Depois da finalização da trilogia clássica de o Padrasto no início dos anos 1990, um total de zero pessoas acreditava haver uma mínima possibilidade do serial killer de famílias voltar a aterrorizar afinal, quem viu a parte final sabe que o protagonista não teria como seguir em uma continuação.
Então aproveitando a onda crescente de remakes e reboots de filmes de terror, foi a deixa perfeita para trazer o padrasto assassino de volta em um novo filme ignorando totalmente qualquer continuação sem comprometer as narrativas anteriores e sem precisar recontar o primeiro filme em uma readaptação.
Neste novo filme que pode ser considerado um reboot, um universo alternativo, temos o assassino de famílias fugindo depois de eliminar mulher e enteados na época de natal e assumindo uma nova identidade para conseguir uma próxima vítima que acaba sendo uma divorciada com um filho mais velho problemático e desconfiado.
Com o tempo, as suspeitas sobre o padrasto afável que só quer uma família perfeita vão crescendo e sua paciência se esgotando o que significa dar fim na atual família para seguir em sua busca incessante.
Tudo começa com o notório padrasto assassino fazendo a barba e trocando de lentes de contato para assumir uma nova identidade assim que deixar seu atual lar.
Logo depois, ele liga o rádio e toma um café com torrada calmamente enquanto passeia pela casa se deleitando com os corpos sem vida de sua mais recente esposa e enteados ao lado de uma vistosa árvore de natal.
Por fim, ele vai embora e a cena corta para horas depois quando as autoridades de Salt Lake City investiga os assassinatos e focam suas suspeitas no padrasto foragido que há essas horas já chegou à Portland no Oregon.
Agora sob a alcunha de David Harris, o psicopata escolhe sua nova vítima, a divorciada Harding que tem três filhos que mais a frente serão apresentados. Mordendo a isca, Susan toma a iniciativa aos galanteios de David e não dá nem seis meses e o agora casal já está de casamento marcado.
Um certo dia, Michael, o filho mais velho de Susan volta para casa depois de um bom tempo internado num academia militar sendo recebido com festa e o rapaz conhece finalmente seu novo padrasto.
No meio da festa, Jackie, ex-cunhada de Susan descola um emprego de corretor de imóveis para David que finge gostar da proposta e no instante seguinte, chama Michael para ter uma conversa em seu porão impenetrável.
David tenta criar laços com seu enteado rebelde mas ele é evasivo por conta das marcas deixadas pelo divórcio.
Com o cair da noite, a festa se acaba e Susan tenta se explicar sobre sua relação repentina com David para Michael mas o rapaz é evasivo e pouco receptivo à novidade.
Na manhã seguinte, Michael treina natação enquanto David começa seu novo emprego além de conseguir uma vaga para o enteado mais velho voltar à sua antiga escola depois do tempo que ele foi expulso por andar com más companhias.
Em um certo momento, Sean, o filho caçula de Susan está jogando vídeo game com o som da tevê muito alto e como ele ignora os pedidos da mãe para abaixar, David vai até ele e chama a atenção do menino com tanta rigidez que o deixa paralisado de medo.
Mais tarde, durante o jantar em família, Kelly Portter a namorada de Michael menciona um caso criminal recente de um padrasto que é suspeito de ter assassinado a família toda e isso chama a atenção de David que se faz de incomodado com a morbidez do tema, mas nós sabemos que o que ele quer é evitar que seu passado sujo seja exposto.
Neste exato momento, chega Jay, ex-marido de Susan para pegar Sean e sua filha do meio Beth para saírem juntos.
Na manhã seguinte, Susan recebe uma breve visita de sua vizinha de idade, a senhora Cutter que vive com dezena de gatos, dizendo ter visto um retrato falado de um assassino no noticiário que segundo ela se parece muito com David.
Mais tarde, David convida Michael para comer fora com a desculpa de pedi-lo como padrinho de seu casamento. No meio da conversa, ao falar sobre sua suposta família que morreu tragicamente, David acaba entrando em contradição com o nome de sua suposta filha confundindo Michael.
De volta a casa, David vê pela internet seu retrato falado no site de procurados com seu antigo nome falso divulgado: Grady Edwards.
Pouco depois, a senhora Cutter é surpreendida por David que a ataca e a joga pelas escadas do porão. Na sequencia, ele asfixia a velha até mata-la sem que ela possa resistir.
Em outro momento, Michael conversa com Kelly sobre o pedido de David feito à ele e eles acabam iniciando as preliminares, mas são interrompidos pelo padrasto que acaba com a festa.
Durante o almoço, Jay aparece ameaçando David por ter estrangulado Sean durante o episódio do som alto e sai de lá possesso impedido por Michael de cometer uma desgraça.
Pai e filho tem uma conversa acalorada sobre abandono que termina com um abraço e os rapazes fazendo as pazes enquanto David os observa coberto de inveja.
Horas depois de um longo sono, Michael acorda com um SMS de Jay e sai para caminhar ouvindo David falar sozinho de forma psicótica.
Na manhã seguinte, David começa a se sentir sobrecarregado com o trabalho e resolve que irá se demitir e voltar a trabalhar viajando como supostamente fazia antes.
Mais tarde, Jay aparece para se desculpar com David sobre o ocorrido no dia anterior e para se despedir por que ele voltará para sua cidade. Jay coloca David contra a parede ao revelar que investigou sobre ele e seu passado acadêmico. Ele diz que David mentiu sobre sua formação pois de todos os David Harris que ele investigou nenhum bate com o perfil descrito pelo padrasto, o que se supõe que seu nome é falso assim como todo o resto.
David sem perda de tempo, o golpeia na cabeça com um vaso de cristal o nocauteando e o esconde na garagem com suas malas. Depois, ele o amarra, o amordaça e o asfixia com um saco.
Em paralelo, Michael liga para o celular de Jay e quase descobre o crime ao se aproximar do porão onde o corpo agora jazia.
Enquanto isso, Susan come fora com Jackie que julga a ex-cunhada por não saber nada sobre o passado de David.
Com o tempo passando, Susan estranha que Jay não tenha vindo buscar Michael para viajar com ele como planejado e aproveita para pintar David como a figura paterna mais adequada e perfeita para o filho mais velho.
David usa o celular de Jay para passar uma mensagem se passando pelo morto para dizer à Michael que ele precisou viajar sozinho as pressas e redime o padrasto das suspeitas que ambos tinham.
Na manhã seguinte, a morte da senhora Cutter vem á tona e é considerado um triste acidente doméstico.
Em seguida, Jackie liga para David cobrando alguns formulários da imobiliária que ficaram pendentes enquanto ele ainda trabalhava mas ele tira o corpo fora.
Kelly aparece na casa dos Harding e Michael menciona as discrepâncias de tudo que David falou com ele sobre a sua falecida família e ainda fala sobre o relato do carteiro que encontrou a senhora Cutter morta, fora aquela conversa que a namorada disse sobre a família assassinada pelo padrasto e tudo isso só faz crescer as suspeitas que o rapaz tem sobre David.
O casal acaba se beijando na piscina mas são interrompidos por David que aparece dizendo estar de saída para buscar Sean e Beth no dentista.
Michael aproveita para vasculhar as coisas de David que recebe uma ligação de Susan no caminho dizendo que como ela terminou mais cedo o que ela tinha que fazer, ela mesma vai pegar as crianças aproveitando que o dentista é caminho de volta, então ele faz o retorno imediatamente.
Ao chegar em casa, David vê as pegadas molhadas no piso e ao detectar o padrasto, Michael e Kelly se escondem e dão um jeito de fazer o caminho de volta para a piscina longe dos olhares de David e eles chegam lá voltando a simular que estão se divertindo para que o padrasto não suspeite de nada.
Mais tarde, depois do almoço, David tem uma conversa com Michael dizendo que as coisas irão mudar entre ele e a família a não ser que o rapaz queira voltar para a escola militar.
À noite, Michael pesquisa na internet o site dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos e encontra o retrato falado de Grady Edwards / David e o rapaz mostra para Kelly tentando convence-la de que aquele é David, mas ela diverge achando que o namorado está obcecado.
O casal acaba criando uma certa distância e antes de ir embora, Kelly vai até a cozinha sendo flagrada por David que a interroga sobre o comportamento de Michael.
Em outro momento, David passa uma mensagem falsa para Michael pelo celular de Jay e ao mesmo tempo recebe uma mensagem de Jackie que diz suspeitar do noivo de Susan. Michael liga de volta para o celular do pai e ouve o toque vindo do porão.
Encucado, Michael pede as chaves do porão para David que o enrola com uma história fiada de que perdeu as mesmas.
Mais tarde, Susan leva as crianças para passear enquanto David fica á sós com Michael e aproveita para o ameaçar com uma indireta.
Michael descobre que David mexeu em seu celular e deletou a única foto que ele tinha de "Grady Edwards".
Enquanto isso, Jackie se prepara para ir até a casa de Susan para falar sobra a mensagem não respondida de Jay e seu sumiço e ainda manda um e-mail para a ex-cunhada falando sobre algumas discrepâncias no antigo trabalho de David na imobiliária, mas é o próprio quem recebe a mensagem a apagando prontamente.
Não muito depois, Jackie vai até o quintal de sua casa no meio de um princípio de um toró para pegar uma sombrinha que caiu na piscina e ao tentar pega-la, é atacada por David que aparece de surpresa a afogando.
Susan volta para casa minutos depois e cruza com David que justifica estar molhado por estar correndo para arejar a cabeça. Depois, ele dá um comprimido para a mulher dormir.
Enquanto isso, Michael volta de um encontro com Kelly e resolve investigar os armários secretos de David no porão invadindo o local através de uma janela. Michael arromba um dos armários enquanto Kelly vigia do carro até perceber que a bateria de seu celular está fraca e no desespero ela procura por um carregador.
Michael acaba encontrando o celular de Jay e desconfia que ele esteja no freezer. O rapaz procura sem perda de tempo e seu celular acaba caindo e se desmonta enquanto vibrava ao receber uma chamada de Kelly para avisar que David está se aproximando do porão.
No mesmo instante, Michael encontra o corpo do pai ensacado e congelado caindo para trás com o impacto enquanto que paralelamente, Kelly é surpreendida por David que a nocauteia e a arrasta para dentro de casa.
Susan acaba acordando e David surta tendo uma crise de identidade mandando o icônico "quem sou eu agora?". O assassino tira a máscara e saca uma faca e corre atrás de Susan enquanto Michael foge do porão e encontra e reanima Kelly.
Enquanto isso, Susan se tranca no banheiro mas David arromba a porta na bicuda e tenta atacar a mulher que revida com um pedaço de vidro do espelho fazendo o assassino cair na banheira.
Michael e Kelly encontram Susan e o rapaz dá cobertura para que elas fujam enquanto ele segura David iniciando uma luta corpo a corpo que é interrompida quando o rapaz se distancia para abrir a escada do sótão.
David corta a corda de acesso à escada dobrável encurralando Michael enquanto Susan e Kelly aparecem lutando contra o assassino até que o jovem acaba ficando pendurado entre as tábuas podres do chão do sótão. Kelly ameaça David com uma serra circular mas o chão acaba cedendo e tanto ela quanto Susan despencam caindo no piso principal.
Michael aproveita e parte para cima de David caindo sobre ele para fora no telhado. O rapaz empurra David que se pendura e empurra Michael fazendo com que os dois caiam de costas para o chão da varanda desmaiados no meio da chuva.
No meio da confusão, Michael é levado semi inconsciente para o hospital e acorda meses depois de um coma perguntando por David que sumiu antes da polícia chegar.
Enquanto isso, longe de Portland, David agora assumindo a identidade de Chris Heinz investe numa jovem viúva com dois filhos pequenos...
E esta foi a última vez que vimos de fato o padrasto assassino tentando encontrar a família perfeita. Claramente o final aberto foi pensado para uma possível sequência, porém o filme acabou não fazendo o sucesso esperado apesar de ser derivado de uma trilogia clássica.
O filme segue (pelo menos para mim) fielmente a essência dos filmes oitentistas sem precisar ser um remake propriamente dito, o que dá uma sobrevida e o fator da imprevisibilidade à trama, então é ponto para o filme.
A violência está num nível bem médio e muito provavelmente teve que ser suavizado do que eu acredito que originalmente seria para se adequar a um público mais jovem coisa que sempre foi feito nestes filmes menos maduros, o que é uma pena, pois muito se esperava para ver um padrasto assassino mais visceral.
No mais, o filme é uma boa distração e serviu para matar a saudade que a trilogia original deixou desde que ficou na geladeira com seu fechamento abrupto.
Trailer: