Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Five nights at Freddy's - Pesadelo sem Fim / Five nights at Freddy's (2023)

 

Eu enrolei, tentei me esquivar mas não adianta. Com a confirmação da sequência de Five nights at Freddy's (que por aqui ganhou o sub título genérico de "Pesadelo sem fim") eu precisava mesmo trazer a resenha do primeiro, o de 2023 que foi uma decepção.

Baseado numa série de jogos de vídeo game de terror, FNAF como também é conhecido tenta trazer para as telonas uma história de traumas e mistérios acerca de um rapaz órfão que detém a guarda da irmã mais nova com muito esforço e ainda carrega um passado trágico envolvendo o desaparecimento do irmão do meio quando ele era criança.

Para manter a guarda da irmã, o protagonista se vê obrigado a aceitar um trabalho de vigia noturno de uma pizzaria abandonada até descobrir que o local não é o que aparenta e esconde um segredo obscuro ligado ao seu passado.

Tudo começa com o segurança da pizzaria Freddy Fazbear em pânico com algo que o stalkeia e ele força a tela do duto de ventilação dando início a uma fuga frenética até chegar na porta de acesso à saída que por infortúnio está trancada.

Inesperadamente, ele é abduzido por alguém misterioso que o prende á uma cadeira numa sala misteriosa de frente para um mecanismo que aparenta ser uma fantasia de mascote robô que pretende aprisiona-lo em seu interior.

Depois da intro, conhecemos Mike Schmidt, irmão mais velho da menina Abby que vive rigidamente sobre a dependência de remédios tarja preta e se prepara para mais um dia, indo até uma sorveteria para se refrescar.

Lá, enquanto espera atendimento, Mike observa um menino sendo levado à força por um homem para fora do estabelecimento o que faz com que um gatilho seja disparado e o rapaz movido pelo senso de justiça persegue o possível sequestrador o alcançando junto à praça de alimentação onde Mike surra o malfeitor que na verdade era o pai do menino que fazia má criação, tudo mal interpretado.

Mike acaba indo parar nas mãos de seu orientador o doutor Steve Flagan e fica claro que o rapaz tem um histórico com relação à sequestro que o tornou traumatizado e neurótico. 

Steve passa panos finos oferecendo ao paciente um emprego como segurança noturno, o que Mike recusa por conta do horário, visto que ele é o tutor de sua irmã caçula e precisa tomar conta dela.

De volta à casa, Mike é recebido por sua namorada Max que toma conta esporadicamente de Abby e sonha com a formalização da relação.

Mike tenta chamar Abby para jantar, mas sua relação com ela está tão desgastada pela indiferença que a menina tem um amigo imaginário que acha o irmão dela um idiota.

Depois de mais um dia fracassado, Mike dorme relaxado ouvindo sons da natureza e tem um sonho do passado onde ele, seus pais e eu irmão mais novo chamado Garret estão fazendo piquenique em um parque.

De repente, os pais deixam Mike tomando conta do irmão até que uma pessoa misteriosa rapta o pequeno o levando de carro para todo o sempre.

Na manhã seguinte, Mike passa por uma audiência de custódia com sua tia Jane que o considera inapto emocionalmente para tomar conta de Abby e está reclamando a tutela dela e para isso ela alega absurdos e ainda usa o episódio de agressão recente como álibi para incriminar o sobrinho.

Nada disposto a perder a única irmã que tem, Mike liga para Steve aceitando a vaga de segurança e o orientador diz que o local onde o paciente irá trabalhar é a abandonada pizzaria Freddy Fazbear's que nos anos 190 fazia muito sucesso com as crianças mas que uma tragédia acabou com os negócios e hoje o estabelecimento é um criadouro de mendigos e nóias. 

Mike começa na mesma noite a trabalhar no monitoramento de câmeras do sistema de segurança e aproveita para ver a fita de treinamento do estabelecimento que revela que o local tinha mascotes animatrônicos e jogos de fliperama até que no meio da execução a fita tem uma estranha interferência.

Depois disso, Mike faz uma ronda para conhecer a pizzaria e acaba ouvindo um barulho suspeito vindo do depósito de bonecos animatrônicos e os descobre muito bem guardados.

Algumas horas se passam e Mike dorme tendo o mesmo pesadelo do passado, mas desta vez, depois que ele se vê sozinho sem o irmão, o menino agora em seu formato adulto, Mike é cercado por crianças estranhas que não responde aos seus questionamentos e corre dispersando por diversas direções.

Mike corre atrás de um menino loirinho mas acaba tropeçando, caindo de cabeça e acordando na vida real assustado.

De manhã, Mike volta para casa e dá uma olhada em Abby e Max que ficou de babá.

Horas depois, a tia Jane, seu advogado Doug, Max e um rapaz chamado Hank se mancomunam para bolar um plano para sujar Mike definitivamente perante o juizado de menores e assim a velha possa conseguir a guarda de Abby.

Perto do anoitecer, Mike tem uma discussão com Abby que quer ir trabalhar com o irmão, o que lhe é negado pelo horário.

Mais tarde, já na pizzaria, Mike dorme e sonha novamente com seu passado, volta a perseguir as crianças misteriosas mas desta vez é atacado sofrendo cortes pelo braço. Quando acorda, percebe que os alto-falantes ligaram sozinhos com som alto e depois a luz se apaga, mas Mike restabelece o disjuntor.

O barulho interno atrai a policial Vanessa Shelly que entra na pizzaria e ao perceber que o braço de Mike está ferido no mesmo lugar onde as crianças do sonho o cortaram ela se auto convida para cuidar do ferimento do rapaz.

Vanessa diz que os seguranças anteriores à Mike acabaram desistindo do trabalho e menciona um caso de desaparecimento de crianças décadas atrás.

A policial acaba acionando os bonecos animatrônicos, a música e os jogos eletrônicos do estabelecimento, porém a diversão acaba cedo demais por conta de uma pane em um dos bonecos.

Depois disso, Mike pergunta sobre as crianças desaparecidas e Vanessa revela que elas foram a causa do fechamento do Freddy Fazbears.

Mike fecha a pizzaria ao amanhecer e em pouco tempo, Hank e seus capangas Jeff e Carl invadem o estabelecimento iniciando um saque seguido de vandalismo.

Jeff invade a cozinha e descobre os animatrônicos vivos eu os atacam fazendo com que Carl que viu tudo acabe correndo de medo até se esconder na dispensa sendo morto por um dos bonecos.

Por fim, Hank descobre um dos bonecos e corre até a sala de monitoramento onde é cercado por outros bonecos. Um dos bonecos tenta entrar pelo duto, mas Hank segura a grade de acesso até que tudo se acalma.

Hank deixa a sala e é flagrado por outro boneco no fim do corredor que o mata.

Do lado de fora, Max cansada de esperar por Hank e os outros, invade a pizzaria e encontra o boneco Freddy Bear imóvel. Ela se aproxima para observar a boca dele e tem sua cabeça abocanhada e esmagada.

Em casa, Mike tenta se aproximar de Abby que numa travessura descobre os documentos do processo de custódia e deduz que o irmão desistiu dela.

Nisso, chega Vanessa dizendo que o Freddy Fazbear's foi invadido e culpa a irresponsabilidade do rapaz mostrando um frasco de remédio pesado que ela encontrou.

A dupla sai para caminhar e Mike conta para a policial sobre o rapto de seu irmão e dos pesadelos misteriosos com as crianças desaparecidas.

Mais tarde, Mike liga para Max para pedir que ela tome conta de Abby mas como obviamente não obtém retorno, ele acaba levando a menina consigo até o trabalho improvisando uma cama para ela descansar enquanto ele faz CLT.

Depois de por a menina para dormir, Mike arruma a zona que os capangas da tia Jane fizeram e ao final relaxa ouvindo sons da natureza para dormir.

Um tempo se passa, e Abby acaba acordando ao ouvir um sussurro a chamando e ao segui-lo encontra Freddy.

Mike por sua vez, sonha novamente e chega até o menino loirinho que ele perseguira da primeira vez e pede para ele que o ajude a se lembrar do homem que levou Garret e em troca ele dará às crianças o que elas quiserem.

Ele acaba acordando com os gritos de Abby e ao segui-la a encontra brincando com Freddy e os bonecos que ela apresenta: Foxxy, Bonnie e Chica que ela diz serem amigos e que estavam fazendo cócegas nela.

Inocentemente, a menina dá para Freddy um desenho feito à mão para ele juntar ao mural da pizzaria junto aos desenhos das outras crianças e depois se despede dele e dos outros sem que nada suspeito aconteça.

Horas depois, Mike volta para casa com Abby e percebe na escrivaninha da menina desenhos retratando as crianças desaparecidas, o que significa que ela também tem sonhos suspeitos mesmo nunca tendo estado no parque. 

Quando Abby acorda, Mike fala com ela sobre os bonecos e ela diz que eles são fantasmas de crianças mostrando logo em seguida um desenho de Garret sendo levado de carro pelo sequestrador.

Abby confirma que foi o menino dos sonhos de Mike que ela também pode ver, que contou sobre Garret e menciona um outro mascote esquecido da Freddy Fazbear's que é um coelho amarelo e que este fala com ela nos sonhos e que ele sabe algo a respeito do sequestrador.

Anoitece e os irmãos vão para a pizzaria onde encontram Vanessa e a turma de Freddy.

Sem nada melhor para fazer, Abby organiza a montagem de um forte usando mesas e cadeiras e todos se entretém na mão de obra.

Um tempo depois, Mike leva Vanessa até o depósito de produtos de limpeza para dizer que talvez Freddy saiba para onde Garret foi levado e a policial o aconselha a parar de investigar.

Ao voltar para arcade da pizzaria, a dupla presencia Freddy e sua turma se preparando para um número musical e quando Abby toca na guitarra de um deles acaba levando um choque que provoca um estouro que a joga para longe deixando-a inconsciente. 

Mike leva a irmã embora no meio do expediente e Vanessa ameaça atirar nele se trouxer Abby para o trabalho de novo.

Na manhã seguinte, Mike faz uma ligação para a tia Jane e a recebe horas depois para que tome conta de Abby enquanto ele trabalha, mas a menina entende que ela foi entregue de bandeja para a tia megera e se tranca em seu quarto.

Antes de anoitecer, Mike vai à pizzaria movido à muito remédio para dormir e se transporta para o sonho bem no início do piquenique, porém desta vez há algo diferente, toda a família de Mike está lá e nada ruim aconteceu.

O loirinho do sonho aparece e diz que ele e seus amigos voltaram no tempo para evitar o sequestro de Garret e que agora em troca como combinado eles querem Abby!

Mike hesita por um minuto, mas Abby o deixa balançado fazendo com que Garret e os pais desapareçam e as crianças começam a ferir o rapaz o cortando.

Ao acordar, Mike se vê preso a mesma cadeira que o segurança anterior prestes a ser aprisionado em um dos bonecos mas se livra, foge depois de encontrar os corpos de Max e os capangas, porém é alcançado.

Enquanto isso, Freddy aparece na casa de Mike para Abby e descobrimos a figura do loirinho dos sonhos dentro dele, o que significa que espírito dele habita o boneco e este diz ter posto a tia Jane para dormir. Depois, o boneco faz Abby tomar um táxi de volta para a pizzaria.

Mike acorda em um depósito cuidado por Vanessa e a obriga a contar a verdade sobre os bonecos possuídos pelas crianças desaparecidas. Ele diz que elas querem Abby que neste momento chega ao Freddy Fazbear's.

Vanessa conta que anos atrás, a polícia seguiu uma pista acerca do sequestro que os levou até a pizzaria. Eles reviraram tudo mas não encontraram nenhum corpo e com o tempo o caso foi encerrado por falta de pistas.

Ela ainda revela que não são apenas os espíritos que estão no interior dos bonecos, mas seus corpos e que o sequestrador é o misterioso coelho amarelo e também... seu pai!

Mike reconhece um avião de brinquedo de Vanessa em uma foto dela criança como sendo o mesmo que ele vê sempre em seu sonho o que significa que a policial estava no parque no dia fatídico.

Arrependida e disposta a ajudar, Vanessa diz que a eletricidade pode desativar Freddy e os outros definitivamente e instrui o rapaz a entrar na pizzaria por um duto e ele o faz chegando no arcade onde está tendo uma festa.

Enquanto isso, Abby é levada por Chica até um depósito onde ela tenta aprisionar a menina no corpo mecatrônico de uma boneca.

Mike despeja água sobre o palco e depois provoca um corto com um taser eletrocutando Freddy e Bonnie. Logo depois, ele encontra Abby e a salva de Chica iniciando uma fuga que os leva até um boneco menor que agarra Mike. Ele pede para Abby que corra se desfazendo do inimigo logo depois.

Abby se esconde de Foxxy no arcade e entra na piscina de bolinhas sem ser vista.

Mike chega logo depois e fica frente a frente com o coelho amarelo tentando eletrocuta-lo com o taser, mas desta vez sem sucesso restando o bom e velho corpo a corpo.

Vanessa aparece de surpresa destruindo Foxxy e resgatando Abby.

Enquanto isso, o coelho revela ter matado Garret e as outras crianças e reativa Freddy e os outros.

Vanessa chega até o coelho amarelo o ameaçando e este se revela como o doutor Steve Raglan que na verdade se chama Willian Afton e é o pai de Vanessa dando inicio a outra luta entre ele e Mike que culmina com Vanessa sendo esfaqueada.

Abby por sua vez, coloca um desenho novo no mural que é uma representação das crianças causando um apagão. O desenho se revela o momento em que o coelho amarelo matou as crianças desaparecidas o que faz com que os bonecos recobrem a memória original de suas infâncias interrompidas descobrindo terem sido usadas por Afton.

Os bonecos cercam Afton dando brecha para Mike fugir com Abby e Vanessa.

O mecanismo da fantasia de Afton se prende à sua coluna o tirando de ação.

A pizzaria começa a ruir enquanto Freddy e os outros arrastam Afton para a destruição.

Tempos depois, Abby começa a frequentar uma creche onde faz vários amigos e sua relação com Mike se intensifica.

Depois de buscar Abby, Mike vai até o hospital visitar Vanessa que está em coma desejando que ela fique bem logo.

De volta em casa, Abby diz que seus amigos bonecos estão sozinhos e que gostaria de ir vê-los. Mike diz que tudo pode acontecer.

Enquanto isso, no que sobrou da pizzaria, Afton é mantido prisioneiro pelo menino fantasma prometendo voltar...

Numa breve cena pós créditos, o taxista que levou Abby e Freddy para a pizzaria tem seu sono interrompido por um dos bonecos que o faz gritar...

Eu não vou mentir e nem me alongar. O filme é justamente o que a critica menos especializada enfatizou no ano de lançamento: uma verdadeira encheção de linguiça, uma história longa com uma subtrama genérica que do jogo original só leva o nome.

Mesmo com rostos conhecidos como Matthew Lillard (Raglan / Afton), o eterno Stu Macher de Pânico e o impagável Salsicha dos primeiros live action de Scooby Doo e Josh Hutcherson (Mike) de Zathura: Uma aventura no espaço, Fonte para Terabithia, ABC do amor e muitos outros, não foi o suficiente para tornar a produção mais atrativa, aliás ambos os personagens são irritantes e o Mike em questão é deveras inexpressível e o pior, é que o maldito está conformado para a sequência de Five nights at Freddy's prevista para este ano.

No quesito bilheteria, o filme arrecadou incríveis duzentos e noventa e três milhões de dólares comparado com os vinte milhões injetados no orçamento; tá aí o motivo da sequencia, dim dim. 

A única coisa que se pode dizer que o filme acerta é na trilha sonora que em sua maioria são clássicos dos anos 1980 como "Talking in your sleep" da banda The romantics, um belo banho de nostalgia para quem viveu a época

No mais, o filme enrolou com uma trama supostamente sobrenatural e acabou sendo algo mais pé no chão com uma motivação maligna deveras sem pé nem cabeça que não convenceu nem se quer uma criança de seis anos. Mas vamos lá, que a sequência pelo menos tente ser um pouco melhor.    


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário