Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 6 de dezembro de 2025

O Maníaco / Maniac (1980)

 

Os primórdios do cinema de slasher esconde um bocado de clássicos esquecidos com o tempo e revisitando a galeria eu redescobri um filme do início da década de 1980, época de ouro do subgênero, uma obra deveras polêmica por conta de sua violência exagerada proveniente de seus ótimos efeitos práticos.

O maníaco é uma obra bem simples porém direta que nos leva ao ponto de vista de um maníaco que persegue jovens indefesas que em algumas ocasiões estão perto de fazer o coito para mata-las, porém diferente do clichê de sempre o protagonista arranca o escalpo das vítimas e as prega na cabeças de manequins que ele tem espalhado pelo seu quarto.

Nada mais do que isso. Depois de estabelecida a trama, o que se segue é matança seguindo o modus operandi do maníaco que dá título ao filme e sua escolha à dedo das vítimas que na grande maioria se quer tem nomes creditados no final tamanha a sua irrelevância.

Tudo começa na orla de uma praia à noite com um jovem casal aproveitando o momento para um romance sem se darem conta de que alguém os vigia das sombras.

O jovem namorado se distancia para pegar alguns gravetos para uma fogueira e nisso, o stalker misterioso degola a namorada incauta com uma navalha à sangue frio.

Quando retorna, o namorado é esganado com um fio e então o assassino se revela e na manhã seguinte ele acorda aos gritos como se tivesse saído de um pesadelo.

O maníaco em questão se chama Frank Zito e é um homem aparentando ter por volta de uns quarenta anos, vive em apartamento decadente cujo quarto é rodeado de manequins femininos, velas negras acesas e um altar com a foto de uma mulher que provavelmente era a mãe do sujeito.

Além disso, um dos manequins se encontra na cama de Frank com a cabeça ensanguentada.

Depois de se trocar, Frank sai pelas ruas noturnas de Nova York onde um par de prostitutas aguardam seus clientes enquanto discutem sobre suas dificuldades financeiras.

O cliente de uma delas acaba sendo justamente Frank que a leva até um motel de quinta categoria sem interagir muito e ao chegar no quarto onde ficarão por poucas horas, o maníaco pede para a vagabunda fazer poses sensuais de modelo para excitá-lo.

O casal inicia as preliminares, mas Frank broxa antes de começar e tenta uma nova abordagem até por fim consumar o ato até que Frank surta bem no auge e enforca a prostituta até a morte.

Depois do ato, Frank tem ânsia e uma crise de choro. Quando se acalma, começa a arrancar o escalpo da vítima completamente.

Um tempo depois, Frank volta para casa com um novo manequim num saco preto e começa a ter um ataque de esquizofrenia.

Frank veste a manequim e coloca sobre ela escalpo da prostituta ainda com sangue fresco como se fosse uma peruca.

Depois, o maníaco vê pelo jornal uma manchete sobre os corpos de um casal de jovens encontrados na praia pela polícia recentemente.

Na sequencia, Frank esconde algumas ferramentas dentro de um estojo de violino e sai novamente de casa.

Em poucos minutos, Frank chega até uma esquina junto à uma boate onde se esconde para stalkear um casal de amantes que deixam o estabelecimento para ficar mais a vontade na praia. Frank os segue sem chamar a atenção.

Chegando à praia, os amantes começam a se amassar no banco de trás do carro sem se dar conta que Frank os vigia pela janela do carona. A mulher acaba notando e desesperada pede ao amante para eles irem embora.

Frank surge na janela frontal armado com um rifle e com um disparo explode a cabeça do amante em pedaços fazendo a namorada gritar e tentar se esconder. No entanto, Frank a cerca e a executa.

No dia seguinte, o crime é descoberto pelo noticiário e Frank ouve tudo calmamente tendo outro momento esquizofrênico com uma das manequins.

Longe de lá, numa manhã agradável no parque, duas mães conversam enquanto os filhos de ambas andam de bicicleta ao mesmo tempo que Frank faz uma caminhada.

Caçando sua próxima vítima, Frank encontra uma bolsa pertencente a uma tal de Anna D'Antoni e depois vai até a vitrine de uma loja de roupas femininas onde vislumbra uma manequim.

Horas depois, conhecemos uma dupla de amigas que trabalham como enfermeiras e elas se despedem após o expediente. Uma delas segue seu caminho solitário e a pé até chegar na estação de metrô sem se dar conta que Frank a segue.

Ao detectar o stalker, a enfermeira tenta adentrar em um doa metrôs mas o veículo parte sem abrir as portas.

Frank então, surge pela escadaria fazendo a enfermeira correr desesperada até o banheiro onde se esconde. Depois de esperar por um instante, a enfermeira sai do esconderijo para lavar seu rosto aliviada, mas ao se levantar é surpreendida por Frank que crava uma adaga em seu peito a matando.

Poucas horas depois já em casa, Frank pega o escalpo da nova vítima e a prega na cabeça de uma manequim.

Em outro momento, Frank vai até o estúdio fotográfico onde trabalha a tal Anna D'Antoni para pegar uma foto sua que ela havia tirado no parque pela manhã e os dois acabam conversando sobre formas de preservar uma pessoa para sempre.

Frank convida Anna para jantar fora e o maníaco fala brevemente sobre sua finada mãe.

Instantes depois, Anna cobre o ensaio fotográfico de algumas modelos chamadas Rita e Terri na presença de Frank que presenteia a nova amiga com uma pelúcia.

Depois do ensaio, Rita vai para sua casa onde toma banho até que a campainha toca e é Frank que devolve á ela uma corrente de ouro que anteriormente ele havia surrupiado só para ter um pretexto para se aproximar da jovem.

Com a saída de Frank, Rita volta para o banho relaxando na banheira sem suspeitar que Frank está na casa. Quando sai do banho, Rita é atacada por Frank que a nocauteia e depois a amarra e a amordaça na cama.

Frank alucina falando com a jovem como se fosse a sua mãe a quem ele questiona seu abandono para ficar com outros homens. Repentinamente, Frank perfura o peito da modelo com um canivete e depois de mata-la a escalpela presenteando outra manequim.

Depois, Frank carrega um revólver com diversas balas e testa sua mira enquanto uma caixinha toca música relaxante.

Dias depois, logo pela manhã, Frank liga para Anna a convidando para comer fora e a busca logo depois.

No caminho para um encontro, Frank convida Anna para acompanha-lo até o cemitério para visitar o túmulo de sua mãe que se chamava Carmen e ao chegar na lápide da velha, o maníaco tem uma crise de choro enquanto ataca a amiga e grita "a Rita sabia" fazendo a fotógrafa realizar que a morte da amiga teve a assinatura de Frank.

Inicia-se uma perseguição no meio da noite e Anna se esconde mas ataca Frank ferindo seu braço profundamente.

Frank tem um ataque de esquizofrenia mencionando uma punição que sua mãe aplicou à ele quando era criança o trancando dentro do armário apesar de suas súplicas.

O maníaco se debruça sobre o túmulo da mãe que se ergue como uma morta viva a agarrando pelo pescoço, mas tudo se revela uma alucinação.

Frank volta para casa aos prantos onde vislumbra suas manequins o observando como se elas o julgassem e acaba ouvindo uma risada feminina. As manequins se convertem cada uma na fantasma da vítima cujo escalpo fora pregado em cima da cabeça. As mesmas atacam Frank com suas armas e arrancam-lhes seu braço e sua cabeça por fim.

Na manhã seguinte, a polícia se dirige até o apartamento de Frank e a dupla de policiais encontram o maníaco morto na cama com um ferimento de punhal na barriga. Sem ter mais o que fazer, os policiais abandonam o recinto e nisso, a câmera foca lentamente em Frank que abre os olhos e sobem os créditos.

O maníaco foi filme deveras transgressor para a época em que foi produzida com seus míseros meio milhão de dólares de orçamento e muito disso se deve pelo capricho nos efeitos práticos e na maquiagem que leva a assinatura de Tom Savini, o mestre dos efeitos especiais de obras como Sexta-feira 13 (o original de 1980), Confissões de um necrófilo, Zombie de 1978, o remake noventista o clássico A noite dos mortos-vivos e muito mais.

Aliás, Savini também participou do filme brevemente no papel do amante da boate, aquele que tem sua cabeça explodida com um tiro, uma das cenas mais icônicas da obra.

Outro grande motivo para o filme ter se tornado objeto de cult com o tempo foi sua violência crua e deveras sanguinolenta para a época e a atuação ímpar de Joe Spinell no papel de Frank. Aliás, Spinell foi quem escreveu o roteiro do filme e não poderia ter escolhido ninguém melhor para o papel do protagonista, ele simplesmente manda muito bem com seus trejeitos e seus ataques.

Por conta de seu conteúdo gráfico intenso a obra sofreu altas retaliações na mão da censura, ficou por um bom tempo esquecido mas depois voltou com tudo e hoje com a chegada da era dos torrentes é fácil encontrar o filme completo e até mesmo com a dublagem clássica da época que a obra passou por aqui na tevê aberta, acreditem se quiser.

O filme se sobressai com sua simplicidade, a trama é bem rasa e vai direto ao assunto quando o assunto é matança sem limite. Aliás, diferente dos slasher clássicos que permeavam a década de 1980, O maníaco diferencia pelo fato de que desde sempre a gente sabe quem é o serial killer e não tem grandes reviravoltas ou uma subtrama muito elaborada. A gente sabe o básico do passado e do presente do personagem que brevemente menciona que ganha a vida como pintor de quadros e basta. O resto é carnificina desmedida e muito grito de mulheres incautas.

Só a título de curiosidade, em 2012 o filme recebeu um remake com Elijah Wood no elenco, mas este acabou indo parar no limbo do esquecimento e não seria mencionado aqui se eu não tivesse feito uma boa pesquisa ]á respeito do filme.

No mais, é isso tudo que eu mencionei; o filme é direto, tem ótimos efeitos, uma trilha sonora sóbria e amedrontadora, um protagonista muito bom que infelizmente foi ofuscado com o tempo por outros personagens de grande porte como Jason Voorhees e Michael Meyers.



 Trailer:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário