Desde o sucesso comercial de M3gan em 2022 a continuação já era uma realidade confirmada poucos dias depois do lançamento do filme original nos cinemas e se esperava uma reparação da Blumhouse aos fãs do terror que esperavam algo mais visceral e gráfico, visto que o hype depositado no primeiro filme não foi alcançado.
Eis que finalmente o lançamento de M3gan 2.0 ocorre, porém alguns meses depois do vazamento dos primeiros trailers toda a esperança em uma sequência digna foi para o ralo, a história tomou um rumo mais galhofa assumiu de vez uma postura mais aventuresca com ficção científica mantendo o terror apenas como uma breve alegoria.
A trama conta sobre uma androide chamada Amelia usada como projeto de arma militar que acabou saindo de controle em uma de suas exibições testes criando autoconsciência e fugindo para dominar o controle da tecnologia em meio a uma luta do congresso pela regulamentação da I.A da qual Gemma, protagonista do primeiro filme é a favor tendo se tornado ativista.
Os planos de Amelia chegam aos ouvidos de Gemma através de agentes atrapalhados do FBI que pedem à ela ajuda para deter a androide com M3gan cujo backup da memória reside nos eletro eletrônicos da casa inteligente da protagonista e esta age como uma espécie de grilo falante tentando convencer a sua criadora a lhe dar um corpo novo para medir forças contra a grande ameaça.
Tudo começa em algum lugar da Turquia onde uma misteriosa turista é capturada pela força militar local como uma espécie de conspiradora sendo ali mesmo sentenciada à prisão.
Em paralelo, ocorre uma reunião no Pentágono entre o auto escalão do exército comandada pelo coronel Tim Sattler que nos deixa a par de que tudo o que vimos até agora é uma exibição teste de uma arma militar chamada Amelia, uma androide criada com uma tecnologia super avançada.
De volta ao teste, vemos Amelia que se revela perante as câmeras como uma mulher máquina sendo levada prisioneira até uma sala da base inimiga e lá, após se livrar da prisão, ela assassina o chef da cozinha local e sabota um de seus pratos envenenando um dos militares, se revelando perante o resto e dando início a uma chacina, mostrando-se fora de controle.
Sattler e os demais assistem a tudo estarrecidos e nada conseguem fazer para desativar Amelia que foge.
Depois da intro, somos levados à residência de Gemma, dois anos depois do ocorrido com M3gan e sua sobrinha Cady que cresceu, estuda ciência da computação às escondidas, além de karatê que ela usa como método de auto defesa ainda que extrapolando contra uma bully de quem ela é constantemente vítima.
Gemma pega Cady na escola por conta dela ter espancado a garota que a humilhara e enquanto as duas rumam para o trabalho da jovem, lá está ocorrendo um experimento prático do projeto de um exoesqueleto desenvolvido por Gemma em parceria com sua assistente Tess e testada pelo atrapalhado Cole.
O experimento acaba não dando muito certo afastando o cliente interessado na tecnologia, o milionário Alton Appleton que é cadeirante e pretende financiar o protótipo afim de estimular a reabilitação de outros deficientes.
Paralelamente, Amelia que havia fugido com um cúmplice dentro de duas malas junta seus pedaços e o assassina torcendo seu pescoço.
De volta à Gemma, ela vê pela televisão um debate sobre a regulamentação da IA da qual ela é a favor, porém Cady tem suas diferenças ao tema e isso gera uma briga acalorada entre as duas e Christian que é um rolo de Gemma e ajuda Cady com os estudos de ciência da computação.
Mais tarde, Cady fica pensativa com o assunto da I.A e isso trás as boas memórias de dois anos atrás quando ela conheceu M3gan e tinha uma relação tranquila com ela. Nisso, Gemma aparece e deixa as diferenças de lado para confortar a sobrinha e reforça sua promessa de cuidar dela.
Na hora de ir dormir, Gemma ouve um ruído estranho vindo do porão e liga para a polícia, porém a memória de M3gan que está viva nos eletrônicos da casa se manifesta fazendo a jovem pegar Cady e dar início a uma fuga.
Ao voltar para o piso principal, as garotas dão de cara com um grupo de agentes mascarados que as atacam, mas são contra atacados pelo karatê de Cady mesclado com a tecnologia de Gemma.
Ao final da confusão, os agentes se revelam membros do FBI mandados por Sattler que querem leva-la sob suspeita de envolvimento na criação de Amelia uma vez que ela foi construída com a mesma tecnologia de M3gan, mas a jovem esclarece que não tem nada a ver e pela falta de provas, os agentes se vão provisoriamente.
M3gan volta a se manifestar ciente da existência e de um suposto plano de Amelia de se infiltrar numa festa na mansão de Appleton afim de se apossar de sua tecnologia e pede à criadora que lhe dê um corpo físico como o original, mas só o que ela consegue é ser transferida para o corpo de uma robôzinha inofensiva.
Depois de uma longa conversa, Gemma acaba resolvendo ir à festa de Appleton infiltrada ao mesmo tempo que Amelia que muda suas lentes e a cor de seus cabelos para chegar ao anfitrião que se interessa por ela e mostra facilmente seu poder sobre a eletricidade da cidade proveniente de uma conexão de um chip neural, o mesmo que ele usa para enviar estímulos para o seu córtex e assim se manter em pé por um período de tempo.
Enquanto isso, Gemma encontra Christian na festa e ele resolve se juntar ao plano enquanto M3gan usa seu scanner para conseguir a localização de Amelia que a essa altura conseguiu hackear o neuro transmissor de Appleton o tendo em seu controle.
A equipe de Gemma (que tem a ajuda de Tess e Cole) conseguem acesso à câmera do quarto de Appelton descobrindo que Amelia o matou depois de copiar sua biometria para ter acesso ao sistema de sua empresa.
Sem perda de tempo, Gemma pega seus amigos e Cady e os levam para um bunker onde M3gan tenta ganhar sua criadora emocionalmente e geral discute os planos de Amelia que agora se ampliaram em se fundir à uma antiga IA cuja placa-mãe está em isolamento há anos para poder ter controle sobre toda e qualquer tecnologia.
Christian revela ser o único conhecedor da localização da tal placa mãe e sem alternativa, Gemma com ajuda da equipe constrói um corpo físico novo com a mesma estrutura do antigo para M3gan que assim que fica completa faz uma busca pelo globo digital.
O próximo passo, é se infiltrar numa conferência tecnológica onde Amelia estará infiltrada e usar Christian como isca para atrai-la e M3gan vai até o local onde ocorrerá uma apresentação de uma jovem girl band tecnológica e ela abduz uma das dançarinas se fazendo passar por ela enquanto Gemma e Cady a monitoram.
Enquanto isso, Amelia se apossa do controle de um robô parrudo e depois de assassinar um oficial chinês dando início a uma chacina, até que ela e M3gan ficam finalmente cara a cara, porém o embate entre elas é interrompido pelo FBI que chega na hora.
Gemma acaba sendo detida pelo capitão do FBI por conta da revelação de M3gan na conferência, mas ela tenta se explicar, até que Amelia aparece, ataca o capitão o incapacitando e nocauteia Gemma. M3gan localiza Amelia e tenta convence-la de que ela pode deixar sua programação distorcida de lado e se tornar parte da família.
Enquanto isso, Cady deixa o bunker e vai até o piso principal da empresa e acaba sendo raptada por Amelia que ]á essa altura deixou M3gan a ver navios.
M3gan acorda Gemma para reportar o que aconteceu e volta a perseguir Amelia, mas perde ela e Cady de vista.
Geral volta para o bunker e M3gan convence Gemma a deixa-la tomar frente no resgate de Cady e acaba recebendo um reforço em seu corpo com a ajuda de Christian.
Depois, Gemma se lamenta diretamente à M3gan por estar desconectada emocionalmente de Cady e a androide dá uma palestra motivacional sobre ser mãe além de começar do nada um número musical constrangedor.
Horas depois, M3gan agora equipada adequadamente se infiltra na base militar onde Amelia está ao mesmo tempo que Cole se infiltra pela frente fazendo um segurança adormecer com clorofórmio, mas a anta acaba caindo no próprio golpe ficando nocauteado.
Gemma começa a desconfiar que Amelia está controlando a memória de M3gan e nisso, Christian atira em Tess e revela que Amelia está sobre o seu poder e a manipulou para instaurar o pânico da IA para assim conseguir convencer os líderes do G20 a aceitarem a regulamentação e a destruição da IA da economia global.
Logo depois, M3gan totalmente espancada chega arrastada por dois capangas ao lado de Amelia. M3gan até tenta um ataque direto à Gemma mas é inutilizada na hora.
Gemma recebe a oferta de se juntar à Christian mas como ela se nega, é ordenado que um implante cerebral seja inserido nela e ela é levada até uma sala de cirurgia.
Enquanto isso, Cole volta a si e encontra Cady presa em uma sala chegando até ela. A menina, após ver M3gan ser abatida resolve chegar até Amelia e reprograma-la para usa-la ao seu favor.
Gemma é acordada por M3gan que revela ter inserido sua memória no implante cerebral da jovem e usa seu corpo para nocautear um cientista e fugir.
Cady consegue chegar na maciota e reprograma Amelia que é atacada pelos agentes até ela entrar em stand by. Depois de reinicializar, Amelia agora do outro lado da guerra começa a destruir tudo e inutilizar os agentes.
Enquanto isso, Gemma foge de alguns agentes e mesmo sendo nocauteada, ela continua atacando controlada por M3gan voltando a si logo depois.
Cady e Cole encontram Gemma logo na sequência e nisso, Christian aciona a auto destruição do cofre onde está a placa mãe ao mesmo tempo que Amelia com um pouco da antiga memória tenta absorver o conhecimento da placa-mãe para causar a extinção da raça humana.
Christian rapta Cady ameaçando joga-la para a morte, mas depois de uma indireta de Gemma, a menina usa de seus dotes marciais para quebrar o braço do malfeitor.
Geral inicia uma fuga frustrada por Christian que os rende, mas Amelia o mata e usa sua mão para acessar a placa mãe e desativar a auto destruição. M3gan de volta ao seu corpo físico aparece e tenta convencer a androide confusa a se redimir mas é inútil e as duas lutam.
No meio da fuga, Gemma resolve dar meia volta para tentar salvar M3gan que leva um tiro. Gemma chega na mesma hora presenciando M3gan se reerguer resolvendo se sacrificar para destruir Amelia e a placa-mãe e as duas explodem no processo.
Na cena seguinte, dias depois, Gemma discursa perante o congresso pedindo que a IA seja regulamentada mas que seja permitido que os humanos convivam com ela ao invés de controla-la.
Um tempo depois, Gemma está digitando um trabalho no computador até que o assistente virtual do programa se transforma em um avatar na persona de M3gan que se revela viva e conectada novamente aos eletros da casa inteligente agora pronta para conviver em paz com a criadora e com Cady...
Vamos ser breve e curtos. Como vocês viram a sequência de um filme cuja crítica rasgou elogios abandonou sua essência de terror e se tornou uma obra mais focada na ação, ficção científica e comédia, tendo o terror como mero papel de parede tendo um ou dois momentos de violência gráfica, como sempre atenuada para atender à demanda da classificação indicativa e assim trazer o público jovem aos cinemas.
Até o presente momento, o orçamento de aproximadamente vinte e cinco milhões de dólares foram revertidos à míseros dezessete milhões e críticas bem mais negativas do que positivas.
A produção foi caprichada, isso não tem como negar, mas a execução do roteiro é muito fraca e enrolada, a trama carece de criatividade e a cereja do bolo que deveria ter sido a batalha derradeira entre as androides acabou sendo reduzida a um jogo de coreografias genéricas e sem graça.
Eu já esperava desde o vazamento dos trailer que o filme seria uma mistureba de situações exageradas beirando ao ridículo e que o ritmo da narrativa seria todo alterado comparado ao primeiro filme que desde o vazamento prometia um terror de boneco assassino e que nesta segunda parte se tornou uma aventura teen cheia de cores, momentos constrangedores e encheção de linguiça, deixando o terror de lado.
A Blumhouse já mostrou desde seus últimos lançamentos que eles não estão mais interessados em clássicos terroríficos com a violência e a sanguinolência correndo a solta e que se jogaram nas mãos da nova geração então provavelmente não vai mais rolar nenhuma resenha de produções do estúdio por aqui, o que significa que se M3gan tiver mais uma sequência como a última cena deixou subentendida, eu não vou perder meu precioso tempo criticando, pois eu só falarei groselhas como de praxe.
M3gan 2.0 para mim só funciona como um filmeco de shopping center para a família se divertir e dar boas risadas, por que o terror morreu de vez...
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário