Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Stigmata (1999)

 

O final do milênio passado foi marcado por um grande clássico que tocou nas mais profundas feridas da igreja católica ao abordar um tema delicado, os estigmas de Jesus ao replica-los na protagonista.

Claro que o buraco é bem mais embaixo e se eu for falar já de cara tudo o que fez com que o filme fosse odiado por religiosos eu estaria jogando o spoiler na cara já cedo.

O filme gira em torno de uma jovem manicure que vive uma vida desregrada em Pittsburgh e que tem sua vida virada de ponta cabeça quando ela é agraciada com a aparição dos estigmas de Jesus pelo seu corpo.

Um jovem e liberal padre é enviado diretamente do Vaticano para cobrir o caso da jovem e durante o tempo que a estuda descobre que ela está possuída por um espírito misterioso que pretende deixar uma mensagem que poderá mudar os rumos da fé cristã.

Tudo começa na igreja da cidade de Belo Quinto, Brasil (que mais parece uma aldeia de nativos latinos) onde um velho padre reza fervorosamente.

Na cena seguinte, o vilarejo acompanha a cerimônia de sepultamento do pároco local, o padre Alameida que atrai curiosos de todos os cantos, entre eles o padre Andrew Kiernnan.

Uma imagem de mármore de Nossa senhora começa a chorar sangue e um breve vento apaga a maioria das velas da capela que logo depois voltam a se acender sozinhas.

O padre Andrew colhe o suposto sangue da imagem e tira fotos para o Vaticano analisar a veracidade de um possível milagre.

Depois da introdução, somos levados à Pittsburgh onde o início de tudo se desenrola no meio de uma boate onde jovens desperdiçam suas vidas com álcool e drogas e entre eles está nossa protagonista, a jovem Frankie Paige que vive sem limites sendo levada para casa pelo namorado e amanhecendo sem ele na cama.

Depois de se levantar, Frankie atende à um interurbano da mãe enquanto começa mais uma semana de trabalho e agitação.

Neste meio tempo, o padre Andrew já retornou ao Vaticano com o relatório da imagem que chora sangue e se reúne com seus superiores o cardeal Daniel Houseman e o padre Dario que depois de uma minuciosa analise concluíram que aquela é mais uma das centenas de imagens falsamente milagrosas que a igreja recebe desde que o mundo é mundo e proíbe Andrew de voltar ao Brasil.

Cai a noite, e depois de mais um dia exaustivo de trabalho, Frankie relaxa na banheira tentando esquecer as tensões até que uma pomba repentinamente invade o banheiro a observa e depois vai embora.

Do nada, Frankie tem um espasmo que a faz mergulhar e ter visões com os pregos da crucificação de Jesus sendo fixados em suas mãos.

Com o colapso, Frankie é levada para o hospital onde tem uma parada cardíaca mas é reanimada tendo sangramento em suas mãos que apresentam perfurações.

Frankie fica nas mãos da doutora Reston que acredita que a jovem tentou tirar a própria vida mas assim mesmo dá alta para ela no dia seguinte.

Donna Chadway, melhor amiga e colega de trabalho de Frankie fica responsável por vigia-la e passa a noite com ela.

Em paralelo, o padre Andrew se encontra com o padre Gianni Delmonico que atua traduzindo escrituras antigas à pedido do cardeal Daniel.

Na manhã seguinte, Frankie volta ao trabalho no salão de beleza do centro e acaba se distraindo ao ver uma mulher idêntica a ela na rua usando capa azul clara com um bebê nos braços a observando fixamente.

A cópia de Frankie simplesmente joga o bebê no meio da rua movimentada e Frankie corre desesperada tentando evitar uma desgraça mas ao chegar no cruzamento não encontra nada e Donna que a seguiu diz que não existe nenhuma mulher e tão pouco um bebê.

Donna leva a amiga de trem para casa imediatamente e a jovem se dirige até um velho padre e pergunta se ele é Andrew Kiernann e joga a cruz do velho contra o chão ao receber uma negativa.

De repente, Frankie começa a ter uma visão com o flagelo de Jesus sentindo as chibatadas em suas costas que começam a sangrar.

Frankie é levada imediatamente para uma sala de cirurgia e depois questiona para um médico se ela está grávida porém ainda não há respostas sobre e ela passa por outros exames mais complexos.

Depois de revirar todas as tomografias feitas em Frankie, o médico especialista revela que o que tem é epilepsia.

Na saída do hospital, Frankie reencontra-se com o velho padre do trem que revela se chamar Durning e este pergunta se ela tem estigmas mas ela ignora.

Durning secretamente enviou uma foto de Frankie no trem para o Vaticano e o cardeal Daniel incumbe o padre Andrew de investigar o caso.

Em pouco tempo, Andrew chega à Pittsburgh e se passando por um cliente no salão de beleza conhece Frankie.

Ao ouvir o nome do padre, Frankie diz que o estava esperando e o leva para tomar um café. O padre começa a gravar em áudio uma entrevista com Frankie e descobrindo que a jovem é ateia ele desconsidera continuar as investigações pois um dos principais indícios para a aparição de estigmas numa pessoa é que ela seja religiosa.

Frankie mostra seus estigmas para o padre avaliar e mostra um pedaço de papel onde ela anotou algo em uma língua que ela desconhece, mas Andrew que entende um pouco decifra como um aviso ameaçador que faz a jovem ir embora em choque.

Confusa, Frankie lê livros sobre epilepsia e sobre estigmas para tentar encontra alguma explicação.

Depois, Katie vai até a boate onde encontra Donna e diz que Deus está arruinando sua vida. Do nada, Frankie sente uma perfuração da coroa de espinhos de Jesus em sua cabeça e corre para fora do estabelecimento causando uma confusão generalizada no trânsito no meio de um toró enquanto as visões se intensificam.

Andrew encontra Frankie no caminho e presencia uma ventania sobrenatural bater as janelas de um prédio no subúrbio.

Quando tudo se acalma, Andrew vê Frankie escrevendo algo no chão com as farpas de uma garrafa como se estivesse possuída e ela grita algo em outro idioma.

Andrew e Donna levam Frankie até a igreja do padre Durning onde ela recobra a consciência.

Com as palavras de Frankie registradas em seu gravador, Andrew manda para o padre Giannie tentar traduzir.

Depois, Andrew encontra Frankie que contesta que seus estigmas estão em seus pulsos e não nas mãos como foi com Jesus na crucificação, mas o padre diz que há controvérsias sobre este relato e que o que foi aceito segundo as escrituras é que Jesus foi pregado pelos pulsos por que pelas mãos fisicamente o peso do corpo não se suportaria.

Na sequencia, Andrew revela que o que a jovem falou enquanto estava possuída era algo em aramaico antigo da época de Jesus, o que prova incontestavelmente que ela é uma portadora legitima de estigmas.

Mais tarde, Frankie vai até o terraço da igreja ponderando se jogar do alto mas desiste e desaparece.

No dia seguinte, Andrew procura por Frankie em sua casa enquanto ela faz anotações em uma parede em aramaico antigo a encontrando na mesma hora.

O padre percebe que Frankie está possuída novamente e pergunta ao espírito possessivo quem ele é, porém ele diz que esta informação não é importante.

Depois, Frankie se deita em sua cama sentindo goteiras pingando em seu rosto e quando volta a si se questiona o por que ela se sente triste. Finalmente desperta, Frankie sente cheiro de flores e não se lembra de ter feito as anotações na parede.

Frankie deixa Andrew sozinho em casa e vai até uma floricultura para espairecer e tentar identificar qual é a flor cujo aroma ela sentiu a pouco e o religioso a segue.

Andrew convida Frankie para beber e conversa sobre sua vocação para ter se tornado investigador do Vaticano além de químico orgânico.

Com a conversa correndo, Frankie começa a sentir ternura pelo padre e do nada, ela tem visões com a perfuração da lança de Longino da qual Jesus foi perfurada na cruz.

Levada para casa, Frankie questiona as cinco feridas de Jesus dizendo ter chegado à quarta e Andrew diz que São Francisco de Assis foi a primeira pessoa registrada a receber os estigmas em 1224 e que ele morreu depois de ter recebido a segunda.

Com isso, Frankie deduz que ela morrerá assim que for atingida pela última ferida.

As fotos das escrituras da parede de Frankie chegam ao padre Gianni que depois de traduzir pede à Andrew que ele deve parar de investigar imediatamente por que aquela pode ser uma mensagem direta de Jesus.

Andrew examina os negativos das fotos da escritura e vê uma imagem de um homem sobreposta à um quadro.

Nisso, o padre Durning liga para um velho amigo para falar sobre o aparecimento de uma escritura do antigo evangelho que estava desaparecida há muito tempo.

Na manhã seguinte, Andrew descobre que as escrituras foram cobertas com tinta vermelha e Frankie o seduz e o beija.

Frankie se revela possuída e agride Andrew além de humilha-lo por seus votos de castidade. A entidade ameaça o padre com uma faca questionando sua fé e corta os braços de Frankie que sente a dor e é jogada na cama onde levita e fica na posição da crucificação chorando sangue, a última ferida!

Por fim, a possessão deixa o corpo de Frankie que cai desacordada.

Andrew deita Frankie e reza até que ela acorda e pede para o sacerdote ficar com ela e ele a acaricia.

O cardeal Daniel chega algumas horas depois com dois outros religiosos e flagra Andrew dormindo agarrado à Frankie. Ele ordena aos seus assistentes que levem Frankie até a arquidiocese onde ela fica aos cuidados de duas freiras.

Daniel questiona Andrew sobre ele ter lhe omitido o segredo das escrituras antigas e o exonera do caso ordenando que ele fique aos cuidados do padre Durning, mas o jovem padre se nega dizendo que Frankie está morrendo.

Andrew vai até a igreja onde encontra o amigo do padre Durning que atende por Marion Petrocelli e este diz ser amigo do saudoso padre Alameida de Belo Quinto e que ele e Durning trabalharam juntos há anos atrás tentando decifrar um antigo manuscrito perdido que ele diz ser as palavras diretas de Jesus aos seus discípulos sobre a construção de sua igreja.

Marion revela que Alameida tinha as marcas dos estigmas e Andrew deduz que Frankie é a mensageira do velho padre, ou seja, ele era o espírito possessor.

Andrew dá meia volta no meio de um toró enquanto Frankie é submetida à um exorcismo pelas mãos de Daniel. Em questão de minutos, Andrew chega à arquidiocese e evita que Daniel esgane a sua protegida.

Colocado contra a parede, Daniel ouve de Andrew que ele sabe sobre suas intenções de esconder do mundo a existência das escrituras perdidas do antigo evangelho e ameaça acabar com o ordenado do cardeal por heresia.

Andrew vai até Frankie e pede ao espírito de Alameida que lhe permita ser seu mensageiro para salvar a jovem e o quarto começa a pegar fogo.

Frankie recita uma passagem do evangelho perdido e Andrew implora pela liberdade de Frankie o que é atendido depois de muito sofrimento.

Andrew leva Frankie em seus braços até o jardim da arquidiocese onde a beija. Aliviada e em paz, Frankie toma uma pomba em suas mãos e caminha pelo jardim.

De volta à Belo Quinto, um tempo depois, Andrew visita a igreja do padre Alameida e encontra o legitimo manuscrito contendo o evangelho perdido debaixo de um compartimento secreto no assoalho da capela e o transcreve por completo em seu caderninho.

O filme termina com um depoimento real sobre um pergaminho antigo encontrado há várias décadas que supostamente descreve as palavras diretas de Jesus mas que o Vaticano após uma minuciosa analise se negou a reconhecer a autenticidade do documento o classificando como herege.

O filme entrou incontestavelmente no hall dos cult pela coragem de se tocar numa ferida delicada com um assunto que chocou a igreja católica mas por sorte não chegou a ser um filme censurado e proibido e hoje é encontrado facilmente para se assistir e é uma boa pedida não tendo envelhecido nada.

O clima de tensão permeia praticamente o longa metragem inteiro nos brindando com cenas inesquecíveis e assustadoras muito bem produzidas e ainda conta com a atuação certeira da premiadíssima Patrícia Arquette, a eterna final girl Kristen Parker de A hora do pesadelo 3: Os guerreiros dos sonhos de 1987, trazendo como sempre uma personagem tensa e cheia de camadas.

O terror psicológico com uma pitada de sobrenatural é simplesmente a mistura perfeita neste filme que carrega um clima pesado e sempre triste muito bem retratado em cenas com chuva e noites cinzentas.

Como nota fica a breve participação da atriz Nia Long de Vovó zona e Um maluco no pedaço como a amiga de Frankie Donna, personagem esta alias, que simplesmente se perdeu na trama e não mais apareceu para poder ver a redenção da protagonista.

Aliás, um ponto fraco que eu encontrei no andamento do filme é que existe um namorado de Frankie que chega a aparecer na introdução dormindo com ela depois da badalação na boate e ele é mencionado mais uma vez e simplesmente ele é esquecido como se nunca tivesse existido. Poderia ter sido legal a construção de uma relação no decorrer do filme sem precisar apelar para a paixonite duvidosa entre a protagonista e o padre Andrew.

Apesar de uma ou outra ponta mal desenvolvida o filme ainda sim é muito bom, não tem medo de machucar quem acredita da existência do divino e leva tudo isso para as telas de forma certeira, tensa, depressiva e consegue prender a atenção pelo tempo que a trama corre.


Trailer:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário