Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 3 de agosto de 2024

Um Lobisomem americano em Londres / An american Werewolf in London (1981)

 


O subgênero de filmes de lobisomem andava décadas em declínio com as mudanças constantes de nicho conforme cada época que passava até que no início dos anos 1980 o assunto voltou a gerar certo interesse nos fãs de cinema com a chegada de Lobos e Grito de horror, mas quem se destacou mesmo e perpetuou o status de cult foi Um lobisomem americano em Londres produzido por George Folsey Jr. e distribuído pela Universal.

Com direção e roteiro de John Landis, o filme é um misto de terror com licantropia e uma pitada de humor (que eu pessoalmente dispenso) e trás perfeição em cada área da produção além de um enredo cheio do mais puro suco dos anos 1980 com tudo o que havia de melhor na época.

O filme narra a ida de um par de jovens mochileiros norte americanos até uma aldeia isolada de Londres onde depois de serem mal vistos em uma taberna ambos são atacados por um lobo sendo que um deles perde a vida e o outro fica seriamente ferido.

Com o passar do tempo, o sobrevivente começa a desenvolver hábitos rudimentares como desaparecer a noite e acordar sem roupas num zoológico no dia seguinte sem se lembrar de nada que ocorreu anteriormente e quando chega a noite de lua cheia, o protagonista passa por uma transformação se convertendo em um lobisomem e agora é só uma questão de tempo até que ele consiga descobrir uma forma de voltar ao normal antes que mais desgraças acerquem a cidade.

Tudo começa nas gélidas montanhas de Londres, onde os amigos David Kessler e Jack Goodman se aventuram como mochileiros vindos dos Estados Unidos atrás de aventura ao redor do mundo.

Um bom tempo depois de caminhar, a dupla consegue carona com um pastor em um caminhão de carga de ovelhas até uma aldeia remota onde os jovens param para se refrescar em uma taberna onde os populares os estranham. O silêncio do local logo é quebrado quando um comentário sobre o filme O álamo de John Wayne onde as caras sérias e desconfiadas dos camponeses dão lugar ás risadas até que Jack pergunta sobre a pintura de um pentagrama cercado por velas na parede e tudo volta a estaca zero.

Pressentindo que a coisa ficou feia, David e Jack deixam o local, mas antes são advertidos por um camponês para terem cuidado com o campo pois esta noite será de lua cheia, o que significa que o perigo de avizinha.

Voltando a caminhada, o dia vira noite e ao ouvir uivos pairando no ar, a dupla acaba se perdendo no meio do breu e um dos dois sente a aproximação de algo que parece ser um cão selvagem e esta criatura de formato bestial ataca ferozmente David chamando a atenção de Jack  que o localiza e acaba recebendo alguns golpes certeiros das garras afiadas e só não vai a desgraça por que um grupo de camponeses aparece do nada e alveja a criatura até a morte.

Depois do susto, David acorda num hospital na área urbanizada da aldeia ao lado das enfermeiras Susan Gallagher e Alex Price além do doutor J. S. Hirsch, que ao ser indagado sobre o estado de Jack, confirma a morte do jovem no ataque, o que faz David surtar tendo que ser contido fortemente.

Calmo, David descobre ter ficado desacordado por três dias seguidos e ao ser entrevistado pelo representante da embaixada ele diz ter sido atacado por um lobo, o que ele reitera a uma dupla de agentes da Scotland Yard, o sargento MacManus e o inspetor Villiers que tentam convencê-lo que o que atacou foi um maníaco que fora morto pela polícia, mas insistência de David o faz ser considerando desajuizado.

Na próxima cena, temos um vislumbre de David correndo pelado pelo campo onde ele abate e come um cervo com as próprias mãos.

De volta a real, David tem um desentendimento com Alex que tenta faze-lo comer seu almoço para que possa tomar suas pílulas para a dor.

Na cena seguinte, temos um pesadelo de David onde ele se transfigura numa criatura bestial ao flagrar seu eu humano em um leito na floresta com Alex.

A poucos dias de receber alta, David é perguntado pelo doutor Hirsch sobre o que o atacou e o jovem insiste na história do lobo pagando de louco novamente.

Em outro sonho bastante aleatório, David sonha que ele e sua família são assassinados por soldados nazistas bestificados enquanto eles assistem ao Show dos Muppets. Pensando ter acordado, David vê o mesmo monstro nazista atacar a enfermeira.

Agora sim acordado, David recebe a visita do fantasma trucidado de Jack que confirma ao amigo que o que os atacou foi de fato um licantropo e que o próprio se tornou um o que significa que as alucinações de David são breves resquícios de memórias reprimidas de quando ele está dominado pelo instinto. Jack ainda diz que a única forma de acabar com a maldição do lobisomem é quebrando a linhagem, ou seja, matando David que é o último existente a menos que este passe a maldição adiante.

Jack ainda diz que David está fadado a matar para se alimentar de carne e sangue e que ele precisa se conter.

Mesmo correndo o risco de ser taxado como louco definitivamente, David conta seu segredo á Alex com quem criou um afeto com o tempo, ao receber alta médica e a jovem sabendo que o mochileiro não tem onde ficar no momento oferece sua casa, onde a enfermeira passa as regras do lugar além de mandar a real sobre seu estado emocional e em poucos instantes os dois partem para o coito.

Um tempo depois, Jack reaparece e diz ao amigo que a noite de lua cheia se aproxima o que significa que ele irá se transformar em lobisomem e que para evitar a morte de inocentes, o melhor é que David se mate.

David conta á Alex o que aconteceu e a jovem desdém do estado psiquiátrico do amante e ainda fica confusa quando o hóspede diz que o lobisomem só pode ser morto por quem o ama (fonte: vozes da cabeça do David).

Perto de lá, o doutor Hirsch vai até a taberna para escapar da chuva e os camponeses se fazem de desentendidos sobre David e a história do lobo. Ao sair do local, o médico encontra um dos clientes que diz que David está em perigo pois na noite de lua cheia ele passará por mudanças, porém antes de dizer mais alguma coisa, ele é impedido com a chegada de outro camponês.

Na cidade, David volta de uma caminhada e percebe que animais de estimação o estão estranhando, pois eles sentem instintivamente que o jovem não é mais o que era antes.

A noite de lua cheia chega e David imediatamente sente seu corpo queimar por dentro e inicia uma metamorfose se tornando aos poucos um lobisomem.

Em questão de instantes, a forma bestial de David paira pela vizinhança e mata brutalmente um casal que recém chegava em sua casa.

Enquanto isso, o doutor Hirsch ordena á Alex que passe o número de seu telefone para que ele possa falar com David que por sua vez não o atende por motivos óbvios. O médico fala com Alex sobre as discrepâncias da chegada de David ao hospital além da investigação da polícia sobre o ataque sofrido por David ter sido arquivada e a ficha do caso ter misteriosamente se perdido.

Na área miserável da cidade, David ataca mendigos. Pouco tempo depois do metrô, um executivo é atacado no metrô e ao amanhecer, David acorda num zoológico na jaula dos lobos sem roupa. Confuso, David evade da jaula e rouba os balões de um menino e o casaco de uma mulher numa fuga hilária.

Chegando a casa de Alex, David revela o pouco do que ele se lembra das últimas horas e nisso, o doutor Hirsch telefona ordenando que David vá ao hospital. No meio do caminho, David descobre através do taxista sobre os ataques fatais da noite anterior e faz uma incursão até um policial na praça exigindo ser preso como autor dos ataques e mesmo xingando a família real, o mochileiro só é taxado de louco.

David surta e foge de Alex que reporta para o doutor Hirsch que por sua vez alerta aos agentes da Scotland Yard dando início a uma caçada.

Enquanto isso, David telefona de uma cabine para sua família nos EUA e na sequencia tenta cortar os pulsos mas é inútil.

Jack reaparece e atrai David até um cinema pornô decadente, onde apresenta ao amaldiçoado os fantasmas do casal e do executivo que ele assassinou na noite de lua cheia e estes exigem a morte de David para quebrar a maldição de uma vez.

No meio de uma sessão, David se transforma em lobisomem dando início a um ataque massivo seguido do flagra de um policial que ordena aos clientes do local que dispersem fechando o estabelecimento em seguida. David no entanto consegue romper a porta atacando do lado de fora na cidade causando uma série de capotamentos em carros.

Os ataques chegam aos ouvidos de Hirsch e Alex que vão para a cidade onde uma tropa de elite prepara armamento pesado para conter a criatura.

Alex se separa do doutor para procurar David e o encontra em um beco onde se declara para o amante e suplica que ele a deixe ajuda-lo. Antes que ele pudesse ataca-la, a tropa o alveja com vários tiros o fazendo reverter ao seu estado humano morrendo aos olhos da amanda e de Hirsch que chega em seguida...

Definitivamente uma das obras máximas do subgênero de filmes de lobisomem que usou e abusou dos efeitos práticos e especiais, além da maquiagem deveras caprichada esbanjando cenas cheias de cor e movimento.

A cinematografia é de encher os olhos desde os campos, a aldeia e até mesmo a cidade muito bem adaptados.

O ritmo das cenas de comédia é bacana e não interfere no terror apesar de eu dispensar totalmente, já que a produção não é um terrir propriamente dito, mas assim mesmo este artifício não tira o brilho da narrativa já que tudo é muito bem dirigido.

A cena de transformação de David em um lobisomem é um dos grandes atrativos do filme tamanha a qualidade dos efeitos que ainda hoje enche os olhos de tão bem executada. Além disso, as cenas com o lobisomem animatronic ainda quebram um bom galho apesar de que com o olho clínico de um bom espectador o efeito passa por datado em algumas cenas rodadas muito de perto.

Segundo informações da produção do filme, o lobisomem que mordeu David é um velho conhecido da Universal, que é produtora deste longa também, trata-se de Lawrence "Larry" Talbot, o lobisomem do filme homônimo de 1941, uma clara homenagem aos quarenta anos do longa metragem.

Em 1997 foi produzido uma sequência do clássico de 1981 com o nome Um lobisomem americano em Paris que não conta com ninguém do elenco original e escracha mais a comédia do que o terror propriamente dito, além de usar e abusar da computação gráfica numa época em que a mecânica estava em alta, o que desagradou os fãs do cult que deu origem a obra.

O filme tem um elenco praticamente todo inglês e conta com uma participação de Frank Oz, diretor e produtor de televisão conhecido pelos shows de fantoches mais famosos da década: Vila Sésamo e O show dos Muppets. No mais, nenhuma outra face que tenhas e sobressaído em outra produção muito relevante para nós americanos, o que é uma pena.

A trilha sonora conta com o tema principal Blue moon, um clássico deveras replicados por vários cantores e no filme a versão usada foi a do grupo The Marcels que por aqui foi se popularizar anos depois quando a música virou tema de abertura da novela O beijo do vampiro.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário