Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 13 de setembro de 2025

A Maldição dos Mortos-Vivos / The Serpent and the Rainbow (1988)

 

Nesta onda de visitar clássicos inéditos para a minha pessoa eu encontrei um clássico reprisado à exaustão na Globo do qual eu muito ouvi falar e que eu finalmente tive o prazer de assistir (e me surpreender).

Trata-se de uma obra que trás uma nova abordagem ao tema de mortos-vivos fugindo do clichê dos zumbis que saem dos túmulos atrás de cérebro e trazendo algo mais pé no chão, condizente com a realidade.

A trama fala sobre um médico antropólogo que viaja até um Haiti dividido politicamente para trazer um pó misterioso de que se tem notícia que trás os mortos de volta a vida na forma de zumbis.

Nisso, o protagonista acaba se envolvendo com dois poderosos líderes políticos e religiosos que dominam os segredos do vodu pondo sua vida (e sua alma) em risco numa aventura cheia de alucinações e perigos reais jamais vistos... 

Tudo começa no Haiti em 1978 durante um regime difícil para um povoado sofrido que se desdobra entre muito trabalho braçal nas docas e os festejos tradicionais de culto aos mortos que ocorre numa certa noite.

Nesta mesma noite, um popular do vilarejo chamado Christophe Duran morre sob causas misteriosas e é sepultado sobre forte comoção da família.

Anos depois, em 1985 na bacia amazônica, o jovem médico dos Estados Unidos Dennis Allan faz estágio na mata e é agraciado por um xamã local com uma bebida alucinógena em honra aos serviços prestados.

Instantes depois de consumir a bebida, Dennis sai da tenda do xamã para caminhar até ser surpreendido por um filhote de onça pintada que aparentemente quer ataca-lo, mas acaba que o felino só quer brincar.

O tempo fecha repentinamente e o vento bate até que inesperadamente, braços humanos saem da terra e tragam Dennis para o fundo de uma vala fazendo-o gritar de pânico. No fim, descobrimos que tudo não passava de efeito causado pela bebida.

Ao voltar a si, Dennis procura por seu piloto Julio e ao encontrar seu aeroplano, também encontra o rapaz morto com a boca coberta de vermes frescos.

Em pânico, Dennis corre a pé pela rodovia a procura de uma saída até a civilização e depois de uma semana ele consegue voltar para a terra do tio Sam, mas propriamente em Boston onde se encontra com Andrew Cassedy que é diretor da fundação cientifica Biocorp e este menciona o caso do haitiano Christophe que segundo uma investigação se descobriu que ele voltou à vida através de uma droga e pede ao jovem médico que vá até o vilarejo para descobrir a fórmula desta droga para fins científicos.

Com a missão aceita, Dennis parte no primeiro voo e chega rapidamente ao Haiti onde é recebido pela doutor local Marielle Duchamp que o leva até seu hospital onde ela mostra para ele uma paciente que foi declarada morta, porém fora encontrada posteriormente vagando desorientada.

Logo depois, os doutores vão até um centro de culto ao voduismo para falar com o representante tanto religioso quanto político que dá as cartas no vilarejo conhecido como Lucien Celine e este menciona de forma bem misteriosa que o Haiti esconde segredos até mesmo de seus próprios nativos.

No meio de uma cerimônia de adoração a uma entidade vodu que está acontecendo no local, um dos fieis é possuído durante a dança surtando e quase ataca os demais se não fosse a intervenção de Dennis que o nocauteia com uma garrafada.

Mais tarde, Dennis procura por Christophe Duran em sua residência mas sua mulher Simone ignora totalmente a existência e o paradeiro do nativo, fazendo com que o médico e Marielle tenham que ir até o cemitério.

Chegando lá, alguém nas sombras ataca Dennis fazendo-o rolar um barranco até cair dentro de um caixão aberto com restos de um corpo.

Passado o susto, Dennis e Marielle discutem sobre o ocorrido até que de repente, eles encontram Christophe vagando e este diz se lembrar de sua morte e que alguém está controlando a sua alma para que ele fique distante do convívio com os vivos, por isso ele vive no cemitério, considerando-se um dos mortos.

O nativo ainda menciona um pó ao que fora exposto antes de morrer que quando se é exposto, se tem paralisia total e a mistura chega até a alma tirando totalmente o controle de si e logo depois, o homem vai embora.

Na manhã seguinte, Lucien celebra um casamento seguindo as tradições regionais até que chegam Dennis e Marielle que dizendo terem descoberto sobre o pó, mas o religioso desconversa e proíbe que o casal deixe qualquer informação vazar.

Mais tarde, como segunda opção, os doutores procuram por um mercador falastrão chamado Louis Mozart pedindo ajuda com o pó prometendo muito dinheiro em troca e para provar a eficácia do material, o trapaceiro usa uma cabra como cobaia expondo-a a um suposto pó e promete que na manhã seguinte ela irá reviver.

Dennis aproveita um segundo de distração de Louis e colhe uma amostra de sangue da cabra e promete entregar o dinheiro quando o animal supostamente morto voltar à vida.

No final da tarde, Dennis e Marielle participam de uma procissão de culto a uma santa local até o alto de um monte onde ao chegar geral dorme. Neste momento, uma cobra rodeia os nativos fazendo Dennis acordar e este acaba descobrindo Christophe por lá acompanhado de uma jovem morta-viva vestida de noiva que ao se aproximar do médico solta um tentáculo de dentro da boca acertando Dennis que acorda revelando que aquilo era um sonho muito estranho.

De manhã, geral nada numa gruta enquanto Dennis e Marielle fazem amor.

Ao cair da noite, Dennis descobre mais sobre Christophe como por exemplo que ele era professor primário e nisso, um policial requisita a presença do médico na direção de um hospício administrado por um líder político e religioso da oposição chamado Dargent Peytran que o intimida caso os EUA invadam o Haiti no meio de uma guerra de se avizinha para instaurar a anarquia no vilarejo.

Um tempo depois, Dennis volta até Louis para ver a cabra revivida e taxa o mercador de pilantra expondo seu pó falso. Percebendo que Dennis quer mesmo o segredo do pó, Louis resolve jogar limpo dizendo que desta vez irá preparar o pó verdadeiro e leva o médico junto de Marielle até o cemitério para colher ossos frescos.

Ao abrir um dos caixões, Dennis reconhece o corpo como sendo o da noiva cadáver de sua alucinação passada.

Na manhã seguinte, Dennis volta com Marielle até seu consultório onde policiais os atacam e os abduzem até o hospício de Peytran revelando que os policiais estão mancomunados com o líder. Dennis acorda amarrado sem roupa em uma cadeira de tortura onde é intimidado com um maçarico.

Dennis tenta barganhar sua liberdade dizendo que irá embora para Boston, mas Peytran não permite e ainda diz que não aceita dinheiro e que a única coisa que ele quer é ouvir o médico gritar. Então, o líder solicita a presença de um capanga que soca um prego enorme no colo de Dennis.

Depois da tortura, Dennis é jogado em via pública e Marielle o acolhe e cuida de seus ferimentos o escondendo por vários dias até que ele se cura e volta a procurar Louis pelo pó agora mais decidido do que nunca e o trambiqueiro diz que serão necessários três dias e três noites para que o pó que completamente pronto.

O processo é feito de dia a dia exaustivamente, mas ao alcançar o prazo o pó fica pronto e os rapazes testam enterrando-o dentro de um frasco junto com a noiva cadáver.

Dennis revela à Louis que sua intenção com o pó não é envenenar uma pessoa má como ele havia dito antes mas sim salvar vidas. Tocado pelo novo amigo, Louis diz que irá compartilhar a fórmula do pó desde que seu nome fique conhecido pelo mundo.

À noite, Dennis acorda de um sono depois de ter uma alucinação onde ele se vê preso e enterrado dentro de um caixão por Lucien e seus fieis.

Do nada, a polícia invade o local e Dennis percebe estar deitado com o corpo de uma jovem nativa sendo preso a mando de Peytran que obviamente armou tudo para incriminar o médico e chantageá-lo com a tomada de sua alma caso ele não deixe o Haiti de uma vez.

Dennis é colocado à força a bordo de um avião de volta para os EUA e Louis confia á ele uma amostra do pó em troca de reconhecimento mundial como o amigo prometeu e desta vez não cobra nada, pois já o reconhece como alguém digno.

De volta ao lar, Dennis fornece toda sua pesquisa à Andrew Cassedy mas teme que Marielle possa estar morta por traição.

Durante o jantar entre amigos, Dennis fica inquieto e do nada a senhora Cassedy o ataca emulando a voz de Peytran que diz que o jovem médico irá morrer e no final, a mulher de Andrew tem um surto.

Decidido, Dennis volta ao Haiti onde Lucien o abduz levando-o até seu centro cultural onde ele revela que Marielle está bem e segura sob sua proteção.

Paralelamente, os homens de Peytran executam Louis por traição decapitando-o.

Lucien faz Dennis passar por um ritual de purificação, mas no processo o líder passa mal tendo sua alma tomada por Peytran e aprisionada num pote.

De butuca, um dos homens de Peytran sopra um pó sobre Dennis que cambaleia perdendo os sentidos no meio dos populares. Ele é socorrido por um médico local mas é dado como morto e fica sobre a responsabilidade de Peytran que é o novo líder do vilarejo com a morte de Lucien.

Dennis é enterrado completamente consciente mas paralisado e Peytran deixa uma aranha venenosa junto dele enquanto Marielle é feita refém.

Na mesma noite, Dennis é reanimado e entra em desespero gritando por socorro e tentando arrebentar o caixão. Seus gritos no entanto atraem Christophe que o liberta.

Enquanto isso, os nativos armam uma revolução para derrubar a tirania de Peytran e isso evita a execução de Marielle.

Peytran usa seus poderes para controlar a alma de Dennis que é atraído até o centro vodu do malfeitor, mas ele volta a si ao ouvir os gritos de Marielle. Lá, ele também encontra o corpo cadavérico de Lucien que o acusa de tê-lo levado a um final trágico e ele arranca sua própria cabeça jogando-a sobre o médico.

Dennis cambaleia por conta do controle de Peytran que volta a fazer efeito e é arrastado até o covil do vilão que o ataca fisicamente.

Marielle aproveita a distração e liberta a alma de Lucien do frasco e pede ao xamã que ajude Dennis. Lucien possui o corpo do médico que entra num embate equilibrado contra Peytran e liberta todas as almas que lá estavam aprisionadas.

Estas almas atacam Peytran que é queimado vivo até ficar fora de ação.

Antes de ir embora, Dennis encontra a noiva cadáver reanimada comprovando que o pó funcionou e nisso, Peytran chamuscado reaparece dando um bote no médico o espancando, mas ele retoma o embate corpo a corpo.

Dennis move a cadeira de tortura com seus poderes e prende Peytran dizendo que quer ouvi-lo gritar. Nisso, Peytran é perfurado com um enorme prego e nisso a cadeira é tragada para o inferno de onde o xamã nunca mais escapará nem morto e muito menos vivo.

Os haitianos comemoram o fim do regime de Peytran enquanto Dennis e Marielle deixam o covil a salvos...

Dirigido pela lenda Wes Craven, o filme se tornou um clássico com o passar do tempo mas anda esquecido nos dias de hoje.

O filme deu uma nova roupagem ao subgênero de zumbis levando a coisa mais para o lado realista da coisa trazendo um conteúdo que flerta com o religioso e o sobrenatural ao contrário de outras produções que apenas replicaram o argumento dos clássicos de George Romero.

Aqui nós temos de tudo que caracteriza o filme como uma boa pedida: gravado na época certa, o final dos anos 1980, um elenco carismático apesar de quase não ter nenhum rosto realmente conhecido (sendo destes para mim Paul Winfield de Cão branco e King no papel de Lucien, Zakes Mokae de Um vampiro no Brooklin, Watterworld: o segredo das águas, o polêmico Roar de 1981 entre outros no papel de Peytraud e é claro o veterano Bill Pullman no papel de Dennis), efeitos práticos muito bons para a época, a direção primorosa de Wes Craven e a história instigante.

A ambientação é outro ponto forte da obra sendo gravada em Santo Domingo na Republica Dominicana com um orçamento de sete milhões de dólares tendo faturado quase vinte milhões. Aliás, diz-se que o filme é baseado em uma história real de relatos sobre pessoas que foram encontradas vivas vagando depois de terem sido dadas clinicamente como mortas.

No mais, vale pela curiosidade, pelo capricho dos efeitos, o elenco que tem uma boa química, o enredo amarrador e tudo mais que a obra oferece. Vai por mim.

 

Trailer: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário