Depois de tantos anos adiando finalmente eu começo a saga gigantesca de filmes inspirados nos eventos sobrenaturais ocorridos nos anos 1970 na malfada residência da cidade interiorana de Amityville.
O primeiro filme da franquia segue os eventos ocorridos depois do assassinato da família DeFeo na sangrenta noite de 1974 pelas mãos do filho mais velho do casal DeFeo, Ronald Jr. de forma brutal e repentina. O caso aliás, foi retratado na sequência Amityville 2 de 1982 que também ganhou uma refilmagem em 2005.
Mas voltando, o filme de 1979 retrata a degradação da família Lutz que um ano depois do ocorrido com os DeFeo acabam indo morar na casa onde o crime ocorreu sem saber de nada.
Com o passar do tempo, eventos e incidentes ocorrem com os Lutz e um padre próximo que se envolve com as forças do mal que possuem o local.
Tudo começa na comunidade de Amityville, mais precisamente na residência da família DeFeo, numa noite cuja calmaria fora tomada pelo assassinato brutal dos moradores executados à tiros em suas próprias camas.
Após o crime, a polícia e os paramédicos tomam conta do local perplexos sem conseguir uma resposta para o ocorrido.
Um ano depois, o casal George e Kathy Lutz fazem uma avaliação da antiga casa dos Defeu com a ajuda de uma corretora visando morar no local com seus três filhos pequenos.
A cada cômodo visitado, temos um vislumbre de cada vítima dos DeFeo sendo assassinado na noite trágica dando indícios de que aquela casa será palco para uma nova noite de terror.
Um mês depois, os Lutz e seus três filhos: Amy, Matt e Greg já estão instalados na casa vivendo tranquilamente e se divertindo no quintal até a chegada do padre Delany que veio abençoar a casa e adentra sem ser anunciado procurando por Kathy e George.
O velho sobe até um dos quartos onde prepara seus instrumentos sagrados para iniciar a bênção apreensivo, afinal ele conhece o passado da casa e inesperadamente, uma nuvem de moscas começa a se acumular na janela, o que Delany passar mal.
Os insetos começam a cercar o corpo e o rosto do padre que deixa a casa ao ouvir vozes do além mandando ele ir embora. Ao chegar ao seu carro, o sacerdote se recompõe e vai embora sem ser visto.
Chegando a noite, George e Kathy procuram por Amy pela casa para comer e a encontram dormindo na escadaria. Enquanto George coloca a menina na cama, Kathy recebe uma ligação do padre Delany (que está debilitado pelo evento sobrenatural que sofrera e com feridas de picada pelo corpo) que não consegue completar pois há uma interferência seguido de uma queda na linha.
Mais tarde, Kathy menciona para George que há um problema com o aquecedor e ele desce até o porão para verificar o mecanismo. Matt desce um pouco depois para ir ver o pai e sofre uma descarga elétrica ao tocar o corrimão, o que faz George interromper os serviços.
Depois de por os filhos todos para dormir, George vai para o seu quarto onde encontra Kathy quase nua ensaiando passos de balé e depois de um momento de ternura o casal acaba transando.
Um tempo se passa depois do ato e inesperadamente a porta do quarto se abre cortando o silêncio e é Amy chorosa dizendo querer voltar para casa. Kathy a consola dizendo que agora aquela é a casa delas e a coloca de volta na cama.
Com tudo calmo, George sai do quarto para fumar e aproveita para ir ver Harry, o cachorro da família na varanda. Ao voltar para dentro, George leva um baita susto com a aparição de um gato preto na janela da sala de estar.
Na manhã seguinte, Kathy e George tem um breve desentendimento pela falta de cavalheirismo do marido que se recusa a deixar o corte de lenha para ajudar a esposa com as comprar que se espatifaram no chão.
Logo depois, Amy pede á mãe para deixa-la brincar com sua amiga Jodie em seu quarto, amiga esta que ela não conhece.
Na sequência, Kathy telefona para a igreja perguntando o por que do padre Delany não ter vindo abençoar a casa como combinado, mas o jovem padre Bolen que atende diz que o velho sacerdote esteve na residência no dia anterior e que o mesmo se encontra doente no momento.
Instantes depois, a casa enfrenta um problema estranho com o encanamento da casa cujo reservatório de água expele uma substância preta viscosa pelas torneiras e pela descarga.
Na mesma hora, chega a freira Helena que é tia de Kathy para uma visita beneficente, mas a sentir a atmosfera sombria da casa, a religiosa começa a se sentir nauseada e vai embora vomitando ao chegar no carro.
Dias depois, o casal Lutz está improdutivo na cama além e inquieto e horas depois de conseguir pegar no sono, Kathy acorda de um pesadelo aos gritos.
No dia seguinte, os padres Delany e Bolem se dirigem para a residência dos Lutz, mas no caminho, o jovem padre perde o controle do carro e bate quando a tampa do capô se levanta lhe obstruindo a visão da pista.
Os dias se passam e Jimmy, irmão de Kathy está de casamento marcado e nervoso com a contabilidade do dinheiro do bife e neste mesmo dia George e Amy andam adoentados.
Por conta disso, o casal deixa a menina em casa com Jackie, uma jovem babá baranga. A babá entra no armário do quarto de Amy e acaba ficando presa por dentro gritando desesperado para a menina que fica imóvel sem piscar e sem responder.
Na festa do casamento de Jimmy, George tem uma discussão com o representante do bife por conta o dinheiro que Jimmy perdeu e que ele pretende ressarcir através de um cheque.
Horas depois, os Lutz voltam para casa e encontram Jackie presa no armário aos prantos e esta acusa Amy de negligência. A menina por sua vez diz que não abriu o armário por que sua amiga Jodie não deixou e balbucia que a mesma não gosta de George.
Um dia depois, os padres Delany e Bolen tem uma assembleia com os padres Ryan e Nuncio e o velho sacerdote alega ter ouvido vozes atribuídas ao demônio na casa dos Lutz, porém o padre Ryan desacredita e diz ao colega que ele deve estar exausto de suas obrigações e deveria fazer um retiro para acalmar os nervos.
Dias depois, Jeff e sua mulher, amigos de George para quem ele deve um dinheiro da hipoteca da casa aparecem para uma visita. A mulher de Jeff sente uma atmosfera pesada e se nega a deixar o carro.
Jeff então entra sozinho e cobra o dinheiro de George alegando ter ligado várias vezes para ele sem sucesso algum e o patriarca dos Lutz está tão avoado que já perdeu a noção do tempo.
Em paralelo, Greg e Matt brincam de assustar Amy com uma aranha de brinquedo no alto de seu quarto e inesperadamente a janela se solta prendendo a mão de Matt. George e Jeff tentam desesperadamente levantar a janela mas mesmo a força de dois homens é inútil e com muito trabalho o menino consegue se soltar tendo que ser levado ao médico saindo de lá apenas com um susto.
Anoitecendo, Kathy tenta falar com George mas ele é indiferente e vai dormir de cara virada. Horas depois, George sai da cama para esticar as pernas e depois de caminhar alguns poucos metros acaba ouvindo zumbidos de moscas vindo de um dos quartos. Ao chegar ao quarto com a janela emperrada encontra diversas moscas reunidas na parede e no vidro da janela.
Um forte vento abre a porta de entrada da casa e acorda Kathy e Amy.
Desconfiado que alguém invadiu, George liga para a polícia que manda o sargento Gionfriddo e este menciona a família que viveu na casa anteriormente aos Lutz e reforça sua atenção nas investigações uma vez que nada nem ninguém fora do comum fora encontrado dentro da residência.
No dia seguinte, Kathy conversa com Amy sobre sua amiga Jodie e a menina revela que a tal (que obviamente é imaginária para ela) viveu naquela casa e que morreu gente lá.
Inquieta com a revelação, Kathy telefona para o padre Delany que pede á fiel que ela escute com atenção o que ele tem para dizer, mas no mesmo momento o sacerdote tem um ataque e a ligação cai.
No mesmo instante, Kathy recebe a visita de um homem misterioso que lhe dá as boas vindas. O telefone volta a tocar e a ligação cai novamente coincidindo com a desaparição do homem misterioso.
Enquanto isso, George vai até o bar para beber completamente abatido e o bartender o confunde com um homem que morava na casa onde os Lutz moram agora e alega que o mesmo foi preso.
Lá, George ainda encontra Jeff que nota a má aparência do amigo e volta a lhe cobrar o dinheiro atrasado levando um soco totalmente involuntário. Quando George percebe a besteira que fez se desculpa com Jeff.
Na casa, Kathy vê Amy em sua cadeira de balanço cantando para sua amiga imaginária e diz que a mesma pulou pela janela. Quando Kathy se esgueira para averiguar á janela, ela flagra um par de olhos brilhantes e sobrenaturais a encarando do lado de fora.
De volta ao bar, George conhece Carolyn, uma amiga médium de Jeff que conhece o verdadeiro passado da residência dos Lutz e alega que o local é possuído por espíritos ancestrais malignos da época de Salem.
Mais tarde, George volta para casa com os amigos e enquanto tenta convencer Kathy que há algo errado com o lugar, Carolyn examina o porão e alega ter pessoas enterradas lá. Ela pega uma marreta e tenta arrombar uma parede dizendo que atrás da estrutura está a fonte do mal.
George que chegou no mesmo minuto toma a marreta e termina o trabalho e os três dão de cara com o rosto flutuante de um espírito do mal. Carolyn é possuída pelo mesmo que através dela diz que aquela é a passagem para o inferno.
Em paralelo, o padre Delany recebe uma ligação que cai na mesma hora.
Ao voltar para o seu quarto com Kathy, George encontra a cruz da parede invertida e a toma dando início a uma oração de bênção na tentativa de afastar os maus espíritos.
Dias depois, o padre Bolen procura pelo padre Delany na igreja e juntos rezam pela proteção dos Lutz até que as imagens sacras começam a rachar e um pedaço de rosto de uma delas cai na cabeça do velho sacerdote que alega ter perdido a visão.
Na noite seguinte, George sai da cama inquieto e ao descer as escadas acaba rolando e suspeitando ser obra dos espíritos do mal grita perguntando o que eles querem.
Kathy tem um pesadelo com George matando um dos filhos na cama com um machado e acorda aos gritos encontrando o marido dormindo ao seu lado placidamente.
Dois dias depois, George tem um surto momentâneo acordando Kathy que encontra ferimentos nas pernas do marido e pede que eles se mudem. George se nega alegando que ela pediu para se mudar para Amityville e portanto eles vão ficar. Os dois acabam se agredindo logo na sequência.
Na manhã seguinte, Kathy liga para o padre Bolen que diz que o padre Delany não poderá mais ajuda-la e ele idem.
Em paralelo, o sargento Gianfriddo segue suas investigações e segue também ao padre Bolen que vai até um retiro encontrar o padre Delany que perdeu também a fala se comunicando através dos olhos, para ler cartas ao velho padre.
O sargento aborda Bolen alegando ser um velho amigo do padre Delany mas o jovem sacerdote não dá qualquer informação.
Kathy vai até a biblioteca da cidade para pesquisar os jornais antigos de Amityville e descobre o assassinato massivo que ocorreu em sua residência um ano atrás e que o assassino se parece com George!
Anoitece e cai uma tempestade densa ao mesmo tempo que Kathy chega em casa aos gritos procurando por George que após afiar seu machado procura por Amy que não responde, uma vez que ela e os meninos, amedrontados se escondem em um dos quartos aos prantos.
Repentinamente, as escadas e as paredes da casa começam a verter sangue.
George encontra as crianças e começa a arrebentar a porta com o machado até que Kathy aparece e o impede fazendo-o voltar a si.
O casal resgata as crianças de seu esconderijo e iniciam uma fuga enquanto a casa começa a se partir. A família corre até o carro no meio do toró e antes de partir, Amy pede ao pai que volte para buscar Harry, o cachorro da família.
George assim o faz e ao subir as escadas, cai do andar superior até o porão onde o cachorro está indo parar na fossa que se abriu no chão que espalha a mesma substância que saiu das torneiras e da descarga anteriormente.
Harry confuso ataca George que está todo melado, mas é resgatado assim mesmo e juntos os dois saem da casa por uma abertura em uma janela voltando enfim para o carro.
Com a fuga da família, sobe uma narração dizendo que os Lutz nunca reivindicaram sua residência e que foram embora de Amityville para sempre...
Orçamentado em aproximadamente cinco milhões de dólares, a obra arrecadou incríveis mais de oitenta e seis milhões se tornando o filme de terror mais aguardado e mais medonho daquele 1979 quando o ocorrido em Amytiville ainda permeava a memória de quem viveu.
Baseado no livro The Amityville horror de Jay Anson, o filme é um prato cheio quando o assunto é terror sobrenatural conseguindo trazer uma atmosfera tensa com ótimas cenas de susto, efeitos práticos competentes para a época e uma trilha sonora de dar calafrios.
O único problema de verdade do filme é a duração que torna a experiência um pouco cansativa já que o enredo as vezes é meio lento apesar dos diálogos não serem longos. Ainda sim uma boa redução teria tornado a obra perfeita.
No mais, o filme continua funcionando muito bem, envelheceu pouquíssimo e ainda continua prendendo a atenção com seus momentos assustadores, executados de forma simples e prática mas ainda sim de forma competente.
Trailer: