Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 19 de março de 2025

O Colecionador de Corpos / The Collector (2009)

 


E desta vez vamos com um clássico da última era das locadoras que trouxe um antagonista totalmente diferente do habitual, mas com um quezinho de Jigsaw, de Jogos mortais. Aliás, o filme em questão tem direção de Marcus Dunstan que esteve envolvido na franquia de James Wan do quarto filme até o sétimo.

A trama de O colecionador de corpos gira em torno de um pai de família cheio de furos financeiros que precisa assaltar a residência super protegida de um joalheiro para pagar a dívida que a mulher tem com um agiota dentro de um prazo de tempo. O negócio, é que um maníaco por armadilhas chegou ao local antes, fez a família refém e espalhou armadilhas rudimentares por toda a casa impossibilitando quem está dentro de sair... com vida.

O que se segue é uma sessão de tortura física, decisões de vida ou morte a serem tomadas e pouco tempo para se resolver cada problema.

Tudo começa com o casal Larry e Gena Wharton chegando em casa e encontrando um cartão junto a uma caixa. Ao abri-la, Larry vê algo que o surpreende e ele é pego por trás por alguém que cobre suas mãos com luvas pretas.

Na manhã seguinte, a residência da família Chase passa por uma reforma para servir como a nova moradia de Michael que é um importante joalheiro, sua mulher Victoria e suas filhas Jill e Hannah.

Nós conhecemos também um dos empreiteiros de uma companhia chamado Arkin que se afeiçoa rapidamente à Hannah que é a caçula e ela à ele engatando uma grande amizade.

Enquanto troca as grades das janelas, Arkin se depara com um ninho de vespas junto a fachada da residência e informa a um dos exterminadores que fazem a dedetização em paralelo.

Posteriormente, Arkin para para fumar um cigarro e conhece Jill que é a adolescente problemática que lhe pede um trago e aproveita para puxar um breve papo.

Horas depois do serviço, Arkin vai até o boliche buscar sua filha Cindy que tem mais ou menos a mesma idade de Hannah e sua irritante mulher Lisa que só se interessa pelo dinheiro já que ela está enrolada com um agiota e com os minutos contados.

Por conta disso, Arkin acaba metido com gente barra pesada com quem se junta para levantar a grana que Lisa precisa e o trabalho é assaltar nada menos que a residência dos Chase para encontrar uma gema rara que vale milhões e que está dentro de um cofre. O plano ocorrerá nesta mesma noite aproveitando que Michael e sua família irá viajar.

Chegado o momento, Arkin chega antecipadamente à residência e usa de seus dotes para destravar a porta principal e o painel do sofisticado sistema de segurança. Enquanto faz o serviço, Arkin pressente que alguém o espreita, mas rapidamente volta a focar nas portas.

Paralelamente, temos o vislumbre de alguém vestido de preto descendo as escadas e ao mesmo tempo, ouvimos alguém chorar de dor atrás da calefação.

Arkin acaba ouvindo e ao verificar encontra Michael preso e surrado que o despreza ao perceber suas intenções e sua presença indesejada em sua casa.

Inesperadamente, a pessoa misteriosa vestida de preto, que é creditada como o Colecionador. aciona um mecanismo deveras engenhoso que fisga os pés de Michael e o arrasta até joga-lo da sacada, onde o sádico mascarado o abduz.

Rapidamente, Arkin tenta usar o telefone para chamar a polícia, porém, o Colecionador se antecipou e pôs um prego no fone furando superficialmente o ouvido do invasor e ao tentar fugir pela janela, ele é surpreendido por um par de lâminas que o impedem de sair e ainda corta seus dedos.

Depois, Arkin troca de cômodo e quase cai em outra armadilha que era um fio de aço esticado entre duas paredes que acionaria um aparato com pregos.

Na sequencia, ele percebe uma série de barbantes entrelaçados em outro cômodo e diversas armadilhas de urso espalhadas pelo chão além de pregos espalhados pelos degraus da escadaria.

Conseguindo driblar cada armadilha, Arkin chega até o porão e encontra Michael preso em uma cadeira e este diz que com excessão de Jill que saiu com o namorado, a mulher a sua filha caçula estão presas em cômodos separados em algum canto da casa. O milionário ainda diz ter uma arma dentro do cofre e passa a combinação para o jovem que ao trocar de cômodo, encontra Victoria amarrada em uma banheira e vendada com silver tape e taxas por dentro impossibilitando a remoção.

Arkin bola um plano com Victoria para distrair o Colecionador que consiste na mulher gritar bem alto para atrai-lo enquanto o invasor do bem procura por Hannah em segurança. Enquanto Arkin perambula pelos cômodos, o Colecionador silencia Victoria. Depois, o maníaco vai até Michael e o tortura.

Ao chegar ao cofre e ao abri-lo, Arkin encontra Larry Wharton preso dentro e este diz que o Colecionador só mata os escolhidos e que ele é só uma isca. Arkin o tranca de volta e se direciona para outro cômodo onde fica com os sapatos presos em uma espécie de cera corrosiva onde também está preso o gato de estimação da família cujos miados incessantes chamam a atenção do Colecionador.

Rapidamente, Arkin retira o bichano da armadilha e o joga pela janela, porém, uma lâmina afiada posta no topo do batente cai feito uma guilhotina e decapita o animal.

Livre, Arkin volta até o cativeiro de Michael encontrando tripas pelo chão e o joalheiro morto enrolado em papel filme. Sem perda de tempo, o rapaz volta até onde está Victoria e traça com ela o próximo plano para evadir com Hannah da residência.

No momento da fuga, Victoria surta ao ver os restos do marido e sobe às escadas correndo a toda dando de cara com o Colecionador que a fere quase que mortalmente e depois a joga escada a baixo.

Arkin se esconde no mesmo momento e quando o Colecionador se redireciona até o banheiro arrastando Victoria, o rapaz foge. Enquanto isso, o maníaco costura a boca de Victoria ao mesmo tempo que do lado de fora, Jill acabara de chegar com seu namorado chamado Chad se pegando com ele no carro e posteriormente iniciando uma preliminar na porta de acesso da casa.

Ao perceber que a senha do painel de segurança da porta não está funcionando, Jill dá a volta pelos fundos e reinicia as preliminares com Chad só que mais uma vez a transa é interrompida tendo que o casal ir até o quarto onde finalmente dão prosseguimento sendo vigiados pelo Colecionador que logo é flagrado.

Chad tenta ataca-lo mas tem sua mão cortada, seus dedos decepados e para piorar ele ainda cai acionando as armadilhas de urso que num efeito cascata o fazem em pedaços matando-o instantaneamente.

Jill é espancada enquanto Arkin tenta fugir e a jovem tenta acionar a polícia pelo celular. Arkin tenta em vão romper o bloqueio de uma janela ao mesmo tempo que o Colecionador amarra Jill com arame farpado na escadaria.

Arkin acaba acionando um despertador chamando a atenção do Colecionador e aproveita para chegar até Jill pelo lado inverso. A garota em pânico tenta se defender com uma tesoura, porém, a ferramenta está ligada a um barbante que a puxa em alta velocidade a fazendo chocar-se com uma parede parede de pregos matando-a perfurada.  

A voz de Larry ecoa perto de onde Hannah está e este alerta Arkin que o Colecionador está se aproximando. O rapaz rapidamente salta através de uma janela finalmente dando início a tão sonhada fuga, porém ao se virar, ele vê a caçula dos Chase no andar de cima batendo a janela em desespero, fazendo-o dar meia volta.

Enquanto isso do lado de dentro da residência, Hannah é perseguida pelo Colecionador que a encurrala, mas Arkin ataca o maníaco de surpresa e de pronto arrasta a menina a orientando a ficar no alto da cômoda da sua televisão enquanto ele se prepara para jogar o aquário da menina no chão com tudo dentro ao mesmo tempo que a menina joga sua televisão numa tentativa de eletrocutar o Colecionador até a morte, porém, para o infortúnio dos dois quem aparece na sua frente é Larry que morre em questão de segundos.

Sem tempo para lamentos, Arkin pega Hannah e a leva para outro cômodo onde se espeta com uma série de ganchos de anzóis.

Depois de se livrar, Arkin joga Hannah pelo escorregador de roupas até a lavanderia enquanto ele se engalfinha com o Colecionador.

Arkin arranca a máscara do maníaco mas antes que pudesse identifica-lo ele é acertado na cabeça e apaga. Enquanto o rapaz é arrastado, temos um vislumbre de cada corpo espalhado pela residência em câmera lenta.

Ao voltar a si, Arkin se vê amarrado em uma coluna de concreto e com ganchos presos em suas costas. Inutilmente, Arkin pede ao Colecionador que deixe Hannah ir.

O Colecionador arranca um dente de Arkin que vê Hannah escondida por uma fresta e enfrenta verbalmente o assassino. Na sequencia, o maníaco corta o peito de Arkin e atiça algumas vespas de dentro de um pote para pica-lo.

Neste mesmo instante, uma viatura chega à casa e a polícia descobre o corpo de Chad. Ao voltar para o lado de fora, o policial avista o Colecionador e dá-lhe voz de prisão. O maníaco então, solta um cachorro raivoso para cima do policial que é trucidado.

Enquanto isso, Arkin se solta dos ganchos e instrui Hannah a ficar onde está e descobre que o Colecionador quer queimar a casa. A dupla inicia uma fuga pelo duto da lavanderia ao mesmo tempo que o Colecionador solta o cachorro dentro da casa.

Ao chegar em um dos quartos, Arkin prepara fogo em um balde de lixo e quando o cachorro chega no cômodo, é acertado com o objeto que o faz parar. Depois, Arkin joga o balde com doguinho e tudo em cima do Colecionador e os dois lutam desde a cozinha até a escadaria que leva até o porão por onde o assassino rola.

Arkin pega as chaves da porta da frente e pega Hannah de seu esconderijo, mas ao tentar girar a chave, percebe que a fechadura está quebrada.

O Colecionador volta ao piso principal e Arkin o surpreende soltando um lustre com facas e tesouras presas aos soquetes atingindo em cheio seu Nêmesis.

No meio de um toró, Arkin finalmente consegue fugir com Hannah enquanto o Colecionador grita.

A dupla chega até uma rodovia onde passa uma viatura mas ao chamar a atenção, Arkin é atropelado em cheio. Atordoado, Arkin observa Hannah em prantos chamando por ele distorcidamente até que por trás de menina surge o Colecionador a agarrando.

Ao voltar totalmente para a realidade, Arkin percebe que aquele na verdade é um policial que resgatou a menina. Enquanto Arkin é resgatado a casa dos Chase explode.

O xerife diz para Arkin que ele suspeita do exterminador de insetos e garante que irá investiga-lo.

Arkin se lembra do prazo da entrega do dinheiro para o agiota de Lisa e nisso, temos um vislumbre dela e de Cindy presas sob a mira do revolver dos bandidos.

Além de descobrir que está em tempo, Arkin ainda descobre que a jóia que ele procurava foi parar no bolso de seu casado quando de repente, a ambulância onde ele está capota. O Colecionador rende e mata a sangue frio um paramédico e entra num embate com Arkin o soltando do cinto da maca.

O assassino arrasta Arkin e o espanca terminando por prende-lo dentro de um baú. Por seguinte, o Colecionador dá a partida na Van da companhia de exterminadores de insetos fugindo com sua vítima...

Na cena pós créditos, ouvimos Arkin gritando e se debatendo no interior do baú e o Colecionador que está sentado em cima bate com o calcanhar.

O filme conta com um final alternativo bem no momento que Arkin consegue sair da residência dos Chase. Na ocasião, o personagem vê Hannah presa em seu quarto a mercê do Colecionador e simplesmente manda não um, mas dois dedos do meio para a menina e sai vazado e eu não o julgo, pois dadas as circunstâncias eu faria o mesmo.

Piadas a parte, esta obra foi uma grata surpresa para minha pessoa, eu só fui conhecer há alguns meses apesar do nome me ser extremamente familiar. E eu gostei muito do conteúdo gráfico, o enredo frenético e a premissa criativa que põe muita coisa em jogo ao mesmo tempo.

A trama que parecia ser um thriller inicialmente se transforma em um slasher e transforma o que seria o vilão em mocinho, que aliás é deveras carismático e faz o que faz pelos motivos certos demonstrando no decorrer da história ter um coração bom e altruísta, pensando em ajudar a todos ao mesmo tempo que precisa se ajudar e ajudar sua família. O cara é simplesmente um ícone.

O colecionador de corpos fez um sucesso moderado na época que foi lançado e acabou ganhando uma sequencia em 2012 seguindo o que aconteceu após os eventos do primeiro filme e desde julho de 2024 foi confirmado pelo diretor que a terceira parte já estaria em desenvolvimento, mas desde aí não há atualizações sobre o projeto.

O único rosto conhecido para mim neste primeiro longa metragem é o de Madeline Zima que deu vida à Jill. Em 1992 ela viveu a menina Emma no clássico A mão que balança o berço e já no ano seguinte entrou para o elenco principal do sitcom The Nanny, do qual eu curto muito.

No mais, o filme é um ótimo entretenimento, oferece uma ótima experiência com uma trama cheia de surpresas e reviravoltas além de uma atmosfera de desespero e imprevisibilidade com um antagonista implacável e memorável que apesar da identidade incerta, já deixou sua marca na história do terror slasher.

Aliás, há pequenas evidências no decorrer da trama que nos levam a crer que o Colecionador é o exterminador de insetos do início do filme, que não tem fala alguma e que só dá um joinha para Arkin. E as evidências são: o ninho de vespas, cujos insetos são usados mais tarde para torturar Arkin, a cola feita de cera (e provavelmente veneno ou ácido) e fora isso, a suspeita do xerife no final do filme que apontam indiscutivelmente o sujeito como sendo o assassino da máscara de coro.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário