Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 17 de janeiro de 2026

O dia Seguinte / The Day After (1983)

 

Hoje eu trago um filme muito polêmico para a época que foi lançado e apesar de serem outros tempos a temática ainda é muito atual e um verdadeiro soco no estômago da sociedade.

Produzido diretamente para a televisão norte americana pela ABC, O dia seguinte narra o conflito de uma cidade pacata do Kansas com a guerra fria entre os Estados Unidos e a até então União soviética e a consequência desastrosa da explosão de uma bomba nuclear que devasta cidades inteiras e emerge o país num verdadeiro caos.

O filme então nos mostra diversas óticas ao ocorrido que se entrelaçam conforme a trama avança mostrando que independente de classe social, posição militar ou religiosa, todos se tornam vítimas da perda, das doenças trazidas pela radiação e da desesperança.

Tudo começa numa comunidade rural do Kansas no Missouri onde os civis se iteram sobre os primeiros atritos entre os Estados Unidos e a União soviética que entrarão numa guerra iminente.

Na sequencia, somos apresentados ao doutor Russell Oakes e sua filha Marilyn que entra na vida adulta anunciando sua viagem de estudos à Boston onde também ficará perto de seu namorado Garry.

Paralelamente, somos levados até uma base da força aérea dos Estados Unidos onde é monitorada a chegada de um helicóptero trazendo uma nova leva de recrutas.

De volta ao interior, somos apresentados ao jovem Bruce Gallattin que é noivo de Denise Dalberg e este chega de moto à tempo da missa dominical encontrando sua sogra Eve e o resto da família e amigos para uma manhã agradável.

Na cena seguinte, conhecemos a fazenda Hendry que é adjacente à um campo de treinamento da força aérea.

O noticiário local aborda a intensificação dos atritos entre EUA e União Soviética.

Na residência dos Oakes, Russell e Hellen assistem ao noticiário desanimados pela viagem da filha que já ocorreu e se iteram do fechamento das fronteiras da Alemanha ocidental por conta da guerra.

A cena corta e já na seguinte conhecemos o soldado da força aérea Bill McCoy e sua mulher Maureen tendo uma breve discussão sobre a atuação extensiva dos soldados na linha de frente e a mulher teme a inclusão do marido num combate direto aos soviéticos o que faria de sua volta ao lar incerta.

Na residência dos Dalberg, Jin pai de Denise assiste ao noticiário enquanto sua filha caçula Joleen apronta uma travessura com sua irmã mais velha até a matriarca intervir e colocar ordem no ressinto.

Anoitece e Russell segue vendo o noticiário com Hellen e ignora que o cenário atual se estenda à uma guerra nuclear.

Na manhã seguinte, os EUA tentam uma intervenção na Otan contra o fechamento de Berlin.

Na residência dos Dalberg, Denise tem uma discussão com o pai por conta de seu comportamento independente e irresponsável às vésperas de seu casamento com Bruce.

Somos levados até um campo de treinamento de um jovem time de futebol americano onde joga o filho de Russell.

Longe de lá, uma equipe da força aérea investigam a aproximação de um submarino suspeito na costa oeste.

Horas depois no hospital, Russel ouve uma notícia de que Moscou está sendo evacuada pelo temor do uso de ogivas nucleares.

Não muito depois, o hospital recebe um numeroso grupo de jovens soldados da força aérea que prestarão a exames físicos e um deles é Stephen Klain que é examinado pelo doutor Sam Hachiya.

É noticiado que os soviéticos invadiram a Alemanha ocidental dividindo opiniões no hospital.

Enquanto isso, Bruce, noivo de Denise vai ao barbeiro para cortar o cabelo para o casamento e o assunto no local não é outro senão a guerra.

Um alerta local é lançado aos motoristas que pretendem deixar o interior para ir para cidades próximas aconselhando geral a ir para um abrigo pois instantes antes foi confirmado que os soviéticos lançaram três ogivas nucleares e isso mobiliza as forças armadas do país todo.

Jin assim como os demais civis correm contra o tempo no supermercado para comprar mantimentos e o local se torna um caos devido ao corre-corre.

Um tempo depois já em casa, Jin e Eve divergem sobre o alerta e urgência e Joleen diz aos pais ter visto no noticiário que a guerra foi oficialmente declarada e está começando.

A força aérea inicia uma contra ofensiva lançando mísseis tão robustos que sua disparada provoca um tremor de terra nas imediações do Kansas.

Jin alerta Denise para levar Joleen e seu irmão do meio Danny até o abrigo anti bombas e depois vai até seu quarto alertar Eve que tenta ignorar o estado de sitio mas é levada na marra pelo marido.

A divisão onde atua o soldado Billy McCoy diverge pelo desespero de se esconder num buraco anti bombas ou se arriscar para salvar vidas de civis como por exemplo a de Maureen.

A sirene de bombardeio da cidade de Lawrence, vizinha à área rural do Kansas é soada dando início ao caos pela busca de abrigo enquanto o trânsito vira um total desespero.

O clarão de uma ogiva corta os céus e o campo magnético faz com que os veículos parem de funcionar e a energia elétrica seja cortada no país todo prendendo civis em elevadores e um enorme congestionamento onde Russell está.

A ogiva finalmente cai sobre as imediações de Lawrence e a área rural destruindo tudo num raio de incontáveis quilômetros como prédios e fazendas.

Na fazenda dos Dalberg, Jin encontra seu filho Danny do lado de fora do abrigo e o menino acaba vendo o clarão de uma das ogivas diretamente sucedendo uma outra explosão longe do trânsito onde Russell vê tudo atônito.

Depois que a destruição cessa, Russell sai do carro e chega aos destroços da cidade horrorizado.

No abrigo dos Dalberg, Jin conseguiu salvar Danny a tempo, mas o menino está com a visão comprometida. Joleen pede ao pai para resgatar sua cadelinha que ficou do lado de fora e que conseguiu sobreviver mas o fazendeiro se nega pois sabe que a atmosfera está contaminada pela radiação.

Russell finalmente chega ao hospital de Lawrence e Sam o atualiza sobre a situação caótica com a chega de feridos e o velho doutor relata sua visão da explosão da ogiva.

Na universidade local, os cientistas tentam usar baterias para conseguir comunicação pelo rádio.

Na base aérea, Billy conseguiu sobreviver depois de se esconder num abrigo e presencia o cair de uma estranha neve enquanto vislumbra um cenário desolador de vegetação desolada, negra e seca.

No hospital, a alta demanda de feridos faz Russell recrutar civis em condições para ajudar com os feridos. A equipe médica se organiza para proceder aos primeiros cuidados sem se expor a radiação.

Nos Dalberg, Jin ouve passos vindo do piso principal de sua casa  e descobre o soldado Stephen que pede ajuda em troca de seus serviços. O jovem relata a explosão que se abateu em Lawrence até sua chegada e ao saber que Danny viu o clarão da bomba diz que o menino ficará cego pois queimou a retina.

Em Lawrence, Russell dá tudo de si para atender aos feridos que não param de aparecer.

Billy vaga pela cidade encontrando corpos e destruição e ao chegar a uma mercearia pega algumas barras de chocolate fugindo logo depois de ouvir tiros.

Na universidade, Joe Huxley, um dos cientistas local tenta se comunicar pelo rádio e consegue retorno trocando informações.

No hospital, a enfermeira Nancy Bauer tenta conter um pouco da exaustão de Russell o alimentando com um pedaço de laranja.

Enquanto isso no abrigo dos Dalberg, a família perde a noção de dia e hora e Denise começa a enlouquecer pois ela teme pela vida de Bruce com quem ela já deveria estar casada neste momento.

Em surto, Denise foge do abrigo e Stephen vai atrás correndo pela fazenda devastada e alertando a jovem da exposição à radiação. Despreocupada, Denise volta para dentro de casa e toma seu vestido de noiva.

Paralelamente, Billy encontra um homem mudo e uma criança caminhando ambos feridos pela radiação deixando a cidade completamente anestesiados como se fossem zumbis.

Com o cair da noite, feridos se aglomeram dentro e fora do hospital de Lawrence e neste ponto os necrotérios começam a lotar, uma epidemia de cólera pode eclodir a qualquer momento e como se não bastasse a cozinha do hospital está sendo saqueada constantemente.

Um grupo de civis brigam por um pouco de água de uma fazenda.

Russell toma conta de uma grávida que não quer deixar seu bebê nascer num mundo apocalíptico e sem esperança de dias melhores, mas o doutor tenta manter a fé da paciente mesmo a dele estando em frangalhos.

Billy finalmente chega ao hospital de Lawrence e passa pela enorme fila de triagem percebendo que seu cabelo está caindo por conta da radiação e ele diz ao médico que há feridas em seu corpo e que ele tem tido vômitos constantes.

Com a chegada de um novo dia, Jin decide sair para ver o estrago de sua fazenda.

Horas depois, o reverendo Walker, pároco local tenta manter o culto no que restou de sua igreja e Jin e sua família vão embora de charrete no meio do sermão ao perceberem que uma chuva se avizinha.

Com Denise completamente ferida pela radiação e mais para lá do que para cá, Stephen se compromete a leva-la e à Danny até Lawrence para que recebam cuidados médicos.

Na universidade, os cientistas ouvem pelo rádio que a União soviética sofreu a contra ofensiva norte americana e é passada uma mensagem de fé e determinação aos cidadãos americanos e é pedido que esperem por duas semanas para a reativação de centros de saúde.

Neste momento, Russell está completamente destruído pela sobrecarga de trabalho e desmaia vendo sua vida passar na frente de seus olhos como se fosse um filme.

Ao acordar sobre um leito ao lado da enfermeira Nancy, Russel acredita que todos irão morrer. 

O estado de Billy piorou neste meio tempo a ponto dele ter começado a perder sua sanidade e ao que tudo indica ele jamais irá recuperá-la.

Um enterro massivo de pacientes é improvisado ao mesmo tempo que a comida é distribuída em um acampamento a céu aberto e uma confusão começa do nada.

Neste meio tempo, Danny conseguiu atendimento com o doutor Sam ficando fisicamente melhor.

Jin se reúne com um grupo de agricultores que recebem do líder instruções de como recomeçar sua plantação assim que a calamidade passar, mas a insegurança toma conta.

No hospital, Sam diagnostica Russell com meningite por conta da contaminação e o aconselha a parar de trabalhar. O velho médico convida o colega para ir ao Kansas com ele dizendo querer ver sua casa antes de morrer.

Russell consegue uma escolta militar e depois de poucas horas chega aos escombros de seu bairro onde só existe cinzas e desolação.

No hospital, a paciente grávida de Russell dá a luz frente aos olhos sem esperanças de outros pacientes que voltam a ter brilho.

Sam inicia a retirada da faixa dos olhos de Danny mas o menino sente uma forte dor e o médico volta a enfaixa-lo.

Danny pede para voltar para casa e Stephen que está severamente ferido pela radiação se prontifica a levar o menino e Denise que está numa quadra de basquete improvisada como dormitório junto a vários feridos amontoados.

Nos escombros de sua casa, Russell vê um grupo de velhos sem teto acampando e os ordena a sair de sua propriedade. Um deles humildemente oferece uma fruta ao médico que cai ajoelhado em prantos ao se dar conta de que não tem mais absolutamente nada.

O velho tocado pela compaixão abraça o doutor como a um irmão no sofrimento.

Uma narração encerra o filme dizendo que essa encenação de como poderia ter sido um ataque nuclear verdadeiro sirva de inspiração para que a humanidade não destrua o que há de mais bonito e precioso no mundo... a vida!

Agora trocando em miúdos: apesar dos efeitos especiais deveras datado e fracos, lembrando que a produção foi realizada como um filme exclusivamente televisivo, o filme como um todo é um soco mostrando de forma crua e sem pudor algum os efeitos da explosão de uma bomba de destruição em massa e a exposição à radiação.

O filme apesar dos baixos recursos (afinal é um made for TV) é muito bem produzido, os escombros de cada set de filmagem é desolador e passa uma imersão de doer tipo quando chegamos ao ápice da obra e vemos o que antes era a casa do doutor Russell agora transformado em nada.

Há alguns bons nomes no elenco como John Lithgow e Steve Guttenberg e todos se saíram bem entregando cada um show de interpretação o que rendeu alguns prêmios ao filme e o reconhecimento como um dos mais polêmicos quando o assunto é
filme sobre guerra nuclear.

O dia seguinte não é propriamente dito um filme de terror mas tem muito elemento que engloba o terror corporal (graças ao bom trabalho da equipe de maquiagem e efeitos práticos) e o suspense que está presente a cada segundo fazendo da trama uma impressibilidade total.

No mais, o filme ainda é bom mesmo já tendo mais de quarenta anos, consegue acertar em cheio até os corações mais duros e nos faz refletir se vale a pena destruir para conquistar e o quão pouco vale a vida humana para pessoas que sentem sanha pelo poder e têm zero empatia pelos seus semelhantes.  

 

Trailer: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário