Um dos maiores clássicos dos monstros da Universal sem dúvidas é adaptação da obra prima do romancista irlandês Bram Stoker: Drácula. Depois de uma adaptação não oficial alemã Nosferatu, que trouxe muito da obra original sem medo de inovar, foi a vez da Universal, agora sim com os direitos em dia fazer sua versão mais fiel possível ao conto original.
E a trama é bem simplista e praticamente com o mesmo argumento da obra de 1922: um vampiro sai de seu repouso para tentar conquistar uma jovem mulher casada e trás consigo um rastro de sangue.
Então, sejamos breves e comecemos do princípio...
Tudo começa com um grupo em uma viagem de carruagem até chegarem em um vilarejo na Transilvânia sãos e salvos como era esperado. Entre o grupo está o corretor imobiliário Renfield que tem como próxima parada o castelo de Drácula, um conde muito excêntrico que causa medo entre os camponeses e uma das camponesas dá ao jovem um crucifixo para protege-lo.
Longe de lá, no subterrâneo do castelo de Drácula está o próprio e duas belas mulheres que despertam de seus caixões assim que a noite chega e o próprio conde prepara e conduz sua carruagem para apanhar Renfield.
Depois de transportar seu hospede até a entrada do castelo, Drácula que se fez passar pelo cocheiro desaparece e se reencontra com Renfield no hall do castelo agora se apresentando como o lorde do local e assim que o jovem é acomodado, os dois tratam do assunto que trouxe o corretor até os confins da Romênia: um contrato de venda de uma propriedade na Inglaterra.
Distraído, Renfield corta o dedo com um clipe de papel e ao ver o sangue escorrer, Drácula tenta abocanha-lo sedento, porém ao ver o crucifixo que o rapaz porta, o conde se contém e recua.
Drácula deixa seu hospede a vontade em seus aposentos e o jovem vira-se para observar a varanda e acaba cercado por um enorme morcego que o faz desmaiar. O morcego se transforma em Drácula que enfim o abocanha.
Na cena seguinte, temos a viagem para Londres onde Drácula se transporta escondido em seu caixão tendo um outro com ratos e terra e Renfield agora como seu escravo controlado, escondido como clandestino enquanto a embarcação passa por uma tempestade.
Horas depois, o barco aparta no porto e as autoridades locais encontram a embarcação com o capitão e seus marinheiros mortos e Renfield saindo do depósito sendo dado como louco e internado então no sanatório Seward e tudo isso é espalhado pelos jornais do local.
Enquanto isso, Drácula perambula livremente pelas ruas de Londres e ataca uma vendedora de flores cravando suas presas vampirescas depois de hipnotiza-la.
Misturado à multidão, Drácula vai até a ópera onde ele hipnotiza uma empregada para que ela transmita uma mensagem sua ao doutor Seward, dono do sanatório e pai de Mina que o acompanha com seu marido Jonathan Harker e a melhor amiga dela Lucy Westerna. Drácula rapidamente faz amizade com o grupo fixando-se nas garotas.
Mais tarde, na residência dos Westerna, onde Mina ficou para dormir com a amiga, Drácula invade o quarto da anfitriã transfigurado num morcego e depois volta a forma humana. Ele se aproxima da cama da jovem que dorme e crava suas presas no pescoço dela.
Com isso, as vítimas de Drácula começam a se acumular e o modus operandi usado no ataque às moças chama a atenção do doutor Abraham Van Helsing, um velho amigo de Seward que se convence que todos os atentados fatais partiram do mesmo maníaco.
No sanatório, Renfield dá trabalho para os enfermeiros por se meter a comer aranhas.
Em uma junta médica, Van Helsing levanta a hipótese de que o maníaco chupador de sangue de belas jovens é um vampiro por conta das marcas de presa e a falta de sangue nas mesmas. Convencido de que Renfield sabe algo sobre o vampiro, Van Helsing tenta obriga-lo a falar o que ele sabe sobre os ataques e o ameaça com um ramo de acônito, mas o louco o repele e ameaça Seward.
Ao voltar para sua cela, Renfield recebe a visita de Drácula que do lado de fora passa uma mensagem telepática para seu servo deixando claro de que sua próxima vítima será Mina, deixando o louco em pânico.
Instantes depois, Drácula o quarto de Mina e investe uma abocanhada.
Na manhã seguinte, Mina depõe ao marido dizendo ter visto um par de olhos penetrantes a observando e uma neblina enquanto dormia, ms Jonathan e Seward acreditam que a jovem teve apenas um sonho, porém Van Helsing que lá também está encontra uma marca de presas no pescoço de Mina.
Neste mesmo instante, chega Drácula que finalmente fica cara a cara com Van Helsing e este observa através de um espelho que o conde não tem reflexo. O professor confronta o vampiro fazendo-o olhar para o espelho, mas Drácula estapeia o acessório e depois alega não gostar de espelho se retirando depois de desejar melhoras para Mina.
Com a saída de Drácula, Van Helsing revela á Seward e Jonathan que o conde é um vampiro, porém é desacreditado. Renfield ouve a conversa atrás da porta aos risos e alerta que Mina deve ir embora do sanatório, porém antes que pudesse dizer mais, Drácula transformado em morcego aparece na varanda calando seu servo.
Uma criada aparece alertando Mina está morta e fica a sós com Renfield que a faz desmaiar de medo.
Seward e os outros encontram Mina viva porém desmaiada.
Paralelamente, é relatado nos jornais um ataque de uma misteriosa mulher de branco a um grupo de crianças do vilarejo e a fofoca se espalha pelo sanatório.
Mina volta a si e alega à Van Helsing que viu a tal mulher de branco e que ela era nada menos que o fantasma de Lucy que o doutor promete fazer a alma dela descansar em paz.
Jonathan ameaça levar Mina para fora do vilarejo, mas Van Helsing insiste que o casal fique e espalha uma armadilha com uma coroa de folhas de acônito pelo quarto de Mina para protege-la de um novo ataque do Drácula.
Em outro momento, Van Helsing diz á Jonathan que a única forma de matar um vampiro é cravando-lhe uma estaca em seu peito com um pouco de terra de seu próprio caixão e nisso, chega Renfield que saiu novamente de sua cela.
Como previsto, Drácula invade o sanatório e dá de cara com Van Helsing que promete encontrar a terra de seu caixão para poder empalá-lo com uma estaca. Drácula tenta controlar o doutor com o poder de sua mente, mas Van Helsing resiste e o repele com uma cruz.
Do outro lado, a enfermeira de Mina diz á Jonathan que sua patroa saiu de seu quarto, e se recusa a sair da varanda. Jonathan encontra sua mulher totalmente recuperada.
Van Helsing, depois de se desfazer de Drácula encontra Seward e diz que Drácula fez uma transfusão de seu sangue para Mina e que em breve ela se tornará uma vampira.
Na varanda, o morcego Drácula sobrevoa os Harker e Mina diz ao marido que quer o animal, mas desconversa. Depois, ela diz que não quer mais a proteção de Van Helsing e só não ataca Jonathan por que o doutor aparece de surpresa a repelindo com uma cruz.
Em pânico, Mina confirma aos rapazes que Drácula a fez beber seu sangue.
Os empregados são postos para fazer a segurança do sanatório armados e os mesmos avistam o morcego.
Mais tarde, Drácula hipnotiza a enfermeira de Mina e esta o deixa entrar no quarto da patroa.
Do outro lado, Jonathan e Van Helsing veem Renfield fugir para uma abadia onde Drácula conduz Mina hipnotizada. O conde, esgana Renfield até a morte assim que seu servo perde sua serventia.
Tendo seguido os passos de Renfield anteriormente, os rapazes chegam ao local e arrombam a porta e encontram o caixão de Drácula e a terra que ele trouxe da Transilvânia. Van Helsing pede ao amigo que pegue a terra para ele usar com a estaca.
Van Helsing abre um segundo caixão que seria o de Mina, mas este está vazio e sem perda de tempo, com a terra e a estaca em mãos, Van Helsing se aproveita do amanhecer que é o período do sono de Drácula para meter uma estaca em seu coração matando-o.
Com isso, a maldição do sangue é quebrada e Mina está livre. Van Helsing pede ao casal que deixem a abadia para que ele termine o trabalho e assim eles o fazem...
Salta-se a vista que a obra de Van Helsing foi levemente modificada ao ser levada aos telões com Nosferatu, como por exemplo que o corretor de imóveis que vira servo do vampiro não tem ligação com o marido da donzela no original e que é ele quem vai até a Transilvânia fechar contrato com Drácula.
Fora que ao contrário do conde Orlok que era careca, alto, feio e carrancudo, Drácula é jovial, belo, eloquente e um verdadeiro dom Juan com as mulheres.
Aliás, falando no protagonista, sua figura interpretada por Bela Lugosi é simplesmente perfeita, convincente, passa um ar de lorde com sucesso ao mesmo tempo que consegue ser ameaçador.
O filme em si é muito bem dirigido, ambientado, apesar que para os dias de hoje com toda a resolução que uma película pode oferecer fica visível que alguns cenários são artificiais, como a varanda do sanatório que percebe-se ser apenas um cenário com paredes adesivadas para dar a impressão de exterioridade.
A violência gráfica está perfeita para a época e se resume à sugestão, ou seja, você sabe o que aconteceu e imagina o que aconteceu, somado aos relatos após cada ataque, então para quem não está acostumado com uma produção dos primórdios da era de ouro do cinema, sem dúvida vai passar batido, ainda que não devesse, pois a obra ainda continua sendo muito boa.
Trailer:
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