E chegamos a mais uma postagem especial de natal e eu trago um clássico mediano entre os adoradores de filmes de terror que trás uma trama bastante comum dentro do subgênero slasher.
O filme de origem britânica trás um maníaco mascarado que na semana do natal começa a assassinar homens aleatórios vestidos de Papai Noel. Enquanto os agentes da Scotland Yard investigam a identidade e a motivação para os ataques, suas habilidades são postas à prova quando a desconfiança entre eles começa a pairar.
Tudo começa com um jovem casal de amantes numa esquina mal iluminada se encontrando para um amasso no banco de trás do carro do jovem sem perceberem os dois que estão sendo stalkeados por uma pessoa misteriosa e ofegante.
Quando percebe o invasor de privacidade, o namorado é esfaqueado sem poder se defender e a namorada tenta uma fuga não conseguindo correr por muitos metros, pois o stalker a alcança e a apunha-la na barriga matando-a.
Depois da introdução, somos levados a um baile à fantasia, onde o senhor Briosky, o anfitrião, se prepara em um camarim para vestir-se de Papai Noel.
Instantes depois, os mestres de cerimônia anunciam a chegada do Papai Noel ao mesmo tempo que o stalker anterior se aloja atrás das cortinas perfurando Briosky da nunca até a boca com uma barra de ferro na frente de geral.
Os assassinatos vão parar nas mãos dos agentes da Scotland Yard, o inspetor Harris e o sargento Powell que tomam o depoimento da filha de Briosky, Kate.
Enquanto isso, o stalker encontra outra pessoa vestida de Papai Noel se aquecendo na fogueira de um latão e a surpreende a enforcando e depois esfregando sua cara no fogo matando-o incendiado.
Horas depois, o inspetor Harris volta para casa para deixar sua empregada ciente de que estará ocupado analisando o caso dos assassinatos de Papai Noel e depois disso, volta para a agência.
Paralelamente, um homem identificado como Giles que se diz jornalista da Daily News telefona para Powell afim de conseguir alguma informação sobre as investigações dos assassinatos aos Papai Noeis e insinua ao sargento que ele deveria investigar por si mesmo pois o inspetor não é confiável.
À noite, um Papai Noel bêbado perambula pelo subúrbio até ser emboscado pelo stalker que mete-lhe um cano de revólver em sua boca e de pronto puxa o gatilho estourando seus miolos.
Na manhã seguinte, Giles encontra Kate por acaso e tenta tirar alguma informação sobre o assassinato do pai da moça que o deixa a ver navios.
Novamente à noite, Kate e seu namorado Cliff Boyd que ganha a vida com trocados enquanto toca saxofone nas ruas, encontram Gerry, um velho amigo do músico que o convida a ir ao bar para tomar algo enquanto colocam os assuntos em dia.
Na sequencia, Cliff e Kate vão a um estúdio fotográfico onde Gerry está fotografando Sharon, uma modelo semi nua. Kate é convidada a tirar algumas fotos com roupa de Mamãe Noel e o traje a faz relembrar a noite traumática no baile à fantasia, o que a faz deixar o estúdio em prantos.
Na saída, Cliff e Sharon acabam ficando trancados do lado de fora do estúdio e se separam para procurar por Gerry. Sharon acaba sendo surpreendida pelo stalker que saca uma navalha e a aponta para a loura, mas foge sem lhe fazer nada.
Na manhã seguinte, Harris e Powell vão até a casa de Sharon para tomar seu depoimento.
Em outro canto, um tiozinho vestido de Papai Noel tem um papo com uma jovem através de uma cabine de encontros expressos e repentinamente, ele tem seu pescoço perfurado pelo stalker misterioso.
Mais tarde, Harris vai até a casa de Cliff para dizer à ele e Kate sobre a quase agressão sofrida por Sharon na noite passada.
Enquanto isso, Powell encontra Giles em sua agência e o jornalista insinua que Harris não está lhe repassando 100% das informações que ele capta com as investigações e que o sargento deveria vigiar o parceiro.
Encucado, Powell começa a stalkear Harris pela rua.
Parto dali, caindo a noite, um sujeito vestido de Papai Noel faz o caminho de volta para casa numa bicicleta e acaba sendo perseguido por um grupo de punks drogados que lhe roubam o veículo, restando ao pobre seguir a pé por um viaduto.
Depois, ele corre até chegar num galpão customizado como um tipo de centro satanista onde o stalker o persegue.
Vestido como um satanista, o stalker se camufla ao cenário temático do galpão e surpreende o Papai Noel da bike o esfaqueando várias vezes até a morte.
Enquanto isso, Harris retorna à agência exausto e diz á Powell que o caso do assassinato dos Papais Noeis será seu último.
No dia seguinte, um ator vestido de Papai Noel se apresenta em um circo por algumas horas. Do lado de fora, o parceiro do artista que está trajado igualmente, aguarda o seu turno e acaba sendo perfurando repentinamente pelo stalker.
Depois disso, o stalker entra na tenda do circo e surpreende o Papai Noel principal o perfurando várias vezes no rosto até fazer um de seus olhos saltar para fora das órbitas.
Na manhã seguinte, Kate acompanha Cliff no trabalho em uma feira e o casal acaba encontrando Harris casualmente.
Neste momento, Powell toma o depoimento da jovem que testemunhou um assassinato no encontro á jato e então ficamos sabendo que seu nome é Sherry e ela diz que pode reconhecer o assassino pelos olhos por que eles pareciam estar sorrindo insanamente.
Kate tenta telefonar para Harris, mas a empregada menciona que o inspetor passará o fim de semana em um lugar chamado Parklands.
Horas depois, no encontro expresso, Sherry tem outro encontro que é nada menos que com o assassino stalker que ela reconhece no ato. O Stalker arrebenta a porta de vidro da cabine e persegue a jovem desesperada pela rua.
Sherry no entanto é alcançada e arrastada até o sótão de um apartamento abandonado onde ela é acorrentada e o stalker promete voltar para matá-la.
Neste momento, Cliff é detido por Powell como suspeito dos crimes.
Em paralelo, um tiozinho bêbado e vestido de Papai Noel busca por uma festa e chega na porta da portaria de um condomínio comercial onde arranja encrenca com o porteiro que o expulsa, mas o encrenqueiro o dribla e invade um bloco adjacente a um palco onde está ocorrendo um show de música com a cantora britânica Caroline Munro e sua banda.
Inesperadamente, o tiozinho é esfaqueado pelo stalker na penumbra. Na sequencia, o corpo é colocado num elevador que dá no palco e assim que este aparece frente à Caroline, esta solta um grito de pânico.
Powell vai até a casa de Kate que revela que Harris foi até Parklands que segundo suas investigações, é um sanatório e que ao procurar pelo nome do inspetor como um possível paciente, não conseguiram identifica-lo o que a faz pensar que ele deu um nome falso.
Horas depois, Kate vai até Portlands onde conversa em off com o diretor do lugar, o doutor Bridle.
Depois da conversa, Kate telefona para Powell, mas não obtém retorno.
Em outro lugar, um Papai Noel obeso deixa seus deveres pra urinar num banheiro comunitário e é pego pelo stalker que o castra fazendo-o sangrar até a morte sendo encontrado instantes depois pela faxineira.
Kate finalmente consegue pegar Harris em sua residência e o inspetor diz ter sido demitido. A jovem indaga sobre a obsessão do inspetor em incriminar Cliff.
Na sequencia, Harris leva Kate até um restaurante, onde Cliff que fora liberado os descobre e tenta entrar sendo impedido.
Horas depois, Kate volta para casa e encontra Giles metido lá dentro e diz à ele que já sabe de toda a verdade: Harris é na verdade Ian Harris, irmão mais velho de Giles que trocou seu nome para Harrison depois de uma confusão no passado de ambos. E que Giles recentemente recebeu alta de Parklands onde esteve internado.
Neste mesmo momento, Powell tenta retornar o telefonema para Kate que não consegue atender, pois Giles que definitivamente é o stalker misterioso e enforca e depois a esfaqueia abandonando-a.
Powell manda a viatura até a casa de Kate e a encontra inconsciente sendo obrigado a acionar a brigada nacional para que vigiem Harris, mas acaba descobrindo que o inspetor tem um álibi, o que o desconecta como suspeito pelo ataque.
Logo depois, Powell vai até a garagem da agência onde tenta investigar a viatura de Harris, porém o veículo está armado com os cabos da bateria e o sargento sem saber é eletrocutado ao tentar abrir a viatura.
De volta ao cativeiro de Sherry, Giles leva comida para a garota e a solta. A jovem o lembra que aquela noite é precisamente dia 25 de dezembro, noite de natal e tenta apelar para o lado sentimental do stalker, porém ele diz odiar o natal.
Sherry joga novamente com o psicológico de Giles tentando faze-lo se lembrar de sua infância natalina e isso o tortura dando uma brecha para a jovem fugir. Giles a persegue pela escadaria até Sherry encontrar a porta de acesso trancada.
Giles a ataca com uma corrente, mas Sherry a agarra jogando-a contra um corrimão e a força faz com que o falso jornalista seja arremessado da sacada caindo de uma grande altura para a morte certa, porém ao descer para averiguar, a jovem se dá conta de que o maníaco está vivo e este a agarra pelo pescoço.
Nisso, temos um flashback sendo levados até o natal da criança Giles que é paparicado pelos seus parentes ganhando de um deles um canivete suíço multi funções. Em um certo momento, o menino encontra o pai vestido de Papai Noel iniciando uma transa com uma amante, o que faz Giles surtar e tentar esfaqueá-lo. A mãe do menino chega no mesmo momento e o impede tendo uma briga com o marido.
Na confusão, Giles acaba fazendo a mãe rolar um jogo de escadas para a morte.
Nisso, em sua casa, Harris acorda de um sonho e encontra um embrulho de presente com Giles como remetente: é uma caixinha de música natalina que ao final da canção explode jogando o inspetor para longe...
Sejamos francos, o filme é só um amontoado de mortes de pessoas vestidas de Papai Noel na aleatoriedade para preencher o tempo do roteiro até dar aproximadamente uma hora e meia de duração e o único deles que tem ligação com a história principal é o segundo para que a trama tivesse algum sentido, mas no mais é pura encheção de linguiça.
As cenas de morte no entanto são graficamente pesadas apesar dos efeitos práticos estarem bem pobres para os dias de hoje, mas não se deve esperar muito para uma obra que nitidamente teve um orçamento bem baixo.
De rosto conhecido (e surpreendentemente para mim) só mesmo a atriz e cantora Caroline Munro que na década que o filme foi produzido era participação garantida em produções de terror como por exemplo Slaughter High de 1986, um slasher pouco conhecido mas que eu gosto muito.
O plot twist do filme é bem genérico e não surpreendeu nada, aliás, os suspeitos foram jogados de forma muito previsível, o que faz da reviravolta deveras medíocre.
No entanto, o andamento do filme é ágil e dá para perder um tempinho só pela diversão na noite de natal, eu recomendo mesmo com os defeitos da obra.
Trailer:
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