Chegamos a mais um lançamento que teve sua estréia restrita no Festival de Sundace em 2024 prometendo um suspense sobrenatural com um pitada de drama trazendo como plano de fundo uma casa assombrada pelo ponto de vista da própria assombração.
A trama gira em torno de uma família que adquire uma nova casa em um bairro tranquilo, até que aos poucos vamos conhecendo cada personagem e suas subtramas. Num dado momento, estranhos eventos sobrenaturais começam a acontecer por entre os cômodos da casa deixando claro que há uma presença de outro mundo que quer algum coisa com seus moradores.
De início se especula que a presença pode ser a do espírito de uma garota assassinada brutalmente e que era a melhor amiga da adolescente da casa, porém nem tudo pode ser o que parece e o filme promete um final arrebatador...
Tudo começa com um vislumbre em primeira pessoa de cada cômodo de uma casa escura e abandonada parede à parede até que tudo se ilumina.
Vemos por uma das janelas, um carro parar na esquina debaixo de uma leve garoa e de dentro do veículo sai Cece, uma corretora de imóveis apressadamente abrindo a casa que será sua mais recente oferta à família Payne, formada pelo casal Chris e Rebekahe seus filhos adolescentes
Chloe e Tyler que chegam logo em seguida e começam a se espalhar para explorar os cômodos, como Chloe que encontra no piso superior aquele que ela almeja como seu futuro quarto.
Com o contrato feito, chega uma equipe de uma companhia de mudança para fazer os reparos gerais, a pintura e por fim a mobília da casa que fica pronta em poucos dias tornando-se agora uma residência habitável.
A dinâmica da casa começa a ocorrer e percebemos que os Payne são emocionalmente distantes uns dos outros, que Chloe por algum motivo é socialmente isolada e Tyler é um merdinha na escola.
Os dias vão se passando até que num determinado momento, presenciamos objetos no quarto de Chloe se movendo sozinhos fazendo a jovem que acabara de sair do banho se assustar ao ver com seus próprios olhos.
Descobrimos na cena seguinte, que aconteceram duas mortes próximas à Chloe sendo uma delas sua melhor amiga Nádia e anteriormente uma outra amiga e por isso a jovem é tão retraída e triste.
Um dia depois, Tyler apresenta seu amigo Ryan para Chloe que não demonstra nenhuma reação, o que faz com que os garotos fiquem na sua conversando e bebendo.
Em outro momento, temos uma breve conversa com Rebekah sobre a falta de progresso de Chloe e que a menina deveria se abrir com outra garota pois ela claramente está guardando toda sua dor pela perda de Nádia e não sabe como direciona-la, porém Rebekah que notoriamente não anda tendo qualquer interesse no marido apenas fz concordar e ficar na sua.
Pouco tempo depois, Chloe começa a se abrir emocionalmente com Ryan durante um visita e depois os dois vão até o quarto da garota onde ela fala sobre o que aconteceu com a melhor amiga e o que ela está sentindo a respeito.
Chloe reage com lágrimas e arrisca um beijo em Ryan que a ampara disposto a ser seu alicerce e nisso, os dois iniciam uma preliminar que é interrompida quando a presença misteriosa faz com que uma prateleira se quebre.
Mais tarde, a família janta e a reunião acaba se tornando uma briga quando Chloe diz suspeitar que o espírito de sua amiga Nádia está impregnada na casa e isso faz com que Tyler que é cético surte com o pai.
Depois de uma breve cena onde Chris e Tyler tentam se resolver, temos uma outra cena onde a família conversa descontraidamente à noite.
A presença sobrevoa até o quarto de Tyler onde provoca um terremoto e ima oscilação de luz.
Na cena seguinte, os Payne estão na varanda onde Chris briga mais uma vez com Tyler por ele nunca apoiar a irmã e pela primeira vez, é quase que uma unanimidade a aceitação de que há uma presença espiritual na casa.
No dia seguinte, Chris anuncia à família que eles receberão a visita da cunhada de Cece, a corretora que é médium e que ele chegou a indagar à moça se alguém havia morrido naquela casa, o que ela negou.
Não muito depois, a médium que se chama Lisa e seu marido Carl chegam à residência e em uma breve analise, a mulher detecta que há sofrimento naquela casa e fala sobre um móvel antigo que já estava na casa e que tem um espelho que segundo ela tem ligação com espíritos. Ela ainda diz que a presença da casa é a de um espírito que está preso no tempo e que está confuso sem saber que ele tem uma pendência ligada à Chloe.
Rebekah que é a mais cética e a menos interessada em fazer de sua casa um circo não vê a situação com bons olhos e a visita acaba sendo abreviada.
Dias depois, Chloe tem uma aproximação maior com Ryan acabando por transar com ele em seu quarto e depois, a jovem vai até o banheiro tomar uma ducha. Descobrimos então, que Ryan é um mal caráter, pois ele coloca um pó branco no suco que Chloe pediu, mas felizmente o pior é evitado quando a presença ocasiona um tremor na mesinha de cabeceira fazendo o copo com o suco cair.
Ryan acaba se oferecendo para passar mais tempo com a amada que diz que os pais tem uma viagem marcada para a manhã seguinte, mas que a casa não será toda deles por que Tyler vai ficar, e o jovem diz que irá cuidar do amigo.
Depois, Chris tem uma conversa com a filha sobre Deus e a morte e diz que acredita na filha e que a apoiará independente de qualquer coisa.
Na cena seguinte, Chloe dorme profundamente e a presença a toca tentando faze-la reagir mas sem sucesso.
Na manhã seguinte como o combinado, Chris e Rebekah saem juntos deixando Chloe sozinha em seu quarto enquanto Tyler fica na sala bebendo todas e ouvindo música alta.
Anoitecendo, Ryan chega e prepara um suquinho batizado para Tyler que apaga facilmente. Posteriormente, Ryan prepara uma dose de suco com sonífero para Chloe e leva o copo até o quarto da garota que manda a real para o boy dizendo que ela precisa de um tempo sozinha pois ela realizou que antes ela estava emocionalmente instável e por isso acabou cedendo ao afeto do garoto.
Ryan concorda numa boa e oferece sua companhia sem compromisso nenhum pelo resto da noite e dá o suco para ela a fazendo relaxar até ficar sonolenta.
Enquanto Chloe perde a consciência, Ryan revela friamente que ele assassinou Nádia e a outra garota seguindo o mesmo modus operandi que ele está seguindo com ela, ou seja, a pretensão do rapaz é matar sua nova vítima e ele saca um rolo de plástico filme destacando um pedaço pequeno que ele usa para tentar asfixia-la fazendo parecer um mal súbito.
O psicopata narra como fez com Nádia e nisso, a presença sobrevoa rapidamente até o piso de baixo tentando fazer Tyler acordar soprando em seu ouvido e consegue, fazendo o garoto correr desembestado até o quarto da irmã flagrando a tentativa de assassinato. Sem pensar duas vezes, Tyler pula em Ryan rompendo a janela que estava atrás de ambos fazendo com que os dois caiam para a morte.
Na cena seguinte, Chloe está fazendo as malas e a casa já está completamente vazia deixando claro que os Payne irão se mudar. Ao descer até a sala de estar, Chloe diz para a mãe que é hora delas irem. Rebekah caminha solitariamente pela sala enquanto Chloe vai para a varanda até que ela para sobre o móvel adjunto à lareira onde vê pelo espelho... o espírito de Tyler!
Rebekah tem um surto e uma crise de choro gritando "você salvou a sua irmã" e nisso, Chloe e Chris aparecem e a amparam enquanto temos um close saindo da residência e subindo até o céu simbolizando que Tyler cumpriu a sua missão e agora seu espírito pode partir para o outro plano...
De princípio se acreditava que a presença da casa era Nádia, porém a revelação bombástica surge deixando uma grande dúvida: como o espírito de Tyler pode ter salvo Chloe se ele estava vivo ao mesmo tempo? E a resposta vem com o que a médium Lisa disse lá atras: o espírito está preso no tempo e não se tratava de um fantasma do passado, mas sim do futuro. Tyler está preso em um paradoxo temporal, em outras palavras, um looping contínuo.
Em outras palavras, a corrente de transitamento entre o passado e futuro precisa continuar e para isso, Tyler tinha que morrer para que morto ele pudesse salvar a irmã, concluindo assim que sua alma precisava se redimir por ter sido negligente com Chloe e consigo mesmo. Num dado momento, Tyler falou para a mãe que ele um nudes de uma amiga da escola e que pretendia chantageá-la para que ele não vazasse as imagens. Lembram que nessa hora ocorreu um tremor no quarto do rapaz? Foi o espírito dele em fúria percebendo o merdinha que ele era em vida.
Agora vamos às considerações... eu achei o filme muito lento e certos subtramas meio que desnecessários como as brigas entre Chris e Rebekah que apesar de não deixarem cem por cento claro deixam perceptível que a relação deles não só está desgastada como a mulher tem um amante e durante o desenrolar da história nada se resolve e no final não há uma conclusão. Não que isso seja importante, mas é que nós tivemos quase uma hora e meia de lavagem de roupa suja então o mínimo que a gente merecia era uma trama fechadinha.
A proposta de se ter uma história de assombração pelo ponto de vista do fantasma foi algo criativo, porém mal executado com cenas bem amadoras de susto com objetos se mexendo sozinhos, tremores e luzes apagando e acendendo.
Aliás, não há susto real, não há jumpscare e nada de relevante acontece até o final. Aliás, para mim a única cena realmente impactante foi o final quando Tyler partiu para cima de Ryan. A cena é bem dirigida, editada e a continuidade com o corte para o vislumbre da janela com os corpos dos rapazes jogados do lado de fora é muito bem executada.
A cena final com a revelação da verdade e a reação de Rebekah também é um espetáculo sobretudo com a atuação primorosa de Lucy Liu, que aliás só se destaca aí, o filme todo ela foi apagada, sem sal e irritante; uma vergonha para uma atriz de alto calibre.
O filme é bem simples, seu orçamento de dois milhões de dólares conversa perfeitamente com o que foi apresentado levando em conta que a produção toda foca no interior da casa tendo cenários contados para fazer a coisa toda girar com pouco dinheiro, então aí é ponto positivo. Aliás, até o presente momento, a bilheteria do longa metragem é de pouco mais de dez milhões e meio e teve uma recepção bem mista por parte do público e da crítica especializada. Eu mesmo considero o filme mediano e só se salvou de uma crítica mais severa da minha parte pelo plot twist muito bem executado.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário