Duramente escanteado por outras obras do subgênero slasher, Matadouro tem quase tudo que é preciso para agradar à um fã do gênero e vale muito a pena ainda hoje ser assistido, principalmente se for a primeira experiência.
O filme nos apresenta a um grupo de adolescentes irresponsáveis que resolvem invadir um abatedouro de porcos aparentemente abandonado para gravar um vídeo de terror mas acabam sendo vítimas de um caipira que sobrevive produzindo bacon com parte do abate de sua criação de porcos e seu filho dono de zero intelecto mas de 99% de pura força bruta.
Encurralados, os jovens são ceifados enquanto o xerife da cidade e pai de uma das jovens envolvidas investiga um caso de desaparecimento de um casal que é amigo dos jovens incautos e agora esta promete ser a última noite de suas curtas vidas.
Tudo começa com o jovem casal Dave Thomas e Sally Jean Duncan pegando estrada para a floresta de Lakeside para poderem ter um pouco de romance ao luar, mas ao chegarem descobrem os carros de seus três casais de amigos estacionados indicando que eles tiveram a mesma ideia antes.
Ao estacionar, o casal vê ao longe uma jovem sendo atacada por um suspeito mas ao se aproximar, Dave descobre que tudo era trollagem de seu amigo Skip, sua namorada e os amigos.
Depois do susto, Dave e Sally vão para outro lugar mais tranquilo deixando os outros a mercê de um stalker misterioso.
Um dos casais formado por Kevin e Michelle vão para a ponte que corta o lago enquanto os demais resolvem seguir Dave e Sally para azucrinar o resto de sua noite.
Na zoeira, Michelle corre de Kevin e se esconde sendo encontrada rapidamente e acaba correndo ainda mais para longe chegando junto à uma caminhonete estacionada dentro de uma fazenda de criação de porcos onde o rapaz resolve encarnar com os animais até ser atacado pelo stalker da floresta que os seguiu.
Nas sombras, o stalker mata Kevin com um golpe de uma arma artesanal) feita com uma lâmina de cutelo e um cabo de vassoura) no rosto seguindo de Michelle.
A cena corta para a introdução que mostra todo o processo de abatimento de porcos seguido da lavagem / higienização das peças que terminam indo para dentro de um frigorífico.
Passada a introdução, somos apresentados à Harold Murdock, advogado e seu sócio Tom Sandford discutindo negócios.
Depois somos levados à residência do xerife Fred Borden onde Skip, amigo de Dave espera a namorada Liz que é filha do policial para eles poderem sair para mais uma aventura.
Passada a espera, o casal pega estrada no Jipe do rapaz enquanto o xerife Borden se dirige com Harold e Tom até o abatedouro Bacon e filhos cujo interior sem que ele saiba reside restos encarniçados de porcos em condições insalubres e seu cheiro forte chama a atenção dos rapazes.
O xerife bate à porte de Lester Bacon, dono da propriedade e vive / trabalha com seu filho Buddy, um homem obeso com problemas mentais e que se comunica grunhindo como os porcos.
O que Tom e os demais é um problema legal com o abatedouro de Lester que ainda funciona de forma artesanal e Harold oferece ao velho cinquenta e cinco mil dólares pela venda da propriedade além de um outro abatedouro próximo para industrializar o negócio e como as terras do velho estão hipotecados não há muito o que ele possa fazer a não ser acatar à venda e deixar o local em até trinta dias. Lester obviamente se nega a entregar seu patrimônio e hostiliza o advogado.
Enquanto isso, Skip e Liz param num posto de gasolina onde encontram o amigo Buzz que é namorado de Annie e que irá para o mesmo lugar que eles.
Na saída da fazenda, Harold e Tom debocham da pessoa de Buddy que ouve tudo escondido e é mencionado que ele é como é por conta de um parto mal realizado onde a mãe do pouco cérebro acabou perdendo a vida.
De volta à estrada, Skip e Liz são abordados por Dave que é delegado da policia por algumas infrações que o rapaz cometeu, mas acaba fazendo vista grossa pela amizade.
Na fazenda, Buddy se diverte fazendo carinho em seus únicos amigos os porcos e acaba se sentindo invadido com a aparição de um gato que ele espanta ao levantar o cutelo.
No meio do caminho, Skip e Liz param com Buzz e Annie para comer algo numa lanchonete enquanto planejam sua tarde de aventura.
De volta aos Bacon, Buddy leva o pai até o abatedouro e mostra os corpos de Kevin e Michelle pendurados em ganchos de carne. O velho se enoja à primeira vista mas ao perceber o potencial como uma máquina de matar que o filho tem e resolve que pode usa-lo para se beneficiar contra aqueles que querem passa-lo para trás.
Em paralelo, o quarteto adolescente se diverte em uma loja de presentes comprando máscaras e depois voltam para a estrada.
Lester telefona para Harold dizendo ter reconsiderado sobre a oferta de venda das terras dele e marca um encontro para eles poderem acertar os pormenores.
No meio da estrada, Dave recebe um chamado de Jane, secretária do xerife na delegacia informando que Kevin e Michelle foram oficialmente dados como desaparecidos e que Borden o aguarda para reforço no local onde eles foram vistos pela última vez.
Skip e companhia chegam finalmente ao seu destino que é um abatedouro abandonado no meio de Lakeside e eles o invadem usando as máscaras para não serem reconhecidos. Lá, eles filmam tudo e fazem a maior zoeira saindo de lá rapidamente.
A propriedade é justamente o tal abatedouro adjacente à fazenda de Lester e Buddy que está por perto os vigia.
Lester liga para Tom com a mesma desculpa esfarrapada que deu à Harold e também marca um encontro com ele.
Enquanto isso, Dave chega ao abatedouro abandonado e procura pelos jovens desaparecidos gritando por eles. A falta de retorno o faz se embrenhar no interior do local onde o jovem delegado encontra rastros de sangue pingando do alto revelando o gato morto pendurado.
Depois disso, Dave vai até a porta corrediça do depósito de congelados mas acaba tendo seu braço preso por alguém que fecha a porta por dentro e depois decepa sua mão completamente e este alguém não é outro senão Buddy que debocha de Dave exibindo sua mão ainda com a arma agarrada.
Não muito depois, Buddy leva Lester ao abatedouro para mostrar Dave que já está praticamente morto e o velho briga com o filho dizendo que aquele não é o xerife que faz parte do esquema de vingança.
Na hora marcada, Harold chega ao encontro com Lester adentrando ao abatedouro onde encontra facilmente os cadáveres de Kevin, Annie e agora também o de Dave. Lester aparece logo depois anunciando a emboscada e ordena à Buddy que se livre do advogado.
Buddy suspende Harold pela cabeça e a esmaga completamente matando-o.
Enquanto isso no lago, Skip e Liz namoram e dialogam sobre a falta de maturidade de Buzz e Kevin sobre seus respectivos relacionamentos.
Longe de lá, Buddy brinca com um passarinho morto e depois o pisoteia o esmagando.
Em paralelo, o xerife Borden vai até um bar para saber se alguém tem notícias de Dave que não compareceu ao local que lhe foi designado e acaba encontrando Sally Jean, a esposa do jovem advogado.
De volta a fazenda dos Bacon, Buddy sai de casa usando a farda toda rasgada de Dave além de seu chapéu é óculos escuros e dá a partida na viatura para leva-la de lá antes que desperte suspeitas.
Sally Jean que já está fazendo o caminho para o lago acaba cruzando com a viatura do marido e ao perceber, Buddy afz a volta e estaciona.
Ao descer de seu carro para cumprimentar o maridão, Sally Jean se aproxima do veículo e ao descobrir que aquele não é Dave, ela corre gritando e volta para o carro e tenta se proteger, mas Buddy tenta invadir batendo no vidro com o cassetete, mas sem sucesso ele acaba pegando uma grande pedra e consegue arrombar o vidro da frente.
Sally Jean consegue sair antes do pior acontecer e corre até o abatedouro abandonado tentando escalar um duto de despejo de miúdos mas é pega por Buddy que a mata degolada.
De volta ao lar, Liz faz o jantar com a ajuda de Annie e seu pai que já está de volta anuncia que Dave está desaparecido e que por isso ficará fora o procurando.
Skip chega na hora e pergunta ao sogro se já sabe algo sobre o paradeiro de Kevin e Michelle e recebe uma negativa.
Enquanto isso, Tom chega ao encontro com Lester e pergunta sobre Harold até que Buddy o encoxa por trás.
Lester liga o moedor de carne terrestre e Buddy mata Tom o descendo aos poucos fazendo dele um amontoado de miúdos ao final da tortura.
Longe dali, está ocorrendo uma festa de formatura no salão de uma estação de rádio local onde estão Skip e os outros. Do nada, a luz é cortada acabando com a festa e geral dispersa no breu.
Skip tem a brilhante ideia de ia novamente ao abatedouro abandonado e apesar de Buzz e Annie acharem uma loucura eles acabam topando e pegam estrada no meio de uma tempestade que se inicia.
Ao chegarem ao abatedouro, meninas e rapazes se separam: enquanto as meninas entram no local os rapazes vão até o chiqueiro onde Buddy os vigia.
Quem chega pouco depois é o xerife Borden que encontra o veículo dos jovens estacionado.
Ao ouvirem batidas na porta principal do abatedouro, as meninas resolvem pregar uma peça nos namorados enquanto os mesmos resolvem dar a volta pelos fundos para também surpreende-las.
Skip chega mascarado até uma janela onde Annie o vê tirando sarro, porém Buddy surge de trás dele e o mata com um golpe de cutelo à traição.
Annie corre desesperada mas Lester a cerca.
Do outro lado, Liz se cansa e procura pela amiga e os rapazes enquanto em outro canto, Buzz procura pelo amigo até ser surpreendido por Buddy que desfere um golpe cortante em sua cabeça o fazendo se contorcer até a morte.
Ao entrar no depósito de congelados, Liz encontra os corpos de Skip e dos outros pendurados por ganchos um do lado do outro e Lester aparece a fazendo correr, porém Buddy a bloqueia.
Do lado de fora, o xerife Borden pede reforço pelo rádio para Jane que revela ao superior que Tom e Harold estão desaparecidos depois de terem recebido uma ligação de Lester.
No abatedouro, Liz é deitada sobre uma plataforma de corte de carne e é segurada por Buddy pelos pulsos enquanto Lester debocha dizendo que pretende fazer uma sopa com a carne dela e rasga a ponta de seu dedo com uma faca.
O xerife finalmente adentra ao abatedouro e Lester ouve a porta principal se abrir dando brecha para Liz gritar e é ouvida pelo pai que se arma e se coloca em alerta.
Liz consegue se soltar e chuta Lester que impulsionado para trás acaba prendendo a perna num jogo de ganchos mas consegue ordenar ao filho que pegue a fugitiva.
No meio da entrada, Borden ouve os gritos da filha e a alcança desferindo um tiro em Buddy que a havia alcançado e inicia uma fuga com Liz no meio de um toró.
Lester os alcança e esfaqueia o xerife pelas costas, mas Liz pega o revólver do pai e acerta um tiro certeiro no caipira. Depois, Liz tenta tirar a faca das costas do pai, mas sem sucesso ela o arrasta até o carro sendo seguida por Lester.
Liz trava as janelas da viatura e procura pelas chaves enquanto Lester tenta quebrar a janela. A jovem encontra as chaves e dá a partida imediatamente e atropela o velho por trás amassando sua cabeça.
Aliviada, Liz pede ajuda pelo rádio, mas Buddy surge do banco de trás preparando para desferir uma facada e o filme termina com o grito da jovem e a imagem paralisada até que entram os créditos finais...
Uma verdadeira joia perdida dos anos 1987 ofuscada por clássicos slasher de mais orçamento. Poderia ter sido um dos grandes e ainda deixou gancho para uma possível continuação, mas infelizmente acabou no esquecimento.
Agora, Slaughterhouse é apenas apreciado pelos fãs mais ferrenhos do subgênero que popularizou franquias eternas como Halloween e Sexta-feira 13. É um tanto quanto questionável o escanteio que o filme levou sendo uma produção bem ok no quesito história, mas que ganha muito na violência deixando alguns longas de Jason Voorhees e Michael Myers no chinelo com tanta crueza e qualidade nos efeitos práticos.
O problema do filme é o ritmo que desacelera depois do primeiro ato enrolando por uns quarenta minutos mostrando o quão os adolescentes que se tornarão vítimas do abatedor da fazenda Bacon são retardados e isso chega a incomodar por que em pouco menos de um minuto isso já fica evidente, mas o roteirista deve ter precisado encher linguiça por falta de criatividade, caso contrario teríamos cerca de menos de uma hora de filme só com a ação e a história bem enxuta.
Felizmente a demora compensa por que depois dos primeiros quarenta minutos o sangue não para de escorrer e é uma morte mais macabra que a outra culminando naquela cena medonha dos corpos pendurados aos ganchos para carne.
Outra coisa em que o filme ganha muito é na criatividade para a escolha do assassino em série: um homem de uns vinte e tantos anos, obeso e débil mental que tem sua falta de intelecto compensada com uma enorme força bruta. A atuação e os grunhidos do saudoso Joe B. Barton, o Buddy são perfeitos, ele consegue provocar cagaço facilmente e passar a impressão de que ele é insano e altamente destrutivo.
Os jovens por outro lado são mais do mesmo, o xerife é o padrão saco de pancadas e ninguém conseguiu se destacar ou mesmo ser digno da empatia do público, muito pelo contrário, você torce o tempo todo pelo Buddy para que ele foda com a vida daqueles moleques irresponsáveis e sem conteúdo.
Aliás, uma coisa me surpreendeu neste filme é que não sexo em momento algum, nada de peitos ou bunda de fora. AS jovens do filme passam o tempo todo fazendo tolices com seus namorados tolos e o máximo que acontece é um ou dois beijos durante menos de uma hora e meia.
No mais é isso, o filme exige paciência até engrenar, não tem uma final girl forte como é esperado mas tem um antagonista emblemático que tanto capricha na matança que ainda consegue finalizar o filme com uma cena antológica e desesperadora, vai por mim, podem assistir sem medo. Ver Slaughterhouse durante uma madrugada chuvosa é a imersão perfeita para o filme conseguir provocar alguns arrepios.
Trailer:

Nenhum comentário:
Postar um comentário