E chegamos a mais uma obra de Dario Argento, uma das mais celebres que abre a trilogia das Mães, da qual só foi ver seu desenlace em 2007 ainda sob a batuta do mestre.
Mas vamos ao principal que começa com uma bailarina recém chegada a um internato justamente de balé onde coisas estranhas estão acontecendo, assassinatos brotam toda noite e uma suspeita da existência de uma seita ocultista paira no ar.
Tudo começa na saída de um aeroporto numa noite chuvosa, quando a jovem recém chegada da América Suzy Bannion aguarda um táxi com urgência.
Conseguindo sua condução, Suzy se dirige até a escola de balé Desiderius Ramus, cuja fachada é vermelha num tom intenso e da porta de acesso à entrada uma outra jovem sai correndo desesperadamente.
Ao descer, Suzy se dirige até a porta por onde chama pela direção alegando ter recebido uma carta solicitando sua vinda, porém uma voz vindo de dentro diz para ela ir embora.
Suzy volta para o táxi e vê a jovem fugitiva próxima a varanda e esta balbucia as palavras "segredo e três lírios" correndo em seguida como o diabo fugindo da cruz sumindo na floresta.
Posteriormente, a jovem que agora sabemos que se chama Pat Hingle se hospeda num hotel e ao ser instalada em seu quarto, percebe um par de olhos brilhantes e penetrantes a observando pela janela. Na sequencia, uma mão carrancuda a agarra e bate sua cabeça na janela e a apunhala no peito abrindo-o completamente.
O teto então é arremessado do teto de vidro multicolorido em direção ao chão do hall com uma corda enrolada em seu pescoço a enforcando. A gerente do local tenta pedir por ajuda mas acaba com uma lasca de vidro enterrada em seu rosto e com uma estrutura de ferro no formato de uma estrela com a ponta empalada na barriga e a outra no pescoço.
No dia seguinte, Suzy volta ao Desiderius Ramus que agora está aberto onde é recebida pela professora Miss Tanner que a direciona até a diretora, madame Blanc que lhe dá as boas vindas e apresenta a jovem aos e pregados, entre eles o feioso Pavlos, além do jovem boa pinta e estudante Mark e um menino chamado Albert.
A morte de Pat se espalha na escola e a descrição bate com a garota que Suzy alega ter visto sair da instituição na noite anterior.
Suzy é introduzida às outras bailarinas Olga e Sara que não se suportam. A recém chegada pergunta à Olga o que ela sabe sobre a aluna que fugiu da escola e morreu na mesma noite e ela fala de Paty como ela sendo uma encrenqueira e que por isso foi expulsa do lugar.
Enquanto faz um tour pela escola, Suzy vê uma das criadas limpando um objeto dourado pontiagudo e do nada, ouve uma voz em sua mente que drena suas energias. Logo mais tarde, Suzy se junta as outras para um ensaio, porém sua fraqueza a faz cambalear até cair desmaiada e sangrando pelo nariz e pela boca.
Rapidamente, ela é tratada pelo professor Verdegast que lhe passa uma dieta à base de vinho.
Enquanto lava seus cabelos, Suzy percebe uma infestação de larvas em seu quarto.
A Miss Tanner e Mark investigam o sótão da escola onde descobrem a fonte das larvas e então a instituição passa por um período de dedetização, o que obriga a direção a adaptar uma sala de aula como dormitório.
No meio do sono, Sara ouve um ruído de ronco e acorda Suzy e diz que os roncos devem pertencer à madame Blanc que mentiu ao dizer que ia dormir em um hotel.
Na manhã seguinte, Miss Tanner interrompe a aula do professor Daniel que é cego para denunciar um ataque ao menino Albert de autoria do cão guia do docente que se defende mas acaba sendo demitido mas não vai embora sem antes dizer umas boas verdades à megera.
À noite, ainda encucada com os roncos da suposta madame Blanc pede ajuda à Suzy para ajuda-la a localizar a fonte dos roncos através de passos dos quais ela andou estudando ao ouvi-los e conta-los um a um teorizando o local onde eles terminam. A jovem resolvem quebrar o toque de recolher para investigar se sua teoria está correta.
Em paralelo, o professor Daniel e seu cão guia dão uma volta pela esquina deserta e a inquietação do animal faz com que o docente pressinta que há alguém por perto. Do nada, o cachorro crava os dentes no pescoço de Daniel e simplesmente o devora até a morte.
O ocorrido roda pela escola no dia seguinte fazendo as alunas levantarem rumores de que o local é amaldiçoado.
Suzy conversa com madame Blanc sobre Pat e as palavras desconexas que ela proferiu antes de ir embora, porém a diretora faz pouco caso. Resta então á jovem confidenciar com Sara sobre o que ela viu e ouviu na noite em que chegou enquanto elas nadam.
Sara diz ter contado á um tal de Frank Mandell sobre umas anotações deixadas por Pat e reforça que o rapaz que é médico virá ao pais em breve para uma conferência.
As tais anotações desaparecem na mesma noite e Sara percebe indo acordar Suzy para adverti-la mas a amiga parece estar dopada. Do nada, as luzes do dormitório ficam verdes e Sara vê algo que a assusta junto a uma porta que a faz correr de pânico.
Repentinamente, uma entidade misturada à escuridão ataca Sara que se esconde em um quarto próximo. A entidade serra a tranca da porta fazendo Sara empilhar malas para alcançar uma janela minúscula que dá num cômodo abandonado cujo assoalho está forrado de arame. Sara acaba presa ao rolo extenso de arame e se fura toda. A entidade misteriosa aparece frente a Sara a fazendo gritar e a degola finalmente.
O desaparecimento de Sara se espalha e Tanner justifica à Suzy que a jovem foi embora da escola sem dar satisfações.
Suzy telefona para Frank Mandell para saber se ele sabe do paradeiro de Sara e marca um encontro com ele no centro de convenções. No local, Frank diz à Suzy que notificou ao pai de Sara sobre seu desaparecimento e revela que ele é psiquiatra da jovem há anos.
Frank menciona que a escola de balé foi fundada por uma mulher de procedência grega chamada Helena Marcos que era tida como uma bruxa. A tal madame Marcos morreu há vários anos num misterioso incêndio. O médico deixa Suzy conversando com seu colega, o doutor Milius sobre ocultismo e este diz ter conhecido a madame Marcos que carregava a alcunha de rainha negra.
Na volta à escola, Suzy descobre que geral foi ver um conserto de balé no teatro Bolshoi. Ela tenta telefonar para Frank mas no meio de uma escuridão repentina a linha cai.
Do nada, Suzy é atacada por um morcego mas consegue abate-lo jogando um lençol sobre ele e amassando-o com uma cadeira. Posteriormente, ela encontra as anotações de Sara sobre os passos que ela ouviu no andar superior e sua suposta localização e tenta segui-los prevendo onde eles vão terminar.
Depois de seguir as anotações, Suzy chega a uma sala sem saída e ao ver uma pintura com três lírios coloridos, ela se lembra das palavras que Pat sussurrou antes de fugir e se dá conta de que um dos lírios é uma alavanca que ela aciona abrindo uma passagem secreta.
Ao prosseguir através de um corredor com luzes douradas, Suzy chega onde estão Miss Tanner, a madame Blanc e o menino Albert. A jovem ouve a diretora praguejar que Suzy precisa morrer e pede que a madame Marcos lhe dê o poder bebendo de um cálice.
Saindo de lá às pressas, Suzy para em um quarto onde ela ouve gemidos atrás de uma cortina cuja entidade desperta dizendo ter previsto a chegada da bailarina. Suzy puxa a cortina e descobre que a entidade é invisível, ou seja, é uma fantasma, a fantasma da madame Marcos que diz à jovem que ela encontrará a morte.
Do nada, o cadáver morto-vivo de Sara aparece gargalhando sem os olhos e com uma faca na mão.
De posse de uma agulha de tricô, Suzy se esgueira até a cortina onde está a madame Marcos e a perfura fazendo Sara que era uma ilusão desaparecer. A fantasma da madame Marcos se personifica numa bruxa acaba com pele petrificada. Ao ser abatida, a bruxa provoca uma ventania que suga Blanc e Tanner enquanto Suzy foge da escola que começa a desabar.
Suzy corre no meio de um toró enquanto a escola é tomada pelas chamas por dentro...
Sem dúvida alguma, Suspiria é uma obra de arte em forma de filme com sua estética rica em cores vivas sempre destacando um momento ou um local em particular.
A cenografia da escola e de toda a cidade é belíssima tal qual uma cidade italiana tradicional e só agrega à obra.
Suspiria é tão influente e ão inesquecível que em 2018 ganhou um remake de quase três horas de duração que nem de longe conseguiu arrancar os mesmos elogios do filme original, muito pelo contrário, a crítica simplesmente a massacrou sem dó.
Já a sequencia do clássico veio logo em 1980 em A mansão do inferno, ou somente Inferno no título original e como mencionado lá em cima a trilogia das Mães só veio a se encerrar em 2007 e esta ao contrário do clássico oitentista eu ainda não vi então não posso opinar.
No mais, o filme é um clássico cult obrigatório cheio de cores e alma com uma atmosfera tensa e cheia de violência gráfica tal qual um bom giallo de Argento, porém os efeitos práticos já estão dando sinal de desgaste, mas ainda sim é muito recomendado dar uma chance, não tem como se arrepender.
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