Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 15 de março de 2025

Pânico 2 / Scream 2 (1997)

 


Um ano após o mega sucesso do primeiro Pânico, era óbvio que a sequencia era uma questão de tempo e desta vez a produção aperto os passos para o ano seguinte visando ampliar sua mina de ouro.

Como algumas questões do filme anterior ficaram entreabertas acabou sendo fácil encontrar plots para se trabalhar e uma motivação para a aparição de um novo vilão mascarado que traria uma nova onda de assassinatos.

A trama é bem simples e nos leva novamente até a final girl de Woodsboro que agora vive em outra cidade após o trauma do massacre que levou várias vidas, porém sua fama perante a imprensa não a permite ter uma vida tranquila e como se não bastasse, um filme dramatizando o ocorrido entre ela e o Ghostface original é rodado e a imprensa ainda a persegue.

Não bastasse, um novo assassino aterroriza a universidade onde ela estuda tirando as vidas de alguns estudantes dando início a um novo massacre onde um grande segredo cedo ou tarde virá à tona... 

Tudo começa dois anos depois do massacre aos jovens de Woodsboro durante uma maratona de filmes de terror e por conta da tragédia ter repercutido tanto, um filme dramatizando a história na qual sobreviveram Sidney Prescott e seu amigo Randy. O filme em questão recebeu o nome de Apunhalada e tem sua pré estréia numa noite de muita espectativa pelo sucesso da produção local.

Acompanhamos desde então o casal Maureen Evans e Phill Stevens que durante a fila para os ingressos discutem sobre a exclusão racial.

A sala onde vai ser exibida a primeira sessão de Apunhalada está lotada e o filme se inicia como ocorreu toda a tragédia com o misterioso Ghostface telefonando para a personagem referente a Casey Becker durante uma noite sem os pais em casa, onde ela se aconchega para assistir a um bom filme enquanto faz uma pipoca  deliciosa.

Maureen, por ter seguido os desejos do namorado de ver um filme de terror, gênero que ela detesta, se enfada e vai até a venda de pipoca tendo que aturar o falatório de alguns fanáticos spoilerentos até finalmente voltar para a sala onde está Phill onde leva o maior susto com o namorado usando uma máscara de Ghostface.

Depois de se desculpar com a namorada, Phill vai até o banheiro e ao iniciar uma bela mijada, ele ouve cochichos safadinhos vindos do outro lado da divisória do mictório e ao se debruçar para ouvir é esfaqueado no ouvido pelo novo Ghostface que termina de matá-lo e depois vai até a sala onde está Maureen usando sua jaqueta fazendo a jovem acreditar que é o namorado de gracinha novamente.

Prontamente, o assassino se revela cravando o punhal no peito de Maureen que se arrasta até o telão e grita de dor fazendo todos acharem que ela faz parte de algum tipo de marketing para animar a exibição do filme. Logo, o Ghostface a apunhala mais uma vez sem que ninguém perceba que está acontecendo um assassinato real terminando seu trabalho.

Depois da intro, encontramos Sidney tentando viver uma vida normal depois do trauma até ver uma entrevista na televisão com Cotton Weary agora inocentado e em liberdade por conta do crime que lhe foi imputado pela própria Sidney.

Na sequencia, Sidney e sua amiga Hallie McDaniel descobre as mortes de Maureen e Phill que estudam no mesmo colégio que ambas e a imprensa não perde tempo em abocanhar a final girl de Woodsboro.

No colégio, geral discute sobre sequencias de filmes e ao final da aula, Sidney e Randy divergem sobre o duplo assassinato até chegar Derek Feldman, namorado da garota.

Em paralelo, Gale conhece seu novo parceiro camera man Joel e Debby Salt, uma jornalista rival que tenta tirar alguma informação sobre os crimes mais recentes ocorridos na cidade, informação essa que lhe é negada.

Depois de lidar com as patricinhas irritantes do colégio, Sidney reencontra-se com Dewey com muita alegria e o convida para que ela possa falar sobre sua nova vida após o massacre. Dewey se preocupa com a segurança da amiga por conta da nova onda de ataques e pede à ela que se cuide.

Posteriormente, Gale praticamente obriga Sidney a gravar uma reconciliação com Cotton e a repórter leva um murro costumeiro na fuça.

Gale se reencontra com Dewey que pede para a repórter que deixe Sidney em paz e quase pinta um clima entre eles.

À noite, na fraternidade das patricinhas rivais de Sidney, Casey Cooper, recebe um trote do novo Ghostface e depois de ligar para uma amiga, ouve um ruído estranho vindo do piso superior e tenta contactar o segurança do campus, porém a ligação chega com interferência.

Depois de uma breve aparição de uma amiga, Casey volta a receber a ligação do Ghostface que a deixa de sobreaviso revirando o dormitório. Ao atender o telefone mais uma vez, Casey é surpreendida pelo assassino em pessoa que a persegue até pega-la e arremessa-la contra uma janela do piso superior jogando-a para a morte.

Em paralelo, Sidney, Randy, Halley e Derek se divertem numa festa até serem informados que a polícia cercou a fraternidade das patricinhas por conta da morte de Casey.

Com o clima estragado pelo infortúnio, Derek se dispõe a levar Sidney para casa, mas ao buscar sua jaqueta em seu dormitório, a garota ouve o telefone tocar e é atacada pelo Ghostface que a persegue até ela reencontrar Derek que entrou no local seguido de Dewey que la estava por acaso.

O assassino foge deixando Derek ferido no braço e depois de algumas horas, os jovens prestam depoimento na delegacia.

Enquanto Derek prestas eu depoimento em particular, Dewey desconfia da fuga fácil do assassino.

Ainda na delegacia, Gale que aparece como vespa no mel, teoriza que as mortes de Maureen e Phill estão ligadas com a de Casey pois seus nomes e sobrenomes trocados combinam com o nome completo da mãe de Sidney, o que liga diretamente com um possível novo Ghostface.

No campus, geral diverge sobre suas suspeitas sobre a identidade do novo Ghostface até a chegada de Sidney que presencia um musical de Derek que interpreta "I think I love you" do filme Top gun, presenteando a namorada com um colar ao final da performance.

Enquanto isso, Dewey e Randy veem pela tevê uma entrevista com a atriz que interpretou Gale em Apunhalada seguido de uma cena do filme entre Sidney e Billy Loomis no momento em que ele foi liberado pela polícia por falta de provas depois de ser acusado de ser o agressor da garota.

Randy diz ao amigo sobre as regras dos clichês para as continuações de filmes de terror deixando claro que qualquer um dos dois e até mesmo Gale são suspeitos de ser o novo Ghostface.

Paralelamente, Gale e Joel discutem pois o camera man descobriu o que aconteceu com o último parceiro da repórter e teme pela sua vida.

No campus, Sidney conversa com Gus Gold, seu diretor na peça de teatro da qual ela faz parte e este a encoraja a abrir a estréia do espetáculo que ocorrerá em breve.

Durante o ensaio, Sidney vê a figura de Ghostface em um dos atores mascarados e surta parando tudo. Derek chega logo depois e vai até os bastidores para acalmar Sidney que pede um tempo para ele para pôr sua cabeça no lugar.

No dia seguinte, Gale, Dewey e Randy discutem sobre o modus operandi do novo Ghostface até que o  mesmo liga para o aficionado por filmes de terror deixando-o sobre alerta como sua provável futura vítima.

Randy enrola o assassino enquanto Dewey e Gale procuram pelo mascarado. O assassino tortura o rapaz psicologicamente enquanto Dewey e Gale embarga os celulares de geral numa tentativa de descobrir quem deles pode estar passando a ligação.

Repentinamente, Randy é abduzido para a Van de Joel onde é assassinado e não muito depois, Gale e Dewey encontram seu corpo.

Do outro lado, Sidney recebe uma ameaça de morte pelo pelo computador e requisita a ajuda dos seguranças do campus.

Enquanto toma um ar do lado de fora, Sidney acaba encontrando Cotton que insiste que ela dê uma entrevista para limpar seu nome, mas ela se nega aos gritos e os seguranças o detém.

Horas depois na delegacia, Sidney recebe a notícia da morte de Randy enquanto Cotton presta depoimento sendo liberado logo depois por falta de provas.

Dewey se dispõe a levar Sidney para um local seguro e o chefe da polícia estabelece toque de recolher no campus.

Na saída da delegacia, Gale tem um arranca rabo com Debby Salt que insiste em entrevista-la como sempre não conseguindo nada.

Gale mostra seu lado humano para Dewey dizendo que só quer encontrar o novo Ghostface. Ao lembrar das gravações que Joel fez, Gale pensa que o suspeito pode ter sido flagrado pela câmera quando os dois estavam juntos.

A dupla vai até o editorial para conseguir uma cópia da fita e acaba pintando um clima entre eles. Gale pede desculpas por ter magoado o jovem xerife e os dois se empolgam dando início a uma preliminar, mas são interrompidos ao colocarem a fita para rodar e perceber que a câmera gravou apenas os momentos finais de Randy.

Os dois percebem que Ghostface está no editorial os observando e Dewey vai atrás dele mas ao voltar sem sinal do assassino acaba sendo surpreendido pelo mesmo que aparece do outro lado atacando Gale. A repórter inicia uma fuga frenética se trancando na sala de edição onde vê o mascarado e ruma até chegar em uma cabine de gravação com isolamento acústico onde se tranca. Não muito depois, ela corre até uma sala de arquivos onde é stalkeada.

Dewey a encontra do outro lado da câmara isolada e tenta chamar sua atenção, porém o auto falante está desligado e ele o liga alertando em alto e bom som pelo microfone.

Ao se virar, Gale vê Dewey ser esfaqueado pelo Ghostface sendo nocauteado. Gale bloqueia a porta de acesso com um armário enquanto o assassino tenta quebrar o vidro que é reforçando o forçando a fugir.

Enquanto isso, Sidney vai embora do campus sobre escolta e Derek se declara dizendo que ele estará lá quando tudo acabar.

Ao ficar sozinho, Derek é pego por membros de uma fraternidade num momento de trote e é levado até uma festa onde ele é amarrado de sunga sobre uma estrutura em forma de estrela.

Durante a escolta de Sidney, o Ghostface aparece e assassina os dois seguranças, um esfaqueado e o outro o arrastando pelo carro até ser empalado pela cabeça por um vergalhão de uma obra.

O assassino acaba sendo nocauteado com a batida do carro enquanto Sidney e Halley que estava com ela o tempo todo tentam sair da viatura estourando e tela do banco traseiro. Ao saltar para frente, Sidney tenta tirar a máscara do Ghostface mas acaba recuando ao buzinar sem querer e depois tenta sair pela porta, porém como está travada acaba optando por usar a janela.

Sidney diz à Halley que a única saída é pela frente e a amiga tenta sair na ponta dos dedos até conseguir e no meio da fuga, Sidney resolve que quer voltar para ver o rosto do assassino, porém ao faze-lo, Ghostface já havia evadido do veículo e aparece ao longe por trás de Halley a matando.

De volta ao editorial, Gale dá de cara com Cotton com as mãos cobertas de sangue que ele justifica ser de Dewey por que ele o encontrou ferido e tentou ajuda-lo. Gale foge e encontra Debby telefonando em uma cabine e a interrompe para denunciar Cotton para a polícia.

Não muito depois, Sidney vão até o teatro do campus onde as cortinas se fecham e as luzes se apagam sozinhas. Do nada, Derek surge amarrado e amordaçado cheio de cortes pelo corpo.

O Ghostface aparece dizendo que a história se repete e se revela como Mickey Altieri, um colega do campus menos popular que alega que Derek teve participação nos ataques, mas ele nega tudo sendo executado com um tiro. O psicopata diz ter tudo pronto para matar Sidney e sair como herói do novo massacre superando Billy Loomis que ele tem como ídolo.

Sidney o lembra que ela matou Billy e acerta o olho do crápula com o pingente do colar que ela ganhou do namorado e o chuta inciando um embate.

Mickey recupera seu revólver e a rende revelando ter um verdadeiro parceiro e nisso aparece Gale... rendida por Debby Salt que na verdade é Bertha Loomis, mãe de Billy! Louca, ela grita que não há mais parceria entre os dois e eles trocam um tiro: Mickey acerta Gale que cai sobre o auditório e Bertha acerta Mickey.

Bertha revela que sua motivação é puramente vingança pela morte de Billy e que tudo que ela planejou até o momento foi pra jogar a culpa em Mickey e sair como a única sobrevivente. A louca ainda lembra que a mãe de Sidney era amante de seu marido assim como a garota tentou roubar dela o amor de seu filho.

Sidney a lembra que ela abandonou Billy e a golpeia na cabeça dando o pinote. Bertha dispara à esmo e Sidney se arma com um machado de incêndio partindo um cabo que solta um refletor que quase acerta a assassina.

A jovem ainda usa os efeitos práticos para enrolar Bertha e depois começa a derrubar o cenário e outros refletores. Bertha é acertada por pedaços de pedras de uma parede cenográfica capotando.

Ao tentar uma fuga, Sidney é surpreendida por Bertha que leva um par de socos e um novo embate se segue. Bertha tenta esfaqueá-la até que Cotton aparece armado exigindo explicações e a assassina tenta convence-lo a ajuda-la a eliminar sua inimiga o que o ajudaria a se vingar pelo tempo que ele esteve preso injustamente. Sidney barganha por uma entrevista que o rapaz tanto anseia e se mostrando uma pessoa de caráter, ele dispara contra Bertha.

Cotton pede desculpas para Sidney dizendo que jamais atiraria nela e entrega sua arma. Ao verificar o corpo de Bertha, Sidney descobre que Gale está viva.

Inesperadamente, Mickey aparece vivo aos gritos e geral o alveja matando-o de uma vez.

Para garantir que não vai haver um novo susto, Sidney atira na cabeça de Bertha.

Depois de toda a confusão, Joel reaparece pedindo uma segunda chance para Gale que vê Dewey saindo vivo de maca e vai com ele na ambulância priorizando seu grande amor ao invés de um furo.

A imprensa tenta tirar uma casquinha de Sidney e esta dá os créditos para Cotton que se torna um herói e é eximido de todas as suas culpas de uma vez por toda, limpando sua reputação, enquanto a garota caminha tranquila e solitária pelo campus...

Era óbvio que o grande sucesso de 1996 não ia demorar a trazer uma sequencia, porém a pressa acabou sendo excessiva e trouxe consequências ao andamento da trama que até que começou bem e se desenrolou proporcionalmente, porém a reta final acabou ficando um tanto quanto sem sentido e mal continuada. Fora que a revelação da identidade do novo Ghostface e a motivação me fizeram dar uma broxada e a própria protagonista quebrou o argumento de sua algos no meio do troca tapas.

Ao menos o epílogo foi produtivo e fechou direitinho o destino de cada personagem podendo ter sido a chave de ouro da franquia, porém na entrada do novo milênio veio a terceira parte seguido de um hiato de mais de uma década com a queda da qualidade da trama e a saturação dos teen slasher que já não conseguiam mais se sustentar sem se reinventar.

A coisa boa foi a permanência dos astros David Arquette e Courteney Cox nos papeis de Dewey e Gale respectivamente, além de trazer Liev Schreiber no papel de Cotton e Jamie Kennedy no papel do icônico Randy, compondo o elenco original completo pela última vez (pelo menos em vida, já que no terceiro longa, Randy reaparece em uma gravação falando sobre os clichês de uma trilogia de filmes de terror).

No mais, o filme não é uma sequencia ruim, já que tem cenas de mortes legais apesar de não memoráveis, mas estas a maioria foi só de personagens sem importância com pouco tempo de tela com a clássica desculpa de ser maior que a obra anterior, o que é uma pena.

Outra coisa que eu não gostei muito foi a duração do filme. Até que foi justificável o primeiro filme ter mais de duas horas já que a trama foi bem desenrolada e coesa, porém neste caso, a trama se esticou tanto que o último ato foi totalmente capado; eu pelo menos não entendi a continuidade que se deu entre a fuga de Sidney após a morte de Halley e a sua chegada ao teatro sem um aviso prévio de que ela deveria estar lá, eu pelo menos não notei nada entre o final de um arco e o início do outro que ligue os pontos.

Para finalizar, deve se citar a aparição rápida da estrela Sarah Michelle Gellar de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado aqui no papel de Casey dois meses após o lançamento do primeiro longa da franquia rival. O por que não deram para ela um papel maior e mais expressivo eu realmente não sei, escolha da atriz por questões contratuais? Vai saber...  


Trailer:   


Nenhum comentário:

Postar um comentário