Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 27 de setembro de 2025

Criaturas 2 / Critters II (1988)

 

Não demorou muito para este cult trash ganhar uma sequência mas claro que não sem trazer parte do elenco original para manter cativando o público como no primeiro.

Aqui, Charlie retorna à Terra seguindo sinais de vida de Critters que deixaram alguns ovos no celeiro da antiga fazenda de Brad que também volta para sua cidade natal depois de um tempo viajando para tentar esquecer de sua experiência traumática com as criaturas assassinas e esfomeadas.

Os ovos acabam chocando e se espalhando rapidamente dando vida à um exército gigantesco de criaturas que trazem o caos à cidade rural...

Tudo começa numa gruta nos confins do cosmo onde Charlie McFadden agora um caçador de recompensas explora com seus parceiros metamorfos Ug e Lee em busca de sinais de vida de Critters remanescentes, mas sem sucesso algum, o que fragiliza a reputação do terráqueo que foi quem havia encontrado sinal de alienígenas no local.

Enquanto isso na Terra, Bradley "Brad" Brown volta à sua cidade natal na comunidade rural de Grover's Bend depois de um tempo fora tentando se recuperar do pesadelo dos Critters.

Perto dali, no que restou da fazenda dos Brown, Guigley dono da sucataria e Wesley, seu assistente encontram os ovos deixados pelos Critters e os levam consigo para a loja do sucateiro.

Mal Brad desembarca do ônibus e já chama a atenção do jornalista Morgan que quer a todo custo um furo com o garoto pela história dos Critters, mas o mesmo segue até a casa de sua avó Nana que cuida de várias crianças da cidade incluindo Cindy, filha de Morgan e irmã da jovem Megan.

Enquanto isso no espaço, Charlie faz um retorno para a Terra inquieto e inseguro sobre sua permanência na organização dos caçadores de recompensa mas Ug o tranquiliza.

Pouco tempo depois, Brad vai até a lanchonete onde encontra Wesley investindo contra uma garota e arranja briga com o valentão e leva a pior tendo que ser escoltado por Megan que se revela uma antiga amiga dos tempos de escola por quem o garoto tinha uma queda.

Perto dali, Nana e Cindy vão até a loja de sucata de Quigley para conseguir alguns ovos para a caça aos ovos de páscoa da paróquia que ela havia encomendado, mas o velho acaba dando-lhe alguns ovos de Critters.

Depois que Nana e Cindy se vão, Guigley percebe que alguns dos ovos remanescentes acabaram eclodindo e descobre os Critters recém nascidos que atacam seu cachorro de estimação e em seguida ele próprio.

Anoitece e é hora de todos irem para a cama e Brad tem um ataque de nostalgia e de saudades de Charlie e suas aventuras fantásticas.

Perto dali, Cindy tenta dormir mas está inquieta demais e sem perceber, um dos ovos que ela ganhou de Nana chocou dando vida à um Critter que come um coelho de chocolate que ela também ganhou da velha o que faz com que ela escape de ser atacada pela criatura.

Na manhã seguinte, a organização da caçada aos ovos acontecem paralelamente à missa dominical onde Brad e Megan comparecem. O xerife Corwin que é o coelho de páscoa daquele ano se prepara para fazer a alegria da criançada, mas ao encontrar os ovos chocados é atacado pelos Critters que o arremessam logo depois para dentro da igreja semi morto assustando os fiéis. 

Depois do susto, Megan conversa com Brad que desde o incidente com os Critters tenta se convencer de que eles não existem, mas a garota acredita que sim e procura pelo ex-xerife Harv para pedir ajuda, mas este rejeita mostrando estar revoltado com o povo por não tê-lo reelegido ao cargo.

Charlie, Ug e Lee chegam à Grover's Bend e Lee usa sua metamorfose para se transformar numa modelo de uma revista Playboy que Charlie encontrou no chão casualmente.

Em paralelo, Brad e Megan descobrem que os Critters atacaram a loja de Quigley e ao encontrar o corpo do dono do local e os Critters que o mataram, dando início a uma fuga.

Na casa de Nana, um Critter que chocou devora tudo o que tem na geladeira e Brad chega logo depois a procura do transmissor que ele ganhou de Ug. Ao encontrá-lo, ele aciona fazendo com que os caçadores cheguem no mesmo momento explodindo a criatura.

Depois do reencontro emotivo entre Brad e Charlie, os caçadores vão até a lanchonete onde uma horda de Critters estão devorando todo o estoque e eles são explodidos.

Brad, Megan e Nana por sua vez, vão até o jornal da cidade onde alguns Critters estão destruindo tudo e resgatam o pai da jovem que está ferido.

Depois da confusão na lanchonete, Lee muda de forma se transformando no balconista nerd do estabelecimento.

Ao anoitecer, tudo se acalma e geral fica de tocaia no cinema onde Lee acaba vendo um display no formato de Freddy Krugger iniciando um processo de transformação, porém Charlie coloca a foto da modelo da Playboy na frente do display impedindo uma desgraça.

Depois disso, Lee segue sozinha para fazer uma ronda e acaba sendo cercada por um grupo de Critters que a atacam fazendo-a gritar e chamar a atenção de Charlie e Ug. Seguindo os gritos da parceira, Ug a encontra sem vida e grita de tristeza perdendo suas forças e ficando com seu rosto na forma original.

Enquanto isso, os populares fazem uma vigília na frente da casa de Nana quando um grupo de Critters se aproxima do local e começam a perseguir a pequena Cindy que dava uma voltinha de triciclo. Brad surge do nada e resgata a menina se fazendo de escudo para ela.

Mais repentino ainda, Harv volta fardado e decidido a retomar o posto de xerife matando o Critter perseguidor.

Depois que um grupo de Critters recuam, geral se refugia na igreja e Brad tenta convencer o povo da cidade a lutar contra a ameaça do espaço, porém seus maus antecedentes e os de Charlie não dão moral suficiente para ninguém confiar em ficar na linha de frente. Harv porém intercede e Brad acaba bolando um plano: atrair os Critters todos de uma vez até o que restou da lanchonete e explodi-los juntos, conseguindo alguns voluntários.

Um grupo vai até a lanchonete e espalham os ingredientes para hambúrgueres no chão junto dos condimentos e espalham o cheiro com os ventiladores no máximo. O plano dá certo trazendo um exército enorme de Critters enquanto um detonador é posto num local estratégico só esperando o momento propício.

Brad e seu grupo se escondem e ficam observando a chegada dos Critters que caem feito patinhos. Percebendo que há algo errado, Charlie corre no sentido inverso fazendo as criaturas retrocederem, mas o líder deles os fazem voltar e 
entrar finalmente na lanchonete.

Descobre-se que na verdade o enorme líder Critter era Ug transformado e quando todos estão dentro do alvo a bomba é detonada explodindo tudo.

Antes que Brad e Megan pudessem dar o beijo da vitória, os Critters emergem vivos e se juntam formando uma enorme bola de pelo e eles rolam perseguindo os populares até a cidade.

Brad e Megan seguem os Critters de carro enquanto Nana e os outros se escondem na igreja. O veículo de Megan acaba capotando, mas os garotos escapam ilesos e vão até Nana e os demais.

Charlie aparece pilotando uma nave e se choca com os Critters explodindo com eles.

Ug assume a forma de Charlie enquanto geral lamenta o sacrifício do amigo.

Na manhã seguinte, Brad se despede de Nana e Megan pois vai sair de viagem com Harv até que ao longe, Charlie aparece vivo se desprendendo de um paraquedas dando a entender que ele ejetou antes da explosão.

Charlie fica feliz ao ver que Ug o respeita por ter tomado sua forma e o líder é levado pela sua nave que aparece no céu, enquanto o amigo de Brad fica na Terra.

Brad se despede de Megan com um beijo enquanto Harv condecora Charlie com a estrela de xerife por respeito, tornando o amigo a autoridade da cidade...

O filme conseguiu muito bem seguir o padrão de comédia ácida mesclada com terror tornando a sequencia bem gostosa de se assistir. O brilho do original de 1986 segue com os personagens principais mantendo seus interpretes e os Critters permanecem muito bem feitos e animados.

Falando nos Critters, eles seguem sendo o prato principal do filme mantendo o humor, a voracidade e a fome insaciável além de nos brindar com algumas poucas cenas de mortes bem trash.

Além das presenças de Scott Grimes, Terence Mann e Don Keith Opper reprisando Brad, Ug e Charlie não tivemos muitos rostos conhecidos na trama. Pelo menos para mim, só reconheci o inigualável Eddie Deezen, o nerd mais conhecido dos anos 1980 por filmes como Grease 1 e 2, Beverly Hills Vamp, Silêncio dos inocentes, além de ter participado da primeira temporada da série sitcom Punky a levada da breca, aqui fazendo uma rápida participação como balconista nerd da lanchonete.

Critters 2 teve um orçamento de quatro milhões de dólares e apesar de ser um filme bacana não conseguiu se quer cobrir o investimento rendendo uma receita de apenas 3,8 milhões.

Assim mesmo, em 1991 a terceira parte desta franquia que até o momento conta com cinco filmes e uma prometida série que nunca saiu, acabou ganhando a luz do dia, mas este é um assunto para um futuro desta vez não distante, pois eu pretendo dar o devido valor à franquia que eu esqueci há quase dez anos; é uma promessa.

Trailer:


 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Pulse (2006)

 

 

Hollywood simplesmente não parou no início dos anos 2000 de tentar alavancar novas adaptações de obras cinematográficas nipônicas e ao invés de fortalecer as obras originais, trouxe uma nova roupagem das mesmas visando ainda mais sucesso do que foi O grito e O chamado.

A adaptação escolhida foi a de Pulse, no original Kairo de 2001, obra consagrada de Kiyoshi Kurosawa que conta em formato de critica social as consequências da super exposição à internet usando-a como vilã direta.

Contextualizando rapidamente, o filme nos apresenta a um grupo de universitários que são afetados por uma corrente de e-mail que os redireciona até um site que supostamente mostraria um fantasma mas o que faz na verdade é amaldiçoar a pessoa condenando-a a uma morte por suicídio.

Nisso, a corrente se espalha de tal forma de que toda a cidade começa a tirar a própria vida e diante de um cenário apocalíptico os protagonistas lutam para neutralizar a ameaça ao descobrir toda a verdade antes que a maldição os alcance.

Tudo começa com o estudante Josh Ockmann seguindo perturbado pela metrópole escrava da conexão sem fio de aparelhos de celular e laptops até chegar na biblioteca da universidade onde estuda à procura de um tal de Ziegler que não está.

Lá, as luzes começam a oscilar e uma figura sombria salta de uma prateleira, agarra a cabeça de Josh e suga sua energia vital.

Depois, somos apresentados à jovem Mattie num café onde tem um encontro descontraído com seus amigos e colegas da universidade Tim, Isabelle Fuentes também conhecida como Izzie e Stone.

Horas após o encontro entre amigos, Mattie volta para o apartamento que ela divide com Izzie e checa as mensagens da secretária eletrônica até cair em uma deixada por Josh que é namorado dela.

Mattie retorna a ligação mas não recebe resposta e nisso, vemos a sala de Josh com seu computador ligado e conectado na internet sozinho.

Na manhã seguinte, Mattie pula da cama logo cedo para mais um dia agitado na universidade ao lado dos amigos.

Depois das aulas, Mattie vai até o apartamento de Josh cujas janelas estranhamente estão lacradas com fita adesiva vermelha. Ao entrar, Mattie encontra o local absolutamente imundo, a comida podre na geladeira, o computador ainda ligado e o próprio Josh aparece da escuridão completamente pálido, apático e com uma mancha negra na nuca.

O rapaz pede para namorada que o espere um instante e quando Mattie se vira depois de andar pelo apartamento todo, ela encontra Matt enforcado.

Depois de horas tentando digerir o ocorrido, Mattie tem um pesadelo com lembranças soltas de seus momentos íntimos com Josh até um momento em que o rapaz muda completamente e diz à ela que não se sente mais o mesmo.

Mattie passa pelo acompanhamento psicológico do doutor Watterson acreditando que Josh estava com depressão e que planejava dar um fim à sua vida há muito tempo.

Inesperadamente, Mattie e seus amigos começam a receber um e-mail corrente em nome de Josh que os redireciona até um site onde a página inicial expressa um texto perguntando ao visitante se ele(a) quer ver um fantasma.

Na manhã seguinte, a galera se reúne na saída da universidade e discutem sobre a corrente que receberam mas minimizam o ocorrido acreditando ter sido um vírus gerado automaticamente do computador de Josh que ainda está ligado já que Mattie não conseguiu desliga-lo.

Stone se prontifica a ir até o apartamento do amigo desligar o aparelho e sem demora ele vai até lá e entra pela fresta acima da porta de acesso. Ao conseguir entrar finalmente, ele descobre que o computador sumiu da mesa e depois examina o local que está cada vez mais decadente. Ao se direcionar até a sala, Stone acaba dando de cara com uma assombração e tenta se esconder debaixo da
cama mas é encontrado e grita de pânico.

Horas depois, Stone já está em casa, completamente apático como Josh depois que teve o contato com o sobrenatural e ele acaba recebendo uma ligação de Mattie para quem ele diz que deixou a internet totalmente de lado e que sente mal e além de tudo percebemos que ele ganhou uma mancha negra da maldição que se espalha pelo seu braço.

Mattie ai até o apartamento de Josh para terminar o que Stone se quer começou e encontra a senhoria do local muito da mal humorada que inicialmente diz não saber nada sobre o paradeiro do computador do inquilino, mas depois diz que um rapaz chamado Dexter passou mais cedo para desmontar e levar o dispositivo consigo.

Seguindo o indicado pela senhoria, Mattie chega até a casa do tal Dexter que mostra para a garota o tal site que supostamente mostraria um fantasma mas o que exibe de fato é o vídeo de uma pessoa se preparando para tirar a própria vida, o que faz com que Mattie acredite que isso foi o gatilho que levou o namorado ao suicídio.

Mattie se reúne mais tarde com Izzie e Tim e descobre através de um noticiário na tevê que a cidade está passando por um surto de suicídio coletivo.

Logo depois, Dexter procura Mattie para mostrar-lhe um vídeo contendo uma série de suicídio de jovens proveniente do disco rígido do computador de Josh. Aos prantos, Mattie deixa a casa de Dexter pedindo que ele delete todo o disco rígido mas o rapaz diz já ter tentado fazer isso mas que não conseguiu.

Na volta para casa, Mattie toma um ônibus e quase presencia o suicídio de um tiozinho que se coloca na frente mas o coletivo consegue desviar à tempo.

Mais tarde, Mattie toma um banho de banheira para relaxar e ao apagar acaba tendo uma visão sombria com Josh e ao voltar a si vê uma assombração numa poça d'água.

Perturbada, Mattie procura pelo doutor Watterson e diz que tem algo a perseguindo, mas o homem da ciência a aconselha a encarar a realidade para ver que ela só está alucinada.

Em paralelo, Tim acessa o site fantasma e vê um vídeo de Stone perturbado.

Depois da consulta, Mattie vai até o banheiro da clínica e continua se sentindo perseguida até ver finalmente uma assombração.

Tim chega correndo na casa de Stone e presencia o amigo se desintegrar numa nuvem negra sobrando apenas uma mancha da mesma cor na parede junto onde ele estava, significando que ele morreu.

Em pânico, Tim lacra as janelas de seu apartamento com fitas adesivas vermelhas e se prende por lá.

Enquanto isso, o doutor Watterson começa a ver uma assombração no monitor de seu computador.

De volta à sua residência, o computador de Mattie acessa o site fantasma sozinho e em pânico ela tira o dispositivo da tomada, porém sua impressora imprime imagens sombrias que juntando tudo revela a face de um fantasma.

Logo depois, Mattie vai até a casa de Dexter que mostra uma série de vídeos de vlog de Josh onde ele narra que descobriu e está investigando um site fantasma que o amaldiçoou só dele ter acessado e que por isso ele começou a trabalhar num antivírus para frear a ameaça.

Mattie por sua vez, mostra a impressão que ela tirou do fantasma oriundo do mesmo site.

Neste momento, é noticiado pela mídia que um vírus de computador proveniente de um site misterioso é a fonte do surto de coletivos que já se espalhou pela cidade toda e repassam as devidas precauções que devem ser tomadas por aqueles que ainda estão vivos que é basicamente evitar a conexão com a internet.

Na lavanderia do apartamento, Izzie começa a presenciar eventos sobrenaturais como as luzes do local piscarem e uma das máquinas começar a cuspir roupas para fora sozinha até que do nada, de dentro da escotilha de uma das lavadoras sai um fantasma que suga a energia vital da garota.

Dexter acaba conseguindo o endereço de um rapaz chamado Douglas Ziegler que é amigo de Josh e que o estava ajudando com a criação do antivírus até o mesmo desaparecer.

Mattie volta para casa e acaba recebendo um vídeo de Tim que interage com ela dizendo poder vê-la. Assustada, ela liga para Izzie mas encontra o celular dela tocando por lá mesmo e em seguida a própria Izzie marcada pela mancha da maldição totalmente em choque.

Izzie balbucia que "já não existe mais vida para Eles e é por isso que Eles buscam pela vida humana".

Em pânico, Mattie tenta ligar para pedir ajuda e nisso, Izzie se desintegra virando uma mancha negra na parede.

Mattie liga para Dexter avisando que Izzie sumiu e eles se encontram e planejam ir até a casa de Ziegler e o rapaz avia que conseguiu terminar o antivírus de Josh.

Durante a viagem, o carro do rapaz acaba colidindo com o outro mas ninguém se fere. Mattie sai do carro para ver o outro veículo e descobre uma mancha negra no banco do motorista concluindo que quem bateu contra o carro de Dexter desapareceu pois foi vítima da corrente fantasma.

A cidade se encontra num breu total como se um apocalipse tivesse se abatido e no meio do caminho, Mattie e Dexter encontram um casal de meia idade que está fugindo da cidade por medo da morte. Depois que o casal parte, Matiie e Dexter chegam à casa de Ziegler que está completamente cercada com fita adesiva vermelha e o rapaz está lá isolado e completamente perturbado.

Ziegler revela ter trabalhado com Josh em um vírus até que repentinamente eles encontraram uma frequência na internet que abriu um portal para o submundo de onde saíram os fantasmas que de forma consciente tomaram um domínio de um site para amaldiçoar seus visitantes os sentenciando à morte, o que ocorreu com ele e o amigo, mas ele se salvou por que não passou a corrente e está isolado.

Dexter sugere destruir o sistema da rede mundial com o antivírus e vai com Mattie até o porão do condomínio onde Ziegler vive à procura da sala de computação que é o único local logado na rede. A dupla é cercada por assombrações no caminho e acabam tendo que se dividir.

Mattie toma um elevador e corre pelo subsolo chegando até a sala de computação onde encontra um dos monitores ligados com uma câmera oculta a filmando e transmitindo em tempo real. A garota fica face a face com uma assombração e se conecta mentalmente com ela tendo uma visão de Josh e sendo agarrada por várias mãos de fantasmas até Dexter aparecer para faze-la acordar.

Compreendendo tudo, Mattie diz que não há como destruir o sistema por que os fantasmas são o próprio sistema e mesmo assim, Dexter aplica o antivírus num dos computadores e nisso, uma assombração aparece e tudo fica escuro e calmo momentaneamente.

Apesar do revés, o antivírus funciona e Dexter pega Mattie iniciando uma fuga. Ao voltarem para a cidade deserta, a dupla presenciam um avião enorme colidindo com um prédio explodindo. Logo depois, Mattie e Dexter invadem um carro e deixam a cidade.

Depois de horas dirigindo, a dupla estaciona para descansar até que o rádio do carro anuncia que o exercito está resgatando quem deixou a cidade em busca de abrigo para a crise.

Do nada, fantasmas cercam o carro e Dexter acorda dando a partida enquanto Mattie luta contra as assombrações as repelindo na base do chute e assim que a dupla entra numa zona sem conectividade com a internet do celular da garota os fantasmas desaparecem.

Percebendo isso, Mattie e livra de seu celular e segue com Dexter para algum lugar seguro longe da internet e num último vislumbre vemos o fantasma de Josh na janela de seu quarto observando o mundo caótico lá fora...

Pulse chegou na onda dos remakes Hollywoodianos de filmes de terror japonês surfando na onda de O grito e O chamado e ainda deu uma flertada com o horror adolescente para moldar uma trama semi nova ignorando quase que totalmente o original Kairo de 2001.

Por esse motivo mesmo eu fiz duas resenhas separadas, um para o original que foi postada ano passado e agora um para o remake por que um contraponto entre as duas versões seria difícil pois são muitas as diferenças apesar da adaptação da terra do Tio Sam seguir a mesma espinha dorsal e ainda seguir uma ou duas cenas parecidas como a da queda do avião em chamas que é a mesma coisa em ambos os filmes.

A produção tentou trazer alguns rostos carimbados do cinema como Octavia Spencer que fez uma ponta como a senhoria de Josh e uma ainda mais breve aparição de Brad Douriff, a eterna voz do boneco assassino Chucky dando vida à um louco numa lanchonete que alerta os protagonistas para o surto de suicídio atrelando-o a exposição exagerada à internet, uma sábia critica social que estampava a realidade do início da década de 2006 quando a rede engatinhava para alguns mas já era um item de extrema necessidade para os poucos que podiam pagar por uma conexão.

Além desses, ainda tivemos no co-protagonismo a participação do astro da época Ian Somerhalder das séries The Vamipres diaries, Lost e Smalville e da protagonista Kristen Bell de Gossip Girl, Veronica Mars, House of lies e The good place além de outras séries e filmes.

No geral, o filme usou e abusou do CGI que hoje já está deveras datado, até conseguiu uma atmosfera de mistério e tensão bem legal, a edição de cenas que contou com uma paleta de cores azul escurecido colaborou para o universo decadente e pós apocalíptico da obra, mas mesmo com todo este esmero convenhamos foi fraco.

A bilheteria superou levemente o orçamento de vinte milhões e meio de dólares graças ao marketing da época e ainda surpreendentemente conseguiu gerar duas sequencias diretamente para DVD que são tão obscuras quanto a primeira parte, então se você gosta da obra original de 2001 e quer conhecer o remake norte americano fique a vontade, mas esteja avisado, o filme é uma bomba.


Trailer:


sábado, 20 de setembro de 2025

O Assassino da Furadeira / The Driller KIller (1979)

 

Cavoucando as catacumbas da internet, eu encontrei um filme deveras transgressor para a época e que chamou a atenção para a sua violência extrema e crua, desses que entraram para a lista de proibidos.

Do final dos anos 1970, a obra em questão trás um artista plástico vivendo numa área decadente de Nova York com uma namorada que já tem uma relação estável por fora, tendo que lidar com o fracasso econômico e criativo, além de ter que suportar os constantes ensaios de uma banda de punk rock colado com o apartamento onde vive.

Com tudo isso e ainda o crescimento inevitável de indigentes pelo bairro, o protagonista simplesmente surta e passa a descontar suas frustrações assassinando os moradores de rua com uma furadeira elétrica acoplada a um cinto com uma bateria compacta que ele viu num comercial de televendas.

O que vem a seguir é um banho de sangue sem limite, muita neurose, muito rock e muita loucura em meio aos becos imundos da periferia de Nova York... 

Tudo começa nas ruas de Nova York, quando o jovem artista plástico Reno Miller e sua namorada Carol Slaughter chegam à uma igreja, onde Reno se aproxima de um velho que reza e este toca sua mão provocando repulsa ao rapaz que deixa o santuário prontamente e tomando um táxi de volta para casa.

Carol confusa pergunta o que aconteceu e Reno se justifica dizendo que o tal velho que o tocou era apenas um bêbado louco e logo na sequência eles iniciam um amasso no carro mesmo.

Chegando ao seu destino, na área periférica tomada por indigentes e viciados em todo tipo de droga, Reno e Carol se revelam morando num apartamento medíocre adjacente à um clube onde toca punk rock até altas horas da noite e onde eles dividem o teto com uma drogadinha chamada Pamela.

Ao recolher as contas do mês, Reno tem um ataque de fúria por conta da fatura de telefone que está abusiva devido à negligência das garotas que usam o aparelho irresponsavelmente.

Um tempo depois, Reno tem uma série de pesadelos surtados atrelados às suas frustrações do dia a dia que o deixam aéreo ao acordar assustado.

Posteriormente, Reno vai até uma galeria para onde ele está fazendo um bico com uma obra que ele vem pintando em uma parede esperando uma grana que irá mudar sua sorte e pede um adiantamento para seu chefe Dalton Briggs que lhe é negado sem pensar duas vezes.

Frustrado, Reno sai para caminhar e flagra bem de longe um latrocínio acontecer no meio do centro à luz do dia sem esboçar qualquer emoção.

Horas depois, ao chegar em casa, Reno tem uma discussão com Carol pelo seu revés econômico enquanto dá seguimento à pintura da arte da parede que ele está preparando.

Depois que tudo se acalma, Reno sai para caminhar pelas ruas decadentes e se descontrai desenhando as pessoas em seu sketch book. 

Reno passa o resto do dia pintando a arte na parede enquanto uma banda punk rock liderada pelo vocalista Tony Coca cola ensaia num depósito adjacente ao apartamento provocando o desafeto do artista.

Estressado, Reno sai para caminhar e arranja encrenca com um mendigo sonolento até ver um ladrão sendo perseguido.

De volta à casa, Reno toma um coquetel de remédios enquanto Carol e Pamela que mantém um rolo lésbico transam no chuveiro.

Na manhã seguinte, Carol recebe uma carta junto a uma nota de cem dólares de seu marido Steven que a deixa balançada.

Enquanto isso, Reno discute com o porteiro do apartamento sobre o barulho infernal que Tony Coca cola e sua banda andam fazendo que não o deixa se concentrar no trabalho e não consegue nada.

Reno acaba recebendo um coelho morto esfolado e o faz em pedaços de forma sádica e explosiva.

Mais tarde, Reno volta a pintar e começa a ter alucinações e a ouvir vozes que o fazem surtar. Ele sai de casa com uma furadeira elétrica e sem a menor cerimônia assassina um mendigo aleatório que estava dormindo depois de uma provável bebedeira.

Não muito depois, ao voltar do ensaio de Tony, Pamela chega em casa e encontra os pedaços do coelho morto na lixeira.

Com a chegada da noite, a boate funciona como todos os dias até altas horas. Os jovens se dividem entre o show ao vivo e o consumo exagerado de drogas.

A agitação e o estresse faz com que Reno saia de casa para se aliviar matando um mendigo com sua inseparável furadeira. Logo depois, ele toma um metrô e ao chegar até um beco, Reno mata um velho bêbado ainda consciente.

Em seguida, Reno vai até o ponto de ônibus onde um rapaz drogado tenta em vão tirar a paciência de transeuntes que esperam pelo coletivo e este é morto com um ataque pelas costas.

Não satisfeito, procura outras vítimas até encontrar um indigente que dorme tranquilamente e planta a broca na cabeça dele fazendo-o acordar e morrer de tanto gritar de dor.

Finalmente saciado, Reno volta para casa onde recebe Landlord, um rolo de Pamela que pretendia deixar-lhe um presente e acaba ficando encantado com a arte do psicopata pedindo que faça um retrato seu.

Na manhã seguinte, o jornal noticia o ataque fatal a um dos indigentes e Reno tem um breve surto com Carol.

Com a relação insustentável, Carol se enche de coragem e liga para Steven de um orelhão enquanto Reno faz o esboço do retrato de Landlord que é tagarela e passa horas tocando guitarra sem a menor consideração pela concentração que o artista precisa.

Horas depois, Landlord passa a noite com Pamela enquanto um indigente que vive num beco adjunto ao apartamento tem um infeliz encontro com Reno que prega sua mão na parede com a broca da furadeira e depois perfura sua barriga o matando de vez.

Em seguida, Reno volta para dentro de casa e encontra Carol e Pamela dormindo juntas e anuncia para a namorada que terminou a sua pintura na parede.

Mais tarde, Reno mostra sua arte final para Dalton que se enoja, humilha o artista e se recusa a pagar um único centavo.

Carol surta com Reno pelo seu fracasso e ele não demonstra nenhuma reação. Na manhã seguinte, ela faz as malas e o abandona. Reno a persegue pela rua mas ela consegue fugir deixando sua mala para trás.

Reno se põe num estado de depressão total e liga para Dalton prometendo lhe mostrar algo que ele vai gostar muito.

Completamente fora de si, Reno se maquia e se barbeia enquanto Tony Coca cola tocam nos fundos.

Um tempo depois, Dalton chega à casa de Reno que o espera com sua furadeira para atacar o homem que se torna uma presa muito fácil.

Não muito depois, Pamela chega em casa e encontra o corpo de Dalton pregado pela broca através do pescoço atrás da porta e ela acaba sendo pega por Reno de surpresa.

Horas depois, Carol tem um reencontro com Steven na casa dele e depois que ela vai para o chuveiro tirar o cansaço, Reno aparece repentinamente e fura Steven por trás sem que a amante perceba.

Ao sair do banheiro, Carol procura por Steven e a tela fica preta e silenciosa e só podemos ouvir a voz dela dando por certo que ela foi agarrada, mas a inocente acredita ser o seu marido...

Concebido como um vídeo nasty nos primórdios do subgênero do terror extremo e realista, The driller killer não é nada mais que um experimento de Abel Ferrara em conjunto com seu amigo da juventude Nicholas St. John (que escreveu a obra de 1979) e foi idealizado a partir de um curta metragem amador poucos anos antes chamado Super-8.

O filme notoriamente tem problemas com o ritmo que por diversas vezes é lento devido ao uso excessivo de cenas tanto no ensaio da banda de Tony Coca cola quanto às apresentações da boate que apesar de esboçarem um repertório bastante diversificado e bom para a época, simplesmente enche.

Fora que o início é arrastado tentando estabelecer a identidade e as motivações do protagonista para não fazer com que o filme fosse mais um slasher como os pioneiros que chamavam a atenção no final dos anos 1970 e até que isso é válido já que Reno, não precisa se esconder e nem disfarçar o que o motiva a matar.

A parte visceral do filme é um deleite para quem gosta de gore e muito sangue. Os efeitos práticos enchem os olhos e as cenas de mortes são deveras detalhadas e perturbadoras, o que fez com que The driller killer ficasse na mira da crítica e dos órgãos de classificação indicativa que torceram o nariz para a crueza dos assassinatos, jogando a obra no limbo por um bom tempo, até ela ser resgatada, restaurada e se tornar um objeto de cult hoje em dia.

Ferrara que além de dirigir protagoniza o longa metragem dá um show de atuação com suas caras e bocas, seus surtos e sua frieza durante os ataques e leva-se em conta que ele ainda era amador no mundo da atuação, diferente do que ele é hoje, detentor de obras deveras gabaritadas como: Cidade do medo, O rei de Nova York, Vício frenético e entre vários outros.

No mais, a obra apesar do ritmo lento é eficaz, ultra violento e consegue trazer junto à um filme de terror transgressor e imoral uma crítica social ao dia a dia da área periférica de Nova York, com suas ruas excessivamente sujas, jovens sem futuro imergidos em todo tipo de vício provenientes de uma vida noturna completamente desregrada, a musica rebelde dos anos 1970, o crescimento desmedido de indigentes / mendigos desde as entranhas até o centro da cidade. Fazendo com que no final a gente fique naquele dilema: essa vida desregrada, cheia de privações e frustrações são ou não são uma justificativa válida para o surto do protagonista? Abel Ferrara teceu todo o background do filme de forma eficaz? eu digo que sim.

 

Trailer: 



quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Gonjiam: Hospital Maldito / Gonjiam: Manicômio Assombrado / Gonjiam: Haunted Asylun (2018)

 

Para compensar a pausa nas resenhas de filmes de terror oriental hoje eu vos trago um found footage sul coreano muito recomendado e que eu finalmente depois de ouvir criticas favoráveis tirei uma tarde para conhecer.

E me surpreendi com o conteúdo que mesmo sendo de um subgênero que eu não sou muito fã.

O filme tem como base um hospital psiquiátrico que existiu de verdade e é envolto à lendas de desaparecimentos de pacientes e do sumiço misterioso de seu diretor que levaram o local a se tornar assombrado por vários anos até ser demolido, mas uma verdade 100% cravada sobre a motivação para o fechamento do estabelecimento não existe, sendo o mais aceito o fato do local ter funcionado em condições insalubres e desumanas.

Agora entrando na parte ficcional da obra, temos um grupo de jovens Youtubers que resolvem se aventurar no famoso manicômio assombrado para descobrir o motivo do desaparecimento de outros influencers que passaram por lá.

Entre portas batendo e ruídos estranhos vindo de salas próximas, o grupo vai aos poucos perdendo a coragem de quando chegaram junto com sua sanidade e com o tempo a questão é apenas uma: sair daquele inferno vivo e mentalmente são.

Tudo começa com uma dupla de jovens documentando em vídeo as entranhas do manicômio sul coreano Gonjiam que está há vários anos abandonado e é fonte de histórias assustadores sobre o seu passado nebuloso.

Um dos jovens chega até o quarto 402 e tenta arrombar a porta. Se descobre que o documentário foi parar no Youtube e é narrado Ha-Joon que diz que a dupla de documentaristas desapareceram misteriosamente. O rapaz ainda conta que Gonjiam existe aproximadamente desde a Segunda guerra mundial e comportava todo tipo de paciente e num determinado momento, ocorreu um suicídio em massa e o que se especula desde então é que a diretora assassinou à todos os pacientes visto que depois disso ela desapareceu misteriosamente e nunca mais foi vista com vida.

Motivado a descobrir mais sobre o manicômio, Ha-Joon reúne seus amigos Je-Yoon, Sun-Hoon e Seung-Wook que fazem parte de um canal no Youtube chamado Tempos de terror que tem como foco visitar lugares assombrados. Os rapazes recrutam um trio de garotas de outro canal chamadas: Ah-Yeon, Charlotte e Ji-Hyuun para ajudar na exploração do estabelecimento.

O grupo reúne toda informação que eles conseguiram sobre as explorações feitas no Gonjiam que em sua maioria são rumores e que assim como os jovens do vídeo que Ha-Joon todos desapareceram misteriosamente.

Depois de um encontro descontraído em um restaurante, o grupo já pega estrada na manhã seguinte para o manicômio tendo como principal objetivo descobrir o que está por trás do quarto 402 que tem a fama de ser amaldiçoado e segundo uma história, uma dupla de garotas que exploraram o local tempos atrás foram encontradas inconscientes no dia seguinte.

Horas depois de seguir por um bosque, o grupo segue a pé por um barranco cujo topo se localiza o manicômio.

Perto das dependências do Gonjiam o grupo levanta acampamento e monta o equipamento para transmitir ao vivo a exploração para seus seguidores no Youtube.

Com a chegada da noite, as garotas fazem um rápido jantar e sem tempo a perder logo depois, a equipe prepara seu arsenal audiovisual para dar início á exploração.

Enquanto Ha-Joon fica na barraca monitorando as câmeras e o feedback da transmissão, os demais partem para o manicômio no meio do breu até finalmente encontrar o local.

Quando a equipe entra no manicômio a transmissão começa oficialmente e já de início ouve-se a porta da sala da diretora bater sozinha.

Inesperadamente, um pedaço do teto sede mas ninguém se fere e quando tudo parecia ter se acalmado a porta volta a bater sozinha.

O grupo se divide entre os andares. Ji-Yuun e Charlotte encontram pichações estranhas nas paredes acreditando ser marcas deixadas pelos exploradores anteriores.

O próximo destino das meninas é o laboratório onde tudo está revirado e neste mesmo local, Charlotte revela que um amigo tirou uma foto paranormal.

Em outro andar, Ah-Yeon e Je-Yoon exploram uma área de lazer destruída. Logo mais a frente, a dupla chega aos chuveiros e posteriormente ao banheiro onde eles encontram o que parece ser uma cabeça humana imersa em um tanque, mas ao tirar o objeto de lá, se descobre que era uma cabeça de manequim com peruca.

De volta com Ji-Yuun e Charlotte, falam sobre o quarto 402 revelando que teve quem conseguiu abrir a porta do cômodo, porém essas pessoas acabaram enlouquecendo, entrando em coma e outros até morreram sem explicação.

A equipe volta a se reunir num mesmo ponto e entram no quarto 402 onde pretendem executar um ritual mediúnico com o intuito de invocar os fantasmas de Gonjiam. Depois de fazerem uma prece, o grupo é pego de surpresa quando sininhos espalhados em barbantes vermelhos pelas paredes começam a tocar sozinhos e as câmeras tremem fazendo geral correr de medo.

Enquanto isso no acampamento, o fogão portátil se acende sozinho e o gerador de energia pifa fazendo Ha-Joon perder contato com o grupo por um breve instante até que a luz e a conexão com a live retorna.

De volta ao Gonjiam, o grupo volta a explorar o laboratório onde o cheiro está insuportável e tem uma boneca de pano de uma paciente que anteriormente estava em outra posição.

Je-Yoon tira a boneca do lugar fazendo Charlotte surtar movida pela sua crença de que não se deve tocar em objetos de pessoas mortas pois estes estão amaldiçoados.

Depois do susto, o grupo se divide e parte vai até a sala de atendimentos onde encontram caixas de madeiras com pequenos buracos. Je-Yoon põe o braço dentro do buraco de uma das caixas e é puxado por algo mas consegue se soltar.

A próxima a ser puxada é Ji-Yuun que consegue se soltar saindo com um arranhão.

Uma das caixas se abre mas não tem nada dentro e o medo faz geral correr se reagrupando com o resto da equipe.

Je-Yoon e Seung-Wook se separam do grupo para se comunicar com Ha-Joon pedindo que eles encerrem a exploração mas o líder insiste para que eles fiquem mais um pouco pois o pico de visualizações da live passam de trezentas mil.

Ha-Joon começa a pegar uma interferência na transmissão até que o gerador tem outra breve pane.

No Gonjian, o grupo ouve um barulho estranho vindo do almoxarifado e Seung-Wook pega uma cadeira de rodas se mexendo sozinha.

Os objetos do local começam a se jogar atacando os jovens fazendo Seung-Wook desmaiar. Je-Yoon corre e medo mas é atingido e cai inconsciente.

Em outro andar, Charlotte fica no breu com Ji-Yuun que inesperadamente entra num estranho transe se revelando possuída por algum espírito fazendo a amiga correr em pânico.

Charlotte se esconde até que encontra uma figura sem roupa, desconjuntada e com uma cicatriz cirúrgica enorme na barriga parada ao longe. A garota tenta abrir uma porta de acesso à saída do cômodo, mas a figura desnuda solta um berro e corre agarrando Charlotte que é abduzida.

Enquanto isso, Je-Yoon volta a si e corre encontrando Ah-Yeon e Sung-Hoon e pede á eles para irem embora revelando que ele e Seung-Wook estavam mancomunados com Ha-Joon para assustar à eles e as meninas desaparecidas para tornar a exploração mais verídica para os viewers.

Uma porta se abre fazendo o trio correr até eles chegarem em um quarto cheio de eco e umidade onde eles percebem que não há nenhuma porta.

Uma entidade deformada os espreita por trás e assim que a visão noturna de uma das câmeras é ativada é captada a presença de uma pessoa e logo depois vários espíritos de pacientes do Gonjiam.

Uma mão cadavérica leva Je-Yoon à loucura ao ser tocado e geral é tragado.

Enquanto isso, Ha-Joon que adentrou ao manicômio, rapidamente chega ao quarto sem porta procurando pela equipe e é pego pela entidade fantasma que o fere o deixando brevemente inconsciente. Ao voltar a si, ele ouve ruídos estranhos e percebe algo se aproximar dele o matando na hora.

A transmissão da live é interrompida e os viewers falam entre si acreditando que tudo que eles viram era armação e aos poucos as visualizações começam a cair drasticamente enquanto o Gonjiam permanece abandonado e sem qualquer sinal de vida apenas aguardando a chegada de novas vítimas...

Com um orçamento modesto de mais de dois milhões de dólares, o filme conseguiu se consolidar numa época em que o subgênero found footage já estava saturado e desacreditado.

Eu não sou o maior fã de found footage mas esta obra é uma das raras que prestam chegando ao patamar de REC, A bruxa de Blair e Atividade paranormal graças ao jeito único do cinema oriental de se fazer terror.

A direção de câmeras é muito boa e a ambientação é muito bem montada trazendo cenas memoráveis e muito susto certo para quem se aventurar a assistir com fone de ouvido no meio da madrugada.

O elenco é competente e passa convence muito bem o público em todos os seus trejeitos.

O início é bem arrastado e necessita de paciência até que a coisa comece a engrenar mesmo, mas depois que começa o primeiro susto o terror não para e aí é um verdadeiro teste de resistência para quem tiver assistindo, a experiencia vale a pena.    

Trailer:


 

sábado, 13 de setembro de 2025

A Maldição dos Mortos-Vivos / The Serpent and the Rainbow (1988)

 

Nesta onda de visitar clássicos inéditos para a minha pessoa eu encontrei um clássico reprisado à exaustão na Globo do qual eu muito ouvi falar e que eu finalmente tive o prazer de assistir (e me surpreender).

Trata-se de uma obra que trás uma nova abordagem ao tema de mortos-vivos fugindo do clichê dos zumbis que saem dos túmulos atrás de cérebro e trazendo algo mais pé no chão, condizente com a realidade.

A trama fala sobre um médico antropólogo que viaja até um Haiti dividido politicamente para trazer um pó misterioso de que se tem notícia que trás os mortos de volta a vida na forma de zumbis.

Nisso, o protagonista acaba se envolvendo com dois poderosos líderes políticos e religiosos que dominam os segredos do vodu pondo sua vida (e sua alma) em risco numa aventura cheia de alucinações e perigos reais jamais vistos... 

Tudo começa no Haiti em 1978 durante um regime difícil para um povoado sofrido que se desdobra entre muito trabalho braçal nas docas e os festejos tradicionais de culto aos mortos que ocorre numa certa noite.

Nesta mesma noite, um popular do vilarejo chamado Christophe Duran morre sob causas misteriosas e é sepultado sobre forte comoção da família.

Anos depois, em 1985 na bacia amazônica, o jovem médico dos Estados Unidos Dennis Allan faz estágio na mata e é agraciado por um xamã local com uma bebida alucinógena em honra aos serviços prestados.

Instantes depois de consumir a bebida, Dennis sai da tenda do xamã para caminhar até ser surpreendido por um filhote de onça pintada que aparentemente quer ataca-lo, mas acaba que o felino só quer brincar.

O tempo fecha repentinamente e o vento bate até que inesperadamente, braços humanos saem da terra e tragam Dennis para o fundo de uma vala fazendo-o gritar de pânico. No fim, descobrimos que tudo não passava de efeito causado pela bebida.

Ao voltar a si, Dennis procura por seu piloto Julio e ao encontrar seu aeroplano, também encontra o rapaz morto com a boca coberta de vermes frescos.

Em pânico, Dennis corre a pé pela rodovia a procura de uma saída até a civilização e depois de uma semana ele consegue voltar para a terra do tio Sam, mas propriamente em Boston onde se encontra com Andrew Cassedy que é diretor da fundação cientifica Biocorp e este menciona o caso do haitiano Christophe que segundo uma investigação se descobriu que ele voltou à vida através de uma droga e pede ao jovem médico que vá até o vilarejo para descobrir a fórmula desta droga para fins científicos.

Com a missão aceita, Dennis parte no primeiro voo e chega rapidamente ao Haiti onde é recebido pela doutor local Marielle Duchamp que o leva até seu hospital onde ela mostra para ele uma paciente que foi declarada morta, porém fora encontrada posteriormente vagando desorientada.

Logo depois, os doutores vão até um centro de culto ao voduismo para falar com o representante tanto religioso quanto político que dá as cartas no vilarejo conhecido como Lucien Celine e este menciona de forma bem misteriosa que o Haiti esconde segredos até mesmo de seus próprios nativos.

No meio de uma cerimônia de adoração a uma entidade vodu que está acontecendo no local, um dos fieis é possuído durante a dança surtando e quase ataca os demais se não fosse a intervenção de Dennis que o nocauteia com uma garrafada.

Mais tarde, Dennis procura por Christophe Duran em sua residência mas sua mulher Simone ignora totalmente a existência e o paradeiro do nativo, fazendo com que o médico e Marielle tenham que ir até o cemitério.

Chegando lá, alguém nas sombras ataca Dennis fazendo-o rolar um barranco até cair dentro de um caixão aberto com restos de um corpo.

Passado o susto, Dennis e Marielle discutem sobre o ocorrido até que de repente, eles encontram Christophe vagando e este diz se lembrar de sua morte e que alguém está controlando a sua alma para que ele fique distante do convívio com os vivos, por isso ele vive no cemitério, considerando-se um dos mortos.

O nativo ainda menciona um pó ao que fora exposto antes de morrer que quando se é exposto, se tem paralisia total e a mistura chega até a alma tirando totalmente o controle de si e logo depois, o homem vai embora.

Na manhã seguinte, Lucien celebra um casamento seguindo as tradições regionais até que chegam Dennis e Marielle que dizendo terem descoberto sobre o pó, mas o religioso desconversa e proíbe que o casal deixe qualquer informação vazar.

Mais tarde, como segunda opção, os doutores procuram por um mercador falastrão chamado Louis Mozart pedindo ajuda com o pó prometendo muito dinheiro em troca e para provar a eficácia do material, o trapaceiro usa uma cabra como cobaia expondo-a a um suposto pó e promete que na manhã seguinte ela irá reviver.

Dennis aproveita um segundo de distração de Louis e colhe uma amostra de sangue da cabra e promete entregar o dinheiro quando o animal supostamente morto voltar à vida.

No final da tarde, Dennis e Marielle participam de uma procissão de culto a uma santa local até o alto de um monte onde ao chegar geral dorme. Neste momento, uma cobra rodeia os nativos fazendo Dennis acordar e este acaba descobrindo Christophe por lá acompanhado de uma jovem morta-viva vestida de noiva que ao se aproximar do médico solta um tentáculo de dentro da boca acertando Dennis que acorda revelando que aquilo era um sonho muito estranho.

De manhã, geral nada numa gruta enquanto Dennis e Marielle fazem amor.

Ao cair da noite, Dennis descobre mais sobre Christophe como por exemplo que ele era professor primário e nisso, um policial requisita a presença do médico na direção de um hospício administrado por um líder político e religioso da oposição chamado Dargent Peytran que o intimida caso os EUA invadam o Haiti no meio de uma guerra de se avizinha para instaurar a anarquia no vilarejo.

Um tempo depois, Dennis volta até Louis para ver a cabra revivida e taxa o mercador de pilantra expondo seu pó falso. Percebendo que Dennis quer mesmo o segredo do pó, Louis resolve jogar limpo dizendo que desta vez irá preparar o pó verdadeiro e leva o médico junto de Marielle até o cemitério para colher ossos frescos.

Ao abrir um dos caixões, Dennis reconhece o corpo como sendo o da noiva cadáver de sua alucinação passada.

Na manhã seguinte, Dennis volta com Marielle até seu consultório onde policiais os atacam e os abduzem até o hospício de Peytran revelando que os policiais estão mancomunados com o líder. Dennis acorda amarrado sem roupa em uma cadeira de tortura onde é intimidado com um maçarico.

Dennis tenta barganhar sua liberdade dizendo que irá embora para Boston, mas Peytran não permite e ainda diz que não aceita dinheiro e que a única coisa que ele quer é ouvir o médico gritar. Então, o líder solicita a presença de um capanga que soca um prego enorme no colo de Dennis.

Depois da tortura, Dennis é jogado em via pública e Marielle o acolhe e cuida de seus ferimentos o escondendo por vários dias até que ele se cura e volta a procurar Louis pelo pó agora mais decidido do que nunca e o trambiqueiro diz que serão necessários três dias e três noites para que o pó que completamente pronto.

O processo é feito de dia a dia exaustivamente, mas ao alcançar o prazo o pó fica pronto e os rapazes testam enterrando-o dentro de um frasco junto com a noiva cadáver.

Dennis revela à Louis que sua intenção com o pó não é envenenar uma pessoa má como ele havia dito antes mas sim salvar vidas. Tocado pelo novo amigo, Louis diz que irá compartilhar a fórmula do pó desde que seu nome fique conhecido pelo mundo.

À noite, Dennis acorda de um sono depois de ter uma alucinação onde ele se vê preso e enterrado dentro de um caixão por Lucien e seus fieis.

Do nada, a polícia invade o local e Dennis percebe estar deitado com o corpo de uma jovem nativa sendo preso a mando de Peytran que obviamente armou tudo para incriminar o médico e chantageá-lo com a tomada de sua alma caso ele não deixe o Haiti de uma vez.

Dennis é colocado à força a bordo de um avião de volta para os EUA e Louis confia á ele uma amostra do pó em troca de reconhecimento mundial como o amigo prometeu e desta vez não cobra nada, pois já o reconhece como alguém digno.

De volta ao lar, Dennis fornece toda sua pesquisa à Andrew Cassedy mas teme que Marielle possa estar morta por traição.

Durante o jantar entre amigos, Dennis fica inquieto e do nada a senhora Cassedy o ataca emulando a voz de Peytran que diz que o jovem médico irá morrer e no final, a mulher de Andrew tem um surto.

Decidido, Dennis volta ao Haiti onde Lucien o abduz levando-o até seu centro cultural onde ele revela que Marielle está bem e segura sob sua proteção.

Paralelamente, os homens de Peytran executam Louis por traição decapitando-o.

Lucien faz Dennis passar por um ritual de purificação, mas no processo o líder passa mal tendo sua alma tomada por Peytran e aprisionada num pote.

De butuca, um dos homens de Peytran sopra um pó sobre Dennis que cambaleia perdendo os sentidos no meio dos populares. Ele é socorrido por um médico local mas é dado como morto e fica sobre a responsabilidade de Peytran que é o novo líder do vilarejo com a morte de Lucien.

Dennis é enterrado completamente consciente mas paralisado e Peytran deixa uma aranha venenosa junto dele enquanto Marielle é feita refém.

Na mesma noite, Dennis é reanimado e entra em desespero gritando por socorro e tentando arrebentar o caixão. Seus gritos no entanto atraem Christophe que o liberta.

Enquanto isso, os nativos armam uma revolução para derrubar a tirania de Peytran e isso evita a execução de Marielle.

Peytran usa seus poderes para controlar a alma de Dennis que é atraído até o centro vodu do malfeitor, mas ele volta a si ao ouvir os gritos de Marielle. Lá, ele também encontra o corpo cadavérico de Lucien que o acusa de tê-lo levado a um final trágico e ele arranca sua própria cabeça jogando-a sobre o médico.

Dennis cambaleia por conta do controle de Peytran que volta a fazer efeito e é arrastado até o covil do vilão que o ataca fisicamente.

Marielle aproveita a distração e liberta a alma de Lucien do frasco e pede ao xamã que ajude Dennis. Lucien possui o corpo do médico que entra num embate equilibrado contra Peytran e liberta todas as almas que lá estavam aprisionadas.

Estas almas atacam Peytran que é queimado vivo até ficar fora de ação.

Antes de ir embora, Dennis encontra a noiva cadáver reanimada comprovando que o pó funcionou e nisso, Peytran chamuscado reaparece dando um bote no médico o espancando, mas ele retoma o embate corpo a corpo.

Dennis move a cadeira de tortura com seus poderes e prende Peytran dizendo que quer ouvi-lo gritar. Nisso, Peytran é perfurado com um enorme prego e nisso a cadeira é tragada para o inferno de onde o xamã nunca mais escapará nem morto e muito menos vivo.

Os haitianos comemoram o fim do regime de Peytran enquanto Dennis e Marielle deixam o covil a salvos...

Dirigido pela lenda Wes Craven, o filme se tornou um clássico com o passar do tempo mas anda esquecido nos dias de hoje.

O filme deu uma nova roupagem ao subgênero de zumbis levando a coisa mais para o lado realista da coisa trazendo um conteúdo que flerta com o religioso e o sobrenatural ao contrário de outras produções que apenas replicaram o argumento dos clássicos de George Romero.

Aqui nós temos de tudo que caracteriza o filme como uma boa pedida: gravado na época certa, o final dos anos 1980, um elenco carismático apesar de quase não ter nenhum rosto realmente conhecido (sendo destes para mim Paul Winfield de Cão branco e King no papel de Lucien, Zakes Mokae de Um vampiro no Brooklin, Watterworld: o segredo das águas, o polêmico Roar de 1981 entre outros no papel de Peytraud e é claro o veterano Bill Pullman no papel de Dennis), efeitos práticos muito bons para a época, a direção primorosa de Wes Craven e a história instigante.

A ambientação é outro ponto forte da obra sendo gravada em Santo Domingo na Republica Dominicana com um orçamento de sete milhões de dólares tendo faturado quase vinte milhões. Aliás, diz-se que o filme é baseado em uma história real de relatos sobre pessoas que foram encontradas vivas vagando depois de terem sido dadas clinicamente como mortas.

No mais, vale pela curiosidade, pelo capricho dos efeitos, o elenco que tem uma boa química, o enredo amarrador e tudo mais que a obra oferece. Vai por mim.

 

Trailer: 


 

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Drácula: A última viagem do Demeter / The last voyage of the Demeter (2023)

 

Sem a menor cerimônia, Hollywood simplesmente resolve adaptar todo um capítulo da obra original Drácula de Bram Stoker que antes era só uma alegoria dentro dos filmes do sugador de sangue mais famoso da literatura e do cinema.

O filme então, gira todo envolta da viagem do navio Demeter levando o conde sugador de sangue escondido dentro do compartimento de carga até a abadia onde ele pretende se esconder até conseguir atrair seu grande amor.

Durante quase duas horas de filme nós conhecemos toda a tripulação do navio em questão e como um à um é eliminado pelo demônio alado até que a situação se torne oficialmente uma tragédia anunciada.

Começa então uma corrida contra o tempo pela sobrevivência e para eliminar o intruso...

Tudo começa numa noite chuvosa na Inglaterra de 1897 quando a polícia local recebe o alerta de um navio chamado Demeter de onde misteriosamente ninguém fora encontrado vivo, mas o diário de bordo chegou intacto e eis que o delegado começa a ler.

A parte narrada conta que durante semanas, a embarcação sofreu com uma grande ameaça vinda da Romênia.

Somos transportados para o dia que o Demeter que era um navio cargueiro preparava o transporte de uma numerosa carga que teria destino em Londres.

É feito uma seletiva de homens fortes e descomprometidos para seguir a tripulação do capitão Eliot juntamente com seu pequeno neto Toby e passar por semanas fazendo a vigia do convés e da carga entre outros serviços braçais.

O jovem médico Clemens antes recusado por ser negro acaba sendo recrutado pelo capitão quando ele salva uma vida evitando que uma das vinte caixas de madeiras esmagasse um tripulante quando esta acabou acidentalmente se soltando.

As caixas possuem uma insígnia de um dragão que divide parte da tripulação que se recusa a velejar sobre o pretexto de um mau pressagio.

À bordo, Clemens faz amizade com Toby que o apresenta ao temente cozinheiro Marin Borgne e todo o resto do interior do navio.

Chega a noite e geral descansa ao som de música ao vivo e muito otimismo até finalmente irem dormir.

Logo pela manhã, a tripulação toma café até que os animais do compartimento de carga viva se agitam precisando que Clemens e Toby passem um pente fino em todo o porão.

Clemens examina uma das caixas que se rompeu revelando uma grande quantidade de terra e uma clandestina desmaiada e visivelmente ferida.

Mesmo indo contra parte da tripulação, Clemens resolve fazer uma transfusão de sangue na ferida ao se dar conta de que ela teve uma hemorragia.

Ao anoitecer, Clemens faz a vigia do convés com um homem chamado Olgaren que ao visualizar terras distantes acaba vendo pela lente de uma luneta uma figura demoníaca.

Clements dá por falta de Olgaren e o chama pelo convés sem obter resposta mas reaparece repentinamente dizendo que há algo escondido à bordo.

Marin Borgne dá uma passada no compartimento de cargas vivas e encontra os animais mortos com marcas profundas no pescoço fazendo com que parte da tripulação acredite que a clandestina por ser mulher trouxa má sorte ao Demeter.

O capitão Eliot ordena o descarte imediato dos animais mortos para evitar a proliferação de uma contaminação que é detectada por Clemens que confirma que os cadáveres contraíram raiva muito provavelmente por conta de algum rato.

O tempo fecha precisando que as velas sejam içadas e Demeter que é um dos ajudantes na tarefa reafirma que há algo maldito escondido no Demeter.

Os dias seguem igual e a clandestina demonstra uma melhoria muito vaga tendo inconscientemente proferido palavras soltas hora em Romeno segundo Toby, hora em inglês o tempo todo.

Certa noite, Petrofsky, um dos tripulantes faz a vigia do convés e é atacado repentinamente pela criatura misteriosa que o fere gravemente e suga o sangue de seu pescoço.

Clemens que está por perto procura pelo vigia e só encontra a faca dele coberta de sangue e acaba tendo que prestar contas na manhã seguinte sendo até taxado como assassino.

A clandestina que atende por Anna finalmente desperta e ao ver a faca coberta de sangue entra em surto dizendo que todos precisam abandonar o navio.

A sós, Clemens conversa com a moça sobre o misterioso surto de raiva que matou os animais e Anna diz que o causador desta desgraça foi uma criatura hematófaga de uma raça de vampiros chamada Nosferatu (ou Drácula como quiserem chamar) e que o mesmo sugou parte de seu sangue a deixando marcada pelo resto da vida.

Segue uma noite chuvosa e Olgaren juntamente com um homem chamado Larsen fazem a vigia do convés até ouvirem uma batida vindo de dentro do compartimento de carga.

Do nada, a criatura que agora sabemos que se trata do Nosferatu aparece e mata Larsen enquanto Olgaren assusto escala a rede de um dos mastros.

O navio passa por uma turbulência fazendo com que o capitão, Clemens, Anna e os outros tripulantes acordarem e se juntam para procurar pelos vigias que á essa altura foram dados como desaparecidos.

Toby acaba encontrando Olgaren que reaparece sendo descido por uma corda completamente ferido no pescoço.

Eliot relata o ocorrido no diário de bordo e a existência de um demônio à bordo é dada como uma realidade fazendo Wojchek, um dos tripulantes ainda vivo formar um grupo para procurar a criatura assassina.

Pouco tempo depois, Toby faz uma ronda no compartimento de prisioneiros onde está Olgaren que recupera a consciência agora transformado em vampiro atacando o menino.

Toby consegue fugir e se esconde se armando com um a faca e o silêncio é quebrado quando Olgaren tenta a porta do compartimento com a própria cabeça.

Geral se dá conta de que Toby está em apuros um a busca é iniciada enquanto o menino segue encurralado pelo tripulante vampiro.

Clemens encontra Olgaren que o ataca mas é contido assim que Eliot e os outros chegam para o salvamento de Toby que é abduzido pelo Nosferatu. Geral inicia o arrombamento da porta do compartimento onde o menino está escondido e o encontram desacordado com um ferimento no pescoço.

Clemens realiza uma transfusão de sangue de emergência mas não dá muitas esperanças para Eliot que à essa altura já perdeu toda a esperança de que todos cheguem vivos à Inglaterra.

Olgaren é mantido amarrado em um mastro e Clemens tenta uma comunicação com o homem que diz sentir uma forte queimação e com os primeiros raios de sol ele entra em combustão queimando até os ossos precisando ser executado com um tiro para evitar mais sofrimento.

Os poucos tripulantes que ainda restaram entram numa divergência sobre como proceder frente à ameaça chupadora de sangue.

Anna diz para Clemens que o Nosferatu está atrás da tripulação para se alimentar, pois ela já não serve mais para ele já que passou por uma transfusão.

Clemens vasculha os documentos com o endereço do destino das caixas com a insígnia de dragão e descobre que elas deveriam ser entregues em uma abadia e que seu conteúdo é de vinte caixões, um em cada caixa. Além disso, ele encontra uma bengala cuja ponta tem uma cabeça de dragão talhada digno de alguém da realeza, como um conde...

Enquanto isso, Marin Borgne tomado pelo medo desembarca um bote salva-vidas e se lança ao mar mas no caminho acaba sendo pego de surpresa pelo Nosferatu.

Amanhece e a tripulação sofre mais uma baixa com a constatação da morte de Toby que é refutada por Eliot em negação e este insiste que viu o corpo do menino embalado em um lençol se mexer, mas Clemens tenta faze-lo realizar que o menino não tem mais pulso.

Tomado pela dor, o capitão rasga o lençol para ver o neto pela última vez e se surpreende ao descobrir que Toby emergiu como um vampiro. A luz do sol faz com que o menino pegue fogo e Eliot tenta evitar que o neto seja jogado ao mar mas acaba se queimando, sobrando para Clemens terminar o serviço.

Depois que tudo se acalma, Wojchek confronta Clemens sobre o demônio do Demeter e resolve unir forças para eliminar a ameaça.

Geral se une para bolar um plano e Anna sugere afundar o navio com o vampiro dentro mas Wojchek se nega a principio acabando por topar executar por falta de um plano melhor.

A tripulação prega a tampa do alçapão que dá acesso ao porão para encurralar o Nosferatu enquanto Eliot faz os últimos registros no diário de bordo.

O capitão enlouquece pela morte de Toby e aponta uma arma para Clemens mas Anna aparece e tenta fazer o velho reagir e pede que ele ajude a consumar o plano contra o demônio chupador de sangue.

Com os ânimos frios, o plano de atrair o Nosferatu para uma armadilha é posto em prática e geral se espalha pelo Demeter ao anoitecer no meio de uma densa neblina.

O demônio aparece e sobrevoa o alto de um mastro matando Abrams, o parceiro de Wojchek que perde a criatura de vista sendo em seguida atacado caindo do alto até o porão.

Um buraco é feito no casco do barco dando início a evacuação pelos botes enquanto Clemens procura por Wojchek o encontrando morto depois de ser atacado pelo Nosferatu.

Clemens volta para o convés no meio de uma tempestade enquanto o capitão Eliot tenta em vão repelir o demônio com um crucifixo mas só o que consegue é ser ferido mortalmente sendo abandonado.

Em pouco tempo, Clemens encontra o capitão à beira da morte amarrado sobre o leme e este faz seu último pedido morrendo logo depois enquanto o jovem médico parte em busca do demônio o desafiando abertamente.

O Nosferatu e faz frente à Clemens e o ataca mas leva um balaço nas costas pelas mãos de Anna que é envolvida pelas asas do demônio alado. Clemens o ataca com um machado e acaba sendo pego pelo pescoço levando um arranhão.

Anna aproveita e solta a corda de sustentação de um mastro fazendo o mesmo cair sobre o demônio o esmagando dando tempo para ela e Clemens pularem na água.

O Demeter passa por uma arrebentação de onda que o catapulta até o porto onde atraca parcialmente destruído mas por outro lado, o Nosferatu conseguiu e salvar e foge.

Com as primeiras horas do dia, Clemens e Anna despertam agarrados à destroços do navio e a garota que está se tornando vampiro aos poucos se despede do amigo se separando dele morrendo queimada pela luz do sol.

Com o anoitecer, Clemens chega à Inglaterra e procura por informações que o ajude a chegar até a abadia onde seriam entregues os caixões pois ele suspeita que lá é o esconderijo do Nosferatu.

Clemens acaba vendo de relance o Nosferatu em trajes nobres batendo sua bengala no chão como se o desafiasse e depois desaparece.

Determinado, Clemens resolve dedicar a sua vida à caçar o demônio chupador de sangue e eliminá-lo de uma vez por todas para por fim à sua maldição de sangue...

A verdade é uma só, da mesma forma que o filme chegou ele voltou para o limbo. Já não houve hype na época do lançamento apesar de ser parte excluída da obra de Bram Stoker sendo esta a primeira abordagem do capítulo referente à viagem que o conde vampiro mais famoso da literatura fez para consumar seu desejo de estar perto de sua amada.

O filme até que é bem ambientado, tem uma fotografia e um figurino bacana, tem momentos de terror de arrepiar, mas ainda faltou aquele temperinho especial que uma boa direção e uma mexida no roteiro poderiam ter trazido.

A figura do Nosferatu é puro CGI mesclado com uma maquiagem bem qualquer coisa que decepcionou mesmo. Não foi desta vez que nós pudemos ter um vampiro imponente e assustador de verdade, apesar desde ter sua parcela de intimidação.

O elenco é competente mas os personagens se vão muito rápido, aliás as cenas de mortes são gráficas e um ponto positivo para a obra apesar de alguns só serem eliminados fora da tela.

No mais, dá para se divertir nas quase duas horas que se passam o filme, mas é preciso ter paciência por que o filme chega a ser lento em alguns momentos. Nada que atrapalhe a experiência, mas real, cansa.     


Trailer:


sábado, 6 de setembro de 2025

O Caixão de Vidro / Tomb Watcher (2025)

 

Desta vez, trago-lhes um filme fresquinho que em outros países foi lançado primeiramente no cinema, enquanto que por aqui o longa metragem de origem tailandesa estreou diretamente na Netflix e trás um enredo que mescla terror psicológico com a temática de cabana assombrada.

O enredo nos apresenta um jovem pintor e sua amante que vão viver numa cabana na floresta pouco tempo depois do rapaz ficar misteriosamente viúvo.

Chegando lá, inicialmente tudo parede normal e um ninho de amor perfeito para os pombinhos. Mas o que eram flores se torna um inferno quando a jovem amante descobre que o corpo da falecida está preservado em um quarto dentro de um caixão de vidro e que ela e o amado devem tomar conta dele por cem dias para que eles possam ficar com toda a fortuna da morta.

A coisa já não era estranha como só piora quando estranhos eventos sobrenaturais começam a acontecer tirando aos poucos a sanidade da amante à medida que vamos descobrimos através de rápidos flashback como a relação entre o pintor começou, como declinou e como a amante apareceu nesta história até ela chegar onde chegou.

Tudo começa com o jovem Cheev se recordando do grande amor de sua vida, a bela Lunthom à qual ele acabara de acaba de sepultar depois de ter passado por dias felizes ao lado dela.

Lunthom teve um mal súbito que a levou a um sono profundo o que fez com que Cheev devotasse toda sua paciência para cuidar da amada até ela morrer.

Depois da intro, conhecemos Rossukhom, na Bangkok de 1991 que é quando se passa o filme, vivendo uma vida desregrada se preparando para sair com as amigas depois de atender uma ligação da mãe alegando a seriedade do namoro que ela contraiu há algum tempo.

Rossukhom vai até uma boate curtir bebida, cigarro e muita música alta com as amigas até que do nada, ela vê um vulto negro passar e desaparecer rapidamente a deixando atordoada.

A jovem acorda na manhã seguinte depois de ter um pesadelo e descobrimos que seu namorado é ninguém menos que Cheev que já está refazendo sua vida. Ele pretende pedir a mão de Rossukhom para poder dar-lhe uma vida digna.

Temos um flashback revelando como o casal se conheceu: Rossukhom trabalhava para Cheev em um escritório e acabou se encantando com a gentileza e a delicadeza do rapaz, mas descobriu cedo demais que ele era um homem casado.

Depois que Lunthom morreu e Cheev firmou sua nova relação, Rossukhom acabou largando seu trabalho para ser bancada.

De volta ao presente, Cheev sai com Rossukhom para uma viagem pelas montanhas até chegarem à uma enorme cabana no meio da floresta que será o novo lar dos pombinhos.

Horas depois dos pombinhos se acomodarem, anoitece e Rossukhom vê um estranho parado do lado de fora da cabana e alerta Cheev que o intimida com um rifle.

Depois do infortúnio, o casal inicia as preliminares consumando rapidamente uma transa.

Após o ato, Rossukhom toma um banho de banheira para relaxar e ao submergir na água acaba tendo uma alucinação com uma assombração ficando aérea por um tempo.

O casal se deita instantes depois mas Rossukhom não consegue dormir direito dando por falta de Cheev e resolve procura-lo.

A jovem vasculha toda a casa até adentrar em um quarto onde encontra o corpo de Lunthom dentro de um caixão de vidro e Cheev que está lá diz que há uma clausula no testamento da falecida que diz que ele precisará tomar conta do corpo dela por cem dias para poder ficar com a fortuna dela.

Mesmo achando aquilo tudo absurdo, a jovem concorda e nisso, temos outro flashback onde Lunthom descobriu secretamente a infidelidade de Cheev o encontrando com Rossukhom transando.

Lunthom tentou a todo custo descobrir a motivação do adultério sem conseguir nada e como ultima tentativa de salvar o casamento, ela comprou a cabana na floresta para eles.

De volta ao presente, na manhã seguinte, o fantasma de Lunthom permeia a cabana e tenta fazer Rosukhom cortar o próprio dedo enquanto ela preparava uma salada, mas a deixa apenas com o susto e um corte superficial.

Um tempo depois, Cheev e Rossukhom caminham pelas montanhas e a jovem menciona que tem uma árvore dentro da casa que ela não gosta e o amante concorda em retira-la.

De volta ao lar, Rossukhom encontra um quadro de Lunthom pintado por Cheev e ela pede que ele a pinte.

Ele assim o faz e acaba submerge num vazio mental não respondendo aos estímulos da amante que descobre que ele desenhou um esboço de Lunthom até que ele volta a si acabando com o clima mesmo que inconscientemente. 

O casal passa o resto do dia discutindo a possibilidade do rapaz ainda não ter conseguido esquecer a ex-mulher, o que ele nega categoricamente.

Mais tarde, Rossukhom vai dormir mas se sente agarrada pelas mãos carcomidas do fantasma de Lunthom a fazendo acordar e dar de cara com a face cadavérica da falecida.

Cheev que acorda ao lado dela a consola dizendo que ela não viu fantasma nenhum como ela alega e o casal passa a noite em claro.

Rossukhom quer ir embora da cabana, mas Cheev diz que o testamento estabelece que ela também fique na cabana pelos cem dias cuidando do corpo de Lunthom ou eles perdem tudo. A jovem começa a acreditar que Cheev só está interessado nela pelo dinheiro o que o rapaz nega.

Temos um flashback onde Lunthom tem um mal súbito caindo em sono profundo e descobrimos que aquele não foi o único episódio e sim que ela teve outras crises de sono profundo.

Mesmo inerte, Lunthom consegue ouvir um encontro entre Cheev e Rossukhom onde ele diz amar a amante, o que a deixa magoada e completamente desmotivada a continuar vivendo.

Lunhtom chegou a acordar dias depois e se encontrou com Rossukhom chegando a tentar empurra-la do alto de uma passarela, mas se conteve e apenas deixou um aviso para que a piranha deixasse seu marido em paz.

A relação entre Cheev e Lunthom começou a desgastar desde então causando um último mal súbito na mulher que mal aguentava ficar em pé se rastejando e perdendo a consciência aos poucos deixando claro que ela estava sendo envenenada.

De volta ao presente, Cheev e Rossukhom dançam até a jovem ver o fantasma de Lunthom que a agarra e a faz bater a cabeça no chão voltando à realidade.

Rossukhom se vinga arrebentando o vidro do caixão de Lunthom mas Cheev a contem e acalma seu surto.

Amanhece e Cheev sai de carro sem avisar deixando Rossukhom sozinha e ela entra num colapso nervoso sendo arrastada pelo pé pelo fantasma de Rossukhom. A jovem se segura num corrimão, mas para seu infortúnio um prego solto acaba rasgando a palma de sua mão forçando-a a soltar.

Ela então volta a ser arrastada e é jogada pela escadaria. Depois, ela sente sua mandíbula sendo esmagada por uma força invisível e juntamente com sua mão ferida.

A televisão se liga sozinha e vemos Lunthom passeando pelo bosque até ela voltar a se manifestar visivelmente e tentar atacar Rossukhom que se defende com uma faca e nisso, ela percebe que a fantasma sumiu e em seu lugar está Cheev que a acalma.

Anoitece e Rossukhom sai para fumar indo até o quarto com o caixão onde flagra Cheev transando com o cadáver, porém aquilo era uma alucinação.

Um tempo depois, Cheev renova o gelo para preservação do corpo de Lunthom enquanto do lado de fora, membros de uma seita iniciavam um ritual na varanda da cabana com o aval de Rossukhom, porém Cheev descobre e põe geral para correr apesar da amante dizer que aquilo era para afastar o fantasma.

Farta, Rossukhom arruma suas malas mas Cheev implora para que ela fique pois ele a ama. A jovem ignora o apelo e vai embora com o carro no meio da chuva até o veículo quase colidir com outro o que a faz parar no meio da estrada para se recompor.

Depois de esfriar a cabeça, Rossukhom volta para a cabana e pede desculpas para Cheev dizendo ama-lo também e que eles irão superar seus problemas juntos.

Rossukhom encontra o amante apático na banheira e ele diz que ela não deveria ter voltado. A jovem resolve aparar a franja do amado que totalmente aéreo arranha uma bandeja de madeira ferido um dos dedos.

Enquanto Rossukhom corre para pegar um curativo, Cheev sai a banheira e desaparece fazendo a amante procura-lo e esta o encontra usando o mesmo vestido que a falecida usava em seu sepulcro e possuído pela mesma. Cheev taca a amante com uma faca e depois a atira da janela da bancada.

Ele ergue Rossukhom pelo pescoço e a esgana, mas a jovem é rápida e fura sua jugular com uma lasca de vidro quebrado de um espelho por onde ela constata a possessão ao ver a figura da falecida. 

Depois, Rossukhom tira em Cheev com o rifle porém ele se levanta como se nada tivesse acontecido fazendo a amante fugir pela floresta.

A jovem atordoada se esconde no meio do breu e ouve Cheev a chamando até que o possuído a encontra fazendo a amante correr novamente. Cheev a alcança e a atira num lago a perseguindo até agarra-la pela cabeça e acerta-la várias vezes fazendo Rossukhom desmaiar e afundar.

A fantasma no entanto não deixa a amante do marido morrer e a prende no caixão de vidro onde ela acorda sendo vigiada por Lunthom que vai de encontro à ela.

Rossukhom não vê mais o fantasma e o caixão se abre dando brecha para ela sair, mas o fantasma reaparece e solta um grito fazendo o vidro do caixão se estilhaçar.

De volta à forma de Cheev, Lunthom arrasta Rossukhom para fora da cabana dizendo que a história dos amantes acaba por aqui.

A tela de créditos começa a subir, porém o filme volta e nos leva para dentro da cabana onde Cheev acorda preso dentro do caixão de vidro com o corpo de Lunthom enquanto Rossukhom acorda debaixo do compartimento totalmente confusa...

O filme surpreendeu a minha pessoa positivamente entregando o clima adequado, criando a situação aos poucos e nos dando respostas gradativamente conforme a trama anda. Quanto a isso só elogios.

De início o susto começa bem de leve que chega a ser barato, mas conforme o tempo passa, a tensão toma conta e acaba se tornando algo estilo Psicose, o que não é bom mas também não é uma escolha tão eficaz assim. 

A revelação do Cheev possuído é um tanto quanto genérico, porém compensa pela atuação do ator que sabe separar muito bem o joio do trigo se tornando um antagonista memorável apesar de tudo.

O que também surpreende e chega a dividir o público é o protagonismo repentino de Rossukhom que de início é só uma amante destruidora de relações, mas conforme a trama passa e descobrimos que ela foi só uma válvula de escape para um plano ambicioso envolvendo dinheiro a gente cria uma certa empatia e torce por ela (ou contra ela dependendo do seu humor).

A violência gráfica do filme é bacaninha até e quando começa simplesmente não para proporcionando quase uma hora só de porradaria entre o espírito opressor buscando vingança pela traição e a amante de conveniência que mostra uma evolução crível.

Um verdadeiro prato cheio para quem curte terror asiático tradicional de assombração, vai por mim mas sem esperar muita coisa, por que a obra é oito ou oitenta então pode não agradar a todos.

 

Trailer: 


 

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

A Freira / The Nun (2018)

 

Fazendo um esquenta para Invocação do mal 4: O último ritual, eu trago o que eu já estava devendo desde 2023, a primeira produção de A freira, a malfadada irmã feia do invocaverso de James Wan.

Este capítulo se passa numa abadia romena onde duas freiras são perseguidas por uma entidade malignas que busca possuir uma delas e só quando resta uma delas que é a mais jovem, esta acaba tirando sua própria vida.

Um padre atormentado por um trauma do passado e uma jovem noviça ainda não fez os votos acabam sendo solicitados pelo Vaticano para investigar o que aconteceu de fato na abadia dando início a muitos eventos sobrenaturais com direito à assombrações, possessões e todo tipo de tortura psicológica até que a chave para selar o mal seja descoberta...

Tudo começa com uma visão de Lorraine Warren que diz ao marido Ed ter tido uma premonição da morte dele enquanto vemos cenas soltas entre um empalamento de Ed e um quadro com a personificação da entidade maligna Valak em uma freira.

Somos transportados para as entranhas da abadia de Santa Carta na Romênia onde uma dupla de freiras caminham pelos corredores sombrios do local até chegar à porta de uma antessala que está selada.

A freira mais velha adentra ao local com uma chave especial e desaparece no breu deixando a religiosa mais jovem em pânico. Depois de poucos instantes, a freira mais velha retorna completamente espancada e deixa com sua parceira uma chave envolvida por um rosário à qual é a única esperança de controlar o mal sendo tragada novamente para a escuridão por alguma entidade obsessora. 

Em desespero, a jovem freira corre até o alto de sua sela, sobe na janela com uma corda no pescoço e ao perceber que a entidade maligna se aproxima ela se joga para a morte.

Na manhã seguinte, um jovem entregador de mantimentos da abadia aparece frente a porta de acesso da mesma e encontra o corpo da jovem freira pendurado e sendo devorado por corvos.

Depois da intro, somos levados à grande basílica do Vaticano onde somos apresentados ao padre Anthony Burke e o bispo Pasquale que se reúnem com outros cardeais que dissertam à respeito de uma jovem freira romena que se suicidou.

Ao padre Burke é dado uma passagem de avião para a Romênia para que ele investigue melhor o ocorrido já que abadia de Santa Carta é de clausura total, ou seja, o acesso é restrito e as informações são carentes de veracidade.

Em um internato na Inglaterra, conhecemos a jovem noviça Irene que ainda não fez os votos oficialmente e ela recebe uma passagem aérea para ir para a abadia na Romênia ajudar o padre Burke nas investigações sobre o suicídio da freira.

Com tudo acertado, a dupla de religiosos se encontram, se conhecem e vão até uma aldeia próximo ao bosque que leva à abadia e lá conhecem o jovem entregador de mantimentos Therrialt também conhecido como Frenchie que diz como encontrou a falecida e que a escondeu num compartimento onde ele sempre deixa os mantimentos para preservar o corpo até alguém encontrá-lo explicando que ele nunca teve contato direto com nenhuma freira e sim que ele sempre deixava os mantimentos no compartimento seguindo um trato que as religiosas tinham com o fornecedor.

Depois de um mal em tendido com o meio de transporte que levará o trio até a abadia, eles seguem numa carroça até chegarem as entranhas de um bosque cercado de cruzes, que segundo Frenchie serve para manter o mal que vem da abadia preso e ainda diz que o local é amaldiçoado e que por isso os aldeões preferem ignorar sua existência.

Seguindo o resto do caminho a pé, já que os cavalos se recusam a prosseguir, o trio em um bom tempo de caminhada chegam à abadia e adentram ao compartimento de mantimentos onde encontram o corpo da freira congelado segurando a chave com o rosário envolvido considerando-o algo importante.

Logo em seguida, o padre Burke celebra um funeral seguido do enterro pelo descanso da jovem. Posteriormente, Frenchie leva os religiosos até o local onde ele encontrou os restos da freira onde é encontrado o sangue ainda fresco mesmo tendo se passado dias depois da morte.

Finalmente entrando pela frente da abadia, o trio examina o interior do local até encontrarem na capela uma velha coberta de preto dos pés à cabeça que se identifica como a abadessa do local sentada em um trono e esta questiona a presença dos recém chegados e sua decisão de enterrar a jovem freira considerada uma pecadora por ter atentado contra a própria vida.

A abadessa recomenda aos viajantes que se recolham em selas para descansar e que voltem na manhã seguinte para retomar o assunto já que naquele momento as irmãs entrarão num período de silêncio para rezar.

Como não há mais o que fazer, Frenchie volta para a aldeia e ao voltar seu caminho para o bosque é agraciado pela aparição da alma penada da jovem freira morta que cai de sua forca sobre o rapaz desaparecendo logo em seguida. Assustado, Frenchie toma uma das cruzes para se proteger e sai vazado.

Enquanto janta com Irene, Burke revela ser perseguido por um trauma oriundo de uma tentativa mal sucedida de um exorcismo que ele fez em um menino chamado Daniel há vários anos. O menino acabou falecendo dias depois do ritual e desde então o padre é assombrado pelo seu fracasso.

Irene por sua vez, revela ter visões desde que era criança sendo considerado um dom divino e por isso ela se dedicou a viver servindo à Deus prometendo se ordenar.

Horas depois, Burke faz uma caminhada pela cripta da abadia e acaba vendo um vulto correr pelo breu que se revela uma manifestação fantasmagórica do menino Daniel. Ao se encontrar com o menino, Burke é atacado por uma cobra que o mesmo solta pela boca e ao se livrar, o sacerdote cai para trás sendo aprisionado dentro de um caixão cuja lápide tem seu nome talhado.

Irene acorda inquieta e sai para caminhar chegando na capela onde vislumbra a sombra de uma freira caminhar por entre as paredes até desaparecer ao entrar por uma porta escura.

A figura demoníaca de uma freira possuída se manifesta atrás de um espelho e toca Irene estilhaçando-se por completo o que faz com que uma enorme cruz caia e a jovem noviça saia correndo.

Do lado de fora da abadia, Irene ouve os gritos do padre Burke vindo do túmulo somado ao tocar do sino do mesmo, uma última e desesperada medida do sacerdote para não morrer sendo por fim encontrado.

Sem tempo a perder, Irene desenterra a vala e depois usa a pá para arrombar o caixão tirando Burke de dentro dele o salvando por muito pouco de ser tragado por mãos cadavéricas.

Na manhã seguinte, a dupla volta a investigar o interior da abadia e se separam para buscar por respostas e a localização da abadessa.

Ao chegar à capela, Irene encontra uma jovem freira rezando fervorosamente e uma outra que se identifica como irmã Oana a conduz pelo local.

Na taberna da aldeia, Frenchie fica a par do suicídio de uma jovem camponesa e de um homem que perdeu a visão ao se aproximar da abadia amaldiçoada de Santa Carta.

Enquanto isso, Burke está na biblioteca examinando um livro antigo que fala sobre uma entidade demoníaca representada por uma cobra negra chamada Valak e de repente ouve-se um ruído estranho.

Paralelamente, a irmã Oana diz para Irene que a colega que se suicidou se chamava irmã Victoria e menciona que a abadia outrora foi um castelo séculos atrás e que guardava o portal para uma dimensão que guardava uma entidade maligna oriunda do inferno (Valak obviamente). Os antigos guardiões do local, enviados pela igreja só conseguiram manter o selo do portal ativo e a entidade neutralizada com a ajuda de um talismã na forma de um coração de vidro contendo o sangue legítimo de Cristo.

Depois da história, Oana conduz Irene até uma sela onde elas poderão continuar conversando a vontade e a jovem noviça mostra à colega a chave que encontrou com o cadáver da irmã Victoria e Oana que deixa aparente saber algo muito importante se retira para ir rezar.

Enquanto isso, Burke encontra a abadessa  que diz à ele que Irene perdeu sua fé e ao se aproximar da velha, o sacerdote descobre que na verdade a mesma estava morta à muito tempo e que ela estava sendo possuída, muito provavelmente por Valak.

Em paralelo, Irene tem uma visão perturbadora e ao acordar encontra uma freira próxima à sua cama e é a fantasma da irmã Victória que lhe deixa uma mensagem e depois se joga da janela.

Irene caminha pela abadia logo depois até dar de cara com a personificação de Valak em freira possuída e esta produz uma forte ventania que tenta tragar a noviça mas é em vão. A noviça volta a correr por entre batidas estranhas até que seu grito é abafado pela irmã Oana que pede que a colega pegue suas coisas e a encontre na capela.

Feito isso, Irene encontra uma freira rezando com muito medo e junto dela um corpo oculto por um manto branco que revela ser o da irmã Oana com lágrimas de sangue nos olhos.

Enquanto isso, Burke segue atormentado pelo fantasma de Daniel que o culpa por não tê-lo salvo.

Um grupo de freiras aparece em volta de Irene e uma delas pede para a noviça que as acompanhe nas orações e que não pare por nada. Do nada, uma força demoníaca joga as freiras exceto Irene para trás e a jovem segue rezando.

Burke segue até a sala de mantimentos onde presencia o levantar de uma versão morta viva da irmã Victória de seu caixão, mas Frenchie aparece bem na hora e a explode com um tiro.

As forças demoníacas tentam tirar a concentração de Irene a cortando formando um pentagrama em suas costas. Burke e Frenchie chegam na mesma hora na capela e Irene explica o que ocorreu e inesperadamente, a irmã Oana desperta na forma de morta viva e ataca o padre que executa um ritual de exorcismo às presas fazendo o corpo da freira pegar fogo.

Depois que tudo se acalma, Irene diz aos rapazes que descobriu o que de fato aconteceu dentro da abadia dias atrás: a irmã Victória e a freira mais velha foram as últimas que restaram vivas entre as outras que guardavam o selo de Valak que havia ficado descontrolada. Segundo se sabe, Valak possui apenas freiras por serem puras e estarem ordenadas à servir à Deus. Como Victória foi a última a ficar viva, ela temeu que Valak conseguisse possuí-la para assim conseguir quebrar o selo completamente e assim fugir da abadia. Então, seu suicídio na verdade foi um sacrifício pois atentando contra sua vida e sua fé ela estaria corrompida e portanto inapta à uma possessão.

Nisso, Irene pede ao padre Burke que a ordene freira para que ela possa aprisionar Valak, uma vez que só uma alma pura e ordenada pode manter o selo e conduzir o sangue de Cristo.

A ordenação ocorre rapidamente e sem perda de tempo, Irene leva a chave até o compartimento secreto onde se esconde o frasco com o sangue de Cristo e este é incumbido por Burke à responsabilidade da agora freira.

Por fim, o trio de heróis vai até as entranhas da abadia e se separam para procurar o portal do mal.

Irene é encontrada e atacada por uma freira fantasma sem rosto que desaparece pouco depois e tudo fica calmo até que cinco velas se acendem em volta da jovem irmã revelando um pentagrama, que é o selo do portal.

Do outro lado, uma horda de freiras sem rosto perseguem Burke que as afasta provocando fogo com sua lamparina.

Frenchie por sua vez, encontra um grupo de noviças com a cabeça coberta por um pano cheio de sangue e uma delas levita sobre o pentagrama se revelando Irene que fora possuída por Valak e esta joga o rapaz para longe. Ele ainda consegue repelir Valak que deixa o corpo de Irene jogando-a num tanque cheio de água enquanto Frenchie é esganado.

Burke é interceptado pelo fantasma de Daniel e uma cobra que o ataca mas é repelida.

Valak emerge da água e tenta afogar Irene, mas Burke tenta exorcizar a entidade enquanto a jovem tenta usar o sangue de Cristo. A entidade agarra o frasco mas percebe que ele está quebrado e vazio. Nisso, Irene a surpreende cuspindo o sangue de Cristo que ela havia armazenado na boca e isso provoca o derretimento de Valak que é tragada pelo portal junto com toda a água trancando o selo.

Frenchie encontra Irene inconsciente e ao perceber que ela está sufocada ele faz um boca a boca conseguindo que ela reaja. A irmã pergunta qual é o primeiro nome do rapaz que a salvou e ele diz que é Maurice recebendo a gratidão de Irene.

Com a abadia finalmente segura, o trio parte na manhã seguinte. Frenchie diz que voltará para a casa dos pais pois não quer mais saber da aldeia e nisso, percebemos que o rapaz ganhou uma cicatriz em forma de cruz na nuca.

UM salto de vinte anos nos leva a uma universidade em Massachusetts onde Ed e Lorraine Warren mostram ao público um vídeo revelando Frenchie que após os eventos na Romênia acabou contraindo uma possessão que foi assistida diretamente pelo casal e que Ed tentou exorciza-lo... 

Não tem muito o que se falar que vocês já não saibam. O filme foi um fracasso de crítica, talvez o maior de todo o invocaverso apesar da colossal bilheteria de mais de trezentos e sessenta e cinco milhões de dólares adquiridos após a injeção de vinte e dois milhões de orçamento.

Justamente o orçamento modesto é que acabou dando um ar de mal acabado aos efeitos de CGI visto que para a época tinha coisa muito melhor já produzida e que acabou deixando James Wan desacreditado depois de ter emendado um sucesso atrás de outro.

O filme também tem muito jumpscare broxante que chega a ser forçado e a única coisa que realmente prestou foi a maquiagem de Bonnie Arrons e sua atuação intimidadora como Valak fazendo desta sua personagem imortal e a mais memorável de sua carreira.

Em 2023 foi produzido uma sequencia para A feira contando novamente com Taissa Farmiga no papel de irmã Irene, Jonas  Bloquet como Frenchie e claro Bonnie Arrons como Valak, mas este não se saiu melhor nem pior que o primeiro, tendo ficado num meio termo e hoje já está esquecido.

 

Trailer: