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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Halloween 6 - A Maldição de Michael Myers / Halloween 6 - The Curse of Michael Myers (1995)

 

Depois da queda na bilheteria e da péssima crítica de Halloween 5 em relação ao filme anterior, a corrida para a produção de uma sequencia que reerguesse a franquia era iminente mas deu uma boa demorada forçando a equipe de roteiristas a escreverem uma trama situada anos depois do filme mais recente.

O problema é que o quinto filme da franquia já havia se encerrado com muito mistério e o mínimo que se esperava era um recap explicativo mas nem isso e a trama nos leva até as entranhas do sanatório de Smith Grove onde Jamie, agora uma jovem é mantida refém por um grupo misterioso que força um parto visto que mais misteriosamente ainda a sobrinha de Michael Myers estava grávida.

E tudo vai rolar em cima de proteger o bebê da jovem das garras de uma seita misteriosa enquanto Michael espalha o terror em Raddonfield na noite de Halloween e para isso, velhos conhecidos reaparecem se juntando com novos amigos para evitar que um ritual envolvendo o recém nascido. 

Tudo começa com Jamie Lloyd agora adulta, alguns anos depois que Michael Myers fora libertado por pessoas misteriosas da prisão e agora a jovem que está a ponto de parir está nas mãos de um grupo estranho de médicos que a levam aos gritos para a sala de parto onde ela dá a luz à um menino.

O bebê imediatamente é levado até o altar onde está prestes a acontecer um ritual de uma seita maligna enquanto o narrador fala sobre a lenda de Michael Myers e sua ligação com sua sobrinha de sangue Jamie.

Após a introdução, uma membra da seita que se revela como traidora rapta e devolve o bebê para Jamie e a ajuda a fugir sendo assassinada logo em seguida por Michael.

Finalmente fora do cativeiro que se revela ser o sanatório de Smith Grove, Jamie vaga com seu filho enquanto Michael a persegue só restando à jovem invadir uma caminhonete cujo dono tem seu pescoço torcido até quebrar pelo mascarado que alcança seu alvo mas dá brecha para ela fugir.

A cena corta e conhecemos a jovem Kara Strode acalmando seu filho Danny que teve um pesadelo logo depois de ouvir uma série de depoimentos acerca de Michael Myers em um programa de rádio amador.

Coincidentemente, um dos ouvintes do programa é o doutor Sam Loomis que está mais vivo do que nunca e aposentado como psiquiatra.

Neste momento, Jamie chega com seu filho em uma rodoviária solitária e faz uma ligação diretamente para a estação de rádio no programa mais ouvido da noite e pede desesperadamente a ajuda de Loomis.

Depois da rápida ligação, Jamie esconde seu bebê dentro do banheiro enquanto Michael que já está no local procura em todos os cantos tranquilamente.

Jamie volta rapidamente para a caminhonete atraindo Michael e acaba sendo seguida por outro veículo até sofrer um capotamento. Ferida, Jamie deixa a caminhonete e se enfia no celeiro de uma fazenda na tentativa de se esconder, mas Michael a encontra e a ataca com uma forquilha a empalando até a morte.

No dia seguinte, dia de Halloween em Haddonfield e conhecemos o resto da família Strode formada pelo casal John e Debra que são pais de Kara e Tim e tios adotivos da saudosa Laurie, além da bondosa babá a senhora Blankenship e já de início percebemos que o casal de patriarcas não e dão bem com Kara por ser mãe solo e pela infância problemática de Jamie que custou a vida de seus pais adotivos.

Paralelamente, Loomis toma conhecimento de que o corpo de Jamie fora encontrado em via pública.

Longe dali, Tommy Doyle, antigo vizinho de quem Laurie tomava conta na noite de Halloween de 1978, agora um homem feito ouve um rolo de fita k-7 contendo a gravação da ligação de Jamie pedindo socorro para o programa de rádio na noite anterior.

Tendo rastreado de onde veio a ligação, Tommy parte até o guichê da rodoviária para perguntar sobre os horários de ônibus e depois vai instintivamente até o banheiro onde encontra o bebê de Jamie e o leva consigo certo de quem ele é na realidade. 

No colégio, Kara, sua amiga Beth e Tim que é namorado da moça dialogam sobre um desenho feito à mão por Danny que representa um de seus pesadelos.

De volta com Tommy, ele leva o bebê até o hospital e acaba encontrando o doutor Loomis que se lembra dele e os dois marcam um encontro para discutirem uma teoria que o jovem bolou acerca do objetivo recente de Michael.

Não muito tempo depois, Loomis visita Debra para alerta-la sobre Michael, Jamie e que sua família corre perigo por aquela ela sabe bem que é a velha casa dos Myers, portanto o aconselhável é fugir.

Depois que Loomis vai embora, Debra liga para John para falar sobre a morte de Jamie e o culpa já que ele sabia onde a família estava se metendo além de alertar que ela irá tirar as crianças de casa.

Quando começa a fazer as malas, Debra recebe uma ligação misteriosa e ao perceber que alguém a está stalkeando dentro de casa, ela corre tentando fugir mas é decapitada ao chegar no quintal.

Um certo tempo depois, Kara chega em casa e encontra tudo quieto sem nenhum sinal de vida além de Danny jogando com Tommy que se apresenta como seu novo vizinho e amigo do menino.

Tommy revela saber que aquela é a antiga casa dos Meyer e alerta Kara de que Michael voltou.

Danny vê Michael parado stalkeando do lado de fora da casa e tenta alertar a mãe que o ignora.

Tommy mostra para Kara o material de pesquisa em sua casa entre eles um jogo de runas antigas cada qual com um ideograma celta e uma delas simboliza a vida eterna, mesma marca de uma tatuagem que Michael tem no pulso que lhe foi dado por uma seita chamada Thorn que querem a ele e o bebê como receptáculo e oferenda para um ritual.

Enquanto isso, a babá Blakenship toma conta de Danny e conta para ele sobre o Halloween e sua relação com o Homem do saco (uma adaptação da dublagem para se referir ao Bicho papão, termo este que fora usado no primeiro filme para designar Michael quando ele era apenas "The Shape" ou A forma).

A velha ainda revela ter sido babá de Michael Myers na fatídica noite de Halloween de 1978 onde o serial killer ainda muito pequeno assassinou sua irmã mais velha e ela alega que o jovem Michael agiu seguindo uma voz em sua mente que o instruía a matar.

Enquanto isso, na casa dos Strode, John chega do trabalho sem encontrar ninguém e do nada, a luz acaba e ele vai até o porão checar o disjuntor, mas acaba encontrando a máquina de lavar centrifugando e descobre uma peça chuva de sangue no aparelho.

Michael aparece de surpresa, o esfaqueia e depois o prensa contra o disjuntor que o eletrocuta e explode até mata-lo.

Enquanto isso, Tim participa dos festejos de Halloween no centro da cidade e é entrevistado por Barri Simms, um repórter da rádio local que o reconhece como morador da lendária casa de Michael Myers e pede ao jovem que o leve até lá.

Depois de levar um sonoro "vai se foder", Barri vai até seu carro fazer uma ligação e fala um monte de desaforos sobre Michael que aparece de surpresa no banco de trás e o mata esfaqueado.

Tim volta para casa com Beth e depois de um breve papo sobre o passado sangrento do local, o casal inicia as preliminares (pensou que não ia rolar sexo neste filme?).

Tommy dá uma volta pela vizinhança que aproveita o Halloween para pedir doces e descobre através de uma criança que tem gotas vermelhas caindo supostamente do céu, mas ao olhar para o jovem percebe um corpo pendurado numa árvore pingando sangue e o mesmo cai no chão assustando geral.

Tim e Beth dão uma rapidinha e depois do ato, o jovem vai até o banheiro tomar uma ducha. Terminado o banho, Tim pede para Beth que lhe dê uma toalha e quem entrega é Michael escondido atrás dele e este o degola.

Kara liga para casa e pede para Beth pegar Tim e fugirem, mas ao ver a amiga pela janela, ela vê Michael preparando um ataque e este mata a jovem esfaqueada rapidamente.

Sem perda de tempo, Kara procura por Danny e não o encontra. Desconfiada de que o menino voltou para casa, Kara volta correndo até o imóvel armada com um espeto de lareira e inicia uma roda silenciosa.

Ao chegar em seu quarto, Kara encontra Beth e Tim mortos juntos na cama e logo no quarto ao lado encontra Danny em choque como se estivesse hipnotizado. Assim que consegue fazer o filho reagir, Kara ordena que ele saia da casa. A jovem agora sozinha, volta a rondar a casa em busca de Michael e encontra o corpo da babá Blankenship pendurado.

Michael aparece na mesma hora atacando Kara mas leva um golpe na cabeça perdendo os sentidos.

Danny acaba dando meia volta e encontra a mãe junto à Michael caído. Kara pede que o filho fique parado para que ela vá lentamente até ele para não acordar Michael mas é inútil pois o assassino acorda e agarra a perna da jovem que o ataca, pega o filho e foge.

Tommy juntamente com Loomis, chegam na casa ao lado e percebem que o bebê de Jamie sumiu e Kara aparece no mesmo instante gritando por socorro sendo amparada.

Danny ouve uma voz pedindo para ele segui-lo e o menino vai até a sala onde está um homem misterioso usando capa preta junto à outras pessoas que são os servos da seita da marca de Thorn.

Kara segue o menino e descobre entre os membros, a senhora Blakenship que além de viva era uma infiltrada o tempo todo. Ao se ver encurralada, Kara pula da janela.

Um tempo depois, Tommy e Loomis acordam se dando conta de que foram drogados o que deu tempo de geral sumir com Kara que acorda dentro de uma cela em Smith Grove e com Danny.

Sabendo onde geral pode estar, Loomis vai com Tommy até o sanatório onde encontra o atual diretor e velho amigo, o doutor Terence Wynn que se revela o líder dos Thron.

Separado estrategicamente, Tommy procura por Kara pelos corredores do complexo e é atacado por uma louca que diz "Ele está muito próximo" e é ferida morrendo logo em seguida.

Tommy ouve os gritos de socorro de Kara que ao detectar de onde vem tenta arrombar a fechadura com um extintor mas Michael aparece. O rapaz até consegue abrir a porta, mas Michael chega logo na frente e agarra Kara pelos cabelos. Do mais absoluto nada, Tommy tira uma arma de tranquilizante e dispara contra Michael dando o pinote com a amiga.

Durante a fuga, Tommy e Kara vê uma junta médica se preparando para uma operação e encontram Danny e o bebê, mas eles acabam precisando se esconder devido a aproximação de Michael.

A dupla se esconde na sala de raio-x e acabam vendo Michael provocar uma chacina na sala de cirurgia adjacente. Tommy pega Kara e as crianças e foge enquanto Michael persegue um médico o matando logo em seguida.

Michael encontra Tommy e o persegue até ele se trancar numa sala com Kara e as crianças, mas a porta é arrombada.

Sem muita escolha, Kara arma uma emboscada para Michael enquanto Tommy serve de isca com o bebê, mas o mascarado ouve o choro do recém nascido vindo de outro lado. Irado, Michael tenta esganar Tommy, mas o rapaz o surpreende inserindo várias seringas com uma substância esverdeada.

Michael joga Tommy longe e Kara o golpeia enquanto Danny foge com o bebê. Kara acaba esganada e Danny dá meia volta gritando para Michael soltar sua mãe.

Michael caminha até o menino que pede socorro para a mãe e junto de Loomis que surge atirando, Tommy reaparece e luta contra o seu algoz.

Kara corre com Loomis e as crianças até um elevador enquanto Tommy desfere vários golpes na cabeça de Michael até estourá-la.

Na saída do sanatório, Tommy alcança Loomis e o convida a fugir com ele e Kara mas o psiquiatra diz que precisa resolver um assunto dentro do complexo.

Do lado de dentro, vemos a máscara de Michael jogada no chão e ouvimos seus gritos de dor seguido de uma abóbora de Halloween esculpida e com velas acesas em seu interior até que entram os créditos finais...

Este pelo menos foi o final do corte que foi para os cinemas depois que um grupo seleto de adolescentes rejeitou completamente o corte que foi para uma exibição de teste, se tornando o famoso corte do produtor que anos mais tarde vazou em formato analógico e só depois com a era do DVD / Bluray é que finalmente o filme foi lançado com o corte original totalmente restaurado.

No corte original não se tem muita diferença a não ser que a seita tem uma participação maior, Jamie morre na metade do filme e não no começo entre outras pequenas alterações que não trouxeram tanta melhoria assim.

O final também dá uma leve diferenciada. Depois que Loomis volta para o sanatório ele encontra o que supostamente deveria ser Michael jogado no chão mas ao retirar a máscara dele, se revela ser o doutor Wynn que ao segurar na mão do psiquiatra, acaba passando a marca de Thorn para ele o fazendo gritar e quanto Michael foge tranquilamente pelos corredores do sanatório usando a capa preta e o chapéu de Wynn.

Aliás, Wyn teve uma participação bem minúscula no primeiro filme tendo um rápido diálogo com Loomis bem no início e até então nunca mais havia sido reaproveitado.

Desta vez não tivemos um recapitulando do filme anterior e tão pouco uma explicação de quem havia tirado Michael da prisão e o que havia acontecido com Jamie depois da última cena onde ela encontra a cela do tio psicopata vazia e solta um grito de pavor.

O limbo entre o quinto e o sexto filme deixaram muito mistério que até hoje não foi esclarecido como a gravidez repentina de Jamie, sendo que muito se especula que Michael tenha estuprado a própria sobrinha mas não é um consenso geral.

Danielle Harris que havia interpretado Jamie nos filmes 4 e 5 tentou entrar na justiça para se emancipar com o propósito de ficar com a personagem, sendo que na época ela tinha dezessete anos, mas problemas com a produção e a pressa para a produção acabou fazendo com que fosse contratada a desconhecida J.C Brandy que continuou no limbo depois do filme visto que seu tempo em tela foi super reduzido.

O filme até teve um propósito legal, estava tendo um início bem executado, mas ao chegar nos arcos finais parece que a criatividade dos roteiristas se acabou e a história virou de slasher para um filme genérico de seita satânica, além de ter deturpado totalmente o conceito da pessoa de Michael.

Já não bastasse o filme ter diversos problemas de produção e bastidores, ainda tivemos um Loomis alegórico que não fez nada além de mostrar que estava vivo e ligar os pontos da trama até seu retorno no arco final. A verdade é que o veterano Donald Pleasence já estava debilitado e se quer teve oportunidade de ver o filme pronto já que ele veio a falecer e os créditos finais são dedicados à sua memória.

Não tem como defender o filme, ele é um total desastre e além de não explicar os questionamentos deixados pelos filmes anteriores ainda deixaram mais mistérios em aberto certo de que uma parte sete viria, mas acabou que a linha cronológica que começou em 1978 fora toda ignorada após o primeiro filme e sofreu em 1998 um retcom com Halloween H20 trazendo Jamie Lee Curtis de volta ao papel de Laurie Strode abrindo a segunda linha do tempo da franquia... que também não durou muito, mas este é assunto para o futuro.


Trailer:


 

sábado, 25 de outubro de 2025

Jovem Obsessão / The Paperboy (1994)

 

Seguindo a costumeira garimpagem de filmes obscuros para o conteúdo de final e semana, eu encontrei um thriller dos anos 1990 deveras obscuro não com uma criança psicopata, mas pior, um adolescente revoltado com um passado traumático.

Diferente de qualquer Anjo mal, Caso 39 ou A órfã, desta vez o filme em questão que no original se chama The Paperboy (numa tradução mais aproximada, O jornaleiro ou O entregador de jornal) nos apresenta à um antagonista que simplesmente cria uma obsessão pela filha divorciada de uma velha vizinha que ele mesmo assassina.

Mas não é uma obsessão amorosa e sim, um desejo doentio de formar uma família feliz com a recém chegada tendo ela como sua nova mãe a filha pequena dela como sua irmãzinha e de início ele até consegue criar laços com ambas, mas o decorrer da história é onde tudo se perde.

Conforme o tempo passa e os personagens são estabelecidos, o jovem entregador de jornal vê aqui e ali inimigos em potencial que podem atrapalhar seus planos e separa-los de sua família afetiva. Mas o garoto está disposto a levar tudo até as últimas consequências e não poupará métodos dolorosos para eliminar quem ameace destruir seus sonhos.

Tudo começa numa vizinhança pacata em Ohio na casa da senhora Thorpe, uma velhinha que mora só e tem uma filha e neta que vivem em Boston e enviaram uma fita de VHS onde Cammie, neta da senhora e filha de Melissa agradece à avó pelo vestido que ela ganhou de presente recentemente.

Sem se dar conta, a velha está sendo vigiado por um stalker que a surpreende por trás a asfixiando até a morte com uma sacola na cabeça.

Ao sair, o assassino misterioso se revela Johnny McFarley, um jovem de apenas doze anos que ganha a vida desde cedo com o entregador de jornais no bairro em que mora e é conhecido por todos.

Não demora muito e Melissa que ganha a vida com o professora do ensino fundamental e que está entrando neste exato momento em férias, descobre o falecimento repentino da mãe e toma o primeiro voo para Ohio com Cammie chegando em pouco tempo na cidade.

Lá, ela conhece Johnny que se empolga com sua chegada e através de Diana, uma vizinha próxima da mãe descobre que a velha morreu do coração.

Johnny se aproxima de Melissa por intermédio de Cammie e usa o apego instantâneo da pequena para ganhar pontos à seu favor.

Depois que Melissa vai à funerária para levar roupas para a mãe, Johnny invade a casa da falecida e esconde o transmissor de uma babá eletrônica para vigiar as Thorpe.

Na manhã seguinte, no momento do funeral, Johnny se auto convida para acompanhar Melissa e Cammie e durante o trajeto revela que seu pai passa muito tempo viajando à trabalho e que sua mãe morreu quando ele era muito pequeno.

Durante a cerimônia, Melissa encontra Brian, um namorado da juventude enquanto Johnny leva Cammie para conhecer o salão dos caixões da funerária e a menina se sente incomodada com o lugar. Johnny a tira do salão e a faz prometer que irá guardar segredo sobre o ocorrido.

Horas depois do funeral, chega a noite e Johnny é o único convidado que sobra e surpreende Melissa com sua louça toda lavada e como recompensa ele recebe um convite para um churrasco com direito à cachorro quente com ela e Cammie no final e semana.

Um tempo depois, Brian liga para Melissa a convidando para um programa que acontece justamente no churrasco do dia seguinte onde Johnny toma conta da grelha.

Ao saber que Melissa irá sair com Brian, Johnny tem um ataque de raiva e vai direto para sua casa tendo um conflito de personalidade em seu quarto.

Enquanto Melissa e Brian tem um encontro romântico, Johnny redige uma carta de desculpas para a amada no computador e quando vai até a residência das Thorpe, pega Brenda, a babá adolescente de Cammie se amassando com o namorado acabando com a festinha da ruiva irritante.

Horas depois, Johnny vigia a chegada de Melissa e ouve Brenda dizendo para a patroa na babá eletrônica que ele estava stalkeando a casa mais cedo.

Na manhã seguinte, Johnny se direciona até a casa de Melissa para lhe dar flores, mas Brenda se vinga da noite anterior molhando o presente e a carta de desculpas e como se não bastasse ainda interroga o garoto que nega ser um stalker.

À noite, Johnny vigia Brenda chegar de um encontro e a garota escala um cano embutido à calha que dá acesso à janela do quarto mas na metade do caminho, a estrutura se rompe a garota cai.

Na manhã seguinte, enquanto Melissa se prepara para sair com Diana e suas respectivas filhas, ela ouve de Johnny que Brenda quebrou o pescoço no acidente e que por isso irá ficar paraplégica.

Horas depois da saída de Melissa, Johnny invade o quarto da vizinha e rouba um lenço com o perfume dela até ouvir alguém estacionar dando o vazante.

Na manhã seguinte, Melissa acorda bem cedo com o barulho do cortador de gramas e é Johnny fazendo um agrado sem ter sido mandado e desta vez, a mãe de Cammie dá uma bronca no garoto que vai para a sua casa ter outro surto.

Mais tarde, Johnny se diverte com fotos de Melissa tiradas por ele e faz uma montagem recortando Melissa e a colando numa foto junto com ele.

Cammie aparece de surpresa e flagra o garoto o interrogando mas acaba sendo enrolada com um rolê de bicicleta pelo bairro com o amigo.

Johnny vai até a casa de uma velhinha chamada senhora Rosemont para quem cobra pelos jornais que ele entrega e a velha aproveita uma brecha para sussurrar para Cammie se afastar do garoto alegando que ele tem a marca de Caim.

Melissa chega em casa no final da tarde e encontra Johnny brincando com Cammie o pondo para correr.

Em casa, Johnny compra uma boneca para Cammie e um colar para Melissa pela internet com o cartão do pai e os presentes chegam dias depois. Johnny leva os presentes como forma de pedir desculpas por ter sido inoportuno com Cammie e nisso, vê Brian saindo da casa de Melissa.

Brian aconselha Melissa a pôr Johnny em seu devido lugar pois ele está sendo bastante inconveniente e leva ela e Cammie para comer pizza fora. Johnny se oferece para acompanhar mas é excluído.

Assim mesmo, Johnny segue a família feliz e fica o tempo todo stalkeando Melissa até a hora do trio ir embora se consumindo de ódio.

Já em casa, Melissa põe Cammie na cama e a menina menciona que a senhora Rosemont falou eu Johnny é mal e que ele tem a marca de Caim.

Na manhã seguinte, Cammie fala com Johnny sobre ela e a mãe formarem uma família feliz com Brian, mas o garoto reprova inventando mentiras sobre o namorado de Melissa.

Não muito depois, Melissa leva Cammie para o mercado e acaba encontrando a senhora Rosemont que reforça seu desafeto com Johnny deixando implícito que a mãe de Johnny morreu por culpa dele.

Na volta para casa, Melissa encontra Johnny em sua cozinha descascando maçãs para fazer uma torta e ao descobrir que ele entrou na residência com um jogo de chaves clonadas ela o faz surtar e o expulsa.

Anoitece e Melissa procura o pai de Johnny para falar sobre suas responsabilidades como tal e a obsessão do menino por sua família e exige na presença do garoto que ele não volte mais a pisar os pés em sua casa.

Johnny passa um tempo deprimido stalkeando as Thorpe em silêncio.

Horas depois, o senhor McFarley tenta falar com Johnny e anuncia uma viagem de mudança para a California para eles recomeçarem uma nova vida e se reconectarem, mas o garoto acaba executando o pai com um golpe de taco de golfe na cabeça.

Depois, o garoto rouba as chaves do carro do pai e guarda o veículo na garagem. Na manhã seguinte, Johnny liga para o chefe do pai para informar que eles não irão mais para a Califórnia enquanto o corpo do homem é escondido na bolsa de tacos de golfe.

À noite, Johnny cava um buraco no chão da garagem enquanto o corpo do pai jaz no freezer. Depois, ele ouve uma conversa entre Melissa e Brian pela babá eletrônica e o casal logo parte para uma transa enquanto Cammie dorme na casa de Diana.

Johnny ouve o coito do casal e tem um doa maiores ataques de sua vida.

Um tempo depois, Melissa tem um pesadelo com os avisos da senhora Rosemont sobre a índole duvidosa de Johnny e ainda dentro do senho, ela vê o garoto deitado com ela na cama até finalmente acordar.

Na manhã seguinte, Melissa procura a senhora Rosemont para perguntar sobre a tal marca de Caim. A velha diz que a mãe de Johnny era devota à bíblia e criava o filho com rigor seguindo os ensinamentos do livro sagrado. Ela tinha que lidar com a desobediência constante do garoto que sempre acabava apanhando.

Em um certo momento, o mal da marca aflorou no garoto e o jogo virou até que certo da, a senhora McFarley foi encontrada morta debaixo da escadaria com o pescoço quebrado.

Depois de ir embora, Melissa encontra um rolo de jornal em cima de seu carro e ao entrar em casa, encontra Johnny que diz que a senhora Rosemont mentiu sobre ele e pede que a vizinha não acredite na velha e a intimida.

Mais tarde, enquanto volta a cavar, Johnny ouve pela babá eletrônica que Melissa contatou uma assistente social amiga dela de Boston para que ajude o garoto a encontrar um lar adotivo se ficar provado que o pai dele é negligente e para isso, contará com a declaração da senhora Rosemont.

O garoto surta e se apressa para preparar uma tocaia para a senhora Rosemont se escondendo na casa dela. Johnny abduz Peaches, o cachorro de estimação da velha e a surpreende em seu quarto a fazendo ter uma crise de asma.

Depois, ele enrola Peaches entro de uma fronha, o leva para fora do quarto e depois retorna para macetar o bichinho com golpes de taco de baseball fazendo com que a senhora Rosemont tenha um infarto fulminante.

Johnny revela ter trocado as fronhas e que naquela que ele desferiu vários golpes tinha uma peça de carne, ou seja, Peaches está vivo.

Anoitecendo, Johnny vai até a oficina de barcos onde Brian trabalha, o ameaça e o nocauteia com o taco. Depois, o garoto cerca o local com gasolina e acende nada menos que uma banana de dinamite iniciando um incêndio.

Brian acorda no meio do fogo enquanto Johnny foge e dá início a uma evasão usando uma carriola que o catapulta até a água do porto.

Enquanto isso, Melissa vai até a casa da senhora Rosemont e encontra o corpo da velha no mesmo momento em que o telefone toca e é Johnny deixando claro que foi ele quem matou a velha e ao fundo pode-se ouvir um grito de Cammie.

Melissa liga para Diana para se certificar que a filha ainda está com a vizinha e acaba descobrindo que a menina foi para casa para pegar uma boneca.

Sem perda de tempo, Melissa volta voando para casa e encontra Johnny que a confunde com os gritos de Cammie oriundo de uma gravação numa fita de VHS e chama a jovem de mãe revelando sua obsessão em ter uma família perfeita com ela.

Melissa encontra também um altar dedicado á ela e ao confrontar Johnny sobre sua vinda à Ohio, fica claro que ele matou a avó de Cammie com o puro pretexto de que Melissa viesse ao enterro da velha e acabasse ficando na cidade com ele para que ele pudesse conquistá-la.

Encurralada, Melissa ouve a voz de Cammie novamente e descobre o transmissor da babá eletrônica escondida enlouquecendo.

Johnny diz que ama Melissa e Cammie e a jovem retruca que elas não o amam. Nisso, o garoto surta, a nocauteia e a joga no buraco da garagem onde está o corpo do senhor MacFarden.

Cammie que está no jardim, ouve os gritos de pânico da mãe enquanto Johnny tenta enterra-la viva. A menina encontra a mãe através de uma janela, o que dá brecha para Melissa acertar seu algoz cm a ponta da pá.

Melissa inicia uma fuga pela portinhola da parede mas Johnny tranca a grade da portinhola com o pé da jovem preso. No entanto, Melissa consegue sair dando início a uma perseguição.

Johnny corre atrás de mãe e filha com uma picareta na mão, mas Melissa é mais ágil e o desarma, só que ao tentar atacá-lo uma viatura da polícia aparece e o garoto arma um teatro dizendo que a vizinha é louca, que pensa ser sua mãe e que ela matou seu pai e está tentando matá-lo.

Quando tudo parecia perdido para Melissa, Brian sai da viatura são e salvo abraçando a namorada e a enteada enquanto Johnny é algemado pela polícia e implora aos gritos que a amada diga para as autoridades que ele é bom e os créditos vão descendo enquanto o garoto segue suplicando...

Eu confesso que este filme eu só fui tomar conhecimento recentemente e eu achei muito bom levando em conta o baixo orçamento que notoriamente a obra teve e sua obscuridade só fortaleceu minha curiosidade em procurar pela obra e eu creio que vai aguçar a curiosidade de quem ainda não conhece o conteúdo.

E segundo as minhas pesquisas eu descobri que o filme tem uma dublagem, o que significa que ou tivemos um lançamento em mídia física em algum momento ou a obra chegou a passar na tevê seja aberta ou paga, isso eu realmente não consegui encontrar informações. 

Agora partindo para a resenha, eu digo que o filme me surpreendeu, quem me conhece sabe que o subgênero de filmes de crianças malvadas é um dos meus preferidos e eu fico feliz em saber que ainda há muita coisa que eu não conheço.

O filme chega a ser um thriller perturbador que me lembrou muito Mikey de 1992, só que com um adolescente desta vez e querendo uma mãe e não a irmã adolescente gostosa do melhor amigo, o que torna as coisas ainda mais imprevisíveis.

O grande final tinha tudo para ser um desfecho onde a mocinha se fode no final e ficaria aquele gancho para uma sequencia com a impunidade do antagonista, mas acabou que o roteirismo optou por uma reviravolta pendendo contra o vilão, mas ok, dá para relevar.

As mortes são poucas mas são simplesmente insanas, sendo a primeira com segundos de iniciado o filme, mostrando que o negócio é mais embaixo. O antagonismo de Johnny é forte e a atuação de Marc Marut que na época tinha apenas 14 anos é de tirar o fôlego, ele convence muito com seus ataques, seu modo frio de conduzir uma cena de assassinato e suas frases de efeito entre uma morte e outra que mais uma vez me fizeram lembrar Mikey.

No mais, o filme tem uma boa atmosfera e um ritmo legal, com um elenco carismático e bem diversificado, eu só acho mesmo é que poderia ter tido mais uma ou duas vítimas fatais no decorrer para rechear bem a obra, mas beleza, o que importa é que temos cenas memoráveis e de certa forma até hilárias. 



Trailer:   


 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

A Maldição de Sharon Tate / The Haunting of Sharon Tate (2019)

 

Como já faz algum tempo que eu não trazia um filme biográfico, hoje eu trago uma resenha completinha sobre uma das diversas adaptações que retratam um dos casos mais cruéis e famosos de assassinato de Hollyood: Sharon Tate que até então estava grávida e casada com Roman Polanski, pai de obras como O bebê de Rosemary, O inquilino, Lua de fel, Repulsa ao sexo entre outros.

Em poucas palavras, a trama vai contar como a carreira meteórica de Tate fora interrompida de forma brutal e covarde pela seita da família Manson, liderada pelo maníaco Charles Manson no fatídico mês de agosto de 1969 quando o grupo invadiu a mansão dos Polanski num momento em que Roman viajava à trabalho.

Sharon Tate que estava próxima de dar à luz e mais um grupo de amigos que estavam hospedados em sua mansão foram encurralados por família de sádicos de Manson e executaram uma verdadeira chacina que é retratada de forma crua e em premonições de Tate que nunca foram confirmadas e que acaba virando mais do que uma simples alegoria para a obra e isso faz com que o filme tenha um charme a mais.

Tudo começa em 1968 com a atriz em ascensão Sharon Tate, esposa do cineasta Roman Polanski dando uma entrevista relatando ter tido uma premonição de sua morte e de alguns amigos próximos.

Um ano depois, temos a narração de repórter anunciando que a policia encontrou os corpos de Sharon Tate e de alguns amigos brutalmente assassinados em sua própria mansão destacando que a eletricidade e a linha telefônica havia sido previamente cortadas.

A cena seguinte, nos mostra membros do culto de Charles Manson, mentor por trás do assassinado de Tate e os outros prestando entrevista depois de serem presos com seu líder.

O tempo retrocede para três dias atrás no fatídico agosto de 1969 onde temos um vislumbre da bela e jovem Sharon Tate exibindo uma barriga de oito meses de gravidez dentro de um conversível com seu cabeleireiro particular, ex namorado e amigo intimo Jay Sebring em direção à mansão de Roman Polanski para um fim de semana agradável.

Ao chegarem lá, a dupla se encontram com Abigail Folger, uma socialite amiga de Sharon e Wojchieck Frikowski outro amigo que tomarão conta da gestante enquanto Polanski está viajando à trabalho.

Os amigos passam a noite se divertindo e conversando sobre como a carreira de Sharon está no ápice e em contrapartida o lado afetivo da atriz declina com as constantes desconfianças de que Polanski a trai e que não seria a primeira vez.

Em um determinado momento enquanto os amigos jogam cartas, aparece uma pessoa misteriosa na porta procurando um tal Terry Melcher, músico e produtor musical na época e o estranho se identifica como Charles e segundo Wojchieck que o dispensa, o cara é um maluco que está sempre incomodando querendo entregar um rolo de fita com uma demo gravada por ele para avaliação.

No meio da madrugada, Sharon acorda de seu sono inquieta e vaga pelos corredores da mansão sem se dar conta de que alguém está a stalkeando até que a porta da frente bate e Wojchieck sai para averiguar não encontrando ninguém.

Na manhã seguinte, Sharon sai para caminhar pelo desfiladeiro onde fica o famoso letreiro que identifica Hollywood juntamente com Abigail que alega que Wojchieck tem se encontrado com uns amigos estranhos que se drogam. No meio do caminho as duas cruzam com duas outras jovens suspeitas que as observam misteriosamente.

Logo mais a frente, as garotas sentem um forte odor junto a um amontoado de moscas e ao se aproximarem dão de cara com o cachorro de estimação de Sharon morto e encarniçado.

Na volta para casa, Sharon conhece Steven Parent para quem passará a trabalhar na mansão e ele se revela fã da jovem e futura mãe que se simpatiza com ele.

Mais tarde, Sharon se encontra sozinha no escritório de Polanski e descobre o roteiro do clássico O bebê de Rosemary além de um envelope endereçado ao tal Terry Melcher contendo um rolo de fita K-7. Curiosa, Sharon coloca o rolo no gravador para ouvir a música que já começa com um baita jumpscare e é bem estranha na execução.

Depois de ser consolada por Jay, Sharon resolve tomar sol enquanto o amigo desfruta da piscina. Sharon corta o silêncio mencionando estar incomodada que Wojchieck e Abigail tomaram conta da mansão como dois parasitas e depois faz um questionamento sobre o destino.

À noite, todos dormem exceto Abigail que lê um bom livro e neste momento, alguém invade a mansão se revelando uma das garotas estranhas do desfiladeiro que anda pela varanda de uma das suítes.

Wojchieck por sua vez, é rendido por um segundo invasor armado e Sharon acaba acordando ao ouvir bem distante a música do rolo de K-7 do envelope tocando sozinha. Sharon se levanta e vai até o escritório onde dá de cara com o mesmíssimo Charles Manson e uma das seguidoras dele que a rendem.

Sharon é levada até a sala de estar onde o resto da seita mantém Jay e os outros amarrados.

Jay implora para um dos fanáticos que poupe Sharon e o bebê que ela carrega mas é assassinada com um tiro enquanto os outros são brutalmente espancados.

Abigail consegue correr e Wojchieck se arrasta para fora da mansão mas ambos acabam sendo esfaqueados até a morte.

O ocorrido neste noite acaba se revelando um pesadelo de Sharon que acorda aos gritos sendo amparada por Abigail e Wojchieck.

Na manhã seguinte, os amigos de Sharon seguem sem conseguir contato com Polanski e a gestante acorda tendo uma alucinação com a carniça de um animal de beira de estrada dentro da geladeira.

Consolada, Sharon pede aos amigos para falarem sobre o tal Charles Manson e acaba tendo um surto dizendo que não quer mais ficar na mansão.

Wojchieck reitera que Manson continua procurando por Terry Melcher pois eles tem algum tipo de acordo.

Depois de se acalmar, Sharon procura por Steven que diz ter trocado a senha do painel do sistema de segurança da mansão e os dois começam a se conhecer profundamente.

Sharon leva o gravador de K-7 de Polanski até Steven e diz que a fita que tem dentro possui algum tipo de mensagem subliminar de cunho satânico espalhada pela letra.

Logo na sequencia, Sharon recebe uma ligação que ela alega ser de Charles Manson anunciando que todos irão morrer.

Sem perda de tempo, Sharon faz as malas e vê cenas de seu casamento com Polanski passarem pela sua cabeça até que o telefone volta a tocar e desta vez é o próprio Roman Polanski para quem ela pede para leva-la embora da mansão.

Sharon ainda tenta dizer que andou vendo coisas e que está desconfiada dos amigos e ainda revela a existência do culto de Manson.

Neste momento, Sharon tem uma visão com a banheira cheia de sangue e nisso, a luz é cortada e ela percebe estar presa no cômodo em que está e vê mensagens escritas com sangue na parede.

Depois de fugir de dentro da mansão, Sharon encontra Steven dentro de um carro e percebe que ele foi assassinado com um corte no pescoço.

Esta cena se revela no entanto ser outra premonição de Sharon que acorda no quarto do trailer de Steven e de repente sua bolsa estoura. Steven tenta chamar uma ambulância porém a linha telefônica está cortada.

Desesperada, Sharon pede que Steven vá até o carro para pedir ajuda.

Enquanto isso, três seguidores de Manson creditados como Tex, Yellow e Sadie (apelidos de Tex Watson, Patrícia Krenwinkel e Susan Atkins) chegam ao jardim da mansão cercando Steven e Sharon aparece no mesmo instante entrando no carro onde o amigo está.

Tex estoura o vidro do carro fazendo Sharon e Steven voltarem correndo para dentro da mansão escapando por pouco de um tiro.

Jay aparece no mesmo momento enquanto Tex rende Sharon e Steven e junto com Yellow e Sadie coloca os outros prisioneiros amarrados na sala de estar com exceção de Abigail que está escondida no forro do teto.

Tex coloca uma corda no pescoço de Jay que implora por sua vida e Sharon provoca o fanático pedindo que ele a mate.

Mordendo a isca, Tex se aproxima e ameaça Sharon que o fere com uma faca. Nisso, Abigail salta do forro em cima de Yellow e Sadie dando inicio a uma sessão de espancamento.

Sharon aproveita a confusão para desamarrar Jay enquanto Wojchieck e Steven se soltam sozinhos dando início a uma fuga.  

Sadie se livra de Abigail e tenta pegar Jay de surpresa mas sua adversária volta a agarra-la e a faz bater a cabeça na mesinha de centro desfalecendo.

Geral se esconde no escritório onde tentam usar um rádio comunicador enquanto Yellow procura pelos fugitivos mas ela é pega por trás por Wojchieck que a esgana e depois acerta uma tampa de descarga na cabeça dela terminando por afoga-la na banheira até a morte.

Wojchieck caminha até a sala de estar enquanto Tex se arrasta à procura de Sharon e os outros que por fim conseguem comunicação.

Tex desfere tiros para o alto fazendo geral se calar e logo depois ele invade o trailer de Steven onde não encontra ninguém. Steven pega Tex de surpresa desferindo golpes de pá mas o fanático consegue se arrastar até a saída da mansão onde Sharon o cerca e o executa com um tiro na cabeça.

Wojchieck aparece e se junta aos amigos para deixar aquele inferno de uma vez.

Amanhece quando Sharon e os demais caminham até a saída da mansão e temos uma narração da jovem falando sobre poder mudar o destino.

Vemos Sharon caminhar até a polícia e encontrar os corpos de Wojchieck e os outros agora na realidade dos fatos e do lado deles um corpo com uma barriga protuberante cujo rosto está coberto e ao tirar o lenço, se revela a própria Sharon Tate que na vida real assim como Jay e os outros foram assassinados por Charles Manson.

A Sharon Tate da realidade paralela caminha até seus amigos vivos enquanto a polícia tenta conter a imprensa sedenta pelo furo e temos um último vislumbre da verdadeira Sharon Tate até subirem os créditos...

O filme acabou se tornando ainda que inconscientemente um slasher dando-nos uma amostra de como poderia e deveria ter terminado a história sem nos poupar é claro da realidade traçando no decorrer da trama um paralelo entre a realidade nas premonições de Tate e a ficção para não precisar se aprofundar demais na história chocante que todos sabemos como terminou.

A violência é muito bem dosada e muito bem executada com um trabalho bem ok da equipe dos efeitos práticos e trás boas atuações além da caracterização excepcional somada à presença silenciosa de Ben Mellish no papel de Charles Manson e eu digo silenciosa por que o ator mal aparece e praticamente não fala uma palavra durante o filme todo, mas assim mesmo arrasou naquilo que foi proposto.

Hilary Duff como Sharon Tate também está super convincente e caracterizada no limite do possível, não tão bem quanto Mellish, mas aceitável sobretudo na atuação.

A trama é bem simples já que não tem muito o que inventar se tratando de uma história real e apesar de modificar o final tornando o filme mais fictício de resto está tudo bem adaptado, os nomes foram todos mantidos segundo uma pesquisa que eu fiz dos personagens principais.

No mais, para uma primeira experiência o filme funciona trazendo este artifício da Sharon Tate alternativa que faz com que o público que espera o final verdadeiro tenha uma surpresa com o desenrolar da trama de forma favorável. É oito ou oitenta este final, então se você é chegado à triste história real de Sharon Tate e viu o filme de forma despretensiosa, vai se decepcionar com o desdobramento, senão vai ter um entretenimento aceitável.

 

Trailer: 


 

sábado, 18 de outubro de 2025

Anjo Diabólico / Daddy's Girl (1996)

 

É razoavelmente raro encontrar filmes em que lindas e doces meninas sejam verdadeiros lobos em pele de cordeiro sendo os principais exemplos "Tara maldita", "Estranhos poderes (The godsend no original)" e até mesmo o obscuro "A maldição de Cathy".

Normalmente o mais comum é que os meninos sejam os assassinos potenciais dos filmes, ou uma pequena horda como em "A aldeia dos amaldiçoados", mas em 1996 foi a vez de trazer uma nova psicopata mirim à tona vivida pela pouco conhecida Gabrielle Boni que tem como trabalhos mais relevantes a série Goosebumps de 1997 e uma obscura sitcom de 1995 de O Agente 86.

O filme saiu diretamente para VHS na época visto seu notório baixo orçamento e narra as desventura de uma menina de dez anos que fora adotada há algum tempo por um casal e ela acabou cultuando uma adoração doentia pelo pai e faz de tudo para esconder seus delitos mais graves o que inclui matar.

Durante a trama toda, a protagonista roda para cima e para baixo em sua bicicleta atrás de suas vítimas que sempre estão à um passo de descobrir algo que possa incriminá-la, ou que já descobriram e podem espalhar a bomba o que faz com que uma rede de mortes se espalhe durante as quase uma hora e meia de produção.  

Tudo começa nos corredores de uma escola primária no momento em que a jovem Jody Mitchell de dez anos é deixada do lado de fora da diretoria por seu pai Don para que ele possa falar com a diretora Victoria Hemp a sós sobre o desafeto que a velha tem com a menina e que ela tenta a todo custo abafar e até mesmo impedir que o pai entre na sala da com certo desespero.

Ao entrar, Don troca poucas palavras com a senhora Hemp que mira uma pistola sobre o pai de Jody atirando no mesmo instante a fazendo gritar e voltar a realidade, pois tudo aquilo que se encenara era apenas um pesadelo da menina que é acalmada no meio da madrugada pelo pai que a faz dormir se certificando que esta tudo bem.

Na manhã seguinte na casa dos Mitchell, o café segue normalmente e Jody menciona ao pai que sua diretora não gosta dela e Don a estimula a conseguir crédito extra com Hemp, como por exemplo lendo livros para tentar amolecer o coração da diretora. Logo mais tarde, Jody vai para a escola onde stalkeia a diretora Hemp que organiza alguns livros numa estante.

A menina adentra e pede para falar com a velha com certa insistência sobre a possibilidade dela fazer algum trabalho escolar extra para melhorar suas notas que não andam bem e resgatar um pouco de sua conduta que anda na corda bamba e a senhora Hemp a faz lembrar de que ela está por um fio de ter sua ficha permanente manchada por uma transferência de escola que melhor poderá atende-la por conta de sua condição de adotada, que é praticamente iminente e ainda diz que irá marcar uma reunião com Don e sua mulher Bárbara.

Na volta para casa, Jody tenta apagar a mensagem deixada por Hemp na secretária eletrônica, mas Don chega na mesma hora querendo saber como a filha adorada se comportou na escola o que a faz mentir para evitar por enquanto que o pai sofra um grande desgosto.

Pouco depois, Jody conhece Karen Conners, a sobrinha adolescente de Don que perdeu o pai recentemente e veio morar com os Mitchell e rapidamente a menina faz amizade com a prima mostrando para ela uma coleção de pequenas bonecas de uma mesma linha cada qual representando da forma mais realista possível cada ente querido dela.

Na hora de dormir, Jody acaba ouvindo uma discussão dos pais sobre a relação desgastada entre mãe e filha e os problemas financeiros que Don anda enfrentando por conta da falta de um bom emprego no meio do designer de brinquedos que é o seu forte, porém ela concorda em tirar um pouco de seu curto tempo por conta do trabalho para ir à escola na manhã seguinte para a reunião com a diretora Hemp.

Jody se antecipa no dia seguinte e pedala até a escola muito antes dos pais chegarem à reunião e tenta barganhar com Hemp a sua transferência para que os pais não descubram sobre suas brigas com colegas que a bolinam por conta de sua orfandade, mas a velha é inflexível e então, a menina pede como favor que a diretora pegue um livro para ela no alto da estante para que ela possa conseguir crédito extra lendo.

Sem questionar, Hemp sobe à cadeira e assim que alcança a prateleira mais alta, Jody a empurra, joga com certo esforço a estante sobre a velha a matando na hora e depois rouba sua ficha permanente onde consta uma nota sobre a transferência de escola que é destruída e todos os seus delitos logo depois.

Na volta para casa, Jody recebe uma visita de sua avó Jacqueline Jones e ao entrar em seu quarto, retira de sua coleção a boneca referente à senhora Hemp e a coloca em um caixão em miniatura.

Não demora muito e a escola liga para Don anunciando a acidental morte da senhora Hemp e Jody se faz de impactada.

À noite, Karen toma conta de Jody que é acanhada e evasiva às perguntas da jovem e continua se fazendo de afetada pela morte da diretora e acaba recebendo um convite da prima para ir ao parque com ela na manhã seguinte.

No dia seguinte, um tempo depois do passeio proposto, ocorre um churrasco no quintal dos Mitchell aberto aos amigos e vizinhos onde Jody intimida uma menina chamada Claire Landres que é da idade dela e a desmente mais de uma vez na frente dos Mitchell, o que quase culmina numa briga feia.

Horas depois que o churrasco acaba, Jody ouve os pais terem outra discussão e tem um surto derrubando uma mesinha dobrável com alguns pratos no chão parando a gritaria.

Na manhã seguinte, que é um sábado, Jody tem um ataque por que ela não quer deixar Don ir trabalhar já que aquele é o dia especial dele na semana e se isola.

Jody acaba ouvindo pela extensão Bárbara dizer para sua mãe, Jacqueline não estar mais suportando a situação de Don com o trabalho e sua relação que está se desgastando e sai para conversar pessoalmente com a velha.

Dando um migué em Karen, Jody pedala até a casa da avó para ouvir o resto da conversa e ouve a velha concordar que talvez seja melhor cortar o mal pela raiz se divorciando já que além de sua relação com Don estar desgastada ambos estão sobrecarregados com seus respectivos trabalhos.

Jody acaba tendo um surto destruindo o canteiro de flores da avó e volta para casa sendo confrontada por Karen que diz ter falado com Claire com quem a menina disse que se encontraria para brincar e ela acaba inventando que estava querendo ficar sozinha.

Don chega logo em seguida e leva a filha para o parque e os dois conversam sobre a sobrecarga de trabalho de Bárbara e o desapego que Jacqueline supostamente tem com a menina.

Na manhã seguinte, Jody serve suco de laranja para os pais e um suco de ameixa batizado com solvente para a avó que por duas vezes afasta o copo da boca preferindo tomar outra coisa instintivamente desconfiada.

No entanto, Jody propõe um brinde em homenagem ao pai, porém mais uma vez a avó se desvia da bebida e se sentindo indesejada na casa ela vai embora dando início a uma discussão entre Don e Bárbara. Logo depois, Don confunde os copos e pega o de suco de ameixa, mas Jody percebe rapidamente e impede o pai de beber o empurrando para derrubar toda a bebida.

À noite, Jody procura por uma de suas bonecas na casinha que representa Jacqueline e depois rouba o rádio gravador de Karen quase sendo pega com a mão na massa e em seguida sai para pedalar até a casa da avó.

Enquanto isso, Bárbara conversa com Rachel, mãe de Claire que é advogada sobre sua situação com Don e a amiga dá a entender que o melhor seria o divórcio.

De volta com Jody, ela chega à casa da avó toda meiguinha e propõe uma brincadeira de esconde-esconde e enquanto Jacqueline bate cara, a menina esconde o gravador de Karen sobre um vaso e sobe as escadas se escondendo no quarto da avó.

Quando finalmente sai para procurar, a velha sobe até as escadas ao mesmo tempo que o gravador executa um K-7 com os gritos de socorro de Jody gravado confundindo a avó. Jody surge de trás da velha e a empurra fazendo-a rolar as escadas perdendo os sentidos.

Quase no mesmo instante, Bárbara chega e Jody se esconde. Bárbara encontra a mãe desfalecida e chama uma ambulância enquanto Jody foge pelos fundos e quando a menina chega em casa, Karen imediatamente recebe uma ligação de Bárbara anunciando o acidente sofrido pela mãe.

Karen pega Jody na chegada e anuncia o ocorrido a convencendo a ir com ela até o hospital, mas a menina se recusa ao saber que a velha não morreu, mas assim mesmo acaba tendo que ir.

Um tempo depois da visita, Karen leva Jody de volta para casa e a menina pedala de volta para a casa da avó para recuperar o gravador e ao dar início à evasão ela encontra Karen que a interroga mas é enrolada com uma desculpa esfarrapada e meiga.

Horas depois, Don confronta Jody sobre o desaparecimento do gravador de Karen e a menina nega ter visto o aparelho que reaparece e depois que é dispensada, a menina joga a fita incriminadora no lixo.

Na hora de dormir, Jody invade o quarto de Karen com uma tesoura em mãos e começa a atacá-la incessantemente, porém aquilo não passa de um pesadelo da adolescente.

Na manhã seguinte, Karen vai até a casa de Rachel para se iterar sobre o que ela sabe sobre o passado de Jody antes da adoção, já que a vizinha teve alguma participação no processo. Claire aparece logo depois e diz em segredo saber que Jody é má mas que não pode contar o que sabe ou a menina dos Mitchell irá pegá-la.

Karen vai então até a escola de Jody onde fala com Ellen Marsh, a psicóloga da instituição para tentar conseguir alguma informação sobre a prima, mas a profissional fala algo sobre experiências traumáticas que influenciam e afetam o comportamento e o desenvolvimento das crianças, além do fato que as mesma vivem revivendo suas experiências traumáticas e que a filha adotiva dos Mitchell pode ter passado por uma em seu lar original.

Enquanto Jody e os pais visitam Jacqueline no hospital, Karen procura por Mark Springer, assistente social que foi responsável direto pelo processo de adoção de Jody para saber sobre o passado da menina, mas o sigilo o impede.

Karen aproveita um instante de ausência Mark e investiga a ficha de Jody conseguindo o endereço de um homem chamado William Tucker de onde a prima veio antes de ser redirecionada ao orfanato.

Na vizinhança, Jody tem um arranca rabo com Claire que diz ter ouvido da mãe que Don e Bárbara irão se divorciar assim como aconteceu com os pais dela e é tudo por culpa da menina psicopata.

Ao chegar em casa, Jody tem a confirmação do que acabara de ouvir quando ouve Rachel dizer que reitera seu apoio ao divórcio de Bárbara e que irá ajudá-la a cuidar da casa de Jacqueline enquanto a velha está internada em coma.

Irada, Jody tem um surto destruindo o espelho de seu quarto.

Jody corre até a casa da avó enquanto Don conversa com Bárbara sobre a adoração exagerada que a filha tem para com ele enquanto que com a mãe a menina age como se simplesmente não existisse.

Neste meio tempo, Rachel chega à casa de Jacqueline e Jody a segue com um espeto de lareira até a cozinha onde a mãe de Claire deixa a correspondência da velha sobre a bancada para preparar chá.

Jody pega Rachel de surpresa a acertando na perna e depois na cabeça fugindo em seguida para colocar a boneca que corresponde a vizinha em um mini caixão dando adeus à ela.

Don acaba tendo que viajar à trabalho e se despede da filha.

Karen aproveita para falar sobre suas desconfianças sobre Jody e o divórcio para Bárbara que pede à sobrinha que não se meta no assunto.

Mais tarde, Karen finalmente se encontra com William Tucker que revela ter sido o pai adotivo anterior de Jody e este conta que sua mulher era muito ausente por conta do trabalho e isso desestabilizou a menina e a coisa só piorou quando a senhora Tucker foi encontrada morta supostamente por rolar às escadas. William impactado acabou não conseguindo mais se responsabilizar pela ex-filha e acabou perdendo a guarda da menina acusado de negligência.

Jody vai até o hospital com Bárbara para ver a avó que estava saindo do coma e a velha acaba se alterando ao ver a menina precisando ser tranquilizada e as Mitchell acabam tendo que voltar à sala de espera. Bárbara recebe a notícia de que a mãe recebeu um calmante e está estável e fora de perigo.

Sabendo disso, Jody dá um migué na mãe pedindo dinheiro para comprar um refrigerante enquanto Bárbara conversa um pouco mais com o médico. Jody aproveita para invadir o quarto da avó onde desliga o oxigênio da velha e segura a mangueira fazendo com que Jacqueline como último recurso tente agarrar a campainha da enfermeira, mas a menina é mais rápida e afasta o aparato enquanto a avó morre.

Karen chega rapidamente em casa e liga para o hospital para alertar a equipe médica que Jacqueline corre perigo mas é posta em espera.

Jody volta para a mãe como se nada tivesse acontecido e as duas vão embora quase ao mesmo tempo que Karen chega descobrindo que Jacqueline morreu contactando Mark Springer em seguida.

Ao chegar em casa, Jody descobre um bilhete deixado por Karen com o nome de William Tucker e a menina tem um ataque quebrando o rosto de porcelana de uma boneca.

De volta com Karen, ela descobre por Mark que quando Jody tinha apenas quatro anos testemunhou seu pai biológico ser assassinado pela mãe e diz que estará por perto para ajudar a jovem.

Rapidamente, Karen liga para Bárbara para anunciar a morte de Jacqueline, e ainda conta sobre o que acabou de falar com Mark relacionando à morte da senhora Tucker com o acidente da sogra de Don. Jody ouve tudo e empurra a mãe do terraço.

Não muito depois, Mark bate à porta dos Mitchell e Jody o atende mentindo que sua mãe não está em casa. Mark pergunta à menina sobre sua família e ela volta a mentir dizendo que sua prima Karen é estranha por conta da morte do pai dela e diz que não pode deixar o assistente social ficar mais tempo pois ele é um estranho para ela apesar dele dizer que ela se lembra dele da época da adoção.

A menina então, se oferece para ir buscar um copo de água para Mark e arma uma emboscada quebrando um copo fazendo o assistente social ir até a cozinha. Jody o pega por trás o matando com um golpe de martelo de carne.

O telefone toca e é Don dizendo estar voltando para casa e Jody diz estar com medo de Karen por ela ser estranha e simula uma queda de ligação.

Karen chega logo em seguida e confronta a menina sobre sua mãe biológica que diz que ela era louca e que ela matou seu pai bem diante de seus olhos com um tiro no coração e que ela tentou reanimá-lo mas ele perdeu as forças em seus braços.

O telefone toca novamente e Jody tenta impedir Karen de entender derrubando o aparelho no chão flagrando o corpo de Mark. Ao se abaixar para pegar o telefone, Karen vê Bárbara inconsciente do lado de fora enquanto a prima psicopata se arma com uma faca.

Don chega na mesma hora e Jody arma um dramalhão jogando em Karen a culpa pela morte de Mark e a queda de Bárbara, mas a mãe da menina no entanto está viva e a desmascara. Jody aos prantos diz ter feito o que fez por amor ao pai. Enquanto Karen liga para o hospital pedindo uma ambulância, Jody implora aos prantos que o pai não a abandone mas é ignorada enquanto sobem os créditos.

Uma verdadeira surpresa para quem acreditava já ter visto de tudo relacionado à crianças psicopatas em filmes de terror. E é um filme que apesar de lançado diretamente para o mercado de home vídeo tem o caráter e a força de um filme no mínimo mediano.

Eu classificaria fácil Daddy's girl, título original da obra como a versão feminina de Mikey personagem do filme homônimo de 1992, outro thriller cheio de suspense deveras polêmico com criança que é ainda mais tenso que este que é nosso atual objeto de resenha. 

Na minha mais sincera opinião, o que faltou para o filme ter sido um pouquinho melhor seria uma direção mais conhecida e certeira, um pouco mais de mortes e uma pitada de violência a mais.

Não que o filme não seja violento ou não tenha mortes, até que tem e a protagonista é bem ativa e forte sempre nos levando a suspender nossa crença quanto à sua força relativa à sua idade, já que em muitas vezes, mesmo pegas de surpresa as vítimas vão de arrasta para cima muito fácil podendo ter resistido e revidado, mas beleza.

A Jody como eu disse tem presença, é forte, protagonizou momentos memoráveis com seus trejeitos intimidadores e suas frases de efeito durante os ataques que me fizeram lembrar instantaneamente de Mikey mais uma vez. 

No mais, o filme é um belo entretenimento, diverte, é frenético narrativamente falando mas fica com um aspecto de mal acabando visto que dava para ter explorado um pouco mais da história e o final acabou ficando em aberto sem que a gente saiba que castigo Jody recebeu no final, ou se recebeu.

 

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quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Os demônios de Dorothy Mills / Dorothy Mills (2008)

 

 

Resgatando filmes esquecidos eu encontrei um terror psicológico muito bom de 2008 que poderia ter sido maior se não fosse o desinteresse do público que largaram a obra à deriva na época áurea dos DVDS.

À primeira vista o filme parece mais um terror de possessão genérico mas aos poucos vai revelando camadas de uma história muito mal contada advinda de uma ilha isolada da Irlanda onde existe uma camponesa que foi acusada de tentar matar um bebê enquanto servia de babá.

O caso acaba indo parar nas mãos de uma psiquiatra divorciada que tem um trama pessoal com a perda do filho pequeno vítima de um afogamento.

A medida em que se aprofunda no caso, a protagonista descobre que a acusada tem episódios de múltipla personalidade que na verdade podem ser espíritos opressores querendo usar a menina para o mal, mas... e se não for exatamente isso que está acontecendo?

Tudo começa durante o culto do pastor Ross em uma capela pequena numa humilde comunidade rural de Island Ferry.

Com o término do culto, o casal Aiden e Maureen Kearsley volta para casa onde deixaram sua bebê e filha caçula aos cuidados da jovem Dorothy Mills, mas o que encontram no quarto é a pequena sendo asfixiada até a morte pela própria babá.

A cena corta e conhecemos a psiquiatra Jane Morton dentro de um hospital psiquiátrico passando por uma sessão gravada em fita k-7 iniciando a história que a conecta à misteriosa Dorothy Mills que acabou se tornando o assunto da ilha quando o ataque à bebê dos Kearsley veio à tona o que a fez ir até a ilha.

A história de Jane começa com sua chegada à ilha coincidindo com a passagem de um grupo de adolescentes em outro carro em alta velocidade aparentando estarem fugindo de alguém que faz com que a psiquiatra acabe colidindo com a mureta de proteção e submergindo no mar, porém ela emerge com vida milagrosamente enquanto os jovens somem no horizonte.

Socorrida pelos populares, Jane é acolhida e acomodada na pensão da senhora McCllellan horas após o susto.

Na manhã seguinte, Jane diz à sua benfeitora não ter conseguido dormir à noite por conta de um barulho de guitarra mas a senhora diz que só as duas moram no local atualmente.

Ao se dirigir até o refeitório, Jane vê uma velhinha cega que apesar da condição parece encará-la.

Horas depois, Jane vai até a casa da família Mills onde entrevista Eileen McMahon que se tornou guardiã de Dorothy quando a jovem ficou órfã e diz que já à introduziu ao meio do babysitting anteriormente ao fatídico ocorrido mas que sua primeira experiência não foi das melhores uma vez que Dorothy praticamente fez seu primeiro cliente mamar pelo nariz até sangrar.

Depois, Jane vai até o quarto de Dorothy para falar com ela e a conhecemos finalmente, uma menina jovem, pálida, sem sobrancelhas, magra e de madeixas claras que fala macio e está longe de qualquer suspeita.

Após a primeira avaliação, Jane vai até a escola improvisada do pastor Ross que além e sacerdote e docente também é médico e cuida de Dorothy desde que ela nasceu e a está assessorando desde o episódio da asfixia da bebê dos Kearsley.

O pastor desacredita da medicina convencional no caso de Dorothy e a considera como um anjo que Deus enviou do céu.

De volta á pensão, Jane conhece o jovem xerife Colin Garrivan com quem se simpatiza rapidamente.

Momentos depois, Jane vai até seu quarto para avaliar fotos da perícia do cadáver da bebê dos Fallon e começa a ouvir o barulho ensurdecedor da guitarra de antes somado à oscilação das luzes.

Em paralelo, temos uma sessão espírita comandada pelo pastor Ross onde ele tenta fazer com que o espírito de uma criança morta se manifeste através de Dorothy para que fale com os pais da mesma, mas a criança está inquieta no momento e não se pronuncia.

Jane tenta dormir mas a buzina de um carro a impede. Ao se levantar para ver pela janela, Jane percebe que é o carro com os jovens que provocaram o acidente na chagada à ilha.

Na manhã seguinte, Jane procura por Colin para falar sobre o que viu e ouviu, mas o xerife tenta convence-la de que ela está cansada e por isso está vendo coisas que não existem.

Ao ver uma foto do filho pequeno de Colin que mora afastado da ilha com a mãe, Jane revela ter um filho de mesma idade que morreu e vai embora chorar sozinha.

Depois, Jane volta à residência de Eileen que diz acreditar fielmente na inocência de Dorothy perante as acusações dos Kearsley e a psiquiatra leva a jovem para dar uma volta até um penhasco onde ela diz que sempre sonhou em voar.

Passado um longo dia de trabalho, Jane volta para a pensão e sonha com os adolescentes do acidente.

Na manhã seguinte, Jane vai até a igreja para buscar Dorothy para sair novamente e a jovem revela ter assumido a identidade de uma menininha de quatro anos chamada Mimi que diz que sua "hospedeira" está dormindo.

Durante o passeio, Jane compra um vestido para "Mimi" e depois a leva até a pensão onde a menina dorme enquanto a psiquiatra a avalia.

No meio do sono, Dorothy emula a voz de um jovem mal educado que chama Jane de vadia e a ameaça de morte indo embora logo depois para a jovem voltar a si. 

No mesmo instante, Eileen chega e leva Dorothy embora.

Jane vai até um orelhão no meio do nada para dizer ao seu superior que irá ficar na ilha por mais um tempo mas a ligação cai repentinamente.

Ao voltar para a pensão, Jane encontra Dorothy fumando sobre sua cama e usando uma peruca ruiva e dizendo se chamar Mary, uma adolescente mal educada e beberrona.

Jane desconfia de que foi Mary que asfixiou a bebê dos Kearsley mas a adolescente nega.

Num vislumbre de um flashback, vemos a verdadeira Mary e seus dois amigos que são o trio de adolescentes do acidente indo até um festival  ao ar livre cheio de música tradicional e bebida.

Na manhã seguinte, Paul Fallons, um dos populares encontra sua criação de ovelhas totalmente assassinada com buracos nos pescoços.

Jane aparece no local para entrevistar a mulher de Paul e seu filho adolescente Jake que é evasivo, mas a senhora Fallons joga a culpa da morte das ovelhas em Dorothy e chama a psiquiatra de vadia.

Paul por sua vez, tenta agredir Jane a culpando e Colin aparece e contém o fazendeiro enquanto a psiquiatra foge.

Ao voltar para a pensão, Jane tenta ligar para a sua cidade mas é em vã. Lá, ela ainda encontra a velhinha misteriosa que a encarou na chegada à pensão e a mesma diz para a jovem ir ver a igreja e que ela deixou o diabo entrar em casa.

Enquanto isso, o pastor Ross tenta fazer outra sessão espírita desta vez na presença da senhora McCllellan e desta vez, Dorothy assume a personalidade do rapaz que xingou Jane de vadia anteriormente e a psiquiatra chega bem no ato levando a menina sob custódia.

Jane leva Dorothy até uma cela da delegacia onde a menina assume a personalidade de um adolescente chamado Kurt que diz sentir as dores da hospedeira no lugar dela para que ela não sofra e se preserve.

A psiquiatra então, tenta conseguir alguma informação sobre a bebê dos Kearsley e o rapaz menciona Duncan, o líder do trio de adolescentes e que é justamente o boca suja que xingou e ameaçou Jane.

Depois da crise, Dorothy é sedada e levada para casa.

Colin aconselha Jane a pegar a próxima balsa para fora da ilha mas a profissional se nega.

Mais tarde, Dorothy assume a personalidade de Mary e sai para beber com Jake Fallon além de iniciar um amasso que a garota interrompe humilhando o rapaz que a empurra fazendo-a bater a cabeça e voltar ao seu eu original no meio do breu sendo abandonada.

Em choque, Dorothy caminha até o penhasco pedindo à Deus para perdoa-la e ameaça se jogar.

Jane recebe uma ligação de Kurt dizendo que Dorothy tentou se matar e a psiquiatra vai até o penhasco para resgatar a garota que ainda é Kurt e nisso, aparece Eileen para levar a menina embora e ameaça Jane de ter drogado sua protegida.

Dorothy acorda em prantos em sua casa se dizendo uma aberração e Jane tenta acalmá-la dizendo que a menina criou aqueles personagens que ela assume e que eles a estão protegendo para que ela não se mate e que um deles foi o responsável pela asfixia à bebê dos Kearsley.

Duncan assume Dorothy e admite ter agredido a bebê e pede à Jane para ver o último desenho que a hospedeira fez e é nada menos que uma representação de David, filho da psiquiatra morrendo afogado.

David assume Dorothy e começa a torturar Jane psicologicamente dizendo que a água está muito fria e que ele está se afogando.

Jane tranca Dorothy e vai até seu quarto na pensão em prantos. Ela acaba vendo o fantasma personificado de David no meio de uma chuva do lado de fora mas ao sair para encontra-lo, ele desaparece e reaparece sentado na cama da mãe que pede desculpas à ele por não tê-lo cuidado.

Na manhã seguinte, Jane acorda sozinha e vai até o quarto ao lado do seu onde a velha cega toca guitarra e diz que o instrumento pertencia ao seu neto que morreu há alguns anos e se chamava Duncan!

A velha que é mãe da senhor McCllellan diz que Duncan morreu num acidente de carro dirigindo bêbado ao lado de dois amigos, justamente Mary e Kurt o que se confirma quando Jane confere uma manchete de um jornal da época.

Atordoada, Jane vai até a delegacia falar com Colin que Dorothy não criou personagens e sim que ela recebe espíritos mas o xerife é cético e volta a aconselhar a amiga à ir embora da ilha por achar que ela está em perigo.

Jane se nega e acredita que os populares estão escondendo algo sobre a morte dos jovens e sua ligação com Dorothy o que Colin deixa implícito que sim e a convida para dormir em sua casa onde ficará mais tranquila e segura.

Enquanto vela o sono de Jane, Colin ouve um ruído vindo do lado de fora e encontra seu cachorro brutalmente assassinado além de ouvir a voz de Duncan caçoando do xerife enquanto foge.

Horas depois, Jane acorda e deixa um bilhete avisando que irá até a casa de Dorothy para cuidar dela. Assim que chega, Jane diz à Eileen que levará Dorothy consigo para tratá-la na cidade grande para poder redimi-la da culpa pelo ataque à bebê.

Enquanto Jane prepara Dorothy para ir embora, a menina tem um sangramento nasal e uma crise de pânico dizendo ter medo de se lembrar o que aconteceu na noite em que tomava conta do bebê dos Kearsley.

Jane então faz uma hipnose regressiva na garota e quando Dorothy entra em transe, ela se vê no necrotério com a tia da menina Mimi que prepara os corpos de Duncan, Kurt e Mary para o sepultamento e a senhora pede à sobrinha que é vista sob o ponto de vista de Dorothy para que dê um beijo de despedida nos mortos.

Depois que Dorothy volta a si, Jane a faz dormir.

Enquanto isso, Colin recebe Dorothy possuída por Mary e Duncan simultaneamente e o líder da gangue diz que é hora da vingança e nisso se ouve um tiro.

Um tempo depois, os populares se aglomeram na casa de Colin e Jane chega logo depois encontrando o amigo morto com um tiro na cabeça e Dorothy assustada com a roupa coberta de sangue.

Geral resolve punir Dorothy por assassinato e Duncan a possuí se apresentando e pedindo que geral o siga até a ponte que leva até o mar e diz ter atacado a bebê dos Kearsley para e vingar do pai Aiden pelo que ele fez à Mary.

Temos um flashback do festival da ilha onde Mary é assediada por John MacCarthy, Paul Fallon e também Aiden que a levam até um lugar privativo onde começam uma sessão de estupro.

Duncan e Kurt chegam bem na hora e fazem um dos abusadores como refém ameaçando matá-lo se não soltarem Mary e assim o fazem. Em seguida, os jovens fogem de carro até a ponte que corta o penhasco e Aiden e os outros os seguem e ao alcançar o veículo dos jovens os empurra para o mar matando-os na hora.

No presente, os populares veem uma projeção da cena do acidente em tempo real e Aiden tenta barganhar pelo abafamento do caso para manter a paz na ilha, pois se o caso repercutir com a imprensa vinda de fora o lugar jamais será o mesmo (tal como possivelmente fizeram com a morte dos jovens alegando que eles estavam bêbados?).

Aiden inda pondera que o mais conveniente é matar Dorothy como única testemunha de tudo e Jane tenta intervir, mas é empurrada batendo a cabeça numa pedra desfalecendo.

Na cena seguinte, o pastor Ross faz uma assembleia e resolve banir Aiden, seus amigos criminosos e suas famílias da ilha e que ainda suas casas sejam destruídas e qualquer vestígio de suas existências sejam apagados para perpetuar a imagem da ilha como um lugar tranquilo e intocado pelos de fora.

Um corpo é jogado ao mar e Ross instrui à todos a dizerem para qualquer um que perguntar que Jane foi embora da ilha e ninguém sabe mais nada sobre o paradeiro dela.

Voltamos ao hospital psiquiátrico do início do filme e fica claro que aquela o tempo todo era Dorothy possuída por Jane que até aquele momento não sabia que ela havia morrido. O espírito da psiquiatra pede ao seu psiquiatra que cuide de Dorothy e esta desperta dizendo que a amiga está com seu filho David agora e que Duncan, Kurt e Mary já não a habitam mais pois já resolveram sua pendência e que portanto ela está completamente livre para viver sozinha...

O filme é uma grande incógnita e ainda conseguiu deixar algumas coisas quase que totalmente implícitas como por exemplo qual a importância da menina Mimi, como ela morreu, por que não se sabe nada sobre ela além do que já vimos em tela; eu não creio que ela foi apenas uma personagem criada para encher linguiça.

Outra coisa que o filme não deixa 100% explícito é se Jane morreu já na chegada da ilha (o que faria mais sentido) e que por isso ela possuía Dorothy o tempo todo sem saber de nada e os espíritos se confrontavam simultaneamente ou se a psicóloga morreu mesmo quando bateu a cabeça na pedra.

Ao meu ver, aquela foi na verdade Dorothy que estava sobrecarregada e o que me faz crer é aquela cena com Jake Fallon onde a menina volta a si quando cai e bate a cabeça. E que o corpo jogado no mar dentro de um saco era o de Colin para esconder o último de um assassinato na ilha e o que me faz pensar como eu já disse lá em cima, que as mortes de Duncan e os outros foram adulteradas pelos próprios executores tanto para fugir da culpa quanto para que a ilha se mantivesse em paz.

O ritmo do filme é até bem ok e a trama consegue se segurar trazendo um plot twist em cima de outro plot twist de uma forma muito criativa, mas ainda faltou um desenvolvimento um pouco maior acerca dos verdadeiros vilões que na maior parte da história são apenas personagens genéricos que só servem para ficar jogando a culpa de tudo da forasteira e fomentar o mistério.

A atuação de Jenn Murray como Dorothy é bacana e trouxe várias camadas à personagem conseguindo fazer ela passar de uma possível possuída por espíritos malignos à vítima completa de todas as acusações. Suas caras e bocas enquanto incorpora cada uma das personalidades é muito boa, uma pena o filme não ter sobrevivido bem aos anos seguintes, pois é um dos bons.

A carga psicológica e a construção da personagem de Jane apesar de genérica é bem feita trazendo ótimas cenas e um desfecho simplesmente imprevisível.

Eu digo com segurança que a introdução de Jane à ilha pegou um pouco da fonte de O parque macabro de 1962 com uma pitada generosa de o Homem de palha de 1973 quase passando por um folk de tão bem montado e estruturado. Vale muito a pena resgatar esta pérola esquecida no churrasco. 



 Trailer:

 


sábado, 11 de outubro de 2025

Cabeças Voadoras / Shrunken Heads (1994)

 

Comemorando a semana das crianças eu resolvi trazer um conteúdo realmente mais leve do que o que eu estou acostumado e hoje temos um clássico que mescla terror com humor negro tipicamente noventista.

Ambientado no subúrbio de alguma cidade de Nova York, o filme nos apresenta a um trio de pré-adolescentes vidrados em quadrinhos que vivem num bairro comandado pelo crime e constantemente sofrem bullying nas mãos de uma gangue local que já tirou os populares do sério há muito tempo.

Certo dia, os garotos conseguem filmar um crime em andamento e apresentam em flagrante ás autoridades que prendem os arruaceiros. Porém a chefa do crime paga a fiança e incumbe o líder da gangue de eliminar os meninos e assim eles o fazem.

Tomado pela revolta, um tiozinho que vende revistinhas numa banca e que era amigo dos meninos, rouba as cabeças dos mesmos ainda no caixão e se revela um feiticeiro vodu as encolhendo e devolvendo-lhes a vida para que se tornem cabeças voadoras e encolhidas com poderes especiais com o claro intuito de se vingarem...

Tudo começa com um encontro costumeiro entre os amigos Tommy Larson e Bill Turner para andar de bicicleta até um grupo de vagabundos conhecidos como Vipers liderado pelo desordeiro Vinnie serem flagrados espancando um menino negro e asmático chamado Freddie Thompson. A confusão se acaba quando os vizinhos se unem para espantar os baderneiros.

Depois que tudo se acalma, Tommy e Bill fazem amizade com Freddie e apresentam à ele o interessante mundo das histórias em quadrinhos do qual a dupla é aficionada.

Vinnie e os Vipers voltam a aparecer para incomodar mas são dispersados pelo senhor Sumatra, o dono da banca de revistas que é um policial aposentado vindo do Haiti que gosta muito das crianças.

A situação com Vinnie fica insustentável fazendo com que sua namorada Sally fique cheia da vida desregrada do rapaz.

Mais tarde, Tommy e os amigos se reúnem e ele resolve que está na hora de dar um jeito nos Vipers, mas Bill e Freddie não se encorajam e resolvem ir para suas casas.

Poucos instantes depois, Sally aparece para bater um papo com Tommy revelando que sua relação com Vinnie esfriou e que ela já está afim de outro, que é o próprio Tommy e ela o beija.

Enquanto isso, Bill e Freddie encontram Vinnie e os Vipers depenando um carro e chamam Tommy pelo walk talk. Este por sua vez, leva sua câmera para pegar um flagrante dos vândalos e é o que acontece.

Depois que Vinnie e cia. terminam o trabalho, eles tentam evacuar sem levantar suspeitas, mas a polícia aparece e Tommy que já tinha as provas quentinhas as apresenta às autoridades que prendem os capangas enquanto o chefe consegue fugir.

Vinnie chega até o covil da rainha do crime local, uma trans chamada Big Moe que controla a cidade e tem uma namorada bobinha e interesseira chamada Mitzi e o garoto pede ajuda com a fiança dos capangas em troca de trabalhar diretamente com a turma da barra pesada e já na manhã seguinte os bandidinhos recebem a liberdade.

Sem perda de tempo, os Viper sequestram Tommy e seus amigos e os levam até Big Moe que os ameaça caso se recusem a trabalhar para ela, o que eles de fato fazem.

Os meninos são mantidos prisioneiros enquanto Big Moe suborna alguns policiais dando tempo para o trio se soltar e dar inicio a uma fuga levando consigo alguns recibos frios de apostas ilegais para incriminar a chefona do crime.

Dando-se conta da fuga dos meninos e do sumiço dos recibos, Big Moe dá armas para Vinnie e seus capangas principais Booger e Podowski para que matem os meninos antes que eles estraguem todo o esquema.

Rapidamente, Vinnie e os outros encontram os meninos e os executam com vários tiros. Logo depois, Vinnie anuncia a morte de Tommy e dos outros para Big Moe que o ameaça caso ele acabe sendo descoberto e preso.

A vizinhança incluindo o senhor Sumatra e Sally se comove com a morte covarde dos meninos que são sepultados sobre forte comoção lobo pela manhã.

Inconformado, o senhor Sumatra vai até a funerária um tempo depois e leva as cabeças de Tommy e dos outros para sua casa que é um centro de prática de vodu.

No dia seguinte, Vinnie tenta se acertar com Sally alegando querer se endireitar e ela dá-lhe o beneficio da dúvida.

O senhor Sumatra banha as cabeças dos meninos em um caldeirão até encolhe-las e pingar sobre elas gotas de uma substância mágica avermelhada. Depois, ele conjura um feitiço de reanimação trazendo os meninos de volta à vida, ou pelo menos as suas cabeças.

Sumatra revela aos seus meninos que agora eles tem super poderes como gerar eletricidade e voar e com o tempo eles são treinados para despertar todas as suas habilidades com o claro intuito de buscar vingança contra Vinnie e Big Moe.

Passa-se um ano e Vinnie segue no comando do crime fazendo serviços pesados para Big Moe.

Chega a noite e Tommy e os outros finalmente são liberados a voltarem para a cidade. O trio sobrevoa o subúrbio onde encontram dois banidos baratos roubando a bolsa de uma mulher e Freddie que carrega uma faca entre os dentes degola um deles enquanto Bill morde a jugular do outro.

Depois de fazer justiça, Tommy se separa dos amigos e sobrevoa até o quarto de Sally que dorme junto à um porta retrato com uma foto dele, o que significa que ela não o esqueceu, porém ele repara que ela usa um cordão com um pingente em forma de coração com o nome de Vinnie talhado, o que o faz recuar.

Enquanto Tommy volta para seus amigos e eles voltam para Sumatra, a dupla de ladrões de bolsa emergem como mortos vivos compulsivos por limpeza.

Paralelamente, Vinnie incumbe Booger e Podowski de cobrarem uma taxa de propina pela segurança do negócio do senhor Sumatra, mas o feiticeiro os ameaça ao chegarem lá metendo-lhes medo.

Quando os bandidinhos se vão, Sumatra põe seus meninos para segui-los até a casa de Booger que neste momento toma um relaxante banho de banheira enquanto Podowski vê televisão.

Freddie sobrevoa o banheiro e o degola com a faca.

Enquanto isso, Sally termina com Vinnie durante um encontro.

De volta, Podowski encontra Bill sugando o sangue do pescoço de Booger que no mesmo instante se torna um zumbi e ataca o amigo enquanto Tommy o eletrocuta.

Não muito mais tarde, Vinnie vai até a casa de Sumatra cobrar pessoalmente pela propina, mas o feiticeiro diz que os capangas do rapaz foram condenados.

Instantes depois, Vinnie encontra os capangas zumbis recolhendo o lixo e comendo minhocas.

Na manhã seguinte, Sally visita o túmulo de Tommy revelando ainda ama-lo e o garoto aparece revelando sua nova condição através de uma conexão mental gerada pelos seus poderes.

Sally diz que nada mudou entre eles mesmo com esta revelação e abre sua blusa permitindo que Tommy entre dentro de sua camisa para cafungar em seus peitos. Depois disso, a garota vai até o senhor Sumatra para exigir satisfações.

O velho revela que foi Vinnie e seus garotos quem matou Tommy e os outros e que agora os seus meninos são entidades revividas pelo ódio e sem sentimentos que se movem pela vingança.

Enquanto isso, Vinnie dorme até o início da madrugada quando seus capangas zumbis aparecem, o atacam e o perseguem com o intuito de leva-lo até Sumatra, mas durante a fuga o bandido encontra Tommy e os outros cabeças.

Do outro lado, o senhor Sumatra anuncia para Sally que o momento do acerto de contas se aproxima e prepara uma poção para Big Moe mas ressalta que o encantamento que ele está preparando só vai funcionar com o sangue de uma pessoa pura, virgem que no caso é a própria menina para que a missão possa ser concluída.

Vinnie consegue fugir e chega até o covil de Big Moe revelando a existência das cabeças voadoras mas a mafiosa não acredita. Nisso, chega o senhor Sumatra e uma horda de zumbis dando início a uma pancadaria.

Sally chega logo depois com as cabeças voadoras e Sumatra alerta que a vingança só poderá ser consumada em seu apartamento e acaba levando um tiro.

Big Moe aproveita a confusão e leva Sally como refém dando início a uma fuga de carro.

Senhor Sumatra se levanta ileso e segue a bandida em outro carro com seus zumbis.

No meio da fuga, o carro de Big Moe se choca com um ônibus cheio de fanáticos anti apocalipse e o coletivo acaba derrapando para fora da ponte mergulhando no mar.

Tommy e seus amigos se dividem para parar o carro de Big Moe entre furar um dos pneus e morder a mão da bandida que dirige e ela acaba atirando em Bill.

No mesmo instante, Tommy aparece e entra na boca de Vinnie e o eletrocuta.

Os carros parem e Big Moe tenta negociar com Sumatra e este diz que os zumbis não vão durar muito tempo terminando por se dissolver e diz que o destino da chefona do crime será muito pior.

Nisso, Tommy eletrocuta Big Moe que perde os sentidos.

Com tudo finalmente calmo, as cabeças esmagadas de Bill e Freddie são recolhidas e Sumatra leva Sally em segurança dispensando Mitzi que por ser bobinha não sofrerá qualquer represália e que também ficará em silêncio sobre o que viu alegando que de qualquer forma ninguém vai acreditar nela.

Horas depois em seu apartamento, Sumatra começa o trabalho de punição de Vinnie e Big Moe os enrolando em bandagem como se fossem múmias.

Sumatra entrega seu livro de magias vodu para Sally nomeando-a guardiã dos segredos ocultos e a nova mestra de Tommy e os outros que permanecem adormecidos na estante.

A garota comanda a última magia na qual a sua virgindade era necessária e um tempo depois, Tommy e os outros são revitalizados e voam livres pelo céu noturno da cidade.

Uma breve cena pós créditos mostra Mitzi indo até uma unidade correcional para visitar Vinnie e Big Moe que estão cumprindo pena limpando uma parede com pichação e ao se virarem percebemos que eles viraram cadáveres vivos com algodão nas narinas e seus olhos e bocas estão costurados para que suas almas jamais escapem e a garota horrorizada solta um grito...

Apesar da premissa forte o filme é um ótimo entretenimento para se ver no dia das crianças com uma ao lado, a diversão e as risadas serão garantidas.

Obviamente que mesmo sendo um filme com temática de terror a violência é contida, como por exemplo na cena em que Tommy e os amigos são executados; nós só vemos os tiros e logo depois a mão de Bill segurando um doce coberto de sangue. Mas eu acredito que assim mesmo a criançada do início dos anos 1990 devem ter se chocado.

Eu não cheguei a ver quando passava na tevê aberta mas eu tenho certeza que a minha diversão teria sido garantida e a nostalgia ia atacar forte nos dias de hoje.

O elenco é carismático, a história é completamente caricata assim como os vilões que são um sarro.

Os efeitos práticos são cometentes e os especiais ainda dão um caldo mesmo dando sinais de desgaste se for ver hoje.

O enredo é bem frenético, não dá tempo para a história cansar, ela acontece bem fluida e passa rapidinho cumprindo bem seu dever de divertir, eu recomendo.

 

Trailer: 



quarta-feira, 8 de outubro de 2025

O que ficou para trás / His House (2020)

 

Já fazia muito tempo que eu queria trazer esta obra original da Netflix que de tão boa nem parece ter sido produzida na terra do Tio Sam.

Se trata de um terror psicológico de casa assombrada com uma pitada de realidade e nos apresenta à um casal vindo do Sudão fugindo de uma guerra e que tenta se ajustar em uma cidade inglesa vivendo em um apartamento decadente que trás com eles traumas do passado.

O filme carrega do início ao fim as culpas e os traumas dos protagonistas personificados em fantasmas opressores que a todo instante brincam com o psicológico dos mesmos levando-os a se jogarem um contra o outro e tornar o convívio um verdadeiro inferno.   

Tudo começa em uma vila humilde no Sudão com caminhonetes levando numerosos grupos de pessoas até o porto e de lá. o grupo segue amontoado em um barco enfrentando a noite, o frio e o medo que leva alguns a serem jogados no mar onde morrem afogados.

Finalmente em terra, mais precisamente na Inglaterra, o casal Bol e Rial Majur que estão refugiados da guerra passam por uma entrevista com as autoridades ao serem detidos com o resto do grupo para conseguirem asilo já que a cidadania lhes fora negada.

Bol e Rial terão que ficar por um tempo não especificado em uma casa de acolhimento para testar sua permanência no país sendo escoltado pela polícia que é fria com eles e lhes passam ao chegar em um conjunto residencial decadente uma séries de regras para que o processo de inclusão siga sem menores problemas.

Devidamente instalados em um apartamento sujo e notoriamente destruído, o casal Majur faz planos para o recomeço de suas vidas otimistas de que tudo vai dar certo.

Perto do amanhecer, Bol caminha pela nova casa e sente uma atmosfera pesada somada aos traumas da fuga da guerra do Sudão que permeiam seu subconsciente.

Bol ouve uma batida vindo debaixo de um móvel e ao se virar, vê rapidamente a fantasma de uma menina refugiada que seguiu com ele e Rial e morreu ao cair no mar.

Quando finalmente amanhece, Bol junta o lixo da casa e sai para conhecer a vizinhança que não é nada acolhedora.

Um tempo depois, Bol vai até a barbearia para cortar o cabelo e conhecer a cidade até que ganha alguns mantimentos da igreja e por fim vai até um bar para tentar se sentir incluso... em vão.

Chegada a hora de dormir, Bol fica inquieto e vai até um quarto onde um pedaço de papel de parede se solta revelando um buraco escuro que dá num compartimento de onde o rapaz puxa um pedaço de fio que parece não ter fim e este se torna uma corda cuja ponta final trás uma boneca que é puxada de volta para dentro por uma mão cadavérica.

O buraco simplesmente desaparece e Bol resolve descascar todo papel de parede.

Ao amanhecer, Rial sai para levar o lixo e tem uma alucinação com seus irmãos do Sudão na caçamba da caminhonete para a fuga da guerra até o porto.

Depois, Rial sai de casa seguindo um mapa desenhado pelo representante da imigração e acaba andando em círculos até encontrar um grupo de adolescentes para quem ela pede informação sobre a rua que ela precisa rir, mas o trio a ridiculariza de forma xenofóbica (a ironia é que o trio de moleques é formado por negros).

Passado o mal estar, Rial vai até o posto de saúde para fazer um check up e tomar as vacinas obrigatórias e compartilha com a médica a história da guerra entre duas tribos que disputam o comando de sua vila.

Ao voltar para casa, Rial vê o buraco na parede do quarto da noite anterior e sentindo que se trata de uma peça sobrenatural ela se mantém forte e ignora até a chegada de Bol na hora do jantar.

Durante a refeição, Rial tem uma discussão por conta de sua filha Nyagak que morreu durante a travessia no mar.

Mais tarde, Bol segue descascando mais papel de parede até sentir uma presença que se materializa na forma de um vulto que se torna a fantasma de Nyagak que usa uma máscara bizarra e segura uma faca que ela usa para atacar o refugiado que corre para fora da casa momentaneamente.

Ao voltar para dentro, Bol diz à Rial que eles foram amaldiçoados e queima todos os pertences que eles trouxeram do Sudão incluindo uma boneca que era de Nyagak.

Na manhã seguinte, Bol vai até uma loja de roupas para comprar uma camisa e ao voltar para casa, começa a trabalhar na restauração da fiação elétrica pelo dia todo.

Durante o jantar, Bol conversa com Rial tentando convence-la a distrair sua cabeça com alguma atividade para não ficar remoendo as dores do passado.

Enquanto come, Bol tem uma alucinação com o mar e os refugiados mortos se erguendo de seus túmulos subaquáticos.

Quando acorda, Bol ouve passos e vê pegadas úmidas no chão seguido do cadáver de Nyagak e outros fugitivos do Sudão no chão. Os cadáveres se convertem em fantasmas e agarram Bol enquanto Nyagak tenta degolá-lo, mas quando o marido de Rial liga a luz todos desaparecem. No mesmo instante, Bol vê Nyagak rastejando dentro das paredes e surta gritando que "a casa é dele".

Na manhã seguinte, Bol vai até a imigração falar com o representante da imobiliária sobre os eventos sobrenaturais da casa, mas ao se dar conta de que ninguém vai acreditar, ele alega que a residência tem problemas com ratos e insetos, pedindo para trocar de casa.

Enquanto isso, Rial tem uma alucinação com Nyagak jogando um colar de trás da parede.

O representante da imobiliária avalia os estragos nas paredes da casa e Rial menciona o fantasma de Nyagak ficando vista como louca.

Depois que a avaliação termina, Rial diz ao marido que quer voltar para o Sudão mas Bol a convence de que aquele é o novo lar deles.

Mais tarde, Bol tenta entrar em contato com as assombrações e espera por horas até cair no sono. Bol corda dentro de uma alucinação onde entra em contato com uma entidade chamada de A besta, que na verdade é um bruxo e este tenta convencer o refugiado a cortar sua carne em troca dele ter Nyagak de volta à vida.

Depois, Bol alucina com o mar e Nyagak o encarando até que uma cobra sai de dentro da boca da menina.

Rial acorda na manhã seguinte e tenta abrir um buraco na parede para encontrar a filha e acaba esfaqueando Bol.

Desesperada, Rial corre e pula a janela para fugir de casa mas é teletransportada para o Sudão horas antes da fuga e encontra a família dentro de uma escola no meio de um culto onde ela se sente feliz e a vontade.

Rial no entanto percebe que aquilo é só um sonho e pergunta por Nyagak. Bol aparece no momento de levar a mulher para a caminhonete e nisso, temos um vislumbre de toda a família de Rial morta jogada no chão da escola e sem tempo para se lamentar o casal Majur procura por sua liberdade.

Bol e Rial caminham por uma Sudão apocalíptica até chegar em um ônibus lotado de refugiados onde eles tentam entrar a todo custo, mas a condutora diz que lá só pode entrar crianças e que já está cheio. Desesperados no meio de um tiroteio entre os radicais, os Majur acabam subtraindo Nyagak que descobrimos ser filha de outra mulher e assim eles conseguem um lugar no ônibus que os levará na vila vizinha onde eles pegarão uma caminhonete até o porto.

Mesmo com o apelo da mãe verdadeira de Nyagak, Bol e Rial seguem viagem até perder a mulher de vista no meio da poeira. 

Depois, os refugiados pegaram a caminhonete e o barco resultando na morte de Nyagak e tantos outros como já sabemos.

A voz do bruxo diz à Rial que ela pode trazer Nyagak de volta à vida sacrificando Bol mas que tem que ser pelas mãos dela mesma.

De volta a realidade e dentro de sua casa, Rial acorda e percebe que Bol está se entregando de bom grado à Besta a partir do corte que ela fez no braço dele antes de apagar.

Bol revela à esposa que ele também vê o fantasma de Nyagak e de seus irmãos do Sudão e que a Besta irá levá-lo. O homem pede para Rial fugir e nisso, a personificação de Nyagak aparece segurando a mão da mãe adotiva e esta tem flashbacks e resolve se despedir da filha da alma dizendo que vai para casa.

Ao soltar de Nyagak, Rial agarra a faca e degola a Besta personificada a matando.

Dias depois, o representante da imigração aparece para avaliar a casa e encontra as paredes rebocadas e tudo em ordem além do casal Majur mais tranquilo.

Bol diz que seus fantasmas nunca irão embora, mas que agora ele e a mulher conseguiram superar suas dores e culpas do passado.

Com a avaliação concluída, a equipe da imigração vai embora e nisso, vemos a personificação de Nyagak e dos irmãos de Sudão que se foram agora em paz e coexistindo com os vivos como uma grande família feliz, naquela que agora é também a sua casa...

Definitivamente é uma das grandes surpresas de 2020 e chegou timidamente chamando a atenção com sua trama carregada e envolvente com mistérios muito bem elaborados.

O terror psicológico é de primeira trazendo cenas memoráveis com sustos efetivos, jumpscares de deixar muita produção Hollywoodiana com inveja.

A atuação do casal Sope Diriso e Wunmi Mosaku que dão vida à Bol e Rial respectivamente é perfeita, convincente e nos faz ter o mínimo de empatia pelos mesmos.

Os efeitos especiais, o roteiro e toda a produção técnica estão de parabéns, a obra é digna de ser lembrada constantemente e merecia ter sido muito mais reconhecida devido o capricho de toda a história que se desenrola muito bem e nos revela com o tempo um lado dos protagonistas que nunca iríamos imaginar.

No mais, o filme é uma ótima opção para o Halloween já que trás tudo o que está proposto: uma história muito bem escrita e cheia de reviravoltas, um protagonismo forte, a história causa medo de verdade e o susto é garantido à todo momento assim que a casa que parece ser a grande vilã aparece. Vai por mim.


Trailer: