Seguindo com um filme recente, eu hoje trago outra cria da Shudder (vulgo meu desejo de consumo) focado mais uma vez em um animal, mas desta vez ele não é só o mascote como também é um assassino em série insano.
A coisa toda acontece quando um chimpanzé de um instituto que estuda a comunicação entre humanos e primatas acaba contraindo raiva e sai totalmente do controle mantendo um grupo de jovens presos numa mansão no topo de uma colina.
Sem ter como pedir ajuda externa, o que resta é lutar pela sobrevivência ou perecer nas garras vorazes do animal.
O filme abre com um relatório sobre a hidrofobia em animais e suas consequências desde os primeiros casos registrados na história.
A cena abre em um instituto onde o doutor Lambert trabalha e este faz uma ronda pelas jaulas dos símios onde um deles não aparenta estar bem. Lambert prepara uma dose de remédio numa seringa para o chimpanzé que se esconde dentro de uma toca e quando o veterinário se aproxima para aplicar o medicamento, o animal o puxa para a toca e arranca um pedaço da pele de seu rosto furiosamente.
Passada a intro, voltamos trinta e seis horas antes do ocorrido no aeroporto onde conhecemos Lucy Pinborough e suas amigas Kate Hodges e Hannah que tomam um avião para o Havaí para umas férias.
Chegando à ilha, as garotas encontram-se com Nick, irmão de Kate e ex de Lucy que as leva para a mansão de Adan, pai de Lucy que trabalha para um instituto que estuda comunicação com símios e é surdo-mudo.
Lucy está brigada com sua irmã caçula Erin (desde a morte da mãe de ambas), uma adolescente mais retraída e tenta uma reconciliação na chegada.
Na casa que é parte do instituto há um chimpanzé chamado Ben que tem um certo grau de inteligência conseguindo formar palavras através de um tablet com teclado sonoro. Ele foi trazido há um ano atrás pela mãe de Lucy e Erin para os já ditos estudos linguísticos entre humanos e primatas.
À noite, Hannah dá uma volta pela mansão e chega ao enorme cercado de Ben junto a uma piscina e o animal se comporta estranhamente ao chegar perto da água, mas Adan aparece e esclarece que Ben estranha os novatos apenas.
O sol nasce com as garotas se divertindo em aplicativos de encontros até a hora do café da manhã quando Adan chega do mercado gesticulando que Ben precisou ficar enjaulado no instituto devido um incidente com um cliente do mercado e convida as filhas para um programa em família.
Mais tarde, as garotas e Nick se distraem fumando um beck enquanto jogam conversa fora e as garotas tentam convencer Lucy a marcar um encontro com um dos dois garotos que elas conheceram no avião e que estão na ilha também mas ela se acanha.
Kate acaba passando mal e acaba ficando de cama sendo cuidada por Lucy enquanto Hannah e Nick engatam um romance e Lucy que precisou se ausentar do quarto da amiga acaba vendo o casal se beijando decepcionada pois ela ainda sente algo pelo rapaz.
Anoitece e Lambert toma conta de Ben que dá sinais de raiva e ele foge da jaula voltando sozinho para casa sendo encontrado por Kate a estranhando.
Amedrontada, a jovem prende Ben e grita por Lucy que aparece correndo e tenta se aproximar do primata que dá chá de sumiço.
Erin aparece logo depois e ouve-se gritos vindo do cercado de Ben onde Nick e Hannah tentam acalmar o bicho.
Geral tenta distrair Ben enquanto Nick prepara uma corda, mas Lucy consegue fazer Ben reconhece-la e o acalma por um breve instante. Com Ben imobilizado, Erin que tinha ordens expressas para ficar no andar superior aparece no cercado e ao se dar conta do que está acontecendo diz que o melhor é chamar Lambert, mas as opiniões acabam se dividindo.
Ben aproveita a discussão para se soltar e morde a perna de Erin e como último mecanismo de defesa, geral se joga na piscina pois o primata não vai chegar perto da água.
Lucy pondera que Ben deve ter contraído raiva e Erin diz que se for o caso, a mordida que ela levou pode ter passado a infecção para ela.
Com a marcação serrada de Ben, a galera grita por socorro, mas como a mansão está isolada no alto de uma colina é obvio que ninguém vai ouvir.
Nick tenta sair da piscina para conseguir ajuda, mas Ben o agarra e no embate, o primata o joga da janela colina a baixo o matando na hora.
As garotas entram em pânico e Bem as vigia da borda da piscina mas quando os ânimos se acalmam, Lucy sai da piscina engatinhando silenciosamente e agarra um colchão inflável para Erin repousar.
Lucy acaba vendo um celular bem próximo e se esgueira para alcançá-lo mas o aparelho toca bem na hora enfurecendo Ben.
Kate sai da piscina para distrair Ben dando tempo de Lucy pegar o celular e voltar para a água. Lá, Lucy faz vídeo conferência para Drew e Brad, os dois rapazes que ela e as amigas conheceram no avião, mas a dupla está totalmente chapada de droga e bebida.
Ben aparece de surpresa agarrado aos cabos das lanternas e puxa o cabelo de Lucy a fazendo perder o celular.
Enquanto isso, Adan está numa sessão de autógrafo de um livro que ele acabou de lançar e recebe um telefonema de uma veterinária do instituto dizendo que um dos macacos do local testou positivo para raiva.
Adan tenta ligar para as filhas, mas elas estão neste momento adormecidas sobre o colchão inflável e acordam ao perceber que Bem não está mais no cercado.
Lucy e Kate deixam a piscina e voltam para casa na ponta dos pés e encontram um celular carregando, porém Lucy o derruba e como ele está pareado à televisão acaba a ligando e fazendo o maior barulho que chama a atenção de Ben.
As garotas se escondem no closet e acabam se denunciando quando se assustam no momento em que Ben destrói a tevê. O primata as encurrala e começa a quebrar a persiana.
Ben acaba indo embora e as garotas saem do closet. Lucy agarra o celular mas Bem a detecta e pula de um alicerce no teto atacando a garota.
Kate salva a amiga e a leva para o lado de fora da casa trancando Bem por dentro.
Ben se enfurece quebrando o vidro da porta e na fuga das garotas, Kate é derrubada rolando escada a baixo ficando à mercê do primata que esmaga sua cabeça com uma pedra a matando.
Depois, Ben ataca Lucy, mas Hannah pula da piscina e amarra o pescoço do bicho enfurecido dando tempo para ela e Lucy voltarem para a água.
Enquanto isso no evento, Adan preocupado com a falta de notícia das meninas resolve ir embora antes do previsto.
Neste momento, chegam à mansão Brad e Drew ainda chapados procurando por Lucy e as outras e eles se dividem pelos andares superior e principal.
Drew encontra um celular com dezenas de ligações perdidas e depois vai até o quarto de Erin onde Ben o encontra. O rapaz tenta distrair o primata com suas chaves mas Ben o rende e arranca sua mandíbula com as próprias mãos.
Enquanto isso, Brad encontra as garotas na piscina e ao mesmo tempo, os restos da mandíbula de Drew e Ben que o ataca ferozmente.
Hannah aproveita a brecha e sai da piscina alcançando o celular que Ben havia tirado de seu poder enquanto Brad é assassinado à sangue frio.
A garota chega ao carro dos rapazes porém as chaves que ela encontrou são do carro ao lado ao qual ela entra sem perda de tempo, se tranca e liga para a polícia, porém como não conhece o endereço de onde está hospedada pede para a telefonista rastrear a ligação.
Ben aparece na mesma hora e tenta destravar o carro com o controle do alarme e acaba conseguindo entrar pelo porta malas e começa a destroçar a garota deixando-a aos frangalhos.
Paralelamente, Lucy deixa Erin que está inconsciente e sai do cercado para procurar Hannah e acaba pisando em vidro quebrado chamando a atenção de Ben que está por perto e a alcança.
Adan chega em casa na mesma hora e encontra tudo bagunçado acreditando que as meninas deram uma festinha.
Lucy consegue correr e chegar até o corredor onde o pai estar mas não consegue que ele a veja e o pai sobe as escadas enquanto a jovem se esconde em seu quarto onde Ben a ataca e depois de um breve momento de consciência ele volta a espancar a amiga que o perfura e o joga longe.
Acuada, Lucy se esconde debaixo da cama e Erin aparece tentando salvar a irmã mas Ben a derruba e retalha as costas da menina com suas garras.
Adan por sua vez, encontra o corpo de Drew enquanto suas filhas lutam para sobreviver.
Lucy grita para Erin fugir e ataca Ben que a agarra e tenta romper sua mandíbula até que Adan chega contendo o primata na hora com um apito de adestramento.
Ben no entanto, crava as presas na perna de Adan enquanto Lucy corre até Erin enquanto os rapazes tem uma luta corpo a corpo.
Lucy tenta intervir golpeando Ben com uma pá e acaba levando uma bofetada tão forte que desmaia.
Adan agarra Ben e os dois voltam a lutar mas o primata bate a cabeça de seu tratador, porém é acertado no peito por uma garrafa quebrada e finalmente cai em desgraça.
Pai e filhas se abraçam aliviados, mas Ben levanta ainda vivo e Lucy vê afastando pai e irmã enquanto o primata se joga sobre ela. Os dois se chocam contra a sacada da varanda e enquanto Ben cai para a morte, Lucy fica pendurada sendo salva pelo pai e a irmã.
Os três observam Ben vertendo muito sangue com o a ponta do pé de uma mesa quebrada varando seu peito.
Com Lucy a salva, a cena corta para a ambulância levando Erin e a polícia cobrindo o caso. Lucy ouve o ruído do tablet sonoro repetindo "Lucy má", frase montada por Ben e quando se vira é apenas um par de policiais que recolheram o objeto como evidência do crime...
O filme entregou tudo o que eu não esperava: uma história plausível, simples porém bem feita, violência extrema ainda que parte do efeito tenha sido um CGI questionável e atuações até ok.
O clima é tenso desde que a merda começa a tomar forma mas poderiam ter montado melhor a introdução para sabermos com detalhes como Ben se contaminou e ele poderia ter feito mais vítimas na fuga mesmo que fossem apenas mortes de figurantes.
A ambientação isolada apesar de genérica é perfeita e à prova de fuga e o fato do único adulto do grupo ser surdo e mudo e estar fora de casa deixa a coisa ainda mais agoniante, principalmente lá perto do final quando Adan chega em casa, Lucy está em perigo iminente muito próximo ao pai mas ele nada pode fazer pois não ouve.
Outra coisa que não se teve tempo de aprofundar foi a protagonista, a gente apenas conhece o background dela bem superficialmente, as coisas entre ela e a família se resolvem assim que ela chega e o que resta é a matança, ou seja, nada de deixar pendências para que tudo se resolva enquanto ela e a irmã e o pai lutam pela vida para que tudo fique muito bem amarrado até o ato final.
Mas tirando esses pequenos detalhes, a experiência ainda é boa, você tem muita ação (ou somente ação) e violência desenfreada com cenas de mortes muito bem elaboradas apesar de mal executadas, então paciência por que o filme é bom mas assim como todos ele carece de polimento, então os defeitos podem incomodar, aí é com cada um.
Trailer:

Nenhum comentário:
Postar um comentário