Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Jogos Mortais / Saw (2004)



 Jogos mortais foi concebido em 2003 no formato de um curta metragem de menos de nove minutos escrito e dirigido por James Wan e acabou chamando tanto a atenção que já no ano seguinte com um orçamento milionário o curta se tornou um longa pelas mãos da Lionsgate mantendo Wan na direção.

O filme mantém a mesma essência de seu predecessor: um serial killer sádico rapta e prende pessoas escolhidas a dedo para faze-las passar por um jogo de vida ou morte onde o intuito é escapar de uma armadilha em um tempo estabelecido seguindo pistas espalhadas por todo o local que são como peças de um quebra cabeça que no final revelam a verdadeira finalidade da presença de uma determinada pessoa naquele local.

O primeiro filme da franquia conhecida pela sua violência extrema ainda pega leve moderando no gore e limitando o número de participantes do jogo a dois até por conta do orçamento, mas a partir da parte seguinte o número de presos vai aumentando e o nível de sangue, tripas e ossos arrebentando nas mais absurdas engenhocas armadilhas fica cada vez maior embrulhando o estômago de quem assiste sem falha.

O início de tudo é com o fotógrafo Adam Stanheight acordando submerso em uma banheira imunda em um banheiro completamente fechado, imundo e fedorento acorrentado pela perna.

Confuso, Adam tenta encontrar algum sinal de vida perguntando onde ele está e uma vos masculina dá resposta a cada uma de suas perguntas e perto dele se encontra um terceiro home, este morto com um rombo de tiro na cabeça, uma arma numa mãe e um gravador na outra.

O segundo homem também aprisionado se apresenta como Lawrence Gordon que assim como Adam foi misteriosamente abduzido e jogado naquela pocilga.

Lawrence, que é médico descarta que Adam tenha sido vítima de traficantes de órgãos quando este pergunta se ele tem alguma cicatriz cirúrgica em seu corpo e diz que os dois precisam unir suas forças para poder sair do cativeiro vivos.

Adam acaba encontrando um pedaço de papel em seu bolso escrito ''toque'' enquanto Lawrence encontra uma mini fita k-7 no seu além de uma chave que ele acredita ser do cadeado que prende ele e o parceiro de cativeiro, porém ele constata que não é assim quando não consegue girar a chave na fechadura. 

Vendo o gravador na mão do cadáver, Adam tenta alcançá-lo com sua blusa e um medalhão e quando consegue obtê-lo dá o play em uma fita que já está dentro do aparelho e uma vós distorcida passa uma instrução em forma de enigma do que ambos devem fazer para poder se livrarem das correntes dentro de um limite de tempo. Além disso, o anônimo garante ter em seu poder a mulher e a filha pequena de Lawrence e que para o médico voltar a vê-las em segurança ele deve matar Adam antes de obter sua liberdade.

Matando a charada, Adam descobre que a próxima pista está na privada e encontra dentro da caixa de descarga um par de serras que ambos usam para tentar estourar as correntes porém sem sucesso algum já que a serra de Adam acaba quebrando no processo.

Lawrence acredita saber quem é o raptor anônimo e o que ele quer é que ele e Adam serrem suas pernas acorrentadas. Nisso ele se lembra de um caso policial sobre um criminoso sádico misterioso que comanda uma série de jogos de torturas em galpões abandonados onde suas vítimas devem lutar para sobreviver passando por várias provas, seu apelido é Jigsaw.

Aqueles que não sobrevivem aos jogos tem um pedaço de sua pele arrancada em forma de uma peça de quebra cabeça e junto aos corpos sempre é deixado uma fita k-7 desafiando a polícia.

Depois da explicação em forma de flash back, outa cena mostra Lawrence exibindo para sua equipe médica uma chapa de tomografia pertencente a um paciente que tem um tumor terminal até que o médico é requisitado pelos detetives David Tapp e Steven Sing que apresentam a ele uma caneta que é sua propriedade e que foi encontrado em um dos esconderijos do Jigsaw.

Após uma conversa com seu advogado, Lawrence é apresentado a Amanda Young, uma ex-usuária de drogas e sobrevivente dos jogos mortais que relata como tudo aconteceu e ainda confessa ter tido que matar um homem para conseguir a chave para desativar uma armadilha facial que estava presa ao rosto dela e que se não fosse retirada a tempo iria disparar um par de dentes afiados que iriam quebrar na hora a mandíbula da garota.

Ao final do relato, Amanda diz que Jigsaw a ajudou.

De volta ao presente, Adam se desentende com Lawrence ameaçando cortá-lo com uma farpa de vidro e ao arremessá-la contra a parede descobre uma câmera escondida por onde Jigsaw vê tudo.

Em outro flash back, é mostrado a residência da família Gordon, onde Diana, a filha de Lawrence vai até sua mãe, Alison dizendo ter visto um homem escondido em seu quarto. Lawrence leva a filha de volta para a cama garantindo não ter ninguém lá.

Depois disso, Lawrence tem uma breve discussão conjugal com Alison.

De volta ao presente, Lawrence mostra ao parceiro uma foto de sua família e este encontra na carteira do médico uma foto de mãe e filha amarradas e amordaçadas junto a um bilhete que o confunde.

Seguindo o flash back, vemos a pessoa misteriosa saindo do closet de Diana e logo depois, ela e a mãe são rendidas e amarradas ao pé da cama.

Paralelo a isso, o detetive Tapp segue investigando todas as pistas possíveis sobre o Jigsaw levando os dois a investigar um armazém enorme e bagunçado onde encontram uma maquete do banheiro, um boneco de palhaço e um homem preso a uma armadilha pela boca.

Tapp resolve deixar o prisioneiro do jeito que o encontrou e arma uma arapuca pegando o suposto Jigsaw em flagrante. O sádico aciona uma broca próxima a nuca do prisioneiro e desafia os detetives a encontrarem a chave que desativa a armadilha.

A adrenalina faz Tapp ameaçar Jigsaw a entregar a chave e este ataca o detetive rasgando sua garganta dando início a uma fuga na sequencia.

Depois de tentar socorrer o parceiro, Steven persegue Jigsaw mas acaba acionando uma armadilha que faz disparar várias armas que o alvejam ao mesmo tempo levando-o á desgraça e fazendo Tapp surtar.

Voltando ao presente, Adam sugestiona a Lawrence a apagar a luz por um instante e quando o médico o faz, o fotógrafo encontra o X mencionado na gravação estampado em uma parede com uma tinta que só é visível no escuro.

Lawrence quebra a parede e pergunta a Adam como ele sabia onde estava o X, e o parceiro diz ter deduzido. De dentro da parede, sai um estojo com um celular, dois cigarros, um isqueiro e um bilhete de Jigsaw dizendo que um dos cigarros tem veneno letal.

Depois de tentar efetuar inutilmente uma chamada no celular que apenas as recebe, Lawrence narra como foi que ele veio parar no cativeiro: ele estava saindo de um estacionamento quando uma pessoa misteriosa usando máscara de porco o nocauteou com um spray.

Lawrence desconfia de Adam e este mostra a ele a foto de sua família amordaçada para tentar provar sua sinceridade.

Assim que os nervos se acalmam, Lawrence resolve dar um golpe em Jigsaw: ele convence Adam a fumar o cigarro que não tem veneno para fingir sua morte simulando um ataque fulminante. O sádico no entanto é astuto e aciona uma descarga elétrica na corrente de Adam desmascarando-o.

Na sequencia, Adam se recorda de como ele veio parar no cativeiro: ele estava no quartinho revelando algumas fotos quando se sente observado e nisso a luz é cortada. Adam então leva sua câmera pela casa escura e começa a usar o flash do aparelho para iluminar momentaneamente. Depois, ele ouve uma risadinha e encontra o boneco de palhaço de Jigsaw apelidado por ele como Billy. Para finalizar, o anônimo da máscara de porco o nocauteia seguindo o mesmo modus operandi.

De volta ao cativeiro, Lawrence recebe uma ligação de Diana que diz que o homem que estava escondido no quarto está com ela e a mãe. Depois, Alison sob a mira de uma arma diz ao marido para não acreditar nas mentiras de Adam e que ele o conhece.

Lawrence intimida Adam que revela te-lo seguido naquele dia no estacionamento que ficava num hotel barato onde o médico foi se encontrar com uma mulher chamada Carla, a quem o fotógrafo considera ser amante do médico e que foi contratado justamente para coletar provas de sua infidelidade.

Ainda no flash back, Carla recebe uma ligação de um anônimo endereçada á Lawrence e este diz ao médico que sabe o que ele está fazendo.

De volta ao presente, Lawrence exige que Adam confesse quem o contratou e primeiramente ele diz não se lembrar do rosto do cara, mas depois passa a descrição do detetive Tapp que mesmo afastado depois de surtar pela perda do parceiro, segue investigando o médico por conta própria.

Adam acaba encontrando alguma fotos aleatórias em sua bolsa e entre elas, uma com um homem olhando através de uma janela que Lawrence revela ser Zep Hindle, um de seus funcionários no hospital e é justamente ele quem mantem Alison e Diana como reféns.

O celular toca novamente e Alison que está do outro lado da linha diz a Lawrence que ele falhou. Depois, a mulher do médico consegue se soltar das cordas e desarma Zep, porém não por muito tempo pois ele consegue contra atacar.

O detetive Tapp que estava grampeando a ligação o tempo todo, se arma e parte imediatamente até a casa dos Gordon, enquanto Alison consegue se livrar de Zep acertando uma tesourada na perna do bandido.

Nisso, Tapp chega dando inicio a um tiroteio seguido de uma luta corporal que pode ser ouvido por Lawrence pelo celular fazendo-o entrar em pânico.

Zep quebra um vaso na cabeça de David que desmaia mas acorda rapidamente e retoma a perseguição.

Lawrence por sua vez, é eletrocutado até desmaiar enquanto a perseguição segue de carro.

Zep chega pouco tempo depois até o depósito onde estão presos Adam e Lawrence e tenta contato pelo celular que está fora de alcance dos reféns. Nisso, Tapp chega e reinicia o tiroteio.

Surtando, Lawrence pega a serra e amputa a própria perna enquanto Adam grita e passa mal.

Tapp consegue render Zep depois de espaná-lo, porém o bandido dispara acertando o detetive que cai inconsciente.

Na sequencia, Lawrence se arrasta até a arma que está com o cadáver e atira em Adam que morre declarando o jogo encerrado e exigindo sua liberdade.

Enquanto isso, a polícia já está na residência Gordon com Alison e Diana tentando em vão estabelecer contato com o médico.

Zep chega finalmente ao cativeiro e tenta dar um fim em Lawrence, mas Adam que foi atingido de raspão acorda e agarra algo pesado com o qual acerta a cabeça do desgraçado até matá-lo.

Lawrence por sua vez, promete a Adam que voltará com ajuda depois que salvar sua família e some se arrastando pelo chão.

Adam por sua vez, tenta encontrar as chaves da corrente no bolso de Zep mas só encontra um gravador e ao dar o play descobre que o verdadeiro Jigsaw usou Zep como peão, pois ele fazia parte de um jogo paralelo: Zep foi envenenado e Jigsaw deu a ele instruções para fazer a família de Lawrence refém em troca de salvar sua vida num tempo estipulado.

O corpo jogado no chão, na verdade é de uma pessoa que só estava se fingindo. O homem em questão se levanta, tira sua careca falsa e diz que a chave da corrente estava o tempo todo na água da privada onde Adam se negou a procurar inicialmente dando preferência a caixa da descarga.

Este homem é John Kramer, o paciente de Lawrence que tem um tumor terminal e ele é Jigsaw, a mente por trás de tudo o tempo todo. Kramer desliga a luz do cativeiro e tranca a porta enquanto Adam grita inutilmente por socorro...

A reviravolta explosiva regada a uma música angustiante e tema principal do filme se tornou uma marca registrada da franquia sendo sempre um dos momentos mais aguardado de cada capítulo.

A primeira parte de jogos mortais deu tão certo que a sequencia não demorou e graças a receita milionária tivemos uma parte dois digna de sua antecessora com ainda mais vítimas, mais armadilhas e muito mais violência e segredos vindo á tona.

A franquia elevou e projetou o nome de James Wan que jamais parou colecionando vários filmes de terror em seu currículo como o universo de Invocação do mal, Sobrenatural, Maligno, M3gan, Gritos Mortais, etc.

Quem também se destacou muito por praticamente toda a franquia foi Tobin Bell que deu vida ao sádico Jigsaw de forma brilhante e inigualável sendo o personagem mais presente na franquia. Pena é que ele não emplacou mais nada relevante depois de Jogos mortais, porém no passado ele se destacou no thriller Serial Killer - Desejo assassino de 1995 dando claros indícios de que nasceu para o terror.



Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário