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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 29 de março de 2025

O Sexto Sentido / The Sixth Sense (1999)

 


Finalmente vos trago meu ponto de vista sobre um filme que marcou o final dos anos 1990, trazendo junto de Os outros o conceito de plot twist de forma primorosa e que projetou M. Night Shyamalan para aquilo que ele sabe fazer de melhor: terror e mistério.

Trazendo grandes talentos da época, a trama girava em torno de um garoto com problemas emocionais que durante um bom tempo de tela é um mistério para o telespectador que via mais um thriller cheio de drama e muito psicológico, até o ápice da história quando o protagonista finalmente consegue revelar seu grande segredo e fazer a vida de seu psicólogo dar um giro trazendo uma grande verdade explosiva à tona.

O filme então ganha uma conotação mais sobrenatural e prende o telespectador que não consegue prever onde a história vai chegar depois de tudo.

Tudo começa na adega do casal Crowe, quando Anna desce para pegar uma boa garrafa de vinho para comemorar a premiação de seu marido Malcolm, um psicólogo infantil acabara de receber na forma de uma placa.

O casal se quer toma um cálice e já se excitam partindo para o quarto na tentativa de iniciar um coito, porém ao chegarem lá, vêm a janela quebrada de fora para dentro e no banheiro, um estranho invasor molhado e só de cueca visivelmente perturbado que se revela Vincent Grey, um paciente antigo de Malcolm que aos gritos o chama de fraude, o acusa de te-lo abandonado e diz que vai mata-lo.

Sem pestanejar, Vincent saca um revólver, atira no tórax de Malcolm e depois tira a própria vida.

Um ano depois, descobrimos que o filme se passa no sul da Filadélfia e Malcolm se prepara para cuidar de um novo paciente, um menino chamado Cole Sear que é introspectivo, isolado emocionalmente e como se não bastasse ainda convive com o trauma do divórcio dos pais.

Malcolm segue Cole até a igreja onde o vê roubar uma imagem de Jesus e ao se aproximar do menino pede desculpas pelo atraso em sua primeira sessão. Enquanto conversa brevemente, Malcolm percebe que Cole tem marcas de auto mutilação nos braços abreviando o encontro que termina com poucas palavras.

Ao voltar para casa, Malcolm encontra tudo desarrumado, mal cuidado e Anna dormindo toda desleixada.

Em paralelo, na casa de Cole, ele toma café durante a correria da mãe que se assusta com o fato das gavetas e portas do armário da cozinha terem se aberto sozinhas num curto espaço de tempo.

Percebemos que a relação entre Cole e sua mãe Lynn anda fria e distante no momento em que o menino precisa ir voando para a escola.

Na volta, Cole encontra Malcolm em sua casa e o menino socializa normalmente com sua mãe compartilhando seu dia com ela e vice e versa.

Enquanto Lynn sai para preparar panquecas, Malcolm convida Cole para um jogo de perguntas e respostas em que cada positiva o menino avança um passo e cada negativa ele retrocede um para que o psicólogo tenta chegar à raiz dos problemas do menino que aparenta estar escondendo algo muito grave que o perturba.

Mais tarde, Malcolm encontra Anna num restaurante onde ele fala sobre Cole enquanto a mulher demonstra zero interesse e acaba se retirando ao pagar a conta apenas desejando feliz aniversário de casamento de forma seca.

Na cena seguinte, Malcolm caminha com Cole que se rebaixa constantemente se considerando louco por conta dos comentários maldosos dos outros.

Em casa, enquanto carrega roupas sujas, Lynn percebe um pequeno feixe branco junto a uma foto de Cole que aparenta solidão e está cabisbaixo.

Enquanto Malcolm discute com Cole sobre o processo de divórcio, Lynn encontra um manuscrito do filho com palavras fortes e auto depreciativas com caneta vermelha.

Horas depois, enquanto trabalha na adega, já que seu escritório está fechado e suas coisas foram jogadas lá, Malcolm ouve Anna conversando muito descontraidamente com outro homem.

Durante uma aula sobre os primórdios da Filadélfia, Cole diz ao seu professor, o senhor Stanley Cunningan que no passado, na época da fundação da cidade, o terreno onde hoje funciona a escola servia como praça para o enforcamento de criminosos e depois ainda faz um exposed de um apelido de infância do professor o humilhando na frente da classe.

Um tempo depois, Malcolm tenta fazer um truque com uma moeda para Cole mas o humor do menino está péssimo.

Em sua casa, Malcolm revê a fita com a gravação da cerimônia de seu casamento e tenta se aproximar de Anna e observando tomar banho. Ao se virar para uma prateleira de remédios, ele percebe um frasco com anti depressivos que ele nunca tinha visto antes.

Do outro lado, Cole participa isoladamente de uma festa de aniversário de um colega da escola chamado Darren até perceber um balão vermelho subir até atingir o topo de uma escadaria em espiral chegando a um armário conjugado, onde o garoto sobe e ao se aproximar ouve gritos de medo vindo de dentro do compartimento.

Darren e um capanguinha prendem Cole dentro do armário na maior maldade e o menino tem um ataque de pânico chamando a atenção de Lynn que o tira de lá desmaiado.

Lynn leva Cole até o médico (que é interpretado pelo próprio Shyamalan, hábito que ele repete em vários de seus filmes) que diz que ela terá que prestar explicações à assistente social do hospital sobre o ocorrido.

Horas mais tarde, Malcolm tenta contar uma história para Cole dormir e o menino pergunta ao amigo o por que dele estar triste. Malcolm fala subliminarmente sobre sua vida e o seu objetivo de ajudar uma pessoa especial para ele.

Cole então se enche de coragem e finalmente revela seu segredo: ele pode ver gente morta à todo momento e diz que alguns mortos nem se quer sabem de sua condição e que por isso eles só enxergam aquilo que querem ver e que quando um espírito está nervoso, uma pessoa viva a cerca dele sente frio e começa a respirar profundamente a ponto de se poder ver seu hálito.

Horas depois de um bom sono, Cole acorda com vontade de usar o banheiro e ao iniciar uma boa urinada, ele sente um vulto passar por trás dele. Indo até a cozinha, para averiguar, Cole descobre o fantasma de uma mulher que tinha um relacionamento abusivo com o marido que a espancava e aparenta ter tirado sua própria vida cortando os pulsos.

Na manhã seguinte, Malcolm encontra Cole na escola e o menino fica evasivo quando observa uma família de três colonos enforcados no alto do andar superior o encarando, o que confirma a história antes refutada pelo senhor Stanley.

Mais tarde, depois de fazer compras com a mãe, Cole e ela jantam juntos e Lynn interroga o filho sobre um pingente foleado à ouro que desapareceu e o menino nega te-lo pego.

Ao ser retirado da cozinha, Cole vê o fantasma de um menino que morreu com um tiro acidental na cabeça ao brincar com a arma do pai, este chama Cole para ver a tal arma e o pânico o faz implorar à mãe que ela deixe ele dormir com ela.

Em paralelo, Anna leva sua vida vendendo um anel em seu antiquário para um casal jovem e logo na sequencia, dá um livro de presente para um amigo com quem ela está tendo um caso.

Quando Anna e seu rolo tentam se beijar, alguém que sabemos prontamente que é Malcolm rompe uma vitrine com uma pedrada e foge e se sente fragilizado sem saber mais como ajudar Cole sem prejudicar sua relação que já está no limbo.

Um tempo depois, Malcolm ouve um velho K-7 de uma sessão com Vincent Grey quando ele era criança e ao colocar o toca fitas no volume máximo percebe a presença de uma outra voz ao fundo e um homem dizendo em espanhol que não quer morrer: seria um fantasma?

Momentos depois, Malcolm encontra Cole na igreja e resolve explorar o dom do garoto o aconselhando a ouvir os fantasmas para que eles vão embora, pois eles podem estar querendo dizer alguma coisa.

À noite, Cole acorda com os gritos da mãe que está delirando enquanto dorme preocupada com o segredo que o filho não quer contar e ele a acalma.

Cole volta para seu quarto correndo e se esconde dentro de uma tenda que ele fez com uma colcha vermelha que é sua proteção contra os fantasmas e o motivo para ele ter roubado imagens sacras da igreja e lá vê uma menina engasgata com o próprio vômito que o faz correr.

Se lembrando do conselho de Malcolm, Cole dá meia volta e fala com a morta que se chama Kyra Collins que a orienta a ir à um funeral na manhã seguinte, coisa que ele faz na companhia de Malcolm e a cerimônia é a da própria falecida Kyra.

Lá, a dupla descobre que Kyra estava doente antes de morrer e que sua irmã caçula está na mesma situação, o que causa a desesperança de geral.

Cole entra no quarto de Kyra onde a fantasma lhe dá uma caixa que ele leva ao pai da morta revelando dentro do compartimento uma fita VHS. O senhor Collins coloca a fita para rodar e de início vemos uma gravação de um breve teatrinho de marionetes de Kyra. Na sequencia, vemos a mãe da menina preparando uma sopa com veneno para dar à ela, o que deixa claro que Kyra foi assassinada pela senhora Collins, o que explica ela estar espumando pela boca no primeiro encontro e o que deixa claro que ela está fazendo o mesmo com a caçula agora.

A senhora Collins é desmascarada pelo marido em público e isso salva a vida da caçula.

No dia seguinte, Cole se sente muito melhor conseguindo conviver normalmente com os mortos e recebe uma segunda chance do senhor Stanley pra participar de uma peça na escola encenando o rei Arthur e a espada Excalibur.

Depois da peça, Cole aconselha Malcolm a falar com Anna quando ela estiver dormindo por que aí ela ouvirá sua voz, tal como ele fez com a mãe quando ela estava delirando enquanto dormia. O menino teme que os dois já não se verão mais, pois ele progrediu e o amigo precisa salvar o seu casamento.

Em outro momento, no caminho de volta para casa, Cole e sua mãe ficam presos em um engarrafamento por conta de um acidente e Cole resolve revelar seu segredo mencionando que o que aconteceu naquele momento foi o atropelamento de uma ciclista que ele diz ver na porta da frente do carro.

Lynn diz acreditar no filho apenas para acalma-lo e o menino acaba totalmente com a dúvida da mãe quando menciona que foi a sua avó falecida que pegou o pingente perdido, que ela mandou um beijo para a mãe e ele menciona um ocorrido na infância de Lynn com sua mãe sobre uma apresentação de dança da jovem Lynn, coisa que ela jamais contou ao filho e a faz ir às lágrimas totalmente convencida e disposta a apoiar seu filho com seu dom e sua missão de ser o interlocutor dos mortos.

Do outro lado, Malcolm chega em sua casa depois de pegar o amante de Anna ir embora o ignorando e ao entrar encontra a mulher dormindo com a televisão ligada na fita do casamento deles. Anna balbucia aos prantos que o marido a deixou e nisso, vemos a aliança dele rolar debaixo do sofá, o que o faz ver que a mesma nunca esteve em seu dedo. Isso o faz lembrar do momento que Cole revelou seu segredo e disse que os fantasmas não sabem que estão mortos e só vêem aquilo que querem ver.

Malcolm percebe Anna respirando frio se lembrando que Cole mencionou que as pessoas sentem calafrios a ponto de sua respiração ficar visível quando algum espírito está nervoso; ele se lembra também da porta de seu escritório constantemente trancada e percebe pela primeira vez que há uma mesinha com livros sobre ela barrando o cômodo. Por fim, ele vê em seu tórax a marca da bala que Vincent disparou nele e a mancha de sangue, que aliás, era o mesmo terno que ele usava na ocasião e finalmente o psicólogo entende tudo: ele estava morto o tempo todo desde que foi baleado! Anna não estava tendo um caso, mas sim tentando recomeçar sua vida que estava em frangalhos pela depressão da perda do marido e a dificuldade em se desapegar dele e que ela sofria por que o espírito do marido não partia.

Conformado, Malcolm declara seu amor para Anna e diz que tudo será diferente a partir do dia seguinte e a mulher balbucia com um sorriso no rosto um "boa noite" e neste instante, o marido fecha seus olhos e uma luz branca cobre a tela se transfigurando na tela escura dos créditos finais dando a entender que o psicólogo agora com sua pendência no mundo dos vivos concluída finalmente foi para o céu.

O filme tem muita coisa escondida que só fica perceptiva depois de uma analise aprofundada e eu vou dar uma explicada da melhor forma possível.

Primeiramente, segundo Shyamalan, existe uma conexão clara entre os mortos e os vivos através de tudo que tem a cor vermelha. Quando algo ou alguém usando vermelho está por perto é por que há gente morta por perto e uma das cenas que figura isso perfeitamente é a da festa de Darren, no momento que Cole encontra um balão vermelho e o segue até um armário onde fica se sabendo num determinado momento que servia como um quartinho de castigo para escravos, o que significa que Cole viu algum espírito ou o fantasma de alguém sendo torturado.

Há também algo que deixou muita dúvida durante a trama que é a falta de interatividade entre Lynn e Malcolm e que o único momento em que os dois aparecem juntos se prestarmos bem a atenção podemos ver que o psicólogo faz contato visual com a mãe de Cole, porém ela desvia o olhar como se ele fosse invisível, o que de fato para ela ele é.

Se subentende que além do assunto inacabado com Anna, a outra pendência de Malcolm é resolver o caso de Cole, pois ele vê no menino a figura do jovem Vincent e se pararmos para lembrar lá na reta final do filme, o psicólogo ouve um K-7 de uma sessão com seu antigo paciente e ouve uma voz que não estava lá antes e a explicação é que Vincent possivelmente também via mortos e como seu psicologo não conseguiu resolver o seu problema ele se tornou uma pessoa instável com tendência homicida / suicida. Malcolm então, de forma totalmente consciente trabalha fortemente o caso de Cole para evitar que ele tenha um futuro parecido com o de Vincent que também tinha tinha marcas de arranhões em seus braços e assim como o garoto ele tinha uma mecha branca de cabelo que era resultado da exposição ao estresse extremo e ao pânico provocados pelos fantasmas.

Como curiosidade, Donnie Wahlberg, membro da lendária boy band New kids on the block e irmão de Mark Wahlberg, para o papel de Vincent Grey, perdeu vários quilos para poder ficar com aquela aparência esquelética. Além do aspecto estético, Donnie deu um show de atuação, aliás, Bruce Willis que deu vida à Malcolm e Halley Joel Osment que deu vida à Cole em sua melhor época anos antes de entrar no ostracismo e se tornar ator de filmes B underground como Tusk: a transformação, também mandaram bem na atuação e tornaram o filme inesquecível.

De início o filme parece massante, enrolado e não aparenta caminhar para algum destino e a coisa só começa a ficar realmente boa depois que Cole revela seu segredo e passamos a ver pelo seu ponto de vista entendendo de uma vez o seu sofrimento. Aliás, a maquiagem dos fantasmas são muito boa e suas atuações são auto explicativas, você entende com poucos segundos o que aconteceu com cada um deles e é perturbador a forma como vão pipocando um a um regado a uma trilha sonora de cagar na calça.

O longa metragem oferece uma experiência profunda e emocionante sem se preocupar tanto com o impacto do terror que é garantido e consegue conciliar perfeitamente cada gênero.

A semelhança do filme com o plot twist de Os outros é inegável e ambos foram responsáveis por mudaram a forma como Hollywood desenvolveria a partir de então as reviravoltas, inserindo a expressão plot twist como algo tão normal como qualquer palavra que se possa encontrar em um dicionário e acarretou em várias outras obras com surpresas explosivas no decorrer da trama como por exemplo: A órfã, Ilha do medo, Hereditário entre outros.

Claro que já tivemos uma grande e lendária reviravolta em Psicose de 1960, porém foi só em 1999 que a ''mecânica'' pegou mesmo.

No mais, o filme é um ótimo passatempo, não envelheceu nada e ainda consegue ser impactante mesmo de pois de quase três décadas e possivelmente jamais será superado, é um ótimo produtor de suspense que causa arrepios até nas gerações de hoje, eu creio muito na capacidade e recomendo para quem ainda não teve o prazer; vai com fé.


Trailer:


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