E desta vez eu vos trago um lançamento tão quentinho que o mesmo se quer já lançou nos cinemas brasileiros. Se trata da nova produção da Blumhouse que aposta no suspense psicológico com uma pitada de sobrenatural e promete redimir o estúdio dos fracassos anteriores, ou seja senhores, desta vez parece que o negócio vai ser bom.
A trama se desenvolve numa fazenda decadente tendo como protagonistas uma mãe (e dois filhos) que ficou recentemente viúva por conta de um nebuloso acidente de carro e que por conta disso precisa carregar o mundo em suas costas terminando num desgaste emocional somado com a depressão e o sentimento de impotência por não conseguir prover o seu lar, já que no tal acidente onde ela também estava, ela acabou saindo com sequelas motoras em uma das pernas, o que a obriga a ser dependente de muletas.
Mas nem só de crises existenciais vive o universo da protagonista e certo dia o clima de monotonia e isolamento é quebrado com a aparição de uma estranha mulher coberta de preto dos pés à cabeça sentada de frente para a varanda da casa por horas a fio se aproximando cada vez mais da moradia conforma o sol passa, fazendo a família passar por uma tarde angustiante sem saber quem é a mulher, de onde veio e o que ela quer e que a única coisa que ela proferiu foi que aquele é o dia final da protagonista...
Tudo começa com um vislumbre de uma fazenda sem uma placa de identificação entrelaçado à um diálogo off screen entre o casal Ramona e David que outrora era feliz e colorida cheios de sonhos de como seria a morada de seus sonhos futuramente e do nada o local se torna sombrio, decadente e cheio de rachaduras e percebemos que o diálogo de agora a pouco vinha de uma gravação de um vídeo do celular de Ramona.
Fica subentendido que Ramona estava enfrentando a depressão pela perda de David, o que a fez se desligar do mundo depois de ficar com uma sequela em uma dar pernas, negligenciando qualquer cuidado de seus filhos Taylor e Annie que ao contrário da mãe tentam seguir a vida por que afinal de contas, ela segue e os problemas também.
Depois de praticamente ser obrigada a sair da cama por Taylor, Ramona acaba flagrando Annie dentro de sua cabaninha com seu ursinho de pelúcia a imitando sendo cuidadoso para não machuca-lo com as palavras, poupando-o de palavras ruins ou que possam magoar.
Percebemos durante a rotina na fazenda que as coisas ficaram difíceis depois do acidente e como Ramona já não pode manter a casa por conta de sua mobilidade limitada e sua condição emocional que serviços básicos como a eletricidade foram cortadas por falta e pagamento.
Com a trama devidamente iniciada, somos levados a um café da manhã feito em equipe com nada mais do que ovos e tudo que sobrou e logo depois geral volta a sua monótona rotina.
Enquanto folheia as correspondências que chegaram, Ramona tem um flash com o acidente que levou seu marido de forma bem superficial e ao voltar para a realidade, ela é avisada por Taylor que há uma mulher estranha coberta dos pés à cabeça com um traje de luto sentada em uma cadeira no quintal de frente para casa observando-os.
Com os latidos incessantes de seu cachorro de estimação Charlie, Ramona sai da casa e tenta iniciar um diálogo com a estranha afim de descobrir quem é e o que ela quer, mas a mulher não reage preocupando Annie que está visivelmente amedrontada sendo amparada por Taylor.
A mulher finalmente pronuncia algumas poucas palavras e diz que aquele dia é o último para Ramona que se sente ameaçada e diz que irá chamar a polícia se a estranha não ir embora.
Ramona rapidamente vai até a garagem para tentar dar partida no carro, porém ele está vazio tanto de combustível tanto quanto de bateria o que a impede de carregar seu celular para pedir ajuda.
De volta para dentro de casa, Ramona é indagada sobre a mulher de preto e ela para poupar as crianças inventam que a estranha é só uma louca que se perdeu de um manicômio que tem lá perto e que deve estar esperando que alguém venha busca-la.
Desconfiado, Taylor diverge com a mãe que entra num breve surto.
A mulher de preto permanece em seu posto por horas se aproximando pouco a pouco da varanda conforme as horas se passam e o sol se vai cansando Ramona e família que estão completamente de mãos atadas pela falta de recursos devido ao isolamento.
Com o silêncio repentino de Charlie, Ramona sai para averiguar o doguinho e encontra sua corrente enterrada. Ao puxá-la, acaba não encontrando nada na outra ponta deixando claro que o animal está mortinho e enterrado. Obra da mulher de preto?
De volta à casa, Ramona tenta voltar a rotina escondendo o que viu das crianças, mas acaba tendo outro desentendimento com Taylor seguido de um surto por que o garoto está ignorando seu pedido para que ele pare de bater sua bola de borracha contra a parede por que a está incomodando. Farta, ela apanha a bola e a joga pela janela. Fora isso, o esgotamento psicológico da mulher a faz alucinar que ela está segurando uma faca com desejos homicidas.
Quando tudo parecia estar se acalmando, Ramona tem outra alucinação onde ela se vê apunhalando o peito de Annie, mas ela volta para a real quando ouve um grito a menina vindo da bancada da cozinha e ao averiguar descobre que a filha pisou em algo que machucou seu pé.
Enquanto Ramona tenta tranquilizar Annie, Taylor vai até a varanda para observar a mulher misteriosa e ao visualiza-la ainda parada, o garoto vai até a garagem tentar fazer o carro andar mas também não tem sucesso. Ainda dentro do local, Taylor tem um estranho vislumbre de uma sobra o sobrepujando, até que Ramona aparece atacando a sombra que se estende até a bancada e esta se afasta.
De volta para dentro da casa, mãe e filho tem outra briga acalorada que faz com que Taylor busque o rifle do pai depois de trancar Ramona em seu quarto.
Taylor vai até a varanda e ameaça atirar na mulher que finalmente se levanta e descobre o véu de seu rosto. A estranha revela seu dom de manipular as sombras das coisas através da sua própria além de jogar o garoto contra a mãe dizendo que ela esconde a verdade sobre o acidente que matou o pai.
Possesso, Taylor volta para casa e tira satisfações com Ramona que resolve revelar toda a verdade e através de um flashback descobrimos que a fazenda era um sonho de vida exclusivamente de David e que a mãe do garoto abriu mão de sua carreira como artista plástica para seguir o marido em uma vida pacata longe da cidade e com filhos que era outra coisa que ela não desejava, pois aquilo tudo não era o seu mundo ideal.
A lembrança ocorre justamente momentos antes do acidente durante um jantar num restaurante onde Ramona joga as cartas na mesa se dizendo infeliz e farta da vida vazia que ela vinha levando o que chateia David que acaba com a noite exigindo voltar para casa.
No meio da estrada, no breu e na chuva, uma colisão com outro veículo ocorre selando o destino do casal de forma muito rápida. De volta para o presente, Ramona revela que ao contrário do que ela disse antes para os filhos, era ela quem estava ao volante no momento do acidente e não David.
Neste momento, a sombra da mulher de preto paira sobre a casa movendo objetos com sua força, o que faz com que Ramona e as crianças se refugiem no sótão. A sombra no entanto, chega ao local e arrasta Annie, mas Ramona a resgata e se reagrupa com Taylor no meio do breu e das batidas do forro da estrutura do assoalho.
Quando tudo parece se acalmar, Taylor liga sua lanterna porém, a sombra da mulher o ataca fazendo o objeto cair e girar criando focos de iluminação temporários e nisso, mãe e filhos acabam se separando e ficam no escuro logo depois.
A mulher de preto se materializa assumindo uma aparência cadavérica, se aproxima de Annie e a abduz mais uma vez.
Percebendo a ausência da caçula, Ramona juntamente com Taylor deixa o sótão e exploram a casa no escuro.
Ramona se separa e procura por um corredor estreito e úmido. Do nada, Ramona alucina estar com David na cama sendo confortada por ele.
Repentinamente, Ramon percebe que seu espaço está totalmente invertido como se ela estivesse presa em um reflexo. Quando ela volta a si, Ramona se vê sobre o ponto de vista da mulher de preto observando a si mesma do outro lado da varanda junto a casa no momento do primeiro encontro das duas. A mulher, agora manipulando o corpo original de Ramona repete a frase que ela disse assim que começou a falar com ela "é hoje, é hoje Ramona".
Agora sim de volta à realidade, Ramona percebe que nunca saiu do sótão e que Annie está lá com ela. Ramona vê através de um reflexo a caçula desfalecendo em seus braços depois de ser esganada por ela.
Acordando novamente, Ramona deixa Annie aos cuidados de Taylor e ordena que os dois fujam da fazenda assim que ela se certificar que está tudo seguro. Depois, ela pega a arma do marido dando guarita para as crianças que vão para fora onde ordena que elas vão até um vizinho mais próximo e peçam ajuda.
Finalmente, Ramona fica frente a frente com a mulher de preto que diz que a hora dela chegou deixando claro que o que a mulher planejava na verdade era tirar sua própria vida para não acabar fazendo mal aos filhos depois de ter tido tantas alucinações homicidas. Ramona pergunta à mulher se Taylor e Annie ficarão bem depois que ela se for e a estranha mostra uma projeção da versão futurista das crianças sobre as fotos atuais, revelando que eles se tornarão adultos sadios e com uma vida acadêmica garantida, o que significa que ambos se formarão na universidade.
Quando chega o momento propício, Ramona é interrompida com a volta de Annie que deixa seu ursinho de pelúcia com a mãe para que ele a proteja e depois ela volta à fuga com Taylor.
Voltando ao momento da auto execução, Ramona é posta pela mulher de preto sobre a mira da espingarda, porém ao se deparar com o ursinho de Annie, ela resolve mudar de ideia e enganar a morte se agarrando a vida.
A mulher de preto desaparece e Ramona sai da casa a tempo de alcançar os filhos os mandando voltar pois já está tudo bem agora. Do nada Charlie volta vivo, as luzes da casa se acendem, as rachaduras das paredes se regeneram, a fachada volta a ter um pintura com cores vivas e agora a fazenda tem uma placa com um nome que antes não tinha e que era aquele que David pretendi dar: Tris Heaven.
Do lado de dentro da casa, vemos um quadro pintado por Ramona com sua assinatura invertida, como se estivesse espelhado...
O filme é uma total metáfora ao psique instável de Ramona e o final deixa uma brecha para interpretações e a mais óbvia é a de que ela na verdade se matou e está vivendo na ilusão criada pelo seu subconsciente, como se ela estivesse presa no reflexo de um espelho, como aquela alucinação que ela teve com David logo ali atrás. Mas há uma teoria ainda mais sombria que diz que Ramona não só tirou a própria vida, como antes disso ela matou os próprios filhos, o que faz sentido já que eles e mesmo o cachorro estão em sua ilusão de um mundo perfeito.
A misteriosa mulher de preto pode ser interpretada como fruto do subconsciente de Ramona que começa a persegui-la quando seu emocional está fragilizado ao máximo, porém eu mesmo vejo a entidade como o anjo da morte, de outra forma como explicar que ela veio anunciar que aquele era o dia decisivo da protagonista e como explicar o por que das crianças também poderem ve-la e que no final como já foi dito, elas também estariam mortas? Eu penso que como os filhos de Ramona eram parte de sua vida eles estavam inclusos no seu "final", mas ela não entendeu ao pé da letra.
Fora que constantemente Ramona se enxergava matando os filhos e isso já era o destino deixando bem claro que da morte ninguém pode escapar, no maior estilo Premonição.
Agora vamos aos aspectos técnicos...
A montagem do filme é bem feita, pouco efeito de CGI foi usado, o que é bom pois não se estraga a estética da obra. Além de que a atmosfera de escuridão proveniente da falta de luz na casa ajudou bastante na imersão e criou momentos de suspense fortes e frenéticos perto do arco final.
A figura ameaçadora da mulher misteriosa está simplesmente perfeita, muito bem interpretada por Okwui Okpokwasili que fez trabalhos significativos como A intérprete, O exorcista: O devoto, Eu sou a lenda entre outros. Aliás, todo elenco principal está minuciosamente bem posicionado e atuando de forma estupenda.
O filme está num pique legal para se assistir em família já que ele ao mesmo tempo que é bem estruturado e tem um suspense bacana, ele é leve, um verdadeiro filme de terror de shopping center. Mas nãos e deixem abater por isso, o filme vale muito a pena, ele é um acerto em meio a muito desserviço que a Blumhouse veio trazendo nos últimos anos com tanta tranqueira fraca e facilmente esquecível; mas este promete ficar na memória de quem assistiu por ter uma trama tão complexa e amarradora, além de uma figura sobrenatural memorável.
Trailer:
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