Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 27 de julho de 2024

O Exorcista 2 - O Herege / Exorcist II - The Heretic (1977)

 


Depois da apoteótica produção de O exorcista em 1973, os produtores satisfeitos com o ótimo rendimento e da repercussão que o filme recebeu já foram atrás de um novo argumento para uma sequencia além de garantir a permanência da protagonista Linda Blair na trama a seguir e até mesmo a de Max Von Sydow que reprisou o papel do padre Merrin nas cenas de flashback.

Agora o roteiro passa para as mãos de William Goodhart e Rospo Pallenberg e nos leva anos depois da possessão da jovem Regan MacNeil que agora vive longe de Georgetown em uma clínica psiquiátrica onde ao mesmo tempo que passa por terapia também é voluntária na ala infantil.

As coisas parecem não ter mudado muito na vida de Regan que apesar de não se lembrar do ocorrido em 1973 ainda guarda traumas e uma sensação de que o pesadelo ainda pode voltar e de certa forma volta quando em uma sessão de hipnose, o demônio adormecido Pazuzu desperta do subconsciente da menina e só a ajuda de um outro padre perito no exorcismo que investiga a morte do colega Merrin poderia por fim nas peripécias da entidade opressora.

Tudo começa tempos antes dos eventos atuais em um país pobre do oriente médio, onde o padre Phillip Lamont é convidado para realizar o exorcismo de uma mulher grávida.

Depois de se lamuriar em um breve lapso de consciência se perguntando "por que eu?", a gestante possuída entra em combustão espontânea e morre no processo.

De volta a América, conhecemos o paradeiro de Regan que vive agora em Nova York em um prédio adjunto a uma clínica psiquiátrica onde como já foi mencionado, ela passa por sessões de terapia e também serve como voluntária na ala das crianças, estando sob a responsabilidade da psiquiatra Gene Tusk e Sharon que é babá dos filhos pequenos da doutora.

Entre uma sessão e outra, Gene sugere á Regan o uso de um sincronizador neural que induz ao estado de hipnose com o intuito de impor um estado de transe na jovem e assim penetrar em seu subconsciente para poder chegar a raiz de seus traumas reprimidos, porém Regan não se sente muito confiante e adia a experiência.

De volta ao vaticano, o padre Lamont é solicitado pelo Cardeal por ele ter exitado em interceder no caso da grávida possuída. O religioso menciona a morte de Merrin por intermédio da possessão e considera o caso como uma punição divina ao padre pela sua falta de fé. Não só isso, o Cardeal incumbe Lamont de investigar Regan para conseguir mais informações que preencham as lacunas deixadas anos atrás.

Em pouco tempo, Lamont consegue a localização da jovem e requisita informações á Gene que diz que o subconsciente de sua paciente está reprimindo suas lembranças do período do trauma que ela carrega.

Regan é apresentada ao padre, o que á a ela um sopro de ânimo o que a faz resolver passar pela terapia de hipnose e tudo ocorre na manhã seguinte quando a jovem é ligada aos eletrodos e prontamente entra em transe.

Gene se conecta à mente de Regan através de uma tiara e encontra uma lacuna escondida através de lembranças de momentos antes da morte do padre Merrin. A doutora acaba se perdendo no subconsciente de Regan e Lamont se oferece para ir atrás dela se conectando a outra tiara de eletrodos e ao chegar na mente da garota presencia fragmentos da execução do exorcismo e descobre que é Pazuzu quem está impedindo Gene de voltar a realidade e que seu elo com Regan ainda existe e está mais forte.

Pazuzu causa um bloqueio cardíaco em Gene como forma de provocar Lamont, porém o padre consegue trazer a terapeuta de volta e através de seu dom de hipnose ordena ao subconsciente da profissional que não se lembre de nada do que viu na mente da paciente.

Depois de contar sua experiência de viagem a mente á Gene, o padre recebe da assistente da doutora, um desenho feito por Regan retratando o religioso em chamas.

Lamont mostra o desenho a Gene que resolve ir ao quarto do arquivo morto procurar uma ficha na companhia do sacerdote e sem explicação, uma das caixas com os arquivos pega fogo. Enquanto gene pega um extintor, ela repara Lamont no meio das chamas e se lembra do desenho de Regan.

Logo depois do susto, Lamont tenta convencer Gene que o sincronizador neural o ajudou a entrar em contato com o demônio no interior de Regan mas a terapeuta se agarra a ciência sendo cética a existência de entidades demoníacas e anula qualquer possibilidade de conduzir outra sessão de hipnose sob a presença do padre.

Enquanto dorme, Regan ouve a vos de Pazuzu que faz seu subconsciente viajar até uma praia africana sob a visão de uma abelha e vislumbra um vilarejo muito pobre que sofre com o ataque de uma nuvem de gafanhotos que assola suas plantações, até que um menino usando uma espécie de açoite de alguma forma consegue dissipar os insetos girando o aparato.

Do outro lado, na vida real, Regan sonambula caminhando até chegar no terraço do prédio onde mora acordando em seguida. Sharon chega logo em seguida e encontra Regan confusa dizendo não se lembrar de como ela chegou lá e diz ter sido acordada pelos pombos.

Mais tarde, Sharon se encontra com o padre Lamont que a interroga sobre seu conhecimento acerca do exorcismo de Regan e a moça se mostra perturbada desde então além de notoriamente estar com sua fé afetada.

Em outra ocasião, Lamont fica cara a cara com a cama onde Regan se resguardou enquanto estava possuída e reza pela alma do padre Merrin.

Horas depois, Lamont vai até a clínica de Gene onde tem uma sessão com Regan usando o sincronizador e no subconsciente da menina descobre que Merrin presenciou a extinção dos gafanhotos que assolava aquela vila humilde na África e que o menino que executou a cerimônia era considerado um santo entre os nativos.

Descobre-se também que aquela nuvem de gafanhotos foi trazida por Pazuzu que posteriormente possuiu o menino santo seguido de fragmentos de lembranças como uma tempestade de areia muito forte e o padre Merrin tentando exorcizar o menino, cujo parasita resiste com todas as forças. Em outro corte, vemos um nativo de cair de um penhasco entre duas colunas de pedra.

Depois de muitas horas de lutas incessantes, Merrin consegue expulsar Pazuzu do corpo do menino que agora sabemos que se chama Kokumo e o espírito do mal na forma de uma abelha conduz Lamort pela África através de seu ponto de vista onde ela toca o terror por toda natureza e sobre os nativos até que um sacerdote nativo usando pele de leopardo afasta o demônio de Lamort interrompendo a sessão.

Lamont se reúne com Gene e tenta convence-la que viu lembranças que Regan se quer presenciou e que de alguma forma ela conhece Kokumo, porém a terapeuta insiste com seu ceticismo sobre o assunto.

Na ala infantil, Regan tenta se comunicar com uma menina chamada Sandra Phalor que faz desenhos e diz ser autista porém sabe-se através de seu histórico que a menina não é verbal, mas está falando normalmente. A resposta para esse milagre é que o poder mental de Regan alcançou a mente da menina e a fez falar pela primeira vez na vida emocionando a mãe dela.

Mesmo com a ocorrência deste milagre sem explicação, Gene insiste em abraçar a ciência e Lamont suplica que a mente de Regan deve ser aprofundada para que ela possa lutar contra o demônio Pazuzu.

A sós, Regan fala com Lamont a respeito de certos eventos paranormais e o religioso menciona que o padre Merrin fazia investigações a respeito destes casos sem explicações. A jovem diz ter recuperado sua memória reprimida acerca de Merrin e o período em que el esteve possuída e ainda menciona o nome de Kokumo, o que faz Lamont procurar o Cardeal para pedir permissão para ir á África para investigar as pistas que ele conseguiu durante as sessões de hipnose e o religioso superior o considera descrente exigindo que o padre faça um retiro para poder pensar em sua fé abalada.

Mesmo contra a vontade da igreja, Lamont vai á África onde ao chegar presencia um festejo religioso em uma aldeia pobre regada a muita dança típica. Ao encontrar os sacerdotes representantes da fé local, Lamont pede ajuda para combater o mal.

Gene vai até a casa de Regan e a jovem diz á terapeuta que ela deveria se conectar mentalmente com Lamont para ajudá-lo.

Lamont conversa com um ancião sagrado falando com o intérprete sobre Kokumo e um homem que no dia da possessão caiu entre duas colunas em um abismo. Com a coordenação de Lamont, um grupo vai até o local onde o padre teve a visão e encontra os restos mortais do nativo esmagados entre as colunas, o que explica por que ele nunca foi encontrado, dizendo que aquele inocente foi vítima de Pazuzu.

O ancião e os outros nativos consideram Lamont um enviado do demônio e o apedrejam fazendo com que Regan sinta as dores enquanto apresentava um número de sapateado e a jovem acaba tendo um ataque tendo que ser amparada por Gene.

Lamont tenta buscar ajuda em um convento humilde no litoral, onde conhece um ecumênico chamado Edwards, especialista em religião que leva o padre para voar em aeroplano pulverizador usado para espalhar pesticida na plantação. Lamont menciona ter feito o mesmo percurso de agora nas asas de um demônio.

Em terra firme, Lamont procura por Kokumo em uma aldeia, porém sem sucesso aparentemente.

Paralelamente, Regan se conecta telepaticamente com Lamont que pede a garota que o ajude a encontrar Kokumo.

Hipnotizado, Lamont se encontra cara a cara com Kokuko que era o tempo todo o homem trajando pele de leopardo e este taxa o padre de descrente pedindo que ele prove sua fé o obrigando a caminhar sobre uma poça cheia de espinhos.

No primeiro passo, o padre cai e volta a realidade encontrando a outra face de Kokumo: um cientista que estuda os gafanhotos.

Kokumo menciona estar desenvolvendo um gafanhoto geneticamente modificado que ele pretende usar como agente ao combate e controle dos ventos trazidos pelos gafanhotos do mal trazidos pelo Pazuzu quando ele era criança.

Horas depois, Lamont volta á América para ajudar Regan mas Sharon o proíbe de se aproximar da jovem e o culpa pela mesma estar doente.

Assim mesmo, o padre encontra Regan e escondidos eles furtam o sincronizador e conduzem uma sessão de hipnose por conta própria.

Os dois entram em transe e somos levados a uma lembrança do momento em que Merrin definha contra Pazuzu durante o exorcismo e depois vemos várias frações de imagens como: Kokumo jovem possuído e a grávida igualmente possuída até que finalmente Merrin se conecta diretamente á Lamont dizendo ao colega que entrega Regan aos seus cuidados.

A sessão é interrompida, porém Lamont ainda está em transe e caminha hipnotizado com Regan em seu encalço até que ambos chegam em uma estação de metrô.

Lá, Regan liga para Gene e explica o ocorrido dizendo que seguirá com o padre pois ele quer salva-la e mesmo com a proibição da terapeuta a jovem segue sua missão.

Gene e Sharon vão até o endereço deixado por Regan enquanto a garota encontra o padre dentro de um vagão.

No caminho, Gene acaba tendo que parar para ajudar um ferido em um acidente. Posteriormente, as duas pegam um avião em meio a uma turbulência e já em terra pegam um táxi enquanto Regan e Lamont pegam um ônibus.

No meio do trajeto, Gene tem que atender a outra ocorrência médica enquanto Lamont chega ao seu destino: é a antiga casa de Regan em Washington onde ele pretende chegar a raiz do problema que pe o quarto onde a jovem foi exorcizada. Lá, uma nuvem de gafanhotos ataca o padre e paralelamente, o táxi de Gene perde o controle batendo justamente na entrada da casa.

Sharon consegue sair das ferragens e negligencia ajuda á Gene que está presa e esta finalmente acredita na existência de Pazuzu pedindo a babá dos filhos que ajude Regan a lutar contra o demônio. Gene consegue posteriormente sair do veículo e tenta entrar na casa, mas Sharon a impede.

Enquanto isso, Regan encontra sua versão possuída em seu quarto e esta tenta seduzir Lamont e ainda o obriga a matar a verdadeira Regan enquanto o táxi tombado começa a pegar fogo fazendo com que Sharon seja tomada pelas chamas.

Kokumo usa Regan para se comunicar com Lamont que finalmente volta a si quando a jovem tem o mesmo questionamento da grávida possuída "por que eu?". Nisso, Lamont reage e esgana a falsa Regan enquanto que do lado de fora, Sharon é consumida pela nuvem de gafanhotos que pairam no ar. Gene grita por socorro sem sucesso até que vemos um gafanhoto se aproximar.

A nuvem de gafanhotos ataca Lamont que segue lutando contra a falsa Regan até que as paredes começam a se partir e posteriormente o chão separando a casa pela metade. Tudo no quarto começa a ser tragado pelo piso inferior até que o teto desmorona.

Repentinamente, Regan começa a repetir o gesto de girar o açoite tal como o jovem Kokumo e dança em círculos afastando os insetos até que todos caem mortos numa cena icônica regada a uma trilha sonora simplesmente magnífica.

Com o mal contido mais uma vez, Regan evade da casa e se encontra com Gene amparando o corpo semi morto de Sharon que admite ter pecado e pede recebe a absolvição de Lamont antes de morrer e este declara a vitória da raça humana contra o inimigo de Deus.

Arrependida de seu ceticismo, Gene abraça Lamont e pede que ele leve Regan e cuide dela. Depois que os dois parte, a polícia e o resgate chegam e a terapeuta apenas observa pensativa no futuro que aguarda Regan.

Eu não vou mentir e nem passar pano. Assim como a grande maioria eu achei esta sequencia bem fraca e uma vergonha para a franquia, porém eu tenho uma certa nostalgia com a obra e sempre que a vejo prefiro me iludir de que aquele é um filme avulso da Linda Blair e que nada tem a ver com o clássico avassalador de 1973.

Mas nem tudo é perdido na obra, a trilha sonora é a única coisa que de verdade se salva, sendo mais uma das primorosas composições de Ennio Morricone e entre as faixas se destacam o tema da Regan que é a canção que toca enquanto a personagem replica o processo de extermínio de Kokumo no ato final e também o tema de Pazuzu presente no trailer oficial do filme, ambos são um show a parte.

Uma curiosidade que vale de destaque é a personagem Sandra Phalor, a menina autista que foi interpretada pela na época estrela mirim Dana Plato que viria no ano seguinte a fazer parte do elenco principal da série sitcom Arnold (Diff'rent Strokes no original) no papel de Kimberly Drummond, único papel relevante em sua carreira que teve um grande declínio com seu envolvimento com drogas e um relacionamento abusivo até finalmente ela ter uma morte precoce em 1999 vítima de uma overdose de medicamentos controlados.

Depois do péssimo desempenho do filme que alcançou uma receita de pouco mais de 30 milhões em comparação ao orçamento de 14 milhões, Linda Blair se desvinculou da franquia passando a atuar em outros filmes que não ajudaram sua carreira a decolar, porém ela segue atuante e acabou regressando rapidamente á franquia que a consagrou na cena final de O exorcista - O devoto onde se reencontra com a veterana Ellen Burstyn que deu vida á sua mãe, Chris MacNeil no primeiro longa.

Vale também destacar a participação da lenda James Earl Jones no papel de Kokumo em sua fase adulta. Jones é a vós original e icônica do vilão Darth Vader em praticamente toda a franquia Star Wars além de também ter sido o dublador clássico do leão Mufasa no irretocável de O rei leão de 1994 além de possuir um vasto currículo tanto na área da dublagem quanto da atuação.

Incrivelmente, o filme foi indicado ao Saturn Awards na categoria melhores efeitos especiais em 1978 e eu não consegui encontrar quem foi o vencedor e também não importa.

A franquia entrou em hiato voltando apenas em 1990 com a terceira parte que apesar de ser mais apreciada ainda sim não atingiu a essência do primeiro, o que fez a franquia dormir por mais de dez anos retornando no novo milênio com dois prólogos e finalmente em 2023 com O devoto que apesar do fiasco conseguiu garantir mais uma sequencia que tem previsão de lançamento para 2025.

Voltando a sequencia de 1977, ele é um show de absurdos a começar pela mecânica da hipnose que foi pior a cada sessão com as péssimas atuações do elenco de apoio além do esculacho da equipe de maquiagem que fizeram uma versão possuída da Linda Blair de qualquer jeito não lembrando em nada o capricho de 1973 não só na área da maquiagem mas num geral.

Outro grande problema pelo menos para mim, é a duração do filme que apesar de ser menor que a do primeiro (em sua versão estendida), é muito arrastada e não causa medo de verdade e tão pouco tem algum inocente possuído para fazer jus ao nome do filme. Beleza, tem dois casos de possessão durante a contextualização dos fatos, mas tudo acontece em flashs e não em tempo real e a execução do exorcismo não tem um pingo da força que o do clássico de 1973 e é isso que ficou fazendo falta.

Aqui nós só tivemos uma sessão de hipnoses e uma das sequencias mais execráveis e até mesmo engraçadas que foi o arco do padre Lamont em transe que eu chamaria facilmente de "Um padre muito louco", simplesmente não dá para segurar as risadas de nervoso e como eu já disse, não tem como considerar essa sequencia como parte de uma franquia que começou de uma forma tão explosiva e polêmica. Uma pena. 


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário