Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Bala de Prata / A Hora do Lobisomem / Silver Bullet (1985)

 


E aí está um dos poucos clássicos de Stephen King que eu pude conhecer na infância quando passava no Cinema em casa com o título alternativo de Bala de prata, tradução do original e que cá entre nós eu prefiro muito mais do que A hora do lobisomem.

Uma história bem a cara de King com tudo o que é primordial: uma cidade interiorana, personagens carismáticos e um vilão diferenciado e macabro vindo de alguma mitologia, neste caso um lobisomem cuja identidade é um total mistério até a reta final da história.

O enredo é bem simples e tem como protagonista um garoto de 11 anos que é cadeirante e rompe limites vivendo ao máximo como uma criança normal e em um dado momento de sua vida, vê os populares de sua cidade natal sendo ceifados por uma figura misteriosa até que esta cruza o seu caminho e se torna seu algos durante vários dias em que a pilha de cadáveres só vai aumentando.

Então, vamos á história de uma vez... 

Primavera de 1976. Tudo começa na ferrovia da pacata cidade de Tarker's Mill à noite, onde um funcionário da estação segue o final do expediente bebendo seu sagrado mé enquanto cava entre os trilhos sendo observado por algo sobrenatural que deixou pegadas bestiais pelo solo.

Repentinamente, uma misteriosa criatura arranca a cabeça do funcionário da estação com o poder descomunal de suas garras afiadas.

A notícia corre a mídia local no dia seguinte, mas nada muito efetivo é feito pela polícia e a cidade segue dias depois normalmente com um festival gastronômico narrado por uma versão futurista de Jane Coslow, que relata como um terrível acontecimento mudou a dinâmica de Tarker's Mill e na transição, conhecemos a jovem Jane e seus pais Nan e Bob, além de ser mencionado a existência de um irmão caçula da adolescente chamado Marty.

O xerife Joe Haller que comanda as festividades passa a palavra para o reverendo Lowe enquanto a Jane do futuro segue a narração introduzindo seu irmão e o melhor amigo dele, Brady Kincaid que pregam nela uma peça com uma cobra que a faz rasgar seu vestido e ficar muito puta não bastasse ela ser sempre deixada em segundo plano, uma vez que Marty é cadeirante e sempre privilegiado pelos pais.

Na volta para casa, Jane discute com sua mãe justamente por que Marty é super protegido e nunca é punido por suas travessuras por conta de sua condição. Depois, Jane discute com Marty e menciona que seu tio alcoólatra Red se divorciou de sua atual mulher e vem passar uma temporada com a família.

A noite, Marty tenta compensar a saia rasgada de Jane com todas as suas economias e os irmãos acabam fazendo as pazes.

Do lado de fora, a misteriosa figura assassina perambula pela casa de um vizinho dos Coslow e invade o quarto de uma jovem que mora lá a atacando ferozmente. Os gritos de socorro da jovem chamam a atenção da mãe que se arma com um revólver e sobe até o piso superior para averiguar o que está acontecendo e encontra o corpo dilacerado da filha.

Na manhã seguinte, o xerife Haller faz pouco caso do mais recente assassinato enquanto que na taberna local, os populares revoltados com a lentidão da justiça arranjam briga com o parceiro do xerife o acusando de omisso.

Na volta da escola, Marty acompanha sua namoradinha Tammy Sturmfuller até a casa dela depois de passar na frente da casa onde ocorreu o ataque na noite anterior que está lacrada pela polícia.

A noite, Marty joga cartas com seu tio Red até a hora do garoto dormir e neste momento, o irmão de Nan discute com ela sobre a criação preferencial que ela e Bob tem para com Marty só por que ele é cadeirante.

Na cena seguinte, somos levados à casa dos Sturmfuller, onde Milt, pai de Tammy que também é um beberão abusivo assiste à luta livre pela televisão até sentir um estranho tremor de terra vindo do exterior da residência, o que o força a se armar para averiguar cada canto, começando pelo depósito e seguindo pela estufa, onde ele se sente observado dando um tiro no vazio.

O tremor volta a acontecer e Milt é tragado por algo que o puxa por debaixo da táboa podre do assoalho e uma delas perfura seu peito antes dele desaparecer bem diante dos nossos olhos.

Na manhã seguinte, o xerife impõe um toque de recolher na cidade assim que a morte de Milt vem a tona e as investigações seguem em ritmo lento como sempre.

Depois de passar o dia brincando à beira do lago adjunto a floresta, Marty deixa Brady sozinho empinando pipa assim que Jane o chama para jantar.

Na taberna, uma nova discussão entre os populares e o parceiro do xerife tem início e uma briga é evitada com a chegada de Herb, pai de Brady que pergunta á todos se alguém viu o filho dele. Na cena seguinte, somos levados até a floresta onde o xerife Haller segura a pipa ensanguentada de Brady pálido por algo que ele viu e que o faz rezar. Neste instante, Herb chega ao local e ao encontrar o corpo de seu filho se choca com a brutalidade com a qual ele fora assassinado.

Brady é sepultado na manhã seguinte na igreja do reverendo Lowe e na saída, Red leva Marty consigo para espairecer e o garoto teoriza que o que anda aterrorizando a cidade pode ser um monstro, mais provavelmente um lobisomem.

Na taberna, os populares formam uma brigada para caçar o assassino de Tarker's Mill e o xerife Haller se opõe a uma tentativa de se fazer justiça com as próprias mãos, enquanto Herb faz um discurso emotivo e se coloca a favor do grupo que quer caçar o assassino do filho.

Com o apoio da maioria, a brigada toma as ruas em direção a floresta depois de um esforço inútil do reverendo de detê-los. Já na floresta, dois homens do grupo se separam dos demais e um deles acaba prendendo o pé numa armadilha de urso enquanto o resto se embrenha no pântano e um a um eles são abduzidos pela névoa pela criatura assassina que os mata sem dó ocasionando assim na manhã seguinte um sepultamento em massa na igreja.

A cerimônia é conturbada e no meio dela, o reverendo alucina com todos os presentes se transformando em lobisomem e tocando o terror no ressinto até que inesperadamente, o religioso acorda: era apenas um pesadelo.

Na manhã seguinte agora sim de verdade, se descobre que a feira local foi cancelada assim como a queima de fogos de artifício que Marty tanto esperava e a cidade  se torna um deserto por ordem do xerife sobrando aos Coslow fazer um churrasco no jardim. Escondido da irmã e do cunhado, Red presenteia Marty com uma nova cadeira de rodas motorizada customizada por ele mesmo que o garoto sai para testar de pronto.

A noite, no final do churrasco, antes de ir embora, Red presenteia Marty com fogos de artifício, entre eles um rojão no formato de uma flecha.

Um pouco mais tarde, Marty foge de seu quarto e pilota até a ponte da floresta para soltar seus fogos . Sem se dar conta, a criatura misteriosa que agora nós sabemos se tratar de fato de um lobisomem vigia o garoto por entre os arbustos até se fazer presente. Assustado, Marty atira a flecha diretamente no olho da criatura e dá o pinote chegando em poucos instantes em sua casa são e salvo.

Marty telefona para Red contando o que acabou de descobrir, mas o tio está ocupado demais descansando de um coito com uma nova peguete e simplesmente ignora o relato do sobrinho.

Na manhã seguinte, Marty recorre à Jane que acredita em partes na história do lobisomem e sabendo que a criatura está com um olho ferido, ela resolve angariar latas e garrafas por toda a cidade com o intuito de descobrir qual dos populares está com um dos olhos feridos e com isso descobrir quem é o licantropo.

Jane percorre a cidade toda sem sucesso até resolver levar tudo o que juntou ao reverendo Lowe que esconde um tampão em um dos olhos. A garota leva sua carga até a garagem do religioso e acaba encontrando entre os entulhos um bastão de beisebol quebrado que pertencia a uma das vítimas do lobisomem. Nisso, Lowe aparece de surpresa por trás de Jane que finalmente vê o curativo no olho do reverendo dando o pinote sem perda de tempo.

Já em casa, Jane reporta á Marty o que descobriu e desconsidera denunciar o reverendo formalmente por que ririam deles. O garoto então, resolve montar um bilhete anônimo com páginas de revista desafiando Lowe que se mantém na defensiva e não faz nada para não levantar suspeitas.

Dias depois, Red dá uma dura nos sobrinhos por conta da história do lobisomem e os levam para vigiar de longe o reverendo apenas para convencê-los de que o religioso não é um lobisomem coisa nenhuma.

Mais tarde, Marty observa crianças jogando uma partida de beisebol se pondo melancólico por não poder jogar como uma criança normal sem perceber que ele é vigiado por Lowe que o segue assim que o garoto se vai. O reverendo os egue de carro até a ponte e colide com a cadeira de rodas numa tentativa de derrubar o garoto fora da estrada, mas só o que consegue é que o motor do veículo de Marty morra momentaneamente até finalmente dar a partida. A perseguição é retomada até q um dos pneus do carro de Lowe empaca e Marty tenta se esconder no celeiro de uma fazenda tão logo o combustível da cadeira de odas se esgote.

Lá, Marty é acuado pelo reverendo que ameça mata-lo e nisso, o garoto avista o velho Federman que é o dono da propriedade e grita por socorro dando brecha para Lowe fugir.

Mais tarde, Red dá outra dura em Marty e resolve procurar o xerife Haller para contar a história de Marty e pede que Lowe seja investigado por desencargo de consciência, o que é acatado em poucas horas quando Haller vai até a casa do reverendo e como o mesmo não responde a batida da porta, o oficial da polícia resolve invadir a garagem do religioso para checar o carro dele encontrando o capô amassado como consta no depoimento de Marty.

Nisso, Lowe aparece do nada e Haller anuncia que ao religioso que ele precisa acompanha-lo, mas o reverendo faz é passar pela transformação confirmando incontestavelmente que ele é o lobisomem e este mata o xerife com vários golpes de bastão na cabeça.

O desaparecimento do xerife Haller chega aos ouvidos de Marty na manhã seguinte e ele entrega ao tio seu medalhão de prata para que este o faça virar uma bala para matar o lobisomem e Jane colabora dando um crucifixo também de prata. Red leva o medalhão e o crucifixo até um armeiro e encomenda a bala que é forjada de pronto.

A lua cheia, que é quando o lobisomem aparece, chega junto com a semana de Halloween e nesta ocasião, Nan e Bob saem de viagem tudo premeditado por Red para que ele tome conta de Marty e Jane enquanto eles esperam durante a noite toda pela chegada do licantropo. E como dá três da manhã e nenhum sinal da criatura uivante, o que faz Red desconsiderar a história de Marty mandando ele e Jane para a cama.

O lobisomem perambula pelo exterior da casa e Jane vê brevemente seu vulto passando fazendo com que Red se arme com seu revólver para fazer uma vigia pela janela, porém nada novamente e nisso, o lobisomem estoura a caixa de energia elétrica deixando todos no breu e na sequencia invade a casa dando um bote em Red que deixa o revólver cair e a bala de prata rola para dentro de um ralo. Jane é atacada, mas Red a salva e é arremessado enquanto a menina recupera a arma do tio.

Marty recupera a bala e a coloca de volta no tambor do revólver desferindo um tiro certeiro no lobisomem derrubando-o e fazendo-o voltar a ser Lowe novamente. Este por sua vez, tenta um último ataque mas acaba morrendo.

Jane e Marty se abraçam e trocam juras de amor fraterno, amor este que Jane do futuro em sua narração final guarda para sempre.

Apesar da violência suavizada (talvez para ajustar classificação indicativa a um público mais jovem), o filme é muito divertido e muito bem montado para a época.

Os efeitos especiais estão bem ok, como a cena da transformação do reverendo Lowe no lobisomem e a reversão do processo, mas em contrapartida a caracterização do licantropo já está um bocado datada e a sua participação limitada dá uma certa brochada em quem esperava por cenas com ataques mais frontais, uma verdadeira pena.

O elenco é bem ok, tem o seu carisma e o único rosto conhecido, pelo menos para mim é o do veterano Terry O'Quinn do papel do xerife Joe Haller. O'Quinn protagonizou ainda nos anos 1980 os dois primeiros filmes da trilogia O padrasto. Sua participação no filme infelizmente é bem limitada e facilmente esquecível, porém a morte do personagem é memorável e uma das poucas cenas com um teor de violência forte de verdade.

No mais, o filme é um bom entretenimento e poderia ter aprofundado mais em um ou outro personagem como a namoradinha de Marty que tinha uma subtrama interessante com o pai tóxico e a mãe submissa e simplesmente desapareceu depois que o pai fora tragado sem se quer ser mencionada. Poderia ter agregado ao trio de protagonistas.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário