Eu ainda não consigo acreditar que eu finalmente depois de tanto tempo tive a coragem de rever essa bomba no formato de um filme. Juro para vocês, eu quis muito pular direto para o capítulo seis assim como eu fiz com Halloween, mas desta vez eu não tive a desculpa da desvinculação com a história original e seu antagonista para me safar.
Então vamos lá o mais rápido possível...
Depois de vivenciar um grande trauma em sua infância, Tommy Jarvis se tornou um adolescente mentalmente perturbado o que o obrigou a se internar numa casa de repouso no meio do mato onde conhece vários jovens problemáticos com personalidades fortes.
Constantemente, Tommy tem alucinações com Jason e ouve vozes em sua cabeça. Em paralelo, ocorre um assassinato frio na instituição onde Tommy está e depois disso, uma pessoa misteriosa aparece no local assassinando os internos e quem mais aparecer na frente. Mas quem será o assassino se Jason está morto?
Tudo começa em uma noite chuvosa com Tommy Jarvis caminhando pela floresta rumo ao cemitério onde o menino constata a existência do túmulo de Jason Voorhees o que confirma que o assassino de Crystal Lake realmente perdeu a luta para seu maior inimigo no filme anterior.
Tommy acaba ouvindo duas vozes se aproximando ao longe e são dois baderneiros que ao chegar no cemitério começam a desenterrar o caixão de Jason até por fim abri-lo fazendo o menino ao longe se esconder temendo o pior. Quando o caixão é completamente violado, Jason desperta e mata a dupla com um facão e ao flagrar Tommy escondido o persegue e prepara um golpe certeiro.
A cena corta para anos depois quando Tommy agora um jovem adolescente acorda do sonho de infância que estava tendo e o rapaz está sendo transportado por um par de enfermeiros até a casa de repouso para doentes emocionais Pinehurst no meio de uma comunidade rural.
Quando desembarca, Tommy é recebido pela monitora Pam Roberts que o direciona até o diretor do local, Matt Petters que o deixa a par das regras de convivência e suas obrigações como interno, indicando por fim seu dormitório.
Tommy então se acomoda em seu dormitório e lá conhece o curioso neto do cozinheiro Georgie, chamado Reggie que lhe prega uma peça com uma aranha falsa e o rapaz revida com uma de suas máscaras de monstros quase fazendo o menino se cagar de medo.
Na sequência, a polícia do xerife Tucker chega à casa de repouso trazendo um casal de jovens internos fugitivos sendo seguidos pela caipira local Ethel Hulbard e seu filho de porcas soltas Junior que foi quem encontrou os pombinhos do jeito que vieram ao mundo em sua propriedade fazendo sexo. Fula a mulher ameaça de morte o próximo que se atrever a invadir sua residência.
Depois de toda confusão, conhecemos o gorducho estabanado Joey que importuna às jovens Violet e Robin que estão pendurando roupas e não satisfeito vai encher o saco do problemático e explosivo Victor Fabian que está cortando lenha e o expulsa, pois está com poucas ideias no momento.
Enfurecido com a teimosia de Joey em perturbá-lo, Victor acertas as costas do garoto com vários golpes de machado até mata-lo sendo obrigado os monitores chamarem pelo xerife Tucker e seus policiais que interrogam Matt enquanto os socorristas removem o corpo. Nisso, se descobre que Joey não tinha nenhum familiar e que fora abandonado ainda muito novo pelo pai.
Tarde da noite, no meio da estrada, uma dupla de rebeldes chamados Pete e Vinnie estão atolados no meio do nada se revezando entre tentar consertar o carro e atender o chamado da natureza.
Peter que é quem está no meio do mato urinando se distrai enquanto Vinnie acaba flagrando alguém no meio do breu com um sinalizador que ele pensa ser o amigo. A pessoa misteriosa se aproxima e soca o sinalizador na boca de Vinnie o matando. A cena corta para Peter voltando para o carro e tenta dar a partida sem se importar com Vinnie até que a pessoa misteriosa aparece por trás e o mata degolado.
Na manhã seguinte em Pinehurst, Tommy acorda ouvindo vozes em sua mente e delirando com uma visão do fantasma de Jason.
Boa parte dos jovens internos se juntam para o café da manhã ainda afetados pela morte de Joey e por conta de não terem psique para digerir o que aconteceu geral desconta suas frustrações um no outro.
Tommy que já está entre os demais fica incumbido de chamar Eddie, um dos jovens que aina não desceu e o engraçadinho aparece usando uma das máscaras do perturbado Tommy que o espanca até ser detido por Matt.
Perto dali, Ethel recebe um andarilho chamado Raymond que pede comida em troca de ajudar com os afazeres da fazenda da caipira, o que ela aceita de pronto para poupar-lhe de um dia de trabalho puxado.
Na estrada, o xerife Tucker e seus homens fazem a remoção dos corpos de Peter e Vinnie.
Chegando a noite, Billy, um dos enfermeiros de Pinehurst que trouxe Tommy da cidade se prepara para um encontro com a garçonete da lanchonete de beira de estrada Lana e dá uma cheirada na farinha enquanto a amada deixa o expediente para se arrumar.
Com a demora da loura, Billy chama por ela com certa insistência até que repentinamente ele é acertado na cabeça com um golpe de machado.
Ao chegar ao carro do amante, Lana não o encontra mas sim seu assassino misterioso que a acerta com um golpe mortal em seu peito.
Na manhã seguinte, Tommy tem uma outra alucinação vendo Jason no terreiro das galinhas até que o mascarado desaparece como puro encanto.
Na delegacia, o delegado Dodd, chefe do xerife Tucker, exige a cabeça do assassino em série que está aterrorizando os arredores da comunidade, que o xerife teoriza ser Jason sendo desacreditado.
Na casa de repouso, Eddie dá outra escapada com sua namorada Tina para transar e são observados por entre um arbusto pelo andarilho Raymond que é morto com um único golpe pelo assassino misterioso (que é o Jason como tudo mundo imagina mas ele ainda não se revela e não o fará tão cedo, então relevem).
Depois de uma rapidinha, Eddie vai até um arbusto para mijar enquanto Tina é surpreendida com um golpe mortal de tesourão de jardinagem em sua face à la Cropsy.
Ao voltar, Eddie encontra o corpo de Tina com os olhos cortados e é pego de surpresa por trás tendo sua cabeça prensa em uma arma com uma espécie de garrote. O assassino torce a borracha do garrote contra o tronco usando um pedaço de pau até conseguir estourar o crânio do jovem.
À noite, Pam se prepara para ir até a cidade com Reggie para que o garoto possa visitar seu irmão mais velho apelidado de Demon e Matt aconselha à parceira a levar Tommy junto para ele poder espairecer, o que é acatado.
Os três se dirigem até um estacionamento de trailers onde num deles vivem Demon e sua namorada Anita que ganham a vida de furtos.
Enquanto isso, Tommy caminha pelo estacionamento até se assustar com um barulho de motor e é nada menos que a moto de Junior, o filho da caipira Ethel que reconhece o rapaz como um interno de Pinehurst e o ameaça iniciando uma briga que é apartada por Pam.
Por conta disso, a visita é encurtada e Pam leva os garotos embora.
Demon resolve usar a casinha do estacionamento e ao começar a se aliviar percebe que a estrutura está balançando, mas é só Anita por pura zoeira. O casal do nada começa a cantar juntos até que Anita se cala e a casinha começa a balançar novamente. Ao sair para tirar satisfações, Demon encontra Anita morta e se tranca novamente na casinha em pânico tendo uma morte instantânea por empalamento na cabeça com uma barra de ferro.
Ao chegar em Pinehurst, Pam descobre pelos internos que Matt foi procurar Eddie e Tina que estão há horas desaparecidos e até o momento o monitor não voltou.
Enquanto isso, Junior chega em sua casa aos berros dedurando Tommy para a mãe que está cozinhando uma lavagem até que o maluco fica em silêncio. Ethel chama a atenção do filho que não responde e tem sua cabeça perfurada morrendo com a cara na panela de ensopado.
Em Pinehusrt, Robin e Jake, o último interno a ser apresentado ficam sozinhos vendo um filme enquanto esperam pelo retorno de Pam que foi procurar Matt e o rapaz aproveita o clima para se declarar para a amiga, porém ela não o leva a sério e ele deixa seu dormitório.
Depois de se acalmar, Jake tenta falar com Violet que está concentrada ouvindo música e o ignora. Do nada, Jake é morto com um golpe de cutelo.
Com o fim do filme, Robin põe Reggie para dormir e vai para o seu dormitório para descansar com a chegada da chuva e acaba encontrando o corpo do admirador sendo na sequência atacada com golpes de facão.
Do outro lado, Violet segue ouvindo música despreocupada até que ela é pega pelo pescoço e morta com um golpe na barriga.
Reggie acaba acordando e sobe até o dormitório de Tommy onde encontra os corpos de Violet, Eddie e Robin. Pam chega no mesmo momento e descobre os cadáveres iniciando uma fuga com Reggie até serem interceptados pela entrada de triunfal de Jason que por fim se mostra e os persegue até a floresta.
No meio do caminho, Pam e Reggir encontram a viatura do delegado Dodd com o corpo do mesmo dentro fazendo a dupla se dividir com o susto e com Jason que os alcança.
Pam, desnorteada acaba encontrando Matt morto com um prego na cabeça e volta voando para dentro da cabana onde o corpo de Georgie, o avô de Reggie é jogado pela janela.
A garota volta a deixar as instalações do internato e é perseguida caindo na lama o que faz com que Jason a alcance se preparando para ataca-la. Contudo, Reggie aparece de surpresa pilotando uma escavadeira atropelando o mascarado que vai á nocaute.
A dupla se aproxima de Jason que acorda e agarra o pé de Reggie mas Pam o chuta e corre com o menino para longe.
Jason os segue até o celeiro onde Pam o surpreende saindo do armário de ferramentas com uma moto-serra dando início a um breve embate até a ferramenta enguiçar.
Pam então corre e escala o palheiro até que Tommy aparece e luta contra o seu trauma levando um corte no peito. Tommy saca seu canivete e acerta o assassino na virilha dando início a uma fuga pela escada do palheiro sendo seguido por Jason. Na pressão, Tommy acaba caindo do alto deixando Jason confuso. O assassino volta sua atenção para Reggie mas Pam se interpõe no caminho lutando contra o mascarado e o atrai até a janela fazendo-o cair.
Jason no entanto se segura no patente e agarra o pé de Reggie.
Tommy acorda e pega o facão de Jason no mesmo instante e acerta a mão do mascarado que cai para a morte sendo perfurado numa espécie de cama de pregos. Do alto, percebemos que aquele não era o verdadeiro Jason e sim alguém se fazendo passar por ele, pois vemos sua face descoberta por uma máscara revestida de borracha.
Horas depois no hospital, o xerife Tucker aparece e revela para Pam que o homem que se fez passar por Jason era o socorrista Roy Burns, um dos homens que fez a remoção do corpo de Joey e que pasmem... é o pai do garoto que o havia abandonado. A motivação é clara, ele perdeu totalmente a razão ao ver o filho barbarizado e resolveu assassinar todos os internos de Pinehurst e quem mais cruzasse o seu caminho.
Logo depois, Pam visita Tommy em seu quarto e repentinamente, ele acorda e a mata com o facão de Jason soltando uma gargalhada enlouquecido. Aquilo no entanto, era um sonho e Tommy acorda de verdade tendo uma visão com o fantasma de Jason ensanguentado que desaparece.
O olhar de Tommy fica vago e frio. Ele se levanta de seu leito e retira a máscara original de Jason de uma gaveta.
Do lado de fora, Pam se dirige até o quarto de Tommy e ouve um barulho de vidro se quebrando. Ao abrir a porta, observa a janela rompida e pensa que o rapaz fugiu, porém ele surge por de trás dela usando a máscara, armado com um machado e preparado para matá-la...
Não tem como defender, o filme já começou fadado ao fracasso desde a pré produção. A começar, o roteiro original foi reescrito para adaptar-se à curta participação de Corey Feldman, interprete de Tommy Jarvis que na época já estava ocupado gravando o clássico Os Goonies, o que aliás foi uma ótima escolha dele.
Por conta disso, a história teve que ganhar uma passagem de tempo e ganhar a ambientação de um sanatório rural para poder justificar uma nova safra de vítimas, que aliás de longe é o pior elenco de toda franquia. Os personagens são apresentados aos poucos e é tão arrastado que o último personagem minimamente relevante só ganha algum destaque minutos antes de sua morte.
Aliás, os personagens não tem um pingo de carisma se quer, você sente mais raiva e vontade de ver um a um morrer do que empatia propriamente dito. É sério, com poucos minutos de tela e eu já tava querendo ver Joey comendo terra pela pela raiz, o que felizmente aconteceu.
Ainda sobre os personagens, na minha concepção, houve um exagero no número e eu até entendo que era necessário que Jason tivesse um número maior de vitimas para prender a atenção do espectador, porém é tanta gente que se quer dá pra desenvolver qualquer um deles. Tem personagem que aparece uma vez, a gente nem se lembra e logo na cena seguinte o mesmo já morre, fora que tem personagem com morte off screen que a gente nem se lembra. De longe o pior foi o andarilho Raymond que aparentava esconder algo de relevante que acabaria dando algum futuro promissor ao personagem mas ele só apareceu por breves instantes apenas para morrer e foda-se.
E o que dizer do falso Jason e sua motivação que simplesmente não encaixa e até hoje nunca convenceu ninguém, além de que a revelação da identidade do falso Jason foi broxante já que o personagem Roy apareceu em uma única cena esboçando um brilhante olhar azulado e depois só fez uma breve figuração na cena da remoção dos corpos de Peter e Vinnie da estada.
As cenas de mortes começaram a da sinais de desgaste e nenhuma se tornou realmente memorável.
A ideia original era que Tommy de fato seria o novo Jason já que o original estava morto e enterrado, porém toda a execução foi mal feita, ficou confusa e apesar da cena final dar a deixa de que sim Tommy iria assumir o manto do assassino de Crystal Lake acabou sendo deixada de lado, o quinto capítulo da franquia é totalmente esquecível e você pode pular do quarto filme para o sexto tranquilamente que não haverá problema de conexão cronológica.
Aliás, eu já estou ansioso para preparar a resenha do próximo capítulo que este sim, salvou a franquia de um final doloroso porém foi o passo para muito tombo até Jason acabar indo para o inferno, mas essa é uma história que ainda vai demorar para chegar.
Agora se tratando de rostos conhecidos no filme eu só consigo mencionar dois: primeiramente Miguel a. Núñez Jr. em sua breve participação como Demon; no mesmo ano, ele atuou no cult A volta dos mortos vivos como o estereotipado punk Spider. E por fim Shavar Ross no papel de Reggie. Ross ficou conhecido na metade dos anos 1970 por sua participação na celebre série sitcom dos anos 1970 Arnold (Diff'rent strokes no original) ao lado do saudoso Gary Coleman interpretando Dudley Ramsey, o melhor amigo do protagonista que dá nome à série.
Finalizando, há uma curiosidade bem bobinha, mas que ficou bem escondida e que desmascara Roy como um farsante que é o detalhe das listras na máscara do assassino: a máscara original de Jason tem duas listras vermelhas enquanto a máscara de Roy tem duas listras azuis. Talvez a execução desse segredo tenha sido a única coisa digna de nota no meio de tanto caos.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário