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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 16 de abril de 2025

O Chamado / Ring - O Chamado / The Ring / Ringu (1998-2002)

 


O final dos anos 1990 foi um ninho de filmes sobrenaturais no Japão adaptando lendas folclóricas locais com o talento de grandes diretores levando para as telinhas e telonas grandes clássicos que acabaram cedo ou tarde chamando a atenção de Hollywood que visando uma fatia do bolo, acabaram produzindo suas próprias versões.

Começava então a febre das adaptações nipônicas com sucessos e flops notórios como o próprio O chamado, O grito, Pulse, Uma chamada perdida, Água negra, entre outros.

No filme em questão, nós temos como foco um filme oriundo de uma fita de VHS misteriosa que mata em sete dias, que assiste ao filme nela contido após a vítima receber uma ligação a marcando de morte.

E não é apenas uma história genérica com uma corrente de mortes infindáveis que o filme oferece, mas uma história obscura de abusos, exploração, mortes e eventos paranormais adversos que juntam pessoas para uma grande revelação acerca da fita amaldiçoada e sua origem.

Tudo começa com duas amigas Kate Embry e Rebecca Kotler vendo um filme pela televisão à noite, até que Rebecca menciona uma fita de VHS misteriosa que se você assistir seu conteúdo até o fim, receberá um telefonema assim que a fita terminar onde uma pessoa anuncia que você tem sete dias de vida restando.

Kate diz ter visto o tal filme e prega uma peça na amiga a respeito de sua morte marcada até que a graça se transforma em tensão quando o telefone toca e no fim era só a mãe de Kate.

Assim que a ligação termina, Kate vê a tevê da sala ligada num canal chuviscando e ela desliga o aparelho que se religa sozinho o que faz a garota acreditar que aquilo é uma brincadeira de Rebecca para se vingar da peça.

Kate então, tira a televisão da tomada e percebe que a porta da geladeira se abriu sozinha seguido de um ruído estranho vindo do piso de cima.

Ao subir, Kate vê um estranho vazamento de água vindo do chão e ao abrir a porta do quarto, vê a televisão executando a tal fita da morte no vídeo cassete.

A cena corta e conhecemos Rachel Keller atrasada para uma reunião na escola de seu filho Aidan que é um menino retraído e anda fazendo estranhos desenhos fúnebres.

Rachel diz para a professora do menino que ele só está expressando a dor pela perda de uma amiga há dois dias, porém a docente rebate argumentando que os desenhos começaram bem antes disso.

Em casa, Rachel tenta fazer Aidan se abrir sobre seus sentimentos sobre sua amiga morta que descobrimos ser Kate que era babá do menino e ele diz que sabia que os dias da jovem estavam contados.

Mais tarde, os Keller vão até a residência dos Embry para prestar as homenagens à falecida e Rachel passa o dia todo ao lado de Ruth, mãe de Kate que diz ter encontrado o corpo da filha dentro do armário em um estado deplorável, completamente pálida e retorcida como se tivesse gritado de pânico.

Pouco depois, do lado de fora, descobrimos através de duas amigas de Kate que Rebecca precisou ser internada num hospício e que o boato da fita da morte se espalhou, além de que Josh, o namorado de Kate supostamente se matou depois que soube do destino da amada.

Em paralelo, Aidan entra escondido no quarto de Kate, mas Rachel o encontra rapidamente e acaba foleando uma pasta de fotos de recorte de revistas percebendo que todos os rostos estavam riscados de preto. Logo depois, Rachel encontra um cartão de um estúdio fotográfico e leva um filme recente de Kate para revelar como um favor para a família Embry.

Quando retira as fotos que eram de umas férias entre Kate, Josh, e mais um casal de amigos, Rachel percebe que os rostos dos jovens estão distorcidos em todas as imagens.

Como é jornalista, Rachel resolve investigar intrigada o que de fato aconteceu com Josh e descobre uma ligação com a tal fita da morte o que a faz buscar informações sobre o dia e o horário exato da morte do rapaz.

Com base na foto entre amigos, Rachel descobre que Kate e os outros dormiram em uma pousada do outro lado da cidade há pouco tempo e ela vai até o local reservando a mesma cabana onde os jovens passaram um fim de semana para investigar mais a fundo.

Rachel descobre que a fita misteriosa veio da locadora da pousada e a aluga descobrindo seu conteúdo a la deep web que mostra imagens avulsas como a de uma mulher se penteando frente a um espelho, um casal e uma menina ligada a um misterioso poço e um farol.

Ao término do vídeo, o telefone da cabana toca e Rachel recebe a chamada anunciando que a jornalista morrerá em sete dias.

No dia seguinte, Rachel passa o dia investigando a fita ignorando Aidan que vai para a escola sozinho debaixo de um toró.

Rachel leva a fita e as fotos distorcidas para um homem chamado Noah e ele assiste ao vídeo mesmo sendo advertido a não faze-lo. Ao final do filme, o telefone toca e ele recebe sua sentença de sete dias de vida, porém ele não engole a história da fita amaldiçoada.

No final da tarde, Rachel revê a fita usando um aparelho especial que analisa as frequências sonoras além de ficar totalmente focada em cada frame do filme.

No dia seguinte, Rachel entrega uma cópia que fez da fita para Noah que depois de analisar não consegue precisar uma procedência de produção, local ou pessoas pois as informações da mídia estão corrompidas.

Na manhã que se segue, somos levados ao hospício onde Rebecca está internada e Rachel a visita tentando tirar alguma informação acerca da morte de Kate e a jovem diz que a jornalista irá descobrir a verdade dentro de quatro dias através de uma pessoa sem dizer quem.

Rachel vai até uma central de procuções e edições de vídeos onde tenta imprimir frames do filme da morte até perceber uma mosca voando por dentro da tela. Estranhamente, ela tem um sangramento nasal no mesmo instante e consegue uma impressão de um frame que ilustra uma praia junto a um farol que ela analisa descobrindo pertencer a uma ilha chamada Moesko.

Ao analisar fotos na biblioteca, Rachel reconhece uma mulher chamada Anna Morgan, como sendo a mulher misteriosa da fita que escova os cabelos.

Ao pesquisar sobre a mulher, descobre que Anna era proprietária de uma fazenda em Moesko onde criava bois e cavalos, porém num determinado momento aconteceu uma morte misteriosa de bois e ataques desembestados de cavalos, fora que Anna um tempo depois adoeceu e acabou sendo internada num hospício até sua morte há vinte e quatro anos atrás.

No dia seguinte, enquanto compra cigarros em uma venda, Noah ouve a balconista do estabelecimento dizer que ele vai morrer e logo depois, ele percebe sua imagem distorcida na câmera de vigilância tal qual a foto de Kate e os amigos.

Em paralelo, Rachel chega em sua casa na hora de dormir e ao passar um telefonema para a nova babá de Aidan anunciando que irá viajar, a jovem começa a sufocar até retirar de sua boca um tufo enorme de cabelos negros e longos.

Ao ir para o seu quarto, Rachel encontra uma menina de longos cabelos negros escondendo seu rosto sentada de costas para ela. Ao tocar o braço da menina, Rachel tem estranhas visões e acorda deixando claro que aquele último evento foi apenas um sonho.

Rachel ouve chiados e caminha até a sala onde descobre que Aidan acabara de ver o filme da morte. O telefone toca no mesmo instante, mas felizmente era apenas Noah dizendo acreditar na maldição.

No dia seguinte, o penúltimo do prazo de Rachel, Aidan conversa com Noah que descobrimos ser o pai do menino e este diz não te-lo criado por que engravidou Rachel por acidente e alega que ele não quer ser um pai como o dele com o qual o rapaz nunca teve uma boa relação e por conta disso ele jamais despertou seu instinto paterno.

Rachel viaja para o litoral e pede para Noah que ele vá até o hospício onde Anna Morgan foi internada para tentar conseguir seu histórico que os ajude a desvendar o mistério da fita e assim quebrar a maldição.

Através de um recorte de jornal, Rachel descobre que Anna tinha uma filha e que em um certo momento, ela sofreu um acidente relacionado aos ataques dos cavalos.

No compartimento de carga do navio onde viaja, Rachel se encanta com um cavalo que começa a se agitar com a presença da jovem chegando a romper a porteira de seu compartimento e sair correndo em desespero saltando para o mar. O animal acaba sendo arrastado pela água até ficar preso à hélice onde morre em pedaços.

Enquanto isso, Noah tenta ter acesso aos arquivos do hospício, porém como ele não é familiar da falecida ele é proibido de obtê-los.

Rachel chega à fazenda dos Morgan reconhecendo a praia e o farol que são próximos. Lá, ela conhece Richard Morgan, viúvo de Anna que diz não criar mais cavalos desde que a mulher morreu. A jornalista entrega a fita da morte para Richard dizendo que pode haver alguma mensagem de Anna e da filha dela, porém ele se nega a ver o conteúdo e nega que ele tenha tido uma filha.

Paralelamente, Noah consegue entrar escondido na sala de arquivo morto do hospício onde começa a folear o histórico de Anna até ter um sangramento nasal.

Rachel liga para Aidan para perguntar pela casa da fazenda dos Morgan que ele diz ter visto em uma visão e transportou para um dos desenhos que fez na escola e ele diz que uma garotinha mostrou a casa para ele, e se deduz que a tal garotinha é a filha dos Morgan.

Pouco tempo depois, Rachel vai até o consultório de uma média chamada Drasnik para conseguir informações sobre a filha dos Morgan que agora sabemos que existia e se chamava Samara. Ela era adotiva pois Anna não conseguia ter uma gestação até o final.

Segundo Drasnik, Samara dizia ter visões e sentia seu corpo queimar por dentro. A médica ainda diz que a ilha tem sofrido com a escassez de peixes desde que Samara foi misteriosamente embora.

Enquanto isso, Noah vai até a locadora da pousada se passando por Richard Morgan e descobre que o último que viu a fita foi o próprio pai de Samara caindo na própria armadilha.

Rachel volta a procurar por Richard e entra em sua residência reconhecendo o espelho oval do filme da morte onde Anna se penteia. Depois, ela encontra a certidão de nascimento de Morgan que consta que ela está morta e uma fita que ela assiste descobrindo um histórico médico onde Samara ainda criança é analisada dentro de um quarto com uma parede dupla face.

O médico pergunta para a menina sobre os desenhos misteriosos que ela faz e que são iguais aos de Aidan e ela diz que não os faz, apenas os vê. Samara ainda diz que seu pai quer que ela vá embora e que ele prefere seus cavalos.

Richard aparece de surpresa, acerta Rachel e leva a televisão até o banheiro onde ele conecta o aparelho à vários outros em diversas tomadas. O homem revela que não quer mais ouvir a voz de Samara em sua mente e diz que ela nunca dorme. Depois, Richard vai até uma banheira cheia e conecta a televisão em uma extensão sobrecarregada provocando um curto que o mata eletrocutado.

Rachel corre em pânico e é amparada por Noah que chega de surpresa no mesmo instante.

Mais tranquila, Rachel se lembra que Aidan disse que ele falava com Samara e que uma certa vez ela disse que os cavalos não a deixavam dormir. Rapidamente, ela vai até o estábulo onde encontra um quarto improvisado de criança no alto de um palheiro que era onde Samara ficava.

Noah encontra um desenho enorme atrás do papel de parede e ao rasga-lo completamente revela a ilustração feita a mão de uma árvore e um cavalo junto a uma colina.

No dia seguinte, o último do prazo de Rachel, a jovem vislumbra o nascer do sol na cabana onde Kate e seus amigos viram o vídeo.

Num surto, Noah deixa cair umas bolinhas de um vaso e estas se reagrupam sozinhas sobre o assoalho que tem uma marcação.

Noah pega um machado de incêndio e estoura o chão revelando um poço tampado. O casal se une para remover a tampa e nisso, a televisão começa a vazar água e os pregos do assoalho começam a se soltar. Um enxame de insetos ataca repentinamente e o sustento da mesinha da televisão se quebra fazendo o aparelho rolar até onde Rachel está e ela cai no poço.

Ao chegar no fundo, Rachel acorda na água e Noah grita que irá buscar ajuda enquanto a jornalista encontra uma unha presa em uma fenda do poço.

A tampa do poço se move sozinha tampando o topo enquanto Noah desenrola uma mangueira de incêndio.

Rachel tem uma visão com Samara debruçada sobre o poço e Anna chega repentinamente por trás tentando asfixiá-la com um saco e ao nocautear a menina a joga no poço.

Acordando da visão, Rachel descobre que Samara ainda estava viva no poço e vê o cadáver da menina emergir preservada. Ao toma-la em seus braços, o corpo da menina se torna um esqueleto apodrecido aos poucos.

Horas depois de deixar o corpo na água, Rachel é resgatada pela polícia que Noah chamou e ele diz que Samara será sepultada, o que significa que a maldição acabou.

Rachel fica pensativa sobre a dor de Samara e Noah se pergunta quanto tempo uma pessoa pode sobreviver no fundo de um poço; Rachel conclui que foram sete dias, por isso os sete dias da fita.

O casal volta para casa a tempo de colocar Aidan na cama e tudo aparenta que vai dar certo entre os dois.

Depois de se despedir de Noah, Rachel toma um bom banho e amanhece ao lado de Aidan dizendo ao filho ter ajudado Samara. Aidan diz que não era para ter ajudado Samara e lembra a mãe que a menina nunca dorme.

Enquanto isso, Noah toma um café e sua televisão se liga sozinha na fita da morte e Rachel tenta ligar para ele, porém o rapaz está estático vendo o filme num frame onde Samara em seu estado de morta-viva sai do poço e se materializa saindo da tevê.

Rachel corre ao auxílio de Noah, porém Samara o mata.

Pouco tempo depois, Rachel chega ao depósito onde Noah mora e encontra rastros de sangue que a levam até uma  cadeira onde o rapaz está sentado. Ao se aproximar, Rachel surta ao ver o corpo do pai de Aidan num estado deplorável.

Rachel volta para casa, destrói a fita e depois a queima se pondo a pensar por que Noah morreu e ela não. Ao se virar, Rachel encontra a cópia da fita que ela fez e tem flashbacks entendendo que a maldição não pode ser parada a menos que seja passada adiante e foi o que ela fez ao passar uma cópia do filme para Noah, passando assim a maldição para ele.

Aidan se pergunta o que acontecerá com as pessoas que virem a fita e o silêncio se instala...

Antes de dar meu parecer, vou traçar o mais fielmente um contra-ponto com a versão original que tem pouca diferença com a Hollywoodiana, então lá vai.

Ao contrário do remake, as meninas do início que se chamam Tomoko Ôishi e Masami não alugaram a fita numa pousada, mais sim viram o filme em um canal local chamado Isu e este se tornou um viral que chegou aos ouvidos da personagem referente à Rachel que originalmente se chama Reiko Asakawa que já vinha investigando uma série de mortes estranhas relacionadas ao filme.

O parceiro de Reiko no original já fica claro que é seu ex-marido e ele é um médium chamado Ryuji que tem uma relação branda com o filho que aqui se chama Yoishi. Aliás, como Ryuji tem ligação com casos sobrenaturais ele não desdenha da fita amaldiçoada ao contrário de Noah que investiga a mídia apenas para desmascara-la.

Existe um personagem inédito em Ringu que é o avô paterno de Yoishi que tem uma relação de adoração ao neto sempre tomando conta dele para a mãe ao invés da babá e constantemente leva o menino para pescar.

No original, o casal Morgan se chamava Takashi e Shizuku Yamamura e sua filha Sadako. Descobre-se através de uma visão de Ryuji que Takashi explorava sua mulher que nesta versão tinha poderes paranormais sempre a expondo a exibições como uma aberração de circo. Em uma dessas exibições para a imprensa, a mulher exausta não usa seus poderes e é taxada como uma fraude fazendo com que Sadako, que herdara seus poderes acabasse surtando e os usando para assassinar um dos repórteres.

Dias depois deste triste episódio Shizuku tirou a própria vida.

Assim como Samara, Sadako provocou desastres na fazenda com seus poderes, porém aqui, a original mexeu com a natureza causando a erupção de um vulcão e maremotos ao se descontrolar.

Ao contrário do remake, é o pai de Sadako que a empurra para dentro do poço, o que faz sentido já que Shizuku já estava morta nessa época.

Quem desce no poço na reta final para procurar o corpo de Sadako é Ryuji e este tira alguns baldes de água podre até encontrar não uma unha, mas um toco de dedo podre. Reiko tem um ataque de pânico pela exaustão e o casal acaba revesando a retirada de água até encontrar o corpo da menina ao chegar às longas madeixas dela.

Depois que o resgate remove o corpo de Sadako, Ryuji teoriza que Takashi matou Sadako desconfiado de que ele não era o verdadeiro pai dela.

O final é bem parecido, Reiko entende que ela sobreviveu a maldição por que ela a passou para Ryuji através da cópia da fita e para salvar o filho, ela deduz que deve passar a maldição fazendo outra cópia e que Yoishi deve repassa-la para a maldição perder efeito sobre ele. Com isso, ela leva a fita e o aparelho de vídeo cassete até a casa do pai onde o menino está antes que o prazo dele se acabe e é aí que o filme acaba.

Só como curiosidade, no original Reiko nunca visita Masami no hospício, aliás a menina nunca mais aparece sendo apenas mencionada. E por fim, não tem a cena do cavalo no navio e Takashi não tira a própria vida ao contrário de Richard, aliás ele é bem menos surtado e muito menos participativo se tornando uma incógnita no final, já que ele não tem uma conclusão para o seu arco.

Agora sim, vamos aos finalmente...

Ambos os filmes são muito bons, a adaptação Hollywoodiana não fez nada feio e conseguiu se tornar uma mania na época por conta da Samara que se destacou pela sua figura assustadora que mesmo quem não tenha visto o filme a conhece só de olhar e a relaciona rapidamente à televisão vazando.

Aliás, não há muita diferença estética entre a personagem e sua contraparte Sadako, com exceção de que a original nunca mostra totalmente seu rosto, tudo o que vemos num breve relance é um de seus olhos extremamente saltados e ameaçadores por trás da cabeleira. Sadako é muito presente nos flashbacks o que a torna mais misteriosa e assustadora.

Diferente de Ringu que se tornou uma grande franquia cheio de sequencias e até ramificações fora do oriente, O chamado teve apenas mais duas sequências e simplesmente estagnou não tendo conseguido se reinventar ao contrário de sua maior rival O grito que além das sequências ainda teve um reboot em 2020.

Falando em O grito, suas antagonistas chegaram a duelar em um crossover, porém em suas versões nipônicas em Sadako vs Kayako em 2016, mas esta é outra história que eu não penso em trazer tão cedo de tão decepcionante que o longa metragem foi.

Mas voltando ao que interessa, ambas as versões de O chamado valorizam bastante o sobrenatural e esbanjam em cenas impactantes, maquiagens bacanas, uma subtrama muito bem desenvolvida em ambos os casos cheios de reviravoltas e um final que deixa aquele gostinho de quero mais.

No mais é isso, os dois longas valem muito serem revisitados, quem sabe em uma mini maratona tanto pela qualidade quanto pela nostalgia. E ambos ainda funcionam muito bem, não envelheceram nada, pode confiar, eu recomendo sempre.


Trailer - Ring - O Chamado:


Trailer - O Chamado:



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