhe enquanto Oliver encontra o cartaz com sua foto de desaparecido fazendo-o ter uma crise de identidade.

Laura por sua vez, vai até o cadáver de Cathy e a arrasta para fora do freezer enquanto Oliver tem um surto enquanto se arrasta completamente para fora do círculo.

Longe dali, no meio da cidade, Piper descansa ouvindo a vós de Andy em seu pensamento e do nada, ela vê uma luz clara se alojar no céu noturno.

Enquanto isso, a polícia encontra Oliver do outro lado do círculo agora fora do domínio da entidade se identificando como Connor.

Do outro lado, Laura morre abraçada à sua filha boiando na piscina...

O filme foi uma grande surpresa e já pode ser considerado o filme do ano até o presente momento pelo menos.

O terror se destaca pela atmosfera tensa, sombria, com suas sequenciais tomadas escurecidas e chuvosas dando um tom mais sombrio e triste ao cenário da casa de Laura e seu principal ocupante que entra em decadência gradativa conforme a anfitriã usa de suas armas para destruí-lo psicologicamente.

Existe uma parcela grandiosa de terror corporal muito bem produzida pelo talento dos maquiadores que simplesmente capricharam no personagem Oliver não só em sua pessoa inicial que por si só já mete medo apenas com o olhar, mas sua involução onde ele se torna um ser deformado com olhos vermelhos, além da cena em que ele devora a faca que além de visceral é muito bem produzida praticamente.

Falando no talento visual, a atuação silenciosa do ator mirim Jonah Wren Phillips que dá vida à Oliver é um dos pratos principais da trama, ele entrega um personagem muito bem orientado e convincente em todas as suas camadas.

Aliás todo o elenco está de parabéns, Billy Barratt que interpretou Andy entregou uma performance espetacular conseguindo ganhar a empatia do público assim como Sara Wong que deu vida à Piper que na vida real também é deficiente visual e que foi justamente isso que garantiu à ela o papel de co-protagonista, além de seu talento nato e sua fofura, é claro.

Também temos o talento da veterana Sally Walkins de A forma da água dando um show como Laura conseguindo ser empolgada e surtada num piscar de olhos.

Em suma, o filme é um prato cheio para quem procura um bom filme com todos os requintes: um conteúdo visceral grotesco, atuações descentes, uma trama envolvente, personagens carismáticos e muito conflito psicológico. 

Apesar da trama ser auto explicativa e não esconder o que de fato está acontecendo, destrinchando toda a batota do ritual e de como ele é feito, o filme não faz feio e ainda sim consegue prender a atenção, mesmo que o plot principal já seja bem recorrente e que beba da fonte de filmes como Cemitério maldito e o mais recente The surrender (que brevemente eu trago para cá).

Sem mais, assistam sem medo (ou com medo, vocês escolhem) que vocês não irão se arrepender e que venham mais filmes dos irmãos Philippou, que com certeza nasceram para fazer terror sem frescura.  


 Trailer: