Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

O Sacrifício do Cervo Sagrado / The Killing of a Sacred Deer (2017)

 

Um dos filmes mais misteriosos e perturbadores do ano de 2017 foi sem dúvida foi a produção O sacrifício do cervo sagrado, um longa metragem feito em parceria entre Irlanda, França e Reino Unido e dirigido pelo Grego Yorgos Lanthimos, conhecido por outras crias indigestas como A lagosta.

O longa metragem trás de forma fria e direta uma trama repleta de mistério acerca de um cardiologista que nutre uma amizade nada comum com um jovem adolescente que ficou órfão de pai durante uma cirurgia que ele mesmo comandou.

A proximidade do garoto com a família do médico se torna cada vez mais tensa e estranha a medida que ele conhece cada membro bem o suficiente para ganhar sua confiança.

No entanto, a partir do momento em que o filho caçula do médico é acometido por uma doença misteriosa que lhe tira o movimento das pernas e o impede de se alimentar, o jovem amigo revela que o cardiologista está começando a pagar pela morte do pai alegando negligência e que aprisionado ao seu karma, o médico terá que ver cada um de seus filhos ser acometido pela doença até sobrar ele e a mulher e que eles passarão por estágios desgastantes até que finalmente morram, a menos que um deles seja sacrificado pelo médico.

Deste momento em diante, se inicia uma luta entre a medicina e o destino inevitável enquanto o tempo passa e se encurta para a família do protagonista...   

Tudo começa com uma cirurgia cardíaca sob a tensão da equipe médica liberada pelo renomado cirurgião Steven Murphy.

Depois da introdução, conhecemos melhor Steven que se encontra um jovem chamado Martin em um restaurante de forma bem fria e distante.

Steven dá um relógio à prova d'água e presente ao adolescente como forma de reparar alguma coisa.

Mais tarde já em casa, Steven janta com sua mulher Anna e seus filhos Kim e Bob seguido minutos depois dos preparativos para o casal Murphy ir dormir mas não antes de uma transa sem sal.

Na manhã seguinte, Steven tem outro encontro com Martin que revela um interesse em ser cardiologista como o amigo e aproveita para agradecer pelo relógio.

Mais tarde, Steven sai com Anna para um almoço em uma conferência de médicos onde ele discursa.

Depois da conferência, Steven sai para caminhar com Martin para depois convida-lo para se apresentar à sua família que até então desconheciam a sua existência e sua relação com o cirurgião.

O encontro acontece no dia seguinte na casa dos Murphy onde Martin faz amizade com Kim e Bob e conhece o gosto da menina pelo canto lírico do qual ela faz parte de um coral na escola. Depois, Martin convida Kim para caminhar com ele para ouvi-la cantar a música Burn de Ellie Golding.

Depois, os jovens voltam para a casa dos Murphy e Martin se abre para a família e ganha a simpatia de Anna que à sós pergunta ao marido mais coisas sobre o jovem.

Steven diz que Martin perdeu o pai num acidente de carro há algum tempo.

Em um outro momento, Martin liga para Steven o convidando para jantar em sua casa com ele e sua mãe além de ver com ele um filme que o pai gostava quando era vivo.

Ocorrido o programa, Martin se retira para ir dormir deixando Steve à mercê da mãe com quem tem um papo raso até a mulher começar a se insinuar eroticamente para o médico o deixando constrangido e evadindo imediatamente da casa.

No dia seguinte, Steven encontra Martin no hospital onde o rapaz se queixa de dor no coração dizendo ser algo hereditário e passa por alguns exames físicos.

Depois de ser examinado, Martin se interessa em ver os pelos de Steven por conta de um comentário que Bob fez durante o jantar em família dizendo que o pai tinha mais pelos que o jovem. Martin convida Steven para ir ver o reto do filme da noite anterior e ainda deixa explícito que sua mãe se sente atraída pelo médico.

Num outro momento, Steven e Anna participam de um churrasco na casa do amigo e anestesista Matthew e Martin liga obsessivamente para o médico fazendo muitas perguntas.

Matthew menciona ao amigo ter visto Martin no dia anterior no hospital mas que ele foi ignorado pelo garoto ao cumprimenta-lo. 

Horas depois, Kim também diz ter visto Martin na volta do ensaio do coral e que o acha engraçado. Do lado de fora, Martin tenta sem sucesso fazer uma ligação.

Na manhã seguinte, Steven chama Bob para que se levante para ir à escola mas o menino alega não conseguir mover suas pernas tendo que ser levado às pressas ao hospital para fazer exames que não mostram nada fora do normal.

No caminho para a saída do hospital, ao terminar de descer a escada rolante, Bob sofre outra paralisia nas pernas e desaba precisando passar por uma ressonância magnética e mais uma vez nada é encontrado nos exames e Bob é internado para passar por observação.

Com a chegada da noite, Kim sai de moto com Martin e volta no meio da madrugada sendo recebida pela mãe que está visivelmente exausta.

Na manhã seguinte, ao visitar Bob no hospital, Steven e Anna encontra Martin tomando conta do filho e pouco depois, o rapaz presenteia o amigo médico com um canivete suíço em retribuição ao relógio e se põe à disposição à Bob.

Repentinamente, Martin diz à Steven que ele matou seu pai durante a cirurgia cardíaca (a da introdução do filme) e que agora ele terá que matar ou o amigo ou alguém de sua família pois este é o karma que ele deve seguir para não seguir ignorando sua culpa. Ele ainda menciona que a família Murphy foi "amaldiçoada" com o karma do médico e que passará por vários estágios de uma doença inexplicável como paralisia de membros, inanição e por fim sangramento nos olhos que significará a morte iminente.

No entanto, para se livrar do karma e os dois ficarem quites, Steven terá que escolher sacrificar um de seus entes antes que a maldição se espalhe e seja tarde.

Preocupado pelo fato de Bob ter sido acometido pelo primeiro estágio do karma, Steven não se convence que esteja amaldiçoado e obriga o filho a comer contra a sua vontade acreditando que ele não se mexe por estar muito fraco. mas o menino não consegue se quer mastigar.

Em outro momento enquanto estuda com Martin, Kim se despe e se oferece para o rapaz mas ele diz precisar ir embora.

No dia seguinte, Steven e uma junta médica estudam a condição de Bob como um possível distúrbio psicossomático.

Indisposto a aceitar que não há mais nada que se possa ser feito pelo filho, Steven tenta fazer Bob caminhar mas o menino não consegue. Acreditando que o filho tem algum medo oculto ou algum segredo que ele não quer que o pai saiba, o mesmo conta um segredo de sua infância relacionado à sua primeira masturbação. O menino reitera não ter nenhum segredo escondido.

Em paralelo, durante um ensaio do coral, Kim tem um desmaio súbito precisando ser internado e se nega a comer.

Steven furioso, vai até a casa de Martin o ameaçando de morte se algo acontecer aos filhos.

À noite, Anna conversa com Steven sobre a operação do pai de Martin e ele confirma ter bebido só um pouco antes do procedimento.

No dia seguinte, Kim recebe uma ligação de Martin que diz estar no estacionamento do hospital de frente para o quarto onde ela está internada com Bob e pede que ela se levante para ir vê-lo e ela mesmo sabendo que não consegue
se levanta e caminha até a janela conseguindo andar por um curto período.

Bom questiona por que só Kim conseguiu andar e tenta se levantar mas cai.

Anna proíbe Kim de continuar vendo Martin e lhe toma o celular. Kim diz à mãe que em breve ela perderá os movimentos também.

Horas depois, Anna procura por Martin para tentar faze-lo refletir sobre a suposta negligência de Steven na durante a operação do pai do garoto, mas ele passa uma conversa sobre a comparação que as pessoas fazem dele com seu pai.

Depois de uma reunião cm especialistas, Steven fica sem esperanças por clinicamente não há mais o que se possa fazer com Bob e Kim uma vez que a última bateria de exames não encontrou nada fora de errado.

Anna procura por Matthew que foi o anestesista envolvido na operação do pai de Martin para pedir a ficha médica do falecido para descobrir se houve alguma negligência por parte de Steven. Inescrupuloso, Matthew barganha uma punheta em troca do acesso ao documento que é restrito e Anna aceita mesmo à contragosto.

De volta à casa, Anna discute com Steven sobre como a situação dos filhos chegou àquele patamar.

Na manhã seguinte, Steven leva Anna até o salão de jogos de sua mansão onde mostra Martin amarrado e espancado e pede à mulher que sirva limonada.

Martin zomba cinicamente da convicção de Steven em sua medicina acerca da situação de Bob e Kim que só piora e se mostra pouco se importar com o seu possível fim ao levar um soco.

Steven mira um rifle na cabeça de Martin e o garoto joga psicologicamente fazendo o ex-amigo pensar antes que ele perca a única possibilidade de salvar seus filhos.

Kim e Bob recebem alta e voltam para casa onde começam a chantagear psicologicamente Steven com agrados e mão de obra para ganhar alguns pontos com o pai e fazer com que isso pese na hora dele ter que escolher quem irá ser sacrificado pela salvação dos outros.

Horas depois, Anna leva os filhos até o cativeiro de Martin onde cuida dos ferimentos do prisioneiro que diz querer ver Bob e Kim pela última vez. Irônico, Martin diz para Anna fazer algo por Bob rapidamente pois ele está morrendo.

Na hora de dormir, Anna tenta incentivar o marido à transar mas ele está para baixo demais para toca-la.

Na manhã seguinte, Kim volta a procurar por Martin e barganha a salvação de sua vida dizendo que ela irá fugir com ele, mas o rapaz não acata e a ignora.

Steven dá por falta de Kim e descobre que ela se arrastou para fora de casa para fugir e consegue alcançá-la ainda na vizinhança.

Em outro momento, Anna diz ter soltado Martin pois acha inútil continuar mantendo-o preso.

No dia seguinte, Bob começa a sangrar pelos olhos colocando a família sobre alerta.

Desesperado sem saber mais no que acreditar, Steven amarra e amordaça a mulher e os filhos em cadeiras e coloca fronhas nas cabeças de cada um. Depois, ele carrega sua arma e se venda para o momento do sacrifício que será na base do uni duni tê.

Steven gira com a arma na mão para sortear randomicamente quem será morto e desfere um tiro mas erra, desfere o segundo e também erra. Quando desfere o terceiro, ai sim ele acerta alguém.

Na cena seguinte, Steven, Anna e Kim estão em uma lanchonete abatidos pois Bob foi o sacrifício final e nisso, Martin passa por eles os encarando ciente de como o karma do médico o afetou e os ignora passando reto por eles.

Completamente indigestos, os Murphy deixam a lanchonete em silêncio...

Deveras desconfortável e diferente de tudo aquilo de que já se foi visto, o filme acerta fundo no coração do espectador com cenas inesquecíveis e tensas regadas à uma trilha sonora quase nula, mas ainda sim provoca uma imersão muito bacana.

O ritmo do filme eu tenho que dizer, é lento e requer paciência mas o resultado compensa e para quem assistir pela primeira vez vai ser uma senhora experiência da qual o espectador não vai se esquecer tão rápido.

AS atuações estão primorosas com destaques para Colin Farrell e Nicole Kidman no papel do casal Murphy e ainda uma breve porém memorável aparição de Alicia Silverstone no papel da mãe de Martin. Alias, o próprio Barry Keoghan que eu vida à Martin é um caso a parte, o rapaz que tinha apenas 24 anos na época deu um show causando uma falta cavalar de empatia em seu personagem e o tornou odioso e aberto à explorações psicológicas tamanha a complexidade de sua construção.

Não tem mais muito o que dizer, é uma obra obrigatória para quem gosta de um conteúdo mais psicológico e que exige uma certa suspensão de descrença uma vez que aqui não estamos lidando com o sobrenatural mas sim com algo mais ligado ao psicológico, algo sugestivo à punição divina.   
    

Trailer: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário