Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Não, não Olhe / Nope (2022)

 

Depois de emplacar um sucesso atrás do outro com Corra! e Nós, Jordan Peele não descansa (embora devesse) e resolve arriscar em mais um filme que desta vez mescla terror com ficção científica e pitadas generosas de comédia.

Esta mistureba foi só a ponta do iceberg para o primeiro fracasso da carreira do diretor e narra as desventuras de um casal de irmãos que herda o rancho de cavalos do pai e são vítimas de uma invasão alienígena.

Basicamente é isso durante mais de duas horas de filme, então vamos ser breves...

O filme abre com uma passagem do livro de Naun e depois vemos um chipanzé adestrado coberto de sangue andando sobre o palco de um talk show onde geral está morto.

A cena corta e somos levados a um rancho de cria de cavalos onde vive e trabalha O.J Haywood e seu pai Otis com o resto da família. O tempo está silencioso e repentinamente, começa a chover coisas do céu como moedas e uma dessas atinge Otis em cheio que cai do cavalo que montava tendo que ser levado às pressas para o hospital.

Depois da intro, o filme finalmente começa em um estúdio de tevê onde O.J conduzirá um de seus cavalos treinados em uma entrevista no programa de Bonnie Clayton.

O.J é totalmente tímido diante das câmeras ao contrário de sua irmã Emerald que o ajuda com o trabalho desde que o pai sofreu aquele acidente e esta chega atrasada.

Durante o início de um ensaio, o cavalo de O.J se agita com um refletor e quase acerta um membro do staff com um coice.

Um tempo depois, O.J e Emerald levam o cavalo para um parque temático de velho oeste onde eles tem seus serviços contratados por um ex-astro mirim de uma série de tevê chamado Ricky "Jupe" Park que quer comprar alguns cavalos.

Mais interessada na carreira de Ricky, Emerald é levada até um mini museu do programa onde Ricky diz que seu programa chamado "A casa de Gordy" declinou quando durante uma gravação, um dos chipanzés que fazia parte da série se descontrolou e causou várias mortes do set (a cena de abertura do filme).

Depois de um longo dia de trabalho, os irmãos Haywood se lembram do duro que seu finado pai (sim, ele morreu) deu emprestando seus cavalos para a gravação de filmes e programas de televisão. Os dois percebem que um dos cavalos batizado de Fantasma está solto na arena e este repentinamente dispara para fora da propriedade.

Quando sai para averiguar, O.J vê um carro de som ao longe e em questão de instantes a eletricidade oscila. De volta para dentro de casa, O.J checa as imagens das câmeras de vigilância mas não capta nada fora do normal.

De volta ao lado de fora, O.J conta para Emerald que o que matou o pai foi um acidente de avião questionável de onde caíram coisas.

No dia seguinte, os irmãos vão até uma loja de departamento para comprar novas câmeras e recebem o suporte do caixa e instalador Angel Torres com o equipamento.

Horas depois, enquanto faz a instalação, Angel fala sobre sua crença em extraterrestres e seu temor que a raça humana seja escravizada como consequência de uma invasão e o domínio alienígena sobre a Terra.

Neste momento, chega Ricky que faz um breve convite para um show ao vivo em seu parque temático.

Chegando a noite, O.J e Emerald acampam do lado de fora da fazenda em um trailer para vigiar a arena.

Ao verificar o estábulo, O.J ouve um ruído estranho vindo de bem próximo e usa seu celular para filmar quem se aproximava, mas no final eram apenas crianças de trollagem.

Enquanto isso na loja de departamento, Angel e sua colega Nessie fazem um turno solitário. Angel liga para Emerald para dizer que uma de suas câmeras de vigilância apagou e um animal bloqueia a imagem de uma outra câmera.

O.J faz uma ronda no breu da arena e Emerald avista algo estranho em uma nuvem gritando para o irmão correr.

Neste momento, a energia cai e Emerald sobe no telhado para ampliar seu campo de visão até que algo circular é visto voando no céu. Assustada, Emerald vai até O.J e pede para que eles vão embora, mas o jovem reluta em ficar.

Na manhã seguinte, Emerald liga para Antler's Host, um famoso cineasta para pedir ajuda para captar um provável OVNI, mas ele se recusa.

Angel chega um tempo depois para fazer a analise de uma misteriosa nuvem onde os Ovnis podem estar camuflados.

Na cena seguinte, vemos uma fração da cena fatídica de A casa de Gordy onde um dos chimpanzés ataca mortalmente o elenco. Depois, vemos através de um enquadramento no cenário onde vemos o pequeno Ricky escondido de baixo de uma mesa assistindo à retomada da carnificina.

Quando o símio para, ele visualiza Ricky no esconderijo agora mais tranquilo tentando fazer seu cumprimento exclusivo, mas o animal acaba sendo mortalmente abatido.

O Ricky do presente relembra o ocorrido com muita dor sendo conformado por sua mulher Amber.

Dias depois, O.J, Emerald e Angel seguem monitorando os Ovnis enquanto Ricky dá início à um apresentação em seu show ao vivo confirmando o avistamento de um disco voador.

Do nada, ouve-se o ruído do Ovni e sua aparição sobre as nuvens ocasionando a parada da energia elétrica.

Os espectadores são abduzidos para dentro de uma espécie de estômago do Ovni enquanto O.J caminha pelo parque deserto onde sobrou apenas seu cavalo apelidado de sortudo. O.J tenta chamar pelo animal, mas o Ovni aterrissa bem diante de seus olhos fazendo-o cair e perder os sentidos.

Com a chegada da noite, O.J volta a si assim que Angel termina de fazer o monitoramento das câmeras.

Emerald recebe uma ligação de O.J dizendo ter visto o Ovni e alega que ele na verdade é algum tipo de animal gigante que acha que está em seu território.

Neste momento, Emerald e Angel sentem a presença da criatura alienígena por perto ocasionando uma chuva de metais e sangue.

O.J se esconde dentro do carro até que um dos cavalos de madeira usados como isca cai do céu perfurando a lataria do veículo. Depois de muito pensar, O.J sai do carro e vai até a Van de Angel chamando a atenção dele e de sua irmã para que corram enquanto o Ovni se aproxima dando início a uma fuga.

A notícia da criatura do espaço se espalha pela mídia e Antlers Host toma conhecimento.

O.J diz à irmã que eles não podem ficar de braços cruzados e de manhã eles voltam  para o rancho onde Antlers os aguardam ansioso pela caçada do Ovni.

O grupo traça um plano para atrair a coisa do espaço durante os dias que se seguem para poder conseguir imagens. Com tudo certo, Angel e Antlers preparam um arsenal de câmeras especiais de cinema, espalham bonecos infláveis de posto de gasolina pela arena enquanto O.J cavalga por todo perímetro mantendo Emerald informada dentro de casa.

Um repórter chega de moto e faz perguntas à Emerald sobre o ocorrido no parque de Ricky e invade o rancho sofrendo uma queda ao entrar no campo elétrico do Ovni. O.J vai até o repórter para tentar ajudar o cara, mas com a aproximação do Ovni, o rapaz dá meia volta enquanto o ferido é abduzido.

O.J acaba ficando no capo de visão da criatura mas não a olha diretamente e segue à cavalo pela estrada de acesso à casa sendo seguido pelo Ovni que dá um rasante. Por muito pouco o rapaz não é pego se ele não entrasse no estábulo a tempo.

Antlers deixa o acampamento e vai atrás do Ovni que o traga para dentro de si.

Angel fica no campo de visão da criatura, mas se salva ao ficar enroscado em um dos bonecos infláveis.

O Ovni sobrevoa sobre a casa grande do rancho fazendo Emerald ser arremessada para o alto e depois eleva Angel mas o solta.

O.J vê Emerald passar por ele e grita para ela pegar a moto do repórter e fugir.

O Ovni muda de forma se tornando maior e distorcido enquanto Emerald tenta fazer a moto ligar.

O.J cavalga lentamente até a coisa do espaço que abre uma espécie de boca verde quadrada enquanto Emerald inicia uma fuga até o parque de Ricky. Lá, ela solta um enorme balão na forma de um cowboy e o Ovni o persegue no céu. A coisa abduz o balão e volta a sua forma oval explodindo no ar.

A eletricidade volta a fluir no parque com o pôr do sol e as imagens da coisa são obtidas ao mesmo tempo que O.J aparece são e salvo...

Agora sim, vamos aos finalmente e desta vez não tem um único ponto que me faça defender o filme, então vamos lá aos tópicos.

Primeiramente é o tempo do filme que é extenso para abordar uma trama fechada com poucos personagens que fica parada 99% do tempo. Não tem terror nenhum, apenas sustos mal coordenados, uma subtrama jogada a esmo e sem qualquer relação direta com a trama principal (eu falo da história do ataque do chimpanzé) e no fim não agrega em nada, não trás qualquer reviravolta e rapidamente é esquecida no churrasco.

O elenco apesar de contar com Daniel Kaluuya de Corra! e Keke Palmer da série True Jackson além da participação especial do veterano Keith David de Eles vivem e O enigma de outro mundo, ainda sim não foi o suficiente para criar um vínculo legal com o espectador, eu pelo menos não consegui ter um pingo de empatia por nenhum deles, aliás, a Emerald de Palmer, me irrita profundamente por ser muito forçada, por ter q ser o exato contra ponto de O.J enquanto o personagem de Kaluuya é apagado na maioria das vezes.

Os efeitos especiais são bem mé, a criatura do espaço é broxante fazendo toda a expectativa para a revelação da tal entidade acaba sendo um baita tempo perdido, não dá medo e não faz nada além de sugar pessoas para dentro de si, um total desperdício.

Uma trama vazia, enrolada, um antagonista sem graça e um elenco sem brilho; é nisso que se resume o filme, então veja por conta e risco e se você for muito fã das obras de Jordan Peele mesmo, por que de resto você não vai tirar nenhum proveito da obra, vai por mim. 

 

Trailer: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário