Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Doutor Sono / Doctor Sleep (2019)

 

Depois de quase três décadas, fomos pegos de surpresa com a adaptação cinematográfica da sequência de um dos maiores clássicos do terror oriundo de uma das mais celebres obras de Stephen King.

O filme se passa em três fases sendo a primeira uma resolução de como Danny Torrance sobreviveu à insanidade de seu pai consumido pelo hotel Overlook, seguindo de um time skip onde Danny agora um homem solitário vive dias amargos sob efeito do álcool tentando superar seus traumas e finalmente oito anos depois quando ele dá uma guinada em sua vida e descobre o dom da iluminação florescendo em uma garotinha que mal chegou à adolescência.

Coma a crescente perseguição aos iluminados por um grupo de caçadores de energia, Danny resolve sair de sua zona de conforto e proteger a nova iluminada juntando forças com ela para sobreviver às investidas do mal e evitar que antigos demônios voltem a atormentar o mundo dos vivos.

Tudo começa em 1980 durante um passeio em família no parque onde conhecemos a pequena Violet Hansel.

Repentinamente, a menina se afasta dos pais que montam acampamento ao ouvir uma mulher de cartola cantarolando perto do lago e esta se apresenta como Rose Cartola, uma mágica de rua que faz um truque para a pequena curiosa enquanto um grupo suspeito a stalkeia e se aproxima sorrateiramente para pegá-la.

Depois da intro, somos levados aos corredores do luxuoso hotel Overlook onde o pequeno Danny Torrance pedala sobre o seu triciclo até parar bem na frente da porta do temido quarto 237 que se abre.

O menino que estava tendo um pesadelo acorda no meio da noite para ir ao banheiro e vê o fantasma da velha com as costas carcomidas na banheira que o faz correr de medo o que o faz se mijar até sua mãe Wendy aparecer para salva-lo.

Wendy tenta descobrir o que assustou Danny mas o menino está no meio de uma crise de pânico completamente estático e com o dedo na boca.

Na manhã seguinte, Danny fala com o fantasma de Dick Hallorann, seu grande amigo da época do Overlook que descobriu seu dom da iluminação e este diz que um dia no futuro o menino vai passar o dom adiante e o lembra que o hotel onde ele passou o maior pesadelo agora jaz em ruínas e por fim o alerta que no mundo há criaturas más que se alimentam da luz dos iluminados para se perpetuarem.

Dick ainda mostra ao menino uma caixa antiga dizendo que o menino fará uma igual com o poder de sua iluminação para aprisionar todos os seus demônios interiores e eles ficarão em seu subconsciente.

Nisso, Wendy aparece preocupada com Danny acreditando que ele tinha desaparecido e descobrimos que a motivação para tanto é que a menina Violet Hansel está num cartaz de desaparecida.

Em casa, Danny resolve se encher de coragem e usa o poder da caixa misteriosa para aprisionar o fantasma da velha do banheiro.

Passam-se vários anos e Danny se tornou um homem alcoólatra vivendo de forma desregrada em Nova Jersey sempre procurando por mulheres, bebida, drogas e muita briga em bares decadentes.

Numa dessas aventuras, Danny acaba acordando na casa de uma de suas amantes que é uma jovem mãe de um bebê de meses que está acordado e com fome enquanto a mãe dorme na maior carraspana. Danny atordoado tenta roubar alguma grana da mulher e deixar a casa na maciota mas o fantasma de Dick o impede de sair de bolsos cheios.

Enquanto isso em um cinema, Rose Cartola e seu cúmplice apelidado de Papai Corvo stalkeiam uma jovem chamada Andi que tem um dom o usando para hipnotizar um acompanhante vários anos mais velha que ela para roubá-lo.

Na saída, Rose e Corvo seguem Andi interessados em seus poderes e sobretudo em sua falta de escrúpulos e frieza.

Enquanto isso em New Hampshire, acompanhamos um show de mágica numa festa infantil cuja pequena aniversariante se revela dotada de um poder que a possibilita prender diversas colheres no teto.

Danny sente de outro estado o nascimento deste poder que é uma iluminação e Rose também o sente e vai até o quarto de seu trailer para despertar Andi que estava dopada. Rose diz para Andi que o conceito básico para manter seus poderes plenos é comer bem e viver muito.

Em questão de horas, Danny desembarca numa cidade próxima de onde ele sentiu o novo poder despertar e vislumbra no parque maquetes de construções civis e de um trem elétrico onde conhece Billy Freeman que o leva até uma pensão para que o recém chegado de aloje.

À noite na praia, Rose leva Andy até seu grupo chamado O último nó liderado pelo ancião Vovô Flick que declama o lema de iniciação da jovem para o movimento.

Rose tira um frasco de metal contendo uma fumaça branca que nada mais é o que sobrou da iluminação da menina Violet Hansen e compartilha do conteúdo com Andi e os outros que absorvem a energia.

Danny acorda no meio da noite se sentindo abraçado por uma fantasma que é a de sua ex-amante e esta mostra o seu bebê na forma de um pequeno zumbi.

Depois do susto, Danny sai para conversar com Billy e na manhã seguinte o amigo o leva até uma reunião do A.A onde conhece o doutor John Dalton para quem dá uma amostra de seu dom ao ajuda-lo a encontrar um relógio perdido.

O médico chama Danny para conversar em particular e o entrevista para uma vaga de emprego em sua clínica.

Horas depois, na praia, Andi acorda ainda confusa mas agora é uma do Último nó.

Danny acaba conseguindo o tal emprego que é o de auxiliar de limpeza do tal hospital onde tem um gato com a fama de prever a morte dos pacientes ao entrar no quarto dos mesmos e é justamente o que acontece. O bichano entra no quarto de um velho no fim de seus minutos e Danny o segue e depois de uma breve conversa com o senhorzinho, este acaba indo embora e vemos uma fumaça branca tal como a energia iluminada saindo do idoso até desaparecer.

Horas depois, Danny vai para casa para descansar e descobre uma mensagem de recepção escrita à giz na parede de seu quarto que é uma lousa e descobrimos que se trata da menina de New Hampshire que através de sua iluminação ela conseguiu estabelecer um elo com Danny se tornando sua nova amiga.

Passam-se oito anos e Danny discursa no A.A sobre o vício que herdou do pai e do qual ele já superou neste tempo.

Horas depois, Danny atende a um idoso no hospital agora na condição de médico para confortar o paciente que recebe a visita do gato vidente até a chegada do momento final de sua vida.

Danny tem se comunicado esse tempo todo através da lousa com a iluminada de New Hampshire que agora sabemos se chamar Abra Stone que se tornou uma adolescente.

Em paralelo, o Último nó tem sondado novas vítimas detentoras de iluminação para suprir não só a si próprios mas também ao Vovô Flick que está deveras debilitado pela fraqueza.

Numa cidade pacata de Idaho, Corvo sonda um menino chamado Bradley Trevor durante um jogo de beisebol.

Depois da partida, Bradley segue a pé e sozinho para casa com a vitória nas mãos até descobrir que está sendo seguido por Andi que o hipnotiza, o rapta e o leva até o Último nó que se banqueteia com a iluminação do menino e seu sofrimento é sentido há quilômetros por Abra enquanto ela dorme.

A menina estabelece uma ligação mental com Bradley sentindo sua dor e ao mesmo tempo, Danny também tem a mesma sensação e acorda vendo a palavra "Murder" talhada na parede com muita força.

Abra se comunica com Danny dizendo ter visto um garoto que joga beisebol sendo assassinado.

Depois da barbárie, Rose e Corvo se livram do corpo de Bradley o enterrando e a mulher diz ter sentido uma energia muito forte de alguém que está há muitos quilômetros se referindo à Abra.

Abra por sua vez, conta para a mãe ter um amigo novo chamado "Dan" se referindo à Danny e na escola, ela lê a mente de outras crianças que a veem como uma estranha.

A menina pesquisa na internet um site de crianças desaparecidas e descobre uma página toda dedicada à Bradley. Quando chega em casa, Abra tem uma visão com o rapto e a morte do menino.

Abra usa seu poder mental para rastrear o Último nó e descobre que eles estão à caminho de uma fábrica de Etanol que está interditada.

A menina se concentra ao máximo e se projeta dentro de um supermercado onde Rose faz compras. Através de Rose, Abra tenta tirar alguma informação do subconsciente da vilã, mas ela é detectada e sugada, porém Abra usa sua força para repelir Rose a empurrando para trás contra um expositor de vidro.

Danny que sentiu o impacto desmaia e é reanimado por Billy que menciona que o amigo balbuciava o nome Tonny enquanto estava apagado.

Enquanto isso na fábrica, Rose e os outros levantam acampamento e Rose conta para Corvo sobre a energia que ela sentiu no supermercado e que era maior do que qualquer outra que ela já havia sentido antes.

Na manhã seguinte, Abra foge da escola e vai até a parte da cidade onde Danny vive o encontrando na praça através de telepatia. A menina se apresenta oficialmente e diz ser portadora da mesma magia que o agora seu tio adotivo Dan, mas ele explica a verdadeira natureza de seu dom.

Abra mostra uma página impressa no site de desaparecidos que retrata Bradley propondo que os dois vão até Idaho para procurar os assassinos mas Danny a proíbe e a instrui a reprimir seus poderes para dificultar o rastreamento e assim evitar que ela se torne uma vítima.

Mais tarde, enquanto cuida do hospital, Danny vê o gato vidente ir até um quarto vazio e lá encontra o fantasma de Dick que o alerta sobre os caçadores de iluminados dizendo que eles sabem onde Abra está e o aconselha à dar para ela o que ela pediu. Dick ainda diz que aquela será a última vez que eles irão se ver desaparecendo.

Neste momento, Rose medita e se projeta astralmente sobre o mundo rastreando a energia de Abra até chegar em sua cidade e por fim dentro do quarto da menina. Rose a encontra em seu subconsciente onde ela dorme junto à várias gavetas contendo memórias. 

Rose no entanto é pega pela projeção de Abra de peruca e sem olhos que prende a mão da vilã em uma das gavetas e depois a expulsa de sua mente a fazendo voltar para o seu corpo natural.

Acordada, Rose se dá conta de que Abra leu sua mente e a menina contata Danny durante o sono e ele resolve seguir o conselho de Dick ouvindo a sobrinha postiça.

Neste momento, o Vovô Flick está morrendo e ele diz estar com medo. Depois de muito sofrimento, o ancião se desintegra e Rose e os outros absorvem toda a sua enorme energia.

Danny procura por Billy e pede para que ele o acompanhe em uma viagem e que ele acredite do que ele tem para dizer.

Na manhã seguinte, Abra contata Danny telepaticamente e vê na mente dele as caixas com os demônios do Overlook aprisionados.

Abra guia Danny e Billy até a fábrica de Etanol onde o Último nó já não está mais e eles aproveitam para cavar a cova onde está enterrado Bradley. Depois de um tempo cavando, os rapazes finalmente encontram os restos do menino e passam mal com o estado do pequeno.

Voltando para a estrada, Danny contata Abra e a aconselha a revelar sua iluminação para seus pais.

Pouco tempo depois, Danny chega à casa de Abra e é espancado pelo pai dela, Dave que acha que ele é algum tipo de predador infantil, mas a menina o faz ter uma visão com a morte de Bradley revelando seu dom.

Com tudo calmo, Danny alerta Dave sobre o Último nó e que eles estão atrás de Abra. A menina por sua vez, se projeta dentro de um dos trailers do grupo maligno onde vê três membros e reporta tudo para Danny ao voltar.  

Danny e Billy voltam para a estrada junto com Abra até os limites de um parque para atrair Rose e os outros que chegam próximo ao local um tempo depois.

Abra é deixada sozinha estrategicamente no parque e finge entrar no transe de Andi, porém aquilo o tempo todo era um truque de projeção pois a menina na verdade nunca saiu de casa.

Danny e Billy de posse de armas de fogo pesadas iniciam um tiroteio contra o Último nó conseguindo matar alguns deles enquanto outros revidam e Rose escondida sente as dores de seus companheiros.

Depois que tudo se acalma, Danny segue Andi até seu trailer e ela usa seus poderes para faze-lo dormir e o desarma mas Billy a acerta por trás enquanto Abra acorda Danny.

Andi usa suas últimas forças para fazer Billy se matar com um tiro e depois se desintegra.

Abra diz para Danny não ter conseguido localizar o Corvo e o mesmo aparece por trás a sedando e a sequestrando.

A menina acorda no carro do malfeitor que insinua que Dave foi morto para compensar as perdas de seu grupo.

Danny chega na casa de Abra no mesmo instante e encontra Dave morto com uma faca cravada no peito. Horas depois, ele vai até sua casa onde tenta contatar Abra e pede ajuda para Tonny ambos sem sucesso.

Desesperado, Danny se concentra ao máximo e consegue ouvir um pedido de socorro bem fraco de Abra fazendo-a acordar de outro sedativo e pede para ela ter cuidado.

Danny se manifesta através de Abra e fala diretamente com Corvo o desafiando a tirar o cinto de segurança do carro alegando que ele não precisa daquilo já que ele acredita que vai viver para sempre.

Quando Corvo sede ao desafio, Danny usa seus poderes para provocar uma batida e com o impacto, o malfeitor é lançado para fora do veículo morrendo quase que instantaneamente.

Abra acorda e faz o caminho de volta para casa onde encontra Rose projetada em sua frente. A menina no entanto não se deixa intimidar e passa por ela sem medo.

Sentindo a afronta, Rose pega todo o estoque de frascos com fumaças de energia iluminada e absorve um por um se preparando para o confronto final.

Com o amanhecer, Abra acorda dentro do carro de Danny que diz que eles irão até o Colorado para um lugar perigoso para acabar de uma vez com a perseguição do Último nó.

Abra recebe uma ligação da mãe pelo celular e se livra do aparelho depois de dizer que ela está bem. Depois, ela pede para Danny ligar para a mãe dela quando tudo acabar.

Chegando nas montanhas geladas do Colorado horas depois de muito dirigir e com o cair da noite, Danny e Abra chegam ai abandonado Overlook.

Danny pede para que Abra fique no carro e entra sozinho no hotel religando o gerador de energia. Depois, ele anda pelos corredores dos quartos até chegar naquele onde ele e seus pais ficaram quando ele era criança tendo péssimas lembranças como o momento em que o seu pai, Jack enlouquecido quebrou parte da porta principal e gritou a icônica frase "Here's Johnny".

Na sequência, Danny vai até o salão de festas onde encontra o bartender que diz se chamar Lloyd, mas que na verdade é o fantasma de Jack que serve uma dose de uísque e joga conversa fora.

Jack diz que a bebida é um remédio contra os demônios internos pois o efeito do alcoolismo camufla a energia iluminada e afasta o mal, o que explica como Danny nunca foi rastreado pelo Último nó até então. Danny se nega a voltar a beber e é contatado por Abra que diz que Rose os encontrou e os dois se agrupam dentro do hotel. 

Rose adentra o Overlook logo depois e tem uma alucinação com a enxurrada de sangue vindo de dentro das cabines de elevador, mas sabendo ser apenas uma armadilha mental ela ignora.

Depois de caminhar por alguns metros, Rose finalmente encontra Danny que juntando forças com Abra aprisionam a malfeitora no labirinto do jardim.

Rose anda em círculos por influência de Abra e segue as pegadas de uma projeção da menina que a faz seguir até um ponto onde ela diz que será o túmulo da mulher da cartola e a esfaqueia na perna várias vezes.

No entanto, Rose consegue detectar Abra e a agarra pelo pescoço. Rose descobre tarde demais que a menina era só uma isca oriunda de um plano de Danny para aprisionar sua mente dentro de uma das caixas do subconsciente dele, mas ela se livra da menina e acorda.

Rose tenta barganhar com Danny para que ele se converta em um caçador alegando que o Último nó ainda não acabou mas ele a acerta com um machado, porém é desarmado, ferido e jogado longe. Não satisfeita, a caçadora agarra Danny e o faz sentir dor para absorver sua iluminação o que o faz ter uma alucinação da perseguição de Wendy pelas mãos de Jack no passado.

Adentrando ao subconsciente de Danny, Rose é pega de surpresa quando as caixas são destrancadas liberando a velha do banheiro, o fantasma do zelador Grady, as fantasmas das gêmeas Grady entre outros que agarram a caçadora e absorvem toda a sua energia a fazendo se desintegrar.

Depois de se fartarem com a energia de Rose, os fantasmas agarram Danny e começam a absorve-lo.

Enquanto isso, procurando uma saída pelos corredores dos quartos, Abra encontra as gêmeas Grady e Danny possuído pelo hotel de posse do machado dando início à uma perseguição.

Abra se esconde no quarto 237 onde encontra a velha do banheiro e Danny que chega logo depois. A menina confronta a possessão que tenta ataca-la mas Danny se contém restabelecendo o controle e pede à sobrinha postiça que fuja.

Danny volta a ser possuído mas luta contra o hotel para desligar o gerador que entra em combustão.

O fantasma de Wendy toca Danny que se transfigura em sua versão infantil enquanto Abra espera do lado de fora mas é em vão, pois Danny perece nas chamas.

Dias depois, de volta à casa, Abra conversa com o fantasma de Danny que a aconselha a ser iluminada abertamente e desaparece.

Abra resolve revelar o seu dom para a mãe agora sem medo de ser o que ela é e como última provação, ela usa o banheiro convivendo normalmente com o fantasma da velha carcomida que antes assombrava Danny...

Não vou mentir, o filme cumpriu o que prometeu ou seja, nada. O terror foi escanteado para dar lugar à uma aventura sobrenatural bem meia boca.

A ideia da sequencia de O iluminado veio da curiosidade de um fã da obra impressa original que queria saber o que aconteceu com Danny e sua mãe depois que o Overlook virou cinzas (lembrando que este final é exclusivo do livro e por conta disso, o final do livro Doutor sono também é diferente, pois ao ser adaptado para os cinemas teve que se alinhar cronologicamente com o filme de 1980 de Stanley Kubrick).

Falando em alinhamento, Doutor sono acertou em cheio em uma coisa: o cuidado para recrear cenas adaptadas de O iluminado desde os figurinos até mesmo a disposição e a localização de cada quarto do Overlook seguindo uma maquete original da época que sobreviveu ao tempo.

Agora falando do resto, o filme deu uma boa canseira com mais de duas horas e meia de duração, muitas idas e vindas, muitas incursões e a inserção de muito personagem inútil estragaram a adaptação que poderia ter sido mais enxuta e direta.

O elenco pelo menos tem um ou outro nome que fizeram a diferença como Rebecca Ferguson que interpretou Rose de maneira ímpar, mas o mesmo não se pode dizer de Ewan McGregor no papel de Danny; ele é simplesmente apagado, sem expressão e não faz o espectador torcer de forma alguma ao seu favor.

A atuação de Emily Alyn Lind no papel de Andi também é muito boa, me fez lembrar fortemente da Belatrix da saga Harry Potter, um talento bem esquecido infelizmente depois do tanto que ela colaborou tanto na atuação quanto cantando.

Temos também uma breve participação de Jacob Tremblay de Sono da morte, Extraordinário e Refém do medo no papel de Bradley dando um show como sempre na atuação ainda que tenha sido bem pouco.

Danny Lloyd que deu vida à Danny Torrance no clássico O iluminado tem uma participação como figurante em Doutor sono, tão breve que é creditado apenas com seu nome e mais nada, mas já é alguma coisa.

No mais, o filme é totalmente dispensável se você é muito fã mesmo de O iluminado e espera uma continuação digna, eu pelo menos me decepcionei com a fraqueza da trama, a lentidão de como as coisas se desenrolam e a falta do bom e velho terror a lá Stephen King, por que como eu disse, Doutor sono é uma aventura, tem nada a ver com terror.

 

Trailer: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário