Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Noites Brutais / Barbarian (2022)

 

Com uns poucos anos de atraso graças as minhas prioridades duvidosas, somente agora eu consegui trazer uma resenha completinha deste já clássico com direção de Zach Cregger de A hora do mal, cujo nome original é Barbarian.

O filme foi uma grande surpresa no ano de lançamento e fez o hype dos amantes de terror que não davam na da pela trama se elevar e tornar a produção uma das maiores pesquisas na internet na época.

A trama nos apresenta a uma jovem que aluga uma cabana no meio do nada e acaba descobrindo que um estranho também está hospedado no imóvel a forçando a passar a noite com o possível algoz numa noite chuvosa e sem qualquer sinal de táxi por perto.

O que parecia ser apenas mais uma premissa genérica de um thriller previsível acaba se tornando uma luta pela vida dentro de um ambiente subterrâneo nos confins do porão da cabana que esconde um segredo medonho oriundo de um passado sujo de uma mente doentia...

Tudo começa numa noite chuvosa quando a jovem Tess Marshall é deixada de táxi no meio de um bairro loteado se pondo a procurar uma cabana de Airbnb que ela havia alugado por uma curta temporada seguindo o endereço que deixado pela agência com o código de destrava do painel de segurança da porta principal.

Ao chegar ao número indicado, ela insere o código diversas vezes no painel mas não consegue validar sua entrada e o que resta é deixar uma mensagem para a agência sobre o ocorrido pelo celular.

Depois de esperar por um tempo, Tess tenta entrar na habitação na marra até que de dentro sai um jovem chamado Keith que diz ter alugado o mesmo imóvel e como os dois não chegam a um acordo, o rapaz a convida para entrar e passa a noite até que tudo se resolva. Sem alternativa Tess aceita e usa o banheiro.

Ao sair do cômodo, Tess recebe uma confirmação da agência pelo celular da locação da casa à Keith, o que a faz resolver sair e procurar um hotel para passar a noite e o jovem oferece seu wi-fi para que ela consiga contato com algum hotel e agilize o cadastro de sua hospedagem enquanto espera a chuva passar.

Repentinamente, Keith se lembra que vai haver uma conferência médica na cidade mais próxima de um hotel e que por conta disso todos os quartos deverão estar lotados. Com isso, ele volta a oferecer teto para a jovem desabrigada até de manhã e ela aceita.

Depois de analisar um documento que confirma que Keith é realmente quem diz ser, Tess volta ao banheiro para se preparar para dormir.

Keith convida a hospede para tomar uma taça de vinho e conversar um pouco para eles se conhecerem melhor e para passar o tempo até dar sono e nisso, Tess revela que veio à cidade em busca de uma entrevista de emprego em uma agência não muito perto.

Um tempo depois de muita conversa e risadaria, a dupla se divide e vai dormir.

Poucas horas depois, Tess acorda do meio do cochilo e percebe que a porta do quarto está aberta observando Keith dormir inquieto como se estivesse tendo um pesadelo. Ao se levantar para verificar se o novo amigo está bem, Tess acaba o acordando do nada e os dois levam o maior susto.

Com tudo calmo, Tess pergunta se Keith abriu a porta do quarto e ele nega.

Tess volta a dormir até bem cedinho quando encontra um bilhete de Keith dizendo que ele precisou ir e agradecendo a companhia na noite anterior.

Depois de se trocar, Tess se prepara para ir até a agência de empregos e ao sair observa o bairro notando que as outras cabanas estão destruídas e que o ambiente é decadente com exceção da cabana onde ela passou a noite.

Logo na sequencia, ela chega à agência onde é entrevistada por uma mulher chamada Catherine que ao saber o nome do bairro onde ela está hospedada pede para a jovem ter muito cuidado.

Na volta para a cabana, Tess é perseguida por um estranho que grita desesperado para ela sair da casa e a jovem em pânico se tranca e liga para polícia pedindo ajuda que lhe é negada.

Recomposta, Tess vai até o porão busca papel higiênico e acaba ficando trancada e sem o celular que acabou ficando no piso principal.

Ao procurar por algo que possa ajuda-la a sair do apuro, Tess encontra um pedaço de corda que passa por um buraco na parede dando sabe-se lá aonde. 

Tess fica encucada ao perceber que há um quarto ao lado sem nenhuma iluminação e no maior estilo MacGyver, ela projeta a luz de lâmpada do porão em um espelho diretamente no cômodo escuro. Mesmo com medo, Tess vai até o outro lado da porta que divide o porão e chega até um quartinho iluminado onde tem uma cama, um balde e uma câmera.

Em pânico, Tess volta ao porão e percebe que Keith voltou pedindo ajuda para ele.

Finalmente livre do cárcere, Tess revolve ir embora da cabana alegando que tem alguém escondido nas entranhas do porão, mas Keith tenta tranquiliza-la dizendo que aquilo era só um quartinho de despejo e que alguém que se hospedou anteriormente à eles deve ter esquecido a lâmpada acesa.

Para provar que não há nada errado, Keith se prontifica a ir até o quartinho e acaba demorando. Angustiada, Tess coloca uma trava na porta do porão e vai até o quartinho misterioso mas não encontra o amigo.

Logo mais a frente, Tess percebe que há jogo de escadas que leva ainda mais para baixo e ela grita por Keith que não responde. Com a lanterna do celular, Tess desce pelas escadas cuidadosamente e descobre que o compartimento secreto é uma galeria de túneis artesanais.

Ao passar por uma grade de ferro que separa a entrada dos túneis, Tess encontra uma subdivisão onde tem algumas jaulas e na outra extremidade no segmento dos túneis surge Keith se arrastando desesperado.

Keith grita para Tess para eles seguirem o caminho de volta mas do nada, uma figura misteriosa feminina aparece e agarra a cabeça do rapaz a batendo várias vezes na parede até mata-lo.

A figura, uma mulher desdentada, pálida e completamente pelada e enlouquecida solta um grito para Tess.

A cena corta e somos levados à rodovia que leva à Detroit e conhecemos A.J Gilbrite que é ator de uma série cômica atendendo a uma chamada pelo celular enquanto ele dirige, de seu empresário dizendo que uma colega de elenco o denunciou por estupro e por isso ele será demitido do projeto.

Ao chegar à cidade, A.J vai até seu contador que diz que seu cliente terá que penhorar muitos de seus patrimônios para pagar pelo processo aberto pela atriz que o acusa e um desses é uma cabana de Airbnb; adivinha qual?

Na sequência, A.J vai até a agência de Airbnb para pegar as chaves de sua cabana pois ele irá passar um tempo lá para preparar tudo para a venda e o imóvel é justamente aquele que Tess e Keith alugaram ao mesmo tempo.

Ao chegar à cabana, A.J percebe que as luzes estão acesas e encontra a bagagem de Tess o que o faz ligar até a agência para tirar satisfações.

Sem conseguir qualquer suporte, A.J sai para se distrair em uma boate e na mesma noite volta à cabana onde faz uma ligação melosa para atriz que o está acusando pedindo perdão e logo depois vai dormir.

Na manhã seguinte, A.J resolve bisbilhotar as coisas de Tess e encontra seu Laptop, porém ele não consegue acessá-lo pois o dispositivo está protegido por senha.

Depois, A.J vai até a porta do porão e ao perceber a luz ligada, desconfia que há alguém escondido no meio do breu e grita para que o invasor saia. Sem conseguir retorno, o ator vai até a cozinha onde se arma com uma faca e desde até o porão usando uma lanterna onde encontra a corda no buraco entre a parede.

A.J descobre logo depois que há um túnel mais abaixo do porão e volta até o piso principal indo pesquisar na internet se imóveis com túneis secretos tem alguma supervalorização mediante a venda ou penhora.

Logo depois, A.J leva uma trena e começa a medir desde as escadas principais até o túnel que ele começa a desbravar até encontrar uma bifurcação onde uma das subdivisões exala uma luz cor de rosa vindo de dentro de uma câmara.

Ao entrar na tal câmara com a luz rosa, A.J encontra uma televisão sintonizada em um vídeo tutorial de amamentação e do nada, alguém puxa sua trena e a leva o deixando perdido.

Em pânico, A.J corre ao mesmo tempo que a luz de sua lanterna começa a oscilar e a louca pelada aparece e o persegue e o arrasta até uma jaula onde o prende juntamente com Tess que pede que ele faça silêncio.

O filme corta novamente e somos levados algumas décadas no passado no mesmo bairro onde está a cabana que antes era verdejante, cheio de vizinhos tipicamente norte americanos como torta de maçã vivendo suas vidas normalmente.

Conhecemos um homem meio fechado chamado Frank que vive no bairro e leva sua vida rotineira indo fazer compras para um suposto bebê que sua mulher está esperando sem a menor empolgação.

Depois, Frank para seu carro no outro lado do bairro numa rua onde ele não é conhecido e se veste como agente da companhia de água e esgoto apenas como desculpa para inspecionar as instalações da casa de uma mulher.

De volta ao presente, nos túneis, Tess trata do ferimento de A.J e o alerta a fazer o que ela disser acerca da louca que aparece no mesmo instante introduzindo uma mamadeira por entre as grades da jaula e a jovem pede para o ator tomar o leite, pois a louca pensa que eles são seus bebês e por isso não farão mal para eles.

Tess bebe da mamadeira mas A.J achando aquilo tudo um absurdo não entra no jogo da louca que furiosa o arrasta pelos túneis até a câmara da luz rosa onde o obriga a mamar diretamente de seus peitos Pêra (pera cintura kkkk) seguindo o tutorial de amamentação da tevê.

Aproveitando a brecha, Tess foge da jaula mas acaba esbarrando na trena jogada no meio do caminho que faz barulho, mas assim mesmo ela consegue chegar ao porão onde um andarilho a observa pedindo por socorro e a tira da prisão pela janela.

O andarilho creditado como André, demonstra saber muito bem quem é a louca e diz que ela sairá a noite para pegar a jovem. André a aconselha a fugir até a caixa d'água nos limites do bairro se quiser ficar segura.

A.J por outro lado, depois de mamar recupera seu celular e usa a lanterna para tentar encontrar o caminho de volta para o porão mas acaba dando de cara com a louca.

Enquanto isso, Tess chega até um posto de gasolina onde pede ao frentista para usar seu telefone.

Depois de conseguir dar um drible na louca, A.J corre pelas galerias até achar um quartinho onde reside um velho acamado e adoentado que nada mais é que Frank!

Neste meio tempo, a polícia chega e não leva Tess à sério por estar suja e sem documentação, acreditando que ela é uma drogada indigente.

Do outro lado, A.J se preocupa com o estado decadente do velho que se quer consegue falar e não entendendo o que o adoentado quer dele, o ator diz que irá chamar a polícia para salva-los.

Tess leva a polícia até a cabana e tenta convence-los a entrar no imóvel para salvar A.J, porém os policiais acabam a abandonando mediante sua situação e a localização decadente que aparentemente virou reduto de drogados.

Sem recursos, Tess entra na cabana arrombando uma janela e enquanto isso, A.J fica na mira do revólver do velho Frank que logo vira o cano para si e se mata.

Tess encontra as chaves do carro de Keith e tenta dar partida, mas a louca sai da cabana repentinamente e se joga na frente do veículo sendo atropelada e bate a cabeça no vidro frontal.

Sem tempo a perder, Tess volta para dentro da cabana e desce as escadas do túnel enquanto A.J tenta fazer o caminho de volta de posse do revólver do velho falecido. Ao ouvir passos no breu, A.J acaba atirando e quem ele atinge é Tess.

A.J a leva ferida para fora da cabana onde a jovem percebe que a louca desapareceu do carro com as chaves. A dupla resolve seguir a pé e acabam encontrando André que os leva até uma antiga cabana que ele usa como sua casa.

Lá, André revela que a louca é dona da propriedade onde foi construída a cabana de A.J e que ela herdou do pai que é nada menos que Frank que décadas atrás simplesmente começou a sequestrar mulheres para abusa-las, engravida-las e depois abusar de suas filhas também, ou seja, a louca é fruto dos abusos de seu próprio pai que a deixou assim.

O andarilho diz que em sua cabana eles estarão seguros, pois ele se esconde lá há quinze anos, porém a louca aparece no mesmo instante arrombando uma parede, agarra o braço de André e o mata usando seu próprio membro.

Aproveitando a brecha, Tess e A.J fogem e chegam à caixa d'água por onde sobem as escadas até chegarem ao telhado onde a louca os segue e no desespero, o ator acaba deixando o revólver cair.

Na maior maldade, A.J usa Tess como isca a jogando do telhado e gritando para a louca pegar seu bebê e assim ela faz se jogando e amortece a queda segurando a jovem e batendo a cabeça no concreto.

A.J desce rapidamente e encontra Tess viva nos braços da louca que também está viva e esta suspende o ator esmagando sua cabeça, estourando seus olhos e por fim abre sua calota ao meio o matando.

Tess pega o revólver enquanto a louca indica com o dedo que é para as duas voltarem para casa, mas a jovem aponta a arma para a testa da algoz que beija a ponta de seus dedos e os toca na testa de sua bebê como se a estivesse dando sua bênção final sendo executada.

Ao som de "Be my baby" da banda The Ronettes (mesma trilha sonora de Apartamento 7A) os créditos descem e Tess segue caminho pelo pôr do sol até tropeçar exausta...

Trocando em poucas palavras, o filme começou lento numa tentativa de estabelecer os personagens e o clima da cabana misteriosa, mas depois que a exploração começa é que a coisa fica realmente boa, ainda que tenha custado uns vinte minutos de enrolação.

A introdução da lore do Frank ficou muito mal colocada e mal explorada, poderiam ter expandido um pouco mais para clarear as coisas mas foi insuficiente e sem a explicação reveladora do andarilho o filme ia ficar com um buraco enorme.

O que salva o filme é a figura da mãe louca que é muito bem caracterizada além de ser deveras sanguinolenta.

A violência gráfica está muito boa e frenética, a ambientação do bairro destruído está muito bem feita e a atuação dos principais personagens é ótima.

Entre os nomes mais relevantes estão Bill Skarsgard, o Pennywise de It - A coisa no papel de Keith e Justin Long, o Darry do primeiro Olhos famintos, além de ter atuado em Tusk - A transformação além e ser a voz original de Alvin nas animações de Alvin e os esquilos, aqui no papel canastrão de A.J.

No mais, a história e boa, é brutal como o título Br sugere, engana o espectador facilmente com a premissa do suposto invasor da cabana fazendo a gente acreditar que o personagem de Skarsgard é a verdadeira ameaça e no final ele era só mais uma vítima. O progresso do filme como eu disse agiliza depois da aparição da mãe louca e só peca no momento brusco em que aparece Frank do nada numa tentativa de introduzir alguma explicação. 

Nas mãos de um roteirista melhor quem sabe, a trama teria um desembaraço melhor e menos complexo, eu creio.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário