Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Terrifier 2 (2022)

 


Depois de alguns anos após chamar a atenção do grande público com sua violência desmedida, Terrifier finalmente ganha uma sequencia depois de ter finalizado o longa metragem com um gancho e muitas perguntas sem respostas.

Injetando um montante singelo de 250 mil dólares, e mais uma vez sob a batuta de Damien Leone, temos uma sequencia direto de onde o primeiro filme parou, mas sem responder de forma plausível como o palhaço mimico Art voltou a vida nos contentando apenas com o argumento de que "ele é uma entidade sobrenatural" e pronto.

Afrente disso, somos apresentados aos novos protagonistas que são um casal de irmãos adolescentes se preparando para uma festa rave a fantasia enquanto sua cidade passa por uma nova onda de assassinatos misteriosos após ficar famosa pelo massacre ocorrido anteriormente com as irmãs Reyes e algumas outras vítimas tempos atrás pelas mãos do palhaço suicida, sem saber que o mesmo voltou.

Paralelo a isso, Art passa a receber auxílio de uma misteriosa menina pálida maquiada e vestida como palhaço que só o serial killer pode ver o que aumenta mais a lista de mistérios não resolvidos, além da existência de um artefato mágico que pode deter o palhaço e está nas mãos da protagonista mais velha.

Tudo começa em Miles County no necrotério da cidade onde Art após tirar a própria vida, sem causa aparente volta a vida e leva os legistas a desgraça para aquecer. Um deles ainda vivo com as poucas forças restantes se arrasta tentando chamar a polícia.

Realizando que sua vida foi restaurada, Art ataca o legista agonizante esmagando sua cabeça  e tirando um do olhos. Para fechar, ele desfere vários golpes com o martelinho de testar reflexo e abre sua cabeça ao meio com seu saco de lixo.

Um tempo depois de fugir do necrotério, Art vai até a lavanderia para lavar seu macacão ensanguentado, o que significa ficar pelado e simplesmente senta-se para ler o jornal e se atualiza. Ao se virar para o lado, Art se depara com uma menininha pálida, vestida e maquiada como palhacinha, com os cabelos ressecados, dentes podres e sorridente acenando para o mímico se cagando e se mijando toda no banco em que está sentada.

Art logo faz amizade com a menininha pálida e os dois começam a brincar de bate-bate com as mãos enquanto um dos clientes que cochilava no local acorda e observa Art brincando sozinho deixando claro que a menininha é fruto da imaginação do palhaço psicopata.

Depois que seu macacão fica pronto, Art se veste e limpa a cagada imaginária da menininha. Ao sair do estabelecimento, percebemos que o cliente curioso foi assassinado com um desentupidor empalado em sua cabeça.

A cena corta a intro onde conhecemos Sienna Shaw que confecciona uma fantasia para uma festa rave que vai acontecer logo mais em comemoração ao Halloween.

No corte seguinte, Sienna, sua mãe Bárbara e eu irmão Jonathan discutem sobre a fantasia que o garoto pretende usar que é nada menos que a do palhaço que promoveu o massacre de Miles County, ou seja, Art.

Sienna menciona á mãe agora a sós sobre o interesse estranho e repentino do irmão em Art, mas Bárbara minimiza dizendo que o garoto apenas está passando por uma fase por conta da perda do pai.

Voltando a confecção da fantasia, Sienna recebe a visita de Jonathan que pede cola quente emprestado e ele pergunta a adolescente se ele acredita que Art pode voltar.

Mais tarde, Sienna adormece e sonha com a propaganda de um café com o nome do Art onde jovens estão vestidos de crianças e tem uma tiazinha tocando uma música infantiloide com um violão e entre os jovens está Sienna que presencia coisas aleatórias acontecendo como por exemplo o único menino que é uma criança de verdade começando cereal com insetos e cacos de vidro na maior naturalidade.

Na sequencia, a tiazinha cantora do café anuncia a chegada de Art que é ovacionado como se fosse um astro. O palhaço distribui doces para todos enquanto que para Sienna ele dá um pacote contendo um coração de fumante pulsando e minhocas que viram uma gosma preta.

Do nada, Art tira uma metralhadora e inicia uma verdadeira chacina matando a todos menos Sienna que se esconde.

Art pega um maçarico e taca fogo em todo café, enquanto Sienna tenta em vão acordar. Para conseguir o que quer, Sienna espeta sua mão na caixa de cereal com vidros e é atacada por Art com fogo, mas ela se defende com a espada que faz conjunto com sua fantasia de amazona alada.

Isso faz Sienna finalmente acordar e perceber que seu quarto está em chamas. A jovem tenta apagar mas é inútil restando a ela evadir do local ao mesmo tempo que Bárbara que está acordada apaga o fogo com um extintor.

Depois, Bárbara dá um esporro na filha por ela ter deixado velas acesas no quarto, mas Sienna contesta a suposta causa do incêndio.

Na manhã seguinte, Sienna fala á mãe sobre a espada que compõe sua fantasia que foi presente do pai, da qual aliás de tudo do quarto, a própria fantasia foi a única coisa que escapou ilesa do incêndio.

Enquanto isso, Art faz uma porrete com pregos na ponta enquanto a menininha pálida vê pela televisão uma entrevista com Vicky Reyes, a vítima do massacre de Art que ficou desfigurada.

Longe dali, Jonathan encontra seus amigos Sean e Eric mexendo com um gambá morto e uma das pestes assusta Stephanie, a crush do irmão de Sienna com o cadáver do bicho.

Mais tarde, sem conseguir se concentrar na aula, Jonathan pede ao professor para sair e ao cruzar o corredor vê Art e a menininha pálida brincando com o gambá morto arrancando as vísceras. Ao serem flagrados pelos garotos, a duplinha joga o bicho no garoto que corre o que faz com que ele fique em maus lençóis com seu professor que o suspende das aulas.

Do outro lado, as amigas de Sienna, Brooke e Allie comentam sobre o assunto Vicky Reyes dizendo que ela matou Monica Brown, a apresentadora do talk show onde ela se apresentou depois do ataque. Sienna passa mal e fala ás amigas sobre o incêndio misterioso que aconteceu em seu quarto.

Mais tarde, na loja de artigos para festas, Sienna as asas de sua fantasia com Allie que acaba precisando atender ao telefone e sem perceber a amiga esbarra em Art pensando ser alguém fantasiado.

No mesmo instante, Sienna vê Art parado a observando e ela se afasta na maciota até chegar ao balconista para pagar pelo item que ela comprou. Assustada, Sienna percebe que esqueceu sua bolsa do outro lado e esta reaparece nas mãos de Art que devolve á sua dona e depois fica fazendo graça com os artigos da loja.

O balconista se irrita com Art que o provoca com uma buzina e deixa Sienna por um tempo, mas volta rapidamente terminando de realizar a transação com a garota que se vai. Neste mesmo instante, Art vira a placa de aberto e simula a compra da buzina tirando várias armas do saco de lixo enquanto procura o dinheiro, mas o balconista se enfeza e expulsa o palhaço da loja sendo espancado e tem um dos olhos perfurados e a cabeça partida com um machado.

Enquanto Sienna e Allie falam sobre o incêndio no quarto, Art decapita o balconista da loja.

Ao voltar para casa, Sienna estranha que Jonathan chegou mais cedo da escola e este explica a treta com Art e o gambá morto, além de ter visto uma menina cujos jornais de Miles County dizem ter sido assassinada anos atrás no parque, porém ela estava de um jeito macabro e o menino ainda pressente que algo de ruim vai acontecer aquela mesma noite que é a noite da festa, a noite de Halloween.

Além disso, Jonathan mostra á irmã algumas ilustrações desenhadas pelo pai, entre elas Art e a personagem que o pai criou para se fantasiar junto com a espada.

Sienna diz ao irmão que ele só está se sentindo estranho por que é o aniversário de morte do pai e o garoto pede a ela para não ir á festa por que ele sente que pessoas irão morrer, mas a jovem insiste em ir.

Mais tarde, na casa de Allie, a jovem recebe crianças que pedem doces e em seguida Art fazendo o mesmo, mas para ele ela se nega a dar doces. O palhaço bate a porta insistentemente até Allie voltar a abrir e dar alguns doces ao mesmo e acaba vendo algo macabro dentro do saco do psicopata.

Na casa de Sienna, ela vê o noticiário falando sobre o caso Vicky Reyes, alegando que a jovem recebeu alta do hospital e inesperadamente a âncora do telejornal quebra a quarta parede interagindo com a adolescente a fazendo se assustar e tomar seus remédios.

Logo depois de se acalmar, Sienna coloca sua fantasia e se produz para a festa.

De volta a casa de Allie, ela ouve um barulho estranho vindo do lado de fora e sai para investigar até encontrar uma das janelas arrombadas e Art em sua cozinha bebendo água. Ao ser visto, Art persegue a jovem até agarra-la e cortar parte de seu rosto e um dos olhos. Depois, o palhaço pega uma tesoura e arranca o escalpo da garota, suas costas e torce seus braços até arranca-los. Art termina desferindo vários golpes com a tesoura até finalmente deixar Allie em frangalhos.

Allie tenta se arrastar para atender seu celular, mas Art volta com água sanitária jogando-a sobre a garota e ainda esfrega sal em suas costas arrancando um naco de seu rosto.

Enquanto isso, Bárbara vê A noite dos mortos-vivos de 1968 pela televisão e se depara com Sienna pronta para sair.

De volta a casa de Allie, a mãe da jovem chega ao lar e encontra a janela arrombada correndo até o quarto onde encontra Art e a filha ainda viva porém totalmente destruída sendo descarnada como se fosse parte de um rodízio na churrascaria.

Já na festa, Sienna encontra Brooke e pergunta se Allie ligou para ela e as duas começam a beber até encontrar Jeff, o crush de Brooke.

Na casa de Allie, ouras crianças pedem doce e Art atende servindo-os diretamente da cabeça da mãe de Allie sem levantar suspeitas.

Na casa de Sienna, Bárbara tenta animar Jonathan que analisa a espada que a irmã esqueceu e os dois acabam tendo uma briga por conta da bronca injusta que o garoto levou na escola além das ilustrações do pai dele e a matéria do jornal que fala sobre a menina assassinada no parque que ele diz ter visto com Art.

Bárbara contradiz o garoto alegando que o pai dele estava louco antes de morrer e os desenhos são a prova. Jonathan a xinga e é estapeado fugindo de casa.

Bárbara por sua vez, se afunda no vinho misturado com remédios até ouvir um barulho vindo da garagem e encontra seu carro coberto de papel higiênico e poupa de abóbora acreditando que foi outra obra de Jonathan.

Na festa, Sienna tem uma crise de nostalgia por saudade do pai e Brooke diz ter batizado sua bebida com droga para anima-la e a convida para dançar.

Na rua, Jonathan encontra a Van de Art e dentro dela a menininha pálida que o observa.

Sienna recebe uma ligação da mãe responsabilizando o caçula por ter vandalizado seu carro e promete que irá leva-lo ao psicólogo. Calmamente, Sienna diz que ama a mãe e esta diz ama-la também e pede que a filha cuide do irmão. Bárbara segue limpando seu carro até encontrar Art dentro dele. O palhaço saca uma arma e estoura a cabeça de Bárbara arrancando-a com o impacto.

Enquanto dança, Sienna vê a menininha pálida na pista a observando e alerta Brooke que diz não ter visto nada acreditando que a amiga está sob efeito da droga e do nada, Sienna tem um surto.

Jonathan volta para casa e encontra o corpo da mãe sobre a mesa e Art de avental servindo o jantar.

Antes de tentar fugir, Jonathan dá de cara com a menininha pálida e ele sobe as escadas sendo perseguido pelo palhaço de posse de uma seringa. Assustado, Jonathan se esconde no quarto de Sienna e pega a espada da irmã mas é nocauteado com a seringa.

Enquanto isso, Brooke e Jeff levam Sienna de carro a caminho de casa até que o celular da garota toca e é a menininha pálida emulando a vos de Jonathan a atraindo para uma armadilha no parque onde a mesma foi morta anos antes.

Sienna desce do carro ao chegar no parque e Brooke deixa o namorado a par da situação da amiga dizendo que o pai dela tinha um tumor na cabeça, que além disso sofria de esquizofrenia e que um determinado dia, ele bateu o carro num poste e morreu queimado.

Enquanto procura por Jonathan, Sienna recebe outra ligação falsa do garoto desta vez picotada e ela pede para que ele mande uma mensagem por texto mandando sua localização e ele escreve que está na casa do horror conhecida como Terrifier e de fato ele está lá acabando de acordar dando de cara com a menininha pálida desfigurando seu próprio rosto com uma tesoura.

Do lado de fora, Brooke e Jeff se amassam no carro enquanto cheiram um pozinho para animar. Enquanto Sienna entra no Terrifier, Brooke para as preliminares preocupada com a demora da amiga e resolve ligar para ela enquanto o namorado sai para mijar.

Brooke vê na poeira do vidro do carro escrito "só a pontinha" e ao mesmo tempo, Art aparece e esfaqueia o Malaquias de Jeff várias vezes  fazendo a garota assumir o volante enquanto o namorado é capado. Em pânico, Brooke tenta fugir mas Art a joga para fora do carro e acaba levando um chute.

A garota manca por alguns metros com a perna ferida e Art a alcança, porém ela corre dele entrando no Terrifier enquanto Sienna dá voltas em círculos. Brooke chega ao banheiro onde Art a encurrala com seu porrete de pregos, mas o que ele faz mesmo é jogar ácido no rosto da jovem e depois sim a mata com vários golpes de porrete.

Ao fim, Art abre o peito da garota, arranca seu coração pulsando e o come.

Não muito depois, Sienna chega ao banheiro e encontra o corpo da amiga e Art seguido de Jonathan que aparece por trás do palhaço. Sienna grita para o irmão correr e aproveita a distração do palhaço para acerta-lo com um pedaço de pau. Enquanto o garoto foge, Art espanca Sienna até nocauteá-la e vai atrás de Jonathan até um deposito onde o encurrala mas o garoto se esconde.

Sienna volta a si e se arrasta enquanto Jonathan encontra uma falsa saída que o leva até Art que o agarra e faz um rasgo em seu rosto. Enquanto o palhaço ri em silêncio, Sienna surge por trás o acertando com seu porrete prendendo-o na cabeça do palhaço dando brecha para uma fuga.

Os irmãos se escondem e realizam que as alucinações que o pai transferiu para os desenhos eram na verdade premonições e que Sienna pode deter Art. os dois voltam a correr até chegarem a uma sala com animatronics que simula uma igreja gótica, onde os dois se dividem.

Art que está disfarçado de frade pega Jonathan de surpresa chamando a atenção de Sienna que dá meia volta e encontra o palhaço dando várias chibatadas nas costas do garoto dando início a um embate corpo a corpo. Art sobrepuja Sienna e volta a espancar Jonathan com a chibata e este é defendido por Sienna que leva os golpes até ela tirar forças de onde não tem desarmando o palhaço e o espancando com sua própria chibata terminando por perfurar a cabeça do palhaço com uma lança.

No entanto, Art se levanta e agarra Sienna enquanto Jonathan pega o revólver do palhaço no coldre do tornozelo do mesmo efetuando um disparo. Sienna desmaia ao mesmo tempo tendo uma alucinação com Bárbara e as duas se abraçam. A jovem consegue ver Jonathan que grita que aquela não é a mãe deles e nisso, a jovem toca a cabeça da falsa Bárbara que é nada menos que Art que a faz ver a cena de sua mãe sendo assassinada.

Ao voltar a realidade, Sienna se dá conta de que Jonathan e Art não estão mais na capela e ao correr por algum tempo, encontra Art observando o menino desmaiado em uma pilha de entulho. Art esgana Sienna que o manda ir se foder sendo arremessada para trás e com o impacto o chão podre de assoalho se rompe fazendo a adolescente cair até o piso inferior onde se recompõe rapidamente.

Ao caminhar alguns metros, Sienna encontra uma vala cercada por lâmpadas em forma de velas e sem perceber, Art aparece por trás a apunhalando com sua própria espada o que faz a jovem cair dentro da vala. Art joga a espada na vala e volta até onde Jonathan está tentando acorda-lo.

Sienna por sua vez, acorda presa numa câmara de água onde tem uma visão do Café Art como no sonho. Outra vez inconsciente, Sienna segue com a visão do Café desta vez com todos mortos.

Jonathan acorda com Art tentando canibalizar seu braço e grita por Sienna. Ao mesmo tempo, a espada brilha reagindo com o corpo de Sienna que foge da câmara e da vala.

Art começa a comer o tornozelo de Jonathan até que Sienna reaparece e golpeia o palhaço no pescoço o degolando com a espada. Por fim, Sienna desfere vários golpes no pescoço de Art até decapita-lo.

A menininha pálida aparece enfurecida e leva a cabela de Art consigo.

Os irmãos finalmente se abraçam aos prantos.

Na cena pós créditos, somos levados até o hospital psiquiátrico da cidade onde uma interna que inicialmente vemos de longe se flagela nas partes íntimas e usa seu sangue para escrever Vicky + Art dentro de um coração. É exatamente Vicky Reyes e esta de alguma forma está grávida entrando em trabalho de parto.

Uma das enfermeiras faz a ronda pelos corredores e ao checar a cela de Vicky a vê com a cabeça viva de Art no colo. Vicky solta uma gargalhada insana enquanto a enfermeira entra em pânico...

E este é o gancho que fica depois de quase duas horas e vinte de longa metragem, o que quase me fez desistir do filme. Se não fosse pela sequencia inicialmente planejada para estrear no natal e que foi

adiantada para o mês do Halloween e o fato do filme ter gerado um certo burburinho se tornando alvo de supostos espectadores que passaram mal, desmaiaram e até saíram correndo dos cinemas, eu teria dropado desta sequencia.

O filme é de fato insanamente violento, dezenas de vezes mais que o primeiro, mas ainda carece de efeitos práticos descentes em algumas partes, como a morte do balconista da loja, mas na maioria o sangue e as vísceras convenceram para valer e a gente até releva o orçamento modesto que já foi revelado, porém para a continuação que se acerca não tem como justificar uma péssima qualidade técnica visto que o longa acumulou quase 16 milhões de dólares.

A volta de David Howard Thornton como Art foi mais do que acertado e ele melhorou muito entre um filme e outro e a surpresa desta vez está com a jovem Amelie McLain no papel muito bem executado da menininha pálida. McLain infelizmente não tem muito material no currículo, mas sua performance assustadoramente imersiva da co-antagonista de Terrifier 2 certamente irá no futuro lhe garantir novos trabalhos e até onde eu sei, o nome dela não consta no elenco de Terrifier 3, mas eu espero de coração que ela volte e que sua personagem seja totalmente decifrada já que ela ficou no mistério.

No mais, é aguardar a chegada do próximo filme e esperar que ele seja o auge da franquia, além de que perguntas pendente sejam respondidas ao invés de criarem mais mistérios, por que já está ficando um tanto quanto chato, fora que a adição da tal espada mágica foi um artifício muito fraco e forçado que na minha humilde opinião tinha tudo para enterrar o filme já que a subtrama dos irmãos sem sal sinceramente não me pegou e tão pouco me agradou, eu não consegui sentir empatia por eles, mas beleza.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário