Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 27 de julho de 2024

O Exorcista 2 - O Herege / Exorcist II - The Heretic (1977)

 


Depois da apoteótica produção de O exorcista em 1973, os produtores satisfeitos com o ótimo rendimento e da repercussão que o filme recebeu já foram atrás de um novo argumento para uma sequencia além de garantir a permanência da protagonista Linda Blair na trama a seguir e até mesmo a de Max Von Sydow que reprisou o papel do padre Merrin nas cenas de flashback.

Agora o roteiro passa para as mãos de William Goodhart e Rospo Pallenberg e nos leva anos depois da possessão da jovem Regan MacNeil que agora vive longe de Georgetown em uma clínica psiquiátrica onde ao mesmo tempo que passa por terapia também é voluntária na ala infantil.

As coisas parecem não ter mudado muito na vida de Regan que apesar de não se lembrar do ocorrido em 1973 ainda guarda traumas e uma sensação de que o pesadelo ainda pode voltar e de certa forma volta quando em uma sessão de hipnose, o demônio adormecido Pazuzu desperta do subconsciente da menina e só a ajuda de um outro padre perito no exorcismo que investiga a morte do colega Merrin poderia por fim nas peripécias da entidade opressora.

Tudo começa tempos antes dos eventos atuais em um país pobre do oriente médio, onde o padre Phillip Lamont é convidado para realizar o exorcismo de uma mulher grávida.

Depois de se lamuriar em um breve lapso de consciência se perguntando "por que eu?", a gestante possuída entra em combustão espontânea e morre no processo.

De volta a América, conhecemos o paradeiro de Regan que vive agora em Nova York em um prédio adjunto a uma clínica psiquiátrica onde como já foi mencionado, ela passa por sessões de terapia e também serve como voluntária na ala das crianças, estando sob a responsabilidade da psiquiatra Gene Tusk e Sharon que é babá dos filhos pequenos da doutora.

Entre uma sessão e outra, Gene sugere á Regan o uso de um sincronizador neural que induz ao estado de hipnose com o intuito de impor um estado de transe na jovem e assim penetrar em seu subconsciente para poder chegar a raiz de seus traumas reprimidos, porém Regan não se sente muito confiante e adia a experiência.

De volta ao vaticano, o padre Lamont é solicitado pelo Cardeal por ele ter exitado em interceder no caso da grávida possuída. O religioso menciona a morte de Merrin por intermédio da possessão e considera o caso como uma punição divina ao padre pela sua falta de fé. Não só isso, o Cardeal incumbe Lamont de investigar Regan para conseguir mais informações que preencham as lacunas deixadas anos atrás.

Em pouco tempo, Lamont consegue a localização da jovem e requisita informações á Gene que diz que o subconsciente de sua paciente está reprimindo suas lembranças do período do trauma que ela carrega.

Regan é apresentada ao padre, o que á a ela um sopro de ânimo o que a faz resolver passar pela terapia de hipnose e tudo ocorre na manhã seguinte quando a jovem é ligada aos eletrodos e prontamente entra em transe.

Gene se conecta à mente de Regan através de uma tiara e encontra uma lacuna escondida através de lembranças de momentos antes da morte do padre Merrin. A doutora acaba se perdendo no subconsciente de Regan e Lamont se oferece para ir atrás dela se conectando a outra tiara de eletrodos e ao chegar na mente da garota presencia fragmentos da execução do exorcismo e descobre que é Pazuzu quem está impedindo Gene de voltar a realidade e que seu elo com Regan ainda existe e está mais forte.

Pazuzu causa um bloqueio cardíaco em Gene como forma de provocar Lamont, porém o padre consegue trazer a terapeuta de volta e através de seu dom de hipnose ordena ao subconsciente da profissional que não se lembre de nada do que viu na mente da paciente.

Depois de contar sua experiência de viagem a mente á Gene, o padre recebe da assistente da doutora, um desenho feito por Regan retratando o religioso em chamas.

Lamont mostra o desenho a Gene que resolve ir ao quarto do arquivo morto procurar uma ficha na companhia do sacerdote e sem explicação, uma das caixas com os arquivos pega fogo. Enquanto gene pega um extintor, ela repara Lamont no meio das chamas e se lembra do desenho de Regan.

Logo depois do susto, Lamont tenta convencer Gene que o sincronizador neural o ajudou a entrar em contato com o demônio no interior de Regan mas a terapeuta se agarra a ciência sendo cética a existência de entidades demoníacas e anula qualquer possibilidade de conduzir outra sessão de hipnose sob a presença do padre.

Enquanto dorme, Regan ouve a vos de Pazuzu que faz seu subconsciente viajar até uma praia africana sob a visão de uma abelha e vislumbra um vilarejo muito pobre que sofre com o ataque de uma nuvem de gafanhotos que assola suas plantações, até que um menino usando uma espécie de açoite de alguma forma consegue dissipar os insetos girando o aparato.

Do outro lado, na vida real, Regan sonambula caminhando até chegar no terraço do prédio onde mora acordando em seguida. Sharon chega logo em seguida e encontra Regan confusa dizendo não se lembrar de como ela chegou lá e diz ter sido acordada pelos pombos.

Mais tarde, Sharon se encontra com o padre Lamont que a interroga sobre seu conhecimento acerca do exorcismo de Regan e a moça se mostra perturbada desde então além de notoriamente estar com sua fé afetada.

Em outra ocasião, Lamont fica cara a cara com a cama onde Regan se resguardou enquanto estava possuída e reza pela alma do padre Merrin.

Horas depois, Lamont vai até a clínica de Gene onde tem uma sessão com Regan usando o sincronizador e no subconsciente da menina descobre que Merrin presenciou a extinção dos gafanhotos que assolava aquela vila humilde na África e que o menino que executou a cerimônia era considerado um santo entre os nativos.

Descobre-se também que aquela nuvem de gafanhotos foi trazida por Pazuzu que posteriormente possuiu o menino santo seguido de fragmentos de lembranças como uma tempestade de areia muito forte e o padre Merrin tentando exorcizar o menino, cujo parasita resiste com todas as forças. Em outro corte, vemos um nativo de cair de um penhasco entre duas colunas de pedra.

Depois de muitas horas de lutas incessantes, Merrin consegue expulsar Pazuzu do corpo do menino que agora sabemos que se chama Kokumo e o espírito do mal na forma de uma abelha conduz Lamort pela África através de seu ponto de vista onde ela toca o terror por toda natureza e sobre os nativos até que um sacerdote nativo usando pele de leopardo afasta o demônio de Lamort interrompendo a sessão.

Lamont se reúne com Gene e tenta convence-la que viu lembranças que Regan se quer presenciou e que de alguma forma ela conhece Kokumo, porém a terapeuta insiste com seu ceticismo sobre o assunto.

Na ala infantil, Regan tenta se comunicar com uma menina chamada Sandra Phalor que faz desenhos e diz ser autista porém sabe-se através de seu histórico que a menina não é verbal, mas está falando normalmente. A resposta para esse milagre é que o poder mental de Regan alcançou a mente da menina e a fez falar pela primeira vez na vida emocionando a mãe dela.

Mesmo com a ocorrência deste milagre sem explicação, Gene insiste em abraçar a ciência e Lamont suplica que a mente de Regan deve ser aprofundada para que ela possa lutar contra o demônio Pazuzu.

A sós, Regan fala com Lamont a respeito de certos eventos paranormais e o religioso menciona que o padre Merrin fazia investigações a respeito destes casos sem explicações. A jovem diz ter recuperado sua memória reprimida acerca de Merrin e o período em que el esteve possuída e ainda menciona o nome de Kokumo, o que faz Lamont procurar o Cardeal para pedir permissão para ir á África para investigar as pistas que ele conseguiu durante as sessões de hipnose e o religioso superior o considera descrente exigindo que o padre faça um retiro para poder pensar em sua fé abalada.

Mesmo contra a vontade da igreja, Lamont vai á África onde ao chegar presencia um festejo religioso em uma aldeia pobre regada a muita dança típica. Ao encontrar os sacerdotes representantes da fé local, Lamont pede ajuda para combater o mal.

Gene vai até a casa de Regan e a jovem diz á terapeuta que ela deveria se conectar mentalmente com Lamont para ajudá-lo.

Lamont conversa com um ancião sagrado falando com o intérprete sobre Kokumo e um homem que no dia da possessão caiu entre duas colunas em um abismo. Com a coordenação de Lamont, um grupo vai até o local onde o padre teve a visão e encontra os restos mortais do nativo esmagados entre as colunas, o que explica por que ele nunca foi encontrado, dizendo que aquele inocente foi vítima de Pazuzu.

O ancião e os outros nativos consideram Lamont um enviado do demônio e o apedrejam fazendo com que Regan sinta as dores enquanto apresentava um número de sapateado e a jovem acaba tendo um ataque tendo que ser amparada por Gene.

Lamont tenta buscar ajuda em um convento humilde no litoral, onde conhece um ecumênico chamado Edwards, especialista em religião que leva o padre para voar em aeroplano pulverizador usado para espalhar pesticida na plantação. Lamont menciona ter feito o mesmo percurso de agora nas asas de um demônio.

Em terra firme, Lamont procura por Kokumo em uma aldeia, porém sem sucesso aparentemente.

Paralelamente, Regan se conecta telepaticamente com Lamont que pede a garota que o ajude a encontrar Kokumo.

Hipnotizado, Lamont se encontra cara a cara com Kokuko que era o tempo todo o homem trajando pele de leopardo e este taxa o padre de descrente pedindo que ele prove sua fé o obrigando a caminhar sobre uma poça cheia de espinhos.

No primeiro passo, o padre cai e volta a realidade encontrando a outra face de Kokumo: um cientista que estuda os gafanhotos.

Kokumo menciona estar desenvolvendo um gafanhoto geneticamente modificado que ele pretende usar como agente ao combate e controle dos ventos trazidos pelos gafanhotos do mal trazidos pelo Pazuzu quando ele era criança.

Horas depois, Lamont volta á América para ajudar Regan mas Sharon o proíbe de se aproximar da jovem e o culpa pela mesma estar doente.

Assim mesmo, o padre encontra Regan e escondidos eles furtam o sincronizador e conduzem uma sessão de hipnose por conta própria.

Os dois entram em transe e somos levados a uma lembrança do momento em que Merrin definha contra Pazuzu durante o exorcismo e depois vemos várias frações de imagens como: Kokumo jovem possuído e a grávida igualmente possuída até que finalmente Merrin se conecta diretamente á Lamont dizendo ao colega que entrega Regan aos seus cuidados.

A sessão é interrompida, porém Lamont ainda está em transe e caminha hipnotizado com Regan em seu encalço até que ambos chegam em uma estação de metrô.

Lá, Regan liga para Gene e explica o ocorrido dizendo que seguirá com o padre pois ele quer salva-la e mesmo com a proibição da terapeuta a jovem segue sua missão.

Gene e Sharon vão até o endereço deixado por Regan enquanto a garota encontra o padre dentro de um vagão.

No caminho, Gene acaba tendo que parar para ajudar um ferido em um acidente. Posteriormente, as duas pegam um avião em meio a uma turbulência e já em terra pegam um táxi enquanto Regan e Lamont pegam um ônibus.

No meio do trajeto, Gene tem que atender a outra ocorrência médica enquanto Lamont chega ao seu destino: é a antiga casa de Regan em Washington onde ele pretende chegar a raiz do problema que pe o quarto onde a jovem foi exorcizada. Lá, uma nuvem de gafanhotos ataca o padre e paralelamente, o táxi de Gene perde o controle batendo justamente na entrada da casa.

Sharon consegue sair das ferragens e negligencia ajuda á Gene que está presa e esta finalmente acredita na existência de Pazuzu pedindo a babá dos filhos que ajude Regan a lutar contra o demônio. Gene consegue posteriormente sair do veículo e tenta entrar na casa, mas Sharon a impede.

Enquanto isso, Regan encontra sua versão possuída em seu quarto e esta tenta seduzir Lamont e ainda o obriga a matar a verdadeira Regan enquanto o táxi tombado começa a pegar fogo fazendo com que Sharon seja tomada pelas chamas.

Kokumo usa Regan para se comunicar com Lamont que finalmente volta a si quando a jovem tem o mesmo questionamento da grávida possuída "por que eu?". Nisso, Lamont reage e esgana a falsa Regan enquanto que do lado de fora, Sharon é consumida pela nuvem de gafanhotos que pairam no ar. Gene grita por socorro sem sucesso até que vemos um gafanhoto se aproximar.

A nuvem de gafanhotos ataca Lamont que segue lutando contra a falsa Regan até que as paredes começam a se partir e posteriormente o chão separando a casa pela metade. Tudo no quarto começa a ser tragado pelo piso inferior até que o teto desmorona.

Repentinamente, Regan começa a repetir o gesto de girar o açoite tal como o jovem Kokumo e dança em círculos afastando os insetos até que todos caem mortos numa cena icônica regada a uma trilha sonora simplesmente magnífica.

Com o mal contido mais uma vez, Regan evade da casa e se encontra com Gene amparando o corpo semi morto de Sharon que admite ter pecado e pede recebe a absolvição de Lamont antes de morrer e este declara a vitória da raça humana contra o inimigo de Deus.

Arrependida de seu ceticismo, Gene abraça Lamont e pede que ele leve Regan e cuide dela. Depois que os dois parte, a polícia e o resgate chegam e a terapeuta apenas observa pensativa no futuro que aguarda Regan.

Eu não vou mentir e nem passar pano. Assim como a grande maioria eu achei esta sequencia bem fraca e uma vergonha para a franquia, porém eu tenho uma certa nostalgia com a obra e sempre que a vejo prefiro me iludir de que aquele é um filme avulso da Linda Blair e que nada tem a ver com o clássico avassalador de 1973.

Mas nem tudo é perdido na obra, a trilha sonora é a única coisa que de verdade se salva, sendo mais uma das primorosas composições de Ennio Morricone e entre as faixas se destacam o tema da Regan que é a canção que toca enquanto a personagem replica o processo de extermínio de Kokumo no ato final e também o tema de Pazuzu presente no trailer oficial do filme, ambos são um show a parte.

Uma curiosidade que vale de destaque é a personagem Sandra Phalor, a menina autista que foi interpretada pela na época estrela mirim Dana Plato que viria no ano seguinte a fazer parte do elenco principal da série sitcom Arnold (Diff'rent Strokes no original) no papel de Kimberly Drummond, único papel relevante em sua carreira que teve um grande declínio com seu envolvimento com drogas e um relacionamento abusivo até finalmente ela ter uma morte precoce em 1999 vítima de uma overdose de medicamentos controlados.

Depois do péssimo desempenho do filme que alcançou uma receita de pouco mais de 30 milhões em comparação ao orçamento de 14 milhões, Linda Blair se desvinculou da franquia passando a atuar em outros filmes que não ajudaram sua carreira a decolar, porém ela segue atuante e acabou regressando rapidamente á franquia que a consagrou na cena final de O exorcista - O devoto onde se reencontra com a veterana Ellen Burstyn que deu vida á sua mãe, Chris MacNeil no primeiro longa.

Vale também destacar a participação da lenda James Earl Jones no papel de Kokumo em sua fase adulta. Jones é a vós original e icônica do vilão Darth Vader em praticamente toda a franquia Star Wars além de também ter sido o dublador clássico do leão Mufasa no irretocável de O rei leão de 1994 além de possuir um vasto currículo tanto na área da dublagem quanto da atuação.

Incrivelmente, o filme foi indicado ao Saturn Awards na categoria melhores efeitos especiais em 1978 e eu não consegui encontrar quem foi o vencedor e também não importa.

A franquia entrou em hiato voltando apenas em 1990 com a terceira parte que apesar de ser mais apreciada ainda sim não atingiu a essência do primeiro, o que fez a franquia dormir por mais de dez anos retornando no novo milênio com dois prólogos e finalmente em 2023 com O devoto que apesar do fiasco conseguiu garantir mais uma sequencia que tem previsão de lançamento para 2025.

Voltando a sequencia de 1977, ele é um show de absurdos a começar pela mecânica da hipnose que foi pior a cada sessão com as péssimas atuações do elenco de apoio além do esculacho da equipe de maquiagem que fizeram uma versão possuída da Linda Blair de qualquer jeito não lembrando em nada o capricho de 1973 não só na área da maquiagem mas num geral.

Outro grande problema pelo menos para mim, é a duração do filme que apesar de ser menor que a do primeiro (em sua versão estendida), é muito arrastada e não causa medo de verdade e tão pouco tem algum inocente possuído para fazer jus ao nome do filme. Beleza, tem dois casos de possessão durante a contextualização dos fatos, mas tudo acontece em flashs e não em tempo real e a execução do exorcismo não tem um pingo da força que o do clássico de 1973 e é isso que ficou fazendo falta.

Aqui nós só tivemos uma sessão de hipnoses e uma das sequencias mais execráveis e até mesmo engraçadas que foi o arco do padre Lamont em transe que eu chamaria facilmente de "Um padre muito louco", simplesmente não dá para segurar as risadas de nervoso e como eu já disse, não tem como considerar essa sequencia como parte de uma franquia que começou de uma forma tão explosiva e polêmica. Uma pena. 


Trailer:


quinta-feira, 25 de julho de 2024

Terrifier 2 (2022)

 


Depois de alguns anos após chamar a atenção do grande público com sua violência desmedida, Terrifier finalmente ganha uma sequencia depois de ter finalizado o longa metragem com um gancho e muitas perguntas sem respostas.

Injetando um montante singelo de 250 mil dólares, e mais uma vez sob a batuta de Damien Leone, temos uma sequencia direto de onde o primeiro filme parou, mas sem responder de forma plausível como o palhaço mimico Art voltou a vida nos contentando apenas com o argumento de que "ele é uma entidade sobrenatural" e pronto.

Afrente disso, somos apresentados aos novos protagonistas que são um casal de irmãos adolescentes se preparando para uma festa rave a fantasia enquanto sua cidade passa por uma nova onda de assassinatos misteriosos após ficar famosa pelo massacre ocorrido anteriormente com as irmãs Reyes e algumas outras vítimas tempos atrás pelas mãos do palhaço suicida, sem saber que o mesmo voltou.

Paralelo a isso, Art passa a receber auxílio de uma misteriosa menina pálida maquiada e vestida como palhaço que só o serial killer pode ver o que aumenta mais a lista de mistérios não resolvidos, além da existência de um artefato mágico que pode deter o palhaço e está nas mãos da protagonista mais velha.

Tudo começa em Miles County no necrotério da cidade onde Art após tirar a própria vida, sem causa aparente volta a vida e leva os legistas a desgraça para aquecer. Um deles ainda vivo com as poucas forças restantes se arrasta tentando chamar a polícia.

Realizando que sua vida foi restaurada, Art ataca o legista agonizante esmagando sua cabeça  e tirando um do olhos. Para fechar, ele desfere vários golpes com o martelinho de testar reflexo e abre sua cabeça ao meio com seu saco de lixo.

Um tempo depois de fugir do necrotério, Art vai até a lavanderia para lavar seu macacão ensanguentado, o que significa ficar pelado e simplesmente senta-se para ler o jornal e se atualiza. Ao se virar para o lado, Art se depara com uma menininha pálida, vestida e maquiada como palhacinha, com os cabelos ressecados, dentes podres e sorridente acenando para o mímico se cagando e se mijando toda no banco em que está sentada.

Art logo faz amizade com a menininha pálida e os dois começam a brincar de bate-bate com as mãos enquanto um dos clientes que cochilava no local acorda e observa Art brincando sozinho deixando claro que a menininha é fruto da imaginação do palhaço psicopata.

Depois que seu macacão fica pronto, Art se veste e limpa a cagada imaginária da menininha. Ao sair do estabelecimento, percebemos que o cliente curioso foi assassinado com um desentupidor empalado em sua cabeça.

A cena corta a intro onde conhecemos Sienna Shaw que confecciona uma fantasia para uma festa rave que vai acontecer logo mais em comemoração ao Halloween.

No corte seguinte, Sienna, sua mãe Bárbara e eu irmão Jonathan discutem sobre a fantasia que o garoto pretende usar que é nada menos que a do palhaço que promoveu o massacre de Miles County, ou seja, Art.

Sienna menciona á mãe agora a sós sobre o interesse estranho e repentino do irmão em Art, mas Bárbara minimiza dizendo que o garoto apenas está passando por uma fase por conta da perda do pai.

Voltando a confecção da fantasia, Sienna recebe a visita de Jonathan que pede cola quente emprestado e ele pergunta a adolescente se ele acredita que Art pode voltar.

Mais tarde, Sienna adormece e sonha com a propaganda de um café com o nome do Art onde jovens estão vestidos de crianças e tem uma tiazinha tocando uma música infantiloide com um violão e entre os jovens está Sienna que presencia coisas aleatórias acontecendo como por exemplo o único menino que é uma criança de verdade começando cereal com insetos e cacos de vidro na maior naturalidade.

Na sequencia, a tiazinha cantora do café anuncia a chegada de Art que é ovacionado como se fosse um astro. O palhaço distribui doces para todos enquanto que para Sienna ele dá um pacote contendo um coração de fumante pulsando e minhocas que viram uma gosma preta.

Do nada, Art tira uma metralhadora e inicia uma verdadeira chacina matando a todos menos Sienna que se esconde.

Art pega um maçarico e taca fogo em todo café, enquanto Sienna tenta em vão acordar. Para conseguir o que quer, Sienna espeta sua mão na caixa de cereal com vidros e é atacada por Art com fogo, mas ela se defende com a espada que faz conjunto com sua fantasia de amazona alada.

Isso faz Sienna finalmente acordar e perceber que seu quarto está em chamas. A jovem tenta apagar mas é inútil restando a ela evadir do local ao mesmo tempo que Bárbara que está acordada apaga o fogo com um extintor.

Depois, Bárbara dá um esporro na filha por ela ter deixado velas acesas no quarto, mas Sienna contesta a suposta causa do incêndio.

Na manhã seguinte, Sienna fala á mãe sobre a espada que compõe sua fantasia que foi presente do pai, da qual aliás de tudo do quarto, a própria fantasia foi a única coisa que escapou ilesa do incêndio.

Enquanto isso, Art faz uma porrete com pregos na ponta enquanto a menininha pálida vê pela televisão uma entrevista com Vicky Reyes, a vítima do massacre de Art que ficou desfigurada.

Longe dali, Jonathan encontra seus amigos Sean e Eric mexendo com um gambá morto e uma das pestes assusta Stephanie, a crush do irmão de Sienna com o cadáver do bicho.

Mais tarde, sem conseguir se concentrar na aula, Jonathan pede ao professor para sair e ao cruzar o corredor vê Art e a menininha pálida brincando com o gambá morto arrancando as vísceras. Ao serem flagrados pelos garotos, a duplinha joga o bicho no garoto que corre o que faz com que ele fique em maus lençóis com seu professor que o suspende das aulas.

Do outro lado, as amigas de Sienna, Brooke e Allie comentam sobre o assunto Vicky Reyes dizendo que ela matou Monica Brown, a apresentadora do talk show onde ela se apresentou depois do ataque. Sienna passa mal e fala ás amigas sobre o incêndio misterioso que aconteceu em seu quarto.

Mais tarde, na loja de artigos para festas, Sienna as asas de sua fantasia com Allie que acaba precisando atender ao telefone e sem perceber a amiga esbarra em Art pensando ser alguém fantasiado.

No mesmo instante, Sienna vê Art parado a observando e ela se afasta na maciota até chegar ao balconista para pagar pelo item que ela comprou. Assustada, Sienna percebe que esqueceu sua bolsa do outro lado e esta reaparece nas mãos de Art que devolve á sua dona e depois fica fazendo graça com os artigos da loja.

O balconista se irrita com Art que o provoca com uma buzina e deixa Sienna por um tempo, mas volta rapidamente terminando de realizar a transação com a garota que se vai. Neste mesmo instante, Art vira a placa de aberto e simula a compra da buzina tirando várias armas do saco de lixo enquanto procura o dinheiro, mas o balconista se enfeza e expulsa o palhaço da loja sendo espancado e tem um dos olhos perfurados e a cabeça partida com um machado.

Enquanto Sienna e Allie falam sobre o incêndio no quarto, Art decapita o balconista da loja.

Ao voltar para casa, Sienna estranha que Jonathan chegou mais cedo da escola e este explica a treta com Art e o gambá morto, além de ter visto uma menina cujos jornais de Miles County dizem ter sido assassinada anos atrás no parque, porém ela estava de um jeito macabro e o menino ainda pressente que algo de ruim vai acontecer aquela mesma noite que é a noite da festa, a noite de Halloween.

Além disso, Jonathan mostra á irmã algumas ilustrações desenhadas pelo pai, entre elas Art e a personagem que o pai criou para se fantasiar junto com a espada.

Sienna diz ao irmão que ele só está se sentindo estranho por que é o aniversário de morte do pai e o garoto pede a ela para não ir á festa por que ele sente que pessoas irão morrer, mas a jovem insiste em ir.

Mais tarde, na casa de Allie, a jovem recebe crianças que pedem doces e em seguida Art fazendo o mesmo, mas para ele ela se nega a dar doces. O palhaço bate a porta insistentemente até Allie voltar a abrir e dar alguns doces ao mesmo e acaba vendo algo macabro dentro do saco do psicopata.

Na casa de Sienna, ela vê o noticiário falando sobre o caso Vicky Reyes, alegando que a jovem recebeu alta do hospital e inesperadamente a âncora do telejornal quebra a quarta parede interagindo com a adolescente a fazendo se assustar e tomar seus remédios.

Logo depois de se acalmar, Sienna coloca sua fantasia e se produz para a festa.

De volta a casa de Allie, ela ouve um barulho estranho vindo do lado de fora e sai para investigar até encontrar uma das janelas arrombadas e Art em sua cozinha bebendo água. Ao ser visto, Art persegue a jovem até agarra-la e cortar parte de seu rosto e um dos olhos. Depois, o palhaço pega uma tesoura e arranca o escalpo da garota, suas costas e torce seus braços até arranca-los. Art termina desferindo vários golpes com a tesoura até finalmente deixar Allie em frangalhos.

Allie tenta se arrastar para atender seu celular, mas Art volta com água sanitária jogando-a sobre a garota e ainda esfrega sal em suas costas arrancando um naco de seu rosto.

Enquanto isso, Bárbara vê A noite dos mortos-vivos de 1968 pela televisão e se depara com Sienna pronta para sair.

De volta a casa de Allie, a mãe da jovem chega ao lar e encontra a janela arrombada correndo até o quarto onde encontra Art e a filha ainda viva porém totalmente destruída sendo descarnada como se fosse parte de um rodízio na churrascaria.

Já na festa, Sienna encontra Brooke e pergunta se Allie ligou para ela e as duas começam a beber até encontrar Jeff, o crush de Brooke.

Na casa de Allie, ouras crianças pedem doce e Art atende servindo-os diretamente da cabeça da mãe de Allie sem levantar suspeitas.

Na casa de Sienna, Bárbara tenta animar Jonathan que analisa a espada que a irmã esqueceu e os dois acabam tendo uma briga por conta da bronca injusta que o garoto levou na escola além das ilustrações do pai dele e a matéria do jornal que fala sobre a menina assassinada no parque que ele diz ter visto com Art.

Bárbara contradiz o garoto alegando que o pai dele estava louco antes de morrer e os desenhos são a prova. Jonathan a xinga e é estapeado fugindo de casa.

Bárbara por sua vez, se afunda no vinho misturado com remédios até ouvir um barulho vindo da garagem e encontra seu carro coberto de papel higiênico e poupa de abóbora acreditando que foi outra obra de Jonathan.

Na festa, Sienna tem uma crise de nostalgia por saudade do pai e Brooke diz ter batizado sua bebida com droga para anima-la e a convida para dançar.

Na rua, Jonathan encontra a Van de Art e dentro dela a menininha pálida que o observa.

Sienna recebe uma ligação da mãe responsabilizando o caçula por ter vandalizado seu carro e promete que irá leva-lo ao psicólogo. Calmamente, Sienna diz que ama a mãe e esta diz ama-la também e pede que a filha cuide do irmão. Bárbara segue limpando seu carro até encontrar Art dentro dele. O palhaço saca uma arma e estoura a cabeça de Bárbara arrancando-a com o impacto.

Enquanto dança, Sienna vê a menininha pálida na pista a observando e alerta Brooke que diz não ter visto nada acreditando que a amiga está sob efeito da droga e do nada, Sienna tem um surto.

Jonathan volta para casa e encontra o corpo da mãe sobre a mesa e Art de avental servindo o jantar.

Antes de tentar fugir, Jonathan dá de cara com a menininha pálida e ele sobe as escadas sendo perseguido pelo palhaço de posse de uma seringa. Assustado, Jonathan se esconde no quarto de Sienna e pega a espada da irmã mas é nocauteado com a seringa.

Enquanto isso, Brooke e Jeff levam Sienna de carro a caminho de casa até que o celular da garota toca e é a menininha pálida emulando a vos de Jonathan a atraindo para uma armadilha no parque onde a mesma foi morta anos antes.

Sienna desce do carro ao chegar no parque e Brooke deixa o namorado a par da situação da amiga dizendo que o pai dela tinha um tumor na cabeça, que além disso sofria de esquizofrenia e que um determinado dia, ele bateu o carro num poste e morreu queimado.

Enquanto procura por Jonathan, Sienna recebe outra ligação falsa do garoto desta vez picotada e ela pede para que ele mande uma mensagem por texto mandando sua localização e ele escreve que está na casa do horror conhecida como Terrifier e de fato ele está lá acabando de acordar dando de cara com a menininha pálida desfigurando seu próprio rosto com uma tesoura.

Do lado de fora, Brooke e Jeff se amassam no carro enquanto cheiram um pozinho para animar. Enquanto Sienna entra no Terrifier, Brooke para as preliminares preocupada com a demora da amiga e resolve ligar para ela enquanto o namorado sai para mijar.

Brooke vê na poeira do vidro do carro escrito "só a pontinha" e ao mesmo tempo, Art aparece e esfaqueia o Malaquias de Jeff várias vezes  fazendo a garota assumir o volante enquanto o namorado é capado. Em pânico, Brooke tenta fugir mas Art a joga para fora do carro e acaba levando um chute.

A garota manca por alguns metros com a perna ferida e Art a alcança, porém ela corre dele entrando no Terrifier enquanto Sienna dá voltas em círculos. Brooke chega ao banheiro onde Art a encurrala com seu porrete de pregos, mas o que ele faz mesmo é jogar ácido no rosto da jovem e depois sim a mata com vários golpes de porrete.

Ao fim, Art abre o peito da garota, arranca seu coração pulsando e o come.

Não muito depois, Sienna chega ao banheiro e encontra o corpo da amiga e Art seguido de Jonathan que aparece por trás do palhaço. Sienna grita para o irmão correr e aproveita a distração do palhaço para acerta-lo com um pedaço de pau. Enquanto o garoto foge, Art espanca Sienna até nocauteá-la e vai atrás de Jonathan até um deposito onde o encurrala mas o garoto se esconde.

Sienna volta a si e se arrasta enquanto Jonathan encontra uma falsa saída que o leva até Art que o agarra e faz um rasgo em seu rosto. Enquanto o palhaço ri em silêncio, Sienna surge por trás o acertando com seu porrete prendendo-o na cabeça do palhaço dando brecha para uma fuga.

Os irmãos se escondem e realizam que as alucinações que o pai transferiu para os desenhos eram na verdade premonições e que Sienna pode deter Art. os dois voltam a correr até chegarem a uma sala com animatronics que simula uma igreja gótica, onde os dois se dividem.

Art que está disfarçado de frade pega Jonathan de surpresa chamando a atenção de Sienna que dá meia volta e encontra o palhaço dando várias chibatadas nas costas do garoto dando início a um embate corpo a corpo. Art sobrepuja Sienna e volta a espancar Jonathan com a chibata e este é defendido por Sienna que leva os golpes até ela tirar forças de onde não tem desarmando o palhaço e o espancando com sua própria chibata terminando por perfurar a cabeça do palhaço com uma lança.

No entanto, Art se levanta e agarra Sienna enquanto Jonathan pega o revólver do palhaço no coldre do tornozelo do mesmo efetuando um disparo. Sienna desmaia ao mesmo tempo tendo uma alucinação com Bárbara e as duas se abraçam. A jovem consegue ver Jonathan que grita que aquela não é a mãe deles e nisso, a jovem toca a cabeça da falsa Bárbara que é nada menos que Art que a faz ver a cena de sua mãe sendo assassinada.

Ao voltar a realidade, Sienna se dá conta de que Jonathan e Art não estão mais na capela e ao correr por algum tempo, encontra Art observando o menino desmaiado em uma pilha de entulho. Art esgana Sienna que o manda ir se foder sendo arremessada para trás e com o impacto o chão podre de assoalho se rompe fazendo a adolescente cair até o piso inferior onde se recompõe rapidamente.

Ao caminhar alguns metros, Sienna encontra uma vala cercada por lâmpadas em forma de velas e sem perceber, Art aparece por trás a apunhalando com sua própria espada o que faz a jovem cair dentro da vala. Art joga a espada na vala e volta até onde Jonathan está tentando acorda-lo.

Sienna por sua vez, acorda presa numa câmara de água onde tem uma visão do Café Art como no sonho. Outra vez inconsciente, Sienna segue com a visão do Café desta vez com todos mortos.

Jonathan acorda com Art tentando canibalizar seu braço e grita por Sienna. Ao mesmo tempo, a espada brilha reagindo com o corpo de Sienna que foge da câmara e da vala.

Art começa a comer o tornozelo de Jonathan até que Sienna reaparece e golpeia o palhaço no pescoço o degolando com a espada. Por fim, Sienna desfere vários golpes no pescoço de Art até decapita-lo.

A menininha pálida aparece enfurecida e leva a cabela de Art consigo.

Os irmãos finalmente se abraçam aos prantos.

Na cena pós créditos, somos levados até o hospital psiquiátrico da cidade onde uma interna que inicialmente vemos de longe se flagela nas partes íntimas e usa seu sangue para escrever Vicky + Art dentro de um coração. É exatamente Vicky Reyes e esta de alguma forma está grávida entrando em trabalho de parto.

Uma das enfermeiras faz a ronda pelos corredores e ao checar a cela de Vicky a vê com a cabeça viva de Art no colo. Vicky solta uma gargalhada insana enquanto a enfermeira entra em pânico...

E este é o gancho que fica depois de quase duas horas e vinte de longa metragem, o que quase me fez desistir do filme. Se não fosse pela sequencia inicialmente planejada para estrear no natal e que foi

adiantada para o mês do Halloween e o fato do filme ter gerado um certo burburinho se tornando alvo de supostos espectadores que passaram mal, desmaiaram e até saíram correndo dos cinemas, eu teria dropado desta sequencia.

O filme é de fato insanamente violento, dezenas de vezes mais que o primeiro, mas ainda carece de efeitos práticos descentes em algumas partes, como a morte do balconista da loja, mas na maioria o sangue e as vísceras convenceram para valer e a gente até releva o orçamento modesto que já foi revelado, porém para a continuação que se acerca não tem como justificar uma péssima qualidade técnica visto que o longa acumulou quase 16 milhões de dólares.

A volta de David Howard Thornton como Art foi mais do que acertado e ele melhorou muito entre um filme e outro e a surpresa desta vez está com a jovem Amelie McLain no papel muito bem executado da menininha pálida. McLain infelizmente não tem muito material no currículo, mas sua performance assustadoramente imersiva da co-antagonista de Terrifier 2 certamente irá no futuro lhe garantir novos trabalhos e até onde eu sei, o nome dela não consta no elenco de Terrifier 3, mas eu espero de coração que ela volte e que sua personagem seja totalmente decifrada já que ela ficou no mistério.

No mais, é aguardar a chegada do próximo filme e esperar que ele seja o auge da franquia, além de que perguntas pendente sejam respondidas ao invés de criarem mais mistérios, por que já está ficando um tanto quanto chato, fora que a adição da tal espada mágica foi um artifício muito fraco e forçado que na minha humilde opinião tinha tudo para enterrar o filme já que a subtrama dos irmãos sem sal sinceramente não me pegou e tão pouco me agradou, eu não consegui sentir empatia por eles, mas beleza.


Trailer:



terça-feira, 23 de julho de 2024

Silence of the Prey (2024)

 


E vamos desta vez de lançamento, com um filme que passou desapercebido este ano tendo sido lançado lá fora em fevereiro prometendo um eletrizante thriller misturado com horror de sobrevivência que se diz inspirado em um caso real.

A história gira em torno de uma jovem mãe solo e imigrante ilegal nos EUA que consegue um trabalho como cuidadora de um idoso como forma de obter seu visto permanente. O que ela não contava era que seu contratante esconde uma verdade macabra.

Como eu não consegui quase nenhuma informação técnica além de elenco e produção fica difícil me aprofundar nos aspectos técnicos, então eu vou jogar com o que eu tenho em mãos.

Mas primeiramente vamos ao enredo que nos leva à Nina, uma jovem imigrante ilegal da Bielorrússia que visando conseguir seu visto para morar nos EUA com sua filha de quatro anos Isabella (Bella) adquire através da assistente social Mary um trabalho de cuidadora de um homem de idade nos confins da floresta a quilômetros da rodovia principal.

Mary diz á protegida que várias outras jovens tentaram se manter no emprego, sendo a mais recente uma imigrante mexicana, mas que Nina não deve se preocupar, pois assim como elas, ela estará sob um período de experiência até conseguir ficar permanentemente no emprego.

Parando o carro no meio da rodovia, Nina sente um clima estranho e silencioso até que um estranho ferido e bastante assustado esbarra no carro da assistente social dizendo que é para as mulheres irem embora de lá imediatamente, coisa que elas fazem de pronto.

Depois de dirigir por mais alguns quilômetros, finalmente Mary chega ao seu destino: uma fazenda isolada no meio da floresta pertencente a um senhor de idade chamado Luther que ao convidar as recém chegadas para entrar diz ter sérias restrições quanto a crianças alegando ter contratado desde então só mulheres sem filhos, porém dadas as circunstâncias que levaram Nina a se refugiar nos EUA que é um problema de ideologia política, o imediatismo para tirar seu visto e o fato que o anfitrião foi e muito com a cara da pequena Bella o fazem contratar a bielorrussa sem menores problemas.

Ao conhecer a casa, Nina percebe várias cabeças de cervos penduradas nas paredes e Luther confirma que ele caça para fornecer carne para a comunidade e que guarda os troféus empalhados. Além disso, Nina vê um quadro antigo de um caçador também na parede e Luther diz ser seu ancestral, um dos pioneiros que cruzaram Mayflower e fundaram a comunidade de Plymouth.

Na manhã seguinte, Nina acorda dando por falta de Bella e a encontra com Luther desjejuando. O idoso convida Nina para se juntar ao café da manhã e responde a sua questão da existência de wi fi na casa por conta de que seu celular não tem internet móvel e Luther responde que não tem internet na casa dele pois ele mantém uma vida mais natural possível longe da tecnologia.

Logo depois, Luther apresenta o exterior de seu rancho para as convidadas e explica que o armazém logo a frente é uma área onde ele confecciona as peças de carne e que por esse motivo é o único lugar proibido para a jovem.

Nisso, Nina percebe que Bella se afastou mas a menina reaparece rapidamente com um broche talhado com a figura de um cervo que Luther diz desconhecer.

Durante o dia, Nina prepara a refeição e Luther aparece repentinamente jogando um filé de carne sobre a pia dizendo que aquela peça deve ser preparada para um jantar especial que ocorrerá em breve.

Ao anoitecer, após perceber que Nina tem uma crise de tosse desde que chegou, Luther oferece a ela um chá feito com ervas silvestres que ele garante que irá cura-la. Depois de beber, Nina sobe até o seu quarto e começa a se sentir sonolenta capotando até a manhã seguinte.

Enquanto tem um tempo livre no trabalho, Nina convida a filha para brincar de esconde-esconde e é o que acontece pelo resto da tarde.

Em outro momento, Nina leva um lanche para Luther que oferece a ela mais um pouco de seu chá natural para a tosse e apesar da jovem dizer que se sentiu estranha na noite passada ela toma mais uma dose e passa a noite em claro sofrendo alucinações.

Na manhã seguinte, Luther sai para fazer compras  e do nada, aparece um homem com algo na mão gritando para Nina que se sentindo acuada se esconde dentro da casa com Bella.

Mais tarde, quando Luther volta, Nina pergunta ao velho se ele sabe quem é o estranho que apareceu em seu rancho e ele diz que seja lá quem for que entre em sua propriedade ela deve abate-lo, porém a jovem diz que nunca matou ninguém.

Luther a leva em poucos minutos até a ravina com uma espingarda de mira automática e coage a jovem a atirar em um cervo, porém ela não consegue disparar. Nisso, o velho explode e a previne o que aconteceu mais cedo não deve se repetir, ou seja, que não permita mais invasores em sua propriedade.

De volta a casa, Luther presenteia Bella com uma casinha de bonecas e no mesmo instante, o mesmo jovem invasor de antes reaparece dizendo se chamar Andrés e que ele precisa usar um telefone para conseguir um mecânico para consertar o seu carro na beira da estrada.

Repentinamente, Luther golpeia Andrés com sua arma e o rende, mas ao ouvir a história do estranho se desculpa oferecendo um chá, o mesmo que ele dá á Nina e diz não ter telefone em casa pelo mesmo motivo da internet, mas se oferece para consertar seu carro com ajuda de um amigo que é mecânico e pede ao recém chegado que fique como seu hóspede pelos próximos dois dias para se juntar a ele na festa da colheita que ocorrerá nesse meio tempo.

Enquanto Luther entretém Bella em outro cômodo, Andrés se oferece para ajudar Nina com a louça como desculpa para se aproximar dela e conta que ele é colombiano e assim como ela está tentando conseguir seu visto. Do nada, Nina vê um cervo os observando pelo vidro da porta mas este desaparece.

A noite, Nina tem outra alucinação acordando na manhã seguinte dando por falta de Bella até encontrar a menina ao lado de Luther na cerca do curral. Aliviada por encontrar a filha, Nina vê ao longe três figuras usando mantos negros e uma cabeça de cervo, porém ao perguntar a Luther se ele viu a mesma coisa, as entidades somem.

Dentro de casa, Luther diz á Nina que convidou alguns amigos para um pequeno jantar para que eles possam conhece-la e ao Andrés indagar como o velho convidou os amigos sem ter telefone, ele responde que usou o aparelho do amigo que é mecânico, o mesmo que irá cuidar do carro do rapaz.

Logo na sequencia, Luther leva Nina até seu quarto para dar algo a ela e neste meio tempo, a jovem percebe um livro com capa de couro e um homem cervo talhado junto a algumas fotos retratando os antigos no festival da colheita e antes de poder folear o livro em si, Nina é impedida pelo idoso que a flagra se mostrando possessivo com seus pertences.

Depois do ataque, Luther dá a ela o que ele procurava: um vestido vermelho que ela deverá usar no jantar para se apresentar aos amigos e que dá a entender que foi de outra pessoa antes.

Chegando a noite, Luther recebe seus convidados e amigos que são: Brandon, Samuel, Trish, Anna e Justin, que aparentam ser gentis apesar de fazerem muitas perguntas estranhas e pessoais á Nina, o que para olhos atentos obviamente é um indício que eles escondem algum interesse na moça.

Andrés tira Nina para conversar em particular e pressentindo que há algo estranho naquela casa, ele se oferece para cuidar dela e de Bella assim que seu carro ficar pronto garantindo a ela dinheiro, comida e um teto para morar, porém o compromisso com Luther e a urgência em tirar o visto de forma legal a faz recusar, então o jovem pede a ela que se cuide.

De volta a sala de jantar, a dupla se junta à Luther e os amigos que brindam pela prosperidade da colheita daquele ano.

Luther convida Andrés para ir com ele até o seu armazém, o mesmo que ele proibira Nina de entrar e ao ver seu interior (e que nós apenas descobrimos ser algo chocante devido a sua expressão facial) ele é acertado na cabeça com uma pá.

Dando por falta do colombiano, Nina sai para procura-lo do lado de fora e acaba dando de cara com um homem vestido com manta e cabeça de cervo que desaparece ao mesmo tempo que Luther reaparece e ao ser perguntado sobre Andrés, ele responde que o jovem foi embora.

Luther ainda diz que a tosse da jovem está quase curada e que ele precisa dela saudável, oferecendo-lhe uma xícara de chá, o que a faz alucinar com o homem cervo e com uma roda de seguidores de algum tipo de culto envolta dela todos vestidos de cervo.

Ao acordar, Nina percebe estar em sua cama e de pijama no meio da madrugada, muito confusa.

Na manhã seguinte, enquanto lava o assoalho, Nina percebe uma gota de sangue, até que Bella aparece com outro broche de cervo que a jovem percebe coincidir com o mesmo broche que tem no vestido vermelho que ela usou na festa.

Intrigada, Nina vai até o quarto de Luther e fuça em uma caixa onde fica o livro com capa de cervo e volta a revisar as fotos percebendo que os peregrinos comemoravam o festival da colheita com carne humana. Logo em seguida tenta ler o livro mais uma vez e é interrompida por um ruído estranho.

Ao descer, ouve um gemido vindo de trás da porta do porão que é adjacente a escadaria do andar de cima (que ela acredita ser Andrés) e de dentro do compartimento sai Luther que diz que o barulho que a jovem ouviu foi o de um guaxinim do qual ele já se livrou.

A noite, depois de ninar Bella, Nina desce até a sala de estar tentando se aproximar da porta do porão porém, Luther estava de vigia a sua espera a fazendo dispersar.

Na manhã seguinte, Luther sai e Nina ouve o gemido vindo do porão novamente e tenta forçar a maçaneta com uma faca. Como não dá muito certo, ela pega um machado e pede a filha que brinque de pique-esconde indo se esconder para ela procurar, apenas como medida cautelar para proteger a filha.

Na sequencia, Nina arromba a porta a golpes de machado e finalmente invade o porão encontrando Andrés amarrado numa cadeira com um saco cobrindo sua cabela e a caminha ensanguentada. Ao retirar o saco, Nina se choca ao ver que os olhos de Andrés foram arrancados.

Sem perda de tempo, Nina tira o colombiano da casa e juntamente com Bella foge pela floresta, mas não muito longe, pois ela é pega numa emboscada sendo nocauteada. Ao voltar a si, Nina percebe estar presa dentro de casa com Bella a chamando.

Luther aparece na mesma hora com uma bandeja de café da manhã e leva Bella consigo voltando sozinho em seguida a chantageando dizendo que se ela não beber o chá alucinógeno ele fará mal para a menina a convencendo.

Um tempo depois, Luther reaparece usando um manto feito de pele de cervo e uma coroa feita de chifres do mesmo animal. Ele desamarra Nina e a leva até o banheiro onde ordena que ela tire a roupa para poder se banhar. Já na banheira, Nina é afogada por Luther que diz que irá criar Bella segundo as suas crenças como se fosse sua filha.

Depois, Luther tira Nina da banheira e diz ela passará pelos preparativos no dia seguinte, se referindo aos preparativos para a festa da colheita onde, adivinhem quem será a oferenda?

Nina é trancada de volta em seu quarto até a manhã seguinte quando Luther volta com o café e a jovem tenta barganhar um último encontro com Bella e sua possível conversão a ceita do cervo, mas o velho se nega e diz que desde de sempre seu alvo são as jovens puras como um cervo e que o fato dela ser mãe a impossibilita de ser uma oferenda perfeita mas que mesmo assim ele levará o festival até o fim.

O velho ainda diz que sua preferência por imigrantes se deve por que ele se sente invadido com tantos refugiados chegando a América o que o faz sentir como se a sua propriedade estivesse sendo manchada por uma raça impura que não condiz com a linhagem dos pioneiros da qual ele e os amigos fazem parte.

Na sequencia, Nina é amarrada e amordaçada sobre a mesa com os amigos da ceita o que inclui Mary, a assistente social que faz parte da ceita e que agora tudo fica claro: Nina e as outras jovens anteriores a ela foram trazidas intencionalmente por Mary até a fazenda de Luther já que ela também faz parte da linhagem dos pioneiros do Mayflower e é favorável a limpa dos imigrantes.

Depois de uma oração feita com o auxílio do livro da ordem do cervo, Luther seve o prato principal do festival que é nada menos que... a cabeça cozinhada de Andrés!

Ao ter sua mordaça retirada, Nina vomita pelo choque que acabara de sofrer, o que arruína o festejo e não satisfeita, a bielorrussa pragueja contra os praticantes da ceita, sendo levada e amarrada num quartinho de ferramentas com Bella.

Aqui só um adendo que me fez tirar os cabelos com tanta conveniência do roteiro além de soltar uma gargalhada com a total falta de noção. Amigos: Nina está presa num quarto cheio de ferramentas e objetos cortantes com Bella livre, leve e solta! Adivinha o que acontece?

Pois bem, Nina pede a filha que pegue a tesoura e mesmo em seus quatro curtos anos de vida, a menina é inteligente o suficiente para a acatar a ordem da mãe se atentando finalmente que tem algo errado acontecendo no lugar e depois de soltar o primeiro pulso daquela que a pôs no mundo, a menina passa a bola para a mesma terminar de se soltar sozinha depois de seu belo desempenho.

Logo depois, Nina pega uma silver tape e esconde uma faca com ajuda na mesma em sua coxa debaixo do vestido, além de se armar com o rifle duplo cano de Luther (que cá entre nós depois de mostrar-se um verdadeiro mestre da estratégia, fez agora uma tremenda de uma cagada deixando uma arma carregada ao alcance de sua presa).

Enquanto isso, Luther se despede dos amigos se desculpando pela cerimônia arruinada e Justin diz que Anna esqueceu algo na sala de jantar e que ele irá buscar, mas ao chegar no local dá de cara com Nina que lhe desfere um tiro no peito derrubando-o. Ainda vivo, o rapaz tenta impedi-la segurando sua canela porém ele é executado com um tiro na cabeça.

Tiro esse que chama a atenção de Luther e Mary que pressentindo o pior se dividem para procurar a fugitiva que já está na área externa do rancho, onde pega Mary na tocaia e depois de se revoltar contra a falsa amiga por ter enfiado sua confiança no cu ela simplesmente a executa com golpes de faca e ainda a degola.

Na sequencia, Nina leva Bella até o armazém proibido de Luther onde se escondem e ao observar bem o interior do vasto local, a imigrante boquiaberta descobre dezenas de membros humanos pendurados igual salame além de cabeças em frascos como se fossem ovos cozidos em conserva.

Sem perda de tempo, Nina procura pelas chaves do carro de Andrés, mas Luther chega no mesmo momento botando a porta do local abaixo com golpes de machado.

Nina dá um tiro na mão de Luther que cai e por infelicidade o rifle trava o que dá tempo para o idoso rendera jovem e tranca-la numa caixa no formato de uma casinha (e quando eu digo casinha eu quero dizer banheiro mesmo).

Mesmo presa, Nina instrui Bella a correr e Luther a persegue pela floresta no meio do breu enquanto Nina tira forças de onde não tem para arrebentar a caixa e finalmente escapar em busca do velho louco.

Luther volta para dentro da casa e encontra Bella escondida dentro do armário mas antes que ele pudesse por as mãos na menina, Nina o embosca pulando nele, porém o impacto que faz o velho cair, a faz se ferir na coxa com a faca que estava escondida e que a perfura.

Furioso, Luther a joga contra as escadas a fazendo rolar depois de ser apunhalado. Ainda com muito gás Luther esgana Nina e diz que não irá mais poupar Bella e que irá cortá-la de ponta a ponta e servir suas tripas para os amigos.

Isso é o suficiente para Nina ativar o instinto superior e tirar a faca ficada em sua coxa usando-a para desferir inúmeros golpes em Luther que não tem defesa. Bella sai de seu esconderijo e diz "monstro" ao olhar para a mãe.

Calmamente, Nina organiza suas ideias e leva a filha para longe daquele inferno na caminhonete de Luther e o filme termina com um anúncio de que todos os anos inúmeros casos de desaparecimentos de imigrantes são notificados á polícia.

Como dito lá no início, o filme diz ser inspirado em fatos rais e isso é deixado claro logo no início, mas eu não encontrei nada sobre o caso real que inspirou o filme, apenas o que eu encontrei e que eu entendi é que a narrativa se inspira em relatos de imigrantes. Realmente desta vez eu vou ficar devendo uma informação mais aprofundada já que qualquer conteúdo relacionado ao longa metragem é escasso.

Agora aos aspectos principais: o filme acerta muito no clima deixando claro a cada segundo que tem algo muito errado acontecendo naquele rancho e eu não sei se é muita perspicácia minha ou se o roteiro escracha muito as coisas, mas desde o início dá a se entender que a protagonista vai ter um fim trágico em algum tipo de ceita e antes que pudesse haver um grande plot twist a gente já sabe juntando as peças que Luther e seus amigos são canibais e que eles consomem parte da carne dos imigrantes como sinal de tributo ao seu Deus pela colheita farta.

Eu só acho que o roteiro de Karyna Kudzina (que co-dirige o filme com Michael Vaynberg) e Saro Varjabedian poderiam ter escondido mais fatos e deixar para explodir tudo no ato final para pegar o público de jeito, então neste quesito o filme fica em falta comigo apesar de ser bem escrito e dirigido. A única coisa que realmente surpreendeu e foi plausível, foi a revelação de que Mary fazia parte da ceita e que ela era um tipo de isca para as presas.

Aliás, a direção mandou bem com as cenas das alucinações que não eram alucinações e o trabalho da equipe de efeitos práticos foi mediana; apesar de todo o empenho na confecção dos membros decepados e da cabeça assada é notável a artificialidade das peças quando o close fica muito óbvio e mesmo a distância dá para ver que o serviço foi coberto por um baixo orçamento.

A maquiagem por outro lado foi muito bem acertada: a face dilacerada e sem os olhos nas órbitas de Andrés para mim saiu bem feita, eu comprei a ideia de que o rapaz foi brutalizado, somado as atuações do próprio ator Monte Bezell que é a cereja do bolo.

Aliás falando de atuação, Karyna Kudzina que além da produção e roteirização do filme dá vida de forma esplendida á Nina acertando em todos os trejeitos, passando a sensação de medo e desconfiança do início ao fim além de nos fazer criar um laço de empatia com ela e com a pequena Bella (cujo nome verdadeiro eu não consegui encontrar nem mesmo no IMDB) que aliás rouba a cena com sua fofura e sua capacidade de emular as mais diversas situações com total naturalidade.

Outro acerto sem dúvida é Chris LaPanta que dá vida á Luther de forma excepcional mostrando total controle e naturalidade ao personagem conseguindo esconder seu lado psicopata e na hora do vamos ver ele simplesmente brilha com momentos de explosão, chantagem psicológica e total noção de que ele sabe o que está fazendo o tempo todo. Um verdadeiro antagonista de thriller de respeito.

No mais é isso, o filme tem suas falhas mas se destaca naquilo que ele é proposto que é trazer o medo a flor da pele e consegue nos segurar de olho na tela até o desfecho que cá entre nós, eu esperava bem mais, mas tudo bem é melhor caminhar com um pé atrás do outro do que correr e tropeçar.


Trailer:


sábado, 20 de julho de 2024

A Hora do Pesadelo 4: O mestre dos Sonhos / Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master (1988)

 


Definitivamente a década de 1980 foi a era de ouro dos slasher norte americanos tendo uma horda de super produções a cada ano seja o início de uma nova franquia, um filme isolado ou uma sequencia exaustiva de algum clássico que tenha dado muito certo.

E em 1988 foi a vez do quarto capítulo da série Craveana A hora do pesadelo que já poderia ter fechado com chave de ouro no auge do terceiro filme, que até hoje e elogiado como o melhor da franquia, mas a produção queria mais e sem perda de tempo recontratou os jovens protagonistas e sobreviventes da trama anterior para retornar no longa de número quatro acreditando que seria ainda maior.

Com o subtítulo de O mestre dos sonhos, o quarto filme da franquia trás obviamente Freddy Krueger de volta a vida depois de ser derrotado por um grupo de jovens problemáticos internados em um instituto de estudo do sono e em busca de vingança acaba arrastando para o mundo dos sonhos não apenas seus carrascos mas também um novo grupo de jovens dotados de algum tipo de habilidade.

Com o poder de atrair vítimas para o mundo dos sonhos de uma das sobreviventes do filme anterior, Freddy aprisiona as almas dos jovens ceifados em seu próprio interior usando-os como fonte de energia para manter-se vivo.

Tudo começa um ano depois da morte mais recente de Freddy Krueger. Apesar do deformado caçador de sonhos ter conhecido seu fim, Kristen Parker, uma das sobreviventes do último embate ainda sofre com pesadelos constantes com a casa dos Thompson na rua Elm onde ela encontra-se com as menininhas de vestido branco que jogam amarelinha, pulam corda e cantam a cantiga "O Freddy vai te pegar".

Kristen pergunta a uma delas quem mora naquela casa caindo aos pedaços e a menina diz que ninguém mora lá e em um instante, a jovem é teletransportada para a sala da caldeira, onde pressentindo que sua intuição estava certa, ela chama pelos seus amigos Roland Kincaid e Joel Crusel que imediatamente dormem e vão parar no mesmo sonho.

Lá, os rapazes fulos com a convocação involuntária tentam convencer Kristen que Freddy morreu.

Na manhã seguinte, Kristen vai á escola normalmente com sua amiga Alice Johnson e o irmão dela, Rick (que é seu namorado) e lá eles encontram Dan Jordan que é o interesse de Alice e as amigas dela Debbie Stevens, a metida a punk e Scheyla Kopecki, a jovem negra, nerd e asmática da turma que sempre serve de taboa de salvação para Debbie quando esta não estuda para uma prova garantindo uma colinha básica ou um dever de casa fácil.

Kincaid e Joey chegam logo depois dando outro esporro em Kristen alegando que está na hora da amiga deixar os traumas do passado para trás e levar uma vida normal e ela sabe bem o por que.

Horas depois, no meio da aula, Kincaid adormece e acaba caindo no sonho acreditando que aquilo foi obra de Kristen até que coisas estranhas começam a acontecer por lá. Subsequente, o corpo apodrecido de Freddy volta a vida e o caçador de jovens inicia um embate com o cabeça quente que é vencido facilmente e antes de morrer tenta gritar a amiga que Freddy voltou.

Do outro lado, Joey que via tevê em seu quarto adormece e acaba sonhando com a loira sexy de um e seus posteres e esta toma a forma de Freddy emergindo de seu colchão d'água ceifando o jovem que também grita por Kristen antes de dar o último suspiro.

Na manhã seguinte, Alice encontra Kristen que diz a ela que seus amigos não dão sinal de vida faz um bom tempo e ao entrar na sala de aula percebe que as carteiras de Joey e Kincaid estão vazias. Pressentindo que o pior aconteceu e que suas suspeitas estavam certas, Kristen surta e é levada inconsciente para a enfermaria.

Horas depois do término das aulas, Kristen descobre por intermédio de Alce e de Rick que Joey e Kincaid morreram. Sem ter dúvidas de quem e como aconteceu, Kristen vai com os amigos e Dan até a casa abandonada de Nancy Thompson na rua Elm e a observam de longe.

Coincidentemente, a mãe de Kristen passa pela rua Elm e ordena a filha sem dar muitas explicações que volte para casa.

Lá, a senhora Parker acaba dopando Kristen para que ela durma, coisa que ela não vem fazendo para evitar Freddie e as duas discutem feio.

Sonolenta, Kristen tenta pedir socorro pelo telefone mas acaba desabando sendo teletransportada para uma praia no mundo dos sonhos onde Freddy que já a esperava a sufoca com areia até ela ir parar na sala da caldeira onde enfrenta o malfeitor.

Alice que também dormia, aparece no mesmo sonho de Kristen que passa seus poderes de compartilhar com os outros o mundo dos sonhos antes de morrer queimada na caldeira o que coincide com a vida real, quando pressentindo o pior, Alice e Rick vão a casa da amiga e a encontram em chamas em seu quarto.

No dia seguinte, após a sepultura, Alice e Rick brigam pois enquanto a garota está começando a acreditar que Freddy Krueger existe e está vivo, o irmão prefere ignorar a lógica e acreditar que o que ouve com os amigos foi pura coincidência aliada a fatalidade.

Mais tarde na escola, durante uma prova de trigonometria, Scheila adormece e Alice é a única que consegue ver através de seu sonho sem conseguir intervir pois está imobilizada na carteira e apenas assiste quando Freddy aparece e tasca um beijo sugando a garota até esvazia-la sobrando apenas pele seca enquanto que na realidade a impressão que se dá é que ela está tendo uma crise e mesmo a ajuda de Debbie com a bombinha não salva a nerd de uma morte cruel que levanta dúvidas.

Alice atribui a morte de Scheila à Freddy, mas geral desacredita e só o que sobra a garota é um aparato criado pela nerd que emite raios ultra sônicos que ela deu a amiga pouco antes de ir deste mundo e que ia servir para Debbie afastar os insetos de seu quarto de quem ela tem muito nojo.

Dan, o único que tem uma certa crente sobre Freddy interroga Alice querendo saber sua ligação com o vilão e ela diz que ele precisa de alguém com o dom de abrir o portal para o mundo dos sonhos e atrair outras pessoas tal qual Kristen tinha para poder se alimentar com as almas dos jovens e a experiência com a visão do pesadelo de Scheila a faz acreditar que ela herdou esse poder da amiga antes dela morrer e que por isso Freddy está atrás dela mesmo que agora todas as crianças da rua Elm que "o mataram" agora já estejam mortas.

Longe dali, Rick acaba adormecendo e acorda no mundo dos sonhos em uma espécie de templo oriental de artes marciais, coisa que o jovem é fissurado e praticante. Alice sente que o irmão está em apuros e este de fato se vê dominado por Freddy agora acreditando que ele existe e ele tenta socar o inimigo que está invisível e acaba morrendo.

Junto a Dan e Debbie, após o sepultamento de Rick, Alice combina de se encontrarem na casa da amiga para por um ponto final neste ciclo de morte uma vez que a crença dos jovens em Freddie cresceu e se solidificou sem nenhuma dúvida.

No momento do encontro, Alice tenta sair de casa, mas o pai a impede visivelmente abalada, mas ela dá um jeito de escapar pela janela tal qual Rick fazia e acaba indo até o cinema perto do café onde ela faz bico de garçonete para manter-se acordada, mas o sono acaba levando-a para dentro do filme que ela estava assistindo e depois de se ver dormindo na poltrona, a jovem é transportada para o café onde encontra uma versão envelhecida de si mesmo vestida de garçonete e esta serve uma pizza ao mesmo tempo que Freddy aparece dizendo que ela está dispensada, pois agora ele conseguiu abrir um portal para o sonho de Debbie.

Sem perder tempo, Alice se dirige com Dan até a casa da amiga onde Freddy já prepara um ataque no sonho dela. Alice e Dan acabam presos em um lapso temporal repetindo o último minuto de sua vida enquanto Debbie é torturada tornando-se aos poucos uma barata e é morta esmagada em uma caixa.

Alice só consegue recuperar o fluxo do tempo ao constatar instintivamente que Debby morreu.

No meio do trajeto, Dan sofre um acidente tendo que ser levado as pressas pelos paramédicos e um deles tenta sedá-lo, mas Alice o impede inventando que o crush é alérgico, no entanto o rapaz acaba sendo anestesiado de todo jeito para passar por uma cirurgia.

Sem tempo aperder, Alice volta para casa ee toma remédios para dormir e leva um objeto de cada amigo morto consigo e acaba entrando no sonho de Dan sendo emboscada juntamente com ele por Freddy. Dan acaba acordando da anestesia e ao voltar para a realidade pede aos médicos que o cedem novamente, o que obviamente é negado.

Sozinha, Alice luta com Freddy usando os golpes de caratê que herdou de Rick e por seguinte usa o emissor de raios ultra sônicos de Scheila abrindo um rombo na barriga de Freddy que usa seu fator de cura para se recuperar graças aos seus poderes multiplicados pelas almas dos jovens mortos nos últimos dias que estão presos ao seu corpo deformado.

Convenientemente, Alice se lembra da cantiga das meninas de branco, mas especificamente de um verso que fala sobre reflexo e rapidamente quebra um pedaço de um espelho que estava largado naquele cenário, fazendo Freddy se olhar no reflexo e a reação é a sua destruição sucedida com a libertação das almas de Kristen e dos outros que agora podem subir aos céus para descansarem em paz.

Dias depois, a salvos e tranquilos, Alice e Dan caminham pelo parque e o rapaz pede a agora namorada para fazer um pedido, pois ele irá jogar uma moeda na fonte. Ela acaba vendo o reflexo de Freddy na água que desaparece e depois de jogar a moeda, o casal se vai...

É indiscutível que A hora do pesadelo 4 fechou um ciclo de altos e baixos da franquia e o que veio a seguir foi declínio com os últimos três capítulos produzidos além do crossover com Jason Voorhees que encerra a trajetória de Robert Englund na pele do vilão deformado e sem contar com o nada celebre remake de 2010 que foi a tampa do caixão da franquia que vira e mexe vive soltando faíscas de esperança com uma possível volta triunfal, mas que até agora não passa disso: faíscas.

O filme ao menos manteve a qualidade irretocável dos efeitos práticos, os especiais e sobretudo a maquiagem, uma marca registrada da franquia. Claro que em questão de sangue só tivemos o suficiente para cobrir o orçamento de 13 milhões. 

Freddy continua sarcástico e sádico como sempre, melhorando mantendo seu humor ácido e seus trejeitos canastrões que levam um pouco de bom humor em meio a cenas de mortes bizarras que não são as melhores da franquia, mas dá para relevar pela exaustão que os roteiristas vinham enfrentando na época após inventar tantas mortes diferentes e criativas para atrair a atenção dos espectadores.

O longa é de longe um dos menos pesados e menos viscerais de toda a franquia e dá uma certa cansada ao chegar no ato final, além de fechar o embate com Freddy Krueger de um maneira muito inesperada totalmente tirada do meio do cu na última hora, o que sinceramente abusa da inteligência do público já que em momento algum se esperava que a cantiga das menininhas de branco pudessem ter algum efeito mortal no vilão. Para mim isso foi muita preguiça da parte de Wes Craven, Brian Helgeland e William Kotzwinkle, responsáveis pelo roteiro.

No mais o filme é isso mesmo: oferece um início promissor com uma premissa interessante que tinha tudo para ser o fechamento ideal, tem um desenvolvimento legal, porém se perde na hora de amarrar as pontas no final, além de ter de certa forma abraçado o humor negro com algumas das cenas de morte que mais davam crise de risos do que de medo. Enfim, como eu disse, a franquia declinou depois da parte quatro, então ainda dá para assistir pela nostalgia e pelo reencontro com os personagens veteranos do filme anterior já que eles marcaram a franquia de forma positiva.


Trailer:


quinta-feira, 18 de julho de 2024

O Padrasto 3 - Ele voltou para ficar / Stepfather III: Father's Day (1992)

 


Como tudo que é bom dura pouco, a saga do padrasto psicopata chega ao seu terceiro e último capítulo no auge, coisa que outras grandes franquias não fizeram ambicionadas pelo sucesso e pelos rios de dinheiro que não paravam de brotar.

Com um orçamento modesto de um milhão e 800 mil dólares, O padrasto 3 ganhou as telas três anos depois do segundo longa metragem com direção de Guy Magar que também colaborou na produção e no roteiro.

A história nos leva a outra família que vivia dias normais até conhecerem o protagonista que depois de uma longa investida consegue se tornar o chefe da casa e quando tudo parecia caminhar para o "felizes para sempre" outro empecilho aparece no caminho do padrasto que parece não ter encontrado mais uma vez a família perfeita que tanto almejava.

Tudo começa um tempo após a fuga de Jerry Blake do sanatório estadual e desta vez ele resolve driblar as autoridades passando por um procedimento cirúrgico para mudar de aparência, obviamente de forma clandestina.

Depois de conseguir um novo rosto, Jerry mata o cirurgião fajuto o degolando com o auxílio de uma serra ortodôntica e foge para a pacata cidade de Deer View no interior da Califórnia.

Nove meses depois de se instalar na pacata vizinhança onde escolheu se esconder, Jerry socializa com os cidadãos em meio a um baile de páscoa trabalhando como coelhinho para se aproximar das mães das crianças, em especial as desimpedidas, como Christine Daves mãe de Andy um garoto cadeirante que apesar de ainda ter contato com seu ex-namorado Mark Wraynal que a persegue constantemente tentando a reatar, ela já está decidida a virar a página.

Agora sob a identidade de Keith Grant, Jerry disputa terreno com Mark que sabendo das intenções do recém chegado o ameaça e diz que não só irá reconquistar Christine mas que também irá se casar com ela. Não suportando a concorrência, Keith o mata com um golpe certeiro de pá na cabeça.

Com a mesma pá, Keith que ganha a vida com a jardinagem cava uma vala rasa em um canteiro onde enterra Mark sem levantar qualquer suspeita.

Em pouco tempo, Keith consegue levar Christine para o altar deixando Andy inquieto com a rapidez com que tudo aconteceu  além de estar visivelmente preocupado com a falta de informações sobre o novo padrasto, coisa que a mãe ignora totalmente.

Aconselhado pelo padre Brennam, amigo da família Andy investiga na internet alguma informação sobre Keith mas não encontra nada.

Lembrando-se de que certa vez Christine disse que a paralisia de Andy é psicológica, Keith tenta fazer o enteado recobrar os movimentos das pernas na marra, mas tudo o que consegue é fazer o garoto ter um princípio de um ataque de pânico e de raiva.

Na mesma noite, a coisa só piora pois Andy farto da péssima convivência com Keith resolve que quer ir morar com o pai, o que faz o padrasto secretamente ter um surto violento, o que é flagrado pelo enteado de longe.

Prevendo que as coisas podem não dar mais certo com Christine, Keith se relaciona intimamente com Jennifer Ashley, recém chegada a comunidade e a coisa desanda ainda mais quando o psicopata descobre que a mãe de Andy não pode mais engravidar.

Um programa de investigação criminal pela televisão noticia a fuga do serial killer Jerry Blake do sanatório, o que já não preocupa mais Keith já que ele está irreconhecível e seu retrato falado já não pode denuncia-lo.

Durante uma desavença na estufa onde trabalha, Keith mata eu assistente com um rastelo.

Um novo boletim no programa criminal revela que o corpo de um cirurgião plástico clandestino assassinado há alguns meses foi finalmente reconhecido e que antes de morrer ele realizou um procedimento estético no serial killer foragido.

Guiado pela suspeita, Andy consegue uma foto de Keith quando ainda era Jerry divulgada pela tevê e a compara com uma foto de seu padrasto sem perceber que o mesmo o vigia muito próximo.

Durante o jantar, Andy discretamente separa um talher com a saliva de Keith e a entrega dentro de um saquinho de evidências aos cuidados do padre Brennam para que este o leve até um laboratório para análise.

Sempre atento, Keith persegue o religioso numa rodovia pouco iluminada e recupera a prova que poderia desmascara-lo. Logo depois, o psicopata empurra o veículo do padre num abismo levando-o a desgraça.

No dia seguinte, Jennifer que já estava rendida aos encantos de Keith o despreza pela sua demora em tomar uma atitude quanto a sua relação com Christine e por pouco não é morta.

Na noite seguinte, coincidindo com o sepultamento do padre Brennam, Andy interroga a mãe sobre os antecedentes de Keith e diz que ele pode não ser o que aparenta e Christine desconversa além de dizer ao menino que suas suspeitas são coisa de sua cabeça.

Jennifer marca um encontro com Keith na estufa e Chrsitine acaba ouvindo a conversa pela extensão telefônica. Chegando lá, Jerry devolve o desprezo da amante com mais desprezo e a nocauteia. Keith a arrasta até um triturador e antes que pudesse jogar Jennifer para a morte, Christine e Andy chegam a estufa.

Descoberto, Keith surta com Christine enquanto Andy tenta preparar uma armadilha para desmascarar o padrasto. Ao encontrar o talher com o DNA de Keith no banco de trás, o garoto salta do carro e adentra a estufa onde flagra a mãe sendo levada para uma possível morte.

Encorajado, Andy consegue ficar em pé e acerta Keith com a cadeira de rodas dando brecha para a mãe se salvar. Keith se levanta e começa a perseguir o enteado que o derruba de uma escada próximo ao triturador.

Andy quase é tragado pelo triturador, mas Christine que desperta de um desmaio o salva enquanto que Keith acaba caindo na própria armadilha sendo feito em pedaços pelo triturador encerrando assim sua onda de crimes de uma vez por todas.

Desta vez sem Terry O'Quinn, a sequencia teve que se fazer da desculpa de uma cirurgia plástica para introduzir Robert Wightman no papel de Jerry / Keith, um dos motivos pelo qual o filme não foi bem aceito, já que O'Quinn além de ter vindo de um histórico de de alguns poucos filmes (futuramente expandindo para um currículo recheado de participações em filmes e séries de grande porte) ainda trouxe uma identidade ímpar ao personagem, que apesar de não ter sido seu papel mais conhecido ainda sim é bastante lembrado pelos fãs da franquia.

Em 2009, a franquia foi desenterrada para a produção de um reboot com uma história totalmente nova porém seguindo a mesma espinha dorsal, porém ainda sim o longa não foi o suficiente para reviver O padrasto de uma vez para uma possível nova horda de filmes, fazendo com que o serial killer de famílias voltasse para o túmulo de onde permanece até hoje.

O único rosto realmente conhecido dentre os membros do elenco é o de Season Rubley (nascida como Susan Rubley) que tem no currículo os filmes Hardcore - No submundo do sexo e Elvis, filme biográfico de 1979 que narra a vida e a obra do rei do rock Elvis Presley, onde ela deu vida à Priscilla Presley, esposa do cantor.

Além disso, ela também fez parte do clássico Fuga de Nova York ao lado de Kurt Russel assim como no filme anterior onde o astro deu vida á Elvis. Em O Padrasto 3, Rubley deu vida á Jennifer.

O terror gráfico do filme é bem ok, até que forte para o início dos anos 1990 e coleciona boas cenas de morte além de uma atmosfera investigativa muito competente, o que faz desta sequencia esquecida uma boa pedida além de toda a trilogia clássica que compõe toda a obra.


Trailer:



terça-feira, 16 de julho de 2024

Vínculo Mortal / Longlegs (2024)

 


E vamos para mais um lançamento, ainda que por aqui o longa metragem só venha a estrear de forma oficial no final de agosto.

Uma das grandes promessas do ano, marketeada como o filme mais assustador da década, nos leva a um cenário noventista de investigação de uma série de crimes ocorridas nos anos 1970 e que foram retomadas nos dia atuais, os anos de 1990.

Os crimes todos seguindo o mesmo modus operandi é um verdadeiro enigma, mas se resume a aparição de um estranho de face pálida e vós doce, apelidado de Longlegs no nono aniversário de meninas escolhidas a dedo. Daí, fica uma lacuna no meio das investigações do FBI que não sabem como responder como e por que os pais das meninas tiram a vida das filhas e depois tiram a suas próprias.

A partir daí, o assassino Longlegs deixa cartas com mensagens em código que desafiam a inteligência da polícia secreta até o presente quando a protagonista que é uma agente do FBI perita em códigos e quebra-cabeças reabre o caso e conforme se aproxima da verdade, vai descobrindo que o seu passado nebuloso está de alguma forma atrelado ao caso.

Tudo começa em 1974 durante um inverno nevado, onde uma linda menina curiosa, ouvindo algo ou alguém em sem quintal corre rapidamente até o local onde fica de cara com uma figura pálida, vestida de branco com trejeitos característicos de alguém de poucos miolos.

Depois da introdução, somos levados aos dias atuais em algum ano da década de 1990 em meio a uma reunião do FBI, cujo chefe o agente Carter reabre o caso conhecido como Longegs que consiste em uma série de assassinatos de famílias aparentemente normais e pacatas que começou nos anos 1970 e voltaram a ocorrer recentemente.

Designada para investigar um bairro popular da cidade, a agente Lee Harker e seu parceiro, o  agente Horatio Fisk. Nem bem chegam ao local e Lee pressente que a pessoa que eles procuram está próxima a eles. Fisk então bate a porta de uma das casas e sem muita cerimônia, alguém sai de dentro da residência e executa o jovem agente com um tiro.

Em choque, Lee adentra na casa em busca do assassino e o encontra sentado sobre a cama de frente para a janela e de braços erguidos em sinal de rendição.

Na cena seguinte, após passar por alguns testes de raciocínio rápido e reconhecimento, Lee volta ás investigações ao lado do agente Carter diretamente no caso do Longlegs e o chefe direciona a parceira até uma sala com várias evidências dos crimes aos quais a jovem agente examina a exaustão.

Depois de descontrair tomando uma bebida com Carter, Lee o leva para sua casa onde ele apresenta a sua mulher Anna e sua filha pequena Ruby que a convida para conhecer seu quarto e também para sua festa de aniversário de nove anos que vai acontecer em poucos dias.

Mais tarde, já em casa, Lee telefona para sua mãe Ruth para matar a saudade e esta lembra a filha que seu aniversário está chegando.

Não muito depois, Lee pressente que há alguém por perto e sai armada para rondar desde a varanda até dentro de sua própria casa onde encontra sobre a escrivaninha um envelope com um cartão de feliz aniversário dentro que não estava lá antes.

Em outro momento, Lee é revisa algumas evidências de um outro crime até ouvir o telefone tocar e é o FBI a designando para investigar outra cena de crime atribuído ao Longlegs.

Logo em seguida, Lee telefona para a mãe dizendo que ela ficará um tempo ocupada por conta da alta demanda de trabalho, mas Ruth pede á filha para que elas se vejam no dia do aniversário da jovem.

Depois de investigar os símbolos deixados nas cartas do Longlegs, Lee consegue definir um intervalo de tempo de seis dias entre um ataque e outro e nisso, ela menciona a Carter sobre uma menina chamada Carrie Anne Camera que sobreviveu ao ataque do serial killer, porém perdeu os pais e a lucidez tendo que ser internada num sanatório.

Lee então sugere á Carter visitar a menina que agora é uma jovem, mas antes, a dupla vai até um casarão abandonado da família Camera seguindo uma pista e lá encontram uma boneca de porcelana escondida no assoalho do porão protegido por uma cruz.

Carter leva a boneca até um forense que a analisa e eles não encontram nenhuma ligação muito óbvia com os crimes de Longlegs.

Em seguida, temos um momento de flashback de alguns anos atrás onde conhecemos detalhadamente o crime que vitimou os pais de Carrie Anne: a menina na época ajudava o pai atendendo no balcão do negócio dele, até um dia, o notório Longlegs aparece mencionando o aniversário da jovenzinha que se aproxima, mas o que ela faz é chamar o pai para botar o louco para correr.

De volta ao presente, Lee visita Carrie Anne que visivelmente está perturbada e esta conta sobre sua relação conturbada com os pais que não gostavam dela, até eles terem surtado com a aparição do Loglegs e terminarem desgraçados, porém deixando uma marca perpétua na vida da menina.

Pasma com a história familiar, Lee procura Carter no mesmo instante e revela ter se lembrado que às vésperas de seu aniversário de nove anos, ela recebeu a visita de um estranho de face pálida, que muito provavelmente era o Longlegs e que ela fez uma denúncia de invasão que não deu em nada na época.

Carter pede a agente que interrogue a mãe a respeito quando for vê-la, o que acontece na cena seguinte, porém a jovem se mantem na defensiva inicialmente sem tocar no assunto, mas tem breves memórias sobre o dia da aparição do Longlegs.

Depois disso, Lee se enche de coragem e pergunta á Ruth se ela se lembra do ocorrido dias antes do seu aniversário, mas ela se nega a falar, porém confirma que a jovem fez uma denuncia de invasão á polícia contudo, a mãe nega que a invasão tenha acontecido.

Ao analisar algumas Polariods antigas, Lee se lembra claramente de Longlegs que definitivamente é o mesmo estranho que desgraçou Carrie Anne. Sem perda de tempo, Lee leva as fotos até Carter que aciona seus agentes para procurarem o suspeito.

Neste momento, o mesmíssimo Longlegs está em um ponto de ônibus de malas prontas para deixar a cidade, porém a polícia chega antes que ele pudesse evadir e o prendem preventivamente dando início a um interrogatório infrutífero já que o suspeito apenas diz frases desconexas.

O interrogatório é gravado e exibido para Carter, Lee e os outros agentes o que faz com que o casso seja dado como encerrado, mas a jovem agente sente que ainda há algo faltando, acreditando que Longlegs agiu juntamente com um cúmplice.

Lee vai até a sala do interrogatório e fica cara a cara com Longlegs exigindo que ele diga o motivo das mortes e se há alguém o ajudando e tudo que ele responde é em forma de enigma mencionando uma menina que seria Carrie Anne, uma freira e um tal "homem lá embaixo" do qual ele diz que Ruth sabe quem é e que Lee deve perguntar a mãe sobre.

Depois disso, Longlegs se suicida batendo sua cabeça várias vezes contra a mesa, o que deixa Carter uma pilha confirmando que o caso está acabado e que Lee está dispensada por tempo indeterminado. Exausta, Lee é levada para casa da mãe pela agente Browning.

Lee adentra a casa mas não encontra a mãe, isso por que Ruth está do lado de fora, vestida de freira e de posse de um rifle que ela usa para executar Browning. A jovem agente vê tudo pela janela e corre até a varanda onde encontra a mãe de frente para uma boneca de porcelana no formato da versão mirim de Lee do qual Ruth explode a cabeça com um tiro fazendo sair de dentro da boneca uma nuvem negra que reage com a agente que desmaia.

Vemos a partir daí, um flashback de Ruth contando uma história de ninar para a versão mirim de Lee: a história do dia que Longlegs visitou a menina na véspera de seu aniversário para dar a ela uma boneca de porcelana moldada a sua imagem e semelhança pelo próprio assassino que se dizia vindo da igreja.

Longlegs vivia anonimamente como artesão de bonecas em uma loja e fazia cada uma delas semelhante as filhas das vítimas que ele visitaria nos dias de seus aniversários de nove anos, o que inclui Lee.

Depois disso, ainda em flashback, vemos Ruth amarrada e amordaçada frente ao Longlegs e fica explícito que este a poupou da morte mas com a condição de que ela mataria em seu lugar as famílias das meninas entregando a elas as bonecas que ele confecciona disfarçada de freira vendedora de livros de porta em porta.

De volta ao presente, Lee volta a si dentro da casa da mãe com o telefone tocando: é Carter lembrando a ela que aquele é o dia do aniversário da pequena Ruby, o que a faz pegar o carro e pilotar a toda.

Chegando a casa dos Carter, assim como previu, Lee encontra a mãe vestida de freira entregando uma boneca de porcelana com as feições de Ruby como sendo um presente da igreja. Lee acusa a mãe de ser cúmplice de Longlegs, mas Carter põe um basta dizendo que o caso foi encerrado e lembrando-a de que ela está afastada.

Enquanto Carter e Anna vão a cozinha pegar bolo, Lee pergunta a mãe o por que dela fazer o que fez e a religiosa diz que se ela não matar elas irão arder no inferno.

Carter volta da cozinha dominado por uma força sobrenatural e Lee tenta conte-lo mas acaba o matando com um tiro. Ruth saca uma faca e tenta atacar a filha, mas é executada com um tiro na cabeça.

Vendo que Ruby está completamente dominada pela boneca, Lee tenta estourar a cabeça do brinquedo compreendendo que a essência e as memórias da menina estão lá, porém sua arma falha e nisso, vemos uma imagem de Longlegs desejando feliz aniversário para a agente em seu subconsciente e depois ela mesma se deseja feliz aniversário...

Bom, com tudo isso subentende-se que Longlegs era um satanista que confeccionava bonecas com magia negra para que ao mesmo tempo em que ele conseguisse absorver a essência (ou a alma das meninas como vocês quiserem), ele também conseguisse fazer com que de alguma forma os pais das mesmas fossem possuídos por alguma entidade que mataria o corpo vazio das meninas e depois se matassem. Sucedendo, o serial deixava as pistas em forma de cartas.

De alguma forma o senhor Camera descobriu e lacrou a boneca no assoalho antes de morrer e Ruth de alguma forma também descobriu e fez um pacto com Longlegs em troca de que a filha fosse poupada, porém a essência da filha já havia sido quase toda sugada pela boneca o que explica seu semblante sempre apático e sem graça, uma puta sacada que quase me fez injustiçar a atuação e a inexpressividade da atriz Maika Monroe.

O filme faz uma clara referência ao clássico noventista O silêncio dos inocentes por toda a atmosfera de investigação empregada no filme, além de todos os enigmas e o antagonista ímpar brilhantemente (e as vezes irritantemente) interpretado por Nicolas Cage que revelou ter se inspirado na própria mãe para moldar os trejeitos únicos do personagem.

Aliás, a caracterização do personagem é muito competente tornando Cage irreconhecível.

O filme teve um marketing massivo acerca de seu conteúdo, o que elevou o hype do público ás alturas, mas permitam-me dizer que essa foi a falha principal do filme já que ele não entrega tudo aquilo que foi prometido. Longlegs é sim um filme bacana, com uma premissa mais puxada para o mistério e para investigação, trazendo um terror de poucos jumpscare porém mais atmosférico, mas ainda sim o enredo começa muito arrastado, de forma lenta e silenciosa e só no final é que desenrola de uma vez.

Talvez tenha faltado um pouco de força na direção de Oz Perkins que tentou ganhar o espectador com o mistério e os sustos gratuitos por meios de flashbacks desconexos em alguns casos.

Apesar dos pesares, o filme orçamentado em 10 milhões já angariou até agora mais de 22 milhões, o que não é uma quantia pequena mas também não é o suficiente para classificá-lo como um arrasa quarteirões, por isso, assistam por sua conta, eu mesmo achei mediano, tedioso em alguns momentos e minha opinião sobre a performance de Nicolas Cage fica no meio termo: ao mesmo tempo que a maquiagem arrasou e que ele demonstrou um lado canastrão e psicopata, ele também me irritou, sua vós é forçada e alta para um cacete, então veremos quando o filme chegar dublado se esse problema será deixado de lado.


Trailer:


sábado, 13 de julho de 2024

Sexta-Feira 13 - Parte 4: O Capítulo Final / Friday the 13th: The Final Chapter (1984)

 


Com a ascensão dos slasher nos anos 1980 estender as grandes franquias sem pensar nas consequências era a coisa mais normal na época. Sexta-Feira 13 era até então uma das séries mais rentáveis chegando na sua quarta parte no mesmo ano de estréia de seu maior rival Freddy Krueger com o inigualável A hora do pesadelo de Wes Craven.

A consolidação da franquia no terceiro capítulo, com o surgimento da icônica máscara de hóquei era mais do que óbvio que Jason ainda perduraria por muitos anos trazendo a morte aos jovens incautos do Crystal Lake.

E desta vez, a história segue direto de onde a parte anterior parou com Jason sendo levado para o necrotério onde volta a vida e depois de fazer uma nova leva de vítimas volta ao Crystal Lake onde um novo grupo de jovens acampa em um casarão de férias junto a casa família Jarvis que acaba envolvida na nova onda de assassinatos além da chegada de um estranho que carrega uma segredo que o liga ao assassino mascarado local.

O filme abre com um grupo de jovens acampantes envolta de uma fogueira, onde um dos monitores conta a lenda de Jason Voorhees que nos é retratado por meio de flashbacks do primeiro até o terceiro filme para orientar o espectador de tudo que aconteceu até então e de onde a história parou.

A cena corta e somos levados ao celeiro do acampamento de Crystal Lake onde Jason havia mais uma vez perdido a vida. O corpo do mascarado é transferido por ordem do xerife para o necrotério do hospital da cidade mais próxima ficando aos cuidados do jovem legista Axel Burns e de seu afeto a enfermeira Robbie Morgan que é mais difícil do que escalar o monte Everest.

Axel insistente como um brasileiro, convida Robbie para coitar com ele na área refrigerada, mas o que interessa a ela mesmo é ver o noticiário que cobre o caso Jason dando em primeira mão um relato sobre a remoção do corpo para o necrotério local, onde empolgada pela fama que o local do seu trabalho está ganhando, Robbie resolve coitar com o parceiro, porém no início das preliminares, o braço de Jason se mexe a assustando.

Puto com a falta de sorte, Axel vai até o banheiro de seu escritório onde é pego de surpresa por Jason que voltou a vida e mais do que rapidamente, manda o jovem legista para a desgraça cortando seu pescoço com uma serra de amputação de membros e termina quebrando o mesmo. Não muito depois, Robbie estranha a demora para o parceiro retornar a sala de lazer do escritório e também é surpreendida por Jason que a suspende pelo pescoço a matando.

Paralelo a isso, um grupo de jovens formado por: Paul e sua namorada Sam, Sara e seu namorado Doug, Jimmy e o babaca da turma Ted se perde a caminho do Crystal Lake passando pelo túmulo de Pamela Voorhees.

Depois disso, o grupo passa por uma hippie mochileira obesa que pede carona através de uma placa e ao ser recusada por Paul, ela vira a placa onde tem escrito um belo "vai se foder". E essa mesma mochileira, se torna vítima de Jason (que a essa hora conseguiu fugir do hospital) tendo seu pescoço perfurado de ponta a ponta.

Um tempo depois, o grupo consegue encontrar o caminho para o Crystal Lake e chega ao seu destino onde conhece a família Jarvis formada por Trish, sua mãe, seu irmão menor Tommy e seu cachorro fujão Gordon, além de conhecer as gêmeas locais Tina e Terri e as jovens são todas convidadas por Paul para uma festa num salão lá perto à noite.

Depois de se instalarem, o grupo cai no lago para se refrescar pelados.

Do outro lado, Trish acaba tendo um problema com o carro e acaba conhecendo o jovem Rob Dier, recém chegado que a ajuda a consertar o motor e a voltar para a estrada.

Ao chegar em casa, Trish apresenta o rapaz á mãe e Tommy mostra a ele sua coleção de máscara de látex de monstros que ele mesmo confecciona e pretende vender.

Após se refrescarem, o grupo se preparam para a festa que vai rolar com o cair da noite coincidindo com a chegada de Jason ao acampamento. Chegando o momento da festa, Sam vê Tina dando em cima de Paul e enciumada vai para o lago onde é empalada por baixo de uma jangada.

Paul sai para procurar Sam e acaba sendo pego por Jason que acerta um arpão em sua virilha. Não muito depois, Terri tenta sair da festa mais cedo, mas é acertada mortalmente por Jason com uma lança.

Os que ainda restaram vivos se juntam para ver uns filmes antigos ao encontrarem um projetor e um rolo de filme.

Enquanto isso, a senhora Jarvis chega em casa depois de ter ficado um tempo fora e percebe que a energia da residência acabou e enquanto procura pelos filhos é pega de surpresa por Jason que a mata fora de tela.

De volta ao acampamento, após dormir com Tina, Jimmy desce para pegar uma garrafa de vinho e acaba tendo sua mão perfurada pelo saca-rolha por Jason que o mata com um golpe de cutelo no rosto. Tina por sua vez se aproxima de uma janela por onde Jason aparece de surpresa e este a pega na brutalidade e a atira a fazendo colidir com o carro morrendo na queda.

Do outro lado, Ted assiste a um filme erótico pelo projetor sobre o efeito de drogas enquanto que no segundo piso Doug e Sara terminam de fazer amor no chuveiro. Depois que Sara vai embora, Jason agarra a cabeça de Doug, a esmaga com própria mão e depois a espreme contra o azulejo do banheiro. Ao encontrar o corpo de Doug, Sara tenta fugir, mas Jason acerta-lhe um golpe certeiro de machado no peito.

Ao voltar para casa, Trish e Tommy percebem que o lugar está no breu e procuram pela mãe sem sucesso. Trish pede ajuda á Rob que revela que seu real motivo para ter vindo 

à Crystal Lake é se vingar de Jason pois ela matou sua irmã Sandra no segundo filme, alegando que o mascarado está vivo e que fugiu do necrotério, apesar de Trish contra argumentar que o assassino estava morto.

Preocupados com a segurança de Tommy, Trish e Rob o deixam trancado em casa e vão até o casarão de férias onde encontram os corpos dos que já se foram comprovando a história de Rob que é morto por Jason depois de se separar para procurar no porão.

Trish volta a sua casa para proteger Tommy até que Jason aparece e os persegue até o quarto do garoto. Trish pede á Tommy que fuja assim que ela atrair Jason para longe mas ela é a única que segue sua parte do plano e consegue se desvencilhar do algos voltando para casa logo depois só para perceber que o irmão não fugiu, mas se escondeu em seu quarto.

Com o regresso de Jason, Trish tenta acerta-lo com um facão mas é dominada. Enquanto isso, Tommy usa de seu dom de maquiagem de filmes de monstros para raspar sua cabeça até ficar parecido com Jason quando este era criança. Tommy desce correndo e atrai Jason tempo suficiente para Trish acerta-lo no rosto retirando sua máscara e revelando sua face deformada.

Tommy aproveita e pega o facão acertando o olho de Jason que cai sobre a arma partindo sua cara. Trish abraça Tommy aliviada, porém o garoto percebe que Jason ainda se mexe e acerta-lhe vários golpes de facão enquanto grita ''morre, morre, morre!".

A câmera corta de uma tela em branco para Trish internada no hospital sendo ouvida pelo médico e o xerife e esta pede para ver Tommy. Assim que os dois ficam a sós, Tommy abraça a irmã e desfere um olhar macabro para a câmera.

Existe um final alternativo recuperado anos depois e lançado com o DVD do filme onde na manhã seguinte ao susto, os irmãos Jarvis acordam com o barulho de sirenes e Trish pede á Tommy que chame a polícia. Depois, Trish percebe sangue pingando no teto e ao subir até o banheiro ela encontra a mãe morta afogada na banheira. Quando Trish a abraça, vemos a senhora abrir os olhos exibindo seus globos completamente brancos e por trás de Trish, Jason aparece armando um ataque. Tudo no entanto não passa de um sonho de Trish que acorda no hospital confusa.

Este final foi cortado na época pois ia interferir na ideia original de que este seria o final da franquia, coisa que nós sabemos que não aconteceu pois Jason volta no sexto capítulo na forma de morto-vivo depois do desastroso quinto capítulo onde a produção tentou recomeçar a história com um novo Jason além de trazer Tommy Jarvis de volta desta vez crescido e mentalmente perturbado.

O filme foi orçamentado em 2,6 milhões de dólares e estava tudo pronto para que este fosse de fato o capítulo final, mas sabem como é, a capitalização de quase 33 milhões de bilheteria fez a produção voltar atrás afinal em time que está ganhando não se mexe e como o subgênero slasher ainda estava dando muito suco em outras franquias seria injusto e inviável encerrar o legado de Jason tão cedo.

A personalidade mais conhecida no filme foi o jovem Corey Feldman no papel de Tommy que depois deste filme deslanchou uma carreira satisfatória participando de clássicos como Gremlims, Os Goonies, Conta comigo além de Os garotos perdidos, retornando décadas depois nas sequencias seguintes. Feldman ainda participou da introdução de Sexta-Feira 13 Parte 5: Um novo começo para fechar a infância de seu personagem que no resto do filme que se passa anos depois do capítulo final agora é um jovem adulto.

A direção do filme ficou por conta de Joseph Zito de Quem matou Roemary? (The Prowler no original) tendo sido contratado para também escrever o roteiro que acabou ficando a cargo de Barney Cohen que tentou dar uma diferenciada no elenco trazendo pela primeira vez dois sobreviventes, além de que a final girl desta vez é uma garota de família tradicional e não membro de um grupo de adolescentes cheios de hormônios.

A paixão de Tommy por maquiagens e adereços de filmes de terror é uma homenagem á Tom Savini, o lendário técnico de efeitos especiais tendo trabalhado no primeiro Sexta-Feira 13, Quem matou Rosemary, o remake de 1990 de A noite dos mortos vivos, além de Despertar dos mortos e Dia dos mortos as sequencias da versão original da obra maior de George A. Romero.

No mais, na minha humilde opinião, o filme deu uma exagerada no elenco de jovens trazendo desta vez um grupo sem carisma além de forçados servindo apenas de números de mortos para Jason já que todos caem em desgraça um atrás do outro sem ter qualquer desenvolvimento ou subtrama ao contrário do filme anterior que tivemos um número menor de vítimas porém com carisma e apelo empático por parte do público. Eu pelo menos me identifiquei mais com aquele elenco do que o deste filme, sendo que em sua maioria eu não consegui decorar quem era quem o que me fez ter um trampo dos diabos para identificar cada vítima em sua respectiva morte para que a resenha não soasse vaga e oca. Mas enfim, o filme não deixa de brilhar por isso, ao contrário, é m dos melhores capítulos só perdendo para os três primeiros e o sexto, na minha opinião.


Trailer: