Já faz tempo que eu venho querendo trazer este clássico esquecido do saudoso Cine Trash que trouxe a essência do subgênero que leva o nome do programa ao seu esplendor com maquiagem puro suco oitentista e muita nojeira.
O filme é uma adaptação do Livro A cor que veio do espaço de H. P. Lovecraft e narra as desventuras de uma família desfuncional do meio rural que tem suas vidas viradas do avesso quando um Ovni cai do céu liberando uma substância pegajosa que contamina a água de toda a propriedade da família central causando uma transformação não só estética, mas interior daqueles que entram em contato com o líquido da vida.
O que se segue é a luta do personagem principal que é o filho do meio e o único a desconfiar que há algo de errado acontecendo enquanto os demais seguem uma doutrina fanática que os cega quanto à verdade.
Tudo começa na comunidade rural de Tellico Plane no Tennessee durante uma intervenção policial onde um rapaz é detido e o mesmo tenta alertar à todos que há algo de errado com a água.
Voltamos seis meses no tempo e a comunidade segue sua tranquilidade costumeira e somos apresentados a família Crane formado pelo casal Nathan e Frances, o filho mais velho do primeiro casamento do chefe da família, Cyrus e os de Frances: Zack e a caçula Alice, além de conhecermos também o faz tudo da fazenda Willis durante um almoço.
Um tempo depois da refeição, aparece na fazenda um sujeito chamado Charles Daveson que é presidente do conselho municipal da comunidade reforçando seu interesse nas terras de Nathan que não andam muito produtivas e Frances rejeita mais uma vez sua intenção de vender a fazenda.
Na hora de dormir, Frances tem uma conversa com Zack sobre sua posição quanto a rigidez de Nathan e seu fanatismo religioso desmedido e a mãe reforça que graças ao novo marido ela e seus filhos tem um teto, comida e uma família tradicional.
Na sequencia, Frances vai para a cama e tenta iniciar um coito com Nathan que a rejeita por se achar o machão que deve tomar a iniciativa, alegando de forma discreta que a mulher que toma a iniciativa de transar é uma vadia pecadora e que ela deve controlar seus impulsos. A mulher resolve dar uma volta pela varanda e encontra Willis que investe nela a levando para a cama.
Nesta mesma noite, uma bola de fogo vinda do espaço rasga os céus colidindo com a fazenda chamando a atenção de todos. Zack é o primeiro a encontrar o Ovni que é uma esfera brilhante e ele vai até a casa de seu vizinho, o doutor Allen Forbes para avisar para ele e sua mulher Esther o que ele acaba de ver.
Os Crane e os Forbes passam a madrugada divergindo sobre o que poderá ser e de onde veio o objeto estranho até os vizinhos irem finalmente embora.
Na manhã seguinte, Charles Daveson aparece na fazenda e fala aos Crane sobre o dinheiro que eles poderiam ganhar explorando o objeto misterioso que veio do espaço ao invés de entrega-lo aos cientistas para estudos.
Horas mais tarde, Allen analisa o objeto e ao perfura-lo acaba fazendo-o expelir um líquido escuro deixando o médico sem qualquer resposta a curto prazo.
À noite, Zack vê a coisa emitir uma luz brilhante e expelir litros do mesmo líquido de antes que agora virou uma gosma.
Na manhã seguinte, Allen interrompe o café da manhã dos Crane para dizer que sua analise preliminar da coisa o fez constatar que possivelmente aquilo é um dejeto lançado da descarga do banheiro de algum avião, ou seja, merda.
Paralelamente, a gosma que não é merda coisa nenhuma escorre pelo solo até alcançar o poço se misturando com o único reservatório de água da fazenda causando uma infecção generalizada começando pelos animais.
Em questão de alguns dias, a plantação estranhamente cresce mais do que o normal a ponto de ser colhida, porém ao abrir uma das hortaliças, Frances percebe que seu interior está completamente podre apesar de por fora parecer fresco e a poupa das frutas exala uma gosma parecida a que saiu do objeto misterioso.
Enquanto isso, Charles tenta ganhar algum tempo enrolando um agente da TDA, um órgão de checagens de lotes chamado Mike que veio da cidade para fazer uma espécie de senso e o picareta do conselho municipal o faz passar longe da fazenda dos Crane para acobertar a presença do objeto do espaço.
Mais tarde, durante o jantar, Zack nota que a água tem um gosto estranho e a comida com qual foi preparada também, mas Nathan teimoso desdenha.
Um tempo depois, um dos cavalos da família ataca Cyrus que sofre apenas um susto e um furo na bunda com a cerca de arame farpado, uma vingança pessoal de Zack por todas as pegadinhas sofridas por ele nas mãos do irmão de criação que sempre pega no seu pé.
Paralelamente, enquanto colhe os ovos, Alice percebe que as galinhas estão se atacando e à ela mesma.
Charles vai até a fazenda para informar que uma das fazendas vizinhas foi tomada pelo banco pela falta de produtividade e Nathan diz ter descoberto através de Willis sobre a vinda do agente da TDA cujo objetivo é a construção de uma represa às custas da desapropriação das terras próximas à fazenda, incluindo as dele.
O picareta se serve com uma maçã recém colhida e ao morde-la descobre que a fruta está podre por dentro e que há vermes. Nathan checa outras maçãs que estão na mesma condição e nisso, ouvem-se os gritos de Alice que está sendo brutalmente atacada pelas galinhas e geral corre ao seu auxílio com Nathan a acudindo.
Quando o ataque cessa, as galinhas morrem vomitando a mesma gosma negra que saiu do objeto misterioso.
Allen que atendeu Alice a faz dormir com um medicamento e Zack diz que o cavalo também ficou agressivo e atacou Cyrus, mas Nathan minimiza o caso.
Mais tarde, enquanto a família vê televisão, Zack percebe que a mãe não está bem da cabeça e nisso, vemos que ela está bordando sobre a própria mão além de revelar estar sendo acometida por verrugas por todo o rosto precisando ser contida ao início de um surto.
Zack busca Allen às pressas, mas Nathan encobre o ocorrido com Frances proibindo o médico de examinar sua mulher e como se não bastasse ainda mete um bofetão no enteado.
Às escondidas, Allen resolve colher um pouco da água do poço dos Crane para analise.
Mike, o agente da TDA passa pela casa dos Crane e se auto convida para se servir com um corpo d'água, quando Frances aparece repentinamente com uma faca tentando atacar o homem mas é contida por Nathan que o expulsa.
Mais tarde, a família almoça a lavagem feita por Nathan que incumbe Zack de levar um pouco de comida para Alice que está de cama, mas às escondidas o garoto joga tudo no lixo.
Horas depois, enquanto ordenha, Nathan percebe que as vacas estão necrosando e que suas fezes se tornaram uma gosma estranha que explode na cara do fazendeiro e de Cyrus.
À noite, Nathan ora para Frances que está acorrentada na cama acreditando que ela está sendo punida por ser uma adultera.
Em paralelo, Zack sai da cama e anda pela casa silenciosa até dar de cara com sua mãe que passou por uma mutação ficando horrivelmente deformada e insana com cabelos brancos entrando em surto tendo que ser contida por Nathan que a leva para o porão onde a acusa de adultério deixando claro que ele sabe do caso dela com Willis.
Na manhã seguinte, Zack vai até o porão para levar água para Frances que tenta ataca-lo com suas garras afiadas fazendo o garoto recuar.
Enquanto isso, Allen vai até Knoxville buscar o resultado da analise da água dos Crane e descobre resquício de uma substância não identificada que modifica a estrutura molecular de tudo e todos que a consome.
A notícia vaza e Esther busca a ajuda de Charles para aproveitar o ocorrido e ter um motivo para sair daquele fim de mundo e voltar para a cidade, o que significa vender sua casa para o picareta inescrupuloso.
Ao chegar à fazenda dos Crane, Esther é atacada pelos cachorros e Charles se enfia no breu do porão onde Frances o espreita e o ataca espremendo seu pescoço.
Enquanto isso, Zack chega da cidade com água limpa e comida do supermercado para Alice. Depois, ele vai até o porão e encontra Nathan que diz que sua mulher foi levada para o andar de cima. Nathan acaba se revelando possuído pela contaminação da gosma e ataca Zack enquanto Cyrus que também está contaminado ataca Alice.
Zack nocauteia o padrasto com golpes de bastão ao mesmo tempo que Allen chega à comunidade.
Enquanto Nathan prega as portas da casa, Zack esconde Alice para poder sair e buscar ajuda.
Allen entra pelos fundos da casa e Nathan o surpreende por tras o nocauteando com um martelo.
Por outro lado, Zack tenta destruir o bloqueio da porta principal mas Nathan o ataca sendo repelido. O patriarca tenta perfurar o garoto mas Mike aparece do nada e o acerta por trás com um tridente de colher palha fazendo-o explodir.
Mike alerta Zack a sair da casa que está prestes a ruir e ele vai até Alice enquanto a estrutura do local começa a ceder e tudo se desfaz.
Alice é resgatada e Cyrus aparece atacando, mas Zack o derruba da sacada o nocauteando.
Enquanto Mike sai com Alice nos braços, Zack vai até o porão para levar a mãe mas a encontra terminando de derreter o que o faz recuar.
Se esquivando de uma árvore que cai, Mike leva Alice para o seu carro enquanto Zack tenta deixar a casa, mas Cyrus agarra seu pé. Uma viga se solta e prende Cyrus no mesmo momento em que reaparece Nathan atacando o enteado mas no mesmo momento, uma coluna de concreto se solta e o acerta na cabeça a esmagando.
Mike resgata Zack e o leva para o carro quando a casa desaba de vez.
Na manhã seguinte, a notícia se espalha na imprensa e nisso vemos a cena inicial do vídeo descobrindo que o personagem inicial que estava sendo preso era Mike e o noticiário é visto por Willis que está em um hospital completamente enfaixando dando a entender que Nathan realmente descobriu que o faz tudo era o amante de Frances e o espancou brutalmente a ponto de desfigura-lo.
Enquanto isso na ruína da fazenda, a gosma do espaço se espalha pela terra ao sair debaixo de uma árvore...
O filme como eu já disse é um pacotão cheio para quem gosta de um bom filme trash oitentista: ele tem nojeira, maquiagens excelentes, efeitos práticos puramente oitentista e até que o conteúdo gráfico é leve, além de ter momentos precisos de humor apesar da obra ser caracterizada como terror e ficção científica.
É uma delicinha de assistir, o tempo passa rápido e o filme diverte, é muito bem dirigido apesar do roteiro deixar uma ou outra lacuna que só no final é explicada como o sumiço de Willis e sua reaparição que só é explicada através do óbvio já que nada é dito sobre como ele foi parar no hospital.
Em 2019 foi lançado uma nova adaptação do clássico de H. P. Lovecraft com o nome original de A cor que veio do espaço com Nicolas Cage no elenco, então levando em conta o fiasco que foi o remake de O homem de palha (O sacrifício) então não dá para esperar grande coisa e não, eu não vi o filme de 2019 ainda então eu só estou deduzindo.
Uma curiosidade bem bestinha e breve, é que Will Wheaton que deu vida à Zack é irmão na vida real de Amy Wheaton que interpretou Amy. Amy não chegou a fazer mais nenhuma atuação verdadeiramente expressiva enquanto Will ainda conseguiu se consolidar com o clássico Conta comigo ao lado de astros como o saudoso River Phoenix, Corey Feldman e Richard Dreyfuss; além de ter deixado sua marca cravada na dublagem de clássicos como Ben 10 e Naruto Shippuden.
Uma última curiosidade e esta eu só fui descobrir durante a pesquisa para a postagem, é que The curse, título original do filme, ganhou mais três sequências entre 1989 e 1993 sendo a quarta e última parte lançada diretamente em home vídeo. Se eu vou conseguir encontrar e assistir a todas as continuações só o tempo vai dizer.
No mais, o filme é um ótimo entretenimento, ainda funciona bem nos dias de hoje e vai garantir uma boa hora e meia de diversão com uma trama simples, poucos personagens realmente relevantes e carismáticos. Pode confiar.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário