Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

O Exorcista do Papa / The Pope's Exorcist (2023)

 

Tirando um grande atraso que ficou desde 2023 eu finalmente vos trago a resenha deste filme que dividiu opiniões trazendo a temática de exorcismo inspirado num caso real.

Na trama, o protagonista é o padre Gabriele Amorth (1925 - 2016), proeminente em exorcismo que é incumbido pelo próprio Papa da época a investigar o possível caso de possessão de um menino numa abadia espanhola em meados dos anos 1980.

A jornada no entanto é interrompida por vários obstáculos e o embate entre a fé e a culpa do protagonista enquanto os planos da entidade demoníaca se consumam aos poucos. 

Tudo começa em 1987 num casebre humilde da Itália onde o padre Gabriele Amorth, exorcista chefe do Vaticano é incumbido de visitar um jovem que apresenta sinais de possessão.

Adentrando o quarto do possuído, ele diz ser o próprio Satanás e Amorth inicia o ritual pedindo aos pais do rapaz que sacrifiquem um porco enquanto ele faz os ritos para expurgar o coisa ruim do corpo do inocente obtendo sucesso.

Depois da intro, somos levados à Espanha onde a família Vasquez composta por Julia e seus filhos Amy e Henry pegam estrada em direção a uma velha abadia, a de San Sebastián deixada para eles de herança e que se encontram em período de restauração.

Chegando lá, Julia e os filhos são recebidos por Carlos, um amigo da família e o jovem padre Thomas Esquibel que fazem parte da equipe de restauração da construção que estava deserta há um bom tempo.

Devidamente instaladas, as crianças se dividem pela área residencial da abadia. Enquanto Amy escova os dentes em sua nova suíte, Henry explora as entranhas do porão onde estava sendo feita uma escavação até encontrar um compartimento secreto atrás de um buraco na parede onde há um estranho selo talhado na parede interna.

No dia seguinte, o padre Amorth comparece a uma assembleia de sumos sacerdotes do Vaticano que o julgam por ter feito um exorcismo sem a permissão e as devidas investigações da igreja.

Amorth é proibido de atuar em sua área por não seguir as diretrizes do Vaticano, mas o sacerdote se mantém firme em sua convicção e sua fé e menciona o caso abafado pela igreja de uma jovem chamada Rosaria do qual ele sempre foi contrário e depois de escancarar a hipocrisia dos superiores, Amorth vai embora por conta.

À noite na abadia, um dos restauradores vê o buraco na parede que Henry viu anteriormente e é atingido por um jato de chamas que sai do selo, o que o faz ser hospitalizado e as obras em San Sebastián cessarem.

O selo da parede faz Henry reagir com estranhos espasmos e ele diz que todos irão morrer arranhando seu rosto em seguida.

Julia leva o filho imediatamente para o hospital e nenhum médico consegue identificar nada de anormal clinicamente em Henry dando-lhe alta em seguida.

No mesmo dia, a abadia passa por um repentino apagão e Amy vai até o disjuntor para verificar enquanto Henry é tomado completamente por um espírito maligno e este xinga Julia e exige ver um padre.

Em paralelo, Amorth visita o Papa que o entende e o apoia em sua visão sobre o demônio, mas o aconselha a não ser orgulhoso e o designa para ir a uma certa abadia na Espanha onde um certo menino tem sinais claros de possessão.

Fretando sua velha Lambreta, Amorth pega estrada imediatamente e chega em algumas horas à San Sebastián sendo recepcionado pelo padre Esquibel que e revela fã do trabalho do colega na área do exorcismo.

Amorth faz um breve levantamento sobre o estado de Henry e o visita pessoalmente tendo um embate rápido contra a entidade que diz conhecer o religioso assim como seus pecados e seus pesadelos.

Em um flashback, vemos o jovem Amorth lutando no meio de um cenário de guerra até ser abatido com um tiro na cabeça.

Ao término do flashback, a entidade faz Henry regurgitar um passarinho vermelho fazendo Amorth recuar.

Amorth vai até Julia e pergunta se Henry sofreu algum trauma recente e ela revela que o pai do menino morreu empalado num acidente de carro e que o filho estava no banco de trás presenciando tudo e o choque o fez ficar em silêncio total até agora.

Em seu quarto, Amy ouve a batida na porta característica de Henry e o menino possuído se projeta até a irmã dizendo que todos estão no inferno. Depois, Amy recebe uma ligação da entidade que emula a voz de seu pai dizendo que ela e a família irão morrer.

Em pânico, Amy corre até a mãe para reportar o que aconteceu e Amorth que estava presente vai até a capela com Esquibel para prepara-lo para ajuda-lo a ritualizar um processo de exorcismo.

Amorth prepara seus instrumentos sacros e vão até o quarto de Henry dando início ao exorcismo que é interrompido por um apagão.

A entidade projeta a figura da jovem Rosaria que agora sabemos que fez parte diretamente do passado de Amorth e que ela morreu em suas mãos o deixando traumatizado desde então. A imagem da jovem brinca com a mente de Amorth dizendo estar no inferno, mas o padre se mantém firme.

Depois, a entidade tortura Esquibel se transformando na jovem nua tentando-o, mas o jovem padre a esgana. A entidade diz que o padre mordeu a isca e com isso o exorcismo é interrompido.

A sós com Amorth, Esquibel se confessa e revela ter caído em tentação há vários anos consumando uma relação carnal com uma bela jovem chamada Adela que está sempre em sua mente o fazendo carregar a culpa. Depois, ele pergunta ao padre quem é Rosaria e Amorth revela que ela é parte de um passado cujo remorso o persegue e que o demônio a está usando para enfraquece-lo.

Se lembrando de que a entidade disse que o padre mordeu a isca, Amorth vai até a área externa da abadia onde encontra um poço cuja tampa tem um selo. Usando uma corda e sua Lambreta como força motriz, Amorth remove a tampa do poço enquanto Esquibel se fortalece rezando.

Esquibel ouve um ruído vindo do quarto de Henry e vai até o cômodo averiguar enquanto que de seu quarto, Amy ouve novamente a batida de seu irmão na porta. Esquibel se aproxima de Henry que aparentemente dorme, mas a entidade se vira e morde uma das orelhas do jovem padre e diz que ninguém sairá vivo.

Do outro lado, uma força demoníaca puxa Amy de sua cama a fazendo correr e se esconder dentro do armário onde as batidas continuam.

Em seu quarto, Julia acorda de seu sono sentindo um par de braços a puxando para dentro do colchão.

Do lado de fora, Amorth encontra vários crânios no fundo do poço e ao jogar um pedaço de papel sobre a água, a estrutura provoca uma pequena explosão.

Amorth volta correndo para dentro da abadia onde encontra Esquibel ferido e pergunta o que houve e ao ouvir os gritos de Julia vai até seu quarto a salvando de ser absorvida. Depois, ele vai até o quarto de Amy, arromba a porta do armário a tirando de lá e abençoa seu quarto afastando o mal.

Com tudo calmo, os padres levam as Vasquez para a capela onde elas dormem e se perguntam qual o real propósito da entidade maligna.

Amorth leva Esquibel até o poço e mostra o selo no fundo que é igual ao da tampa e o jovem padre diz que aquele é o legítimo selo da inquisição espanhola. Depois, eles voltam ao interior da abadia e arrombam a parede onde tem o com partimento com o selo do Vaticano sendo vigiados pela entidade.

Ao adentrar ao local, Amorth descobre que aquele compartimento é uma catacumba onde há vários restos mortais contando com o de um prisioneiro numa gaiola suspensa e o anel de proteção da igreja em seu dedo o identifica como um cardeal lendário.

Amorth descobre que há uma sala seguindo a da câmara mortuária e encontra a chave dentro do estômago do prisioneiro.

Enquanto isso no Vaticano, o Papa tem um enfarto ao ler uma escritura antiga sobre o passado da abadia de San Sebastián que fala sobre a existência de uma entidade demoníaca muito poderosa que resistiu a várias tentativas de exorcismo tendo sido necessário notoriamente sela-la.

Na capela, Julia acorda e dá por falta de Amy enquanto Amorth e Esquibel adentram a sala seguinte a câmara mortuária.

O Papa pede aos sumos sacerdotes que avisem à Amorth mas antes de dizer o que, ele expele sangue pela boca.

Nas entranhas da catacumba, Amorth encontra os restos de um antigo religioso identificado por Esquibel como Frei Diorrad, um dos maiores exorcistas da história sentado em um trono segurando um cajado e um livro.

O livro em questão é o diário do religioso que revela em uma de suas passagens que a entidade conseguiu se projetar em mais de um corpo, um caso raro de múltipla possessão e que um dos possuídos foi um monge.

Uma escritura seguinte, revela que o próprio Frei Diorrad foi possuído e que ele mesmo havia recomendado a rainha da Espanha da época a realizar a inquisição.

Enquanto isso, Julia encontra Amy no quarto de Henry agora também possuída pela mesma entidade sincronizadamente.

Amorth encontra uma escritura antiga que fala sobre a legião de duzentos anjos caídos, referindo-se de uma passagem do livro do apocalipse e o padre deduz que abadia é um dos lugares abandonados por Deus segundo a história e que um demônio chamado Asmodeus pretende recrutar esses duzentos anjos da legião para trazer o apocalipse ao mundo.

Julia afasta Amy de Henry tirando ela do domínio da entidade que está mais do que claro que é Asmodeus e este a joga contra um espelho e a sufoca ao mesmo tempo que a Amy.

Amorth lê a continuação da escritura e isso faz com que os vitrais da capela estourem e o Papa tenha uma parada cardíaca. A leitura da escritura contém Asmodeus temporariamente dando tempo de Julia sedar seu filho fazendo a entidade adormecer.

Com tudo calmo, Esquibel deduz que a entidade queria Amorth o tempo todo por que ela se alimenta de exorcistas.

Amorth aproveita para se confessar e revela seu passado: em 1942 durante a guerra, o jovem Amorth serviu ao exercito e sobreviveu milagrosamente depois de levar um tiro na cabeça e isso o fez entender que Deus o poupou por ter um proposito para ele.

Depois, Amorh revela seu maior remorso, a história de Rosaria que era uma jovem que aparentava estar possuída e a mesma deu a entender isso quando no primeiro encontro o padre a ouviu proferir que ela havia transado com o diabo. Acreditando eu ela não tinha qualquer traço de possessão, ele a deixou aos cuidados dos médicos a classificando como possuidora de transtornos mentais.

Na saída da enorme residência Rosaria, Amorh viu a jovem no alto do telhado lamentando-se pelo fato do padre não tê-la salvo como era suposto que ele fizesse e com isso ela se jogou para a morte.

Só depois de finalizar o caso de Rosaria que Amorth descobriu que na verdade, Rosaria estava num estado mental deplorável por que ela havia sido vítima de abusos sexuais e que tais abusos foram abafados pela igreja para evitar escândalos; por isso, pelo seu julgamento errado sobre a jovem, Amorth se sente culpado por sua morte, pois não acreditou em si mesmo e nas palavras da jovem sobre ter transado com o diabo.

Esquibel absolve Amorth de seus pecados e os dois se preparam para dar início a uma nova sessão de exorcismo agora sabendo quem é a entidade que aflige Henry e recrutam Julia e Amy para que ajudem com suas orações.

O quarteto vai até o quarto de Henry que está amarrado à cama pelos pulsos e canelas e Amorth pede que as Vasquez façam sua parte enquanto ele começa os ritos.

A entidade volta a usar a imagem de Rosaria para torturar Amorth mas ele se mantém mentalmente firme e então uma ventania é provocada até que tudo se acalma.

Henry consegue voltar à consciência e pede por socorro enquanto Amorth pede ao menino que seja forte e lute mas o menino desmaia deixando uma mensagem de sangue em sua barriga escrito "não está aqui".

A entidade toma o corpo de Amy que caminha de quatro entre a parede e o teto do quarto voltando para o chão e ordenando que Amorth se entregue para ele.

Amy espanca Julia em uma banheira Henry sufoca Amorth e Esquibel. A entidade ordena novamente que Amorth e entregue e ele o faz se deixando ser possuído mas neste momento, o Papa sai do coma e grita para que o padre não se entregue.

Com Henry completamente liberto, Amorth ainda consciente pede para Esquibel tirar dele a cruz que carrega em sua mão e isso dá tempo para Julia pegar as crianças e fugir.

Amorth é tomado lentamente enquanto Esquibel corre com os Vasquez até o carro pedindo para que a família fuja.

Enquanto isso, Amorth luta contra a entidade tentando se matar enforcado, mas Asmodeus o impede o fazendo cair sobre um assoalho onde tem o selo do Vaticano cravado e depois corre até as catacumbas onde emerge uma imagem de nossa senhora que se converte em Rosaria que faz o sacerdote correr.

Do outro lado, Esquibel volta para dentro da abadia e corre pelo subterrâneo chegando à catacumba onde encontra Amorth totalmente possuído sentado no trono do Frei Diorrad. O jovem padre tenta fazer o amigo reagir através de sua fé e consegue alcança-lo.

Com suas poucas forças restantes, Amorth orienta Esquibel a conduzir um exorcismo conseguindo neutralizar a entidade momentaneamente até que esta se projeta como Rosaria e Adela para torturar os padres.

Adela joga Esquibel contra o poço e tenta afoga-lo, mas o jovem padre usa uma medalha abençoada para repelir a mulher e joga a cruz de Amorth para ele fazer o mesmo com a sua projeção.

A projeção de Rosaria é jogada contra o poço em chamas e a entidade é tragada para os quintos dos infernos.

Aliviados, os sacerdotes trocam agradecimentos e compartilham uma bebidinha para brindar ao triunfo da vida.

Na manhã seguinte, Amorth volta para o Vaticano com Esquibel e o apresenta ao Papa que agradece à ambos pelo bom trabalho realizado.

O Papa deixa a dupla aos cuidados do bispo africano Lemumba que reporta que a abadia de San Sebastián ficou sob a proteção da igreja e que os Vasquez estão são e salvos livres de Asmodeus para sempre.

Um novo caso de uma possível possessão é deixado nas mãos de Amorth e Esquibel que aceitam sem pestanejar...

Não vou mentir, o filme é bem mé trocando em poucas palavras e eu vou dissertar sobre.

O filme é bem genérico e não mostra nada de novo sobre o assunto do exorcismo, aliás eu achei boa parte da trama parecido com A maldição da Chorona que veio há poucos anos antes no quesito execução, basicamente são tramas gêmeas mudando penas o espaço, e entidade e o propósito.

Não tem susto em momento algum, o filme se valeu do psicológico naqueles momentos precisos onde a entidade se projeta na figura de belas jovens para atormentar os padres, mas real não dá medo algum.

Os poucos momentos bizarros que o filme apresenta são os da possessão de Henry e muito se deve pela excelente atuação do jovem Peter DeSouza-Feighoney que entre seus poucos trabalhos tem como mais conhecido Peter Pan - Pesadelo na Terra do nunca também deste ano, e claro ao trabalho da equipe de maquiagem e edição de som que deixou a voz da entidade minimamente aceitável.

Russell Crowe, o astro de filmes como Gladiador e Uma mente brilhante está simplesmente canastrão no papel do padre Amorth, personagem que existiu na vida real assim como Esquibel e trouce uma certa carga cômica em momentos bem pontuais dando leveza no decorrer da história.

Mesmo com a baixa adesão do filme, uma sequencia já foi confirmada trazendo Crowe novamente no papel do sacerdote mais cabreira e é só isso que se tem de notícia até o momento e eu espero que O exorcista do Papa 2 seja melhor que o primeiro e traga alguma história ainda mais tensa da vida do sacerdote que viveu até 2016.


Trailer:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário