Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 21 de janeiro de 2017

Halloween - A noite do terror / Halloween (1978)



Halloween é uma inigualável franquia de terror slasher que trouxe um dos maiores representantes do subgênero: Michael Myers, que neste pioneiro era chamado apenas de The Shape (a forma, ou a entidade) já que sua motivação para perseguir Laurie Strode e iniciar um dos embates mais lendários da história ainda não havia sido explorada já que não tivemos conhecimento de quem a mocinha era na verdade e qual era a sua ligação com o psicopata.

De início, o longa de 1978 foca apenas em um típico slasher onde o antagonista é um serial killer de babás na noite de Halloween, porém a introdução meio que se perde neste conceito servindo apenas para apresentar brevemente o eterno stalker mascarado de Haddonfield.

Eu vou usar como base desta resenha a versão estendida do longa metragem que trás aproximadamente dez minutos excluídos da versão final para valorizar totalmente a experiência e deixarei de fora o reboot de Rob Zombie, pois este tem um prólogo bastante interessante e meio que já deixa as coisas evidentes, fora que monta toda uma narrativa inédita para justificar a motivação para Michael Myers se tornar um assassino frio e silencioso; então deixa para uma próxima.

Tudo começa na noite de halloween de 1963, no condado de Haddonfield, Illinois na casa dos Myers, onde Judith a filha mais velha do casal que só aparece mais para frente está sozinha com seu namorado se preparando para uma inesquecível noite de muita cerveja e coito.

Assim que o casal sobe as escadas para ir até o quarto, temos um vislumbre de uma visão em primeira pessoa: alguém de baixa estatura que está dentro da casa de maneira estratégica observando tudo que ocorre. Ao ver que o namorado de Judith desceu as escadas por um instante, a pessoa caminha devagar até a cozinha onde pega uma faca, veste uma máscara limitando nosso ponto de vista e por fim sobe as escadas chegando ao quarto.

Lá, esta pessoa é reconhecida por Judith como Michael que sem perda de tempo a esfaqueia diversas vezes até que a adolescente desfalece. Michael volta a descer as escadas e ao cruzar a porta da frente da casa finalmente vemos o rosto do assassino que é apenas um menino de seis anos, com uma fantasia de palhaço que é nada menos que o irmão caçula de Judith e este é flagrado por seus pais que chegam no mesmíssimo instante chocados por encontrarem o menino com uma faca na mão, seu rosto estampado com o semblante de desorientação e o olhar vago e entristecido.

Depois da introdução, somos levados ao hospital psiquiátrico local, onde o diretor e seu assistente se reúnem com o até então psiquiatra de Michael, o doutor Samuel Loomis que é reportado que o menino se encontra em estado catatônico desde o momento que a equipe médica o encontrou e que devido sua pouca idade e aparente inofensividade, sua decisão quanto ao destino do jovem assassino é transferi-lo para o sanatório de segurança máxima de Smith Grove onde será assistido por uma junta médica mais gabaritada.

Ao sair da reunião, Loomis vai até o quarto do menino Michael para vê-lo pela última vez encontrando-o tal como o diretor do sanatório reportou: imóvel, calado e sem noção de espaço ou de tempo.

Passam-se quinze anos, mais precisamente estamos no ano de 1978 e o doutor Loomis na companhia da enfermeira Marion Chambers se dirige ao sanatório de Smith Grove debaixo de um toró e sem se dar conta ao chegar ao seu destino, uma movimentação estranha acontece do outro lado das grades do local.

Assim que Loomis desce do carro para conseguir acesso ao sanatório, Marion é atacada por alguém ainda dentro do carro e nós só vemos as mãos do agressor. A enfermeira é jogada para fora do veículo e seu agressor foge pilotando ele sem ser visto.

Na manhã seguinte, em Haddonfield, a adolescente Laurie Strode deixa sua casa para mais um dia de aula confirmando com seu pai o compromisso de tomar conta do menino Tommy Doyle á noite durante os festejos de halloween. Menino este que por acaso, Laurie encontra no caminho fazendo uma breve parada na casa abandonada dos Myers que Tommy alega ser assombrada e que sem que ambos se deem conta, alguém os observa do lado de dentro.

Depois que a dupla volta a tomar caminhos separados, a pessoa misteriosa stalkeia Laurie do lado de fora da residência.

Enquanto isso em Smith Grove, Loomis toma conhecimento de que Michael Myers fugiu do sanatório na noite anterior e ainda libertou outros pacientes (aqui entre nós, já sabemos que a pessoa que roubou o carro do hospital onde Loomis trabalha foi Michael e que ele é o stalker de Laurie, mas vamos fingir que não sabemos só para simplificar as coisas uma vez que para quem não conhece o filme, nada fica claro até a sequencia).

Mais tarde, durante uma aula, Laurie se desconcentra totalmente de uma explicação do professor ao olhar pela janela e dar de cara com uma figura alta e mascarada a observando no final da esquina. O professor interrompe a observação de Laurie chamando sua atenção e quando ela volta a focar em seu stalker, ele simplesmente evaporou.

Ressalvando mais uma vez: já sabemos que o stalker mascarado é Michael, mas vamos fingir surpresa sobre sua motivação para ter escolhido logo Laurie como seu alvo.

Depois de observar uma criança sofrendo bullying junto ao colégio, Michael adentra o carro que ele havia roubado e vai embora (onde ele aprendeu a dirigir tão bem e como ele conseguiu chegar tão certeiramente até sua cidade natal sem precisar pedir informações - até por que ele não fala-, eu não sei e por favor, não me perguntem).

Longe dali, onde Judas perdeu as botas, o doutor Loomis para na beira de uma estrada próximo a uma oficina mecânica e lá, o terapeuta encontra seu antigo carro junto a um cartão de uma companhia privada e sem ele se dar conta, muito próximo de lá há um corpo de um homem abandonado.

Na saída da escola, Laurie encontra suas amigas Annie Brackett e Lynda Van der Klok pondo seus planos para a noite de halloween em dia quando um carro de um conhecido das meninas passa por ela sem cumprimentar de volta, o que causa a estranheza de Laurie que desconfia que há outra pessoa no volante e não quem as garotas esperavam.

Depois, Laurie pressente estar sendo observada por alguém próximo aos arbustos, porém quando Lynda averígua, não encontra nenhum sinal de vida.

Na sequencia, Laurie cruza brevemente com o xerife Leigh Brackett, pai de Annie e finalmente volta para sua casa onde mais uma vez, percebe estar sendo vigiada pelo stalker mascarado através da janela e depois recebe uma chamada telefônica onde ninguém responde do outro lado da linha.

Logo depois, Laurie recebe Lynda que diz que um cara a seguiu e nisso o telefone toca novamente mas desta vez é Annie na linha.

Lynda pede umas roupas emprestadas á Laurie e depois de deixar a amiga ter livre acesso ao seu guarda roupa, a filha dos Strode pega uma carona com Annie para ir á cidade.

Já em Haddonfield, Loomis chega ao cemitério onde o túmulo de Judith Myers foi profanado tendo sua lápide roubada e não pode ter sido outro o autor do crime senão Michael.

Não muito depois, Loomis cruza com o xerife Brackett exigindo falar com ele alegando ter um caso para ser resolvido.

Enquanto isso, Michael passou a noite toda seguindo as garotas até que cada uma delas volta para a sua respectiva casa, menos Laurie que se dirige a casa dos Doyle para bancar a babá para o menino Tommy pelo resto da noite de halloween que é precisamente esta.

Paralelamente, Loomis e o xerife já ciente da fuga de Michael, investigam juntamente a casa dos Myers por dentro e encontram uma das janelas abertas. Depois disso, uma peça da janela se desprende do nada e quebra o vidro assustando a dupla.

Seguindo as investigações, Loomis detalha o perfil de Michael alegando que seu paciente é o mal puro, diagnóstico este que ele deu ao stalker de Laurie desde que ele chegou as suas mãos, quando tinha apenas seis anos.

De volta á Laurie, ela recebe um telefonema de Lynda que está tomando conta da menina Lindsey na casa dos Wallace e nisso, Tommy chama a atenção de sua babá alegando ter visto um fantasma o observando do lado de fora, mas Laurie nem dá atenção (e quem daria?).

Depois de desligar, Lynda percebe que o cachorro de Lindsey está inquieto e este para de latir apenas quando Michael que estava á espreita o mata covardemente.

Na casa dos Doyle, Laurie e Tommy assistem ao clássico cult O monstro do ártico (The Thing) de 1951 (lembrando que o remake intitulado por aqui como O enigma do outro mundo só veio a ver a luz do dia em 1982, por isso não confundam um com o outro por conta do título original) e o menino volta a tocar na história do fantasma e depois pede á baba para eles talharem uma abóbora.

De volta com Lynda, depois de sujar sua roupa sem querer, ela pega um terno largo que ela encontrou e leva sua roupa suja até a lavanderia onde acaba ficando presa por dentro. Lynda tenta chamar por Lindsey, mas a garota não escuta os gritos pois o volume da televisão está muito alto.

Por sorte, Paul o namorado de Lynda telefona e Lindsey que atendeu, consegue finalmente socorrer sua babá que entalou em uma janela numa tentativa de sair da lavanderia por conta própria.

Depois de atender o telefonema, Lynda pega Lindsey e a leva para a casa dos Doyle deixando-a com Laurie para ir poder aproveitar o halloween namorando sem perceber que Michael a seguiu.

Ao entrar no carro, Lynda é agarrada por Michael que a mata esganada.

Entediado, Tommy tenta pregar uma peça em Lindsey, mas vê pela janela Michael arrastando o corpo de Lynda e ao alertar Laurie é desacreditado novamente por ela e ainda leva uma bronca.

Perto de lá, um grupo de crianças instiga um amigo de nome Loonie Elam a entrar na casa dos Myers e depois que ele o faz, Loomis que está de butuca por perto assusta as crianças com a história de Michael Myers dispersando os pirralhos.

Do outro lado, Annie e seu namorado Bob encontram a casa vazia e aproveitam para iniciar um amasso sem perceber que Michael os vigia. Logo depois, Annie liga para Laurie perguntando por Lynda ficando a par que a amiga da onça deixou a babá com serviço dobrado para poder coitar.

Na sequencia, Annie e Bob sobem para o quarto onde coitam rapidamente e depois a garota pede umas cervejas ao namorado que desce para buscá-las. Já no piso de baixo, Bob acaba dando de cara com Michael que o suspende pelo pescoço e o prega na parede com uma faca em sua barriga matando-o.

Michael pega os óculos de Bob, coloca um lençol por cima dele e vai até o quarto se fazendo passar pela sua vítima mais recente. Depois de confundir Michael com Bob, Annie tenta telefonar para Laurie mais uma vez, porém o stalker a enforca com o fio do telefone e a babá que está do outro lado da linha, confunde os gemidos de agonia da amiga com um orgasmo e ainda tem o telefone batido em sua cara culminando com a morte de Annie.

Encucada, Laurie tenta ligar novamente, porém desta vez sem sucesso resolvendo então sair para dar uma olhada já que a casa é ali mesmo do lado, mas antes vigia as crianças para se certificar que ambos os pequenos estão sonhando com os anjinhos.

Enquanto isso, Loomis encontra um carro com a mesma insígnia do cartão que ele encontrou junto ao seu carro abandonado pré supondo que Michael está por perto.

Ao entrar na casa de Annie, Laurie pressente estar sendo vitima de uma pegadinha e pede as amigas que saiam de onde estiverem, sem receber nenhum retorno.

Subindo pelas escadas, Laurie adentra o quarto e encontra o corpo da amiga junto a lápide de Judith Myers e ao tentar sair ás pressas do local encontra os corpos de Lynda e Bob aparecendo em lugares estratégicos (um dos grandes clichês da época).

Michael surpreende Laurie na corrida fazendo a babá rolar as escadas, mas ela consegue se levantar rapidamente e tenta fugir pela cozinha depois de trancar a porta de acesso que o stalker prontamente põe a baixo forçando Laurie a quebrar o vidro da porta dos fundos que estava trancada por dentro na base do murro.

Finalmente do lado de fora, Laurie grita por ajuda, mas das duas ás uma: ou Haddonfield inteira está festejando o halloween fora de suas casas ou são todos surdos ou ainda, são adeptos do ''ema, ema ema, cada um com seus problemas''.

Sem saída, Laurie volta para a casa dos Doyle e chama por Tommy já que a anta perdeu suas chaves na fuga. Finalmente dentro da casa, a babá ordena ao menino que tranque todas as portas e janelas enquanto ela tenta usar sem sucesso o telefone.

Michael entra de surpresa e ataca Laurie que revida enfiando uma agulha de tricô em seu pescoço e se esconde em seguida.

Do lado de fora, Loomis encontra o detetive Brackett e o alerta sobre o carro usado por Michael pondo o oficial para procurar em outro quadrante enquanto ele continua investigando aquela área.

Laurie reencontra Tommy e os dois dão de cara com Michael. A babá ordena á Tommy que pegue Lindsey e se esconda com ela.

Depois, Laurie se tranca no closet, mas é encontrada por Michael que é pego de surpresa com um ataque de cabide e ainda é esfaqueado com sua própria faca.

Laurie vai até as crianças e pede que os dois vão até o vizinho e que chamem a polícia. Depois disso, Michael agarra Laurie novamente e a esgana até que Loomis que está por perto, ouve os gritos e entra na casa metendo bala em seu paciente que cai da janela do segundo piso.

Em choque, Laurie pergunta ao terapeuta se aquele é o monstro fantasma (ou bicho papão dependendo da versão) e Loomis confirma indo em seguida checar a janela, porém Michael sumiu no breu da noite provocando uma crise de choro em Laurie.

Por fim, só se ouve um barulho assustador pairando pelo bairro anunciando que a lenda de Michael Myers só está começando...

Incontestavelmente um dos maiores clássicos do slasher que na época tinha como representante apenas Leatherface de O massacre da serra elétrica tornando assim, o primeiro grande slasher a padronizar clichês como: o stalker, a final girl encontrando os corpos das vítimas que brotam de todos os lugares a assustando, o fato do assassino matar sempre aqueles que transam, etc.

Os grandes nomes da franquia são sem dúvida Jamie Lee Curtis e Donald Pleasence que reprisaram seus papéis até não poderem mais durante toda a franquia como Laurie Strode e o doutor Sam Loomis respectivamente, coisa que outras franquias raramente faziam, optando por sempre renovar o elenco na tentativa de descobrir novos talentos.

O dedo mágico de John Carpenter na direção, dividindo o roteirismo com a produtora Debra Hill e sobretudo na composição do tema musical principal deram os toques perfeitos a trama tornando a obra um show completo: a música anunciando a aproximação de Michael Myers provoca verdeiros calafrios, os enquadramentos e a direção de câmeras são pontuais e muito bem executados e o suspense durante as cenas de stalk são de matar o telespectador de medo tamanha a emersão e a capacidade de brincar com o nosso psicológico que a produção teve. 

Dificilmente outra obra do gênero vai conseguir acertar tão bem na mão em todos os aspectos como o clássico Halloween de 1978, que pegou a melhor época e a melhor equipe de produção para realizar um filme tão impecável.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário