Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

domingo, 20 de julho de 2025

Uma Noite Alucinante 2 / Evil Dead II (1987)

 

Depois de anos colhendo os louros de seu filme experimental de baixíssimo orçamento, Sam Raimi não perdeu tempo em agradar aos fãs de sua obra mais memorável e já correu atrás de uma continuação com toda a tranquilidade do mundo.

O tempo no entanto não foi suficiente para elaborar uma trama 100% inédita e o jeito foi dar o famoso copia e cola no original e usar o mesmo argumento para continuar a história de Ash desta vez satirizando com muita comédia tudo o que era terror no início da franquia.

E na história, Ash vai com sua namorada até a cabana do filme anterior para passar um fim de semana, mas ao encontrar uma fita antiga, esta acaba conjurando uma magia de liberação dos espíritos do livro dos mortos trazendo uma nova noite de pesadelos com possessões, torturas e muito sangue...

Tudo começa com uma narração sobre o Necronomicom, o livro dos mortos e seu desaparecimento em 1300.

Depois da intro, Ash Williams e sua namorada Linda se dirigem até a mesma cabana que serviu de palco para o maior pesadelo do jovem anos atrás e que pelo visto ele não aprendeu a lição.

Ao finalmente chegar, Ash encontra um gravador de fita K-7 com uma mídia dentro que ao ser executada revela o relato de um antropólogo chamado doutor Knowby sobre a descoberta do Necronomicom ao qual ele lê uma das magias que ao conjurada desperta o mal que ataca Linda que está em outro cômodo.

Saindo para procurar pela namorada, Ash a encontra próximo ao brejo e ao constatar que ela está endemoniada ele a decapita com uma pá e a enterra de pronto.

As forças do mal no entanto atacam Ash o arrastando por alguns metros até joga-lo de cara no pântano o possuindo até que o sol nasce e ele volta a ser humano desmaiando.

Ash acorda um tempo depois com tudo na mais absoluta calma, o que o fz acreditar que o mal se foi e por precaução ele resolve ir embora da floresta. Ele assim o faz mas ao chegar na ponte ela está completamente destruída o impossibilitando de cruzar a floresta.

O mal persegue Ash que dá meia volta e de repente escurece. Ash salta do carro e corre até a cabana buscando abrigo.

Perto de lá, somos apresentados ao casal de pesquisadores Anne e Ed que tem o Necronomicom em mãos e agora buscam uma forma de decifrar sua escrita.

Enquanto isso, Ash se tranca na cabana que é assombrada e repentinamente o bloqueio da porta se rompe e ele vê o tronco podre que ele usou como cruz na vala de Linda ganhar vida se tornando um corpo. A cruz resgata a cabeça de Linda e a coloca em seu tronco assustando Ash.

A cabeça se lança até o colo de Ash e crava os dentes na mão dele que tenta solta-la e corre até o exterior da cabana indo para o depósito de ferramentas onde prende a cabeça da mulher numa morsa.

Do nada, o corpo de madeira aparece e ataca Ash de posse e uma motoserra, mas ele usa a arma contra ela mesmo a parando. Com a arma recuperada, Ash corta a cabeça de Linda em pedaços e volta para dentro da cabana.

Lá, Ash percebe a cadeira de balanço se mexer sozinha mas ao toca-la ela para.

O reflexo de Ash no espelho toma vida própria e o tortura psicologicamente até desaparecer. Posteriormente, a mão direita de Ash é possuída e ele se desespera.

Neste momento, Anne e Ed se dirigem para a cabana mas são abordados pelo casal de caipiras Jake e Bobby Joe que dizem que a ponte foi destruída mas que há um caminho alternativo para eles chegarem até seu destino e que eles os guiarão.

Enquanto isso, Ash tem um embate contra sua mão até desmaiar. A mão no entanto, tenta alcançar um cutelo mas Ash acorda rapidamente e prende o membro com uma faca e a remove com a moto-serra.

Anne e os outros seguem a pé enquanto Ash pressente que sua mão fujona está por perto e o ve-la dispara vários tiros de espingarda até finalmente acerta-la. O intento no entanto resulta em um vazamento colossal de sangue através de buracos na parede por alguns breves segundos.

Os móveis e a decoração da casa são possuídos e começam a rir fazendo Ash ter uma crise de riso até que tudo se acalma.

Do nada, surge Jake que entra num embate com Ash o nocauteando.

Acreditando que Ash fez algo com os antigos moradores da cabana, Jake e Anne chutam Ash até o porão o trancando.

Anne se revela filha do doutor Knowby e sua mulher Henrietta e ela ouve a gravação deixada pelo pai que diz ter enterrado a mulher no porão, mas a velha ainda está lá dentro só que possuída pelos espíritos do Necronomicom por que por certo o doutor liberou a mágia do livro.

A velha desperta e começa a aterrorizar Ash que acaba sendo inocentado das acusações e Jake o solta, porém Henrietta o agarra dando início a uma malhação coletiva à velha que é trancada de volta no porão.

Depois que tudo se acalma, Henrietta volta à sua forma humana e tenta chantagear Anne. Ao mesmo tempo, Ed é possuído e ataca Bobby Joe e Jake.

Ash ataca Ed com um machado antes que ele pudesse libertar Henrietta e tudo se acalma de novo.

Instantes depois, os móveis ficam possuídos e começam a se bater conforme o mal avança. Geral ouve um barulho vindo do quarto ao lado e vão lá para verificar encontrando o fantasma do doutor Knowby que os orienta a ressitar algumas páginas do necronomicom que ele arrancou para salvarem
suas almas.

A mão possuída de Ash ataca Bobby Joe que surta e corre pela floresta onde ela é agarrada por cipós que a arrastam por vários metros.

Enquanto isso, Anne foleia as páginas que o pai deixou e que conta sobre a profecia de um herói que caiu do céu e salvou o mundo em 1300.

Jake rende Ash e Anne com uma arma e os obriga a procurarem por Bobby Joe ignorando a missão principal. O caipira chama pela mulher e acaba atraindo o mal que torna a possuir Ash que espanca Jake.

Anne volta para dentro da cabana e se tranca enquanto Ash busca um outro meio para entrar na residência.

Ao ouvir as batidas da porta, Anne ataca com uma adaga, mas é Jake que ela acaba ferindo mortalmente. Ash a surpreende logo em seguida, mas a jovem arrasta Jake para dentro da cabana e se tranca novamente.

Anne acaba deixando Jake perto do alçapão do porão e Henrietta o traga e o mata dando um banho de sangue.

Ash reaparece e arremessa Anne a nocauteando, mas ao tocar seu medalhão volta a ser humano bem a tempo de evitar um ataque.

Como a única alternativa para que tudo volte ao normal é recuperar as páginas arrancadas do Necronomicom, Ash se arma e funde a serra-elétrica ao toco de sua mão decepada e resolve descer até o porão para dar um fim à Henrietta.

Ash parte sozinho e encontra as páginas depois de se livrar do esqueleto de Jake e as entrega para Anne organiza-las.

Enquanto Ash luta contra Henrietta, Anne inicia a conjuração, mas a velha nocauteia seu inimigo e ataca a filha. Ash recobra os sentidos e volta a lutar contra a velha possuída até que ela sofre uma metamorfose. Anne distrai a velha com uma canção de ninar e Ash aproveita para faze-la em pedaços e explodir sua cabeça com o rifle de Jake.

As árvores fazem a cabana balançar e começam a quebrar tudo por dentro. Ash pede para Anne terminar de conjurar a magia de banimento mas na tentativa
a jovem é apunhalada.

Ash é agarrado por uma árvore demoníaca, mas Anne termina a conjuração que abre um portal com suas últimas forças. O portal suga Ash e ele é transportado até o ano de 1300, numa época medieval onde é cercado por cavaleiros que tentam leva-los até que uma fera alada aparece, mas é destruída com um tiro.

Impressionados, os cavaleiros saúdam Ash como o herói que caiu do céu segundo a profecia do livro dos mortos, mas ele grita renegando seu destino...

O sucesso imediato do primeiro filme abriu caminho para Raimi produzir uma sequencia, mas esta teve um tempo maior de planejamento / produção, mas igualmente ao anterior teve um orçamento baixo (mesmo sendo maior que o primeiro filme), algo por volta de quase quatro milhões e não arrecadou mais que cinco milhões e novecentos mil dólares.

Apesar disso, o filme foi bem na crítica o que felizmente garantiu mais uma sequencia que veio em 1992 fechando o ciclo de Ash que só voltou à ativa décadas depois na série antes exclusiva da Netflix Ash vs Evil dead, trazendo Bruce Campbell de volta ao papel que lhe trouxe a fama.

Deixando os dados financeiros de lado vamos para o que realmente interessa e eu tenho que dizer que apesar do filme ser bom ele copiou muito do anterior mas desta vez se entregando à comédia galhofa, o que acabou dando certo e acabou se tornando a marca da franquia que antes era apenas terror puro e visceral.

Algumas cenas salta-se a vista que são reciclagens do filme anterior como por exemplo a cena do surto de riso de Ash que conta inclusive com a mesma cabeça de alce empalhada possuída juntamente ao close icônico de Ash rindo para a câmera loucamente.

O elenco como sempre bem reduzido, a história é bem básica e sem inovações, mas em contrapartida a maquiagem e os efeitos deram uma pequena evoluída, porém já dataram infelizmente, vide as cenas em stop motion.

No mais, o filme mesmo com seus defeitos e preguiça de produção ainda agrada, é uma sequencia bacana que representa bem a franquia Evil dead e merece ser revista.

Trailer:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário