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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 2 de novembro de 2024

House / Hausu (1977)

 


E quando se fala em clássico do terror japonês, me vem logo a cabeça o psicodélico setentista Hausu do produtor e diretor Nobuhiko Obayashi. Uma obra bastante criticada na época do lançamento e que depois de quase meio século é que foi receber seu reconhecimento e se tornar um cult entre os admiradores de terror nipônico.

Um filme mega diferente e deveras aleatório que preenche as quase uma hora e meia com muitas surpresas e muita insanidade que prometem travar a mente do espectador devido a sua trama que é tão fantasiosa e colorida que parece um sonho, ou melhor, um pesadelo onde cada segundo é imprevisível e as personagens parecem caricaturas tamanha é a sua falta de inteligência e instinto.

A coisa toda gira em torno de um passeio em uma casa de campo onde vão sete colegiais, entre elas a sobrinha da anfitriã que é uma senhoria semi cadeirante que vive solitariamente em sua residência que mais parece a casa da família Addams. Chegando lá, estranhos eventos e desaparecimentos começam a acontecer colocando a sanidade das garotas a flor da pele.

A primeira cena, nós temos a jovem colegial Oshare sendo imaginada pela sua melhor amiga Fanta como se estivesse num filme tradicional antigo trajando vestes típicas do país, na qual ela é fotografada.

A cena corta para a realidade e as meninas estão no colégio onde estudam e Oshare menciona a amiga que ela tem planos de passar as férias com o pai assim que ele voltar da Itália onde ele está a trabalho, no ramo do cinema. Quando ela chega em casa, encontra o pai com muita alegria, no entanto tem seus planos destruídos quando ele anuncia que está noivo de uma mulher chamada Ryoko Ema depois de um período de viuvez de oito anos, quando a mãe de Oshare morreu.

Não recebendo bem a notícia, Oshare se tranca em seu quarto triste e nostálgica escrevendo uma carta para sua tia que vive no campo perguntando se ela pode passar as férias com ela.

Na manhã seguinte, conhecemos as cinco outras amigas de Oshare que são: Melody a prodígio do piano, Kung Fu a artista marcial do grupo, Sweet que adora doces, Gari a nerd e Mac a gordinha da turma que tem seu apelido que remete à palavra Stomach que é estômago em inglês, que junto de Fanta que é a fantasiosa do grupo são convidadas por Oshare para passar as férias com ela na casa de campo da tia que respondeu sua carta positiva ao pedido de levar as garotas.

Tudo pronto para o dia da viagem, Oshare, suas amigas e seu gato de estimação Snowflake pegam um trem e se entretém com a história de amor da tia da jovem que quando jovem teve um pretendente que precisou viajar para servir na guerra, porém acabou não mais voltando. A tia então acabou se tornando uma solteira solitária e herdou a casa da família no campo quando a mãe dela morreu.

As meninas chegam finalmente à cidade campestre de Kuraisawa onde depois de passar por uma vendinha de melancias, elas chegam à trilha pedregosa que dá na entrada do casarão que pela aparência foi construído no tempo dos samurais.

Ao adentrarem nas dependências do local e procurarem pela tia, ela se faz presente e deveras receptiva com as garotas que tentam tirar uma foto de Snowflake no colo da velha, porém o gato estranhamente exala um brilho esverdeado nos olhos que faz a câmera de uma das meninas levitar e cair no chão.

Finalmente entrando dentro da casa que está muito mal conservada no quesito limpeza, chegando inclusive a ter teias de aranha, um evento estranho ocorre, quando os cristais de um lustre se soltam e Kung Fu põe em prática suas manobras marciais repelindo cada um dos objetos pontiagudos.

Depois do susto, Melody é convidada a tocar o piano da tia até que repentinamente, as meninas encontram um esqueleto dançante e que a dona da casa diz que pertencia a um professor de biologia.

Logo na sequencia, as meninas resolvem se dividir nas tarefas da casa para agradecer pela hospitalidade e acabam tendo um pequeno incidente com ratos.

Horas depois, as meninas se servem durante o jantar enquanto Mac sai para dar uma volta no campo sendo dada como desaparecida um tempo depois.

Fanta sai um tempo depois para tirar água do poço, mas o que sai do balde é uma cabeça decapitada fantasma que morde sua bunda e depois a solta fazendo a jovem correr desesperada gaguejando para as amigas o que ocorreu. Quando elas verificam o poço só encontram uma melancia sobre o balde de água.

Do lado de dentro, Fanta fica sozinha vendo a tia comer melancia e do nada, ela percebe que a velha está mastigando um olho humano.

Mais tarde, enquanto Sweet esfrega o chão, ela ouve um ruído estranho vindo do armário e de lá de dentro, ela encontra uma boneca de porcelana que exala o mesmo brilho esverdeado nos olhos fazendo a jovem ter um agradável devaneio.

Longe dali, Fanta relaxa tomando um banho de banheira sem perceber que uma grande quantidade de cabelos negros a envolve.

Do lado de fora, Kung Fu corta lenha até que algumas das toras as atacam, mas ela usa novamente de seus golpes marciais para domá-los e ao perceber que está tudo em seu devido lugar ela acredita que tudo aquilo tenha sido fruto de sua imaginação.

Escondida e encolhida no teto da casa, a tia usa de seus poderes de ilusão para pregar peças nas garotas seguindo com cortes de imagens bastante aleatórias e abstratas entre a velha e Snowflake que demonstra ter muita afinidade com ela e uma prova disso é que acasa tem vários quadros do bichano.

Em outro momento, Oshare bisbilhota os pertences da tia e encontra seu diário que a faz viajar no tempo enquanto Melody volta a tocar o piano docemente.

Oshare experimenta o batom da tia e começa a ver coisas no espelho da penteadeira cujo seu reflexo tem vontade própria e de um momento para o outro faz com que a imagem da jovem se torne a imagem e semelhança da tia. O espelho então se parte em pedaços e começa a jorrar sangue. O rosto de Oshare se despedaça entrando em chamas e posteriormente seu corpo dando a entender que ela foi possuída pela tia.

De volta à sala do piano, Snowflakes que está observando Melody usa seu brilho ocular para manipular o piano fazendo suas teclas emitirem um brilho avermelhado e uma delas morde o dedo da jovem que solta um grito juntamente á Sweet.

Fanta vai até o quarto onde Sweet havia iniciado a limpeza e ao não encontrá-la chama pelas amigas que neste momento faziam um curativo no dedo de Melody.

Cansadas de tantos eventos estranhos, as meninas procuram por Oshare e esta reaparece descendo as escadas vestida de branco totalmente desnorteada. Ao tentar usar o telefone para chamar a polícia, Fanta percebe que o aparelho não dá linha, restando sair da casa, porém Oshare as tranca por dentro sendo vítimas de estranhos eventos paranormais por um curto período de tempo.

No bosque, Oshare começa a vagar e a cantar enquanto faz malabarismo com duas almas: a de Mac e a de Sweet.

Kung Fu tenta arrombar a parede com um chute, porém ela é sólida e nem se mexe restando procurar outra saída.

Paralelo, Melody segue tocando piano sem conseguir tirar as mãos da tecla e nisso, Oshare aparece cantando a música que a amiga está tocando. Inesperadamente, a tampa do piano arranca alguns dedos de Melody e depois a absorve para dentro de si ao mesmo tempo que Oshare aparece transfigurada em sua tia jovem vestida de noiva fazendo Fanta gritar de medo.

Gari e Kung Fu correm da melodia de Oshare até darem de cara com a alma de Sweet presa num enorme relógio. Dando meia volta, as meninas encontram Fanta desmaiada e a arrastam enquanto os dedos de Melody seguem tocando o piano sozinhos.

As meninas despertam Fanta e dizem á ela que Oshare agora é uma fantasma e que só restaram elas vivas restando lutar para sobreviver.

Na cena seguinte, temos um vislumbre de um carrinho de lámem onde um homem pergunta pela localização da casa da tia.

Voltando a correria, as meninas adentram o quarto da tia e encontram seu diário marcado numa página que diz que ela segue esperando pelo seu grande amor, até que do nada as luzes se apagam e partes do rosto de Oshare aparecem flutuando pela casa revelando para as amigas que sua tia na verdade morreu na época da segunda guerra esperando pelo seu noivo e que por isso desde então, sua alma ficou sozinha na residência a espera de jovens solteiras para alimentá-la.

Kung Fu se separa das amigas e luta contra a assombração da tia noiva fantasma e acaba sendo arranhada por Snowflake que definitivamente é um espírito oriundo da casa e que foi dado á Oshare pela tia para trazer almas de jovens solteiras.

Uma luminária absorve Kung Fu pela cabeça jogando-a até uma dimensão fora do espaço e do tempo onde as almas das amigas vagam sem rumo. Do nada, as pernas de Kung Fu saem do portal da dimensão distorcida e metem uma voadora no quadro de Snowflake que é quem controla as assombrações.

Isso faz com que a tia fantasma e o próprio gato do demônio vertam sangue e a casa começa a enlouquecer e encher o chão de sangue de gato.

Do lado de fora, o homem que estava no carrinho de lámem procurando a casa da tia chega a entrada da residência, porém mal entra e é agraciado por assombrações que o fazem enlouquecer instantaneamente.

De volta ao lado de dentro, Gari acaba caindo no rio de sangue e se afoga depois de ter suas roupas derretidas.

Sozinha, Fanta rema sobre uma porta em prantos até que Oshare aparece descendo as escadas de volta a sua forma original, porém o reflexo da jovem mostra a forma de sua tia que ainda está a possuindo. Oshare tira Fanta do rio e a afaga enquanto seus olhos emitem o brilho esverdeado.

Com a chegada de um novo dia, aparece nos campos de Kuraisawa, Ryoko Ema que depois de desfrutar do ar puro matutino numa cena muito tranquila, ela chega a casa da tia de Oshare onde encontra a enteada trajando um quimono tradicional e diz que as meninas estão dormindo, mas que deverão acordar logo pois estão com fome. Oshare cumprimenta a madrasta e a faz pegar fogo reduzindo-a a nada.

Bem, vamos as declarações...

O filme como eu já disse parece mais um sonho de tão irreal que foi produzido e editado. Aliás, edição é o que não faltou do início ao último segundo do longa desde os efeitos mais simples de objetos levitando, até efeitos especiais animados em 2D jogados a esmo de forma proposital para que o longa parecesse irreal mesmo.

Outra prova que a montagem do filme é propositalmente irrealista é a cenografia de algumas áreas externas como vista em uma das janelas da casa de Oshare quando ela conversa com o pai que não tem como se discutir que é um cenário desenhado à mão e implantado de forma teatral.

Aliás, as atitudes de alguns personagens parecem irreais assim como os nomes das protagonistas que remetem as suas personalidades, além do que a tia não tem nome e nem o pai da personagem principal É como se um cinegrafista filmasse todo um filme de terror completamente bêbado ou que a gente pudesse ver o filme através de seu ponto de vista de tão surreal que os cortes são.

Não estou criticando, muito pelo contrário. A edição, a montagem e a cenografia são charmosas. Ainda tem a trilha sonora composta pela banda Godiego, uma banda formada ainda nos anos 1970 e que segue na ativa até hoje mesmo após alguns períodos de hiato e de reformulações na formação. As músicas são maravilhosas e exalam uma tranquilidade que chega a incomodar já que além delas tocarem constantemente sobretudo no arco inicial, elas ainda tocam em momentos tensos.

No mais, o filme tem um horror gráfico bacana e de certa forma tranquilo servindo para um bom entretenimento entre amigos para poder dar umas risadas. É definitivamente uma joia do cinema nipônico que merece ser sempre revisitada, já que nunca envelhece para quem vê a obra sob um olhar mais casual e cartunesco.


Trailer:



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