Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Gonjiam: Hospital Maldito / Gonjiam: Manicômio Assombrado / Gonjiam: Haunted Asylun (2018)

 

Para compensar a pausa nas resenhas de filmes de terror oriental hoje eu vos trago um found footage sul coreano muito recomendado e que eu finalmente depois de ouvir criticas favoráveis tirei uma tarde para conhecer.

E me surpreendi com o conteúdo que mesmo sendo de um subgênero que eu não sou muito fã.

O filme tem como base um hospital psiquiátrico que existiu de verdade e é envolto à lendas de desaparecimentos de pacientes e do sumiço misterioso de seu diretor que levaram o local a se tornar assombrado por vários anos até ser demolido, mas uma verdade 100% cravada sobre a motivação para o fechamento do estabelecimento não existe, sendo o mais aceito o fato do local ter funcionado em condições insalubres e desumanas.

Agora entrando na parte ficcional da obra, temos um grupo de jovens Youtubers que resolvem se aventurar no famoso manicômio assombrado para descobrir o motivo do desaparecimento de outros influencers que passaram por lá.

Entre portas batendo e ruídos estranhos vindo de salas próximas, o grupo vai aos poucos perdendo a coragem de quando chegaram junto com sua sanidade e com o tempo a questão é apenas uma: sair daquele inferno vivo e mentalmente são.

Tudo começa com uma dupla de jovens documentando em vídeo as entranhas do manicômio sul coreano Gonjiam que está há vários anos abandonado e é fonte de histórias assustadores sobre o seu passado nebuloso.

Um dos jovens chega até o quarto 402 e tenta arrombar a porta. Se descobre que o documentário foi parar no Youtube e é narrado Ha-Joon que diz que a dupla de documentaristas desapareceram misteriosamente. O rapaz ainda conta que Gonjiam existe aproximadamente desde a Segunda guerra mundial e comportava todo tipo de paciente e num determinado momento, ocorreu um suicídio em massa e o que se especula desde então é que a diretora assassinou à todos os pacientes visto que depois disso ela desapareceu misteriosamente e nunca mais foi vista com vida.

Motivado a descobrir mais sobre o manicômio, Ha-Joon reúne seus amigos Je-Yoon, Sun-Hoon e Seung-Wook que fazem parte de um canal no Youtube chamado Tempos de terror que tem como foco visitar lugares assombrados. Os rapazes recrutam um trio de garotas de outro canal chamadas: Ah-Yeon, Charlotte e Ji-Hyuun para ajudar na exploração do estabelecimento.

O grupo reúne toda informação que eles conseguiram sobre as explorações feitas no Gonjiam que em sua maioria são rumores e que assim como os jovens do vídeo que Ha-Joon todos desapareceram misteriosamente.

Depois de um encontro descontraído em um restaurante, o grupo já pega estrada na manhã seguinte para o manicômio tendo como principal objetivo descobrir o que está por trás do quarto 402 que tem a fama de ser amaldiçoado e segundo uma história, uma dupla de garotas que exploraram o local tempos atrás foram encontradas inconscientes no dia seguinte.

Horas depois de seguir por um bosque, o grupo segue a pé por um barranco cujo topo se localiza o manicômio.

Perto das dependências do Gonjiam o grupo levanta acampamento e monta o equipamento para transmitir ao vivo a exploração para seus seguidores no Youtube.

Com a chegada da noite, as garotas fazem um rápido jantar e sem tempo a perder logo depois, a equipe prepara seu arsenal audiovisual para dar início á exploração.

Enquanto Ha-Joon fica na barraca monitorando as câmeras e o feedback da transmissão, os demais partem para o manicômio no meio do breu até finalmente encontrar o local.

Quando a equipe entra no manicômio a transmissão começa oficialmente e já de início ouve-se a porta da sala da diretora bater sozinha.

Inesperadamente, um pedaço do teto sede mas ninguém se fere e quando tudo parecia ter se acalmado a porta volta a bater sozinha.

O grupo se divide entre os andares. Ji-Yuun e Charlotte encontram pichações estranhas nas paredes acreditando ser marcas deixadas pelos exploradores anteriores.

O próximo destino das meninas é o laboratório onde tudo está revirado e neste mesmo local, Charlotte revela que um amigo tirou uma foto paranormal.

Em outro andar, Ah-Yeon e Je-Yoon exploram uma área de lazer destruída. Logo mais a frente, a dupla chega aos chuveiros e posteriormente ao banheiro onde eles encontram o que parece ser uma cabeça humana imersa em um tanque, mas ao tirar o objeto de lá, se descobre que era uma cabeça de manequim com peruca.

De volta com Ji-Yuun e Charlotte, falam sobre o quarto 402 revelando que teve quem conseguiu abrir a porta do cômodo, porém essas pessoas acabaram enlouquecendo, entrando em coma e outros até morreram sem explicação.

A equipe volta a se reunir num mesmo ponto e entram no quarto 402 onde pretendem executar um ritual mediúnico com o intuito de invocar os fantasmas de Gonjiam. Depois de fazerem uma prece, o grupo é pego de surpresa quando sininhos espalhados em barbantes vermelhos pelas paredes começam a tocar sozinhos e as câmeras tremem fazendo geral correr de medo.

Enquanto isso no acampamento, o fogão portátil se acende sozinho e o gerador de energia pifa fazendo Ha-Joon perder contato com o grupo por um breve instante até que a luz e a conexão com a live retorna.

De volta ao Gonjiam, o grupo volta a explorar o laboratório onde o cheiro está insuportável e tem uma boneca de pano de uma paciente que anteriormente estava em outra posição.

Je-Yoon tira a boneca do lugar fazendo Charlotte surtar movida pela sua crença de que não se deve tocar em objetos de pessoas mortas pois estes estão amaldiçoados.

Depois do susto, o grupo se divide e parte vai até a sala de atendimentos onde encontram caixas de madeiras com pequenos buracos. Je-Yoon põe o braço dentro do buraco de uma das caixas e é puxado por algo mas consegue se soltar.

A próxima a ser puxada é Ji-Yuun que consegue se soltar saindo com um arranhão.

Uma das caixas se abre mas não tem nada dentro e o medo faz geral correr se reagrupando com o resto da equipe.

Je-Yoon e Seung-Wook se separam do grupo para se comunicar com Ha-Joon pedindo que eles encerrem a exploração mas o líder insiste para que eles fiquem mais um pouco pois o pico de visualizações da live passam de trezentas mil.

Ha-Joon começa a pegar uma interferência na transmissão até que o gerador tem outra breve pane.

No Gonjian, o grupo ouve um barulho estranho vindo do almoxarifado e Seung-Wook pega uma cadeira de rodas se mexendo sozinha.

Os objetos do local começam a se jogar atacando os jovens fazendo Seung-Wook desmaiar. Je-Yoon corre e medo mas é atingido e cai inconsciente.

Em outro andar, Charlotte fica no breu com Ji-Yuun que inesperadamente entra num estranho transe se revelando possuída por algum espírito fazendo a amiga correr em pânico.

Charlotte se esconde até que encontra uma figura sem roupa, desconjuntada e com uma cicatriz cirúrgica enorme na barriga parada ao longe. A garota tenta abrir uma porta de acesso à saída do cômodo, mas a figura desnuda solta um berro e corre agarrando Charlotte que é abduzida.

Enquanto isso, Je-Yoon volta a si e corre encontrando Ah-Yeon e Sung-Hoon e pede á eles para irem embora revelando que ele e Seung-Wook estavam mancomunados com Ha-Joon para assustar à eles e as meninas desaparecidas para tornar a exploração mais verídica para os viewers.

Uma porta se abre fazendo o trio correr até eles chegarem em um quarto cheio de eco e umidade onde eles percebem que não há nenhuma porta.

Uma entidade deformada os espreita por trás e assim que a visão noturna de uma das câmeras é ativada é captada a presença de uma pessoa e logo depois vários espíritos de pacientes do Gonjiam.

Uma mão cadavérica leva Je-Yoon à loucura ao ser tocado e geral é tragado.

Enquanto isso, Ha-Joon que adentrou ao manicômio, rapidamente chega ao quarto sem porta procurando pela equipe e é pego pela entidade fantasma que o fere o deixando brevemente inconsciente. Ao voltar a si, ele ouve ruídos estranhos e percebe algo se aproximar dele o matando na hora.

A transmissão da live é interrompida e os viewers falam entre si acreditando que tudo que eles viram era armação e aos poucos as visualizações começam a cair drasticamente enquanto o Gonjiam permanece abandonado e sem qualquer sinal de vida apenas aguardando a chegada de novas vítimas...

Com um orçamento modesto de mais de dois milhões de dólares, o filme conseguiu se consolidar numa época em que o subgênero found footage já estava saturado e desacreditado.

Eu não sou o maior fã de found footage mas esta obra é uma das raras que prestam chegando ao patamar de REC, A bruxa de Blair e Atividade paranormal graças ao jeito único do cinema oriental de se fazer terror.

A direção de câmeras é muito boa e a ambientação é muito bem montada trazendo cenas memoráveis e muito susto certo para quem se aventurar a assistir com fone de ouvido no meio da madrugada.

O elenco é competente e passa convence muito bem o público em todos os seus trejeitos.

O início é bem arrastado e necessita de paciência até que a coisa comece a engrenar mesmo, mas depois que começa o primeiro susto o terror não para e aí é um verdadeiro teste de resistência para quem tiver assistindo, a experiencia vale a pena.    

Trailer:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário