Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quinta-feira, 20 de junho de 2024

O Tarô da Morte / Tarot (2024)

 


Finalmente, depois de um longo atraso eu vos trago mais um lançamento e até o momento é o último realmente expressivo que me faltava trazer e eu só não trouxe antes dos outros por ser o menos interessante deles.

Mas enfim, vamos lá: O tarô da morte é dirigido e roteirizado pela dupla Spencer Cohen e Anna Halberg e trás um grupo de amigos (sempre os malditos adolescentes) que está passando um fim de semana num casarão alugado para comemorar o aniversário de uma das garotas e eles sem ter nada melhor para fazer resolvem jogar tarô com um maço de cartas antigas e acabam libertando uma maldição que os persegue selando o destino da leitura das cartas.

É isso apenas. Simples, sem muito tempero e o que preenche as uma hora e meia do longa além da perseguição é uma subtrama que explica o por que das coisas como a fonte do poder das cartas. Mas é tudo tão simples que chega a ser chato e antes que eu acabe entrando no campo dos spoilers, vamos ao que realmente importa que é o resumo do filme.

Tudo começa com um grupo de jovens amigos envolta de uma fogueira a noite na área campal de um casarão, onde eles estão comemorando o aniversário de uma das amigas enquanto jogam e tomam uma boa cerveja.

O grupo é formado por Haley, Elise a aniversariante, Grant, Paige, Paxton, Madeline e Lucas.

Ao voltar para dentro do casarão que é alugado, o grupo procura por mais cerveja e acabam adentrando no porão cheio de antiguidades, entre eles um maço de cartas de tarô antigo pintado à mão com o qual Haley resolve tirar a sorte dos amigos já que ela sabe como jogar.

Com o aval da maioria a leitura começa um a um e quando chega a vez de Paxton, ele pula fora para ir ao banheiro e no caminho acaba passando pela varanda onde tem um calafrio com a sensação de estar frente a uma presença maligna.

Horas depois, quando todos vão descansar, a caixa onde estavam as cartas começa a brilhar indicando que o mal fora despertado.

Na manhã seguinte, o grupo pega estrada de volta para a cidade ouvindo um podcast criminal do qual Paxton é fanático e que ele mesmo escolheu para a viagem de volta.

A noite sozinha em casa, Haley conversa com Elise via vídeo conferência e acaba sentindo que uma presença suspeita vem do sótão, o que interrompe a conversa, porém acaba que não é nada e neste mesmo instante, ouve-se bater a porta do quarto de Elise bem forte.

Elise se ausenta para procurar pelo possível invasor, uma vez que ela também está sozinha em sua casa e acaba subindo até o sótão acreditando ser um trote das amigas.

Ao adentrar no sótão, Elise encontra o luar cercado de velas acesas, cruzes invertidas e uma vos que replica tudo aquilo que saiu na leitura das cartas de tarô da garota sucedido pela presença inesperada de uma personificação da carta Justiça que foi a carta principal tirada na leitura.

Elise cai do sótão de volta ao piso principal com o susto e a carta personificada a perfura até a morte com a escada sem a menor piedade.

A notícia corre pela imprensa local na manhã seguinte virando caso de polícia e deixando Haley e os outros nitidamente abalados.

O dia passa voando e ao anoitecer, após o sepultamento de Elise, Lucas leva Madeline para casa deixando claro que eles tem um trelelê.

Paralelamente, Paige tem um pesadelo e depois de acordar, desabafa com Haley  que fala sobre sua relação com a família.

Lucas a caminho de casa, passa pela estação de metrô que estranhamente está deserta e não bastasse as luzes começam a oscilar e ao final de um dos corredores, o jovem fica cara a cara com a personificação da carta do Eremita que foi a que ele tirou na leitura e a entidade cobre o local com escuridão.

Confuso e em pânico, Lucas corre pelos trilhos onde encontra um jornal noticiando sua morte. Se sentindo espreitado, Lucas se esconde num dos metrôs que está no maior breu e nisso, a carta Eremita o surpreende levando sua vida.

A notícia roda a cidade na manhã seguinte deixando a turma em choque. Neste meio tempo, Haley e seus amigos são interrogados pela polícia cujo delegado os aconselha a descansar.

A turma começa a se dividir sobre as mortes ocorridas: enquanto Paxton acredita que há um serial killer de adolescentes a solta querendo ceifar o grupo, Haley acredita que tudo faz parte do destino e que só está acontecendo o que saiu na leitura das cartas.

Haley cai de cabeça na internet para pesquisar sobre o tarô e acaba encontrando o endereço de uma astróloga chamada Alma Astryn que foi taxada como charlatã e que no momento é a única que pode ajudar a galera.

Depois de convencer os amigos, Haley se dirige com eles durante horas até chegar em uma cabana onde inicialmente Alma se nega a atendê-los, mas ao ser mencionado as leituras das cartas somado a uma descrição detalhada do maço e da caixa onde foram encontradas as cartas, a astróloga convida os jovens a adentrarem a sua residência.

Alma conta aos jovens que as cartas que eles encontraram são uma antiguidade feita a mão séculos atrás e que o maço vive aparecendo e desaparecendo de tempos em tempos e que há mais de um século vem matando grupos de pessoas que tem sua sorte lida atrás delas. Diz ainda que apenas uma pessoa de um grupo de ingleses em 1981 sobreviveu ao destino das cartas: ela mesma e desde então tem dedicado a sua vida a estudar tarô e a localizar as cartas que são amaldiçoadas.

A explicação, é que as cartas estão ligadas a uma astróloga que viveu no século XVI. A serviço do conde da aldeia onde ela vivia, ela foi incumbida de ler as cartas para a condessa que estava grávida. A mulher previu nas cartas que tanto a condessa quanto o bebê morreriam no parto, pois assim prevê a carta da Morte.

A astróloga e sua filha foram banidas da aldeia e quando a previsão das cartas se cumpriu, o conde acusou a mulher de bruxaria dando início a uma perseguição onde a filha dela fora capturada e morta na forca como retaliação.

Movida pela vingança, a astróloga ofereceu sua vida num ritual sombrio e selou sua alma nas cartas de tarô que pertenciam a ela para que elas tornassem suas leituras realidade e matasse geral.

O conde e seus entes mais próximos acabaram morrendo misteriosamente, mas óbvio que nós sabemos que aquilo foi parte do pacto entre a astróloga e as entidades demoníacas das cartas. Agora, a única forma de acabar com a maldição das cartas é destruindo-as.

Haley e sua turma tomam o caminho de volta ao casarão para encontrar a caixa com as cartas e no meio do caminho, Grant é o único que ainda permanece cético com a história de Alma iniciando uma discussão até o carro parar no meio de uma ponte.

Do nada, o desenho de uma forca é feito na umidade de um dos vidros do veículo fazendo Haley saltar do carro desesperada. Um vulto começa a correr envolta do carro e a dar batidas por toda lataria enquanto o alarme soa.

Um dos vidros do carro trica fazendo geral correr pela pista.

Madeline é pega por uma corda enrolada em seu pescoço e fica cara a cara com a carta Forca que foi a que ela tirou e sua sorte é replicada pela mesma, levando a garota á desgraça logo depois.

Geral consegue se reunir em uma rodovia, onde Haley realiza que indiscutivelmente Madeline foi morta pela carta que ela tirou na leitura e que o grupo deve voltar agora mais do que nunca ao casarão para localizar as cartas e dar um fim nelas.

Paxton é cabeça dura como sua leitura dizia e abandona os amigos em pânico.

Enquanto Haley segue viagem com Grant e Paige, enquanto Paxton segue pelas ruas desertas sentindo estar sendo espreitado o que o faz correr até chegar no campus de uma universidade onde ele mora. O rapaz vê ao longe a personificação da carta do Bobo da corte o imitando.

Paxton entra área residencial da universidade onde tenta usar o telefone em vão. Logo depois, toma o elevador. Chegando no corredor que une os dormitórios e entra no seu ligando para Haley dizendo que a sua leitura das cartas está acontecendo, mas a ligação corta e ele volta para a cabine do elevador onde a carta Bobo da corte que ri dele e some.

A cabine começa a emitir uma luz piscante na cor vermelha e o rádio começa a tocar do nada até se ouvir a risada do Bobo que ataca Paxton.

Grant tenta retornar a ligação de Paxton, mas não obtém sucesso e neste instante o grupo chega ao casarão onde procuram pelas cartas. Paige lê na internet as formas ritualísticas para se destruir as cartas e uma delas é queimando-as.

É justamente o que Haley faz e aparentemente tudo está bem. Com tudo calmo, a galera começa a ver vídeos da turma quando todos ainda estavam vivos e logo depois, Alma chega dizendo que eles queimar as cartas não é o bastante, e sim que eles precisam de um auxílio vindo do outro lado.

Alma desenha um circulo zodiacal no assoalho do porão e coloca pedras místicas em cada casa do zodíaco com o claro intuito de executar um ritual de invocação para trazer o espírito da astróloga até a presença da galera.

Rapidamente, a fantasma se manifesta o que faz Alma ter uma hemorragia nasal e paralisia pelo corpo. As cartas se mexem dando início a leitura da sorte de Alma que tira a carta do julgamento que faz várias espadas cair sobre as costas da velha.

Assustados, os jovens correm e Paige acaba se separando dos demais. Enquanto a personificação de uma das cartas persegue Grant e Haley, Paige é trancada no porão. Lá, a sorte de Paige é lida mais uma vez e nisso uma vitrola começa a tocar, fazendo a garota alucinar com uma grande cortina na qual ela se embrenha.

Ao chegar no final da cortina, Paige chega a uma plateia muito estranha e fica cara a cara com a carta o Mago que foi a que ela tirou e este a algema nas pernas, o que a faz se arrastar até encontrar uma caixa onde ela se esconde e fica vigiando pelo buraco da fechadura.

O Mago encontra a caixa, a tranca e a arrasta até o palco onde pretende serrar o instrumento ao meio com Paige lá dentro o que de fato acontece selando o destino da jovem que morre partida ao meio.

Vendo de perto a morte da amiga, Grant e Haley se desesperam e abrem o coração um para o outro. Como último recurso, Haley tem a ideia de ler a sorte da Astróloga para quem sabe assim seu espírito ser levado de volta.

Do nada, uma das cartas abduz Grant e se revela como sendo a Morte e persegue Haley pela  carta a encurralando, mas Grant volta e ataca a entidade salvando a amiga.

Grant ordena á Haley que vá até o círculo zodiacal para iniciar a leitura das cartas para a Astróloga enquanto ele ganha tempo. Nisso, ouvimos a leitura das cartas de Grant que é acertado. A carta o Diabo se manifesta e arrasta o jovem até as chamas do inferno.

Haley lê as cartas e vê que a Astróloga está ferida e diz a mesma que ficar presa ao passado não vai mudar o futuro. A Astróloga aparece e enforca Haley e percebe que sua carta principal tirada na sorte foi a Morte e nisso se inicia um furacão.

Segurando a mão da fantasma, Haley diz que ela deve escolher entre manter-se inerte a dor do luto por toda a eternidade, ou desapegar das lembranças do passado para que ela e a filha possam descansar em paz. A Astróloga solta a mão de Haley e é tragada acabando com a ventania.

Grant que conseguiu mudar seu destino reparece são e salvo abraçando Haley. O casal vê um breve vislumbre da Astróloga e sua filha se reencontrando na pós vida e as duas caminham felizes de mãos dadas enquanto a carta da Morte pega fogo.

Loge do casarão, Grant e Haley andam pela rua no maior breu até que do nada aparece um carro que estaciona e de dentro do veículo sai Paxton vivaço dizendo que a leitura das sua sorte dizia que ele ia ter um encontro inesperado.

O trio indaga se tudo acabou de fato ou se o destino ainda reserva algo para eles e Haley manda um foda-se para o destino.

Os créditos começam a rolar, mas corta logo nos primeiros segundos voltando para o filme onde Haley pergunta á Paxton como ele conseguiu se salvar da morte. O garoto responde que ele estava encolhido em pânico dentro da cabine do elevador até que do nada um amigo o encontrou e o tirou de lá.

Aí sim os créditos rolam de fato...

E é isso como eu disse. O enredo não é nada de mais, tudo acontece de uma forma redonda e fechada sem deixar brecha para uma continuação, o que cá entre nós é ótimo.

O filme é fraco, peca em ser um terrir (mistura de terror com comédia) já que não é engraçado e ainda por cima o roteiro força uma comédia que nunca vem.

Nem mesmo o reforço de Jacob Batalon, o Ned Leeds da trilogia do Homem Aranha do Tom Holland como alívio cômico no papel de Paxton não vingou, ele está simplesmente execrável e não entrega uma performance muito boa.

O tarô da morte foi orçamentado em oito milhões de dólares o que explica os efeitos especiais fracos e o figurino das cartas do tarô que não passam uma imagem de macabro tal como deveriam.

Mesmo com pouco jumpscare, o filme conseguiu cansar com sustos descoordenados e fracos assim como o resto do elenco que não consegue entregar um trabalho de atuação legal. Então veja o filme apenas por curiosidade, por que se divertir eu duvido muito que você vai conseguir.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário